FOI PREMEDITADO? - Quintal do Dalai

FOI PREMEDITADO?

  • por em 29 de setembro de 2020

Em longa conversa com jornalista que prepara reportagem sobre a crise no Cruzeiro, fui surpreendido com uma pergunta fora dos padrões:

– Se Itair Machado fosse submetido ao soro da verdade e o senhor pudesse fazer a ele uma única pergunta, qual seria?

Para chegar à resposta, que já está no título da coluna, percorri uma dramática volta ao passado mais recente do Cruzeiro, desde a nunca imaginada candidatura de Wagner Pires até o compromisso dele de não nomear o chefe de sua campanha, Itair Machado, para nenhum cargo de direção.

Não cumprida a promessa, passados seis meses, Itair tornando-se preceptor de Wagner, encontrei-me por acaso com o presidente e cobrei o descumprimento da palavra:

– Dalai, todo mundo adora Itair. Vai lá na Toca 2 pra você ver. É um deus!

Hoje sabemos o preço alto dessa “adoração”.

– Você ganha 5, passa pra 15; 20? Passa pra 50; 80? Passa pra 120;150? Passa pra 200; 300? Passa pra 700!

Quando assumi em fins de dezembro e vi esta farra maluca de aumento de salários, a primeira impressão que me veio à cabeça foi a de que tínhamos uma filial oculta da Casa da Moeda. A gente fabricava dinheiro escondido.

Mas o “milagre” do aumento sem freios de salários era apenas a ponta do iceberg. O grosso da maracutaia estava nos contratos de profissionais e nas verbas de comissão, de representação, de intermediação, de corretagem, de cornetagem, de apresentação, de programação, de previsão do tempo… e tudo que pudesse explorar um pouco mais o ente incapaz em que se transformou o Cruzeiro.

Rapinagem dos pés à cabeça, passando pela farra de 9 milhões de reais em ingressos de cortesia para conselheiros e amigos, e 30 cargos remunerados na sede campestre. Cartões corporativos coroam a obra.

Relembrando este flagelo todo, a coordenação inteligente, fria, calculada, amoral, para arrasar o Cruzeiro, cheguei finalmente à pergunta de um milhão de dólares.

– Foi premeditado?

BATE PAPO NO QUINTAL

Para nossa tragédia, as tabelas de classificação das séries A e B estão “do jeito que o diabo gosta”. O Atlético, líder isolado e com um jogo a menos, e a gente revisitando a zona de rebaixamento da B. Um monte de piadas requentadas todo dia. As mesmas que a gente fazia com eles. Isto vai passar, mais rápido do que se pensa. Mas tenho pena especial dos cruzeirenses mais jovens.

Eles não viveram meio século de impiedoso domínio azul!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
mario

Ta bom. Agora vai la tomar seu remedinho.

MARIA 9 A2

TUDO BEM. AGORA EXPLICA PROS TORCEDORES DO TIMECO PORQUE DEIXOU PERDER 6 PTS NA FIFA. E DEPOIS, VAI CUIDAR DOS NETINHOS.

PretoeBrancoLoco

Sr. gagai , neste momento, depois deste ultimo paragrafo, estou derretendo em lagrimas….
kkkkkkkkkkkkk

Luiz Antonio Lopes Barcelos

PretoebrancoLoco, chora mesmo: esse ano comêramos 50 anos do Tri e 50 anos SEM BI .

Jose Antonio

Sr. Dalai porque não fazer algumas perguntas para o tal “Conselho”???? Porque elegeram o Wagner?? Porque não o fiscalizaram??? Porque não o tiraram de lá enquanto era tempo??? Será eu foi porque as “conquistas” abafaram os escândalos???? Porque ninguém chamou o Sr. Divino Alves de Lima pra perguntar porque ele, então diretor financeiro, abandonou o barco? Ele sabia que ia afundar… Seriam perguntas interessantes mas tem uma que eu acho que está incomodando e muito a torcida: O time perdeu 6 pontos por ter dado calote no Al Wahda, que foi parar na FIFA, pois bem, a FIFA emitiu nova ordem de pagamento vencendo no final de setembro… Mas, para surpresa de todos o time entrou com recurso no CAS e adiou, mais uma vez, o pagamento do calote. Se cabia recurso porque não entraram antes para evitar a perda de pontos???

peppeu

“Isto vai passar, mais rápido do que se pensa.” Fato. Em breve a liquidação do time e cova.

Walter Pereira Galo

Ok. Agora pode mostrar a sua carinha de demitido da Globo e escrevendo para o papai, que não tem mais conectivas para se expressar dessa forma. Qual é mesmo o seu intento em se esconder por trás do papai?

Se não sabe, porque é um rapaz velho, Fernando ou prefere viver cheio de vaidades. O que te levou o seu clube as ruínas, juntamente com a soberba. O sempre Clube Atlético Mineiro, sempre mandou aqui em Minas. Aqui nas décadas de 70 80 e 90, bem antes de existir copa do Brasil. Era até covardia a supremacia do Galão da Massa nessas bandas. E tão somente lhes cabiam, torcer para Flamengo (dai o apelido de MARIA, vai com as outras) ou para as arbitragens venais instruídas pela antiga CBD e hoje CBF – Casa bandida do futebol. Sem deixar de mencionar que demoraram 82 anos para ganhar o primeiro campeonato brasileiro. Não acreditam que copa taça Brasil de 66 com único time grande que a disputou o Santos de Pelé, foi campeonato Brasileiro, né?. Desculpe quem acredita nas suas ironias e omissão de fatos, são somente os jovens ou que não aceita as coisas como ela é ou não sabem o que acontece no futebol desde o inicio. Saudações alvinegras!!!

André Luís

Na sua conta ok… E quantos anos vcs levaram pra ganhar a libertadores? Mais de 100??

Luiz Antonio Lopes Barcelos

André Luís, para de passar vergonha. A Libertadores foi criada em 1948 e o Cruzeiro foi campeão em 1976. E a 1ª Libertadores que o Cruzeiro jogou foi em 1967. Portanto, demoramos 9 anos para conquistar nossa primeira Libertadores. Estude um pouquinho para não passar vergonha, Franga.

Lucio Soares

É melhor “ouvir” isso que ser surdo? A pessoa é mesmo mal informada! Maria surgiu de Mafia e não de maria vai com as outras. Era referente a torcida e não ao Clube. O número de títulos do cruzeiro é tao grande! Ao contrário, o que enche a sala de trofeus do atlético são titulos regionais. Muitos deles conquistados porque o campeonato rural não tinha a menor a importancia e só servia para vermos o que estava faltando para fazermos um time vencedor no cenário nacional e internacional. Quantas vezes, vc a quem respondo, viu seu time ser campeao? Ganhar dois títulos nacionais iguais? Viu? Não, não viu! Talvez ganhem o brasileirao este ano porque está fácil! Mas quantos anos foram necessários para ganhar meros dois títulos?

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Walter Pereira Galo, tenho pena de você. Ah, isso é óbvio, afinal você é Franga.
Supremacia das Frangas?
Décadas de 70, 80 e 90???
Quantos títulos nacionais e internacionais vocês ganharam nesse período. Títulos regionais vocês tem 7 a mais e 11 anos a mais de existência.
A CBF que foi culpada por vocês não ganharem????? Eu acho que foram a CIA e o FBI .
Quanto a torcer para o Flamengo, todas as pesquisas mostram, quem tem mais torcida em MG: Cruzeiro em 1º lugar, Flamengo em 2º e Frangas em 3º.
E uma pergunta que não quer calar: CADÊ O BI DO “GALÃO DA MASSA?”

André Luís

O senhor, também tem culpa no cartório, viu tudo e fingiu demência.

Moacir Schmidt

50 anos? Me ajuda aí, Dalai. Noves fora a gozaçao vamos aos fatos: Cruzeiro conduziu as zoaçoes em alguns anos de 2003 a 2018 (nem foram todos). Fora isto, foi dominado pelo Galo constantemente nas decadas de 60, 70, 80 e 90.

jonas ferreira

Menos Moacir, bem menos. Acompanho o Cruzeiro desde 1965. Só me lembro de um período ruim em relação ao Atlético, foi de 78 a 88. Década de 60? ganhamos de 65 a 70. Em 1969 só não fomos campeões brasileiros devido a um gol, Palmeiras foi campeão por ter feito um gol a mais que o Cruzeiro. Sendo que disputamos os últimos 5 jogos do campeonato brasileiro sem 4 titulares que estavam excursionando com a seleção brasileira. Década de 90 fomos bi campeões da Copa do Brasil e bi campeões da super copa da libertadores.

geraldo

Infelismente, senhor Dalai, sempre que leio a sua coluna, entendo mais e mais, porque chegamos aonde estamos, e lastimoso e lamentavel, tudo muito podre, tudo muito grotesco. Pedrinho, Pedrinho, ate quando vai patrocinar, pagar essa vagabundagem. POLICIA FEDERAL SOCORRO.

geraldo

Nesta situaçao e melhor chamar a policia ou chamar o ladrao.

Anônimo
Carlos

comment image

Anônimo
Marcelo

Verdade quando dizes que da pena é dos jovens. Realmente para eles, imediatistas, é difícil pensar num longo período sem conquistas importantes. Porém, vamos relembrar o passado: Entre a libertadores de 1976 e a Supecopa de 1991 foram 15 anos ou 17 anos para a copa do Brasil de 1993. Ou seja, muito tempo sem títulos. Pode acontecer algo parecido agora? Claro que sim. Pode. E daí? Vai continuar de pé, aos trancos e barrancos, mas vai. Cedo ou tarde, volta às glórias. Aliás, os torcedores vão morrendo e nascendo novos, o clube permanece. Então galera, muita calma e tranquilidade.

Gunther Hofner

Oi? Como????
– Isto vai passar mais rápido do que se pensa?
Menos né blogueiro! Menos!
Acorde deste sonho utópico. A realidade é nua e crua. Enfrente-a e assim melhor irá poder sonhar algo para os bisnetos.

Mais uma pra hoje…

https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2020/09/29/noticia_cruzeiro,3864952/cruzeiro-e-condenado-a-pagar-r-700-mil-a-meia-que-nunca-jogou-no-time.shtml

Rei Melo

O Sr deve estar usando droga e pesada . Talvez deveria cair na realidade.. Todos no clube sabam que o tal Itaire o Serginho Batoré eram e são marginais. E ninguém fez nada até que apareceram as denuncias.. e até hj não fizeram nada pelo visto pq jogadores que estes dois mais o caduko do pinguço botaram no clube ainda esta la. e pelo vista os dois ainda recebem do clube e frequentam reuniões . O time que esta jogando é o pior .. hj com a provável nova derrota, o tal técnico vira falar em posse de bola… de goleada em treino e blal bla , mas a nada faz ele nem ninguem tirar do time o Fabio , o Léo( nao joga pq dizem que machucou) o henrique o cabral o tal Machado ( esse vou te falar alem de burro é ruim mas ruim que doí.. sem a mínima condição de jogar futebol nem em várzea), o tal kakie que nao sei de onde tirraram que esse cara joga bola esta mais parecido com um talibã de tal feio e de ruindade.. e por ai vai.. O Sr com esse papinho furado no blog esconde sua incompetência .. esqueci ainda tem o marginal do Sasá que voltaram depois que foi pego na gandaia , falaram com ele ..Volta que em Bh pode tudo…ele voltou… A maioria dos cruzeirenses ja desistiram.. sabem que o clube vai ficar nessa merda ou pior durante uns 5 anos no minimo. pq pessoas como vc e sua trupe se escondem … e esse bando de jogadores inuteis e acomodados tomaram o clube e sos saem de la no fm dos contratos que vcs mesmos fizeram.. agora velho Bobo e mentiroso segura as piadas e caia na real vc tb fez parte da merda que vc ta atolado e atolou 9 milhoes de pessoas