DAY AFTER - II - Quintal do Dalai

DAY AFTER – II

  • por em 20 de dezembro de 2020

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

Os americanos cunharam essa expressão – O DIA SEGUINTE – com sentido de pós-tragédia. As 24 horas que se seguem a um acontecimento terrível. Absorver o luto. Curar feridas. Abrir as janelas, expulsar o ar pestilento. Difícil de sair é o gosto amargo de desesperança da alma. O não sonhar mais. E a frustração de reconhecer, finalmente, que estamos num barco furado.

Alguém já disse que é prova de demência tentar melhorar repetindo as mesmas decisões comprovadamente erradas. O acaso ajudou nossa ilusão por algum tempo. E é fácil acreditar no que a gente quer que aconteça. Nelson Rodrigues dizia que a coisa mais difícil de perceber é o óbvio ululante. Aquilo tão evidente, tão gritante, que a gente deixa passar batido.

Perdoem-me a insistência, mas aquela isolada de bola do Jadsom, mandando para a arquibancada, quando estava sozinho, na intermediária do CSA e meio time nosso lá na frente, querendo o segundo gol, é emblemática de um time sem comando.  Você consegue imaginar essa jogada na Champions League?

A sucessão de absurdos assim, somados aos inacreditáveis erros de passes matando nossas jogadas de ataques, tudo isto vai formando um quadro de desalento, de “deja vu”, arrasando esperanças.

Faz parte dessa tragicomédia a reiterada presença de Patrick Brey na lateral esquerda. Autêntico, nunca surpreende. Faz sempre o que todos, menos o técnico, esperam dele: afundar o time. Será que em nossas divisões de base não há ninguém a ser testado? Em jogos de Grêmio, Santos, Palmeiras e Flamengo tem sido comum o lançamento de jovens de 16/17/18 anos. E eles dão conta do recado. No Cruzeiro essa progressão é rara, embora a nossa Toca 1 seja tão completa que já foi usada pela seleção brasileira, em temporada de treinamentos. Há anos é exclusiva das categorias de base. E tem um custo razoável. Precisamos descobrir lá, pelo menos, um aprendiz de lateral direito, com urgência.

BATE PAPO NO QUINTAL

1 Outro dia, xingaram minha mãe, neste QUINTAL. Ontem alguém me acusou de não ter vergonha na cara. Já que não admito a censura/bloqueio, perguntam-me, pelo menos não vou responder? Acho que não devo, e explico. Ataques deste nível dizem muito mais de quem ofende do que de quem é ofendido. São, por assim dizer, baixarias auto identificáveis.

2 Dois santos têm nos aliviado os últimos dias. São Fabio e São Paulo. Nosso goleiro continua fazendo milagres porque atua em um time que não gosta de vencer. Enquanto isto, São Paulo jogou água na fervura em BH. Seria um suplício maior ainda do que estamos passando, conviver com o “segue o líder! ”  

O Cruzeiro pode nos decepcionar. Mas o Atlético, não!  Continua o mesmo de 50 anos atrás. Vale a pena transcrever trecho do que escreveu ontem, em sua coluna no “Estado de Minas”, o mestre das letras Fred Melo Paiva:

“O Atlético é uma máquina demolidora de sonhos. É o trenó desgovernado passando por cima do Papai Noel. ”

3 Tal como fiz na hora do jogo contra o CSA, milhões de fanáticos também fizeram. 1 x 0 no primeiro tempo, manter tudo igual para o segundo. Mesma poltrona. Mesma posição. Se não tinha cerveja no primeiro, também não terá no segundo. Fora de campo, era só fé e esperança. Isto a gente estava dando. No gramado, porém, um time que não queria vencer. Se tivesse cobrança de danos morais por noite mal dormida, o Cruzeiro cairia para a série D.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flávio

Bom dia senhor Dalai.

Time medíocre, diretoria medíocre, todos os departamento do Cruzeiro superaram a incompetência.

Esse time de 2020 foi o time mais horroroso, mais sem alma que eu tive o desprazer de ver jogar nos últimos 40 anos e olha que a década de 80 era só Jesus na causa kkkkk .
É senhor Dalai, temos que dar risada para não chorar.

Sim concordo que Fábio salvou , mas sou contra a renovação dele, aliás de todos os remanescentes de 2019, chega, acabou, ano perdido, melhor dois anos perdidos.

Outra coisa, se começar a temporada de 2021 com David , chuto o balde e esqueço o Cruzeiro enquanto ele continuar.

Sem mais

WELLINGTON

Bom dia Sr Dalai, há muitos acompanho sua coluna. Queria dar os parabéns por colocar sua cara a tapa, falando sempre com muita realidade e convicção. Gosto muito das discussões aqui apresentadas, até torcedores do outro lado participam com muita parcimônia. Jogos do nosso Gigante sempre foram para me desestressar, mas somente minhas noites pós jogos podem desmentir essa afirmação. Enquanto tiver esperanças estarei firme, mesmo não dormindo, triste e desapontado. Avante Cruzerao.

Rei Melo

Sr Dalai escrevo aqui e sei que as vezes uso termos pesados…Mas pensa bem.. O Sr. é o único que conheço via blog que frequenta e conhece como funciona a facção dentro do cube (pode não participar dela , mas sabe quem e como funciona), assim esta é a forma de pelo menos falar ou escrever algo e demonstrar o que milhares de amigos e conhecidos acham do clube , das pessoas que la frequentam e principalmente dos passa fome que prejudicam.
Acho que os tais conselheiros que aqui chamo de passa fome, são os grandes responsáveis por isso tudo, talvez não todos, mas… todos sabem onde vem e vão as tretas. Assim sendo são cumplices tb pq ficam calados, omissos.
Da mesma forma os jogadores que ficaram aqui da quadrilha de FRED e DEDE.
Foram e são omissos, todos , nao salva um. o Fabio ainda é sim um bom goleiro mas é omisso e o tal papinho de igreja dele so enrola os mais cegos e bitolados com religião. Os outros que sobraram são muito ruins tecnicamente e também omissos e aproveitadores, pq nenhum time do mundo os quer melhor ficar aqui e receber o que puder pq futebol eles nao tem mais e se acomodaram aqui.
Ai vem o DAVID.. putz o cara trouxe de volta que custamos a ficar livre. somente pereba e mal elemento. vide o tal JADSOM (o tal do chute para lua), que ninguém explica como joga futebol, mas ta lá… junto com o tal Brey outro sem explicação de como esta lá e pelo visto vai ficar se ninguém der o grito(sorte destes é que não tem torcida)
Te pergunto quem faz analise técnica deste pessoal?
Resposta: alguém que pertence a facção, ou do grupo de passa fome, resumindo alguém que recebe e manda dentro do clube, pq qualidade técnica é inexistente.
E por assim vai o time , e olha deu sorte de ainda estar na serie B, que se depender desse pessoal que ficou, dos 400 passa fome e dos refugos que vieram e os que voltaram…. Já teria que mudar o nome para PCC. E.C ou CV.E.C

geraldo

Lendo os comentarios, pelo jeito nao e so eu que vai chutar o balde em 2021, muitos estao despertando e concluindo que com essa quadrilha, nao da mais, vao roubar em outro QUINTAL.
Esta chegando a hora da verdade. Esse muro nao vai aguentar tanta gente em cima, Jogar com a emoçao dos torcedores, embromacion, enrrolation, ja nao cabem mais.
As imundices que comandam o clube, terao que abandonar este navio, os ratos terao que abandonar esse porao, se nao fizerem isto a panela de pressao ira explodir. Vao pagar pra ver????..
A barca vai partir, desta vez nao so com os pseudos jogadores, me recuso a estar no mesmo barco em companhia de escrotos como pedrosas, gilvans, davids e sua quadrilha de larapios, benecys, ladroes de camisas, presidentes como D maria a louca, picareta, Wagner, itair, serginhos, gauchos, que continuam no clube, pessoas que constituem a maior coleçao de lunaticos e visionarios, escoria da raça humana. CHEGA.

peppeu

Sentiu o golpe, né Maria Tremedeira! Respeita a Famiglia União!

geraldo

ELES JA SAO CINQUENTENARIOS, BEM VINDO AO CLUBE DOS CINQUENTOES. SEJAM BEM VINDOS,PENA QUE NAO ESTAREMOS VIVOS PARA COMEMORAR O CENTENARIO.

Gunther Hofner

Bom dia, Blogueiro
Impressionante como o senhor prefere curar a dor abraçando, e com prazer, as questões do Glorioso. Mais impressionante é a forma que tais zombarias não machucam NENHUM dos atleticanos que aqui participam ou melhor, todos os alvinegros! Somos paixão, respeito, fiéis e verdadeiros, coisa que cruzeirense desconhece!
Como o senhor já sabe e inclusive por vezes já comentou sobre meus palpites, abomino a falta de respeito, a corrupção, a ameaça e até mesmo o tal jeitinho brasuca, então, quando mencionaram de sua matriarca, putz… inaceitável. Mas conforme acima, infelizmente seus torcedores desconhecem qualquer um dos adjetivos que aqui escrevi. Vejo que os ataques partem deles.
Um abraço!