FAROL DE POPA OU DE PROA: QUAL VOCÊ ACENDE?

  • por em 29 de janeiro de 2021

Bruno Haddad/Cruzeiro/Flickr

No barco, o farol de popa fica na traseira, iluminando águas passadas.  À frente, os caminhos que nos esperam são clareados pelo farol de proa.

Desde o misterioso capítulo Felipão, o Cruzeiro voltou a ser dominado pela caça às bruxas no momento em que as prioridades AA são gritantes: alivio financeiro e novo técnico.

Com a casa pegando fogo, só louco procura sujeira debaixo do tapete. Hoje mesmo há manifestação de protesto programada. É justificável ante a nossa horrível situação geral e serve para “lamparinar” dirigentes. Não apoio, porém, o farol de popa aceso, procurando culpados pelos atos passados. Haverá tempo oportuno para esta tarefa, não agora, ante a urgência dos problemas que temos pela frente. Na gradação de culpas, no Cruzeiro, temos vasta diversidade: réus de crimes graves, de delitos leves e de infrações penais. Dos primeiros, a Polícia, o Ministério Público e a Justiça estão cuidando. Em seguida, será a vez dos outros bandidos que de uma forma ou de outra contribuíram, conscientemente, para nos jogar no buraco onde estamos.

Em pleno incêndio, a Nação Azul, responsável pela limpeza grossa do Clube, em fins de 2019, deve – a meu ver – ligar apenas o farol de proa exigindo transparência e urgência nos planos de sobrevivência financeira, na escolha de uma nova equipe técnica e na formação de um time que jogue pra frente, querendo ganhar. Não podemos errar tanto, outra vez.

Quanto ao tapete, ao invés de procurar sujeira debaixo, não seria melhor tirar primeiro a sujeira de cima?

BATE PAPO NO QUINTAL

1 João de Deus Filho festeja o nosso baixo astral e exibe, confiante, o esquema financeiro do Atlético para resolver, sem traumas, sua dívida de 750 milhões, adquirindo o estádio e abrindo mão do percentual restante que ainda possui no Diamond. Com algumas alternâncias, João vive neste ano e meio o que vivemos dezenas de anos massacrando atleticanos. 

Mas um parágrafo, particularmente, me matou de inveja:

“Agora, com o maior prazer do mundo, vou passar o domingo todo na Arena MRV, tomando minhas cervejas e comendo bolinho de feijão, ajudando o Galo que será o único a ganhar com tudo. ”

Adoro bolinho de feijão.

2 Peppeu, cortando em nossa carne viva, diz que a dívida do Cruzeiro, que já seria de 1,3 bi em setembro/outubro, só com juros “vegetativos” de 1% ao mês, sobe 164 milhões por ano.

Por favor, Pepeu, vá prever desgraças lá pelos lados de Vespasiano!

3 Guioday Rodrigues, com agudo apoio de Jorge, ataca nossas cercas fracas (time mal formado, dívidas, desmandos) e a gente por enquanto nem pode responder.

Mas ele quebra a cara, mexendo onde não devia: “O Galo ganhou o estádio por uso indevido do terreno da Prefeitura. Foi tudo de acordo com a lei. ”

Lei do mais forte. Em 1991, quando foi ajuizada a ação de retrocessão, Afonso Paulino dirigia o Atlético e Hélio Garcia governava Minas. Precisa mais? Há mil anos atrás, de fato, um imóvel desapropriado, por exemplo, para a construção de uma escola, se recebesse, ao contrário, um hospital público, poderia provocar o ajuizamento de ação para que voltasse de graça ao proprietário, “por desvio do objetivo da desapropriação.” Como o Direito é bom senso, evoluiu no sentido de que, desapropriado um terreno por utilidade pública, qualquer destinação pública dada a ele atende os objetivos da lei e não amarra o administrador a um objetivo que talvez esteja superado por outro quando do início das obras. Há muito tempo era e é esse o entendimento em nossa Jurisprudência.

A Prefeitura montou no terreno um centro social, inclusive com serviço médico, parque recreativo, etc. Não foi construída a sede municipal, mas dava-se ao terreno uma utilidade pública. Era o que bastaria ser alegado para que não vingasse a ação de retrocessão movida pelo Atlético.  Mas não houve essa defesa. Estado e Prefeitura, com o meu e o seu dinheiro, deram o terreno de novo ao Atlético.

4. Guilherme Grativol, pedagógico, tenta explicar aos atleticanos o porquê de nossa gloriosa Tríplice Coroa. Mas eles não querem entender aquelas conquistas que os machucaram tanto. Só agora, com essa reação em cadeia dos atleticanos, a gente tem ideia do quanto dói neles.

5. Sem Paciência vê dias ainda mais negros para o Cruzeiro e me aconselha fechar o QUINTAL. Mas se o Cruzeiro é imortal, como é que ficamos nós da Nação Azul? Embora a duras penas, a gente vai sobreviver. O estímulo vem do próprio Atlético: Fora algum oásis ocasional, vocês ficaram no deserto quase 50 anos. E sobreviveram.

6. Felipe e André Luís perguntam pra que serve o Conselho Deliberativo se eu disse que conselheiro não fica sabendo de nada. O Conselho elege os presidentes, examina e vota balanços, etc.

Mas os atos do Presidente do Clube no dia-a-dia formando equipes de assessores, contratando jogadores, firmando contratos de publicidade, pagando comissão para intermediários e outros semelhantes, tudo isto é feito à revelia do Conselho. E são atos legais, segundo o nosso Estatuto. Podem até ser imorais e antiéticos, mas isto só é tornado público com a divulgação pela imprensa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
guioday rodrigues

DALAI DA LAMA e seus factoides…
GALO vendeu o terreno para a Prefeitura que tinha um prazo para fazer sua sede la, e não para area recreativa. ESTAVA NO CONTRATO E NÃO FOI CUMPRIDO. Dando ao GALO o direito de pleitear na justiça a devolução do estádio, pagando de volta o mesmo valor que recebeu na época. O Atlético fez um empréstimo bancário para ressarcir a prefeitura e esta dívida foi herdada pela empresa que construiu o Diamond Mall.

Foi uma batalha de anos só resolvida no SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL. E o GALO conseguiu o Terreno de volta em 1988 quando o Governador era Newton Cardoso e não em 1991
Acho que vc deve ser advogado então sabe que se tem um acordo assinado, tem que ser cumprido..mas nossa legislação abre brechas para os 2 lados, podendo assim não cumprir um acordo assinado, mas dando também ao prejudicado na ação o direito de protestar. Certo?
Foi o que aconteceu, a Prefeitura não cumpriu e o GALO achou uma brecha…

DEVERIA SE INFORMAR MELHOR. Uma pesquisa rapida no Google resolve. Não sabe nada do que acontece no seu FALIDO TIMECO e quer saber do que acontece no GALO. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

guioday rodrigues

“transparência e urgência nos planos de sobrevivência financeira, na
escolha de uma nova equipe técnica e na formação de um time que jogue
pra frente, querendo ganhar.”
Devaneios…

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O PRESIDA DO GEL segue direitinho os ensinamentos de quem acabou com o FALIDO TIMECO BI REBAXADO. Age do mesmo jeito..CALOTES, FALACATRUS, NÃO CUMPRE ACORDOS, SEM TRANSPARÊNCIA, MESMO AMANDO UMA LIVE E APARECER EM ENTREVISTAS. Não tem como melhorar..

Felipe Santiago

Mas o conselheiro não deveria estar ciente de tudo que o presidente do executivo faz? Como que o conselho aprova o balanço do ano então? Desse jeito o presidente do clube pode fazer o que quiser debaixo do nariz dos conselheiros então…..

Outra coisa, como está andando o novo estatuto??
Enquanto não modernizar o estatuto, estaremos reféns de dirigentes poderosos que podem fazer o que quiser no clube debaixo do nariz do conselho….

Rodrigo

Seguindo nessa linha Felipe: já que o papel do Conselho foi evidenciado como limitado, não é urgente que seja revisto e modernizado no novo estatuto?

Sem Paciência

Você não aprendeu nada, né, Dalai? Continua achando que é melhor fingir que está tudo bem e não limpar as sujeiras de debaixo do tapete. Vou explicar melhor.

Você cometeu um grave erro na direção do seu clube: omitiu a real situação quanto ao pagamento da dívida que causou a perda dos famosos 6 pontos. Na época, perguntado, você tranquilizou a torcida dizendo que estava tudo certo. Resultado: perderam os 6 pontos. KKK

Vou abrir um parêntesis pra dizer que a vida foi generosa com vc. Já pensou se o time deixasse de subir pelo seu erro? KKK Que sorte que os 6 pontos não fizeram falta! KKK A campanha foi tão pífia na série B (ou A2, como queiram, KKK) que não fez diferença. KKK Se faltassem exatos 6 pontos, ou menos, você seria execrado… Muita sorte a sua…

Voltando a vaca fria, vou contrapor a sua atitude com a do ex-presidente do Galão. Mais ou menos na mesma época, ele estava numa situação parecida: dívida na FIFA vencendo e não tinha os recursos para pagar com o risco de perder 6 pontos também. Mas, o quê ele fez? Contou a verdade da situação, não se omitiu, não “passou pano”, não “viveu cheio de vaidades”. KKK Várias reportagens dizendo do risco foram divulgadas. Resultado: antes do prazo, um grande atleticano se apresentou e adiantou o valor necessário, a dívida foi paga e a punição foi evitada. Esse é o modo correto de se resolver essas situações.

Ainda na sua linha de pensamento. Sei a história de um conhecido que todas as vezes que a mulher queria conversar sobre a relação, ele se esquivava sob a suposta sabedoria que falar só agravava o problema e que as coisas se resolveriam naturalmente. Um dia, ele voltou pra casa e ela tinha ido embora. Resolveu conversar com outro homem. Aí, ele quis conversar. E quem não queria mais conversa era ela… Moral da história: sempre converse com sua mulher KKKK e não finja que está tudo bem quando não está. Em raríssimas vezes, as coisas se resolvem por si mesmas. Normalmente, elas só pioram…

Concluo dizendo que enquanto as “sujeiras” não foram varridas para fora do clube, a verdadeira torcida não contribuirá (leia-se dar dinheiro KKK) para manter a orgia dos Sevandijas. A depuração deve ser de dentro para fora! Sem isso, não há credibilidade. Pessoalmente, espero que vc e outros continuem fingindo que está tudo bem… KKKKKKKKKK

jose fernando saraiva

Acho melhor esquecer o tapete . Fica mais facil achar as sujeirinhas …

Rugger
Galo Doido New York

Eh muita inveja por parte do FALIDAO em relacao ao DIAMOND MALL…Ha alguns dias, neste quintal, ate propuseram transformar o terreno no Barro Preto em um centro comercial para gerar receita.

Como eh ano olimpico o empreendimento se chamaria ARGENTUM MALL, premiacao de SEGUNDO colocado e comemoracao por duas participacoes seguidas na SEGUNDONA pelo QUEBRADAO.

No DIAMOND MALL a CENTAURO especializada em marcas como ADIDAS, OLYMPIKUS, ASICS, NIKE, teria a concorrencia no ARGENTUM MALL da SEMTAURO especializada em vender ADIVIDAS, BOSTYMPYCUS, BASICS (traducao livre eh chinfrim mesmo) e CAIKE…

O diretor superintendente ja foi escolhido, um profissional com muita experiencia em diversos ramos (Compra de juiz, venda de material esportivo recebido em forma de amostra gratis, etc)…

As mercadorias virao diretamente de uma empresa parceira na CHINA especializada em produtos para a CHINA AZUL…

Com este NEGOCIO DA CHINA o IBIS MINEIRO com toda certeza sera a maior potencia esportiva do planeta, o primeiro e unico GALATICO das gerais.

João De Deus Filho

Eu continuo e acredito que ainda vai durar muitos anos, ou décadas, ou quem sabe o resto da vida, curtindo essa situação do Cruzeiro.
Como já disse, queria curtir, porém, com os culpados atrás das grades vendo o sol nascer quadrado. Mas, num país como o Brasil, isso é difícil. O único castigo que terão será o das ruas, onde não poderão mais andar com a mesma tranquilidade que eu. Haja visto o que aconteceu com o Serginho semana passada. Essa será a cruz dessa quadrilha. Me refiro específicamente aos 3 cabeças da organização. No mais, gostaria de ter um poster desses mitos na minha sala. E agradecer a eles todos os dias.
E continuo também a contar quantos dias o clube Cruzeiro conseguirá sobreviver. Sim, sobreviver. Porque a situação não tem saída, ainda que veja que os torcedores, cronistas e outros adeptos, continuam a se enganar, na esperança de um futuro, que com certeza nunca mais virá.
Eu vejo torcedores do meu Galo desfazendo de um passado brilhante e eu discordo deles.
O Cruzeiro foi, até 2018 um grande time, ganhador de títulos. Só que acabou.
O clube está fadado a acabar, infelizmente. (????)
Se estivesse nas minhas mãos definir o futuro do Cruzeiro, eu decidiria que ele seria igual o América era até uns 10 anos atrás.
Não o América de hoje, organizado financeiramente e na série A.
Mas, aquele América que só servia prá beliscar um Mineiro de 10 em 10 anos.
E talvez seja esse o futuro dos azuizinhos. Ser a terceira, quarta ou quinta força de Minas.
Porque não vejo uma fórmula de pagarem as contas que virão à partir desse 2021.
Alguém por aí vê???
A pessoa que tinha condições de ajudar já pulou fora do barco.
Afinal, essa pessoa deve ter visto o tamanho do buraco que fizeram no casco do navio e decidiu se salvar.
E lembrando que à cada dia que passa o buraco vai se tornando maior.
A dívida sobe à cada dia e as portas dos que poderiam ajudar vão se fechando pois não querem entrar em barca furada, que não tem salvação.
Quem assistiu ao Titanic sabe que da hora que ele bate no iceberg até a hora que ele afunda teve muito tempo.
O Cruzeiro já bateu no iceberg.
Ano passado, acreditaram que o time iria subir e por isso jogaram as dívidas prá serem pagas à partir de 2021 e algumas à partir de 2022 (casos do Fred, Dodô e outros, acredito).
Aí, o time não sobe.
Não sei se o clube já teve adiantada a cota da TV desse ano.
Então, fica a pergunta: de onde tirar dinheiro prá pagar salários, contratar jogadores, enfim, as despesas altíssimas de um clube de futebol?
Hoje eu abrí o UAI e tá lá mais um que entrou na justiça, um fisioterapeuta, pedindo mais 396 mil.
Ou seja, ainda vai ter muita gente na justiça, aumentando essa dívida.
Então, é o que venho falando, prá desespero da torcida azul: a situação não tem solução.
Eu pergunto a vc, Dalai: se vc fosse um cara muito rico (não sei se é), vc colocaria seu dinheiro nesse clube????
Pra finalizar, não vou falar sobre o Galo, que está plantando sementes prá colher num futuro bem próximo.
Hoje não quero pisar muito nos amigos e nos não amigos azuis.
Um grande abraço.

Jorge

Com relação à coluna de hoje só alguns pitacos:

“O Cruzeiro voltou a ser dominado pela caça às bruxas no momento em que as prioridades AA são gritantes.”

Esquece isso, Dalai. Isso não mais te pertence. As prioridades hoje são BB.

“Farol de popa ou de proa: qual você acende”.

Sim, embora com relação ao Cruzeiro ‘o barco esteja naufragando’, entendo que não há barco algum e o título é só uma figura de linguagem. Quanto a qual farol acender, uma questão precisa ser esclarecida antes: A conta de luz foi paga?

“Mas um parágrafo, particularmente, me matou de inveja (…). Adoro bolinho de feijão”.

Não seja por isso, Dalai. Quando a Arena MRV ficar pronta, vá lá comer um. O atleticano é boa gente. E se der vontade, não se reprima, não. Encha os pulmões e grita: GAAAALLLOOOOOO!

Carlos Frois

“Não apoio, porém, o farol de popa aceso, procurando culpados pelos atos passados”. Logicamente não apoia, pois sabe que a luz deste farol o iria iluminar, daria-lhe destaque dentre tantos malfeitores, e maus administradores que contribuíram para a ruína total do time de vaidosos!!

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Engraçado, parece até que essa coluna, Sr. Delay, é escrita por um atleticano!!!!
Só tem franga, desculpe, atleticano aqui nesse espaço!!!!!
A mágoa delas, desculpe novamente, deles, é grande demais e nem nos próximos 50 anos será aplacada.
Gostaria de alerta-nos para o “Efeito Orloff, eu sou você amanhã.”
Não existem almoços grátis e um empresário, seja rico quanto quiser, um dia terá que apresentar e cobrar as despesas. Afinal, o Brasil mudou e lavagem de dinheiro é crime.
Curtam esses curtos e breves momentos, afinal de contas, só existe um time grande e vencedor em MG, o MAIOR DE MINAS, o Cabuloso que, momentaneamente, está passando por turbulências.
E lembrem-se, O MELHOR LUGAR PARA EVITAR A COVID É A SALA DE TROFÉUS DO GALO, AFINAL, HÁ 50 ANOS QUE NÃO ENTRA UM BRASILEIRO LÁ.

Jorge

Mágoa? kkkkkkkkkkkkkkkjkkk. Nunca ri tanto na minha vida. O Dalai vai acabar virando ídolo atleticano (tipo Mitair e outros) porque nos dias de hoje a coisa mais difícil é achar um caibuloso para zoar. E o Dalai nos proporciona isso, dia sim, dia não. Obrigado Dalai! E obrigado também Luiz, aquela de ‘momentaneamente passando por turbulências’ foi ótima! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… pausa…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. pausa….. kkkkkkkkkkk, ainda morro disso…. kkkkkkkkkkkkk.

Sem Paciência

As marias são muito sem noção… KKKKK Ou estão em negação… KKKKK
Tenho vontade de sugerir a colocação de estátuas (estilo da do Drummond na Savassi) do Mitair, do Presida Raiz e do Serginho num cenário de mesa de bar brindando alegres. Isso no espaço de bares da Arena MRV… KKKKKKKK Seria uma justa homenagem! KKKKKKKK

Sem Paciência

maria arrombada, desculpe, cruzeireira detected! ! !
Galo nunca será mariada amanhã! KKK
Não se preocupe sobre os próximos 50 anos, vc não estará aqui. Nem seu time… KKKKKK
“O MELHOR LUGAR PARA EVITAR A COVID É A SALA DE TROFÉUS DO GALO, AFINAL, HÁ 50 ANOS QUE NÃO ENTRA UM BRASILEIRO LÁ” Uai… Os títulos mineiros, especialmente os em cima das marias, não valem nada??? Ou só valem pra “tríplice coroa de 2.003”, quando não ganhou a Libertadores? KKK Entraram também o título da Libertadores de 2.013. O da Copa de Brasil de 2.014… Lembra desse??? KKKKKKKKKKKK

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Sem paciencia, :”não ganha nada , time sofredor…”.
Como diz o Sr.Dalai, vocês, Marias de Vespasiano, estão muito magoadas, foram anos e anos de humilhação. Sofrendo e remoendo chacotas, derrotas. Mas não fique triste não, a humilhação em breve voltará e vocês, Frangas, voltarão ao fundo do poço. Aliás, nunca saíram de lá, não é? Estão sendo enganados por dirigentes que estão falindo seu time(?) para conseguir ganhar um Bi.
Efeito Orloff sim. Você não tem cultura nem inteligência para saber o que é isso, então pergunte a uma pessoa que tenha concluído o ensino básico.
Com certeza não estarei aqui pra comemorar o Centenário sem Bi, mas , para sorte sua , não sofrerá mais uma humilhação, porque você, Maria de Vespasiano enlouquecida, também não estará.

Sem Paciência

Que mágoa teria de vcs, Eternas Freguesas??? KKK Temos mais de 200 vitórias sobre vcs e um título nacional! Chupa, Maria! KKKK Se construindo estádio estamos no fundo do poço, imagina vcs… estão afundadas na merda! KKKK Enganados por quem ??? Praga de bicha não pega! KKK Nunca teremos o efeito Orloff, nunca iremos CRUZEIRAR! KKKK Vc não tem cultura, nem inteligência e acho que nem sabe o quê é vírgula porque não acertou o uso de nenhuma… BURRO PRA CARALHO ! ! ! KKKKKK Estarei no bicentenário do Galo, faltam 87 anos, é logo ali e vc já terá ido ao encontro da sua mãe na… ! KKKK