Categories: Notícias

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE

Desculpe-me, mas a calamitosa situação em que está o Cruzeiro exige franqueza:

Em longa entrevista, quinta-feira, com a conhecida facilidade de se expressar, o senhor mais uma vez falou muito e não disse nada que a Nação Azul queria ouvir. De louvar-se, apenas o reconhecimento da crescente rejeição ao seu nome. Já é um progresso, ante a postura anterior de prepotência, autossuficiência e não precisar de nada, enquanto tudo piora.

Quando de seu primeiro mandato eletivo, aplaudi a coragem de bater no peito e dizer aos jogadores: “Façam o seu trabalho dentro do campo. Aqui fora, cuido eu. ”

Passei a defender a tese de que todas as fichas de esperança deveriam ser jogadas na sua administração. Me inscrevi e incentivei que outros se inscrevessem no Sócio Diamante. Os interesses do Cruzeiro deveriam superar tudo, inclusive atos nebulosos no relacionamento com o Conselho Gestor, isto era e é pequeno ante a tarefa de soerguer este Gigante caído.

Veio o seu segundo mandato eletivo e, infelizmente, nosso barco continua à deriva. Um ano e meio beirando a zona de rebaixamento da Série B. O senhor se limita a projetar, para a torcida agoniada, a presença de assessorias internacionais em sua administração. A imagem que me vem, sempre, nestas oportunidades, é a de um paciente ferido gravemente por uma espada no peito, sangrando, sendo assistido por um nutricionista que lhe prescreve cardápio com restrição para carboidratos.

Nesta hora difícil do Cruzeiro, indo pessimamente pela segunda vez na Série B, o senhor batendo absurdos índices de rejeição, sabe o que é urgente?

Vou dizer:

PRIMEIRO:  Considerando-se que o senhor está em seu segundo mandato e que o Estatuto proíbe o terceiro, sucessivo, faça um comunicado informando que abandonará o casuísmo que tentou no malfadado projeto de reforma estatutária. Por ele, o senhor pretendia que o seu primeiro mandato, por ser tampão, não fosse considerado como impeditivo para a sua “reeleição” em 2023. Com este esclarecimento, tenho certeza, o senhor trará de volta milhões de corações azuis a bater pelo Clube, sem o receio de que vitórias sejam interpretadas como incentivo a um matreiro terceiro mandato.

Em sua última entrevista, o senhor disse que espera estar à frente do Cruzeiro PELO MENOS até 2023. Isto sugere possibilidade de tentar novo casuísmo, pra ficar até 2026. Não faça isto, por favor.  Manifeste-se de modo claro, induvidoso, de que, conforme dispõe o Estatuto, está ciente e de acordo que sua permanência à frente do Cruzeiro irá NO MÁXIMO até 2023, caso não haja elevada composição com grupo de salvadores da Pátria, antecipando a sua saída altruística.

SEGUNDO: Afastado o temor do continuísmo, abra-se à ajuda de quem sabe e pode. Deixe as rusguinhas de lado e convoque os vários grupos que se organizam agora em torno de propostas sérias, factíveis, visando arrecadar recursos a curto prazo, para que o Cruzeiro saia da UTI. Aplaque a vaidade, coloque o ego pra escanteio e sente-se com eles em uma ampla mesa redonda. Ouça mais e fale menos. Desarme-se de seus preconceitos.

TERCEIRO: Limpe o Clube dos bandidos. Ninguém consegue mexer com carvão sem sujar as mãos.

QUARTO: Cumpra, finalmente, a norma impositiva de nosso Estatuto e afaste os Conselheiros remunerados, sem exceção, doa a quem doer;

QUINTO: Promova debates amplos e esclarecedores antes desta apressada Assembleia Extraordinária convocada inicialmente para o próximo dia 26 e agora remarcada para 2 de agosto para aprovação do projeto de Clube Empresa. O tema é grave e complexo demais pra ser enfiado goela abaixo dos conselheiros.

SEXTO: Apresente uma prestação de contas clara, objetiva, sobre a situação da sede da rua Timbiras e da nova, instalada no Boulevard Shopping. Quais os custos de uma e outra?

SETIMO: Apresse o Jurídico para promover logo o Condomínio de Credores na Justiça do Trabalho. Não podemos aguardar mais.

OITAVO: Para sacramentar a nova fase propositiva, admita seus erros e/ou enganos, que não foram poucos. Especialmente, faça mea-culpa quanto aos atletas de divisões de base que perdemos porque seus passes pertencem a agentes “não amigos”. Penitencie-se por Deivid. O interesse do Cruzeiro tem de prevalecer.

Presidente faça isto depressa por favor. Com coragem pra desagradar grupos de “tapinhas nas costas” e apoiadores ficha-suja. Sem meias palavras. Surpreenda-nos, mostrando sociabilidade, e se surpreenderá com um batalhão de gente boa que quer ajudar o Cruzeiro a se levantar. Só espera um sinal animador.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Botafogo 3 x Cruzeiro 3 – Inesperadamente, a tarde de sábado reacendeu emoções azuis. Um joguinho morno começou a esquentar de repente até o inacreditável 2 a 3. A cinco minutos do final, passamos a olhar mais o relógio do que a partida. A quanto tempo a gente não sentia isto! No fim, outra vez perdemos para o emocional. É doloroso o contraste entre a alegria explosiva dos nossos jogadores, quando fizemos 1 x1; 2 x 2 e 2 x 3, (o que confirma o alto comprometimento de todos eles, mesmo com os salários em atraso) e os estragos provocados pelo estado psicológico do time.  Saldo: dois pênaltis bobos e nosso técnico expulso por causa de um lateral. O primeiro pênalti cometido infantilmente por Leo Santos aos 7 minutos do primeiro tempo (!!!). Você jamais viu um pacote de horrores deste em times medianamente estruturados. É a materialização da nossa “cabeça”. Nervos à flor da pele. Falta de comando em campo e principalmente fora dele. Os jogadores são os menos culpados. Colocam o coração na chuteira, mas o emocional entra também pelo bolso. Ainda mais quando o barco continua à deriva, sem porto à vista.

2. juliano damien pinta um retrato objeto, real, de nosso time hoje. Elenco “hiper mega inflado (com 40 jogadores, quando se poderia limitar a uns 28/30, com mais 4,6 ou 8 da base) ”. Um técnico ainda inexperiente, que não consegue armar um conjunto pelo menos razoável, com um meio de campo que faça a imprescindível transposição entre defesa e ataque. Ao mesmo tempo, novas ações judiciais, agora Riascos, somados a Lucas e Robinho, “além da divergência com Felipe Conceição”. Juliano, excluindo-se essa malconduzida saída do técnico, tudo o mais são erros de administrações passadas, com contratos inacreditáveis sempre em prejuízo do Cruzeiro. Mas é óbvio: quem se oferece pra conduzir o Clube sabe que assumirá não só os bônus. A destacar-se, como você registra, “as boas contratações de Leo Santos, Norberto e Jean Victor. ” Assino embaixo, embora Leo Santos tenha pisado feio na bola, cometendo aquele pênalti infantil, contra o Botafogo, aos 7 minutos do primeiro tempo!

3. Carlos quer detalhes sobre a intenção dos empresários que, a princípio, mostram-se interessados em ajudar o Cruzeiro.

Meu caro Carlos, por enquanto são contatos preliminares. As condicionantes são tantas que seria temerário para qualquer deles firmar um compromisso ou até mesmo revelar promessas. O assunto é melindroso e passa pelo tema da coluna de hoje.

4. Rei Melo, revoltado com a situação, pergunta: “Quem contratou esse tal de Mozart”?

Tenha certeza de que o seu inconformismo é o mesmo de 9 milhões de cruzeirenses. Esse sofrimento inimaginável a cada jogo com times mil vezes abaixo do Cruzeiro na escala nacional, é também o de toda a Nação Azul.

Somos hoje o produto final de graves erros passados e dentre os responsáveis também me incluo, por omissão. Mas quanto aos treinadores, saiba que ninguém tem culpa. Tanto Mozart quanto seus antecessores, foram apostas que, nas circunstâncias, eram opções válidas. Cheguei a pedir, neste QUINTAL, a contratação de Felipe Conceição. Aplaudi as escolhas de Adilson Batista, Ney Franco, Enderson Moreira e Felipão.

Não deram certo. Mas era pra dar. Apesar de tudo, vamos confiar ainda! Não é possível que nada dê certo!!!

5. João de Deus Filho, nosso guru da racionalidade, imaginem, logo ele, chega ao Everest da gozação e pede, sabem o que? Que não morra nenhum parente ou amigo, porque não saberia explicar, num velório, “esse sorriso que não sai do meu rosto???”.

Meu caro João de Deus, volto a repetir: depois de sofrerem por quase meio século o mais cruel e impiedoso bullyng cruzeirense vocês têm todo direito ao revide. Estão como pinto no lixo e fazem muito bem.

Dos 30/40 anos de “não ganha nada, time sofredor…” vocês já descontaram 2 anos. Aproveitem porque não vão durar muito nem o “reino do faz de conta” em construção no bairro Califórnia, nem os desmandos no Cruzeiro.

6. Zero, curto, grosso e corajoso encosta bisturi no nervo de dente exposto dos atleticanos: Quem tem menos de 50 anos nunca viu o time ganhar um brasileiro; Quem tem 120 anos nunca viu o time ser bi de qualquer coisa que não seja campeonato mineiro.

E dá uma estocada final, observando que o único motivo deste carnaval atleticano não são as glorias de seu time e sim as “desgraças do Cruzeiro”.

Desculpem-me, mas sempre foi assim: alegria de atleticano é festejar time que tira título do Cruzeiro.

7. Jorge, retardando, não sei porque, sua ida para o grupo do Porta dos Fundos, deita e rola, sem piedade, ante o monte de piada pronta que vem brotando em nosso calvário. Acho que eu faria o mesmo, com os papéis (higiênicos….) trocados.

8. Galo Doido New York, certamente que se valendo de suas relações com o Pentágono, fez funda pesquisa do IFFHS para investigar o título de Melhor Clube Brasileiro do Século 20, ostentado pelo Cruzeiro. Foram tantos os dados levantados que não posso apenas nega-los. Pedi parecer do IHGQ – Instituto Histórico e Geográfico do Quintal. Aguarde.

9. Sem Paciência, voltando a chutar cachorro momentaneamente desacordado, arrasta para um lado, joga para o outro, sem dó nem piedade, ao mesmo tempo em que festeja nova vitória do Melhor Clube de Vespasiano. Meu caro amigo, como já disse linhas acima, vocês têm todo direito ao revide, pelo tanto que sofreram em nossas mãos. A roda gira… e dá tantas voltas que, de uma hora pra outra, a situação muda. Pode até demorar um pouquinho. Mas muda.

Dalai

Ver Comentários

  • Fala, Dalai!
    Boa tarde, Cara!

    #Força Felipe

    #NachoesmejorqueAlex

    #SevandijasSempre

    Parabéns pela coluna de hoje, Dalai! A mais lúcida de todas! Nada de passagem de pano ou falas cheias de melindres e rapapés!

    Oh! Mas agora é tarde, José! (Drummond)

    Sei que vc fica muito incomodado com as minhas palavras: a VERDADE dói mesmo! rs

    E não vai mudar simplesmente porque vc não gosta dela. No fim, ela SEMPRE vence e te dá um tapa na cara e diz em alto e bom tom: “Acorda, Vacilão!” KKKKKKKKKKKK

    Quantas vezes, depois de uma derrota, o Zezé (“Fala, Zezé! Bom dia, Cara!” KKKKKKKKK) falou que ia construir o estádio de vcs e... NADA! KKK E agora bate o desespero porque veem o nosso ser levantado na Califórnia dos Munícipios Unidos do Galo! KKKKKK

    Que bom que vc legitima o nosso “revide”! Pelas sua palavras, temos ainda 48 anos de crédito... Vai ser muuuuuito tempo! Que bom! rs Prepare-se! KKKKKKKKKKKK

    Novamente, a roda já girou e é a vez do CENTAVO ficar por baixo!

    A fila anda, a catraca gira e o CENTAVO Nem Sóbis! KKKKKKKKKKKKKKKKK

  • A Entrevista do Presidente do "Gel" não me engana como a muitos Cruzeirenses desiludidos com essa atual gestão ... Simplesmente IMORAL o Cruzeiro Esporte Clube em 50 rodadas de Séria B, não figurar ao menos na primeira página (10 primeiros) da competição. Tomara que a arrogância e prepotência desse cidadão não nos leve para o Fim ... Assim como o técnico de nível Sub 20 contratado (Mozart), o Sr. SSR não tem capacidade de gerir o Clube ao caminho de sucesso. Em campo vemos somente o "reflexo" do que se vive fora dele .. UMA VERGONHA !

  • Bom dia.
    Sr. Dalai, você disse tudo! O que discutir de futebol bola rolando se tudo de ruim está fora de campo? O que temos visto dentro de campo é simplesmente consequência de desastrosas administrações. O bom gestor tem de ser desprovido de vaidades egocêntricas e tem de ter a humildade de buscar apoios, de trocar idéias e principalmente a coragem de fazer o que tem de ser feito. A situação do Cruzeiro , de modo geral, já não se resolve com meia dúzia de pessoas bem intencionadas, imagine com uma só pessoa ? E esta só pessoa, cada dia mais sozinha, e ainda querendo passar que está no caminho certo. Esta acometido do virus e da cegueira da vaidade.
    Fora os erros que insistem em nos acompanhar nos gol levados, admitamos que nas 2 últimas partidas contra Coritiba e Botofago pudemos observar um time competitivo e com vontade de ganhar, mas ao mesmo tempo com os nervos à flor da pele, tipo um pai vendo suas crias passando fome, deixa de raciocinar.
    Presidente, faça pelo menos uma coisa boa neste momento, pague a todos que fazem a bola rolar, jogadores e o em torno. Ah! não tem dinheiro ? O Sr sabia que não tem e está aí, justamente, para buscar o famoso faz me rir.
    Com tantas pessoas para o senhor agradar , 9 milhões, sinceramente não sei , Sr. Presidente, a quem o senhor quer agradar? Mas, pense bem, está agradando as pessoas erradas.
    A todo o Elenco e a todos os servidores deixo aqui a minha sincera admiração, são verdadeiros guerreiros.
    Sinto que a dificuldade de comentar este momento do Maior de Minas, está cada dia mais difícil e cada dia mais repetitivo. TRISTE!

  • *DIRETORIA OMISSA,TERRA DE NINGUEM
    ISSO E O CRUZEIRO HJ NAO SEI SE TODOS SABEM MAS O TECNICO NAO ESTA ESCALANDO O TIME
    HA INFORMACOES QUE QUEM ESTA ESCALANDO E ESSE OTARIO DESSE SSR ESSE LIXO TEM QUE SAIR DO CRUZEIRO ANTES QUE O PIOR ACONTEÇA*

  • Meu caro Dalai, tenho evitado comentar para não colocar escrito aquilo que meu coração sente, deixando de agir em cima de um emocional lá embaixo, muito lá embaixo! Mas diante da coluna de hoje não posso me eximir e devo cumprimentá-lo pelos brilhantes escritos! Foi perfeito! Mais cruzeirenses precisam ter a sua coragem! Vamos torcer para o presidente entender que o Cruzeiro é maior que ele!

    • ô Maria Lúcia, pode desabafar, querido, abra seu coração ferido. Deixa a gente rir do seu sofrimento mais um pouquinho, vai.

    • Tava indo tudo bem até a parte da coragem...
      Coragem pra torcer pro Presida Cabelo que Boi Babou entender que o CENTAVO é maior que ele??? Que raio de coragem de merda é essa??? Coragem é pra quem tem culhões pra tomar as atitudes necessárias! E, não, pra quem fica torcendo pra determinado resultado acontecer!

      Aproveito para saudar os BRAVOS CUBANOS que se rebelaram contra a DITADURA DE ESQUERDA DE MAIS DE MEIO SÈCULO!
      Coragem e força, meus irmãos! É chegado o momento de se libertarem da OPRESSÃO COMUNISTA/FACISTA! NOSSOS CORAÇÕES E ORAÇÕES ESTÃO COM VCS! E que o Altíssimo os proteja e conduza à vitória e à LIBEDADE!

  • O Ronaldo fenômeno comprou 51% do Real Valladolid por 30 Milhões de Euros (141 Milhões de Reais) e ainda assim o time foi rebaixado. Todos sabemos que tudo no falidão azul é diferente. Com certeza será muito, mas muito mais fácil convencer alguém investir num clube com dívida superior a 1 Bilhão e patrimônio inferior a 200 Milhões.

    Não se esquecendo que a rádio peão recentemente anunciou que a folha com os inativos do quebradão azul mais a folha do plantel atual equivale a 90% da folha atual do Galão da Massa. Estão pagando perebas para jogarem contra o próprio perebento azul além de pagarem os próprios perebas para passarem vexame quando entram em campo.

    Nau sem rumo. Cruzeiro na UTI! Até quando? O fim esta perto, nem precisa consultar Mãe Dinah.

    • E para além da questão patrimonial, sabemos que o compliance e regras de governança que observamos serem seguidas no cabaré azul e branco também serão um belo atrativo a um investitrouxa enterrar seus caraminguás neste time.

  • Seguem respostas do Presidente Sérgio Santos Rodrigues à Carta Aberta publicada pelo Dr. José Dalai Rocha

    PRIMEIRO: Considerando-se que o senhor está em seu segundo mandato e que o Estatuto proíbe o terceiro, sucessivo, faça um comunicado informando que abandonará o casuísmo que tentou no malfadado projeto de reforma estatutária. Por ele, o senhor pretendia que o seu primeiro mandato, por ser tampão, não fosse considerado como impeditivo para a sua “reeleição” em 2023. Com este esclarecimento, tenho certeza, o senhor trará de volta milhões de corações azuis a bater pelo Clube, sem o receio de que vitórias sejam interpretadas como incentivo a um matreiro terceiro mandato. Em sua última entrevista, o senhor disse que espera estar à frente do Cruzeiro PELO MENOS até 2023. Isto sugere possibilidade de tentar novo casuísmo, pra ficar até 2026. Não faça isto, por favor. Manifeste-se de modo claro, induvidoso, de que, conforme dispõe o Estatuto, está ciente e de acordo que sua permanência à frente do Cruzeiro irá NO MÁXIMO até 2023, caso não haja elevada composição com grupo de salvadores da Pátria, antecipando a sua saída altruística.

    RESPOSTA: O senhor, como jurista, poderia ajudar-me esclarecendo se o meu pleito é legal. Com este esclarecimento, penso que estará desfeita essa falsa impressão "casuística".

    SEGUNDO: Afastado o temor do continuísmo, abra-se à ajuda de quem sabe e pode. Deixe as rusguinhas de lado e convoque os vários grupos que se organizam agora em torno de propostas sérias, factíveis, visando arrecadar recursos a curto prazo, para que o Cruzeiro saia da UTI. Aplaque a vaidade, coloque o ego pra escanteio e sente-se com eles em uma ampla mesa redonda. Ouça mais e fale menos. Desarme-se de seus preconceitos.

    RESPOSTA: As portas para receber ajuda estavam (e ainda estão) abertas, mas só apareceram aqueles caras já citados no seu blog (Papai Noel, Saci Pererê, Mula sem Cabeça e outros). Por fim, sejamos francos: aplacar a vaidade não é exatamente o meu (nosso) forte.

    TERCEIRO: Limpe o Clube dos bandidos. Ninguém consegue mexer com carvão sem sujar as mãos.

    RESPOSTA: Não posso limpar o Clube dos bandidos, pois não sei quem são. Se você sabe o nome dos bandidos protocole uma correspondência na Sede do Clube contendo o nome de todos eles. A partir daí, sim, vou publicar a sua correspondência e tomar uma Providência (aquela pinga que, infelizmente, não é produzida em Dores).

    QUARTO: Cumpra, finalmente, a norma impositiva de nosso Estatuto e afaste os Conselheiros remunerados, sem exceção, doa a quem doer;

    RESPOSTA: Não posso fazer isso! Pelo Estatuto do Clube, que você conhece tão bem, quaisquer atos praticados por Conselheiros só podem ser julgados (e punidos) pelo próprio Conselho Deliberativo.

    QUINTO: Promova debates amplos e esclarecedores antes desta apressada Assembleia Extraordinária convocada inicialmente para o próximo dia 26 e agora remarcada para 2 de agosto para aprovação do projeto de Clube Empresa. O tema é grave e complexo demais pra ser enfiado goela abaixo dos conselheiros.

    RESPOSTA: O Clube Empresa é a única saída que temos. Rezemos, pois se essa lei não for aprovada pelo Congresso Nacional, COM A MÁXIMA URGÊNCIA, só resta-nos declarar falência e começar tudo do zero, lá na Série D. Lembre-se que o Vitório Mediolli (acho que é dono desse jornal) já havia nos dito isso no início do ano passado, mas a nossa vaidade falou mais alto e ele saiu do "Conselho de Notáveis".

    SEXTO: Apresente uma prestação de contas clara, objetiva, sobre a situação da sede da rua Timbiras e da nova, instalada no Boulevard Shopping. Quais os custos de uma e outra?

    RESPOSTA: Você ficou louco, Dalai? Você sabe muito bem que estamos dando a maior pernada no Estado fingindo que estamos sendo desapropriados para vender a Sede Administrativa por 30 milhões. Esquece esse assunto que quando o pessoal acordar já teremos recebido os 30 milhões por um imóvel que vale, no máximo, 15 milhões. Fica quieto, cara!

    SÉTIMO: Apresse o Jurídico para promover logo o Condomínio de Credores na Justiça do Trabalho. Não podemos aguardar mais.

    RESPOSTA: Precisamos ter calma, Dalai, porque que essa ideia (Condomínio de Credores) é do Dr. José Murillo Procópio, vice-presidente do Atlético. Já imaginou a gozação? Nossa vaidade não aguentaria uma cacetada dessa (mais uma, aliás)!

    OITAVO: Para sacramentar a nova fase propositiva, admita seus erros e/ou enganos, que não foram poucos. Especialmente, faça mea-culpa quanto aos atletas de divisões de base que perdemos porque seus passes pertencem a agentes “não amigos”. Penitencie-se por Deivid. O interesse do Cruzeiro tem de prevalecer. Presidente faça isto depressa por favor. Com coragem pra desagradar grupos de “tapinhas nas costas” e apoiadores ficha-suja. Sem meias palavras. Surpreenda-nos, mostrando sociabilidade, e se surpreenderá com um batalhão de gente boa que quer ajudar o Cruzeiro a se levantar. Só espera um sinal animador.

    RESPOSTA: Admitir meus erros???? Tá louco, amigo! E a minha (nossa) vaidade, como é que fica? E, ainda por cima, você quer que eu faça isso depressa? Calma, querido, o meu mandato vai até 2026...

    Abraços!

    • Brincadeiras à parte, bato na resposta do terceiro item desde sempre: quem são? O que fazem? Agem a mando de quem? Qual o fluxograma do esquema?
      Estas respostas, meu caro (que inclusive o pastorzinho também não revela), estão guardadas a sete chaves.

  • Concordo com 100% q o senhor falou Dalai!
    Parabéns, vc falou o q o torcedor também queria falar, mais nesse momento os torcedores não tem vez e nem voz.
    Esse cidadão q está no comando do clube nosso clube não tem crédito com a torcida.
    A melhor forma de ele devolver o Cruzeiro pra torcida é renunciando.

  • Dalai, até entendi a sua extensa lista de pedidos, mas quem pede muito acaba não recebendo nada exatamente pq o outro poderá responder q ele não consegue fazer tudo. E não tendo como priorizar nenhum dos pedidos, acaba não fazendo nenhum.
    Vc deveria pedir 2 ou 3 coisas essenciais: sendo poucas, não tem desculpa e é fácil de cobrar o cumprimento. Aí o kiko ficaria contra a parede.
    Sou atleticano, mas resolvi dar essa dica!

Posts Recentes

PARTIU PARAGUAI!

De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…

21 de novembro de 2024

MANHÃ DE QUARTA: A HORA DA EMOÇÃO!

Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…

18 de novembro de 2024

QUARTA, 11 DA MANHÃ, TESTE FINAL!

Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível  time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…

13 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!