Outra vez, emerge a referência ao clássico do cinema, estrelado por Peter Sellers. As coincidências filosóficas não param apesar das diferenças de manejo do solo.
Forçando um pouco, em alguns traços, o ator até se parece com o treinador.
Nesta folga do Brasileiro, que a tabela confere aos Clubes, alarga-se o tempo de reflexão e nós, cruzeirenses, ainda assustados ante a nova realidade. Tá acontecendo, mesmo? Não faz muito tempo, a luta era pra sair da Série B. Três anos submersos. De volta à elite, a felicidade era simples: permanência na primeira página da classificação. Ficar fora do Z-4 era o lucro.
Alguns acertos, muitas cabeçadas, a Nação Azul aguentando firme no enfrentamento de chuvas e trovoadas e, de repente, sem que ninguém pudesse prever, abre-se um céu de brigadeiro.
Como aquele bruxo misterioso mexendo num caldeirão, misturando porções estranhas, a gente via Leo Jardim à beira do campo. Expressões impenetráveis. Olhar distante. No início, jurava que a cabeça dele estava mais fincada no terroir de suas vinícolas que no desempenho de nosso meio de campo.
Foi quando, antes dessa maratona de jogos decisivos que tanto nos podiam levar ao céu quanto ao inferno, pré copa do mundo de clubes, cravei aqui: ao final da maratona saberíamos quem era de fato esta incógnita chamada Leonardo Jardim. Ou estaríamos pra frente, rompendo barreiras, ou seria o momento de mais um treinador pedir o chapéu. A parada era torta, incluindo em sucessão Flamengo e Palmeiras. Era vai ou racha. Tudo ou nada.
E aconteceu! O Cruzeiro venceu o líder e o vice-líder! É hoje admitido – sem contestação – como um dos três melhores times do Brasileiro. Pra muitos, é o melhor.
Bendita impassividade de Leo Jardim! Bendita cara impenetrável de agente funerário em férias. Sufocando emoções, preparando nós táticos, abreviando o sonhado reencontro do Cruzeiro com a sua grandeza.
Vinhedos são os gramados. E vice-versa.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Alejandro não suportou o “day after”. O amasso inesperado do Cruzeiro no Palmeiras, desbancando o líder, foi demais para o sofrido coração atleticano. Desorientado, cachorro caído de caminhão de mudança, Alejandro apelou para o “jabuti na árvore”, metáfora recorrente pra se explicar o inexplicável, ou seja, a vice-liderança do Cruzeiro…
Que feio, Alejandro! Seu time caindo pelas tabelas, beirando o Z-4, sentindo que a única evolução lá pelas bandas de Vespasiano é da dívida e você tentando desidratar as façanhas azuis, vencendo aqui o Flamengo e o Palmeiras. Se ainda acha pouco, aguarde que vem mais. Sugestão de passatempo pra você: acompanhe a “recuperação” do gramado sintético da Arena Meu Rival Venceu. Inaugurado há menos de um mês, já reclama reparos. Você entende? Onde é que está mesmo esse jabuti?
2. O Universo conspira! – O “day after” atleticano durou mesmo só na manhã de segunda e princípio da tarde. Estava difícil engolir o atropelamento do Palmeiras no Mineirão. A bancada atleticana fazia o que vem fazendo há algum tempo: requentar os vexames azuis contra o Sousa e o Muschuc. Essa catarse durou até a hora do sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. No terceiro duelo sorteado, a presença do Universo colorindo as teias do destino: Atlético x Flamengo!
Falando agora em Vexame assim, com V maiúsculo, lembra da decisão no ano passado? Primeiro título nacional disputado na Arena MRV? 4 x 1, no agregado. O Atlético não soube perder nem no campo, nas catracas, nas arquibancadas e no entorno do estádio. Há processos de tentativa de homicídio em andamento. Quebradeira geral.
Ali a gente pensava que era o fim do poço. Mas ainda haveria Buenos Aires.
No sorteio da Copa do Brasil, os fados decidiram dar chance ao Atlético de atenuar a mancha da primeira vergonha. Não será decisão do título, como foi ano passado. Será eliminatória. Mata-mata. Primeiro jogo no Maracanã e segundo na Arena Meu Rival Venceu.
O desafio do Atlético será um aprendizado: aprender a vencer, ou pelo menos, aprender a perder, sem passar vergonha.
3. João de Deus Filho em crise de sincericídio:
“… Mas não sou cego e não tem como negar que o time azul tá jogando bem. Assim como não nego que o Atlético passa por problemas, tanto dentro como fora de campo.”
Parabéns, João. Não por acaso, nosso primeiro detentor do troféu “Guru da Racionalidade.”
Mas se prepare, porque a tendência é piorar. A lua de mel dos ex-fantásticos “4-Rs” acabou e agora chega o temido choque com a realidade. A sujeirada administrativa, os “remendos”, as “forçadas de contabilidade” tudo isto vai formando uma massa de rejeitos que não flui. Encosta, engrossa, torna-se indisfarçável até comprometer o fluxo.
Aí, entope.
4. O silêncio de ouro – Não é mera coincidência a boa fase do Cruzeiro com a boca fechada de Pedrinho BH. E a elogiável discrição de seu filho, o jovem Pedro Junio. Que continuem assim, só trabalhando, pra felicidade da Nação Azul.
5. Uma semana – É o prazo que Cruzeiro tem para o último jogo antes da paralisação dos campeonatos em razão da Copa do Mundos de Clubes. Os treinos recomeçam hoje. Na próxima quinta-feira, dia 12, às 19h, vamos encarar o Vitória, no Barradão, em Salvador. Vencendo, assumimos a liderança provisória do campeonato brasileiro já que Flamengo e Palmeiras terão os jogos adiados.
GARIMPO
“Um político pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração.”
(James Clarke)
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Meu caro Dalai, acho que a euforia está te deixando com uma visão deturpada da realidade. A última derrota do seu algoz(ou pai) foi no dia 16/04 e estamos em nono lugar, logo não estamos caindo pelas tabelas, muito menos beirando Z4, acho que faltou as aulas de matemática para frequentar as aulas de teatro, não te culpo, aulas de matemática tendem a ser cansativas. Ou talvez a euforia e o grito entalado na garganta, devido ao longo período pós tsunami, fizeram você ter esses devaneios.
Já pensou em se candidatar nas próximas eleições ou seguir o caminho dos coaches? Ou quem sabe as duas coisas, Pablo Marçal tá aí. Ambos adoram deturpar a realidade.
Aproveite bem o momento, tire print, comemore, faça tatuagens, pois só Deus sabe o dia de amanhã.
rsrsrsrs…. assino embaixo.
Bom dia, sr. dalai.
Quem dera (isso é um sonho meu) que nosso país nao tivesse políticos. Apenas estadistas. Temos tudo prá ser o maior e melhor lugar prá se viver nesse mundo. Porém, Deus, com sua sabedoria infinita, por algum motivo ainda desconhecido, nos castigou com a pior raça de políticos possíveis.
Mas, deixando a política de lado, que bom ler suas colunas falando sobre o seu time.
Deixa que do Hulk, da Arena, dos 4 Rs falamos nós, atleticanos.
E aproveite essa onda favorável do seu time. Todos nós sabemos que ela morre logo.
Tire print.
Um grande abraço.
Ver pateticanos fazendo planos e previsões para o CABULOSO, a única imagem que me vem à mente, é daquele desenho animado, O COIOTE PLANEJANDO CAPTURAR O PAPA LÉGUAS.
Bom dia a todos! Inclusive aos bbbruzeirenses brincando de jabutis!!!
E a coluna do Dalai respinga vaidade!!! Que bom! É o melhor caminho para o new tsunami! Confesso que temi que eles aprendessem alguma coisa sobre prudência, humildade, modéstia! Que nada! O Besta Negra Caibuloso Mushuc de Sousa está com tudo E está prosa! Já está entre os três melhores times do Brasil… “Para muitos é o melhor”. Então tá. Ninguém conta nada para para o Dalai. Deixa ele descobrir sozinho….
E o sorteio da Copa do Brasil foi justo. Não há o que reclamar. Time grande pega time grande; time médio pega time médio e time pequeno pega time pequeno. Perfeito!
E pela régua do Dalai, chegar às finais de um campeonato e não vencer é vexame. Pois é, mas… e perder para o Sousa na primeira rodada da Copa do Brasil? E ser desclassificado pelo Mushuc na primeira fase da Sulamericana? Se isso não é vexame, é o quê?
Bom, deve ser por isso que eles não chegam mais às finais nem de campeonato mineiro. Para não dar vexame! Se bem que passar seis anos sem sequer um campeonato mineiro é um vexame por si mesmo!
E o João está certo. O BBBruzeiro Mushuc de Sousa está jogando bem. Parece com aqueles corredores de rua que disparam no começo de uma corrida. Aparecem na TV, todo mundo fala deles, depois voltam para o lugar de onde não deveriam ter saído para não passar vergonha!
E a hora de tirar o print é agora! Se bem que tem gente esperando a próxima rodada em que os dois melhores times (de verdade) do alto da tabela não jogam para tirarem um print melhor…
Já o Galo, esse fez quatro pontos nos quatro primeiros jogos do mineiro e depois deu um sprint na reta final. Fácil, extremamente fácil! Agora no campeonato brasileiro, como é mais longo, fez dois pontos em quatro jogos, assumiu o penúltimo lugar e agora vem dando uma arrancada. Já está em nono. E subindo. É melhor ficarem de olho no retrovisor…
E agora eu vou. Mas vejo o BBBruzeiro Mushuc de Sousa, também conhecido como o ‘caibuloso besta negra’ na SEGUNDA. Vejo sim. Até lá!
Agora Vai!
Dalai, a soberba, a vaidade e a arrogância causam ignorância ou burrice? Em quem campeonato você viu o Atlético próximo da zona de rebbbaixamento?
Se não for senilidade, está feio demais!!
Pois é, a pessoa consumida por ódio(ou uma paixão reprimida) acaba criando narrativas falaciosas, sem cabimento nenhum esse texto do blogueiro. Estar no 9° lugar agora virou estar beirando a zona do rebaixamento, esse cara tá delirando.
Daqui a pouco ele vai falar que está beirando o mundial por estar no G4.
Dalai no País das Maravilhas
Isso não é de hoje! Deve estar caducando !!!
7 comentários, apenas 1 é de Cruzeirense, os outros 6 são amigos atleticanos, fãs do Cruzeiro. Acho que vocÊs deveriam printar seus comentários também,
Os Atleticanos estão aqui para incentivar o Galai e manter o blog vivo, pois se dependesse dos cruzeirenses…
Boa, hein? Aí no final do ano a gente descobre quem era o jabuti em cima da árvore. Ah, nós somos fãs de zoar o BBBruzeiro. Ansiosos esperando o tombo! kkkkkkkkkkkkk
Jabuti De Árvore.
BBBoa tarde,
E o jabuti continua na árvore.
Esperamos que se cair não se mushuc.
DOIS BILHÒES, TREZENTOS E QUATRO MILHÕES E SESSENTA E UM CENTAVOS!
Senhoras e Senhores!
Atenção Faladeiras desocupadas, mentirosos, fracassados e moleques de plantão!!
ESSA A CONTA QUE ESTÁ BATENDO NA CLOACA NOS FALIDOS E FRACASSADOS DE VESPASIANO!!
DOIS BILHÒES, TREZENTOS E QUATRO MILHÕES E SESSENTA E UM CENTAVOS!
Sabem quando vão pagar isso?
Eu respondo: NUNCA!!
AS FRANGAS SAFADAS E FALADEIRAS ESTÃO FFQ – FALIDAS, FUDIDAS E QUEBRADAS!!
GAME OVER!!
DOIS BILHÒES, TREZENTOS E QUATRO MILHÕES E SESSENTA E UM CENTAVOS!
Bando de MENTIROSOS, falaram que a dívida seria QUITADA em 22025, DOBRARAM A DÍVIDA!!
ENTUBARAM NAS FRANGAS UM ESTADIM MAL ACABADO PADRÃO MRV, TODO ENDIVIDADO, SÓ MENTIRAS E OS COME ANGU E ARROTA PERU ESTÃO SE COÇANDO POR CAUSA DO CRUZEIRO?
Povim MENTIROSO, safado, tem que se ferrar mesmo!!
Quero ver agora, salários atrasados, divídas do Campeonato Rural, não pagou NENHUMA contratação, agentes de jogadores, DEVEM TODO MUNDO!!
A ÚNICA SOLUÇÃO SEGUNDO A IMPRENSA É UM APORTE FINANCEIRO OU VENDER O CLUBE!!
Quem vai querer comprar essa MASSA FALIDA?
DOIS BILHÒES, TREZENTOS E QUATRO MILHÕES E SESSENTA E UM CENTAVOS!
LATE MAIS QUE TÁ POUCO!!
E ESSE SESSENTA E UM CENTAVOS? É O CARIMBO NA GUELA QUE FICA PRA SEMPRE!
VAOS FAZER UM BOLÃO PRA SABER QUANDO QUE A DRAGA VAI FECHAR AS PORTAS!!
LATE MAIS FRANGAS VAGABUNDAS E MENTIROSAS!
SE FUD%$#@!!
BBBoa noite,
Enquanto isso…..o jabuti continua em cima da árvore.
Se cair, é certo que se mushuc , mas o Dr. Sousa , da Paraiba, está aí para curar esses males.
SE cair?
SE sua mãe fosse homem vc não teria nascido. Haha