Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr
Nove e meia da noite, hoje, no Chile. O Cruzeiro vai enfrentar mais a si próprio do que o adversário Palestino, pela Sul-Americana. Esta reformulação ajardinada ainda é uma incógnita. Enche os olhos contra São Paulo, Bahia e toma sufoco do Bragantino. Mexidas tardias ou equivocadas “matam” a torcida. Porque não abrir mais espaço à base? Por que insistir com Wallace e Gamarra? Porque não colocar Dudu ainda no primeiro tempo pra aliviar a pressão prendendo na frente um ou dois defensores?
Hoje, no Estádio Francisco Rumoroso, em Coquimbo, a 460 quilômetros de Santiago (transmissão pela ESPN e Disney+) o Cruzeiro dará algumas respostas. Estamos evoluindo? Vamos definir uma dupla de área? Vamos prosseguir com os que passaram nos testes e deixar pra trás aqueles que reiteradamente foram reprovados? A sabedoria popular recomenda não salgar carne podre. Não gastar vela com mal defunto. O tempo é curto pra continuar tricotando. Tipo “arame liso que cerca mas não fura.”
A palavra mágica é conjunto. Esta é nossa meta. Um tipo de entrosamento que, de tão ajustado, pode ir para o piloto automático. Já tivemos muitos times assim. Merecemos outro, agora. Caciques não faltam.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Tempestade perfeita – Um sobrinho atleticano, Celio Maciel, tentou promover passeata na Savassi por causa da vitória do Atlético e derrota do Cruzeiro, no mesmo dia. “É a tempestade perfeita” repetia ele conclamando amigos pra se reunirem nos bares. Joguei água no chope dele: Olha antes a tabela de classificação!
Segunda-feira à noite, com a vitória do Bahia sobre o Ceará, o Atlético retomou seu cantinho na zona de rebaixamento. A passeata foi para o brejo.
2. Hulk faz escola –O artilheiro atleticano se quiser pode cobrar direitos autorais de Thiago, que “sofreu” a falta e garantiu a vitória do Bahia sobre o Ceará. Fez direitinho a cartilha do “pênalti mandrake”: tomou a frente do zagueiro Pedro Henrique, entrou na área, enroscou um pé na perna do defensor e se atirou no gramado espetacularmente, à la Hulk.
Invertendo a lógica, não enganou o árbitro e, sim, o VAR.
3. Antônio Tonidândel sobre o estranho título de 1937, outorgado ao Atlético pelo presidente Ednaldo, pontua:
“Lembrando que o Siderúrgica foi o campeão mineiro de 1937 e o Cruzeiro/Palestra foi vice. Ainda assim, o alto comando atleticano teve a cara de pau de insistir e conseguir o vexatório “titulo” graças à fraqueza dos dirigentes da CBF. ”
Jaime Veiga tenta replicar:
“Lembrando que o Atlético é Campeão dos Campeões de 1936. Primeiro se estabeleciam os campeões do ano em cada estado, depois a feitura do dito torneio. Eis porque ele foi disputado em princípios de 37. Conhecer a história deve no mínimo ser exigência a todo aquele que pretende se manifestar, sr. Antônio…”
Meu caro Jaime Veiga, falta explicar porque esta pretensão do Atlético estava indeferida e arquivada na CBF há mais de 30 anos e só foi ressuscitada agora pelo incorrigível presidente Ednaldo. E explicar também a validade desse “torneio” que teve a ausência de vários estados e a participação das Forças Armadas, representadas pela Marinha (?)
Presepada pura!
4. Roberto aponta o ovo da serpente:
“Ainda vamos comemorar o campeão do gelo virar mundial. Com certeza. ”
E não está difícil. É só colocar o Ednaldo na FIFA.
5. Rômulo, apavorado, entra no assunto e escorrega na maionese:
“E Dalai, quem era o honestíssimo presidente da CBF que deu o título ao Cruzeiro num torneio mata-mata contra 4 times?
Meu caro Rômulo, comparar os dois títulos é como procurar semelhança entre borboleta e tamanduá-bandeira.
6. Rafael Rocha vem aí – A próxima coluna, segunda, 28, última do mês, terá a chancela arguta da juventude. A visão da moçada sobre os inquietantes problemas do Cruzeiro, traduzida pelo nosso revisor-editor.
GARIMPO
“Cuando vayas subiendo, saluda a todos. Son los mismos que vas a encontrar cuando vayas bajando.”
(Papa Francisco)
Estamos evoluindo, mas precisamos de mais ajustes, sobretudo na cobrança de faltas e escanteios. A…
O jogo valerá a confirmação de sinais visualizados no empate com o São Paulo, no…
Ver Comentários
Dalai, com todo respeito, em momento nenhum procurei semelhanças. O do Galo ao menos era em formato de campeonato (pontos corridos), enquanto o outro era em formato de copa (mata mata).
Na verdade, só estou alertando que se trata do famosíssimo caso do "sujo falando do mal lavado"...
Aceita que dói menos...
Ah, e esse papinho furado de "que teve a ausência de vários estados" não cola. Das 27 unidades da federação, no atual campeonato, só 7 estão representados. Então, segundo a sua teoria, não tem validade... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dalai meu caro.. de novo perdendo tempo com esse pessoal .. repara que são sempre os mesmo frustrados.. porra 1937 kkk parabéns kk eles usaram bola ou bexiga de boi nessa época?
Como estamos em 2025 vamos a realidade. Para começar a bola não é bexiga.. Hoje pelo que parece vamos nos despedir da sulamericana que o Sr mattos e seus elefantes e o pessimo talvez o pior de todos técnicos que esteve no clube nos colocaram, o tal Diniz!!!
Como ficamos com essa herança, estamos tendo que conviver com Walace .. marquinhos.. gamarra.. mas sem duvida o tal elefante italiano se destaca por sua falta de habilidade em tentar ter a bola.. a sua mobilidade kkk mal consegue andar, imagina correr e o que mais se destaca .. a sua cara de desgosto te total apatia... isso é claro visto que ele não tem condições nem de jogar em time de pelada de fim de ano.
Mas hj infelizmente esse bonde vai estar em campo ou seja.. as chances de perder cresce e muito..
Como p Pedrinho tem supermercado e sabe que tem que por na vitrine .. talvez hj com esse bonde em campo algum imbecil como o Mattos ..Tetne compora esse bonde pesado e ruim que doi! pq so pode ser imbecil para contratar walace e manter diniz depois do prejuizo que ele deu no clube;;
Mas vamos lá ver o bonde...
Enqquanto isso na Nova Venezuela..... o tal time da federação das galinhas sem o apoio da família milho fácil, segue mostrando sua força.. e preparem que la vem chororoô!!
kd o Var amigo? ou sera que roubaram o Var tb p virar churrasco e cerveja?
E cuidado com o celular kkk senao vira defunto para sustentar vagabundo tomar cerveja kkk e o culpado é quem tem o celular ...coitado do petis, so queria tomar uma cervejinha né ...para isso ate matar pode!"
Caro Sr Dalai, explico com prazer: a ausência de regiões do Brasil se explica pelo incipiente profissionalismo então recentemente implantado. A questão da presença da Marinha não é assunto pra gente seria discutir. O senhor sabe disso. Saudações!
Ontem forma divulgados os resultados do BBBruzeiro referente a 2024.
Como ninguém comentou, vamos aos destaques:
- redução brutal de caixa,
- aumento de passivo e,
- resultado contábil negativo em 170M (o do exercício de 2023 foi positivo em 260M).
Vai?