É SÁBADO! - Quintal do Dalai

É SÁBADO!

  • por em 24 de fevereiro de 2021

Bruno Haddad/Cruzeiro/Flickr

No Triângulo Mineiro, contra o Uberlândia, 16h30. Encontro marcado com o Novo Cruzeiro ou com o Mais do Mesmo? Se é verdade que pelo andar da carruagem se imagina o passageiro, boas perspectivas vão se formando para essa estreia. Time compacto, jogando pra frente, com os três terços do campo esquadrinhados e demarcados para que as peças azuis saibam sempre onde se posicionar, atacando ou defendendo.

Basicamente, esta é a diferença entre um time de futebol minimamente treinado e uma pelada de condomínio.

Em razão da pandemia, o acesso da imprensa na Toca 2 continua impedido e, assim, somente pelas poucas entrevistas do técnico Felipe Conceição e jogadores pode-se formar uma expectativa, um juízo de valor para este início de trabalho. E o que imaginamos é alentador. Com as conhecidas limitações, tendo em mãos não o material ideal, mas o possível, o nosso técnico vai montando um conjunto, implícito no termo o conceito de harmonia.

É o que a gente está precisando.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Direito de Resposta da Resposta: Esposa cruzeirense, tenho mais dois filhos. Um jornalista e apresentador de TV, cruzeirense. Uma Juíza de Direito, cruzeirense. Na casa do Gustavo Rocha: esposa, os sogros e o cunhado, cruzeirenses.

Será ele quem está com o passo certo?

Gus, querido, fique apenas na sua especialização – Parceria Público Privada – onde só recebe aplausos, inclusive pelos livros publicados. Você já homenageou demais o Atlético, nascendo em 1970.

2. Liminar favorável a Dedé apavora a Nação Azul. Se o Cruzeiro der a ela o mesmo tratamento de “coisa julgada” como fez com a que reintegrou os conselheiros remunerados (ou seja, não recorrer), o prejuízo será enorme. E teremos a segunda liminar “incaível” do direito brasileiro.

3. Carlos Aguiar, com razão, adverte que o momento do Cruzeiro recomenda prioritariamente a limpeza da Casa. Todas as atenções voltadas para a reconstrução, resolvendo-se ou equacionando-se os problemas mais graves “e em outra ocasião comentar o lado feio da cidade. ” Tenho tentado seguir essa linha, Carlos, mas a todo momento nossos caminhos se cruzam com o segundo maior de Minas.

4. João de Deus Filho faz análise cirúrgica da situação do Atlético, enfocando os fatores que, a seu ver, permitem sonhos racionais de títulos neste ano. A uma primeira leitura de seus argumentos, tão bem expostos, a vontade que tive foi de mudar do País. Tomei um copo d’água, mais calmo, ouvi My Way, com Sinatra, reli as previsões e descobri o erro: Está certo demais! Para nível de Brasil, e no campo minado do futebol, tudo está com planejamento suíço!

João, de vez em quando a gente ouve dizer que não apenas o Cruzeiro esconde sujeira debaixo do tapete… que a situação financeira do Atlético é uma bomba relógio… que estádio próprio às vezes potencializa problemas. Enfim, digo-lhe o que disse ao meu filho Gustavo Rocha: Confie, desconfiando sempre.

5. Galo Doido New York com três revelações surpreendentes: é ratólogo, coproprietário de iate de 250 pés e gosta de apostar. Vamos por partes, como diria o esquartejador: nada a acrescentar, só a lamentar, a classificação dos ratos. Não foram extintos e agora são “combatidos” com Racomin falsificado. Quanto ao iate preto e branco, será que está mesmo navegando em aguas calmas…”? Vamos perguntar ao Sampaoli? Por fim, mostrando o quanto o Cruzeiro incomoda, destaca o dia 4 de abril e intuo que seja o clássico do campeonato mineiro. Sim, aposto no imponderável!

6. Jorge, cartesiano, descarna as probabilidades de fracasso do Cruzeiro na série B contrapondo-as com o céu de brigadeiro que se forma para o Atlético, pelas contratações, o estádio, etc, etc.

Jorge, segundo a lenda, até santo quando vê muita esmola desconfia. Vou repetir o que disse ao João: você não acha que tudo está certinho demais para o padrão Brasil de qualidade? Em pessoas gabaritadas como você, é equívoco imperdoável (e sempre doloroso) considerar apenas as probabilidades, ignorando o imponderável. Com o Botafogo vencendo o São Paulo, foi ele que resgatou, segunda-feira, a então impensada possibilidade do terceiro lugar para o Atlético.

7. Augusto, a indicação do “Maior de Minas” vai depender sempre do parâmetro escolhido. Pode ser o América, até hoje o único deca-campeão. Pode ser o Atlético, por ter mais títulos do Mineiro. Pode ser o Cruzeiro, porque – fora do eixo Rio-São Paulo – é o Clube de maior expressão no Brasil.

8. Gustavo Bianchetti, grileiro, tentando invadir o QUINTAL e fincar aqui a bandeira do Atlético. Não vem que não tem! Como já observamos tantas vezes, a relação Cruzeiro/Atlético é simbiótica. Um ajuda o outro até (ou principalmente) com a desgraça própria. Mas o fator de maior relevância é o estímulo que a rivalidade impõe. Nestes últimos 50 anos o Atlético foi um valioso desafio local para o Cruzeiro escrever as “páginas heroicas, imortais” pelo Brasil e Américas.

9. Beth Makennel Makennel, em justo desabafo pelo desvario alvinegro observado em alguns visitantes deste QUINTAL. E proclama uma verdade: “Minas Gerais sem o Cruzeiro não é nada no futebol”! Alguém se utilizando apenas de fatos pode ser contra?

10. guioday rodrigues, representando a LAD – Legião Atleticana dos Desiludidos – quer curtir o luto pela perda de mais um campeonato brasileiro, chutando cachorro desfalecido. Compara nossas derrotas para CSA, CRB, Náutico, etc, com Botafogo, Sport, Goiás e outros da parte baixa da tabela, para os quais o Atlético entregou pontos decisivos. Guioday, concordemos que tudo é uma vergonha só! Mas a grande diferença é que disputamos a Série B enfrentando mensalmente problemas como pagamento da conta da Cemig, enquanto o Atlético investia 200 milhões pra “comprar” o título. Confesse que a uma determinada altura do campeonato (“Segue o líder”!) vocês acabaram com o estoque de foguetes de BH. A pergunta de um milhão de dólares (olha o dinheiro aí, outra vez), era com quantas rodadas de antecedência o Atlético seria campeão…

Caíram do cavalo, outra vez. Também, esses cavalos paraguaios…

11. William, na guerra fria infindável que sustentamos contra o Atlético, até agora com 60/70% de vantagem quanto a títulos alcançados, uma boa estratégia é manter sempre o rival por perto, vigiado, para evitarmos surpresas. Daí a razão das portas abertas deste QUINTAL. Ao preço (às vezes bem puxado, concordo) de ouvirmos o que a gente não precisava ouvir, garimpamos informações importantes. Aqui é como se fosse uma edição extra do Globo Repórter, anunciada por Sergio Chapelin:

“ Os atleticanos: como se formaram, de que vivem, como suportam meio século de sonhos desfeitos; Jorge Sampaoli, porque este argentino valente não teve coragem pra continuar no Atlético; a barca milionária formada pelo comandante demissionário está “furada”?

12. 3M – grande empresa que se notabilizou em fitas e adesivos – poderá ser lembrada na possível escalação do meio campo do Cruzeiro para sábado: Matheus Neris, Matheus Barbosa e Marcinho.

13. peppeu, guerrilheiro de plantão, em uma de suas muitas incursões pra minar o campo adversário, destaca que o Cruzeiro é o único time de elite que caiu para a Série B e não subiu em seguida. É verdade. E não subiu porquê é também o único time que, após sofrer uma sangria mortal provocada pelos próprios dirigentes, ao tentar a recuperação, foi atingido pela pandemia mundial.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MITAIR É INOCENTE

Dalai, hoje não vou vir com brincadeirinha, vou dar uma sugestão de assunto mesmo:
O torcedor cruBeirense não está acreditando muito no trabalho de um diretor de futebol que foi demitido do Vasco em dezembro, por montar um time que acaba de cair??

Sem Paciência

Não conta, não! KKKK Deixa eles descobrirem sozinhos! KKKKKKKKKKKKKKK

Jamicel

Boa tarde, Dalai!

Sábado, iniciamos mais uma temporada e estou esperançoso em um time que buscará sempre o ataque com marcação alta, características do nosso treinador.

Ainda, dia de jogo do Cruzeiro é sempre um ritual. Antecipadamente, verificamos coincidências de compromissos e afins na hora do jogo e já nos planejamos para acompanhar o Maior de Minas.

Graças a Deus por isto!

CRUZEIRO, mais que nunca, sempre!

Sem Paciência

Dalai, quanto ao tópico “Direito de Resposta da Resposta:”, pode ficar tanquilo! Essa guerra já foi perdida! KKK Seu filho fez a escolha da paixão clubística há muitos anos e já encaminhou bem a próxima geração. KKK No mais, continuo acreditando no padrão pangermânico de planejamento e nas probabilidades. Por mais que exista o imponderável, ele não acontece sempre. No dia 4 de abril, por volta das 18H, veremos se vale à pena apostar no favorito ou no azarão! KKK

Galo Doido New York

Desculpas, desculpas e mais desculpas…Sera uma grande surpresa o dia em que um crizeirense falar e aceitar a verdade. Dizer que o crizeiro nao subiu devido a pandemia, eh mais que falacia, chega a ser delirio de alguem com serios problemas neurologicos. Alguem que por decepcao, esta alienado distorcendo a verdade e vivendo em realidade paralela…Quatro times da serie B conseguiram o acesso e quatro o decenso, tudo na mesma pandemia que esta o crizeiro… AAAAAHHHH mais o crizeiro foi mais afetado…Botafogo, Vasco, Goias e Coritiba cairam devido a pandemia, os outros clubes tanto os que disputam a serie A e a serie B, foram vacinados antecipadamente.

QUE DISCRIMINACAO, VACINA-SE UNS E OUTROS NAO.

Beth Makennel Makennel

Dr. Dalai, seu neto Pedro é Cruzeirense né?
O que posso dizer é que parentes e amigos meus, são disparadamente em sua maioria, Cruzeirenses. Itabira, Monlevade, Ipatinga, Fabriciano, Conceição do Mato Dentro, Vitória, Vila Velha, Montes Claros, Poços de Calda….
BH. Em minha casa, somos 9 irmãos… 8 Cruzeirenses e 1 torce para o time de Vespasiano. Tenho 9 sobrinhos… 6 Cruzeirenses e 3 para o time de Vespasiano. 9 tios…. 7 Cruzeirenses e 2 para o time de Vespasiano… de uns 200 primos de 1, 2, 3 graus…. 95% são Cruzeirenses.
Como pode ver meu mundo é mais azul e branco cinco estrelas. Graças a Deus!
Pessoas mais educadas e torcedores de coração e alma. Mesmo por que não temos culpas se o time dos outros é perdedor. Somos um clube gigante por que nós preocupamos com o nosso clube/time.
Quanto ao futuro?
Ficam as interrogações! Quem sabe? Só Deus sabe! Mas, meu coração Cruzeirense sente que vamos crescer novamente e não demora vamos fazer muita raiva nos adversários que nos odeiam. O início pode não ser fácil! Mas vamos, como sempre, comendo pelas beiradas e mostrando ao final as garras afiadas da Raposa Azul. Cruzeirense é exigente e não vive de sonhos! Temos o costume de só comemorar, soltar foguetes, após conquistar as taças. Não desrespeitamos as coisas de Deus e Nossa Senhora é a nossa mãe protetora vestida em azul e branco. O céu só é bonito quando esta azulllllll e se for a noite… com lua e estrelado. Tudo lembra nosso Cruzeiro querido!
Que no céu a imagem resplandece!
O que nos importa como apaixonados que somos pelo Cruzeiro é o nosso Cruzeiro. Quanto aos despeitados de outros clubes, deixe matar a inveja escrevendo inverdades, palavras de ódios e desrespeitos ao nosso Maior de Minas e a mãe de Jesus. Deixe que matem a raiva em palavras e letras. Tô nem aí pra eles!

Galo Doido New York

Cara Sra. Makennel, sua paixao e devocao pelo Cruzeiro, hoje esta mais para CRIZEIRO O MENOR DE MINAS, eh uma desmonstracao do imponderavel…Sem demagogia, sacarsmo ou zoeira, a Sra. poderia nos dizer a quem o CRIZEIRO esta fazendo raiva???So consigo pensar nos CRIZEIRENSES. De resto o CRIZEIRO tem sido so alegria geral e irrestrita para todos os amantes do bom e do mal futebol.

peppeu

“Tô nem aí.” Verdade, escreveu um textão porque não está nem aí … ah dona Beth , menos né …

Beth Makennel Makennel

Isto sim é amor! E não inveja!
´É assim que demonstro o meu sentimento ao clube tanto amo e não ficar entrando em páginas de time adversário para falácias vãs!

A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE!

Olho para o céu azul, risonho e límpido,
O azul do céu reflete um encanto em mim
Brilho, beleza… Oh, quanta grandeza!
Os raios do sol, tem um brilho sem fim

Admirando o céu azul tão lindo
A imensidão desse céu sem fim
Meu coração bate mais forte
O brilho do azul céu é todo pra mim

Mais a tardinha, quase noite
O azul do céu é o mais bonito
Um tom maior ilumina o espaço
Azul cerúleo é o infinito

A noite chega, o céu se enfeita
Escuridão não se aceita ali
Tudo me inspira, a lua é cheia
As estrelas reluzentes, piscam pra mim

Meu coração é azul…
Minha alma, meu ser, tudo em mim
Tenho 5 estrelas cravadas no peito
O Céu azul, as estrelas… encantos sem fim

Oh meu Cruzeiro Esporte Clube
Branco e azul clube estrelado,
No céu sua imagem resplandece
Grandeza infinita… meu clube amado

Beth Makennel Cruzeirense

guioday rodrigues

Que lê pensa que NUNCA foi na pagina do GALO falar MERDA. MARIAS..A TORCIDA MAIS HIPÓCRITA DO BRASIL

Beth Makennel Makennel

Jamais!

Sem Paciência

Blá, blá,blá…
Vivendo de passado, em delírio e negação! rs
Realidade: BI na série “B”! KKKK

elmo correa

sem BI na serie A

peppeu

TRINAB vem aí!!

Sem Paciência

Já com BI na série B! KKKK

guioday rodrigues

“Compara nossas derrotas para CSA, CRB, Náutico, etc, com Botafogo, Sport, Goiás e outros da parte baixa da tabela,” Porque não comparar DALAI DA LAMA. Qual era o TIME FAVORITAÇO da série B, que ia subir com o “Pé nas costas” Tinha o “melhor elenco” e Maior folha salarial? O que não era o caso do GALO na SÉRIE A

Atlético investia 200 milhões pra “comprar” o título. Que isso DALAi este dinheiro foi usado para montar um time para várias competições, tanto que em 2021 só teremos contratações pontausi. Olha a diferença, seu TIMECO gastou 200 mi só em salários, contratou jogador de 35 milhões e pra que? Cair pra série B. Peloseu ponto de vista, gastou mal, deveria ter usado o dinheiro para compra o Brasileirão 2019, assim não cairia..

Confesse que a uma determinada altura do campeonato (“Segue o líder”!)
Lembro que em 2019 quando fecharam a fase de grupos da Liberta em primeiro. Foguetes, “Segue o lider”, “rumo ao Tri” ” Rumo ao Mundial”. Qual a vergonha maior, não ganhar o Brasileiro ou ser rebaixado? Nem precisa responder

Teobaldo

Troféu Gente Boa para Dalai e Gusrocha! Grande exemplo de esportividade e, principalmente, civilidade (do primeiro). Se fosse comigo eu já tinha deserdado há muito tempo….. Rssssss!!!

Marcelo

Boa tarde Dalai, como vai? A expectativa continua sendo boa para esse novo cruzeiro. As especulações quanto às saídas de Giovanni e Marcelo Moreno sugerem o objetivo de montar um time competitivo e estrutura ofensiva rápida e vertical. Só confesso uma certa nostalgia com a provável saída do Giovanni, é que mesmo fora de forma, ele relembrava aquele 10 típico de nossa história de futebol, muitas vezes tachado como lento pelo excesso de cadência, mas que precisava as vezes de apenas um lance para decidir o jogo. Por favor, não estou cometendo a heresia de compará-lo a tantos grandes camisas dez que tivemos, só mesmo um lampejo de memória.
É que somente o cruzeirense sabe que, com raras exceções como Sorín por exemplo, nunca nos empolgou muito esses jogadores “maluquinhos” que ficam dando carrinho toda hora para ganharem aplausos. O Cruzeirense sempre preferiu aplaudir jogadas geniais de Tostão, Dirceu Lopes, Alex, Everton Ribeiro, Montillo, Arrascaeta, ufa… são muitos, Graças a Deus.
A propósito desse tema, lembro-me de um dia daqueles de final de campeonato mineiro, uma rádio fazendo aquele esquenta de pré jogo. O apresentador, atleticano, pergunta para um dos convidados, o ex jogador também atleticano Ronaldo Drummond, se ele concordava com a tese de que se Reinaldo tivesse jogado no Cruzeiro, (no caso jogar no auge, jogou no fim de carreira para sentir a emoção de vestir essa camisa) brilharia ainda mais devido as diferenças de escolas.Enfim, como essa fixação por jogadores rivais não pertence a nós, ele jogou onde deveria ter jogado, bom como tantos que aqui brilharam.
Mudando de rota, Dalai, você sabe como poucos, pelo oficio que desenvolveu, que um das melhores formas de extrair o que realmente alguém pensa, sem espaços para ocultações e distorções, é literalmente deixar o depoente falar, justamente porque depois não poderá alegar que não disse. Pois bem, interessante as falas mais recentes do presidente alvinegro Sergio Coelho quando expõe que o projeto seu e dos mecenas é fazer com que o time se transforme num dos maiores da América Latina. Interessante confissão, tendo em vista que como você mesmo disse, estamos um time pequeno, mas inegavelmente estamos entre esses maiores. Quem diz: IFFHS.

peppeu

Falei uma inverdade: o Florminense tbm não subiu de primeira.