Categories: Notícias

DE VOLTA PARA O FUTURO!

Jogadores do Cruzeiro reapresentam-se amanhã na Toca 2, após miniférias. Exames médicos, densidade óssea, aferição muscular, psicológica, até podológica… tudo conferido pra tentar voltar no mesmo nível em que paramos, ou seja, como um dos três melhores times do Brasileiro na visão da crônica esportiva.

Uma das maiores expectativas é Matheus Henrique. Lesionado no menisco do joelho direito, em abril, partida contra o Mushuc, foi operado e entrou em processo de recuperação na Fisioterapia do Clube. Está na hora de voltar e aí vem a pergunta ainda sem resposta: quem vai sair no meio de campo pra ele entrar?

Repercute a entrevista de Ronaldo: Reduziu pela metade a dívida do Cruzeiro, que era de 1 bilhão e 200. Acha que acertou na mosca ao escolher o seu sucessor, Pedro Lourenço.  E no final, a frase que vem tirando o sono de muita gente:

“É questão de tempo para que o Cruzeiro domine o futebol brasileiro.”

Sorry, periferia.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Viva o Mushuc! Viva o Sousa!  O que seriam dos atleticanos se não fossem essas duas zebras recentes na história do Cruzeiro?  Com a supremacia azul voltando com força nestas Minas Gerais, em praticamente todas as modalidades esportivas, o que escreveriam aqui Augusto, Roberto Cardoso de Sousa, Agora Vai, Marcelinho Mineiro, João de Deus?  A Barraca Atleticana, estrepitosa de natureza, ficaria em silêncio vendo o bloco passar.

Atordoado pelos acontecimentos, o pessoal de Vespasiano resolveu requentar fracassos episódicos do Cruzeiro, na Copa do Brasil do ano passado e na Sul-americana deste ano tentando com eles responder à realidade crua dos tempos de agora. A gente escuta, lê e pensa: Como o atleticano tem coragem de falar em Copa do Brasil com o maior vencedor desse torneio? Como consegue “festejar” nossa eliminação da Sul-americana, sendo vizinho da zona de rebaixamento no Brasileiro até duas rodadas atrás? Vendo o Cruzeiro na co-liderança, com os mesmos pontos do Flamengo e tendo vencido o confronto direto?

Cara de pau, é pouco!

A gente poderia relembrar aqui vexames históricos do Atlético como a absurda eliminação diante do Afogados da Ingazeira, na Copa do Brasil, município de 40 mil habitantes, no Vale da Pajeú, em Pernambuco.  Os jogadores do Afogados se disseram bastante cansados depois do jogo pois tinham vindo direto do serviço para o campo. Quais serviços?  Servente de pedreiro, embalador de mercadoria, médico, frentista de posto de gasolina, caixa de supermercado…

Ao contrário dos atleticanos, não precisamos abrir o baú. Os dois vexamões recentíssimos, na Arena Meu Rival Venceu e em Buenos Aires, estão com tinta fresca.

Além deles, amarelam a Barraca, os balancetes descarnando essa dívida misteriosa que só cresce quanto mais se paga; o fracasso generalizado nas demais modalidades esportivas, sub-20, que perdeu a terceira consecutiva, terça-feira para o Fortaleza (3 x 0), e está na zona de rebaixamento. Tudo isto, além da incógnita do “gramado” da Arena, após cinco reformas.

Então, viva o Mushuc! Viva o Sousa!

2. Augusto Andrade não alivia:

“ A Turma da Ação entre Amigos do patetiquinho está tentando vender um número de rifa por 100 milhões. Difícil algum investidor aplicar dinheiro pra “ganhar” prejuízo. O Corinthians deve 40 milhões a mais que o Atlético. Só que tem a segunda torcida do Brasil.

O Atlético está atrás do Cabuloso, do Flamengo e do próprio Corinthians, em Minas…”

O pior é que é quase tudo verdade. Vamos atualizar: Em Minas o Atlético só perde para Cruzeiro e Flamengo.

3. Alô, alô, fiscais da ética & moral! Está ensurdecedor, na Barraca Atleticana, o silêncio sobre o negócio Atlético-Paulinho-Palmeiras. 100 milhões de reais. Quem enganou quem?

4. João de Deus Filho foca o jogo de maior torcida no Mineirão, final do Mineiro, Cruzeiro x Vila Nova. 132 mil pessoas. Pagantes foram apenas 74 mil. Entraram de graça 57 mil. E comenta:

“Claro que foi uma grande jogada de marketing pra que a torcida pudesse gritar que detinha o maior público do estádio. Porém, assim fica fácil, ne?”

Não é fácil não, João. O Atlético já tentou fazer o mesmo (mulheres entrando de graça) e não conseguiu figurar nos registros históricos do futebol.

Na última terça feira, dia 22, o jogo completou 28 anos. Foi realizado em 22 de junho de 1997. Decisão do campeonato mineiro. 132.834 torcedores estavam no Mineirão, hoje com a capacidade reduzida a menos da metade.

5. QUINTAL em livro vem aí –  Resumo em crônicas curtas da odisseia do Cruzeiro e o quanto foi importante a Nação Azul. Num espaço para o contraditório, meu filho atleticano Gustavo Rocha participa.  É “um estranho no ninho”. 

Quero ter o prazer de rever velhos amigos, conhecer os novos,  cumprimentar, enfim, TODOS os que frequentam este QUINTAL, seja participando do Bate Papo seja acompanhando nos grupos essa façanha das segundas e quintas. 

Será dia 26 de julho, sábado, a partir de 15.00 hs, no Restaurante Bebedouro – Espaço 356 – Bairro Olhos d´Água – BH. O chopp é oferta da casa.

Venham tranquilos: na portaria haverá um detector de armas!

6. Rafa! – A próxima coluna, dia 30, segunda-feira, última do mês, será assinada, como sempre,  pelo nosso revisor-editor Rafael de Novaes Rocha. De novo, o olhar prospectivo de um jovem atento ao seu tempo no instante em que o Cruzeiro parece reencontrar o seu passado grandioso.

GARIMPO

“O Brasil não é para principiantes.”

Tom Jobim (1927-1994)

Dalai

Ver Comentários

  • Dalai, você tenta de todas as formas desmerecer e diminuir o Galo, mas isso só demonstra o quanto se importa com o seu algoz. Não precisa ser nenhum estudante de psicologia para ver o quanto o Galo incomoda vc, é só ler o seu texto. A barraca cruzeirense dorme pensando no Galo, come pensando no Galo, trabalha pensando no Galo, devem até transar pensando no Galo. "Sabem" mais da nossa história, do que nós mesmos.

    "Pois a boca fala do que está cheio o coração" Mateus 12:34

    Uma dúvida: Seu livro será lançado na Cidade do Galo? Sim, em Vespasiano. Pois BH sempre foi nossa desde 1908, então vamos expandindo nosso território, podem ficar na sua província do Barro Preto (onde nasceu o COVID-19)

  • Bom dia a todos, inclusive os bbbruzeirenses mushuquianos de Sousa.

    E o Dalai sentiu o golpe do Mushuc/Sousa. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ora, Dalai, quem insiste em falar de vexame é você mesmo. Já disse que quem nos últimos seis anos passou 50% do tempo na série B, não deveria tocar no assunto. Mas não adianta!

    E no desespero de causa, o Dalai lembra até do Afogados, esquecendo-se de que para cada Afogados, existe um Juazeirense no caminho...

    E nem vamos falar dos vexames da inesquecível passagem pela série B, principalmente naqueles gloriosos momentos em que a luta era para não cair para a série C. Porque, como é o pensamento do Dalai, “vexames passados não movem moinhos”. Então se o que vale é só o vexame mais recente, fiquemos só com o Mushuc mesmo. Recentíssimo! E fim de papo!

    Mas vejam vocês, o Dalai quis discutir a venda do Paulinho para o palmeiras na coluna passada. A gente deixou passar entendendo que o Dalai se empolgou e deu uma bola fora. Como ele mesmo diz, seu anjo da guarda foi ver quem o flamengo iria enfrentar na próxima rodada do torneio lá nos EUA e esqueceu de lhe dar um toque. Mas ou o anjo da guarda dele tirou umas férias ou ele insiste mesmo em passar vergonha com o tema. Ai, ai, ai... Não tem jeito!

    Será que o Galo procurou o palmeiras para vender o jogador, estipulando o valor de venda? Ou o palmeiras que procurou o Galo e fez sua proposta?

    Será que a mídia não falou insistentemente que o jogador passou o segundo semestre do ano passado inteiro jogando no sacrifício por conta de problema ósseo?

    Será que o departamento médico do palmeiras não conseguiu detectar a lesão do jogador?

    Será que alguma espécie de Benecy do Galo ‘negociou’ com os responsáveis pela contratação do jogador para vender ‘gato por lebre’?

    Será que a Leila, melhor dirigente do futebol brasileiro, foi enganada pelo Galo?

    Pensei que o Dalai já tivesse tido a resposta suficiente sobre o assunto na própria ‘Segundona do Dalai’ quando o palmeiras perdendo o jogo para o inter Miami por 2x0 acionou o jogador Paulinho que, em poucos minutos, foi o responsável pelo heroico empate do seu time na competição. Passando de fase, o palmeiras já contabiliza em torno de $150 milhões pela participação no torneio.

    Não, Dalai. O palmeiras contratou um excepcional jogador jovem que precisa de poucos minutos no campo para fazer a diferença. E quando estiver plenamente curado, vai dar muito retorno ao seu clube. Apesar de estar fora por tanto tempo por lesão, eu preferiria que ele continuasse no Galo.

    Mas... por falar em ‘quem passa a perna em quem’ agora é a sua vez, Dalai. Tente nos explicar, por favor, como o BBBruzeiro concordou em pagar $3 milhões por mês para o reserva GabiSemGol. O Mattos levou quanto nessa brincadeira? Qual o custo total do jogador durante seu contrato para enfeiar o banco de reservas do seu time?

    E eu não acredito! Quer dizer que o BBBruzeiro já levou 132 mil pessoas para um final de Campeonato da Roça, aquele que não vale nada desde 2020, e num jogo contra o Vila Nova? Bons tempos aquele que o BBBruzeiro disputava as finais do campeonato mineiro, ops, campeonato rural, não é mesmo Dalai? Parece que naquele tempo valia alguma coisa. Hoje já não vale nada. Até o BBBRuzeiro sair da seca em que se encontra...

    E eu estou preocupado. Desde que o Galo contratou o Dudu, o BBBruzeiro vem querendo dar o troco. Só que agora o Vargas, um excepcional jogador, está livre no mercado. Creio que se o BBBruzeiro fizer uma proposta a ele para ganhar a metade do que ganha o GabiSemGol ele vai na hora. Então é melhor ninguém falar isso para o Pedrinho. Já pensou ele no BBBruzeiro? Que aleg...que tristeza?

    ALÔ PEDRINHO, O VARGAS ESTÁ LIVRE NO MERCADO, MAS NÃO É PARA VOCÊ CONTRATAR ELE NÃO, TÁ? OBRIGADO!

    E agora eu já vou. E como tenho dito sempre, espero ver vocês bbbruzeirenses mushuquianos de sousa, ops, sem sousa (só vale o vexame mais recente) naquela Segundona brava! Podem contar comigo. Vejo sim!!! Até lá.

    Agora Vai!

    • Ah, 'antes tarde do que muito tarde'...

      Parabéns Dalai pela publicação do seu livro com as crônicas aqui do Quintal.

      Seu blog é uma demonstração de tolerância e de que ainda há espaço para brincadeiras sadias entre torcedores de times adversários. Por mais que alguns intolerantes e outros pervertidos não tenham compreendido o alcance da sua proposta. Para uns e outros, vale a oração: 'perdoa-os Pai, eles não sabem o que fazem'.

      'Somos adversários e não inimigos'.

      Desejo-lhe sucesso com o seu livro e com a sua festa.

      Um abraço!

      P.S.: Mas só vai ter chopp lá? E a Cristalina do Picão, como é que fica?

      • Pior mesmo foi o falecido cruzeiro, lá nos idos da década de 1970, ter vendido um jogador cego para um rival lá do Rio de Janeiro... Isso, sim, foi uma verdadeira pernada!

  • Eu bem que tentei reduzir 50% das minhas dívidas, mas com o amparo da lei não consegui dar calote em ninguém. É como foi dito por aqui num dos impagáveis Garimpos:

    “Não entendo como alguns escolhem o crime, quando há tantas maneiras legais de ser desonesto.” (Lawrence J. Peter, educador e administrados canadense).

    Aliás, prezado Galai, você está nos devendo (não literalmente, é claro) um esclarecimento: como foi a transação na qual o falecido cruzeiro foi doado ao Ronaldo por 50 dinheiros? Tempos atrás, salvo engando, você me pareceu indignado com tal ação. E como em menos de dois anos esses mesmos 50 dinheiros viraram uma venda de R$ 600 milhões? Hummm!!!!

  • BBBom dia e boa quinta a quem mais entende de segunda.

    Frase do dia, que já está nos tirando o sono..... dita por Ronaldo Fenômeno, que na sua humilde sabedoria ultrapassa Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Aristóteles, Platão e outros nomes inesquecíveis das letras, filosofia, artes, etc.

    "É questão de tempo para que o CSA MG 2019 9.2 Mushuc de Sousa domine as modalidades de damas, bente altas, chicotinho queimado, finca, xadrez, sub 17, 20,23,25,27,29,31,35,40,43,56,70,75,80 e 90, feminino, do futebol brasileiro, quiçá até do mineiro.

  • Caríssimo Dalai,

    que ideia bacana a publicação das colunas no livro!

    Infelizmente, no dia 26 de julho, estarei retornando de uma viagem com as minhas pequenas e com a esposa!

    Oportunamente, vou adquirir o livro e gostaria que o senhor fizesse uma preciosa dedicatória para esse leitor e, às vezes, um esforçado comentarista!

    Um grande abraço!

  • Sr. Dalai, aguardamos o livro que ceertamente será um grande sucesso editorial. Pela qualidade do autor e pela temática abordada. Mas, estive lendo algumas coisas interessantes, como a notícia de que o outro de lá está procurando investidores?? Verdade??? Quem sabe não interessaria à SAF/Cruzeiro adquirir a massa falida? Não há muito, mas algumas coisas até poderiam ser aproveitadas como, por exemplo, transformar o campinho do bairro Califórnia, adaptando-o para um deposito de mercadorias do Supermercado; transformar os campos de Vespasiano em colônia de férias para os funcionários do Supermercado... tem mais alguma coisa? Acho que é só isso... Mas pode valer à pena... nunca se sabe!!!! Quanto às dívidas..... isso, no CPF do atual proprietário, ficam pras calendas!!!!!

  • O maior vexame da história dos galináceos, foi a compra do certame de 1937, um absurdo além da imaginação...

    • Vc está afirmando que foi comprado. Deve ter muitas provas e robustas. Afinal o ônus da prova é de quem acusa, não é mesmo Dalai ? (lembre-se seus tempos de Juiz). E o que dizer da confissão do finado Benecy ????????? Nada ?

      • Exatamente, esta mancha jamais será apagada. Único time do Brasil, quem sabe do mundo que dirigente afirmou que comprava Arbitro. ISTO SIM É VERGONHOSO.

      • Atacar, mentindo, alguém que jâ não está aqui pra se defender, é pura falta de caráter. Muito próprio do grupo a que pertence

  • Ainda bem que parou de caluniar o Lyanco. Dizer repetidamente que ele 'ameaça quebrar a perna de outros jogadores' pode configurar, juridicamente, algo muito sério — inclusive como calúnia, já que está atribuindo a ele a prática de um crime (ameaça ou tentativa de lesão corporal), sem qualquer comprovação.

    O próprio jogador falou em 'chegar firme', o que, no contexto do futebol, é completamente diferente de 'ameaçar machucar alguém'. Interpretar de forma maliciosa e espalhar isso pode te expor a responsabilidade civil e criminal. Redes sociais não são terra sem lei. Calúnia, difamação e injúria são crimes previstos no Código Penal Brasileiro.

  • BBBoa tarde pessoal de segunda,

    Notícia quentinha saindo do forno ,pra lá de sensacional, que é pra deixar a torcida azulina 9.2 Mushuc de Sousa cheia de vaidade, pois na realidade mostra que existe muita gente de bom gosto no Brasil, tanto que o Bolsonaro até ganhou uma eleição nesse patropi.

    Nova pesquisa da AtlasIntel apontou que o CSA MG 2019 9.2 Mushuc de Sousa tem a quinta maior torcida do Brasil, e o Galo a oitava (snif,snif,snif)

    • Kkkkk a pesquisa informa que a torcida do Galo diminui kkkkk parte foram lutar na Guerra Russia contra Ucrania e outra parte estava na Faixa de Gaza kkkk

Posts Recentes

HOJE EM MACEIÓ GANHAR OU GANHAR!

21 horas – Estádio Rei Pelé na capital de Alagoas. Lá se concentram as atenções…

7 de agosto de 2025

CRUZEIRO VENCE BOTAFOGO: 2 X 0 NO RIO

Até ontem, a última derrota do Botafogo, no Estádio Nilton Santos, tinha acontecido há mais de…

4 de agosto de 2025

APRENDENDO A LIÇÃO

Cruzeiro 0 x 0 CRB. De que valem 15 escanteios cobrados de forma absolutamente ineficaz,…

31 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!