(Por Fernando Rocha)
Em mais de trinta anos trabalhando como jornalista, sempre me causou incômodo a relação nebulosa que existe entre clubes de futebol e o pagamento de salários.
É como se nesse ofício o tradicional calendário Gregoriano com 12 meses de 30 ou 31 dias fosse adaptado a condições mágicas de acordo com circunstâncias políticas.
O jogador de futebol exerce uma função de trabalho remunerado e naturalmente espera receber no final de cada mês.
A palavra salário vem de sal. Que na idade média era uma importante medida de valor para recompensar uma determinada atividade.Interessante lembrar que o sal também faz parte do suor, que lembra esforço, dedicação, raça e força.
Vamos imaginar então um determinado trabalhador contemporâneo que tem como missão entregar o seu suor sagrado usando um uniforme azul com cinco estrelas no peito. Uma camisa que representa a esperança e a alegria de uma multidão de 9 milhões de corações. Nao é pouca coisa.
9 milhões é a população de um pais como Israel ou pra citar um exemplo Brasileiro, é um pouco mais do que a soma de habitantes da cidade do Rio de Janeiro e Brasília.
A responsabilidade desse trabalhador é imensa. Ele tem cobranças diárias pra entregar a alma dentro de campo. Nem é preciso falar do valor de cada salário porque essa é uma regra de mercado, assim como deveria ser regra básica que ele recebesse o valor combinado em um determinado dia de cada mês.
Mas vem o determinado dia do mês e ele não recebe. No mês seguinte ele recebe apenas uma parte do salário, e no outro mês uma a outra parte de outro mês que também estava em atraso.
Na semana seguinte ele recebe uma promessa confiante de um chefe elegante de que tudo vai se resolver, que tudo vai ser pago e acertado; e ainda mais, se fizer o que tem que ser feito vai ganhar uma bonificação extra. É só manter o empenho, o suor e a determinação.
Afinal de contas são 9 milhões de corações batendo no mesmo compasso, não é mesmo?
Ok.
É um estimulo e tanto, é uma vitrine considerável, é questão de honra jogar pra ganhar. Mas também é questão de honra receber pelo trabalho.
Não estou entrando no mérito de questões táticas, de contratações certas ou erradas. Estou falando de algo que não pode faltar: Recurso pra pagar os salários.
Se a torcida já não aguenta mais essa retórica bem articulada de composições mirabolantes, essa construção de castelo de nuvens, imagine então os jogadores.
É assim que começ a mais um calvário na Série B e mais uma tentativa de caminhada trôpega na Copa do Brasil. Me lembrei do trecho de uma música da LEGIÃO URBANA
:“Nosso pequeno universo
Toda hipocrisia e toda afetação
Todo roubo e toda a indiferença
Vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã
Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo o que é gratuito e feio
Tudo que é normal
Vamos cantar juntos o Hino Nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão”
BATE PAPO NO QUINTAL
Eduardo galão da massa, Juliano Damien e outros condôminos desse QUINTAL mandam votos de pronta recuperação para o titular Dr. Dalai. Ele segue se recuperando muito bem de cirurgia e em breve estará de volta.
Galo doido New York – Sempre cirúrgico lembra das quilométricas dividas do nosso time. Pode ter certeza, meu caro atleticano gente fina, que isso só aumenta nossa indignação.
Mas é indignação estende a todos os times que não pagam seus salários em dia. É uma covardia acreditar que um trabalhador tem que honrar a camisa sem receber.
Se o seu time não tem dívidas (maiores que as nossas? Opa!); Se não deve salários… Então tá tudo bem!
REI MELO está inconformado com a saída de uma promessa do nosso meio campo, o jogador Marco Antonio, que veio da base. É uma revolta que também é presente nas redes sociais. A torcida não consegue entender a lógica que a diretoria de futebol usa pra dispensar jogadores que ja foram apontados como promessa e contratar outros tantos pontos de interrogação.
Jorge, mario e Gustavo Bianchetti traçam juntos o mesmo ponto de vista e reclamam da insistente comparação do Cruzeiro com os outros times de Minas.
Eu reconheço que esse papo é cansativo: seis a um!; seis vezes campeão da copa do brasil; duas libertadores e quatro brasileiros. Faço aqui pra vocês uma promessa de não falar mais sobre esse assunto de grandeza , ou falta dela.
Guardando as devidas proporções é como se os Estados Unidos ficassem falando o tempo todo que são maiores que a Nicaragua ou El salvador.
Não precisa, né?
Quem tiver dúvida quanto a isso, consulta o mapa, ou no caso dos times a sala de troféus.
Obrigado a vocês pela dica.
Saudações azuis, a vida é todo dia. Inclusive hoje
De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…
Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…
Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…
Ver Comentários
Bom dia
Elas vivem cheias de vaidade
Pois na realidade é um clube de segunda divisão,
Cruzeiro querido,
Um clube falido.
Falido e caloteiro kkkk
lindinho da mamãe e da vovó esse cabra não mamou chupou fel de boi por isso essa beleza rainha do terreiro
Seu apelido é cáca e vc quer preocupar com a aparência dos outros??? KKKKKK Por quê é cáca? Sua mãe fez cáca quando te teve e jogou o bebê fora e criou vc? KKKKK
Bom dia a todos!
Ebaaaaa! Hoje sextou!!! Só que tem gente que não sai da SEGUNDA...
Então, para manter uma tradição que já entrou no SEGUNDO ano, desejo uma boa SEGUNDA para os cruzeirenses!
Fala Fernando! Bom dia, Cara!
Sei que tá difícil para vocês, sei que vocês estão correndo atrás, mas vê se paga aqueles 60% que ficou faltando (ops, 100%...). Se não der, paga ao menos 30%. Se não der, paga 15%, 10%, 5%. Sei lá, paga ao menos um lanche que estamos com fome!
Ah, os salários no Galo estão rigorosamente em dia. E antes que digam qualquer coisa, aviso que falar isso não é vaidade nem arrogância. Pagar salário em dia é obrigação.
E sabe porque os EUA não ficam falando que são maiores que Nicarágua ou El Salvador? Porque eles estão muito atarefados no presente, cuidando do futuro. Ficar lambendo o passado é coisa de moribundo no leito de morte, sem presente ou futuro, se apegando a um passado que ele supervaloriza para esquecer que tudo acabou. Que não há mais presente ou futuro pela frente para ele.
O que tem feito o cruzeiro e o cruzeirense nos últimos dias? Jogando contra quem? Disputando qual torneio? Ah, estão se preparando para mais um vexame na série B. Entendo. Que triste sina essa! Será que ele pode falar que nesse momento ele está disputando a liderança geral na Libertadores? Ou que jogará a final do campeonato mineiro pela 15ª vez consecutiva para manter a ampla liderança no Estado? Ou será que ele está se preparando para enfrentar flamengo, palmeiras, São Paulo, Grêmio, entre outros no campeonato brasileiro? Nada disso. Não existe ou existirá Libertadores para o cruzeiro. Nunca mais. Mineiro, não classifica para a semifinal e quando classifica, não consegue ir para a final. E no campeonato brasileiro (é série B ou A-2?) jogará contra o Confiança, o CSA, o CRB, o Brusque, o Remo, o Sampaio Corrêa. E tudo isso para não conseguir ficar nem entre os quatro primeiros. Terrível, terrível, terrível!
Então tem que falar do passado mesmo. E assim como os parentes e amigos no leito do moribundo escutam suas vantagens por piedade, sem dar nenhuma atenção, a gente precisa escutar também o cruzeirense nesse momento difícil. Eu particularmente fico muito triste com uma situação dessas. Mas nem ligo! Na verdade, ligo sim. Não consigo parar de dar risada. Kkkkkkkkkkkkkk
E como bater em cachorro morto não tem graça, ele precisa espernear. E quanto mais esperneia, mais engraçado fica. Então, Fernando, fala mais para a gente da sua vaidade. E não se esqueça da sua arrogância também. Mas fale apenas do passado. Não se arrisque com o presente e não delire com o futuro. Para não ficar ainda mais feio. E se for falar de presente e futuro, deixe bem claro que não há data estipulada para que a fantasia se realize. A gente entende. Algumas boas almas vão ficar tristinhas com esse fim trágico do cruzeiro. Mas a maioria vai mesmo é dar muita risada. É da rivalidade. Espero que compreenda. E por favor, não se ofenda. Não é nada pessoal. A verdade é que nós precisamos do cruzeiro. Porque "se o cruzeiro acabar, nós vamos rir de quem?". Abraços.
Muito bom! KKKKKKK
O substituto deste Quintal, tal como o titular, está preso a um passado já bem distante. Continua atrelado a conquistas já comemoradas ignorando o que realmente são no presente. Comparar os Estados Unidos com Nicaragua e El salvador beira o ridículo.
Sem sombra de dúvida, o titular e o substituto são conhecedores da historia mundial e um bom contra ponto a insistência em dizer que o falidão azul tem 9 milhões de simpatizantes e ainda é grande, é a derrocada de vários impérios.
O império Grego, o Romano, o Otomano, o Bizantino e o Persa já nem existem mais. Hoje em dia são relatos em livros de história. Como os crizeirenses alguns poucos se recordam das antigas conquistas com nostalgia para massagear o ego da própria existência.
O CRUZEIRO é uma instituição falida, sem recursos para se manter, com um time meia boca cheio de perebas. Todos os times de futebol no Brasil estão endividados, porém, alguns têm dívida administrável. Galo, Flamengo (Flamengo deve perto de 800 milhões) entre outros.
Por favor aceite e reconheça que o quebradão do Barro Preto foi grande, atualmente é pequeno e sem nenhuma expressão. Talvez continue agonizando por algum tempo, mas o fim está decretado desde 2019.
Opa! Bom dia Dalai Jr!
Não é reclamação sobre a insistente comparação não! Foi só um comentário mesmo sobre a incrível falta de auto-estima cruzeirense! Eu concordo com você, realmente não tem como comparar! Tem uma divisão inteira de distância entre os dois principais times da capital e a terceira força! A terceira força, aliás, nao consegue mais chegar nem na final do estadual! Não vamos comparar EUA com El Savador mais!
De fato, tem uma divisão inteira de distância entre os times de Minas
Vocês estão na segunda divisão
Ninguém entende pq não quer Fernando.. o clube é administrado por uma quadrilha... so joga quem tem alguém no grupo...Esse Leo ainda bem que saiu... demorou demais... ficou la mamando durante anos e sempre foi grosso.. mas tem mais um tanto..
Eu vou infernizar esse técnico sem noção...pau mandado...
Esse junta junta de refugos vai mostrar quem ta certo.. o cara agora ta resgatando jogador reserva de América. Já não basta a porcaria do Jadson que encostou no clube.. Esse então.. Ningue quer mas o técnico enxerga futebol.. ou alguém manda ele enxergar né.
Infelizmente Fernando o clube tem 400 pessoa sem escrupols, sem dignidade e aproveitadores. estes mesmo protegidos por leis que eles memso fizeram estão la somente para viver de status e claro ganhar um por tras...
Assim os pseudos jogadores que estão la ficam, pq empresários pagam para os tais conselheiros e estes safados fazem o que fizeram ..
Eu nem perco tempo lendo as baboseiras dos paraguaios..
Mas não boto a mínima esperança que esse junta junta de perebas que estão montado fique entre os 10 primeiros da B.
Como ja disse..... esse boi sonso vai escalar os mesmos que tomaram um surra do América, vai insistir com os mesmos reservas...ou seja o time é uma bosta mesmo...
Com esse grupo de jogadores a chance de cair para C é 95% maior do que tentar subir..
Infelizmente o clube acabou.. 400 seres inuteis , fizeram isso com o clube...
Só passei pra concordar que o time é uma bosta mesmo (KKKKKKKKKK) e corrigir que, na verdade, apanharam TRÊS VEZES do mequinha! KKKKKKKKK Só este ano...
CENTAVense é assim mesmo... Fala do Galão Querido, dá uma voltinha... e fala de novo! KKKKKK TODAS as participações do Rei(?) (KKKKKK), ele NECESSARIAMENTE fala do Galão Querido, primeiro lugar GERAL da fase de grupos da Libertadores 2.021. Será saudades do “Barcelona das Américas“? KKKKKKKKKK
Acho que temos amigos em comum. Um dos meus falou que lembra de vc do colégio. Rei (?) Melo, vc é um gordão???
Só sobrou isso.....
O substituto deste Quintal, tal como o titular, está preso a um passado já bem distante. Continua atrelado a conquistas já comemoradas ignorando o que realmente são no presente. Comparar os Estados Unidos com Nicaragua e El salvador beira o ridículo.
Sem sombra de dúvida, o titular e o substituto são conhecedores da historia mundial e um bom contra ponto a insistência em dizer que o falidão azul tem 9 milhões de simpatizantes e ainda é grande, é a derrocada de vários impérios.
O império Grego, o Romano, o Otomano, o Bizantino e o Persa já nem existem mais. Hoje em dia são relatos em livros de história. Como os crizeirenses alguns poucos se recordam das antigas conquistas com nostalgia para massagear o ego da própria existência.
O CRUZEIRO é uma instituição falida, sem recursos para se manter, com um time meia boca cheio de perebas. Todos os times de futebol no Brasil estão endividados, porém, alguns têm dívida administrável. Galo, Flamengo (Flamengo deve perto de 800 milhões) entre outros.
Por favor aceite e reconheça que o quebradão do Barro Preto foi grande, atualmente é pequeno e sem nenhuma expressão. Talvez continue agonizando por algum tempo, mas o fim está decretado desde 2019.
É... bastante Atleticano comentando aqui embaixo...
Mas como aqui é Cruzeiro, vamos falar da solução:
O Mediolli afirmava naquela virada de 2019 para 2020 e agora parece uma verdade cada vez mais clara: ...A solução PODE estar no clube empresa (SAF).
Precisamos focar nessa solução e esquecer as brigas internas do Cruzeiro. (ao menos externamente)
Até porque a fatia alvinegra da mídia de BH repercute todo ruído com amplificador... Fernando Rocha já sofreu isso ao vivo, dentro da Globo... (verdade ou mentira?) Agora a maior rádio já é oficialmente "chapa listrada"...
Lavemos nossa roupa suja dentro de casa. E depois de lavada, vamos vender a roupa que sobrar sem furos e remendos, pra pagar o feijão dos que trabalham todo mês nessa instituição centenária!
(Palavra de sócio 5 estrelas, sem ligação com nenhuma corrente política do Clube!)
É a única torcida do mundo que cresce 1 milhão por ano. Eu acho que nem o Barcelona consegue!! Chega a ser ridículo e motivo de chacota esse Dalai... Se seu clube falido e caloteiro tiver 2 milhões de torcedores é muito...
Fala Fernando! Bom dia Cara!
Então, que boas notícias do nosso amigo Dalai... Quem sabe vc consegue fazer uma dobradinha com ele hein... e apoiar com os argumentos, participar das discussões.. seria bem legal.
Vou aproveitar e dar uma sugestão, esse quintal do Dalai poderia sair do Online e ter uma sessão presencial hein.. um bom bate papo, em alto nível, é claro. Ia dar muita resenha pra este blog.. kkkkk
Aproveitando, como não poderia deixar de ser, amanhã tem final da série A (no mineiro, lógico), como o Colunista deste quintal não se encontra na disputa da Final, resolve recitar versos de um ícone da nossa Música Renato Russo, gênio, como não se encontra mais.
O time que se acha grande, continua arrogante, achando que está se preparando pra série A... Quando na verdade vai lutar mais um ano no meio da tabela, ou até pra não cair, agora pra C...
Mas subir, só quando o Lobo finalmente conseguir pegar o Papa Léguas em uma das suas infalíveis armadilhas..
Aproveitando, vc´s podem se achar grandes, enfim... Mas vou relembrar 2014, final da Copa do Brasil... O Cruzeiro já entrou vencido, todos já sabiam que aquele título era do Galo. E não deu outra... foi liso... suave, sem medo.. sabe porque?? Porque o Cruzeiro Treme quando enfrenta o Galo.
Nessa brincadeira, relembro que junto dos meus amigos fizemos uma aposta, 5 pessoas pra cada lado... a aposta? Churrasco, Cerveja Gelada, Lavar o Carro e por fim... com um toque de perversidade, fazer massagem nos pés... kkkkk
Seu time já quebrou amigo Fernando, só vc´s ainda não viram...
Abraço.