DR. LEMOS DR. LEME

  • por em 26 de dezembro de 2020

EM DA PRESS

Há um ano, dias antes do Natal, quando o presidente Wagner Pires e os vices decidiram finalmente renunciar, deixando logo em seguida as salas que ocupavam na sede administrativa da rua Timbiras, eu atendia jornalistas no Conselho Deliberativo quando recebi telefonema do dr. Lemos. Voz embargada, perguntou:

Dalai, você me dá dois dias para retirar minhas coisas e desocupar a sala?

Embora surpreso com a pergunta, consegui responder:

– Meu caro dr. Lemos. Saiba que muitos estão proibidos de entrar no Cruzeiro, mas o senhor está proibido de sair!

Por meses, ainda, ele continuou ocupando a ampla sala no sétimo andar, sendo dono absoluto de seu horário de chegada e de saída. O seu agravado estado de saúde e a pandemia recomendaram o recolhimento em casa e a sala foi finalmente desocupada.

Tomando conhecimento de que, por medida de economia, havíamos decidido vender todos os veículos que atendiam a presidência, procurou-me com um pedido. Queria comprar o veículo Honda que o atendia há anos. Ponderei que não seria aconselhável pois, mesmo que pagasse o dobro do valor, não faltariam os maledicentes de plantão para imaginar e divulgar favorecimento ilícito. Não adiantou. Quis assumir os riscos. Fizemos a avaliação, ele pagou o preço justo, e ficou com o Honda.

Em longo tempo autuando na Secretaria do Conselho Deliberativo, manuseando com frequência livros antigos de atas, passei a notar a marcante atuação dele em todas as decisões importantes para o Clube. Não se omitia nunca. Em 1953, quando os dirigentes estavam decididos a acabar com o futebol profissional no Cruzeiro, dr. Lemos, então um jovem de 24 anos, não apenas discordou como assumiu o leme do barco afastando aquela ameaça e restaurando as condições de governabilidade.

Esse episódio impressionou-me a ponto de, na primeira Assembleia Geral do Conselho Deliberativo que se seguiu, tive a honra e a felicidade de elaborar um vídeo, exibido em telão para os conselheiros, onde o título já dizia tudo:

DR. LEMOS

DR. LEME

No trabalho, além de projetar a coragem do então jovem dirigente, no início da década de 50, foi exibido um resumo resumidíssimo de 70 anos de atuação à frente do Cruzeiro, sempre como um Leme, conduzindo o barco.

As nossas páginas heroicas e imortais devem muito a este homem que nos deixou ontem, aos 91 anos.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Antônio Tonidandel recordou ontem, neste QUINTAL, a maracutaia que foi a venda por duas vezes do estádio de Lourdes. Aproveitando que o governador Hélio Garcia era atleticano, entraram com uma ação de retrocessão (usada quando o expropriante não cumpre o objetivo da desapropriação, o que não era o caso). O Estado não se defendeu como deveria e o terreno voltou às mãos do Atlético, que o vendeu de novo. Um absurdo!

A quem ainda não sabe: O Cruzeiro, ao contrário do América e do Atlético, não vendeu o imóvel que lhe foi doado no Barro Preto.

2 Alex Souza dá excelentes ideias sobre o programa do sócio torcedor. Aponta com total razão irregularidades que vinham ocorrendo. Como se sabe, apenas em 2019 foi apurado um rombo de 9 milhões de reais em ingressos de cortesia.

Alex, faça mais um sacrifício pelo Cruzeiro: formalize este planejamento e envie para a direção do Clube. Você estará fazendo a sua parte. E espera-se que os responsáveis façam a parte deles.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
O Terror das Segundinas

Vivi pra ver um cruzeirense apontando dedo pros outros pra falar de maracutaia
Zezé Perrella usou até seu voto de senador na CPI do futebol pra reverter perda de mando de campo

Sem esquecer do pior e mais recente, se cagando de medo de cair utilizaram o MPMG pra que o último jogo de 2019 fosse feito sem torcida visitante pra não dar a chance das vaidosas serem caladas e humilhadas em sua própria casa no jogo da queda. Não teve torcida do Palmeiras. Rebaixamento? Teve.

Beth Makennel Makennel

Ei frangas DESPEITADAS vai dar palpite errado e mentiroso em seu galinheiro.

Galo Doido New York

Maria Beth cade o respeito.!!!!!! Palpite errado e mentira so tem no seu post. Aceita que doi menos. Seu timeco MENOR DE MINAS ja era. O ultimo a sair por favor apague a luz.

peppeu

Beth, mulher não deve comentar sobre futebol!

Beth Makennel Makennel

O Cruzeiro é uma constelação!
Muitas estrelas de primeira grandeza!
Dr. José Francisco Lemos Filho,
Dentre as mais brilhantes com certeza!

Este grande Cruzeirense, levado pela paixão,
Em um momento ruim do clube estrelado,
Deixou falar mais forte o coração…
Impedindo o fim do clube amado…

Dr. Lemos, Cruzeirense especial!
Com dedicação ajudou o clube a evoluir…
Trabalhou pela construção da sede social…
Nosso patrimônio ajudou a construir.

Levou o clube em frente
É um destemido raposão!
Na vida do Cruzeiro sempre!
Nosso eterno e querido guardião!

Seu trabalho, seu amor, sua postura…
Esta registrado em nossa memória…
Agradecemos sua conduta de bravura!
Dr. Lemos! É página heróica de nossa história!

Nosso manto é o mais lindo do mundo!
Nossa bandeira tem mais esplendor!
No meu peito tem cravado um escudo…
Gigante clube…
Cruzeiro vencedor!

Temos orgulho de nossas glórias!
Nossas estrelas brilham mais!
Obrigado Dr. Lemos por ter sido peça fundamental a fazer a nossa história a mais linda de Minas Gerais!

Beth M. Cruzeirense

O Terror das Segundinas

Esse poema foi bonitinho
Li com satisfação
O lugar do cruzeirinho
É a segunda divisão

Disseram que iam subir fácil
Hoje se sente um otário
Sabe que vai disputar
A Série B no centenário

peppeu

O Bruzeiro pequenino
Joga Belém
Já sabemos que neste ano
Não sobe ninguém
Paz na terra, pede o sino
Alegre a cantar
Vamos rir do Bruzeiro
Não sobre pra série A

Davi (MERDA FALIDA SÉRIE B)

Que bom, li que se não fosse ele, o TIMECO FALIDO tinha acabado com o futebol profissional em 1953. Quem bom que não acabou, senão não teriamos a alegria de ver esta BOSTA SOFRENDO E SE ACABANDO NA SÉRIE B. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

peppeu

Uma salva de palmas para o Dr. Treme!

Davi (MERDA FALIDA SÉRIE B)

Este DALAI DA LAMA vive se justificando. E como gosta de falar do GALO. Deveria pelo menos falar a verdade e não ficar inventando factóides para fazer média com esta SOFRIDA E REBAIXADA TORCIDA.
GALO ganhou na justiça o direito de reaver seu estádio e teve que fazer empréstimo bancário para ressarcir a Prefeitura.
O TIMECO AZUL FALIDO ainda não vendeu patrimônio. Mas logo vai ter que vender…Graças a dirigentes corruptos e omissos que ficam anos la so assistindo a CORRUPÇÃO acontecer…

Em 1953, quando os dirigentes estavam decididos a acabar com o futebol profissional no Cruzeiro,
E a MARIADA achando que esta é a primeira “crise” do TIMECO FALIDO. KKKKKKKKKKKKKKKK

Rei Melo

numa boa ..não acredito em nada que o Sr fala… Este Sr com todo respeito protegeu a quadrilha assim como outros que ainda estão . devido a idade avançada ricos e sem vergona muito dos bandidos que ainda estão lá deveriam segui o exemplo deste e sair da face da terra. Gente safada ..
Meu pedido de natal para papai noel.. que a maioria la pegue korona virus e largue de vez o clube… a única que coisa que pode salvar o clube se chama KORONA VIRUS… Somente para avisar ja peguei, sarei e se tiver que pegar de novo to ai… mas roubar eu não roubo não.
Conselheiros do Cruzeiro e PCC em quem você confia mais? Nem preciso responder…PCC, que pelo menos ao que parece não rouba do mesmo grupo e elimina quem o faz.
Imagina a festa do centenário com a quadrilha toda reunida planejando outros golpes… ..batoré o analfabeto itair o estelionatario . Pedrosa o articulador de golpes,, e mais 300 picaretas tudo no mesmo local.. Papai noel deveria aparecer por lá seria um presente para o clube.

André Luís

Dalai, quanto mais textos vc escreve, menos acredito em vc.
Fingiu de cego durante tanto tempo e agora é o bonzinho entre os conselheiros. O Lemos, é mais um que viu tudo e ficou na surdina. Bando de picaretas.

peppeu

Lemos Leme Treme.

Paulo Fonseca

Alguém acredita no que esse Dalai escreve??? Omisso… deveria ter vergonha de ser cruzeirense

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Paulo Fonseca,
não sei se seus pais te ensinaram a respeitar a pessoas. Me parece que não. Independente de ter aprendido, ou não, respeito é sempre bom, aprenda e, se tiver filhos, ensine isso para eles.
Vergonha deveria ter você pela sua grosseria e falta de educação.

peppeu

Luiz Antônio,
fica aí falando de filhos e exemplo de paternidade, mas envergonha os seus sendo cruzeirense assumido. Que desgosto seus garotos devem ter ao ter um papai maria.

JoaoMarcelo Costa

Afogados? Kkkk cruzeiro na série B ainda >>>>>>que América e Atlético. Nem se compara!

Luiz Antonio Lopes Barcelos

JoaoMarcelo Costa, este ano ninguém vai ter BI.

peppeu

Terá sim: bi-rebaixamento, biênio na série B.

geraldo

Onde esta a realidade?????.

peppeu

Atrás do seu butico, empurrando o cocô para dentro, sussurando “time pequeno não sobe” … CHUPA MARIA.

peppeu

Dr. Treme, o responsável pelo início da história de vergonhas do Bruzeiro. Não deixa de ser simbólico o falecimento dele justamente às vésperas de se comemorar (oi?) o centenário em plena série B!