CONTRATOS – COVIL DO DIABO - Quintal do Dalai

CONTRATOS – COVIL DO DIABO

  • por em 23 de julho de 2020

Quando, em dezembro passado, assumimos o Cruzeiro e, juntamente com o Conselho Gestor, atuamos no cenário de guerra, os primeiros dias foram de espanto ante a destruição das perspectivas.

Como se sabe, numa região de conflito armado, o maior perigo é silencioso: são as minas, enterradas no chão, camufladas, e que explodem ao menor toque, matando ou lesionando gravemente a vítima.

No Cruzeiro, estas minas foram contratos assinados com jogadores ou empresas fornecedoras de serviços, contendo cláusulas absurdas, inimagináveis, sempre contra o Clube. Bombas de efeito retardado, obvio, pra explodir anos depois em outras mãos.

Você pega o contrato lê, torna a ler e continua não acreditando que seja do jeito que é. Como puderam dirigentes prejudicar tanto o Cruzeiro? Se o propósito era o de acabar com o Clube, quase conseguiram!

Como hoje em dia, infelizmente, se você fala ou escreve que vai chover, pode ser acionado por danos morais por quem esperava aproveitar um dia de sol, não é prudente expor os nomes dos que se beneficiaram e ainda se beneficiam destes contratos.

Mas que se deixe bem claro: o jogador é o menos culpado, nesta história. Se o seu empresário ou o seu agente consegue arrancar até o couro do Clube, com o apoio – e talvez até o incentivo – de dirigentes criminosos, que culpa tem ele?

Um destes contratos aberrantes é de um jogador que era cobiçado nacionalmente e cuja contratação pelo Cruzeiro foi anunciada como de graça, cabendo-nos apenas pagar os salários do “craque”.

Lembro-me de ter comentado, na época, que então tínhamos um Nobel de Administração em nossa diretoria de futebol. Quando três ou quatro times grandes disputavam a tapa o jogador, ele vem pra nós a custo zero! Gênio!

Tiradas as máscaras, caindo na real, vemos que aquela contratação foi um estelionato. Havia, sim, um contrato horroroso contra o Cruzeiro. Faltou só uma cláusula que, por exemplo, aumentasse o salário em mil reais cada vez que o craque chutasse e a bola ou, alcançasse a meta adversária, fazendo gol, ou sendo pega pelo goleiro, ou ainda numa terceira hipótese, transpusesse a linha de fundo. Uma caridosa alínea poderia eximir o Cruzeiro de pagar quando o chute embora endereçado à meta, saísse pelas laterais do campo…

Absurdo dos absurdos, com reflexos devastadores nas finanças do Cruzeiro até hoje e, infelizmente, por muito tempo ainda.

Com relação a empresas fornecedoras de serviços ou materiais há indícios de que pagamos perto de milhão de reais para o fornecimento de uma certidão negativa de débitos tributários!

Parece que a ordem geral era depenar o Cruzeiro.

Antes que os atiradores habituais de pedras no Quintal perguntem o que fizemos então diante deste quadro trágico, respondo: tudo que era possível e talvez até um pouco do impossível. Estávamos pressionados por dois fatores intransponíveis: o tempo curto e o Coronavirus. De permeio, fogueiras menores, frequentes, a serem dominadas antes que o fogo se alastrasse.

No setor jurídico, entre mil tarefas, iniciávamos estudos visando a denúncia de contratos firmados com tamanha desigualdade de bônus e ônus, agravados pelo advento da pandemia. É a tese de que pacta sunt servanda (os contratos devem ser cumpridos), porem, rebus sic stantibus (mantidas as mesmas circunstâncias de quando foram firmados). Em outras palavras: mesmo que os contratos não fossem absurdos, é justo que sejam repactuados em razão de estarmos em confinamento mundial.

Esta tese ainda pode prevalecer. É uma esperança, não apenas para o Cruzeiro mas por todos os devedores corretos, bem-intencionados e que somente por causa do confinamento deixaram de auferir lucro e, por razão lógica, não conseguem pagar em dia suas despesas. Simples assim.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walter Chagas Jr

De nada adianta expor este rastro de horrores financeiros se os culpados disso tudo continuarem de boa por aí. Com certeza tudo isto tinha um propósito. Desvio de dinheiro meio a meio. metade com o contratado e metade rachada em tres pro bolso do Itair, do Serginho e do Wagner

Fabricio Tadeu

Esses vagabundos merecem CADEIA mas a justiça no Brasil é uma bosta e nao vai dar em nada, no máximo vai incomodar os malditos. Agora Dalai eu gostaria que voce fizesse uma matéria inclusive pegando o depoimento do dono da Nova Safra, Locamig e Gatti Engenharia porque eles, imersos no ramo de empresários não conseguiram levantar nenhum centavo para pagamento da divida que vai nos custar o acesso por causa da pontuação negativa e porque também eles nao emprestaram dinheiro ao clube mesmo tendo condições? E não venham que nao sabia quem ganharia a eleição porque estava NA CARA que seria o Sergio. Fato é que por causa de 5 milhões, o Cruzeiro deixará de arrecadar 200 milhoes a mais ano que vem. Nada que falarem para limpar a barra desse conselho exime do péssimo tratamento que tiveram neste caso, foi IMPERDOÁVEL.

Luis

Isso mesmo fabricio, essa e a pergunta que nao quer calar. Duvido entrarem nesse assunto. Nem pra pedir dinheiro a torcida foram capazes, em uma forma de pelo menos tentar. Na hora que o bicho pegou deixaram o clube se lascar. Ainda bem que sairam pq se nao ja seria 12 pontos a menos agora

Jose Olinto Xavier

parabens pela colocação Luis e Fabricio,muita sacanagem perder estes 6 pontos

Jose Olinto Xavier

6 pontos vão fazer muita falta,outro dia vi o Botafogo SP,tido como rebaixado no campeonato paulista surpreender o Guarani,estes times da serie B são dificeis,em 2018 a ponte Preta não subiu por causa saldo de gols,o America em 2019,perdeu dentro de casa podia empatar.

Vander Aguiar

Bela explanação do que encontrastes ao assumir o clube por aquele curto período, Dalaí! Eu tenho vergonha, nojo muitas vezes de ter nascido nesse país e nunca ter tido a coragem de ir embora disso daqui. É nojento ter a convicção e a quase certeza de que tudo isso que fizeram com nosso amado Cruzeiro, simplesmente vai dar em nada! Tá mais do que claro, externamente divulgado, por tudo em que há de órgão de Imprensa os culpados pela quase insolvência de um GIGANTE. Mas…Não vai dar em nada! Alguém acredita nessa Polícia Civil??? Alguém confia em MPMG?? Alguém, em sã consciência acha que essa Morosa, desacredita e injusta Justiça Brasileira terá capacidade de punir os malfeitores??? EU NÃO ACREDITO. Finalizando…Muita luz, fé e sorte Sérgio Santos Rodrigues, vc está sendo muito guerreiro.

geraldo

como conselheiro onde estava, quando roubaram o cruzeiro, voces sao da mesma laia da diretoria anterior

geraldo

renovasram o contrato do henrique, pagando esse lerdo, para jogar no flu, desculpe jogar nao, ser reserva, quando era relacionado, as vezes nem isto, e ainda aceitaram o retorno dessa praga

Jose Antonio

Esse mimimi, essa choradeira já deu!!!!! Onde essa cambada desse conselho gestor estava quando o Wagnerzão da massa foi eleito??? Onde ele estava quando as contas e o balanço de 2018 da diretoria dele foi aprovado? Onde estava quando esses “contratos” foram assinados? estavam comemorando e participando de churrascos não é??? bando de incompetentes!!!! Agora que a casa caiu e sabe-se lá se algum dia vai conseguir se reerguer ficam nessa choradeira sem fim!!!! Fecha logo as portas dessa porcaria, dá um calote geral na praça e reabre com outro nome!!!! TIME GRANDE NÃO QUEBRA!!!!!

peppeu

Isto, e time grande tbm não cai… Ops, é mentira, hahahah.

Afonso Lemos

Vamos reabrir com outro nome. O clube vai se chamar TECOMO ESPORTE CLUBE. Gostou, franga ensopada?

Jose Antonio

Tá querendo enganar quem maria???? Todo mundo sabe que vocês não comem ninguém fia!!!!! Sai logo do armário, pega seu bofe e vai ser feliz, igual a mariada tá fazendo, e esquece desse seu time de bosta caloteiro e falido, que essa porcaria já acabou, só as coitadas ainda não perceberam…..

Afonso Lemos

Uma pergunta pra você, franga cloroquina: você prefere torcer para um time que está acabando (como você disse) ou torcer para um time que nunca existiu? Você escolheu a segunda opção, fazer o quê, continue a torcer pra frangota chacota e não pare de tomar seus remedinhos.

Jose Antonio

Ahahahahahahahahah prefiro tomar Tubaína, que é mais gostosa, não tem efeito colateral e surte o mesmo efeito, ou seja, nenhum….

peppeu

Passando para dar as minhas risadas diárias deste bando de sonhador!

Afonso Lemos

Tá querendo cruzeirar, frangote?!

Afonso Lemos

Outro dia eu estava na minha casa, à noite, assistindo ao Jornal da Cultura (TVE) quando um comentarista de notícias, médico, foi perguntado sobre determinada coisa, não me lembro bem o que, pela jornalista, âncora do programa. O médico disse: “Tenho um filho de 19 anos, e toda noite, quando já vamos nos recolher eu pergunto a ele: filho, alguma coisa a ser consertada, tem algo a me dizer ou tá tudo certo? Meu filho diz que está tudo tranquilo, que o dia foi bom, que tudo saiu de forma normal”. O médico continua: “fazemos um esforço dia a dia, semana a semana para que nossos filhos virem homens, tenham caráter, sejam bons e sejam cidadãos corretos amanhã” (agora me lembro, ele comentava sobre o Bolsonaro dizer que o filho mais novo dele estava pegando todas as meninas do condomínio).
Existem famílias que erram ao tentar fazer dos seus filhos, bons cidadãos, boas pessoas, homens de verdade. Vemos no Cruzeiro que muitas famílias erraram tentando fazer isso e deu no que a gente tem visto aí. Homens pela metade, homens que escondem suas atitudes dos filhos, homens que nunca foram e nunca serão homens. Homens que subtraem, que traem, que mentem, que não deveriam ter nascido.