Staff Images / Cruzeiro / Flickr
Mineirão lotado, Cruzeiro contra o Vila Nova, de Goiás, pela Copa do Brasil.
Mil interrogações, poucas certezas. Somos ainda um grupo de navegantes tentando estabilizar nosso barco. Os maiores problemas nós mesmos criamos, além de inventar outros e fermentar os que de fato existem.
A prescrição mais urgente, agora, é de línguas travadas na boca. Silêncio e reflexão pra entender a profundidade das águas em que navegamos. Uns três dias sem falar bobagens, juntando-se com uma vitória expressiva nesta noite, é todo o sonho azul desse início de jornadas. Nossa cota de cabeçadas malucas já se esgotou. Que venham urgentes as técnicas de administração de futebol, composto de gente, não de mercadorias. Que os gestores descubram o “media training”. Que a comissão técnica, finalmente, acerte a conexão de nossas valiosas peças. Pela qualidade delas, se ajustadas e testadas, podem finalmente se aproximar dos resultados prenunciados pelos grandes investimentos.
Atenuando o imerecido sufoco da Nação Azul.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. A voz do bom senso – Dois dias antes da decisão da diretoria em reintegrar Dudu, Antônio Tonidândel postou neste Bate Papo:
“Dudu, admita o seu erro, peça desculpas e volte a trabalhar. Não decepcione essa torcida maravilhosa!”
É isto mesmo, meu caro Tonidândel. Chega de estocadas onde a única vítima é o próprio Cruzeiro!
2. Paulo Pinto – Como todos nós, saturado com a lenga-lenga atleticana de nos acusar de soberbos e vaidosos, sem qualquer razão pra isso:
“Tão claro quem são os soberbos aqui, que vão demorar ainda um século pra alcançar nossas façanhas, isso se passarmos o mesmo tempo na B, né?
Mas o futuro os espera. Aguardem!”
Paulo, você soltou o grito preso na garganta azul há 5 anos! Fomos arrasados pelo tsunami. Quando íamos reagir veio a pandemia mundial, ficamos três anos na B. O Atlético ainda assim não conseguiu nos ultrapassar porque ao invés de ir pra frente se satisfaz em nos atirar pedras. São mais anti-cruzeirenses do que atleticanos.
3. Rômulo não percebe que o seu anjo da guarda foi assistir ao Show dos 60 anos da Globo. Escorrega feio:
“O Dalai é muito engraçado. Quando ele vê uma beirada pra ganhar a discussão, ele vai esticando o assunto. Quando vê que derrota é líquida e certa, esquece do assunto.
Criticou o título de fax de 1937, mas não critica os títulos de fax de 1959 a 1970. Porque realmente são devidos? Não. Só porque o time dele foi beneficiado com um. Se fosse corinthiano ou flamenguista iria falar mal de todos os títulos de fax. Como não pode falar mal de um presente ganho, fala que o dele é diferente do outro.
E realmente é. O de que falou mal era campeonato de pontos corridos, o dele era mata-mata, formato de copa. Então restou-lhe o argumento de que o de 1937 tinha times de poucos estados, mas esqueceu que o atual campeonato brasileiro de 2025 só tem a participação de 7 estados. Como ficou sem argumento., faz de conta que nem houve a conversa…”
Rômulo, você está cometendo estelionato literário. Vamos por partes, como diria Jack. O atual campeonato brasileiro tem, sim, a participação de 7 estados que se classificaram! Os demais não conseguiram.
No torneio de 1937, vocês venceram a Marinha. Passaram-se mais de 80 anos e ninguém, na CBF, teve a coragem de transformar aquilo em título brasileiro. Só o incorrigível Ednaldo, ele mesmo, que acaba de tomar outra canseira desmoralizante de Carlo Ancelotti.
Em 1966 a final do Cruzeiro foi contra o Santos, de Pelé, Coutinho e cia. Ltda; 6 x 2, no Mineirão; 2 x 3, de virada, no Pacaembu. Muitos colocam esta disputa no Top-10 mundial interclubes.
A única semelhança com o “título” dado por Ednaldo é o fax.
Pelé, o maior jogador de futebol do mundo, cumprimentou o Cruzeiro, pelas exibições em 1966 e pela conquista. Depois viria a admitir que Dirceu Lopes foi o melhor jogador que já viu atuando.
Sorry.
4. Hulk inova em Maringá – Sabe aqueles segundinhos que os árbitros gastam, antes do início dos jogos, pra falar com os capitães dos dois times? Agora quem fala, em lugar dele, é o Hulk. Terça-feira, partida pela Copa do Brasil, chegou a ser constrangedor o falatório do atacante olhando e gesticulando para um estupefato árbitro, emudecido pela inovação. Durante toda a partida, o apitador alagoense Denis da Silva Ribeiro Serafim foi cooptado por Hulk. Constantes reclamações ou comentários sobre qualquer apito, mesmo a favor. No fim, de saco transbordando, Denis não suportou mais e deu cartão amarelo para o centroavante. Mas o estrago já tinha sido feito, inclusive no lance que resultou no primeiro gol do Atlético, em falta simulada no melhor estilo de Hollywood: Hulk rolando no gramado como se atingido por um uppercut de Mike Tyson. A coroação veio no final da partida, pênalti flagrante, alertado pelo VAR, denunciado por todos os comentaristas, mas que o árbitro Denis da Silva não teve força psicológica pra marcar. É Hulk se superando, vencendo mais uma vez pela buzinação auditiva.
GARIMPO
“Não conseguir o que você deseja, às vezes é uma tremenda sorte.”
(sabedoria popular)
(Por Rafael de Novaes Rocha) O Cruzeiro venceu. Enfim uma boa notícia. Momentâneos panos quentes…
Nove e meia da noite, hoje, no Chile. O Cruzeiro vai enfrentar mais a si…
Estamos evoluindo, mas precisamos de mais ajustes, sobretudo na cobrança de faltas e escanteios. A…
Ver Comentários
Dalai, acho que é você que está cometendo estelionato literário. Seu anjo da guarda tbm deve ter ido assistir a mesma programação da globo... rs
O Galo, pra ser campeão, teve que vencer a portuguesa e o fluminense, que foram, respectivamente, campeões paulista e da capital federal em 1936.
A formação de 1936 é até hoje considerada o melhor time da história do fluminense. Era apontado como disparado favorito a ganhar o campeonato dos campeões de 1937. Tinha jogadores que formaram a base da seleção brasileira que ficou com o terceiro lugar na copa de 38, realizada na frança.
O fluminense de 36 tinha vários jogadores (5) titulares de seleção e não somente 1 como o santos.
E o Galo não jogou contra o time da marinha. Veja contra quem o Galo jogou antes, no campeonato brasileiro de 1937, pra não ficar repetindo inverdades...
E bater no peito falando q o time é campeão brasileiro tendo jogado contra só 4 times não fica nada bonito, né...
Como disse, é o sujo falando do mal lavado...
Boa, meu caro Romulo. O sr. Dalai devia saber, por exemplo, que o Zezé Perrela disse, quando era presidente que o CSA-MG demorou 82 anos prá ganhar um Brasileirão, antes de receber, via fax o título de 1966. O vídeo dele falando isso tá no Youtube. E acho o máximo quando 1/4 da coluna é sobre o Hulk. Que, desde que chegou ao Galo, nunca mais deixou o CSA ganhar pelo menos um Mineiro.
E outra coisa importante, Dalai. A primeira companhia de aviação do brasil (varig) foi fundada em maio de 1927. Ou seja, não tinha nem 10 anos de fundação. O transporte interestadual rodoviário era praticamente inexistente. E mtos dos carros q rodavam em 1936 eram do naipe de ford T e outros similares. Não dava pra sair do ceará ou do mato grosso ou do amazonas pra vir disputar um torneio brasileiro. Ou era ferrovia ou através de navios. Não jogaram times de outros estados pq não tinha como vir. E a viagem durava 1 ou 2 semanas. Ou seja, era impossível ter todos os estados. Na verdade, era impossível ter mais q 5 ou 6 estados. Ou seja, estava disponível pra todos os campeões estaduais participarem. Mas ficou inviável pra maioria, q teve q recusar o convite por não ter como ir.
Já na década de 60, a infra estrutura de transportes era totalmente outra, não justificando declarar um time campeão jogando só contra 4 times...
Em 1966 a final do Cruzeiro foi contra o Santos, de Pelé, Coutinho e cia. Ltda; 6 x 2, no Mineirão; 2 x 3, de virada, no Pacaembu. Muitos colocam esta disputa no Top-10 mundial interclubes.
Top-10 mundial interclubes ? Dalai, meu querido, ganhei meu dia. Você se superou! Essa é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor do que a do portugues!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Chega ,se não vou sufocar!
Sr. Dalai, será o nome? É mal de atléticos, aliciar jogadores de outros clubes: o da Paraná, no caso de Vitor Roque; agora, aquele um de Vespasiano, tentando a mesma coisa com Dudu, conforme dá conta matéria publicada pelo "O Globo". Talvez, quem sabe, o comportamento do jogador, chegando inclusive a pedir a demissão do técnico (essa a razão do afastamento, agravada pelo comentário feiyo no vestiário após o jogo contra o Palestino), teve a ver com a procura do técnico? Mas, esses jogadores de hoje, cujo interesse maior, se náo o único, é o valor que têm a receber, e que assumem os contratos já pensando em rompê-los para, depois, ganharem caminhões de dinheiro na justiça do trabalho, não fazem mesmo questão de jogarem pelo time. Só para completar, os dois piores negócios do mundo: companhia aérea e clube de futebol - só dão prejuízo!!!!
Meu caro. Vc tá coberto de razão. Veja o caso do Ronaldo. Tratou logo de passar a batata assando prá outro, o Pedrinho. Que pelo jeito, já tá arrependido da m**** que fez. Bem que o Riascos tentou avisar. Mas, não lhe deram ouvidos.....
Principalmente quando há aliciadores desonestos incentivando jogadores de caráter duvidoso, como os prórios interessados.
Bom dia. Boa noite.
Finalmente, uma coluna onde o sr Dalai volta ao normal já de anos.
Hulk.
O nome que consegue trazer leitores prá essa coluna.
Tava chato ler a coluna e não ver o nome do nosso atacante citado.
Muitos aqui conhecem um ditado que diz: quem desdenha quer comprar.
Pois é. É o caso do sr. Dalai e de 99,999% da torcida do CSA-MG.
Não é a toa que o youtube tá lotado de vídeos de torcedores azuis pegando autógrafos e tirando fotos com o nosso craque.
Acredito que o sr. Dalai também deve ter essa vontade. Talvez se sinta reprimido por ser o colunista do clube azul.
Mas, que ele já sonhou com o Hulk, isso eu tenho absoluta certeza.
Mas, vamos lá.
O Rômulo tem razão nas suas colocações.
Criticar o título de 37 é fácil.
Afirmar que o título via fax de 66 sim, é o que tem valor por que tinha Pelé, também é fácil.
Porém, que culpa o Galo tinha se em 1937 ainda não existia o Pelé???
O Galo disputou contra a nata do futebol nacional na época e isso é o que vale.
Tanto que foi reconhecido pela CBF.
Então, sr. Dalai, chore na cama que é mais quentinho.
Aceitando o sr. ou não, o Galo é tri-campeão brasileiro.
Mais uma conquista e igualamos o seu time que, graças a um fax, é tetra campeão.
Estamos mais perto de igualar vcs, do que vcs de se distanciarem no Brasileirão.
E já que o sr. Dalai sempre fala sobre o Hulk, vou falar aqui sobre o Gabriel, que só faz gol de pênalti.
O Pedrinho querendo um jogador no CSA prá chamar a torcida, como o Hulk faz no Galo, inclusive com a sua marcante comemoração, foi buscar lá no Flamengo um jogador prá tentar rivalizar com o nosso craque.
Rsrsrsrsrsrsrs.
Taí.
Enquanto o Hulk a cada dia trás mais torcedores mirins pro nosso lado, o Gabriel, que só faz gol de pênalti, amarga uma baita reserva e ainda tira 2,5 milhões do Pedrinho todo mês.
Sem contar que 89% da torcida azul já quer sua saíde do clube.
Mas, resista, Gabriel que só faz gol de pênalti.
Afinal, todo mês seus 2,5 milhões estarão na sua conta, pode ter certeza. O Pedrinho é bom pagador.
Cássio, Gabriel, Dudu, Fabrício.
Boas contratações. Fica Alexandre Mattos.
Um grande abraço.
Gabriel é bobo: pra ganhar 2,5 milhões tem que sofrer no banco... já o Dudu é muito esperto: ganha 2,5 milhões sem precisar acompanhar esse time horroroso.
A mudança de rota é dolorosa, mas necessária para a navegação em novos mares, com ventos mais calmos e segurança para o mega Cruzeiro.
Escolhas realizadas por um treinador pré demitido, com a anuência de um diretor apegado ao passado e um tremendo triturador de dinheiro.
Que o Jardim consiga nos colocar em uma nova rota, de muito serviço, entrega e maior expiração que inspiração.
Quem trouxe consigo velhos conceitos e a incompetência nua e crua, continua se escondendo atrás de arbitragens polêmicas. Agora nem essa muleta está a disposição.
Que o Pedrinho reveja os conceitos, ainda bem que a grana é dele.
Na boa, o dudu rescindiu com o csa-mg e, sinceramente, estou com medo dessa ameba vir por Galo. Jogadorzinho fraco, canela de vidro, velho, cheio de vaidade, caríssimo pelo q joga, desagregador, q fica cuspindo no prato q come. Só trouxa pra pagar caro pra ter um jogador desses. Nem se reduzir o salário pra 500k valeria a pena. Pra piorar, essa ameba já foi treinada pelo cuca no palmeiras. Só q naquela época o cara jogava bola, era mais novo e não se machucava tanto.
Tomara q o grêmio nos salve de mais uma fria!!!!!