CRUZEIRO TROPEÇA PRA CIMA!

  • por em 15 de agosto de 2022

Cruzeiro / Flickr / Reprodução

Como sempre, sobrou empenho, faltou gols. Mas o Universo, após tanto conspirar contra nós (com a nossa eficiente ajuda, claro) mudou a chave. Apesar do empate a diferença para o segundo colocado subiu pra dez pontos. Uma das mais esperadas estreias, Wesley Gasolina, aconteceu na volta para o segundo tempo e fez jus à piada pronta: incendiou o jogo. Integrou bem a blitzkrieg que em três minutos resultou no gol de empate.

Esse gol, feito de cabeça pelo excelente zagueiro Lucas Oliveira, tem na sua origem outra gratíssima novidade para os cruzeirenses: escanteio cobrado por Chay. Precisa dizer mais? Relembrar os trocentos tiros de canto jogados no lixo a cada jogo? Este QUINTAL era voz isolada clamando no deserto contra aquelas cobranças ridículas mandando direto ao lixo oportunidades de ouro. Mas a coisa era ainda mais grave: a gente conseguia piorar o que já era ruim, tirando um jogador da área e colocando-o ao lado do batedor do corner, como um “dois de paus” ou um boneco de posto de gasolina, sem ventania. Incrível.

Nos últimos 15 minutos de um jogo empatado, como foi o Cruzeiro x Chapecoense, são potencializadas duas faltas graves: jogadas ensaiadas no último terço e treinos de chutes a gol, pra se estabelecer um mínimo que seja de aproveitamento. Com 70% de posse de bola, amassando a Chape em seu campo, o Cruzeiro esteve várias vezes no “quase gol”, só não conseguido por opções erradas ou deficiência técnica. O replay do jogo superdimensiona essas falhas, tornando imperiosa a necessidade de treinos específicos de finalizações. O volume de jogo demonstrado pelo Cruzeiro, ante uma equipe que se encolhia, deveria normalmente se refletir na vitória. Faltou lapidação das jogadas. O lado bom: o desempenho de Chay, a estreia de Wesley Gasolina e a volta de boas peças. Pezzolano, que ainda não colocou Cipriano, tem agora boas opções pra escolher 11 titulares. Retornando em voo fretado, logo após o jogo, o Cruzeiro descansou ontem e, a partir de hoje, começa os treinos pra apurar e depurar o time que enfrentará o Grêmio, em Porto Alegre, domingo, às 16h. Que os treinos da semana façam surgir renovados meio de campo e ataque, peças ajustadas entre si, organizando minimamente as jogadas curtas, enfiadas de bola e escanteios, mirando-se naquele que originou o nosso gol de empate.

BATE PAPO NO QUINTAL

1.  Janete de Azevedo, às 9h da manhã de quinta-feira (pós quarta maluca) foi a primeira a entrar num QUINTAL completamente deserto. Sabe-se que passarinho na muda não pia. Estará o pessoal da Barraca Atleticana trocando de penas? (Sem duplo sentido!). 

Nesse terreiro com cara de fim de festa, Janete dá seu recado:

“Fez soar como música, a performance de mais dois ex cruzeirenses, Rony (paraense) e Murilo (baiano) que decretaram nos pênaltis a eliminação do Contrário na Libertadores: pesadelo de frio inverno! Vida que segue: cada Raposa na sua trilha, cada macaco no seu galho, cada galo no seu terreiro ou sonolento poleiro, como queiram! ”

2. Luiz Barcelos, cruel, dá na moleira:

“Time do Atlético é Big Brothers, toda semana tem uma eliminação! ”

3. Bruno Araújo de Carvalho, não alivia:

“Este QUINTAL costumeiramente invadido pelos torcedores atleticanos, hoje (quinta-feira) sofrerá um dos maiores sumiços dos últimos tempos… Neste momento, porém, eles podem comemorar que estão na frente do América-MG na competição nacional…”

4. Jamicel, filosofando, arremata:

“Como é infalível a roda do tempo! ”

5. Cuca – uma vez mais, show de autocontrole emocional. Tempestades violentas açoitando o barco, rachaduras no casco, ameaças de motim, bússola danificada, e Cuca ainda consegue dar entrevista com voz baixa, calma, quase sussurrando. Só os grandes alcançam este patamar. Sem fugir ou tergiversar de qualquer pergunta – e foram muitas, o treinador deixou uma única dúvida no blogueiro, que talvez seja o próprio culpado, pois não apetrechado suficientemente para adentrar e acompanhar raciocínios-alfa. Cuca teria “defendido” a tese de que as expulsões prejudicaram mais ao Atlético que ao Palmeiras… (“com dez, nove jogadores eles se fecharam e acabou o futebol…”) É isto mesmo? Ouvi direito? Maria ouviu e alertou o blogueiro…

6. Foguetes na manhã de domingo – Ontem, por causa da movimentação própria do Dia dos Pais, me esqueci do Coritiba x Atlético, na capital paranaense. “Acordei” com um foguetório incrível. O Atlético, nos segundos finais da prorrogação, marcou o gol da vitória… seguiu-se buzinaço na Savassi, festejando a subida para o 6º. lugar na classificação. A diretoria curitibana não aceitou a derrota e demitiu o técnico Gustavo Morínigo, contratando Guto Ferreira.

O buzinaço persistiu até por volta de 21h de domingo, quando parou de repente. Zapeando os resultados, descobri a causa:  o Internacional ganhou do Fluminense por 3 x 0 e retomou o 6º. lugar do Atlético, que voltou para o 7º. Oh vida! Oh céus!

7. Cruzeiro x Atlético, uma rivalidade de DNA. Está na alma e na raiz dos cabelos. Nos últimos anos, poderosos fatores internos e externos acabaram com o longo protagonismo do Cruzeiro em Minas. Ao mesmo tempo, no Atlético, a milagrosa reunião dos 4 Rs fez surgir um time que poderia disputar a Champions League. Com méritos, ganhou quase tudo. De bônus extra, teve o excepcional prazer complementar de ver o Cruzeiro destruído pela roubalheira, sem forças pra se recuperar em razão da pandemia mundial. 3 anos seguidos na Série B. Relembrei a estrambólica pesquisa americana (“Você prefere ganhar na loteria ou ver a casa de seu vizinho – melhor que a sua – pegar fogo? ”). Lá, ganhou o incêndio. Aqui, numa paráfrase, o atleticano foi premiado com as duas opções: seu time ganhou tudo, o Cruzeiro perdeu tudo. Alegria de pinto no lixo. 3 anos apanhando calados. Porém, lentamente, a roda começa a girar. Não mais preso em casa, pela pandemia, o torcedor azul saiu e foi ocupar arquibancadas dos estádios, batendo recordes sucessivos. Time correspondendo em campo. O Gigante começa a respirar sem aparelhos.

8. Hulk, nos últimos jogos, perdeu a fórmula do verde. Só consegue ficar vermelho.

GARIMPO

“Um editor de jornal é alguém que separa o joio do trigo – e publica o joio’.

(Adlai Stevenson)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
27 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Janete de Azevedo

O POVO ANDA MEIO DE PREGUICINHA…

Até agora, nenhum bom dia pelas ecológicas trilhas da eternamente linda, RAPOSA IMPERIAL DAS AMÉRICAS, passe o que passe!!!
Matematicamente o CRUZEIRO está numa posição confortável na ponta da tabela. O que não está animador é o futeboleco… Uuiii! Reconheço o esforço dos atletas e sigo sem entender o castigo de Pedro Castro…

José Antonio

Bom dia Sr. Dalai,
nem uma linha sobre a comemoração do JOGO DO CENTENÁRIO???? 100 JOGOS CONSECUTIVOS NA SEGUNDA DIVISÃO não pode passar em branco!!!!!!
E o tal “gasolina” é o novo “herói” pra chamar de seu??? Porque ele entrou no lugar do outro “herói pra chamar de seu”, o tal Bidu, lembra???? Deve ser muito triste ter que ficar trocando de herói a toda hora!!!!!
Ah!!!! Já que o sr. não comentou vou repetir:
“Finalmente, um ajuste entre Cruzeiro e Minas Arena assegura que este será o último jogo nosso, deste ano, em que um show marcado anteriormente nos tira do Mineirão.” explica ai pra galera então Sr. Dalai porque o jogo contra o Náutico vai ser no Independência, ahahhahahahhahahahhahahahhahahhahahahhahahahhahahhahahahahhahahhahahahah

GARIMPO:
“A omissão é a cópia não autenticada da mentira”.
Fernanda Estellita

PAULO CESAR FIALHO

coitadas dessas frangas rosadas. Pega seu milho e volta para sua realidade no galinheiro. Hulk tem o salário que é a folha do Cruzeiro e vocês tem a campanha similar ao Mequinha? me ajuda aí….pobres frangas.

Marcílio

E a campanha do BBBruzeiro é de dar inveja ao melequinha tmb, afinal de contas três anos na série B nem o melequinha tem! Maria vc tá pior que o juventude último da série A, pq vc é série B Maria. Kkkkkk

Fernandao

O que me incomoda eh a promessa de un ” craque para buscar no Aeroporto”, se os bobos atingissem a cota de 50000 socios…SAF, eh soh para dar lucro para o dono…sih jogador restoio de outros times…esse tecnico tira leite de pedras…..

PAULO CESAR FIALHO

Com a chegada dos reforços, tem uns caras que tem que ir para o banco. Matheus Bidu, é um deles. Zé Ivaldo é outro.Grosso igual parede de igreja. O Machado é o pior jogador do Cruzeiro entre todo elenco. Cisma que é craque. Entregou o gol, e errou tudo que podia. Dizem que chuta bem..kkk. Nunca vi acertar um rebote. Temos várias opções antes de colocar o Machado.

Teobaldo

“Grosso igual parede de igreja”…. Sensacional, Fialho!!! Rindo aos montes!!!!! Já coloquei no meu dicionário pra sacanear os amigos!!!

Atleticano

Tropecei pra cima.
A última vez que vi declaração semelhante no futebol, foi do Fred, falando em 2019 (ou seria 2018?) que caiu para cima, ao trocar o Galo pelo antigo cruzeiro. O resto da história todo mundo sabe.

Parabéns pelos 100 jogos consecutivos na série B. Marca impressionante, de causar inveja à Tombense, achei injusto o blog não exaltar esse feito. Pena que o jogo comemorativo não pode ser na sua casa… ops, esqueci que quem paga aluguel não tem preferência.

Segundou! Com S de série B.

Jorge

Bom dia a todos! Uma boa segunda-feira para quem amanhã estará na terça. Para os aprisionados na segunda, então uma boa SEGUNDA. Como diria o poeta, “que seja infinita enquanto dure” E se, por acaso, interromper esse ano, no ano seguinte tem mais! Eu acredito!!!!

E o BBBruzeirão da massa está comemorando mais um empatezinho mequetrefe na série B. kkkkkkkkkkkk. É só felicidade para esse povo sofrido, mas, povo feliz!!!!! O problema é que ano que vem não serão Brusque, Tombense, Londrina ou Chapecoense. Ano que vem vai acabar a molezinha e voltar a vergonha! Terrível, terrível, terrível.

Mas como não há mal que sempre dure ou bem que nunca acabe, já no ano seguinte, em 2024, tudo ficará mais fácil de novo. Estarão lá, de braços abertos esperando o BBBruzeirão da massa: Brusque, Tombense, Londrina, Chapecoense e seus amigos. Será o BBBruzeirão voltando para o seu habitat natural. Eu acredito!

E o Galai está sofrendo de solidão porque os Atleticanos estão menos frequentes ao seu Quintal. É natural que a gente deixe algum espaço para o torcedor bbbruzeirense modinha que só vem na boa. Já surgiram alguns, mas a frequência está mesmo baixa. Puxa vida! Mas nem na boa esses simpatizantes aparecem? Será que a gente vai ter que voltar aqui todo mundo de novo para socorrer o Galai? Terrível, terrível, terrível!!!!!

Bom, como o Galão está em fase de recuperação do péssimo planejamento feito para esse ano, e como o BBBruzeirão da massa está se aproveitando das facilidades de se jogar uma série B, agora mais ambientado, após dois anos de ‘experiência’, tem gente achando que a roda está girando. Está girando como a terra em volta do sol. Dia e noite. Mas o giro do planeta em torno do sol dura 365 dias. Um giro mais longo, portanto. E no caso da roda do futebol mineiro, pelas contas que o Galai já fez anteriormente, a duração do giro completo da roda dura cinquenta anos. Então bbbruzeirenses sofridos, mas felizes, faltam apenas 47 anos para vocês saírem dessa urucubaca por culpa da pandemia e do tal tsunami. Quase nada! Portanto, não se empolguem com uma balançadinha da roda. Ela não está girando, não. O dia logo vira noite de novo. Daqui a pouco vocês param de empatar na série B e passam a perder na série A…

“Óh, vida! Óh, céus! Cinquenta anos é muita coisa!” Bom, eu morro de dó. Mas confesso que nem ligo! Um abraço a todos os bbbruzeirenses sofridos, mas felizes. E curtam o empate que arrancaram da Chapecoense durante essa próxima semana. Vocês merecem!!!! E se eu não aparecer na quinta, vejo vocês novamente na SEGUNDA. Abraços!!!!

JCSR

A Chape deu trabalho como eu havia previsto. Afinal eles tinham vencido Grêmio e Bahia fora de casa. O empate acabou sendo bom pois o Grêmio perdeu e assim abrimos 10 pontos a mais que o 2º colocado. 19 pontos do 5º colocado o que nos deixa a 3 vitórias do acesso à serie A 2023. Faremos 7 partidas em casa, portanto o acesso está próximo.
* Como sempre darei um pitaco sobre torcida : sábado em Brasília foram quase 23.000 “simpatizantes”. Em Curitiba no domingo os “torcedores de verdade” me lembraram aquele filme sobre Esparta/Pérsia : foram ” QUASE 300 “.

Marcinha Guedes

Trezentos que valem sempre mais que vinte mil afundados. Se lembrou de Esparta, nós nos lembramos de Júlio o Mais Amigo Verne: Vinte mil léguas submarinas… É fundo esse buraco da segundona! Afff. Muito fundo.

JCSR

Com o devido respeito mas você só pode estar delirando. E não vinte mil, são vinte e três mil. Depois chamam os cruzeirenses de arrogantes.

Augusto

Boa tarde, prezados
Grande resultado do CSA em mais uma emocionante peleja pela série B, onde estão o xará CSA,Sampaio Correa,Operário, Tombense,Londrina e outros concorrentes.
Realmente, meu caro Dalai, você tem razão quando diz que a roda gira…e como gira!
Quando fomos campeões da Série B, servimos de chacota para a imensa nação de simpatizantes azuis, que babavam de rir .
hahahahaha olha os caras comemorando título de série B….chegaram ao fundo do poço mesmo.
Falta pouco para vocês conseguirem nos imitar, hein?
Dá até vontade de cantar aquela do Chico Buarque: “Quem te viu,quem te vê….

Janete de Azevedo

A JANELA ABRIU E FECHOU

E não apareceu nenhum nome de peso na Toca!!
Será que a Bocolândia Azul acreditou em mais uma mentira? Não creio! É subserviente no “Bailão do Embaucador com os aplausos da mídia do jabá!!
Aqui é acolá aparece o “mete a mão no bolso”… Como aceitam tanta humilhação!
A saf não é solução é pura enganação! ! Existem saídas sim com toda a dívida que o Clube tem! Mas não existem líderes para comandar o barco!

Marcílio

Como não! E o Gasolina? Injustiça com o Gorduxo.

Manuel Panhame

De antemao, nao. Nem o Clube Atlético Mineiro nasceu em 2013, como costumam zurrar indivíduos desprovidos de cérebro e outros apetrechos básicos, nem o goleiro Vanderleia foi o único azulino a tomar gol olímpico em decisão, tampouco o cruzeirim csa não nasceu em 1966 ao longo da Taca Brasil… Não é verdade, nunca foi, que Minas não existia antes do Mineirão, a Europa gelada de 1950 comprovando inquestionavelmente o fato, a inauguração do Pacaembu em 1940 tendo sido feita pelo Galão da Massa, que foi lá estapear festivamente o pobre do São Paulo, que ficou estatelado de quatro… Não é verdade que o Campeonato do Estado é desimportante, por diversas vezes a decisao de um tendo parado a Cidade do Galo. Como em 1962, ano alias em que o Galo se sagrou campeao de um quadrangular no Distrito Federal disputado festivamente para comemorar o segundo aniversário de Brasília… O campeonato daquele ano foi disputado decisivamente em fevereiro de 63, o calendario aqueles tempos, ao contrário do que supõem mal informados de plantão, vindo abarrotado, o Atlético em 1962 tendo disputado 69 partidas… O presidente Felício Brandi, que tomara posse em 1959, encontrando seu clube às vésperas de completar 15 anos sem um único título, nao permitiu que sua assanhada raposinha debutasse, de imediato montando um time formidável que de cara foi tricampeão, desancando o grande Villa, o organizado Siderúrgica, o Coelhinho Pompom e o Maior de Todos. Em 1962 aquele grande time de Rossi, Massinha, Nuno, Dirceu Pantera, dentre outros, pretendia e se preparava para um inédito tetra, façanha que o Galo Mais Lindo do Mundo não estava inclinado a permitir… A decisão àquele tempo era em Melhor de Três… No primeiro jogo, decepção total em Lourdes: cruzeirim 1×0, gol de Dirceu Pantera… Tínhamos que ganhar, de qualquer maneira, o segundo jogo. Sonar, um volante que precedeu o grande Vanderlei de Paiva Monteiro, acertou um canudo de fora da área no ângulo esquerdo de Mussula, logo aos vinte minutos… Festa na Massa, da Massa, no mundo… Mas no finzinho do primeiro tempo o Nuno empatou a partida. Naquela toada, a taça iria direto pra Lama Preta. Segundo tempo dramático, o Galo em cima, ficando e esporeando forte… 34 minutos e Nilson estufa a rede!
No dia do jogo final da Melhor de Três o Indepa foi fechado uma hora antes do início do pega-raposa-pra-capar… Mas o time do Felício Brandi era osso duro de ser roido… Primeiro tempo Mariada 1×0, gol de pênalti convertido pelo excelente Rossi, um volante trinta e sete vezes melhor que o Piazza… Eu disse volante? O Galo também tinha o seu: Dinar, quase terminando o jogo, de novo ele, no tirambaco característico, quase rasgando a rede… 1×1, foi preciso prorrogação… Aos 8 minutos, escanteio pra nós. O ponta direita Toninho foi bater e gritou de lá: “Pega, Mussula!” Pegar como? Kkkkkkkkkkkk
Eh Galo!!!
Garimpo: “Os Chapéus Transeuntes”, de Guimarães Rosa.

Maria.

Nossa Senhora! Repito: ninguém lê isso. Dalai, limite o numero de linhas. Que lenga lenga.

Jorge

Maria de dois neurônios querendo ditar regras. Se não aguenta ler, maria, passe adiante. É um texto muito bom e inteligente. Claro que não foi escrito para você ler.

Maria.

Cara, que “fino” trato em resposta. Vc ainda vive no século 19? Maria tem dois neuronios, lugar de Maria é na cozinha, Maria esquenta a barriga no fogão e esfria no tanque … tsc … tsc … tsc
Ainda: arrogante.
Evolua!!!

Teobaldo

Você é um cara Legal.

Marcilio

Maria sendo Maria, dois neurônios é muito, essa MAria aí tem no máximo meio.

Maria.

Marcílio, como ja foi dito aqui, creio: vc precisa evoluir muito suas ideias para eu te condiderar errado.

Toinho

Como sempre, a soberba, né Maria.?!? Quer dar “lição de moral” aqui, se achando a “fina”, a moderna, a dinâmica, mas acha que os textos são dirigidos só a vc!! Que o espaço (blog) é todinho seu para ditar regras e, pior, afirmar quem lê (ou não) os textos, em razão do tamanho!
Aprenda uma coisa, Maria. O que importa em um texto é o conteúdo! Para de tentar “limitar” o historiador e suas espirituosas narrativas. Ainda que rebuscado, os textos do Panhame são de fácil compreensão…pelo menos para a maioria…rsss

Maria.

Vc tem uma narrativa desinteressante e é lenga-lenga tambem.
Inicia afirmando que sou soberbo mas diz “aprenda uma coisa, Maria”. Soberbo!
Me dirigi ao Dalai.
Se “quem vive de passado é museu” serve aos cruzeirenses (simpatizantes como eu, diga-se de passagem) deveria servir aos demais.
Rsrsrs

Toinho

Não, Maria;não disse soberbo! Disse soberb”a”!!! Questão de conjugação! Captou!?! Ou é difícil pra vc entender isso também!?
Quando digo “aprenda uma coisa” não é soberba, mas sim uma pequena correção para quem se acha a última ( e não último!!!) bolacha do saquinho!! Se vai no texto de “terceiros”, em um blog de acesso livre, criticá-los, vc não está se dirigindo ao Sr. Dalai! Ao contrário, se dirigi a todos que podem ler o referido texto, inclusive contrário a sua vontade, que sugeriu não permiti-lo. Enfim, quando quiser se dirigir “somente” ao nobre e paciente sr. Dalai manda no “privado” pra ele!! Outra coisa, não é pq seus textos são pequenos que vc deixa de ser enfadonha!!
Sds.

Maria.

Hihihihihi!!

Isaias Paulo dos Reis Reis

Tanto Blá, blá para nada. Mudou a história vitoriosa do Cruzeiro. Aceita que doe menos