NOVO ESTATUTO SIM, CASUÍSMO NÃO! - Quintal do Dalai

NOVO ESTATUTO SIM, CASUÍSMO NÃO!

  • por em 19 de novembro de 2020

Vinnicius Silva/Cruzeiro/Flickr

Em 2017, Gilvan Pinho Tavares pensou em fazer de seu vice-presidente de futebol Bruno Vicintin o seu sucessor.  Ele não era conselheiro nato e, por isto, seria necessária alteração no Estatuto. Contra o casuísmo, Sergio Santos Rodrigues lançou manifesto, assinado também por vários juristas, onde invocou o “Princípio da anualidade eleitoral”, previsto na Constituição Federal, defendendo que o Cruzeiro seja regido de uma maneira “sólida e não suscetível a mudanças casuísticas”

O “Princípio da anualidade eleitoral”, criado em 1993 para garantir a segurança jurídica nas eleições está inscrito no art. 16 da Constituição Federal, “ a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência. ”

Obviamente dirigido ao Legislativo, onde não se proíbe a reeleição, o principio fixa o prazo em um ano, para coibir modificações de última hora que venham a beneficiar os detentores do poder.

No caso do Cruzeiro, em que as eleições são de três em três anos, com direito de reeleição assegurado por uma vez, é óbvio que o princípio se aplica ao último período, quando as regras não podem ser alteradas para as eleições que virão em seguida, com novo presidente.

Como se sabe, o atual presidente aceitou concorrer às eleições em maio, complementando o mandato de Wagner Pires, que renunciou.

À época, foi-lhe oferecido participar de ampla composição, integrando o Conselho Gestor e auxiliando na solução dos urgentes compromissos do Cruzeiro, apoiando o então candidato Emilio Brandi. Não aceitou, lançou-se candidato e obteve esmagadora vitória.

Cumprido o mandato tampão, candidatou-se para o triênio seguinte que começará em janeiro, voltando a obter grande vitória.

Pelo Estatuto, é óbvio que em fins de 2023, nas novas eleições presidenciais, o atual mandatário não poderá candidatar-se, pois já foi eleito duas vezes.

Mas não estão pensando assim.

Nas mudanças propostas para o novo Estatuto, foi inserido o mais  ABSOLUTO CASUÍSMO escondido nos parágrafos 2º. e 3º. do art. 35: 

“Parágrafo 2º. Ocorrendo vacância dos cargos de Presidente e vice-presidentes do CEC, o Presidente do Conselho Deliberativo assumirá interinamente a presidência e, obrigatoriamente, convocará nova eleição em até 60 dias.

“Parágrafo 3º. Caso a nova eleição prevista no parágrafo segundo deste artigo ocorra no último ano do mandato do Presidente e dos vice-presidentes do CEC, a ocupação de cargo não será computada como mandato cumprido para fins de reeleição. ”

A norma sugerida até faz sentido, mas não para beneficiar em causa própria o atual presidente.

Em nome de um mínimo de ética, e para não enfraquecer de morte o apoio da Nação Azul, que se coloque nas disposições transitórias:

“O disposto no parágrafo 3º. do art. 35 entrará em vigor a partir de 2024”.

O CRUZEIRO NÃO PRECISA DE MAIS ABSURDOS!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jamicel

Bom dia, Dalai!

Até o momento, são transparentes suas explicações do Novo Estatuto!

Que não deixemos as arestas beneficiarem os vestidos de pretensa boa vontade, pois, de boa vontade e intenção, os piores lugares estão repletos de pessoas!

Pelo CRUZEIRO, TUDO !!!

Rei Melo

Nem vou perder tempo com essa politica interna destes tais conselheiros.. Sabe pq? Pq estes mesmos que agora querem votar o tal estatuto, deixaram um cara como itair e o analafabeto super protegido de programa de TV assaltarem o clube. e o pior trouxeram junto com eles o pior , talvez o maior pilantra que ja pôs o pé no clube o tal FRED. Esse sem vergonha, vai receber 25 milhões do clube , com certeza ujma parte vai para a quadrilha que o pos la. Esse Fred sem duvida nenhuma é o maior canalha do futebol nacional. verdadeiro bandido. Ficou aqui , montou uma quadrilha com um bando de jogadores sem escrúpulos e jogaram por querer o clube onde esta. E ainda tem la dentro vermes como Sasá. leo , henrique, etc etc..Ou seja preocupar com esses conselho do clube é dar tiro no pé.. alis esse pessoal do conselho e ‘fácil de comprar Basta fazer um churrasco com carne de terceira que estes passa fome se vendem. Se tem um clube no Brasil que tem um conselho de gente passiva e vendida é o Cruzeiro. Agora vai la pagar o kone , o vagabundo , e com certeza terá churrasco por conta desse marginal. Enquanto no clube tiver elementos que participaram da derrocada do clube essa bosta não sai do lugar. Esse estatuto deveria se chamar: estatuto dos passa fome . Os Tais conselheiros que se vendem por um pedaço de carne um copo de cerveja. Nem mendigo de rua se vende facil como esse conselho do clube. Cambada de passa fome que sustenta a quadrilha do Batoré analfabeto.

Dalai sempre aborda pontos que possibilitam correção de rumo do Cruzeiro. Continue assim.

geraldo

Nao vejo nenhum sentido em ficar discutindo estatuto, velho, novo, remendado, etc, se a quadrilha que destruiu o clube, continua imutavel, e dando as cartas com toda a força. A ordem natural e que faça algum sentido e primeiro limpeza, com a consequente expulsao de quadrilheiros e maus elementos. Depois passamos a discutir estatuto.
Quanto as tramoias, para beneficiar o atual mandatario, esta bem claro que D Maria, a louca, sabe mexer os pauzinhos. Eu de minha parte, embora de pouca valia reconheço, estou disposto a apoiar um mandato vitalicio, para o atual mandatario, desde de que cumprido as seguintes exigencias:
1 – Rompimento de contratos de ex jogadores, tais como Leo, Henrique, Ariel Cabral, Sassa, etc. e que nao contrate outros.
2 – Demissao dos inuteis e paneleiros, David e sua quadrilha, Benecy e outros maus elementos, beneficiados pelo Ladrao do Itair?vagner , tais como: Pedrosa. Gaucho, etc.
3 – Dar uma equacionada nas dividas e pagamento das acordos assinados ate o fim de seu segundo mandato a iniciar em janeiro proximo.
4 – Subir o time na serie A ao fim de 2021.
E simples assim, mostre competencia e recebera nosso apoio, ou pelo menos o meu.