FELIPE EXPLICA FELIPE - Quintal do Dalai

FELIPE EXPLICA FELIPE

  • por em 26 de março de 2021

Bruno Haddad/Cruzeiro/Flickr

Ontem, no Concierge Sócio Diamante, quem participou do Diamante Talks foi o nosso técnico Felipe Conceição. Apesar das limitações do sistema que não permite perguntas verbais, valeu a iniciativa pela transparência e confiança demonstradas pelo treinador.

Por menos que haja resultados sentidos pela torcida, Felipe Conceição acredita no que está fazendo.

Lembra os caminhos que já trilhou, enfrentando desafios semelhantes com América, Bragantino e Guarani, conseguindo após dolorosa adaptação, implantar um positivo sistema de jogo.

O adjetivo doloroso foi utilizado por ele várias vezes para explicar a transição de sistema de jogo que quer implantar no Cruzeiro, saindo da “retranca” com tentativa de um contra-ataque que resulte em gol, para o avanço das linhas e a disputa de bolas no terço final do ataque. Antes o time jogava por uma bola, hoje ataca no último terço do campo 52 vezes em média, por partida.

A adaptação não é fácil nem rápida. Tem de ser assimilada pelo jogador a fim de ser executada automaticamente durante o jogo. Vamos chegar lá, sem qualquer dúvida.

Mostramos vídeos dos jogos, como do primeiro tempo contra o América, e os próprios jogadores já identificam os erros de posicionamento, de condução da bola ou de passes.

A hora de experiências é agora, não em plena disputa da Série B. Hoje já tenho consciência sobre quais atletas devem entrar jogando e em qual setor do campo.

Por várias vezes, Felipe Conceição referiu-se ao primeiro tempo do jogo contra o América como um “case” do erro. Tivemos ali a lição que deveríamos ter. E aprendemos.

Faltava explicar a opção por Alan Ruschel como armador, deixando no banco Sobis, Pottker, Marcinho e Claudinho. Com essa formação, recorde-se, passamos todo o primeiro tempo sem dar um chute a gol. Por incrível que pareça, o time voltou o mesmo, para o segundo tempo, e jogou mais 9 minutos, quando então foram feitas as primeiras três modificações.

Felipe explica:

Alan Ruschel já havia jogado como armador, na Chapecoense, saindo-se muito bem. Durante a semana livre, que antecedeu o jogo contra o América, testado nos treinos, garantiu a escalação no meio de campo. Na partida, porém, nada deu certo.

A demora na substituição foi uma tentativa, iniciada no intervalo, de recuperar para o segundo tempo o entrosamento conseguido nos treinos. Os primeiros minutos revelaram que não seria possível. E houve as mudanças.

Felipe, este QUINTAL, que antes de sua chegada já queria ver você no Cruzeiro, permite-se a ousadia de pedir treinamentos especiais para:

1. Nas tentativas de desarme, a falta não ser a primeira opção, como acontece absurdamente no Cruzeiro; Gamarra e Luizinho eram dois zagueiros que se notabilizaram pela eficiência do desarme sem faltas. A comparação é impossível, mas os dois servem como ponto de referência.

2. Chutes a curta e média distância sempre com perigo de gol, jamais “recuando” bola para o goleiro ou acertando os refletores como vimos fazendo.

3. Escanteios e faltas cobrados de forma a revelar que houve ensaios e eles foram bem assimilados. Essas cobranças são um ótimo termômetro. Quando não há cuidado nesse sentido, zagueiros sobem para a área contrária num escanteio e ele é batido rasteiro, no pé do adversário. Isto revela falta de comando técnico. Desânimo geral em campo e na torcida.

4. Entrosamento com, no mínimo, troca de três passes de ataque no último terço do campo, sem recuo de bola. Categoria também se aprimora com treinamento.

5. Finalmente, uma atenção especial nos cabeceios. Chega a irritar a frequência com que matamos jogada atrasando infantilmente a bola para o goleiro adversário. Quando claramente inoperante a tentativa de gol, a opção do passe para um companheiro melhor colocado dá sempre mais resultado.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. peppeu sugere pauta no mínimo explosiva para este QUINTAL. Não vamos fugir dela, mas não me parece o momento adequado. Estamos fazendo transplante de coração. Vai chegar o momento de unha encravada.

2. Sem Paciência passando-se por perito em giros de roda. Cuidado com ilusão de ótica. Já viu no cinema pneus que parecem girar pra trás enquanto o carro vai em frente? Você acha mesmo que o Cruzeiro ficará 50 anos fora do páreo? E o nosso DNA de gigante? Daqui a pouco a roda alvinegra dará impressão de que continua pra frente mas, em verdade, vai pra trás. Estará se cumprindo o destino!

3. João de Deus Filho, solitária ilha de racionalidade no mundo surreal atleticano, homenageia Pablito, “um cara do bem, do tipo de torcedor que todo clube precisa”. Era isto mesmo, João. E está fazendo uma falta imensa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juliano Damien

A análise do Felipe é muito boa!!! Aponta erros crassos e que vínhamos cometendo desde a “era” Mano Menezes (que, durante certo tempo, deu resultado, ao contrário de seus sucessores).
Infelizmente, tem faltado é tempo para fazer toda esta transição – drástica, no mínimo, de um futebol totalmente REativo para um predominantemente ATIVO, como se faz marcante na história do Cruzeiro.
Tem comprometido um pouco também pela série de limitações, a começar pela qualidade dos jogadores, que, não há como nos iludirmos: não são jogadores de seleção e pela situação em si, estaremos anos luz disso, até mesmo pelas finanças do time estarem literalmente ‘no buraco’, que é outro grande limitador.
Caberia é maior constância nas escalações – pra gerar mais confiança nos atletas e menos desconfiança -, além de se chegar a entrosamento mais rápido assim. Pra cada jogo, escalação e proposta de jogo diferentes, isso poderá demorar um pouco mais e igualmente tornar o time mais apático e previsível.
Sugestão: observar jogares que se destacam – por que não no campeonato mineiro? -, principalmente revelações, buscando lapidar joias e bons retornos em caixa, isso, que poderia acontecer, inclusive, a curto prazo (e mais ainda a média-longo), minimizando risco de grandes investimentos e sem retorno.

MITAIR É INOCENTE

Dalai, gostaria de lhe lembrar que o Cruzeiro não tem DNA, e sim DNB

Sem Paciência

Desculpe te corrigir, na verdade, tem DNBB! KKKK
Ano que vem vai participar do BBB22! KKKKKK

guioday rodrigues

F. Conceição. Treinador que NUNCA ganhou nada e NUNCA SUBIU de divisão. Mas é o treinador certo para o FALIDÃO. Mas tenho uma coisa que sempre falo. O problema do FALIDÃO não é o treinador e sim o elenco que é fraquinho. O time de 2020 já era fraco, contrata jogadores desconhecidos para 2021, contrataram jogador que caiu pra SÉRIE C. KKKKKKKKKKK. Qual se destacou até agora? Conseguiram fazer um time mais fraco que o de 2020 e querem subir. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
VÃO SER ANOS NAS DIVISÕES INFERIORES DO FUTEBOL BRASILEIRO. FATO

Sem Paciência

“2. Sem Paciência passando-se por perito em giros de roda. Cuidado com ilusão de ótica. Já viu no cinema pneus que parecem girar pra trás enquanto o carro vai em frente? Você acha mesmo que o Cruzeiro ficará 50 anos fora do páreo? E o nosso DNA de gigante? Daqui a pouco a roda alvinegra dará impressão de que continua pra frente mas, em verdade, vai pra trás. Estará se cumprindo o destino!”

Primeiro, não é preciso ser perito pra saber que rodas giram… rs O quê está te incomodando de verdade é saber que a roda girou e é a SUA vez de ficar por baixo. Mas, gostando ou não, futebol se faz com dinheiro e como o crIzeiro não tem… Já sabe! KKKK Tenho CERTEZA que o crIzeiro ficará 50 anos fora do páreo! Isso, se não deixar de existir antes… rs

Segundo, que DNA??? crIzeiro tem DNBB! KKKK Ano que vem vai participar do BBB22! KKKKKK

Terceiro, ilusão de ótica é achar que esse time vai a algum lugar. O técnico Tonho da Lua é um professor Pardal! Vide última escalação. Os jogadores são medíocres pra ser generoso. Por quê os grandes times da Europa gastam milhões de euros com os atletas? Porque são eles os artistas que fazem o espetáculo acontecer. Mesmo que o esquema fosse bom, com jogadores ruins não vai pra frente!

Quarto, Destino não existe! As coisas não têm que ser ou deixar de ser! Nada está escrito nas estrelas! Construímos nosso presente e futuro pelas decisões que tomamos no dia a dia. O presente do crIzeiro é fruto de decisões anteriores: comprar e não pagar, desrespeitar contratos, olhar apenas os títulos sem observar a quê custo etc. Pois é… A conta chegou! Nenhuma surpresa! Apenas o corolário lógico de um projeto que foi desenhado e executado à vista de todos. Enquanto um bando de bobos alegres batiam palmas e davam vivas, o navio se encaminhava pro redemoinho. Agora que emborcou, não adianta relembrar nostalgicamente quando ele navegava em águas plácidas… É hora de afundar! KKKKKKKKKKKK

Ah! Em nenhum lugar, consigo achar o número de sócios-diamante… Será que vc pode dizer a quantidade ou pelo menos explicar o motivo do segredo (cadê a tão falada TRANSPARÊNCIA, né?)?

Finalmente, nessa época de pandemia, QUINZE pessoas morrendo de fome por dia no Brasil (FIQUE EM CASA E MORRA DE FOME!), não seria um destino mais humanitário dar esses R$1.000,00 mensais do sócio-diamante para alimentar o próximo que passa fome?

lucio soares

Meu caro Dalai, adorei os conselhos dados ao Felipe. E é isso mesmo! Tocou no ponto certo porque é isso que estamos vendo no cruzeiro. O time não tem velocidade e cada jogo que acontece parece que o time treinou menos e desaprendeu mais. Nossos laterais jamais chegam à linha de fundo. ao se depararem com um adversário não o enfrentam (seria a falta de confiança ou categoria?) e recuam a boa para o zagueiros darem um chutão pra frente. E lá vai o Marcelo Moreno disputar a boa aérea com zagueiros, sem a chance de ganhar uma sequer! Não tem jogada ensaiada, seja para falta, seja para escanteios. A jogada é jogar a bola na área. E ninguém sabe bater falta. Raras vezes a bola foi pelo menos no gol.Qual jogo o goleiro adversário foi o melhor em campo? NENHUM. E o Fábio? Esse ja nos salvou! Então, está tudo errado e não há tempo a perder! Reforços já! Mais tarde será TARDE!

Galo Doido New York

Alguém sabe o orçamento do LPL (Lado pobre da lagoa) para 2021???Vai ter como bancar o futebol semi-profissional, mesmo com atletas que quase foram craques, com tecnico que por duas vezes quase conseguiu o acesso a Serie A do brasileirao???O restante da folha de Outubro ja foi paga???E as de Novembro, Dezembro e o decimo terceiro salario de 2020, ja estao quitadas???

“E o nosso DNA de gigante?” Eh o mesmo DNA da divida GIGANTE!!!
Tem tambem DNA (divida nas alturas) DNP (divida nao paga) DNPP (divida nao paga protestada) DNH (divida nao honrada)

Em uma de suas Lives, o presidente declarou ter descoberto um dos motivos da divida gigantesca…Havia um ponto do TV a cabo em um lugar onde ninguem assistia televisao…Imediatamente a operadora foi contactada e o ponto desligado, sendo economizado $360,00 (trezentos e sessenta reais ao ano)…

$1.000.000.000,00 – $360,00 = $999.999.640,00 – So faltou o presidente colocar a fantasia do chapolin colorado e dizer “nao contavam com minha astucia”.

A divida da temporada em Atibaia chega este ano, vao pagar ou dar o cano???Temporada em Atibaia porque os campos de treinamentos estavam cheios de buracos…Quem acredita???

Vejo muitos crizeirenses, incluindo o dono deste quintal, re-escrevendo o Aurelio!!! Nao pagar dividas, nao honrar o acordado, negar o contratado deixou de significar , calote, falência, ma fe e passou a se chamar readequação de dividas…Vergonhoso para dizer o minimo.

Quem com o minimo de bom senso levaria a serio uma instituicao como o FALIDAO DO BARRO PRETO atualmente???Os crizeirenses mais nostálgicos como o blogeiro podem ate ficar gritando aos quatro ventos que o QUEBRADAO DE SANTA EFIGENIA eh grande, gigante, tem taça, mas isso serve apenas para massagear o proprio ego…

A REALIDADE EH DE FALENCIA – MORAL – FINANCEIRA – ESPORTIVA

lucio soares

olha a manchete do superesportes agora à tarde. Nós tambem tivemos nosso momento de parecer ricos, mas todo sabe como isso terminou…terminou? Não, isso não termina fácil.

Claudio

O Dalai Lama(eu zoando ele) zoa as Frangas com muita ‘elegância’ e categoria.

Sem Paciência

Nossa! Como sua zoação é engraçada, hem, maria? rs

Claudio

Você achou grossa né Franga?

Sem Paciência

Não! Achei sua mãe LARGA de tão arrombada que ela já estava, maria! Também, na vida todo dia, né? Era de se esperar isso mesmo… KKKKKKKKK

peppeu

Dormiu com o Bozo e acordou gozado , né Maricota ?

Rei Melo

Nem acreditei que o Sr pelo menos uma vez escreveu sobre o time de futebol.. Parece que algo ja esta tentando mudar kkk saiu o assunto de pre- adolescente bobo que os paraguaios aqui do blog adoram. de tão idiota que eram os temas que somente paraguaios respondiam.
Mas voltando ao tal time….. parece que o Sr resolveu ver algum jogo. Esse técnico me parece pau mandado ou seja, vai continuar escalando Jadson… Ruscheel, Claudinho dentre outros ligados a tal cúpula de amigos dos amigos. 99% do pessoal que converso , sabe que esse time é péssimo, que os jogadores são fracos, estão todos gordos muito gordo, para um time de futebol profissional, sendo que hj o Cruzeiro é um time de futebol semi – profissional, time de empresários, assim sendo essa perebada serve.
Esse tal técnico sonso, deveria escalar os melhores que tem no grupo … muito muito difícil mesmo.. melhor onde ? kkkk Rafael Sobis, Moreno , Matheus , cárceres, Adriano, Marco Antônio( que nunca jogou), Manoel e o tal Fabio deveriam ser titulares.. o resto pra completar o time ele escolhe na baciada de pereba que tem la. Não sendo Jadson , Leo. Henrique, Potcker….estes não servem nem para trocar por camisa kkk alias se trocarem escondam as camisas, tem gente e 400 passa fome de olho… se derem mole levam na hora pra fazer treta kkkk. Eita Cambada de gente ruim de serviço.