Categories: Notícias

PEÇAS DE XADREZ

Você se recorda: houve um tempo, não distante, que o time do Cruzeiro era formado na base do “menos pior”. O raciocínio tinha de fazer curva pra encontrar alguém em condições de compor o 11 titular. Jogo em curso, escancarado o desentrosamento, surgia a necessidade de mudança. A gente olhava para o banco. Quem? Ninguém! Era sempre trocar 6 por meia dúzia, com larga chance de piorar. Foi a época em que comemos o pão que nem o diabo amassou.

Em Lamentações (3.22-23) está o alento de que “não há mal que sempre dure”. Não há mesmo. A roda gira e as coisas, naturalmente, começam a procurar seus lugares de origem. Parece estar acontecendo isto com o time de 13 milhões de torcedores, Maior de Minas e fora do eixo Rio-São Paulo. Pouco a pouco, corrigindo ali, reajustando lá, o Cruzeiro vai se tornando um time digno de vestir a camisa mais bonita do futebol. Agora temos opções animadoras no banco, algumas, a meu ver, já com passaporte visado pra entrar no time e não sair mais, como o volante da seleção equatoriana Cifuentes. Larcamon tem de quebrar a cabeça pra lhe encaixar no nosso meio campo, sem tirar nenhum Lucas. No ataque, infiltrar Álvaro Barreal. Ele foi um dos melhores do Sub-23 argentino na temporada 2023/24. Não sei como, mas Larcamon ganha bem pra saber fazer isto.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Torcidas únicas – Tanto sábado próximo, na Arena MRV, quanto no domingo, 7 de abril, no Mineirão, teremos torcida única para a decisão do campeonato mineiro. Isto, em outras palavras, significa a confissão de que em pleno século 21, com os avanços miraculosos na área cibernética, na astronomia, na nanotecnologia e na qualidade de vida, no futebol somos ainda trogloditas.

2. Arbitragem, Federação Mineira & Atlético – Trio harmônico há décadas! Afinadíssimo. Embora especializado em golpes sutis, quase imperceptíveis, não dispensa assalto à mão armada, em caso de necessidade. O episódio que recordei aqui, ocorrido na administração Francisco Cortes, nos idos dos anos 50 (bola no freezer), foi me relatado, nos anos 80, por testemunha presencial. Não tinha porque mentir. Iguais a este, quantos mais? E quando a disputa final do título se deu contra time do interior? A relação é enorme e até recentemente aumentada. Isto se chama absurdo!

3. Roberto Cardoso de Sousa não tendo como encarar, de fato, a sucessão de garfadas que resultou em títulos mineiros para o Atlético apela e lembra de Benecy Queiroz, autor de uma piada sobre jogo amistoso inexistente, e que os atleticanos teimam em transformar em jogo oficial real. Meu caro Roberto, reveja as disputas finais do Atlético, sobretudo contra equipes mais modestas. Assalto ao meio dia. Explicar batom na cueca é mais fácil do que defender “aquelas” arbitragens.

Sobre Benecy Queiroz, um dos mais longevos e eficientes servidores do Cruzeiro, digno de nossa admiração e respeito, os atleticanos procuram com ele o chamado “efeito da verdade ilusória”, a crença de que informações falsas, pela intensa repetição, tornam-se verdadeiras. Em sua coluna na Folha de domingo, Hélio Schwartsman aborda o tema e cita o livro que esgota o assunto: “Look Again” (Olhe de novo), de Tali Sharot e Cass Sunstein.

4. Paulo Augusto ajuda a refrescar a memória dos atleticanos:

“… E o título de 1984, quando o Atlético levou uma lambada de 4, descontou de 1, na volta, e não aceitou perder, mesmo estando o saldo de gols no regulamento…”

5. Brasil em Wembley – 1 x 0 sobre a Inglaterra. Dorival Junior estreou com nota 10 no comando da nova seleção brasileira nos devolvendo a emoção de torcer. Não sei há quanto tempo não víamos uma seleção de verdade! Um monte de caras novas, pra quem não acompanha o futebol europeu, mas apresentando futebol vistoso, que restaura esperanças. Difícil acreditar que só tivemos dois treinos antes desta partida. De louvar-se, a coragem de encarar um grande desafio logo no primeiro teste.

Assim como Dorival Junior fez surpreendente garimpagem pra montar a nova seleção, o Cruzeiro também descobriu Dorival em 2007, sendo valiosa escada para sua projeção nacional. Até então ele havia comandando o Figueirense, Sport, Avaí e São Caetano.

6. A natureza grita – Em 1956, o cineasta Nelson Pereira dos Santos lançou filme sobre costumes cariocas tendo como cursores cinco garotos favelados vendendo amendoim pela cidade. Para projetar uma região escaldante deu ao filme um nome que, à época, anunciava incêndio: Rio 40º

.

68 anos depois, a sensação térmica no mesmo Rio de Janeiro atingiu, semana passada, 65º. Absurdo.

Como não pode falar, a natureza grita mostrando o acelerado degelo nos polos, a extinção de biomas por inanição. Ela também não pode sacudir o homem para acorda-lo, mas aumenta o seu desconforto elevando a temperatura em níveis impensáveis meio século atrás. O que estamos fazendo com a Terra? Se ela pudesse avaliar o comportamento de cada de um de nós, que nota teríamos nos quesitos: lixo, consumo de água potável, preservação de áreas públicas, poluição ambiental, conservação de florestas?

7. Ainda na área do non sense – Para espanto do mundo, divulgado o salário do atacante Mbapee no PSG, de onde está saindo (?): 32 milhões de reais por mês.

8. Augusto – Sexta-feira à noite, quando o Sada-Cruzeiro foi a São José dos Campos enfrentar o time da casa, na última rodada da Superliga Masculina de Vôlei e venceu por 3 x 0, fiquei pensando na campanha de Augusto pra projetar mais esportes alternativos como purrinha e cuspe à distância a serem disputados pelo Cruzeiro. Tudo pra desqualificar a nossa hegemonia no vôlei, agora também no futebol feminino, daqui a pouco no futsal. O Sada-Cruzeiro encerrou a última rodada com 59 pontos, 20 vitórias e uma derrota, enquanto o segundo colocado, São José, chegava apenas a 47 pontos, com 17 vitórias e 4 derrotas. Larga margem de vantagem azul. O Feminino acaba de assumir a liderança ao vencer o Internacional por 3 x 1, sábado, com direito a gol olímpico de Byanca Brasil. Mais espinho na garganta do Augusto. Vem aí mais esportes alternativos. Será mesmo o tênis de quadra? Meu caro, aceita que dói menos.

9. João de Deus Filho filosofando:

“O tempo passa e o torcedor azul já está próximo de comemorar cinco anos sem títulos. Não me lembro de ter ficado 5 anos sem comemorar algum título. Nem me lembro de ter passado três anos na segunda divisão”.

Meu caro João de Deus e você se lembra de outra pandemia? Recorda-se de outro Clube que, semanas antes da pandemia percebeu que fora arrasado por um tsunami interno? Reflita.

Quanto a não se recordar de passar cinco anos sem títulos, depende da qualidade desses “títulos”. Desculpe-me, mas durante décadas a gente cantou nas arquibancadas: “Não ganha nada, time sofredor…”

E, por anos a fio, a piada recorrente durante eleições: “Atleticano não pode votar porque não tem título…”

João, três gotinhas de Memoriol, de manhã. Também tomo.

10. No nervo exposto do denteFred Melo Paiva lembrando que o Cruzeiro entrará desfalcado de Felipão no jogo contra o Atlético.

11. Presidente de clube & Sócio majoritário de SAF – São de espantar as queixas de Pedrinho, presidente do Vasco, sentindo-se “isolado” e tendo “relação fria” com os gestores… Ótimo jogador em campo, bom comentarista na TV, Pedrinho mostra incrível desconhecimento da nova realidade administrativa dos clubes que se tornaram SAF. Quanto a tomada de decisões sobre o time, o valor do presidente eleito pelos conselheiros do Clube é o mesmo de um canivete sem lâmina que perdeu o cabo.

12. Opção pelo Brasil – Dois jogadores convocados por Dorival Junior têm dupla nacionalidade e optaram pelo nosso país: Andréas Hugo Hoelgebaum Pereira nasceu em Duffel, Bélgica e já defendeu seleções de base belgas. Começou no Manchester United, passou pelo Flamengo e hoje joga no Fulham. Galeno, luso brasileiro, já esteve em pré-listas da seleção portuguesa. Andréas entrou nos últimos 15 minutos contra a Inglaterra, com decisiva participação no lance que resultou no gol de Endrick.

GARIMPO

“Estupidez é saber a verdade, ver a verdade, mas ainda assim acreditar na mentira.”

(Richard Feynman)

Dalai

Ver Comentários

  • Dalai, parei de ler no 13 milhões de smurfetes (mentirinha, li até o final). Se a pesquisa com 1600 pessoas tivesse apontado o csa-mg como tendo torcida maior do q o flamerdinha, estaria agora bradando a plenos pulmões q "somos 40 milhões" e "chupa flamengo"... kkkkkkkkk
    Na verdade, sabemos q não passa nem de 5 milhões, contando os simpatizantes. Mas tudo bem, sei q vc tbm não poderia confessar isso num blog destinado a "ufanizar" o clube do ronalveco.
    Ah, e tbm sei q vai "defender" a pesquisa com 1600 pessoas como sendo a mais imparcial do planeta e toda e outra qualquer q seja diferente terá sido manipulada por fulano ou beltrano.
    Use a tática do maluf, q se repetir uma mentira mil vezes poderá ser transmutada em verdade; vai q cola, né?

    • Romulo, em relação aos 13 milhões de torcedores do falecido cruzeiro, veja o que o nosso anfitrião escreveu no GARIMPO. É ou não é a pura contradição?

          • "Sousa com S ou com Z?"
            Ronaldete mostrando que mal passou da 4ª série

            "Oxi!!! Com S! Se fosse com Z serie Zosa...Zosa..."
            Carrasco do CSA/MG na Copa do Brasil tirando onda com a ronaldete analfabeta

            "Sabia não!"
            Marinho, filosofando.

          • Melhora aí na interpretação de texto, parceiro. Ninguém perguntou se era com 's' ou com 'z'. Até porque existem com ambos (claro, estamos falando do segundo 's', que aliás, tem som de 'z' ), mas o time escreve-se com 's' duplo, é só procurar saber.
            A pergunta, irônica, completa, e que ficou subentendida era: "Sousa? Quem é Sousa?" Não porque não soubesse, mas porque foi hilario um time que vive cheio de vaidade perder para um time de futebol chamado Sousa. Pronto, desenhei. Fala Sério!

  • Bom dia, Dalai!

    Em relação à Seleção Brasileira, o Dorival Junior acertou em não inventar!

    Optou pelo feijão com arroz e entregou um excelente jogo, mesmo sem tanto tempo de preparação, que é comum e dificulta a assimilação de maneiras de jogar mais complexas e que demandam mais tempo, como o proposto pelo Fernando Diniz.

    Outra escolha acertada foram os adversários: Inglaterra e Espanha, nos domínios deles!

    Chega de amistosos com adversários inexpressivos e que visam somente o lucro!

    Avante, Brasil!

    Rumo ao hexa!

  • Boa tarde, prezado Dalai.
    Respondendo às sua citações sobre meu comentário:
    1- Até quando vou ler que a pandemia caiu como um raio única e exclusivamente sobre o seu time??? Quer dizer que o Galo e os outros clubes não foram afetados ???
    2- O tal tsunami interno também ocorria e ainda ocorre em vários clubes. Basta que seja exposto com transparencia tudo o que ocorre internamente em cada um que se verá roubos, corrupção, dívidas imensas e tudo o mais que se viu no CSA-MG. Acho que a única diferença é que no caso de vcs a bomba estourou, expondo ao mundo tudo o que acontecia lá dentro.
    3- Qualidade dos títulos. Não entendi a colocação. Mas, sei que o torcedor azul sempre menosprezou o campeonato mineiro, chamado por ele de rural. Porém, esse mesmo rural é hoje o maior sonho de consumo desse mesmo torcedor, já que título de maior expressão vcs sabem íntimamente que nunca mais irão comemorar.
    4- Quanto à velha piada recorrente de sem títulos, ela agora pode ser aplicada a quem já está há 5 anos sem comemorar ( a não ser segunda divisão, que por sinal foi MUITO comemorada.). Ou seja, a roda gira.
    Lembro ao sr Dalai que o período de não conquistas está apenas no início. Teremos muito mais a comentar nos próximos anos quando ele irá aumentando seguidamente.
    E um detalhe:
    Enquanto o torcedor azul vê com pessimismo a situação cada dia mais complicada do seu clube, o torcedor atleticano enxerga com otimismo o horizonte do clube. Que está resolvendo a situação financeira (aguardem o próximo balanço), construiu o melhor estádio da América do Sul, começa a jogar num estádio que lhe proporciona lucros reais por jogos, fora os shows e outros eventos e hoje é citado por qualquer pesquisa feita no país como um dos 3 melhores times do futebol brasileiro. Galo, Palmeiras e Flamengo são sempre colocados como candidatos a ganhar qualquer campeonado. E com certeza alguns virão.
    Não é atoa que aquela disparidade de títulos que havia a favor do clube azul em relação ao Galo caiu drásticamente. Hoje ainda existe, porém projetamos num futuro não muito distante igualarmos ou ultrapassarmos os títulos de vcs.
    Libertadores e Brasileiros, precisamos ganhar mais 1. Copa do Brasil demora um pouco mais, porém vamos firmes na luta prá alcançá-los.
    O CSA tem 16 títulos de expressão acima do mineiro. O Galo tem 10. Nos aguardem.
    No mais, grande abraço e continua o convite prá um tira-gosto regado a uma cerveja gelada no melhor estádio das Américas. Pode ser dia de semana, já que a partir de agora a esplanada estará aberta à população.
    Grande abraço.
    * Rsrsrsrsrsrs.... 13 milhões ???? Me fez rir mais que as piadas do Paulinho Gogó.!!!

  • Para essa final do torneio de verão MRV FGMG em que te cuidado com 3 coisas . a federação das galinhas que com certeza ja esta armando suas trapaças.. o juiz cair no conto do hulk e sair dando pênaltis e o goleiro caolho de braço de jacaré curto que se chutar de longe passa facil...

    • Concordo em gênero, número e grau. Esse pessoal sempre roubou pro Galo principalmente em 1915, 1926, 1927, 1931, 1932*, 1936, 1938, 1939, 1941, 1942, 1946, 1947, 1949, 1950, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956**, 1958, 1962, 1963, 1970, 1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1988, 1989, 1991, 1995, 1999, 2000, 2007, 2010, 2012, 2013, 2015, 2017, 2020, 2021, 2022 e 2023. A ideia é acabar com esse Rural e essa pouca vergonha.
      E para terminar , vamos lembrar : O CSA-MG é o maior de Minas há 50 anos!

  • Boa tarde,
    O Centro de Divulgação de Fake News do CSA-MG informa :
    1 - O CSA-MG é o maior de Minas há 50 anos, e traz uma frase para reflexão de todos :
    “Estupidez é saber a verdade, ver a verdade, mas ainda assim acreditar na mentira.”
    (Richard Feynman); se a carapuça servir, use-a sem constrangimento.

    E começa neste fim de semana a sensacional final do Campeonato Rural, que agora tá valendo,mas não valeu desde 2020.
    Eu, que MILITO nesse esporte há longos anos, humildemente dou o meu palpite :
    Vai dar Galo !

  • Ora, ora! Que bonito esse otimismo do Galai! A sua crônica de hoje respinga esperança. Pelo visto o time é favorito a todas as competições que vai participar. Encaminhado está, portanto, a Libertadores, a Copa do Brasil, o... ops...

    Mas a ladainha da reclamação da arbitragem sempre que tem de enfrentar o Galão da Massa continua! Triste saber que time pequeno é prejudicado pela arbitragem. Que time grande abusa dos pequenos. E que o crucru vem sendo abusado ao longo dos últimos 50 anos pelo Galão da Massa. Aí que dó! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sei não, viu. Pelo andar do choramingo do Galai, da reclamação prévia, eu tô achando que ele não acredita em nada que escreveu sobre o seu time. É só blefe para ver se cola. Porque se nem agora, em plena troca de treinador, o BBBruzeiro não beliscar um ruralzinho, vai beliscar quando? Ano que vem quando voltar para a B? Ah, Fala Sério!!!

    E a dupla sertaneja que andava meio sumida? Tsunami & Pandemia. pois é, voltaram! É brincadeira? Fala Sério, hein?

  • Treis fatos me deixaram com nojo de novo, novamente sobre coisas que li e vi na TV relacionadoS ao futebol:

    PRIMEIRO FATO: O Gabigol tomou dois anos de suspensão do futebol por ter feito hora e enrolado para fazer o exame antidoping em uma visita dos representantes da Comissão que colhe a urina dos jogadores, em um dia que foram ao CT do Flamengo. BEM FEITO! O cara é arrogante, mascarado, foi fazer graça e agora o ferro entrou! Hoje tá lá postando, pedindo desculpas, falando que não é nada disso! TROUXA!

    SEGUNDO FATO: O Vinícíus Jr participou da entrevista coletiva hoje na Espanha onde a seleção joga amanhã contra os espanhóis. E ele CHORANDO falou que está cada vez mais sem vontade de jogar bola porque toda vez que entra em campo é chamado de macaco pelos "torcedores" espanhóis. Oras, oras, Vini Jr, na verdade os ANIMAIS são esses que ficam lhe xingando! Um absurdo que até hoje a s autoridades não tenham tomado uma medida concreta contra esses atos. A FIIFA, UEFA, Federação Espanhola é que deveriam ser punidas por até hoje não tomarem providências concretas e definitivas. UMA VERGONHA!

    TERCEIRO FATO: Esse se refere como o blogueiro daqui do Quintal do Dalai continua sendo feito de joguete na mão de uns poucos fakes pateticanos que diuturnamente fazem chacota com o desavisado. Agora escreveram um nome fake com sobrenome Sousa no final, em alusão a derrota na Copa do Brasil pelo time do Sousa da Paraíba (estou desenhando). Tá parecendo aqueles caras que ligam na rádio e deixam um nome de sacanagem para o locutor falar ao vivo que é uma pegadinha tipo Cucabeludo, Seu Tolitorano, Seu Tomás Turbano e por ai vai... Só os inocentes que caem...

    Mas o mais enjoativo é as MESMAS mentiras, tolices, chacotas que se repetem ao longo dos anos: a bobagem da pandemia, do tsunami que se repete a exaustão, a piada do Benecy que um dia a filha do Ênio Andrade veio aqui falar sobre isso e outras imbecilidades de uns desocupados que agora estão questionando métodos de pesquisas utilizados no MUNDO INTEIRO, os energumenos agora querem mudar as estatísticas e a matemática para "provar" que as codornas tem mais torcida , SÓ ISSO que esses animais querem.

    Tem vários fatos acontecendo como Aniversário do ASA hoje dia 25/03, contratação de novo técnico, jogo no próximo sábado pelas finais do Camp. Rural e muitos outros assuntos importantes sobre FUTEBOL mas os ANIMAIS estão aqui latindo...relinchando... cacarejando, nada com coisa alguma.

    Mas enquanto derem palanque para esses otários vai perpetuar essa bobagem sem fim, em um espaço que era para falar do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE! Mas o que esperar de galinhas? Realmente elas cagam em tudo por onde passam! E tem otário dos dois lados do balcão!

    UM NOJO!

  • VAMOS NOS SI DIVERTIR UM POUCO:

    E hoje as pequenas aves fazem 116 anos de vida! E o CEO do Insignificante Futebol Clube deu uma entrevista no Portal No Ataque e reproduzo aqui algumas partes:

    1) A pergunta: O Rubens Menin já mencionou em algumas oportunidades o objetivo de transformar o Atlético em uma potência mundial. Qual é o plano estratégico para isso? Ele falou que estão se organzando, pagando dívidas, bla, bla, bla...

    E essa é a Soberba, mania de grandeza e tolice do mundo! Tem 5 anos que estão querendo vender camisa na China, virar um Barcelona e não conseguem entregar as camisas Mantos da Massa Falida, dando calote nos sofredores. Famosos come angu e arrota peru... Imagino o cara riquinho que viaja pra Europa inteira e fica deslumbrado, achando que vai fazer a mesma coisa no Micróbio de vespasiano.

    Nem o Palmeiras, um papa títulos, o Flamengo e o Corinthians tem essa mania de grandeza. O cara não consegue competir e ganhar de um time falido chamado Patrocinense, técnico saindo fora mandando clube e torcida tomar naquele lugar e rasgando o fiofó com a unha pra chegar a uma final de Rural? kkkk EU MI SI DIVIRTO com esses deslumbrados!

    2) A pergunta: E é evidente que a Arena MRV é fundamental nesse processo. Qual balanço a gestão do Atlético faz desses primeiros meses do estádio? O que já deu certo e o que ainda precisa melhorar? A precificação e a acústica, por exemplo, são dois desses pontos negativos?

    Respondeu sobre os ajustes nos preços e os processos de licenciamento e que vão colocar mais 20 subwoffers para melhorar a sonorização, ou seja, VENDERAM que a nova arena ia ser um caldeirão, uma La Bombonera, com uma acústica fantástica e...e.... MENTIRAAAMMM...kkkk Num tem acústica por$#@ nenhuma...kkk Agora gasta mais dinheiro com MAIS caixas de som no campinho Cu de Zebra. FAIÔ.

    3) A Pergunta: Precisamos falar também sobre o futebol feminino. No fim do ano passado, o Atlético foi bastante criticado pela estrutura oferecida às jogadoras. Neste ano, o clube já se remodelou e divulgou novos investimentos na modalidade. Quais são os planos da diretoria para garantir um time competitivo e lucrativo no feminino?

    Falou que ia ter mais investimento, novo elenco, procurar mais patrocinio. Já sabemos o que aconteceu o ano passado, time feminino foi humilhado pelo clube e hoje é o ÚLTIMO colocado no Brasileirão feminino, vai cair para a segundona feminina.

    continuo comentando depois....kkkk

    tem mais diversão garantida com as pequenas aves.

    pruuuuu tiiii tiii

    • Pelo visto você está acompanhando muito de perto tudo sobre o Galo ..... Seria tú um atleticano enrustido? Um invejoso ? Ou é só mais um que se preocupa mais com o adversário do que com o próprio time ? Por acaso está tudo às mil maravilhas com seu clube? Acredito que você deveria se preocupar mais com seu clube (aquele que se enche de soberba e nem tres anos na B serviram para um ter pouco de humildade)....
      Ou então arranja um trabalho voluntário para ocupar seu tempo....

      • Para um ter? Tá gaguejando?

        VOU TE ENSINAR: Aqui é um blog de esportes, de falar de FUTEBOL, um blog para falar do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE mas como aqui tá infestado de frangas como uma erva daninha, uma praga em uma plantação, eu comentei sobre uma entrevista com o CEO do ASA MG no dia do aniversário das pequenas aves.

        V6oeis como NÃO tem argumento vem aqui encher o saco, latir, querer desqualificar e intimidar, mas qual seu argumento sobre a entrevista? Tem algum?

        Vcs pateticanos são uns malandros, safados, que só sabem latir!

        Vai sentar no sabugo que o Machadão plantou na Arena CU DE ZEBRA, seu Zé Ruela.

  • Boa tarde,
    Dica da semana : Continuar acompanhando o Brasileirão de futebol feminino, volei, futsal, basquete, ping pong, salto de vara, levantamento de peso, ginástica aeróbica, finca, etc.
    Essa é uma colaboração do Centro Multi Modalidades Esportivas CSA-MG "Se não der de um jeito, vai de outro"

Posts Recentes

PARTIU PARAGUAI!

De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…

21 de novembro de 2024

MANHÃ DE QUARTA: A HORA DA EMOÇÃO!

Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…

18 de novembro de 2024

QUARTA, 11 DA MANHÃ, TESTE FINAL!

Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível  time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…

13 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!