Notícias

O DILEMA DO COPO

(Por Rafael de Novaes Rocha)

Resultados como o empate cruzeirense do último sábado, 29, contra o Athletico em Curitiba, nos deixam diante daquele dilema que só não é mais velho do que andar para frente: o copo pela metade está meio cheio ou meio vazio?

Com a cabeça acalorada de torcedor, é fato que um jogo em que seu time cede o empate por duas vezes, abrindo dois a zero, não é um bom resultado. O gosto amargo é inevitável. Porém, mensalmente, quase como uma terapia clubística, tento exercitar por aqui uma visão imparcial e distante das paixões. E nesse caso, posso afirmar que o copo está mais cheio do que parece.

A começar que, como um apreciador do bom futebol, é sempre prazeroso assistir a um empate por 3 a 3. Seis gols em uma mesma partida, geralmente, é sinônimo de um jogão.

Para um time que mal conseguia fazer gols, a estreia de um atacante que anota dois logo em sua estreia é também um bom sinal. Arthur Gomes marcou na primeira oportunidade que teve; Gilberto e Dourado normalmente precisam de 44 chances até anotarem seus tentos.

Já Lucas Silva, outro ponto positivo da partida, demonstra ter nascido para vestir azul. Estreou jogando com elegância e inteligência nos passes que só mostra por aqui. Mudou o nosso meio de campo e parece que se apossará da posição de segundo volante na sequência de jogos.

Ao fim do primeiro turno do campeonato, o Cruzeiro tem se mostrado até aqui um visitante indigesto. Possui uma das melhores campanhas fora de casa. Para alçar voos maiores, precisa ser um anfitrião mais incômodo, também. Na primeira metade do Brasileirão, fomos anfitriões 5 estrelas no AirBnB, com direito a transfer do aeroporto, café da manhã, cama arrumada, quarto perfumado, roupa lavada e três pontos na bagagem dos hóspedes.

A esperança é que nossos reforços nesta janela de transferências nos tragam uma campanha menos insossa dentro de casa no segundo turno. Matheus Pereira tem potencial para ser desequilibrante; Arthur mostrou qualidade em seu cartão de visitas; e Lucas Silva pode arrumar nosso meio de campo inofensivo. Bons ventos.

Para os pessimistas irremediáveis afirmo: o copo está meio cheio. E tem se enchido, aos poucos, devagar e sempre, mais e mais.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Análise in loco – Eu (Rafael) tive a oportunidade de acompanhar presencialmente a ótima partida entre Athletico Paranaense e Cruzeiro. Alguns pontos positivos que destaco da minha visita.

É notável a amizade entre as duas torcidas. Em tempos que as brigas escabrosas entre torcedores assombram semanalmente os noticiários, foi um alento observar a tranquilidade com que muitos cruzeirenses circulavam pelos arredores do estádio sem intercorrências.

A arena athleticana é muito moderna e de estrutura invejável. A torcida local, por sua vez, custou a se energizar com a partida. Com isso, a Arena da Baixada foi, por diversas vezes, tomada pela sempre barulhenta e apaixonada torcida itinerante cruzeirense, que compareceu em peso mais uma vez como visitante. Claro que o estádio veio abaixo com os empates arrancados na raça.

Como espetáculo, valeu muito!

2. Ei, juiz… – Uma das coisas mais irritantes sobre o futebol brasileiro são as constantes lamúrias dos times em relação à arbitragem. Torcedores, dirigentes, técnicos e jogadores costumam depositar um peso desproporcional na arbitragem, que se torna culpada por todos os males do mundo nas derrotas – do vicecampeonato estadual do time em 1954 ao aquecimento global.

Em um pontual e raro lapso clubista, no entanto, devo dizer que um dos destaques negativos da última partida cruzeirense foi a atuação caseira da arbitragem.

O árbitro apitava todas as faltas contra o Cruzeiro. Qualquer dividida era falta para o Athletico. Distribuiu cartões com pouco critério e no lance capital do jogo, que nos custou o empate, nem sequer se dignou a consultar o VAR. Tenho minhas dúvidas em relação ao pênalti marcado. Sou mais propenso a reconhecer que houve falta no lance e a decisão foi correta. Mas custava checar o vídeo?

A inexperiência do soprador de apito atrapalhou bastante o espetáculo em Curitiba.

3. Fala, Presidente – a partir dos próximos tópicos deste Bate Papo, declaro, para todos os fins, que não possuo mais responsabilidade sobre o que for dito. Tudo o que se lerá, até o fim desta coluna, é de autoria do minifundiário destas bandas, Dalai.

Leiam por conta e risco e até o próximo mês!

4. Felipão – Completou, contra o Flamengo, 9 jogos sem vitória. Pegou o time no G-4 e já está a 2 pontos da zona de rebaixamento. Em grupos cruzeirenses foi reproduzido vídeo da sua chegada ao Cruzeiro, ao lado do presidente SSR, anunciando que o seu projeto começava em 2021 e iria até 2023.

5. João de Deus Filho engordando a ficha do benfeitor Menin: tem a maior construtora do país, o banco que mais cresce, a radio que tem a maior audiência no Brasil, e uma emissora de TV que ainda não é a maior, mas vai incomodar…

Meu caro João de Deus, faltou a vinícola e outras coisitas mais…

Com esta visão empresarial você acha que ele dava almoço de graça?

Quanto ao Hulk temos de aguardar inovações porque os esquemas antigos (o famoso trança-pé dentro da área, o cai-cai alegando falta e o constante “bla-bla-blá” no ouvido do árbitro) já estão manjadíssimos. Ninguém se engana mais. No jogo contra o Flamengo em todo lance em que perdia a bola, despejava reclamações. No pós jogo revelou que só pedia “justiça” ao árbitro. Acontece que o único erro comprovado da arbitragem e do VAR aconteceu no gol do Atlético, não sendo marcada falta clara em Bruno Henrique, onde nasceu a jogada que resultou no gol de Paulinho.

6. Paulo Augusto traz a última pesquisa nacional sobre torcidas, divulgada pelo Instituto AtlasIntel em 25 de abril:

1. Flamengo (21,9%)

2. Corinthians (14,2%)

3. São Paulo (9,9%)

4. Palmeiras (7,7%)

5. Vasco (6,2%)

6. Cruzeiro (6,1%)

7. Grêmio (4,6%)

8. Atlético (4,3%)

9. Bahia (3,6%)

10. Internacional (3,5%)

Em verdade poucas novidades. O Cruzeiro, espantosamente, mesmo depois do tsunami particular e da pandemia mundial, resultando em três anos na Série B, continua com a maior torcida fora do privilegiado eixo Rio-São Paulo. Apenas por 0,2% não está em quinto lugar, passando o Vasco.

Destaque para a grande diferença com que continuamos superando a torcida atleticana apesar de tudo de negativo que nos aconteceu e de positivo, e põe positivo nisto, lá para os lados de Vespasiano. O verdejante mecenato até agora só resultou de positivo na construção do estádio, que não será do Clube.

7. Gustavo Bianchetti leva o blogueiro ao corner com dois cruzados de esquerda: lembra que Vitor Roque, tirado do Cruzeiro infantilmente, foi antes pescado do América com a mesma facilidade. E, por último faz grave denúncia:

“… corre à boca miúda que Vossa Senhoria esteve, disfarçado, lógico, no Jogo das Lendas, é verdade? E que sua reclamação são duas: não ter comido o bolinho de feijão e não ter um bar com vosso nome, procede?”

Meu caro Gustavo, não é verdade. Até pensei em comparecer, como um X-9, só pra falar mal depois, mas tenho um compromisso de ir na companhia de João de Deus Filho, em dia mais calmo. Desculpe-me, mas for vou conferir duas atrações: bolinho de feijão e os pontos-cegos

Quanto a ter um bar com meu nome na Arena MRV, seria, óbvio, convite a apedrejamento…

8. Augusto-2 retorna pra contar ótima história do “Jesus está te olhando”. Vale conferir.

9. Marcelo, apressado, quer desidratar Matheus Pereira antes que ele abra a caixa de ferramentas. Calma, Marcelo, a função primordial dele não é fazer gols. É viabiliza-los.

10. Augusto-3 não percebe que seu anjo da guarda foi conferir se havia nova denúncia contra o empresário Thiago Brennand, e volta pra perder ponto batendo lateral: critica a já famosa simbologia azul da “Fé”, vista e aplaudida mundo a fora e que ilustrou a coluna anterior.

Meu caro Augusto, pelo seu prestigio neste QUINTAL, se quiser podemos excluir essa pisada de bola das notas taquigráficas.

11. Paulo Augusto-2 vem pautar uma ótima reflexão:

“Brincadeiras sadias são legais, mas ficar postando bobagens e buscando ofender um ao outro, só faz participar da série D do blog. Que ninguém se sinta ofendido com bobagens ditas, pois se torna questão de sintonia.

A refletir…”

Paulo Augusto lembrou a palavra-chave: sintonia. É como uma emissora de TV ou rádio. Você tem o dial à mão e seleciona bons programas, deixando de lado as pornochanchadas.

12. Teobaldo apoia Paulo Augusto, mas com um lamento:

“… esse seu pedido já foi feito aqui reiteradas vezes por vários participantes do blog. Em vão! Quem sabe um dia a coisa melhore.”

Já está melhorando, Teobaldo. O TI do QUINTAL usa um DDB (Detector de Decibéis de Bobagens). Caímos de 52 para 37%.

13. Augusto, sempre inspirado, parodiando Thiago de Melo, não perde chance de nos lembrar os três anos de flagelo na Série B:

“Já é madrugada, vem o sol, quero alegria e emoção.

Que é para esquecer o que sofri durante três longos anos na segunda divisão.

Não quero lembrar também que já troquei até de nome e ameacei até acabar.

Já fui Palestra, já fui Cruzeiro, hoje sou CSA”.

Meu caro Augusto, o Cruzeiro trocou de nome apenas uma vez, por imposição do Governo brasileiro, em razão da Segunda Guerra Mundial, quando a Itália se uniu à Alemanha tentando dominar o mundo.

Quanto aos três anos na B, a justiça manda acrescentar ao seu poema:

“Era, do futebol, uma academia

Batendo a todos no meu tatame

Até que no mundo veio a pandemia

E só pra nós, antes, o tsunami.”

GARIMPO

“A vida não é fácil, acostume-se com isso. O mundo não está preocupado com sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de se sentir bem com você mesmo. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então, antes de salvar o planeta querendo consertar os erros da geração de seus pais, tente limpar seu próprio quarto.”

(Bill Gates, em palestra para grupos de formandos do ensino médio)

Dalai

Ver Comentários

  • Próximos jogos:

    Cabuloso 2 x 0 Botafogo

    Galetinho 1 x 3 Palmeiras

    Coelhinho mais uma tamancada...

    Podem anotar....

  • Bom dia a todos,

    Vamos às notícias do CSA-MG, sempre sob o patrocínio do rejuvenescedor sexual TRINAB : "Você está há três anos cabisbaixo?...Tome uma cápsula por dia e volte aos dias de alegria!"

    1 - O CSA MG, prova a cada dia que já retornou ao posto de melhor time fora do eixo......, mostrando sua força ,arrancando um empate heroico contra o Athletico Paranaense, enquanto os seus coirmãos Galo e Coelho só dão vexame, o que não deixa de ser novidade.
    O entusiasmo da torcida azulina 9.2 é tamanho que já se fala até em ganhar o Campeonato Rural outra vez.

    2 - Tivemos oportunidade de cobrir o evento ocorrido ontem à noite no Minas Centro
    com várias palestras pra lá de interessantes :
    Palestra 1 - palestrante Adilson Batista - "Como subir da série B para a série A com os pés nas costas"
    Palestra 2 - Palestrante Thiago Neves - "Ei Zezé, paga o bicho logo que ganhar do CSA AL, vai ser mole"
    Palestra 3 - Palestrantes Enderson Moreira,Ney Franco,Mozart Santos, Felipe Conceição,Vanderlei Luxemburgo e Felipão - "O impossível fazemos na hora, mas milagre demora um pouco mais"

    O mais aplaudido foi exatamente o vovô Felipão, que afirmou que a sua passagem pelo CSA-MG, o ajudou a implantar esse trabalho espetacular que tem feito no Galo.

    O evento serviu também para os dirigentes azulinos e do Galo conversarem sobre como funciona a série B, pois com a má fase do Galo, tudo pode acontecer, e nada melhor que trocar ideias com quem tem know-how de atoleiro, melhor dizendo, divisões inferiores.

    Centro de Divulgação de Eventos do CSA MG Cocota Chacota Sabugo Pruuuutititi "Aqui é Galo"

    • Arrascaeta já foi? O bobão não tá falando coisa com coisa. Tá meio desnorteado ainda galinha maluca?

    • Augusto, com todo o respeito, mas você fumou um baseado???? O seu time(????) milionário está beirando a Zona de rebaixamento, uma confusão em torno da SAF atleticana (briga, roubalheira, etc), a Arena MRV cheia de problemas (no vestiário de vocês tem até arquibancada pra ver seus jogadores pelados! E isso não é zoacao, é fato), ponto cego!
      E você vem falar doCabuloso? Vocês estão mais praCR…B !

      • Beirando a zona de rebaixamento???
        Qual a diferença de pontos entre o GALÃO e o CSA/MG??
        Acorda mariinha e vá dar uma esvaziada na cabeça antes de escrever asneiras. Simples, basta dar uma cagada que sua cabeça esvazia!!

  • E não é que o blogueiro-herdeiro, despretensiosamente, lançou um concorrente do AirBnB?? É o Programa Azul de Acomodação, conhecido como AirBbB?? Sagaz ele, não??!!

  • Bom dia!!
    Vamos a pérola da SEGUNDA:
    " Acontece que o único erro comprovado da arbitragem e do VAR aconteceu no gol do Atlético, não sendo marcada falta clara em Bruno Henrique, onde nasceu a jogada que resultou no gol de Paulinho."
    Mesmo, mestre Dalai!?
    A cotovelada desferida pelo Arrascaeta, na boca do diligente Bataglia, provocando sangramento instantâneo e, mais tarde, comprovado afundamento de dente do ótimo jogador não é nada!?! O juizeco, ao lado, bem como o VAR, acharam que estavam "trabalhando" em outro esporte, o "vale tudo" do MMA!?!?
    Sem querer ficar reclamando dos péssimos e mal intencionados juízes brasileiros, se a "regra fosse aplicada" ao Arrascaeta (que não é jogador violente, diga-se), ou seja, cartão vermelho e "chuveiro", nenhum dos 02 gols do varmengo teriam ocorrido!!
    Confiando em sua sempre demonstrada "imparcialidade" para com o nosso Galão, só posso atribuir sua pérola a um descuido....só pode....rsss....
    Sds.

    • O juiz errou para os dois lados, o lance do gol do PEQUETITO BORRADOR mesmo, houve falta na origem do lance.

      Os pateticanos passam a vida inteira ACHANDO que são prejudicados, que são roubados para justificar a incompetência do time e de toda diretoria.

      Acham que alguém no mundo se importa com essa excelentíssima insignificância de clube de perdedores.

      SE o Arrascaneta fosse expulso e o Flamengo metesse mais dois, três gols? O timinho não faz gols e ficam dependendo de decisões de interpretação de arbitragens.

      Vão ficar mais 50 ANOS sem ganhar mais nada importante e agora é lutar para não ser rebaixado esse ano.

      Essa é a realidade nua e crua!

      Timinhooooo timinhoooo

      • Duduzinha BBB, se soubesse interpretar textos (coisa basilar para qualquer cidadão mediano) entenderia que escrevi exatamente que houve erros dos 02 lados! Por isso DISSE AO SR. DALAI, quando faz alusão à um único erro: "Mesmo!?!?" uma vez que o ilustre articulista falou "APENAS" do erro na ORIGEM DO GOL DO GALO! Notadamente, pq ele conclui que não teria mais nenhum gol do Galo, caso aquele fosse anulado!
        Exatamente na mesma linha de raciocínio que afirmei que se o Arrascaeta tivesse sido expulso (merecidamente) no lance da agressão ao jogador Bataglia, não sairiam os gols do varmengo, sendo que um foi de cobrança de falta e o outro de assistência do jogador "que não estaria em campo"!!! Resumo: não "tentei adivinhar" se sairia outros gols, pra quem que seja!!
        Acho que agora vc vai entender, mas se preciso for, posso desenhar.
        Leia sempre com atenção os textos, antes de fazer seus comentários insignificantes.
        Evita ter que ficar explicando e vc não passa vergonha.
        Sds.

        • SE o Arrascaneta fosse expulso?

          SE isso acontecesse o Mengão faria mais dois, três gols com outros jogadores.

          Clube, time e torcidinha de fracassados! Comece a contagem de mais 50 anos SEM ganhar nada.

          Enquanto isso Chola mais que tá pouco, franguinha carente de atenção em blog de cruzeirense.

          Pruuui tiii tiiii

  • Galai, querido, coloque o netinho no colo e ensine a ele uma das máximas do futebol (máxima do futebol; não minha):

    "O meu time ganhou, o juiz é um santo; o meu time perdeu, o juiz é um demônio".

    Abraços!

    ps.: se quiser melhorar, ainda mais, o clima no blog, limite a um nick por email e/ou IP. As máscaras, com certeza, cairão. E é facim, facim...

    • Por IP é melhor... E-mail se pode criar zilhões...
      IP no máximo, 2 ou 3... o de casa, o do serviço e o da esposa/companheira, se ela tiver.
      Ah, pelo Smartphone também é possível...

  • Dalai esperemos que o Arthur Gomes continue assim, fazendo gols.
    Mas nnão custa lembrar aqui: o Gilberto, quando estreou, fez três gols; depois disso esqueceu o que tem que fazer em campo.
    Quanto ao empate, depois de star ganhando por duas vezes, acho que aí tem a m~mao do técnico. Na minha opinião, Pepa recuou o time cedo demais, achando que o Athlético não viria para cima... Mas entendo de futebol igualzinho entendo de painel de disco voador, então...

    • Prezado Udiano, olha só que currículo maravilhoso tem o Arthur Gomes

      Anos Equipe JOGOS Gols
      2016–2021 Santos 84 10
      2019 Chapecoense 30 04
      2021 Atlético (GO) 21 04
      2021–2022 Estoril 32 03
      2022–2023 Esportivo 24 01

      O cara tem 22 gols em 7,5 anos de carreira (média menor que 3 gols por ano). Se considerarmos o número de jogos (191), ele fez 1 gol a cada 9 jogos. A conclusão é sua, mas não podemos nos deixar enganar.

      • E o prezado estatístico sabe para que serve esses números? Eu respondo: PRA NADA!

        Futebol NUNCA FOI uma ciência matemática exata! Tem centenas e milhares de casos de um jogador não jogar nada em um clube e arrebentar e ser campeão em outro.

        Tem um timinho aqui em Vespasiano mesmo que os jogadores ganham 600...800 mil por mês e não jogam nada, não vou citar nomes para não ser injusto com algum pereba e qual o desempenho deles em outros clubes, vc sabe?

        Uma folha de pagto de quase 20 milhões e vai lutar para não ser rebaixado esse ano.

        O Átomo Mineiro tá uma zona sem fim e o Pateticano preocupado com nosso novo artilheiro e da seleção da rodada, Artur Gomes.

        Chola mais que é de grátis....kkk

        • Caro Eduardo, a vidinha deles sempre foi essa : torcer contra o Cruzeiro. Então será sempre assim. " Ninguém esquece seu algoz!"

        • Se para vocês fazer qualquer crítica ao clube, jogadores ou seus dirigentes permite concluir que ela vem de atleticanos (ou frangas ou galinhas como vocês dizem - eu me recuso a entrar nessa bobagem), tudo bem. Mas para contratar qualquer jogador penso que o mínimo que se deve fazer é analisar o que o cara já tenha produzido na carreira dele e na minha opinião esse tal de Arthur Gomes é um zero à esquerda, um ilustre desconhecido, que não jogou em lugar nenhum. Pode dar certo? É claro que pode, mas se vocês tivessem um outro jogador com estatísticas melhores (que poderia dar errado), quem contratariam? É importante reconhecer: essa é a nossa realidade (contratar apostas e nada mais), mas eu não me deixo enganar. E por falar em estatística, até agora só conquistamos 45% dos pontos disputados, o que nos daria, por projeção, 51 pontos ao final do BR, o que é muito próximo à zona do rebaixamento, ainda mais se considerarmos nossas últimas 10 partidas, nas quais o nosso desempenho é horroroso (não tenho os dados, confesso, mas se fizemos 12 pontos nos 6 primeiro jogos, a conclusão é fácil). Mas isso deve ser palpite de atleticano, portanto, até nunca mais.

          • Parabéns Cláudio!
            É isso mesmo. Tem uns pedantes por aqui que se acham os "donos do pedaço", mesmo o Quintal pertencendo a um grande articulista e democrático torcedor do cruzeiro!
            Não analisam, sequer, se o comentário ou postagem é de um torcedor consciente do próprio time! Se fizer alguma crítica, ou até mesmo uma constatação lógica, mas que não tenha consonância com o pensamento prodígio dos "intindidos de plantão", já vão logo deitando falação!!
            Seu comentário, além de pertinente, demonstra razoabilidade mínima no assunto em questão. Todos os times fazem contratações erradas (no Galo é mato!!), ou apostas, sem ao menos analisar os números que você aponta, o que deveria ser "obrigação" dos profissionais, que ganham muito bem nos clubes para exercer esta esta função! Veja no meu Galo, renovação com Pedrinho, Vargas e contratação de bois cansados como Patrick e Edenilson, pra ficar por aí!! Um absurdo!
            As brincadeiras e zoações fazem parte, mas isso não pode nos tirar o censo crítico, muito menos a capacidade de pensar com imparcialidade, mesmo em se tratando do seu (nosso) time do coração.
            Mais uma vez, parabéns!!
            Sds.

          • Apareceu agora como Zezinho o fake favorito do quintal dos cruzeirenses. Tava sumido!

            Tava se curando das lambadas que o timinho vem tomando?

            Mas guarde pra vc seu falso moralismo e essa conversa mole de defensor da moral e dos bons costumes, vc enganou ZERO pessoas dessa vez.

            Nem de seus iguais vc conseguiu arrancar uma lágrima.

            Pruuu tiii tiii

          • Duduzinha BBB (Beócio Bafo de Bosta), já te falei um "zilhão" de vezes que não sou fake, ou usurpador mala sem alça, mal educado, como vc!!
            Sou apenas o "Zezinho", que passa aqui de vez em quando, e responde algumas asneiras que vc escreve nas minhas postagens que, sequer, são direcionadas a você!
            Mas, as vezes, respondo pra não te deixar sem graça. Ao contrário, vc fica igual pregador no deserto, chamando atenção de alguém, de todas as formas, inclusive usurpando nomes, face o seu eterno complexo de vira latas! Inclusive utilizou meu nick em 02 ocasiões aí pra cima!
            Parece que aluguei um "quadriplex " no seu minúsculo cérebro!! rsss...
            Vê se me esquece, maria trinabbb!!

          • Vai latir suas imbecilidades lá no blog das frangas sua cadela de blog cruzeirense. Tá carente caçando homem aqui, seu mulambo?

          • Prezado louça de porcelana! Vou começar do final, não precisa falar nunca mais, volte sempre, respira fundo e firma o corpo.

            Mas vc pareceu um Pateticano escrevendo, como pode criticar um Jogador em seu primeiro jogo e fazendo dois gols?

            Volto a repetir que estatista não ganha jogo e águas passadas não movem moinho, já dizia minha vó.

            E de mais a mais os acertos da diretoria foram maiores que os erros em contratações.

            Volte sempre com melhores argumentos!

          • Kkkk, além de biba é bobo!
            Faltam argumentos para rechaçar e então apela para a BBBaixaria!
            Tudo BBBem, é seu nível. Respeito!

          • Vai chamar atenção de homem la no blog das frangas seu otario. Tá carente de ganhar uma enrabada sua cadelinha de blog cruzeirense.

  • Esta coluna lembra os quintais de BH, cheio de mangueiras, goiabeiras, jabuticabeiras, bobeiras e brincadeiras. Vc podia ser Cruzeiro ou atretico e a diferença acabava no time da pelada no quintal ou mesmo na rua.

Posts Recentes

PARTIU PARAGUAI!

De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…

21 de novembro de 2024

MANHÃ DE QUARTA: A HORA DA EMOÇÃO!

Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…

18 de novembro de 2024

QUARTA, 11 DA MANHÃ, TESTE FINAL!

Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível  time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…

13 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!