DE VOLTA A VOZ DAS RUAS - Quintal do Dalai

DE VOLTA A VOZ DAS RUAS

  • por em 29 de outubro de 2020

Túlio Santos/EM/D.A. Press

As manifestações da torcida azul na tarde de terça-feira, iniciadas na Praça Sete e encerradas no Barro Preto, foram assustadoras como recado. E podem ser mais incisivas. Basta lembrar o fim do ano passado quando a voz das ruas baniu uma diretoria corrupta.

Desta vez, convocada basicamente para atingir dois objetivos, o cancelamento da eleição de natos e o afastamento dos conselheiros remunerados, a movimentação já havia provocado, 24 horas antes de seu início, o recuo da Mesa diretora do Conselho Deliberativo, quanto à inoportuna e estranhíssima eleição de 70 conselheiros natos.

Restou para a passeata apenas um objetivo que é o afastamento dos conselheiros remunerados, tema que vem sendo empurrado pela barriga no Cruzeiro, da mais vergonhosa forma possível, com a ridícula explicação de que “está sub judice”. 

Trata-se de uma liminar, conseguida por esses conselheiros, na véspera da eleição dos atuais dirigentes, reintegrando-os ao Clube, com direito a voto. Eram 30. A atual Mesa diretora do Conselho Deliberativo foi eleita por uma diferença de 12 votos.

Dá pra entender agora porque, no Cruzeiro de hoje, ninguém tenta derrubar esta liminar? Ela poderia já ter caído talvez com um simples sopro, mas interessa também a muitos “graúdos” a sua transformação em “coisa julgada” como tentam nos fazer crer com a mesma “convicção” de alguém que nos comunica que finalmente o sargento Garcia pegou o Zorro!

A manifestação da Nação Azul, terça-feira, tem cheiro de CHEGA! Chega de tentar tampar o sol com a peneira; chega de acender uma vela a Deus e outra ao diabo; Chega de blábláblá, visando apenas interesses pessoais/promocionais, tentando justificar o injustificável que é essa escandalosa convivência com bandidos que nos deixaram onde estamos.

A gente sabe que são intragáveis as questões jurídicas, mas, pra quem quiser conferir, o caso dos conselheiros remunerados está previsto no parágrafo 3º. do art. 18 do Estatuto:

O Associado Conselheiro Nato e Associado Conselheiro, contratado como empregado do Clube, perde o mandato e o suplente de Conselheiro será excluído do quadro de suplência.

Importante que o texto não fala em “poderá perder o mandato” ou “sujeita-se à perda de mandato”. Nesses casos, óbvio, deveria haver um processo complexo e ser consultada a Assembleia Geral do Conselho.

Mas o texto do parágrafo é ordenativo. Cogente:

PERDE O MANDATO

Não depende de nada além da mera apuração de que o conselheiro era remunerado, seja pelo CPF (pessoa física) ou pelo CNPJ (pessoa jurídica), assegurando-lhe direito de defesa. Quem se encarrega disto é a Comissão de Ética. Ela foi nomeada ad referendum do Conselho Deliberativo porque impossível, pela pandemia, convocar naqueles dias Assembleia para aprovação dos seus membros. A Comissão abriu os processos sumários. Deu amplo direito de defesa aos conselheiros envolvidos. E, afinal, o parecer recomendando em quase todos os casos, a exclusão. Em seguida, assinei os atos afastando os conselheiros.

Faltou a mera formalidade de aprovação dos membros da Comissão de Ética pela Assembleia do Conselho Deliberativo, impedida de ser convocada em razão do Coronavírus. Essa aprovação, óbvio, seria tranquila.

Basicamente, a rigor, foi esse detalhe que “justificou” a liminar judicial. Mera formalidade. Nada contra o mérito. Nenhuma alegação fundamentada de injustiça quanto aos fatos de que eram acusados.

Nestes cinco meses de nova gestão, o Cruzeiro poderia ter tentado derrubar a liminar ou, não conseguindo, nomear outra Comissão de Ética e submetê-la a aprovação da Assembleia, refazendo-se os processos. Não cuidou nem de uma coisa nem de outra.

Perguntados sobre este espinho na garganta, conhecido como conselheiros remunerados, os dirigentes – preferindo nos ver como idiotas – respondem sem corar de vergonha: “Temos de aguardar. O caso está sub judice”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
geraldo

A pressao da torcida, fez recuar a troca de mauricio por wilian potker, trocar uma promessa que podera ou nao acontecer, por um jogador de 26 anos que ja mostrou a que veio, mesmo ficando com 30 %, seria prejuizo. David vagabundo, incompetente, cachoro amestrado do presidente, fora junto com Benecy, voces sao um cancer no cruzeiro. Os cretinos do Gilvans, Perrelas, Wagners, Serginhos, Pedrosas e a quadrilha que infelicita o Cruzeiro, estao com os dias contados, voces ja nao representam mais nada, vao roubar em outro lugar. Basta. Presidente e melhor democratizar o clube, enquanto pode e melhor governar atendendo a torcida do que porder tudo. E o que vai acontecer.
Jogador sai do clube, ou e saido, sem explicaçao, faz acusaçoes, mas nao nomeia os bois, deve estar se referindo ao cretino do David. Sera que nao entendem acabou-se uma era, ou limpam o clube ou seram varridos. Simples assim.

Jose Antonio

Só não opinião do Sr. Dalai que 350 modinhas são “a voz das ruas”…. Mas é compreensível, eles não estão acostumados com “multidões”…. Só quero ver quando a ira desses 350 se voltarem contra aqueles que deixaram o clube perder seis pontos por calotes que foram parar na FIFA e nem lá foram pagos….

Rei Melo

A torcida parece que não esta disposta a engolir mais lorota de um bando de safados que ainda infestam o conselho inútil do clube. O mais engraçado é que como? mais uma vez como? Um cara analfabeto e um estelionatário famoso, conseguiram com apoio de um pinguço, entrar no clube e de la montar uma facção criminosa debaixo do focinho de um tanto de empresários de BH. Estes três safados não podem nem sair de casa em BH. Ninguém quer ficar do lado, muito menos trabalhar com estes tipos. Estes marginais nunca trabalharam alguma vez na vida. O tal analfabeto nem voltara para o programa ridículo que protegia ele pode . O tal Pedrosa sem vergonha é outro que em breve não vai poder nem ir ao supermercado. Mas tem mais gente nessa facção e expulsar estes 30 seria o inicio. O clube tem que eliminar para sempre essa facção de dentro do clube.. No mais é aguardar o tal DAVID fazer mais uma das suas merdas ..Manter no clube . Marquinhos Gabriel, Leo , Manoel, Henrique é dar tiro no pé.. Será que o artista do David não consegue time para doar estas coisas. Oferece pra o Íbis.. duvido que queiram.

Jamicel

O Maurício é um jogador, aparentemente, promissor. Nas vezes em que esteve bem, fez diferença com gols, assistência e volume de jogo. No entanto, nosso ataque é inoperante atualmente e o Potker é um jogador com características que nenhum dos nossos atacantes tem.

É a famosa faca de dois “legumes”: necessidade de venda de um jogador promissor para recomposição de caixa IMEDIATA (com a chegada de um bom atacante em troca) ou a possibilidade do Maurício “vingar” e render mais ainda em um futuro, quem sabe, próximo, além de somar com a qualidade que pode, finalmente, aparecer de vez !

Zander Vieira

Bom atacante igual a ele temos Sassá. É cada uma meu Deus!

Jamicel

Discordo! São características diferentes! O Sassá joga mais centrado! Potker pode ser escalado como ponteiro, trazendo para dentro, etc! Mas respeito a opinião do amigo!