AFASTANDO A DES...CONFIANÇA - Quintal do Dalai

AFASTANDO A DES…CONFIANÇA

  • por em 24 de agosto de 2020

Bruno Haddad/Cruzeiro/Flickr

Como a paixão, a emoção e a raiva são más conselheiras, convidei para ocupar este QUINTAL, hoje, um cientista do futebol, que há anos no Brasil e no exterior, trabalhando administra estes sentimentos explosivos que marcam nossa vida de torcedores.

É o conhecido e admirado Francisco Ferreira, Gestor Esportivo e Diretor do Centro de Excelência em Performance de Futebol. Foi preparador físico do Cruzeiro por 11 anos, atuando também no Minas Tênis e no Al Ain, dos Emirados Árabes.

É com esta bagagem expressiva que ele comparece ao QUINTAL:

“Como profissional, aprendi que o futebol não pode ser analisado ao sabor da paixão, mas de modo racional e dentro dos contextos. Hoje só me exaspero quando ouço o nome de gente como os membros do trio maldito, os crápulas WPS, IM e SN! Esses eu quero mais é encontrar na rua e encher de porrada! Deixar sem um dente na boca!
Mas vamos aos fatos deste domingo: Após uma final de CL de encher os olhos, com a qualidade e intensidade de um Bayern, assistir a Confiança x Cruzeiro no pasto da Arena Batistão, foi de dar calo na vista! Mas… é a nossa realidade! Nós que somos exigentes e mal-acostumados, teremos que ser humildes e pés no chão durante um bom tempo!  
Mas, ok!… Temos também que dar vários descontos:
1º) Não gosto de time montado durante a competição, mas o Cruzeiro realmente não teve opção neste ano totalmente atípico: Eleição de nova diretoria em Abril; pandemia; sem $$$, dívidas urgentes a serem pagas matando um leão por dia…
2º) Por conta de tudo isso, muitos jogadores estão ainda chegando. Nenhum craque para entrar no time e resolver, então, leva tempo até uma adaptação ao clube, aos companheiros, ao modelo de jogo, etc.
3º) O campo hoje realmente não ajudou nada!
Mas mesmo com estes descontos, há situações que exigem atenção: O jogo contra a Chape foi mais preocupante do que o de hoje, pois não havia a desculpa do gramado! Encontrar um padrão de jogo e um estilo mais agudo são questões urgentes! Tomara que o Airton ajude nisto!
A final da Champions hoje mostrou mais uma vez como que a tática que significa “Comunicação + Tomada de Decisão”, ou seja: Entrosamento + Inteligência/Leitura/Compreensão do jogo, se tornou o principal pilar do futebol moderno, bem ao contrário do que disse semana passada o Luxemburgo em uma entrevista, onde ele defendeu prioritariamente a técnica individual e deu a impressão de que ele entende a tática apenas como o padrão de disposição dos jogadores dentro do espaço do campo.
Nenhum deles é algo a se exigir do Cruzeiro atual! Cruzeiro precisa é de apoio e não de cobranças apaixonadas! Precisa é de um time operário e minimamente organizado, para isto é preciso dar apoio, suporte, incentivo, confiança e paz, principalmente num grupo cheio de garotos!
Enfim: Temos que adquirir padrão, ganhar jogos, subir pra Série A! Margem de erro próxima de zero!
Abraços!’

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
geraldo

Sobre o jogo de ontem, nao vi e nao verei mais, enquanto esse inutil, cerca lourenço estiver vestindo nossa camisa. hoje me deparo com uma entrevista do nosso tecnico paneleiro enaltecendo a qualidade tecnica do cerca lourenço. esse tecnico esta de brincadeira, fala serio sujeito,deixa de escarnio, mais respeito por favor. E a manutençao desse lateral esquerdo, so pode estar querendo nos humilhar. Acho que o cruzeiro nao tem jeito, enquanto essas imundices estiverem no clube, o sofrimento continuara. Acorda torcedor, vamos ser humilhados, ate quando???
tudo muito triste, tudo muito rasteiro. fora inuteis.

Hellix Blu

Esse Ari Moura jogou bem. Olho nele!

Alexandre de Paula Campanha

O jogo ontem foi horroroso! Na hora da penalti, um dos medalhões Léo ou Henrique têm que pegar a bola e falar, deixa comigo! Se não melhorar rápido os resultados, vou começar a ficar preocupado!

Ricardo Farinha

Com a maratona de jogos, a tendência de quem tem um elenco maior e melhor qualificado vá fazer a diferença. E com um técnico bom igual ao Enderson Moreira(que tbm tem suas falhas, normal). iremos subir na tabela.Para o momento atual é corrigir gols,que relativamente estamos tomando.Não são gols de jogadas ou méritos do adversário..São chutes do local que não podem sair,são posicionamentos e uma cobertura mal ajustada e por último gols rápidos que mudam toda a estratégia do jogo.E aí pesa o emocional e iguala os jogos.Portanto atenção e um olhar para marcação que gols sempre estamos fazendo. Com passar dos jogos vamos melhorando na tabela com toda certeza.Dar tempo para encaixarmos melhor. Conseguimos de 15 pontos disputados 10.O trabalho está sendo bom, corrigir os erros e o trabalho passará a ser ótimo….

geraldo

Com ex jogador na zaga, ta dificil, e o cerca lourenço protegendo a zaga, ta dificil, mas nao impossivel

Anônimo
Célio Maciel de Oliveira

Que bola fora hein Dalai? Abrir espaço para um “cientista” do futebol, que prega a justiça com as próprias mãos,dar porrada,quebrar os dentes,será que o doutor da bola, já foi contaminado pela fala do nosso mandatário mor?
No mais, vamos ao que ele disse:
Ter paciência?Paciência temos que ter com esse parecer.E a torcida da Chape e do modestíssimo Confiança? Se tiverem a paciência prescrita pelo Expert,pode,desde já, se considerar classificada para a série A.
Pasto?Quanto tempo mesmo, você disse que ele acompanha o futebol no Brasil?O campo não seria o mesmo para as duas equipes?Vai ver ele ainda tá no exterior. Só pode.Mais um detalhe, isso é série B. Portanto,é melhor arrumar outra desculpa,pois é dai para pior.
Sem cobrança apaixonada? O que? Quer dizer que,time de futebol,não se deve cobrar com paixão?Como fica o torcedor nessa?Até em disputa de futebol de botão,temos paixão.
Com paixão ou sem paixão, o que mais se deve ter nesse meio,é cobrança.Afinal de contas,são todos profissionais,com todas as melhores condições de trabalho, ganham muitíssimo bem, não são garotos,nem crianças,são profissionais!
Desculpe Dalai, mas que bola fora essa sua!
Eu quero mais é o Quintal do Dalai,com seus causos e com muita cobrança em cima dessa diretoria,que em campanha,dizia ter solução para tudo e,até agora não mostrou nada de novo.

peppeu

Passando apenas para dar umas boas gargalhadas ! Avante Babuloso! A série C e falência lhe aguardam!!!