CLUBE EMPRESA É UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL?

  • por em 27 de maio de 2021

André Araújo/Cruzeiro/Flickr

(Por Fernando Rocha)

A maioria dos clubes das 5 principais ligas da Europa, 96% das 202 equipes da primeira e da segunda divisão da Alemanha, França, Inglaterra e Itália, são clubes empresa. No Brasil, apenas 2 times dos 40 que disputam as séries A e B possuem esse formato: Cuiabá e Redbull Bragantino. O Botafogo de Ribeirão Preto estaria nessa pequena lista de exemplos, mas foi rebaixado na última temporada para a série C.

Confesso que não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas tenho um pé atrás.

O projeto de lei segue parado no Senado Federal e muita gente que entende do assunto, como meu amigo jornalista e advogado Andrei Kampff, acredita que ainda existem pontos nebulosos no projeto.

“Ele traz um verniz de modernidade, mas na verdade mais parece ressuscitar velhas práticas que nunca contribuíram para alimentar políticas de boa governança e transparência na gestão esportiva. E mais, gera profunda insegurança jurídica para os clubes.”

Clube-empresa não é remédio para má gestão. Temos o recente exemplo do Figueirense e anteriormente o Vitoria.  

Será que um Cruzeiro-clube-empresa vai ter capacidade de abrir a caixa preta da família União? Vai ter coragem de confirmar a expulsão de conselheiros que receberam dinheiro do clube? Teremos um estatuto de verdade?

Em março desse ano o assunto clube empresa foi tratado aqui nesse QUINTAL com a colaboração de um profundo conhecedor da matéria, o empresário Sandro Gonzales, remanescente do conselho gestor e eleito um dos três maiores CEOs do país. Ele foi chamado pela atual diretoria para coordenar o projeto Cruzeirense de um clube empresa.  Naquela ocasião ele lembrou:

O que importa não é o modelo societário, mas o modelo de gestão. E esse precisa ser profissional, com estruturas fortes de governança e controles internos que aportem conhecimento e melhores práticas.

Vale lembrar que Sandro Gonzales acabou sendo afastado desse cargo pela atual diretoria.

Antes de achar que esse projeto de lei é uma luz no fim do túnel o Cruzeiro precisa percorrer um longo caminho interno. Nesses tempos nublados nem o túnel a gente consegue enxergar.

BATE PAPO NO QUINTAL

Gostaria de começar este bate papo agradecendo a  a participação na última coluna, do zagueiro Léo. 

O Dr Dalai me lembrou que na época do lançamento do cartão Sócio Reconstrução, ele foi o primeiro aderir à campanha, com o cartão de número 01! Isso explica muito da sua história.  

Vamos agora aos comentários feitos no início da semana:

“..em apenas um ano brilhante o Galo pode jogar no lixo toda essa vaidade…”

Meu caro Jorge, posso rir agora ou depois de escrever a coluna?

Essa pérola pinçada do seu ótimo texto mostra que você tem que regular a dosagem da Ritalina. Um ano mágico como aquele que não existe há mais de meio século? Jura que você realmente acha possível igualar a historia em 365 dias?  Lembre se:  dinheiro compra o relógio, mas não compra o tempo; compra a cama, mas não compra o sono; compra a comida, mas não compra o apetite.  Compra a casa, mas não compra um lar.

Galo doido New York  também segue necessitando de ajustes nas lentes da realidade, mas termina o texto com um apelo que tem sido cada vez frequente aqui nesse QUINTAL, pela volta do titular Dr. Dalai. Ele lembra que o olhos do dono é que engordam os bois. Eu concordo plenamente!

Eduardo galão da massa ultrapassou todos os limites do bom senso ao afirmar que o QUINTAL é atleticano. Como assim??? Por essas e por outras é que eu também engrosso o coro pela volta do dono da casa. Já está lançado aqui o Movimento V.D.U.  (Volta Dalai urgente!).

REI MELO  sempre cirúrgico e pontual lança uma serie de dúvidas sobre o planejamento estratégico do nosso time e pinça a pergunta de 1 milhão de dólares: qual é a função do Deivid? Quem souber pode responder por aqui.

Sem paciência como sempre marca presença no QUINTAL com um texto irretocável. E deixa claro para todos os condôminos o tamanho real da nossa vitória no ultimo clássico. Nem o titulo parece ter diminuído a dor daquela pancadinha.

Joao de deus filho também aparece em grande estilo por aqui:

Eu acompanho, às vezes, alguns programas azuis no Youtube, que são o Cruzeiro Sports e o Camisa de Força. E vejo o desespero e a falta de esperança do Diogo Medeiros e do Genta, 2 cruzeirenses que admiro. Inclusive, sugiro a vc que assista ao programa 39 do Camisa de Força, prá entender o que eu estou falando. E estou falando de torcedores azuis comentando a situação do seu time, não é zoeira de atleticano. Esse programa tá disponível no Youtube.
Eu sinto que torcedor azul é um ser que vai existir nos próximos 2 ou 3 anos. Logo, deverá ser apenas uma lembrança na memória de alguns.

Como assim, Joao de deus? Se nem vocês desistiram do seu time, você acha que vamos desistir do nosso? De resto, concordo com você principalmente na admiração pelos grande jornalistas Diogo Medeiros e Genta.

Vamos em frente que essa semana é de Confiança!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
24 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robson Mendes

”Confesso que não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas tenho um pé atrás.”
O clube foi destruido por culpa do atual modelo(associativo), onde conselheiros acham que são donos do clube, onde conselheiros atuam para favorecer a eles própios, conselheiros criminosos que roubarm e usam o clube como meio de vida – FAMILIA LEMOS, conselheiros omissos e covardes que se esconderam na hora que a quadrilha saqueava o clube, conselheiros que até hoje não expulsaram os criminosos…e você ainda tem dúvidas sobre a mudança para clube-empresa?
O seu pai é conselheiro, fez parte do conselho gestor e pode falar melhor do que ninguém sobre os bandidos que ainda estão no clube. O que vc está esperando para ter certeza de que esse modelo atual é um fracasso? Esperando que o clube acabe definitivamente?
Lamentável ler algo tão ridículo depois de tudo que aconteceu…

ANDRÉ BRASIL

O fato desse modelo atual ser um fracasso, não significa que qualquer OUTRO seja a solução! Essa é a forma pueril de pensar do Brasileiro: A ou B! Por isso estamos onde estamos, DESGOVERNADOS a 32 anos, depois de longos anos de Ditadura Militar!
Voltando ao cerne, a pergunta que não deixa se ter certeza sobre o Clube empresa é quem tomará parte do projeto? Na construção e na execução! Se longe parece que serão os mesmos que lá já estão!

6 - 4 - 2 - 2

Não tem outra opção….ou vc acha que alguem vai colocar dinheiro num clube cheio de conselheiro vagabundo? Eu só volto a ser socio torcedor o dia que essa corja não apitar mais nada no departamento de futebol.
Tem de virar clube empresa o mais rápido possível sim!
E que os conselheiros administrem do jeito que eles quiserem os clubes sociais…Deixem essa velharada brincar de ser diretor; Diretor da churrasqueira, diretor da piscina, diretor da sinuca e por ai vai…

Jorge

Bom dia a todos!

E uma boa segunda aos cruzeirenses!!!

E depois de terminar invicto o ‘Desafio do BBB’ (Boavista, Boa Esporte e Bruzeiro),  vencendo o poderoso Boa Esporte e arrancando um empate contra o galático Boavista, o CAI-buloso vem cheio de vaidade para mais uma disputa da série B. Eu tenho certeza de que o desempenho e os resultados alcançados nesse mini torneio deixou o La BBesta pronto para o próximo desafio. Com isso, vai dar CONFIANÇA na estreia da série B, sem dúvida!

E eu joguei a isca porque tinha certeza que a vaidade e a arrogância não deixariam passar em branco a provocação. Poderia ter explicado meu raciocínio lá mesmo, mas deixei a vaidade e arrogância se manifestarem primeiro… Portanto, Fernando e demais cruzeirenses, riam. Riam agora e depois da coluna. Riam muito. Mas não esqueçam de que quem ri por último… Porque rindo ou chorando, vocês estão em processo de extinção. E quando não puderem rir mais, o atleticano estará dando gargalhadas!!!!

Quanto ao que escrevi, isento dessas más companhias que acompanham o cruzeirense, eu não disse que o Galo terá esse ano brilhante, embora trabalhe para tê-lo. Logo eu não preciso retificar minha manifestação com um hilário ‘só não disse quando’.

Mas o time que se acha top e pavoneia dizendo ‘tenho seis isso, três aquilo, um fax, um batom, um salto alto…’ é um ilustre desconhecido internacionalmente. Esse é um fato incontestável. Depois de ganhar duas vezes a Libertadores do modelo antigo no século passado, quando os times não davam a menor bola para o torneio, o La BBesta apenas colecionou vexames e desclassificações dolorosas dentro de casa. Mais de duas décadas só colhendo decepções!!! O fato é que o BBarcelona das américas não vingou.

Então, bastaria um ano brilhante, conquistando uma Libertadores e um mundial de clubes para o Galo alcançar a prateleira de cima do futebol internacional e trazer o Bruzeiro para sua cruel  realidade: Um clube desconhecido internacionalmente, figurante da série B do campeonato nacional e, principalmente, sem NENHUMA chance de voltar a ganhar um dia um título nacional ou internacional.

Na verdade, se é muito difícil para o Galo (ou qualquer outro time brasileiro na atualidade) alcançar esse ‘ano brilhante’, essa situação é absolutamente impossível para o cruzeiro. Para todo o sempre. Acabou!!! Mas não deixa de ser curioso que em apenas um ano brilhante toda essa arrogância e vaidade possa ser jogada na lata do lixo.

Só que ao contrário do Estado de São Paulo onde o multicampeão Palmeiras é zoado pelos rivais com o bordão ‘o Palmeiras não tem mundial’, numa hipotética conquista do Galo,  essa zoação ficaria sem sentido. Afinal como seria zoar um time porque não tem mundial se sequer vaga na série A o coitado possui?

De qualquer maneira, com ‘ano brilhante’ do Galo ou não, o que o futuro projeta é um Bruzeiro murchando, murchando até acabar e um Galo cada vez mais forte e poderoso. Portanto, superar um Boca Juniors que tem 3 Mundiais, 6 Libertadores, 35 campeonatos nacionais, 13 Copas nacionais entre outros títulos, seria muito difícil. Eles sim poderiam viver ‘cheios de vaidade’. Agora superar o La BBesta é uma tarefa bem mais simples e é só uma questão de tempo. Até porque o Galão, agora de casa própria e time competitivo, vem ficando cada vez mais poderoso enquanto o CAI-buloso vai acabando melancolicamente até o suspiro final. Assim, vai fechar o caixão com os títulos dentro. O que tem, tem. Mais não terá! Nunca mais!!!! Terrível, terrível, terrível!!!

King of blues

Sonha frangotas continuem sonhando kkkkk

Jorge

Morra La BBesta. Continuem morrendo… kkkkk

Jose Antonio

Clube empresa?? Porque só times falidos cogitam essa opção??? Bem mas o que importa é que a SEGUNDONA vai começar!!!!!! O Confiança, no ano passado, ganhou aqui e empatou lá… A meta esse ano é ganhar as duas!!!! Como disse um famoso prof. Pardal que passou por aqui, “vamos aguardar”…. E nada de ficar tentando desviar o foco hein??? Por fim, hoje é quinta mas tem gente que insiste em ficar na SEGUNDA…..

Jorge

Qual o ‘investidor’ que toparia colocar R$ 900 milhões só para fechar o buraco da La BBesta se com esse dinheiro poderia formar um grande time começando do zero?

Isso sem contar o investimento para montar um time também praticamente do zero pois o atual é horroroso! Além disso, precisaria manter a mesadinha básica dos conselheiros, do contrário, não aprovariam a transação.

E lembrando que os R$ 900 milhões é só o tamanho do rombo conhecido. Segundo estimativas, se tudo fosse corretamente contabilizado, esse valor poderia ser o dobro…

Terrível, terrível, terrível…

Robson

Faça essa pergunta ao Bragantino..

Pense apenas um pouco certamente voce nao deve conhecer nem o preço do arroz… ao fazer um questionamento como este hahahaha….

Mas vou perder 2 minutos aqui…

Seria o mesmo voce perguntar isso para o Menin, porque ele nao injetou dinheiro no tombense que nao tem divida ? nao seria melhor ?!?!?! Ou a Patricia Amorim..

Meu filho voce so investe para ganhar se o seu produto tem futuro.. falando especificamente do Cruzeiro m tem patrimônio, tem uma torcida de 9 milhões, tem tradição, tem um marketing forte .. entre outros..

Ou seja… se voce pegar 900 milhões e aplicar em um time novo.. voce ira gastar tudo isso apenas para formá-lo e nao terá nada alem disso, ou o Bragantino ja é o maior time do Brasil !?!?!?!

Pense um pouco antes de falar asneiras.

Jorge

Nossa! Que revoltada! Calma, maria!
Então também vou perder dois minutinhos…
O Bragantino devia R$ 900 milhões? Tinha algumas centenas de conselheiros parasitas sugando o clube?
Investidor, filhote, quer grana, não torcedor, entendeu? O Bragantino é uma porta de saída de jogadores para a Europa, por isso investiram nele, percebe? Os investidores não fazem questão de que ele seja o maior do Brasil. Apenas que dê lucro. E isso o falidão não pode dar, porque com toda a ‘tradição’, com seu marketing ‘forte’ (kkk, centavos celestes, reconstrouxão, etc) e os supostos 9 milhões de simpatizantes, não faz nem para pagar o serviço da dívida que aumenta a cada dia. Se nem o simpatizante foi trouxa, porque o investidor seria?

MAURO IZAN LARA

Quem é que vai cobrir rombo de ladrões? Pra ganhar dinheiro? Todos sabem que no Cruzeiro passou vários e vários atletas maus intencionados e diretores maus intencionados, com o pensamento em só roubar. Só um louco investiria dinheiro pra cobrir gatunos que ainda lastreiam pela justiça para arrancar o resto.

Rei Melo

Caro Fernando.. Parece que alguém la dentro do clube aprendeu a ler, e deve ter lido algumas opiniões. Ter deixado o tal Claudinho 220 kg e Marcinho (desinteressado fora da lista ja aumenta demais a chance do time. Ainda falta tem o super Protegido Jadson o refugo intocável do inutil David, que com certeza vai entra no jogo para fazer falta, criar chances ao adversário e tomar amarelo logo quando entrar. isso é com certeza . A raiva nos espera depois dos 30 do 2º tempo
Mas sem estes dois já melhora demais.. pelo menos chance os garotos vão ter de mostrar se são ou não são uteis.
Quanto a pergunta de 1 milhão sua….difícil responder.. ninguém sabe nem o próprio David, visto que ele não sabe fazer nada a não ser indicar e insistir com refugos de 2109 e os tais Claudinho, Neris, Marcinho… sem falar nos Breys da vida que graças a deus seguiu sua vida em outro lugar.
Quanto a clube empresa…Papo furado de diretor, conselheiro metido a empresário futurista..
Não vai sair do papel, somente conversa fiada para desviar o que os canalhas mais gostam de fazer .Ou seja vindo do Conselho e da diretoria do clube com certeza é treta… 171 puro e forte.
Aprenderam em Brasília com aquele anão safado, que ajudou a empurrar o clube onde esta.
Esse pessoal do conselho, diretor e parceiros de tretas somente vai sossegar quando não tiver mais como tirar algo do clube. Clube Empresa kkk será que a quadrilha união e os amigos dos amigos deixariam isso? essa pergunta vale 5 milhões…. de euros.
Essa pergunta… aposto que vai ter resposta la de dentro do clube de alguém querendo receber kkkk
Eita cambada de gente sem escrúpulos kkkk

Eduardo galão da massa

Mais uma vez com texto confuso e sem contextualização com a atualidade. Está sofrendo com abstinência de futebol. Igual ao camarada perna de pau que vai pra pelada, doido pra jogar, mas que só fica no banco porque a galera não deixa jogar.

Meu nobre amigo Fernando está confuso, cada dia um assunto mais desconexo que o outro. Mas entendemos, deve ser a dor do desespero de quase um mês só secando contra o Galo. Fato é que sem futebol, faltou assunto até do Vôlei… corrida, bocha. 🙂

Já papou o Mineiro (que o outro lado sempre desvalorizou, mas que rendeu boa premiação), melhor campanha na Libertadores, enfim…

Fato é que estamos numa crescente, se ganharemos este ano ou no próximo, só o futuro dirá, mas que estamos cada vez mais próximos de grandes conquistas e caminhando a passos largos para nos tornarmos o maior clube das Américas, isso é fato.

Calma, questão de tempo…

Já com relação à volta do Dalai, deixou outra sugestão amigo Fernando, continue dando uns pitacos por aqui, sua nobre presença engrandece a discussão. No final das contas, brincadeiras à parte, os times não pagam nossas contas, seja Cruzeiro, Atlético, Barcelona ou Real Madrid.

Grande abraço!

6 - 4 - 2 - 2

Típica Franga iludida…
Ganhou um Rural com a ajuda do juiz(mais um), subiu no tijolo e já começa a fazer discurso…

peppeu

Rural? Qual Rural? Aquele que era louvado para integrar a “Tríplice Coroa”?

mario

Qual rural? Aquele que voces nao conseguem mais nem chegar na final?

Eduardo galão da massa

kkkkkkkkkk é cada um que comenta mais bobagem que o outro.

Raposinha vaidosa, te contar, já começou a série B??? um mês preparando pra chegar sem confiança???

Agora só chamo vc´s de Cruz Credo… afinal, lançaram o CRUZPIX… o Pix do Cruz Credo. rsrsrss

romulo

Virando empresa vai poder falir e deixar de existir.
Sim, com ctz é uma luz no fim do túnel; só q é a luz do trem vindo em alta velocidade… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

webber!! Galão impiedoso.

A petrobrás estuda em adquirir o cruzeiro…pois o cruzeiro tem a fórmula de cavar um buraco no fundo do poço.
Fontes sigilosas dizem que o cruzeiro ja ultrapassou as fossas MARIAnas.
Petrobrás de olho….

peppeu

Ok pela profundidade do buraco , mas pelo conteúdo fétido que corre no poço acho que uma Copasa , Sedae outra empresa de saneamento poderia ter mais interesse …

lucio soares

“Nesses tempos nublados nem o túnel a gente consegue enxergar.” Salve, meu caro Dala! Essa frase cunhada por você reflete todo nosso sentimento sobre tudo no Cruzeiro. Vale para a questão do Clube empresa, mas vale, principalmente, para nosso time. Olhando nossos jogadores relacionados para enfrentarem o Confiança voce percebe que o campeonato Mineiro não foi um bom laboratorio para nós. Explico: evoluimos alguma coisa? A resposta é sim! Mas nao o suficiente. Você vê que o Marco Antonio foi relacionado mas lhe pergunto qual a chance ele teve durante o campeonato mineiro para mostrar que tem condição de fazer parte do elenco(Ele foi o único meia verdadeiro relacionado)? Quanto ao Leo, se não puder jogar, que seja aproveitado na diretoria de futebol, pois é muito mais envolvido com o Clube do que qualquer um que lá está. E mando um abraço pro Diogo. Sou seu seguidor e gosto demais do trabalho dele. Ele me representa!

Cristiano Gomes Pinheiro

Ser clube empresa não significa ter boa gestão, significa abrir possibilidades de investimento externo que o clube hoje não possui, mas precisa muito por causa da situação financeira insustentável em que se encontra. Ou seja, o que precisamos é de uma excelente gestão administrativa, financeira e esportiva (sendo associação civil) para que daqui a uns 10 anos ou mais possamos voltar a ser fortes e competitivos como antes, ou migramos para o clube empresa, mas com a mesma excelente gestão administrativa, financeira e esportiva para abreviarmos esse prazo e a recuperação. O ideal seria a junção dos dois, porque senão, nós cruzeirenses vamos sofrer bastante por um bom tempo, a não ser que os Deuses do Futebol olhem por nós de vez quando, trazendo trazendo o imponderável a nosso favor dentro de campo, as vezes acontece, mas não podemos nem devemos contas apenas com isso.
Abraços a todos os cruzeirenses desse Quintal.

Marcelo

Boa tarde Fernando. O modelo de clube empresa será realidade da grande maioria dos clubes. Não há como fugir. A grande questão é essa grande interrogação hoje que se chama Cruzeiro Esporte Clube. Nesse ponto, o estatuto será fundamental para se ter uma ideia de como será a composição dos integrantes. Da minha parte, bem pessimista quanto a isso. A esperança é que investidores exijam a saída das maçãs podres do clube, até mesmo para resguardarem seu patrimônio. Acredito que o principal interesse dos clubes nessa nova legislação é justamente um respiro nos moldes das dívidas. Seja o que for, o que o Cruzeiro precisa é de um novo caminho.

peppeu

Enquanto não jogarem luz nos bastidores do Bruzeiro e derem nome aos bois, revelarem quem dá e como dá as cartas, esqueçam.
Veja, Fernando, há coisas aí no seu time que são bizarras e inexplicáveis e que sempre insisto com o Dr. Dalai aqui neste espaço, como por exemplo:

1 – o estado de narcolepsia dos conselheiros ao longo de todo este período tenebroso que seu time atravessa (incluindo os atuais dias). Por mais que se diga haver questões estatutárias que de certa forma travam a atuação dos conselheiros, que se vá à mídia, que se denuncie, dê clareza aos fatos;

2 – esclarecer quem faz o que e a mando de quem. Simples assim. Qual o organograma e fluxograma da sacanagem? Quem sustenta a presença de um Deivid, de um Benê, e/ou até mesmo apóia a gestão do fanfarrão Boi Lambeu? E as eleiçoes do conselho? Quem sustenta quem lá dentro?

Do jeito que as coisas são, pouco importa o arranjo organizacional da instituição, que jamais inspirará a menor confiança a quem quer que seja.