A DIFÍCIL TAREFA DE JULGAR - Quintal do Dalai

A DIFÍCIL TAREFA DE JULGAR

  • por em 17 de setembro de 2020

Como juiz de direito no interior, em Comarcas desprovidas de Conselho Tutelar e Assistentes Sociais, fazia mutirão de atendimento extrajudicial em regiões de extrema carência, e os casos mais comuns eram de mulheres simples, escolaridade mínima e que me confundindo com um vidente ou um astrólogo, perguntavam se deviam ou não se separar do marido.

Tentando dar um mínimo de proveito àquela audiência informal, desenhava uma balança de dois pratos, aquela em que, de um lado você põe os pesos, de meio, ou um quilo, ou dois, conforme a quantidade pedida, e no outro, vai se colocando a mercadoria, até que haja equilíbrio.

Mostrando o desenho, explicava: neste prato, a senhora coloca todos os defeitos do seu marido, tudo de ruim que ele faz; No outro prato, põe tudo de bom. Qual pesa mais?

Nos casos extremos, a mulher sem qualquer dúvida dizia que só o lado ruim pesava. Não havia nada de bom para colocar no outro prato.  Aí, a sugestão era de que procurasse um advogado. Nos demais casos, quando o prato bom pesava mais ou havia dúvida, o conselho era para que tivesse mais paciência, pois certamente valia a pena tentar.

Com o tempo, fui absorvendo esta prática para “julgar” pessoas e atos, como somos hoje desafiados várias vezes por dia, nos grupos sociais. Quando conheço o “réu”, nunca deixo de usar balança de dois pratos. Na coluna de ontem, ao compreender a decisão de Rafael, se transferindo para o Atlético, fui muito atacado. Mas usei a balança.

Num prato coloquei 15 anos ou mais de presença no Cruzeiro, com dignidade, paciência ante a prolongada reserva, eficiência quando chamado a intervir, como no histórico 6 x 1. Em suma, ficha limpa, sem qualquer arranhão durante tanto tempo. No outro prato, a saída para o Atlético como consequência de um monte de ações desencontradas, equívocos, expectativas não confirmadas, num período de extrema dificuldade para o Cruzeiro. Em suma, se ele errou, não errou sozinho.

Qual prato pesa mais?

BATE PAPO NO QUINTAL

De certo modo, por linhas transversas, o América vingou o Atlético ontem à noite, pela Copa do Brasil. Como se sabe, o Afogados da Ingazeira eliminou o Atlético e, em seguida, foi eliminado pela Ponte Preta, de Campinas.  Ontem, dando o troco pelos mineiros, o América arrancou um empate com a Ponte Preta fora de casa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Evanil Teixeira

Dr. Dalari. Cuida do seu time que está aos frangalhos e esquece o Atlético. Este sim, está em um nível bem superior aqui em Minas Gerais. Único representante mineiro na série A e causando um inveja danada nos torcedores do outro lado da lagoa.

Murilo Andrade Marçal

E títulos com estamos?, quem é maior mesmo?

Murilo Andrade Marçal

Inveja, quem tem 12 títulos ter inveja que quem tem 3, kkkkk.

O Terror das Segundinas

Sr. Bundalai, sabemos que a cidade gira em torno do Atlético (inclusive as eleições passadas para prefeito mostram isso). Sabemos que o Atlético é o unico de MG na Série A. Mas acredito que seu público alvo é o torcedor do segundino Cuguloso, acredito que esteja focando seu esforço na direção errada.

Tivesse tanto foco em fiscalizar enquanto o Wagner acabava com a instituição, provavelmente estaria na Série A, mas o Wagner te acossou e você se acovardou, permitindo a volta do Itair.

peppeu

Pois, que tesão de rosca que este vovô tem no galo, PQP. Mas entendo, se ele gosta de futebol de verdade e é mineiro, só pode mesmo é falar do glorioso CAM, único representante das Gerais na série A.

Murilo Andrade Marçal

Glorioso, com 3 títulos em 112 anos, não me faça rir, kkkkkkkkkkkkkk.

peppeu

Gordão, vamos rir então: Z4 da séria B, dívida de perfil curto superior a 1Bi, ambiente político interno fedorento. Demais, não? KKKKKKK

Murilo Andrade Marçal

Feião, e títulos quantos que o lixão tem?

peppeu

Vários, inúmeros, incontáveis. Mas não teremos o de bi-rebaixadom, como vcs conseguirão no final do ano.

Marcelo

Pelo menos o meu comentário foi de estranheza dar um destaque para um goleiro reserva dentre tantos jogadores muito mais relevantes que fizeram essa mudança de lado e foram esquecidos. Por exemplo, Nelinho. Esse é um caso interessante, pelo menos do lado azul, percebo uma divisão dos que gostam muito dele e dos que o odeiam. Do outro lado nem sei dizer, parece esquecido.

GALO DOIDO

Calma vovô do Pedro Rocha. Se não fosse o Afogados o Galo tinha continuado com Dudamel e Cia limitada e provavelmente teríamos disputado um certo torneio Inconfidência…Aí sim seria um belo vexame

Murilo Andrade Marçal

Calma doidivanas, seu timeco tem 112 anos e 3 míseros títulos.

GALO DOIDO

112 anos e CONTANDO. Sendo SEMPRE o maior de Minas, mesmo nome e mesmas cores. O futebol não foi inventando a partir da década de 90 e a grandeza de um time não se mede em títulos. Senta em cima deles depois que o Yale acabar.

Murilo Andrade Marçal

Pra clube de futebol só vale títulos, portanto 12/3, 4 vezes mais r, quem é o maior de Minas mesmo?

Gustavo Bianchetti

Senhor Dalai Da Lama, sonhou com quem ontem?? Sérgio Sette Câmara?? Sampaoli?? Rafael?? Belmiro?? E hoje?? Vai sonhar que tá recebendo o “Manto da Massa” pelo Correio?? Que é o Mestre de Obras da Arena MRV?? Para com esse assunto de primeira. Concentre-se nos assuntos de segunda, recupere os 6 pontos que o senhor deve à sua torcida. E reze para eles não fazerem falta para o acesso à Série A, mas para uma provável queda pra C.

Murilo Andrade Marçal

E senhor sonhou com títulos?, afinal são 3 em 112 anos.