Enquanto não vem a inspiração, nos viramos com a transpiração e vai dando certo. Em Londrina, terça-feira, após o susto, tivemos tranquilidade emocional para costurar a reação. Poderia ser menos difícil se houvesse melhor ajuste no terço final do campo. Ali é que erramos 80% de nossas jogadas: passes a esmo, cruzamentos descalibrados. Chutes sem qualquer potencial ofensivo. Houve, porém, um progresso animador: Bruno Rodrigues, na esquerda. Até que enfim. Alguém nosso levando vantagem no 1 x 1. Nos acréscimos, nasceu ali o gol da vitória, passando pela escorada de Luvannor até a bola chegar no jeito para o gol de Rodolffo. Isto é o que se chama jogada articulada, um companheiro sabe o que virá e se posiciona antecipadamente. Temos que melhorar nosso percentual de acerto pra encarar as próximas partidas, mais difíceis pelo afunilamento natural de fim de campeonato. E quando é que Pezzolano vai experimentar o meio de campo que brilhou no Botafogo ano passado? Chay e Pedro Castro, juntos, se entendiam por telepatia. Sofreram uma pane, mas querem reviver o passado.
Próximo teste, difícil, será sábado em Brasília, às 16h30, contra a Chapecoense. A Nação Azul deve surpreender, outra vez. Finalmente, um ajuste entre Cruzeiro e Minas Arena assegura que este será o último jogo nosso, deste ano, em que um show marcado anteriormente nos tira do Mineirão.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Juntando os cacos – Insônia geral na barraca atleticana, nesta noite passada, após a eliminação do time, jogando contra 9 palmeirenses. 70% de posse de bola, sem proveito, mesmo contando com a colaboração do técnico Abel que até os 80 minutos do jogo não fez nenhuma substituição. Pesquisa feita pela Insonic, nesta madrugada, revelou que 30% dos atleticanos perderam o sono pensando no jogo em Belo Horizonte, quando o Atlético chegou a vencer por 2 x 0, cedendo o empate no último minuto; Outros 30% não conseguiram dormir por causa da expulsão de Vargas no final da prorrogação. Ele bateria o pênalti no lugar de Rubens. Os demais 40% tiveram insônia por causa do Cruzeiro.
2. Pequitito – abriu a jornada da Itatiaia, terça-feira em Londrina, inundando de emoção os ouvintes. Sua frase – “Vivendo e aprendendo a jogar” – foi o “start” pra uma narração a 100 graus de calor. Jogo difícil. 1 x 0 para o Londrina, metade do segundo tempo. Pressão do Cruzeiro. 1 x 1. No último minuto, 2 x 1, com Rodolfo marcando o gol da vitória. Imaginem Pequitito abrindo as válvulas da paixão, narrando a jogada sem medo de ser feliz. Um punhado de torcedores do Londrina não suportou e tentou invadir a cabine da Rádio. Não havia policiamento e alguns jogadores do Cruzeiro, percebendo a situação, subiram ao local, ajudando na proteção aos radialistas. Gesto de coragem. De solidariedade. Mas providências enérgicas têm de ser exigidas da CBF.
3. Rafael Cabral – falhou feio no gol do Londrina. Mesmo que causasse a derrota do Cruzeiro, Rafael seria salvo pelo seu contacorrente. É uma questão de crédito e débito. Na primeira coluna, contabilize 10 pontos pra cada defesa “impossível”, garantindo a vitória azul. O total deve se aproximar de 150 ou 200. Aí, debitam-se 10 pontos negativos pela falha contra o Londrina…
4. Pedro Martins, o jovem diretor de futebol do Cruzeiro, administrador com NBA na Universidade de Liverpool, Inglaterra, tem duas excelentes qualidades: discrição e eficiência. Fala pouco, simples, direto, o que já realça a credibilidade de suas palavras. É uma tranquilidade ouvi-lo dizer e repetir, ressaltando que esta é também a posição de Ronaldo: “A instituição Cruzeiro está acima de todo mundo. ”
5. Hino Nacional nos estádios – Até os postes da rua sabem dos nossos sonhos, junto com o Marketing do Cruzeiro, naquele período pós-saída de Wagner e quando Covid 19 era apenas um nome estranho, que ninguém sabia o que era. Maior que o flagelo financeiro, a esperança. Além de planejarmos aquela forma social de disputa da B, fomos mais ousados: junto com grupos de torcidas organizadas nos atrevemos a alinhavar uma lição de cidadania para o resto do País. Nos estádios, na hora do Hino Nacional, cantar de pé, respeitosamente; no minuto de silêncio, fazer o óbvio: silêncio. Era emocionante pressentir o florescer destas ideias que, porém, sobreviveram apenas 4 semanas, sepultadas que foram pela pandemia mundial. Nunca mais falei ou ouvi falar delas. Até que o excelente cronista esportivo Juca Kfouri postou na Folha de segunda-feira:
“Desrespeito – É impressionante como nenhum narrador de TV até hoje registrou a falta de educação do torcedor ao não dar bola ao Hino Nacional e ao minuto de silêncio nos estádios do país. E, também, impressiona a falta de sensibilidade dos diretores de TV que, ao menos, poderiam cortar o som ambiente. ”
Isto passa também por entupir de lixo os bueiros de rua, levar cachorros pra passear e não recolher detritos, danificar bens públicos… Difícil consertar. Mas se não dermos o primeiro passo pra educar os deseducados ficará sempre assim. Ou pior.
6. José Antônio & Jorge merecem, da diretoria do Atlético, medalha de Honra ao Mérito pelo esforço em tentar tampar o sol com peneira. E são sinceros. Acreditam mesmo nessa possibilidade e desenvolvem raciocínios mirabolantes que, afinal, valem como cortina de fumaça embaçando uma realidade hoje difícil de suportar. José Antônio, admitindo que vamos subir, já bate na tecla de que vamos cair de novo. 7. Jorge, hábil com as palavras, desenvolve noções fundamentais de economia e chega a conclusão surpreendente: a crise do Atlético é conjuntural e, não, estrutural. Não faz nem cosquinha… Já o Cruzeiro, corre o terrível “risco” de subir para a Série A e, aí, vai ser um Deus nos acuda!
Caros José Antônio e Jorge: muita calma nesta hora. Crises vêm e vão. Conjunturalmente. A do Cruzeiro, derrubado pelo tsunami, dura três anos porque a pandemia retardou a reação.
Desculpem-me, mas no futebol brasileiro e sulamericano, estruturalmente falando, vocês só passaram a existir depois de 2013. Até então, tinham o título nacional de l971. Como bem lembra Afonso Lemos, ficaram 50 anos sem ganhar nada.
Abissal, a diferença com o Cruzeiro.
8. Augusto, levando tamancada pra todo lado, resolve passar o seu gelol preferido, que é detonar o rival:
“O desespero faz a galera do Cruzeiro gritar loucamente antes, durante e pós jogo. Três anos na B enlouquece qualquer um; Um lembrete: time grande não cai… Segundo lembrete: Desde 1921 na primeira divisão… Terceiro lembrete: Desde 2020 na segunda divisão. ”
Meu caro Augusto, Quarto lembrete: time grande, assaltado pela sua própria diretoria, cai; Quinto lembrete: Se, um mês depois do assalto, surgir uma pandemia, trancando o mundo em casa, a volta à Série A poderá demorar 2 ou 3 anos… Sexto lembrete: Após dois anos de flagelo, confinada em casa, a torcida azul, vendo o time liderar com folga o campeonato, tem o direito de se apossar dos estádios e cantar nas vitórias, nos empates e nas derrotas.
E vocês, têm cantado muito?
9. Lucio Carlos entra de pé na correntinha:
“…É por causa dessa visão que o Atlético continua a não ser um time gigante…”
10. Luiz Barcelos engrossa o caldo:
“A torcida de Vespasiano está revoltada, atirando pra todo lado. Aceitem que dói menos. Gigante em MG só tem um, o Cruzeiro. ”
11. Rei Melo, se entregando a tarefa hercúlea: catalogar o chororô atleticano contra as arbitragens, contra o VAR, contra o estado dos gramados, contra as viagens aéreas, contra a umidade relativa do ar, as correntes marítimas e prorrogações de jogo superiores a cinco minutos…
A compilação pode terminar virando livro. E já tem título pronto: Jus Sperniandi.
12. Jorge, sem perceber que seu anjo da guarda foi dar uma espiada no Telescópio James Webb, entra com uma piadinha aparentemente boa, mas perigosa:
“O Cruzeiro completará em dezembro três anos sem perder pra nenhum time da Série A…”
Nada demais, meu caro amigo Jorge. Em 2012 o Atlético completou 50 anos sem perder nenhuma final de Libertadores ou de Mundial.
13. Manuel Panhame – quem diria! Nosso multifacetado historiador, ressurge camaleão disfarçado em folha, na beira da estrada, à espera de vítimas indefesas…
Mas haverá vítimas indefesas neste QUINTAL?
14. Atleticano tropeça no óbvio e fica surpreso:
“Se eu não frequentasse o blog há muito tempo, lendo o texto de hoje, teria certeza de que é uma página anti-Atlético e não pró-Cruzeiro”.
Meu caro Atleticano, o blog são as duas coisas. Não disfarce as evidências nem negue as aparências! Você e eu temos duas alegrias básicas em futebol: vitória de nosso time e derrota do rival. Crescemos assim e morreremos assim. Perguntado há pouco tempo se não havia nenhuma hipótese de torcer para o Atlético, respondi que sim: Se o adversário fosse um time de Penitenciária, formado por corruptos e abusadores de crianças.
GARIMPO
“Dê o Saara a um tecnocrata e em cinco anos o deserto estará importando areia. ”
(Henri Jeanson)
De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…
Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…
Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…
Ver Comentários
NO GRAMADO, O SEPTETO DOS EX
Fez soar como música, a performance de mais dois ex cruzeirenses, Rony (paraense) e Murilo (baiano), que decretaram nos pênaltis, a eliminação do Contrário na Libertadores: pesadelo de frio inverno!!!. Vida que segue: cada Raposa na sua trilha, cada macaco no seu galho, cada galo no seu terreiro ou sonolento puleiro, como queiram!
Veremos nos próximos jogos, que destino espera o Palestra Verdão, este sim, sem ter gestores egressados de Liverpool ou Harvard, tem direção eficaz!!! Tem o meu aplauso e reconhecimento!!!
Salve, tio Dalai
Bom dia Sr. Dalai,
primeira divisão e Libertadores são torneios difíceis, onde estão os melhores times do continente... Bom mesmo é disputar a SEGUNDONA!!!!!
Mas como aqui (pelo menos é o que deveria ser) é um espaço pra falar de segunda divisão, é hora de preparar a festa pro jogo do centenário que por não terem onde jogar será realizado em Brasília!!!!!! É uma façanha difícil de ser batida!!!! Com certeza esse "título" jamais será "esquecido" (pode contar com a gente pra isso)... Será que vai ter missa?? Será que vão lançar camisa??? Sugiro um churrasquinho, ou um caldinho pra homenagear o responsáveis, A tecla da pandemia e do tsunami emperrou de vez... Chega a dar pena do Sr. Dalai nessa cruzada que não convence ninguém, nem o mais iludido dos torcedores do timinho dele.....
"Finalmente, um ajuste entre Cruzeiro e Minas Arena assegura que este será o último jogo nosso, deste ano, em que um show marcado anteriormente nos tira do Mineirão." explica ai pra galera então Sr. Dalai porque o jogo contra o Náutico vai ser no Independência, ahahhahahahhahahahhahahahhahahhahahahhahahahhahahhahahahahhahahhahahahah
GARIMPO:
"As pessoas que falam muito acabam sempre contando coisas que ainda não aconteceram."
Millôr Fernandes
Choram as rosas, José Antônio! Por isso que esse arremedo de time, que nasceu em 2013, nunca será grande. Síndrome de vira-latas junto com a arrogância. “Eu acredito”, “e o Galo?”, “aí credo”, etc, demonstra isso. Time “Big brother”, toda semana tem uma eliminação. Nunca reconhecem as próprias fraquezas, as deficiências próprias! “Ah, 1ª divisão e Libertadores são torneios difíceis”. Difíceis para incompetentes, para fracassados.
É HORA DE DAR TCHAU!
...E depois de 3 anos de sofrimento, a torcida do Cruzeiro permanece firme e forte!
O Cruzeiro não pereceu!
Sabe qual time tem mais torcedores do que o Cruzeiro em MG ?
NENHUM TIME
Pode ver lá na lista, se não é isso mesmo!
...Palavra de pesquisa oficial: https://www.otempo.com.br/superfc/futebol/pesquisa-mostra-que-torcida-do-cruzeiro-segue-como-a-maior-de-minas-gerais-1.2714090
Ô Prof Dalai, qdo o rapaz faz esta colocação: "primeira divisão e Libertadores são torneios difíceis, onde estão os melhores times do continente…" ele quer saber ou dizer exatamente o quê???
Avisa a ele, por favor, que o Cruzeiro sabe (ou soube) muito e várias vezes antes dele e, melhor, sabe melhor que ele. Peça a ele que recolha-se à sua insignificância.
Bom dia Dalai! Mais 3 pontos na tabela e a perspectiva que já em meados de setembro estaremos com vaga garantida na série A. Porém toda atenção com a Chape que vem apresentando bom desempenho fora de casa. Grêmio e Bahia que o digam.
* Vamos observar agora o comportamento da " massa " após a eliminação na Libertadores. Vamos ver a presença nos estádios da torcida " mais fanática e diferenciada do Brasil", que nunca abandona o time.
Este Quintal costumeiramente invadido pelos torcedores do "ALT-MG", hoje sofrerá um dos maiores "sumiço" dos últimos tempos. Neste momento porém eles podem comemorar que estão na frente do América-MG na competição nacional rs. Se você acha que Lazaro se escondia bem, é porque você não viu os atleticanos em um estádio quando a coisa vira ou em uma pós eliminação. E cuidado frangas, que o ano ainda não acabou. A maldição do Nathan do Flu continuaa ... (Gol do Fábio Santos - Gol do Mauricio - Gol do Murilo - Gol do Vitor Roque e tem mais vindo por ai...) O mundo não gira .. ele capota ! Ótima semana a todos com uma dica no cardápio, quintal uma Galinha ensopada na panela !
Bom dia, Dalai!
Como é infalível a roda do tempo !!!
As coisas, finalmente, voltando ao normal, basta imaginar um pouco!
Na terça, mais um jogo que sempre desejamos nos dois últimos anos: se faltar qualidade técnica, que vençamos na superação, como deve ser na Série B!
PS: há um torcedor, nas redes sociais, que merece o carinho da torcida do Cruzeiro, o Tonin Camarão, basta procurar no Instagram! Este torcedor é o antídoto daquele da "A luz acabou aqui em casa..."
Ai credo, eliminado de novo!
#CruzeiroSempre
Será lançado em BH este mês um livro fadado a ser campeão de vendas. Um verdadeiro best seller : " SEM MEU PENALTY EUNÃO CONSIGO !" Estou tentando adivinhar quem será o protagonista da obra, que por sinal não é ficção.
Bom dia a todos! Uma boa quinta-feira para os que estão em dia com suas contas, e uma boa SEGUNDA para aqueles que estão pagando seus pecados. Povo sofrido, mas, povo feliz!
Aliás, esse povo sofrido e feliz tem motivos para essa felicidade e vaidade todas. Depois de uma sequência difícil contra Brusque, Tombense e Londrina, agora é focar as energias para o jogo contra a Chapecoense. Só alegria!!!! E ainda de quebra, Libertadores na quarta. No sofá, naturalmente.
E todos sabem que o Quintal aqui do Galai é para a gente resenhar sobre as agruras da SEGUNDONA. Então nem deveria falar do Galo aqui. Mas como eles não param de pensar em nós, dá para fazer um link entre essas duas séries (A e B), praticamente incomunicáveis, dado o abismo técnico entre ambas. Mas incompetência é incompetência, seja na série A ou série B. E o Galo pecou no planejamento de 2022 e agora paga o preço da incompetência. O bbbruzeirense (os que não abandonaram o time em 2020 e 2021, não os 'modinhas' fazendo coreografia agora) sabem bem o que é planejamento errado e incompetência. Se bem que, no caso do BBBruzeiro, erro de planejamento e incompetência chamam-se 'tsunami' e 'pandemia'. Coisas da vaidade...
Mas que isso sirva de alerta para quem está querendo progredir na vida e subir para a série A. Porque mesmo com incompetência você ainda consegue ir levando contra Brusque, Tombense, Londrina e até Chapecoense. Mas série A e Libertadores é outro nível. Então para quem está se enchendo de vaidade com o time do Edu e seus amigos, não esqueçam que 'o buraco é mais embaixo'. Se bem que como vocês já estão nele há algum tempo, então não tem como esquecer... Mas como a vaidade cega, tem gente achando que o negócio é só ir para a série A. Cuidado! Lá não tem Brusque, Tombense e nem Londrina!
Mas o Galai, com a vaidade que lhe é própria, mudou uma frase minha e atribuiu a mim essa heresia: "O Cruzeiro completará em dezembro três anos sem perder pra nenhum time da Série A…". Como assim, Galai? Pelo contrário! Só esse ano, o BBBruzeiro perdeu para TODOS os times de série A com os quais teve a infelicidade de jogar! Um belo anúncio do que será a tão pretendida série A do ano que vem. Já imaginou o recorde que seria, 38 jogos com zero pontos no final? Nem o BBBruzeiro merece!!!!! Kkkk O que eu escrevi e que você alterou é que o BBBruzeiro completará três anos sem perder um jogo da Série A. Talvez porque isso não mais lhe pertence... Como perder sem jogar, né? Igual Libertadores. Só pode perder quem está jogando... E tem mais de três anos que o BBBruzeiro não perde um jogo da Libertadores também... Terrível, terrível, terrível!!!!!
Mas o Galai volta dez anos no tempo para dizer que em 2012 o Galo tinha 50 anos sem ganhar uma final de Libertadores. Tinha mais, viu Galai. Mas ganhou em 2013 e agora a gente já está incomodado, pois ano que vem faz 10 anos "sem ganhar uma final de Libertadores". Tudo bem que tem time por aí que faz 25 anos "sem ganhar uma final de Libertadores" e com perspectivas de não jogá-la nunca mais. Mas cada um com seus problemas, né!? Terrível, terrível, terrível!!!!!
E eu vejo vocês, bbbruzeirenses, na SEGUNDA ainda por um bom tempo. Mas para quem está na quinta-feira, o negócio é ir trabalhar. Um abraço. A gente espera vocês lá na elite, no ano que vem, ok? Venham tranquilos. Se não se sentirem confortáveis, podem voltar para o habitat que já estão acostumados. A gente vai entender. E rir só um pouquinho. Até lá!
Caro Jorge, não se preocupe conosco pois entendemos bem de Brasileirão ( 4 títulos ) e Libertadores ( 2 títulos, sendo 4 finais).
Não viva de passado, meu caro. Ou então abra um museu. O BBBruzeiro acabou. o CSA-MG está tentando ser alguém na vida. Vamos ver...
O passado norteia o futuro, tenha certeza disso. Me diga com sinceridade: já esqueceu a Libertadores de 2013 ?
Aí depende. Quando o passado brilhante (ainda que nem tanto...) acaba, sobra apenas a decadência para o futuro. A Libertadores de 2013 agora serve apenas para nos lembrar que no próximo ano fará dez anos sem vencer outra. Por isso estamos trabalhando nessa direção. Não adianta ter passado se já não tem mais perspectiva de futuro...
Cocotas, não me venham com chorumelas, nós os torcedores de Sangue Azul estamos interessados em que rodada o Cabuloso volta pra onde jamais deveria ter saído.
Que cantem Beth Carvalho e chorem as pitangas noutro lugar. kkkkkk
Paixão pelo torturador, caso típico da Síndrome de Estocolmo... Comoveu-me o pedido dele para ouvir Beth Carvalho! Sabe-se lá o que mais esse pobrezinho quer façam com ele... tsc, tsc, tsc!!!
A Cocota parece não entender o que é Sindrome de Estocolmo. Ou desconfiaria ser este o motivo das penosas estarem sempre neste Quintal. kkkkk
A sutileza e razão de ouvir Beth Carvalho tambem passaram desapercebidas. Analfabeo funcional?
Rapaz! Li hoje o texto daquele rapaz: Opinião sem Medo. Quase chorei. Quase chorei mesmo mesmo. Hihihihihi
Quase chorou ou chorou mesmo? Vc devia sim é estar debulhado em lágrimas desde que seu clube(?) foi destruído pelo fogo amigo e a folhinha assinalou o dia oito de dezembro, seu time de Riascos indo pra Tonga da milonga do kabulete, lugar que lhe serviu como luva por três deliciosos anos... Agora, rir, só se vc for aparentado das hienas, que é exatamente o que parece...
Fala galo na cabeça! A "porretada" no cucuruco acertou em cheio. Põe gelinho. Kkkkk