POTT (NÃO) KER - Quintal do Dalai

POTT (NÃO) KER

  • por em 8 de março de 2021

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

Impressionante a perda de gols, no empate contra o Uberlândia, na derrota contra a Caldense e no primeiro tempo, em Sete Lagoas, contra a URT. Pottker que veio do Grêmio em troca por Maurício, com o entusiasmado aval de Felipão, tem sido notado em campo por dois quesitos: ganhar cartões e perder gols. Como estrela da companhia, juntamente com Rafael Sobis, está devendo muito para a sofrida Nação Azul. Tomara que o banco, obrigatório para os próximos jogos, contribua para uma reciclagem íntima, uma revisão de propósitos e atitudes. O Cruzeiro precisa e merece.

Sábado, cinco jogadores – a meu ver – receberam o passaporte da esperança azul: Claudinho, Airton, Marcinho, Manoel e Cáceres. O primeiro destacou-se pelo domínio de bola, limpando lances para romper retranca e fazendo lançamentos na medida, coisa que há muito tempo a gente pedia e não via em nosso meio campo. Airton reencontrou a ousadia produtiva. Marcinho entrou na metade do segundo tempo, manteve o mesmo ritmo criativo e, nos acréscimos, fez um golaço afastando ataques cardíacos estimulados pelo comentarista Grafite – “quem não faz, leva…” Manoel e Cáceres estabilizaram a nossa defesa e vem se transformando em boas oportunidades de ataque. Óbvio, tudo isto são impressões extraídas dos primeiros três jogos. Podem se confirmar ou não. Mas são promissores indícios da formação de um novo time, vocacionado para o ataque como está no DNA do Cruzeiro.

BATE PAPO NO QUINTAL

1 João de Deus Filho, exemplo raro de atleticano racional (menos, obvio, quando sonha com a Selegalo-2) tem a coragem de assumir neste QUINTAL uma espécie de delação premiada:

“Durante muitos anos eu queria devolver aos rivais as zoações que recebi”.

É isto João! Agora vocês estão nos devolvendo as “zoações” de meio século! Foi muito tempo. Com muita crueldade. Já disse e repito: eu me arrependo de ter participado, agora que sei o quanto dói.

Mas há uma grande diferença entre as nossas e as suas gozações: o Cruzeiro escreveu suas páginas heroicas e imortais enfrentando e ganhando dos melhores times do eixo Rio-São Paulo e das Américas. O Atlético pegava a faixa de campeão mineiro e passava o ano todo comemorando na Savassi, enquanto o Cruzeiro levantava torneios nacionais e internacionais, abarrotando sua sala de troféus. O Atlético não disputava conosco de igual para igual por pura incapacidade técnica e ante a indiscutível hegemonia do Cruzeiro.

E agora? As “zoações” contra nós se baseiam unicamente na fase tenebrosa que atravessamos, vítimas de dois tsunamis em sequência: primeiro, o corona-Wagner e em seguida o Coronavirus. Somos um Clube fragilizado, nas cordas, lutando para evitar o nocaute. A alegria de vocês se resume em chacotas com gigante atordoado. Mas ele vai acordar!

E o que o Atlético fez nesse período em que estamos na lona?

Investiu 200 milhões de reais pra formar um time, constrói estádio, e ganhou mais um título de campeão mineiro.

2. William, com notável poder de síntese, resume em três linhas tudo que tentei dizer para João de Deus:

“Fogem da comparação de conquistas esportivas como o diabo foge da cruz. Freud explica…”

3. Realves Alves, historiador atleticano, continua dissecando razões da derrocada cruzeirense. Incorre, a meu ver, em alguns equívocos como atribuir peso excessivo à atuação de políticos, então proeminentes, ligados ao Clube. Nunca houve qualquer ato oficial (projeto de lei, emenda, etc) patrocinado por eles, em beneficio exclusivo do Cruzeiro, tal como Hélio Garcia fez para o Atlético levando o Clube a receber duas vezes pelo terreno de Lourdes.  Concordo que o poder e o sucesso cegam, ainda mais quando o Estatuto não contempla normas de compliance. Fomos nos descuidando. Cansei de escrever textos aos senhores de plantão, alertando para as histórias de Atlético e Internacional, cujas dissensões internas levaram à Série B. Mais recentemente, citava o caso do São Paulo, na zona de rebaixamento do Brasileiro, pelo rompimento escandaloso do presidente com o vice. Essa desarmonia administrativa acaba entrando em campo, alertava. Mas o sucesso, além de cegar, é seletivo: só gosta de aplausos.

Quanto ao Mineirão, o problema é o mesmo de casa onde falta o pão: todos gritam e ninguém tem razão. Graças ao trabalho do Conselho Gestor foi quebrado o gelo de relacionamento com a Minas Arena e encaminhado acordo com benefícios recíprocos. O grande entrave para uso do Estádio são as despesas fixas, praticamente insuportáveis, nesta pandemia, para um Clube em processo de recuperação, e também para a própria Minas Arena, ante a suspensão de shows.

4. Mecão das Gerais colocando em dúvida o ressurgimento do Cabuloso, condenado, segundo ele, a ser o Vasco mineiro. Vira sua boca para o mato, menino! Está esquecendo de nosso DNA? Só pra queimar sua língua, vamos ganhar do América, dia 21.

5. William – II, com razão, quase perdendo a paciência por não cumprirmos ainda a promessa de abordar o Clube empresa. Calma, William. Será tema da próxima coluna.

6. Jorge, Sem Paciência, Galo Doido New York, Pepeu, Realves Alves e guioday rodrigues, valorosos integrantes da LADLegião dos Atleticanos Desiludidos (com a perda de mais um Brasileiro) estão subliminarmente criando neste QUINTAL um movimento tipo o “Me too” feminino. Mexeu com um, mexeu com todos. Cuidado, Mecão das Gerais. É como encostar em caixa de marimbondo.

Curioso: por duas vezes tentei incluir João de Deus Filho na LAD, mas o revisor ortográfico-filosófico excluiu.

7. Antônio Tonidandel provando que viu o mesmo jogo que eu vi: “Adriano cometeu erros graves no início, armou contra-ataques perigosos do adversário: infelizmente, ainda não está à altura do que precisamos. ”

No primeiro tempo, comentei com amigos, batendo na madeira pra não dá azar: Se a URT ganhar, Adriano tem de entrar no bicho deles.

8. Júlio Cesar Saldanha Rosa, sem medo de bola dividida, entra de pé alto: O atleticano “se diz “SEM PACIENCIA” mas está esperando um Brasileiro há 50 anos e um bi há 113 anos. Paradoxal, não? ”

9. Palmeiras, vencendo o Grêmio ontem por 2 x 0, sagrou-se tetracampeão da Copa do Brasil. Os gremistas, que são penta, deram declarações de que a meta, nesta final, era igualar-se ao Cruzeiro, único hexa campeão. Não conseguiram. A cobiçada conquista continua em Minas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge

Bom dia a todos! E uma boa segunda aos cruzeirenses!

Caramba! Só na terceira rodada é que conseguiram uma vitória, com a providencial e já tradicional ajudinha da FMF ao inverter o mando de campo da URT, e já despertou essa vaidade toda?

E que ajudinha providencial, hein? Esperta a FMF. Inverter o mando para o mineirão seria o mais lógico, mas como o cruzeiro não pagou a Minas Arena e não ganha mais nada lá, a amiga FMF, resolveu mudar para Sete Lagoas. Mais sensata que o próprio beneficiado.

E essas vitórias são um perigo. Pincipalmente para um time que vive cheio de vaidade. Fica achando que “agora vai”. “Num vai não! Ele num vai não!”, diria a vovó do zapzap. E fica achando que o Filipinho vai dar conta do recado. “Num vai não! Ele num vai não!”. Por isso, não vou me cansar de perguntar e alertar: Tem série B no campeonato mineiro? Quando chega o Felipão?

E a verdade é que o cruzeiro alcançou colocação que lhe dá direito a jogar a Copa Inconfidência com vantagem dos empates. Isso é bom, pois um time que fala tanto em taças, essa é a única possível para esse ano. Será que vai?… Melhor nem perguntar para a vovó do zapzap…

E o Palmeiras e o Grêmio dando declarações citando o cruzeiro… kkkkkkkkk. Chacota! O último que citou o cruzeiro foi o Goiás: “Precisamos fazer as coisas certas senão a gente vai virar um cruzeiro”. Kkkkkkkk E se até o Ibis tá tirando onda, imagina só o nível. Kkkkkkkk

E duas frases do Dalai não fazem sentido num mesmo parágrafo: “O Atlético pegava a faixa de campeão mineiro” e “O Atlético não disputava conosco de igual para igual por pura incapacidade técnica e ante a indiscutível hegemonia do Cruzeiro”. Uai, peraí! Se o Galo não disputava de “igual para igual” com o cruzeiro como é que ele pegava a faixa de campeão mineiro? Ora, tirando um ano ou outro que dava zebra e desde o ano passado, mais normal, em que o cruzeiro terminou em quinto, quem tremia para nós nas finais do mineiro era o cruzeirinho. Os 45 títulos de campeão mineiro estão aí para provar quem é o maior de Minas. E a ampla margem de vitórias (o ex-clássico mineiro é a terceira maior freguesia regional do Brasil), também.

Pois é, esse é o cruzeirinho. Aquele que chama o mineiro de “rural” quando perde e que o coloca na tal ‘tríplice coroa fake’ quando ganha, por falta de um título continental para completar a conta. Essa do Dalai é apenas retórica enganosa para dar vazão à vaidade que está só se acumulando e que agora aparece até quando vence (com mando de campo invertido) a poderosa URT. É cruzeirinho, vocês não aprendem nada mesmo. Morro de dó. Mas nem ligo!

Sem Paciência

Fala, Dalai! Bom dia, Cara!

Uma das realizações inegáveis deste seu blog foi reunir vários Atleticanos bem-humorados e que fazem gozações muito inteligentes. Tirando o(a)s smurf(ete)s que apelam com as justas afirmações, vai tudo bem! KKKK

O Jorge já antecipou parte do quê eu ia falar… rs Roubou-me a piada! KKK

O Atlético pegava a faixa de campeão mineiro e passava o ano todo comemorando na Savassi, enquanto o Cruzeiro levantava torneios nacionais e internacionais, abarrotando sua sala de troféus. O Atlético não disputava conosco de igual para igual por pura incapacidade técnica e ante a indiscutível hegemonia do Cruzeiro.”

Oi??? Pegava como??? KKK Ganhava em campo, né??? KKKKK Mas como ganhava padecendo de ”pura incapacidade técnica e ante a indiscutível hegemonia do Cruzeiro”? Não era por aí, né? KKK Aí vc tem a ”Escolha de Maria” (não de Sofia)! KKKKK O Galão Querido ganhava (e continua ganhando até hoje KKK) porque era melhor ou porque o outro lado TREMIA (uma variante do Mal de Parkinson que curiosamente só se manifesta quando enfrenta o Clube Atlético Mineiro, o GALÃO da Massa)??? KKKKKKKKKKK

Recentemente, esse mesmo sofrimento acometeu o citado time quando enfrentou o CRB por 4 vezes na temporada 2.020, sem nenhuma vitória e desclassificado na Copa do Brasil… KKK Mas.. Oh, surpresa! KKKKKKKK O time de Alagoas é conhecido como ”GALO praiano”! KKKKKKKKKK Está explicado!

É, Dalai… Vc está todo engraçadinho, né? Toda coluna tem uma sigla nova… LAD, Me Too etc. Vai que cola, né? KKKKK

“O atleticano “se diz “SEM PACIENCIA” mas está esperando um Brasileiro há 50 anos e um bi há 113 anos. Paradoxal, não? ”

Só pra ser preciso e corrigir erros matemáticos elementares na contagem do tempo: 50 anos serão completados ao final deste ano porque ganhamos o Primeiro Campeonato Nacional de Clubes LEGÍTIMO em 19 de dezembro de 1.971. E se só faremos 113 anos no próximo dia 25, como esperamos há 113 anos??? Menos precocidade, aí! KKKKKKKKKKKK

Sou daqueles que acham que, tão importante quanto o destino, é o caminho. Trilhando o bom caminho, os títulos virão naturalmente. Trilhando o mau caminho, o time ”CRUZEIRA”. KKKKKKK

peppeu

Deixa o homem sonhar, seu estraga prazeres!

Sem Paciência

KKKKKK
Peppeu, se vc não é comediante, está na profissão errada! KKKKKK
Rio muito das suas cirúrgicas intervenções! KKKKKK

peppeu

Opa, meu caro, bondade sua! Mas já que gosta de dar risada, contarei aqui uma anedota sensacional: “TIME GRANDE NÃO CAI”!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKK, já estou me mijando de rir aqui KKKKKKKKKK

Sem Paciência

Só elogiar que o cara até esquece a SEGUNDA parte da piada… KKK
Faltou o TIME PEQUENO NÃO SOBIS ! ! ! KKKKKKKKKKKKKKKKK

peppeu

O Bruzeiro por si só é um estoque de piadas. Time gozado (tum dum tshhh).

Mecão das Gerais

Dalai, sim, eu duvido que o Cruzeiro ressurja! E quem condenou o Cruzeiro a ser um “Vasco Mineiro” foi o Zezé Perrella! Foi o Zezé Perrella quem deu a seguinte declaração ao programa Alterosa Esporte da TV Alterosa no final de 2019:

“O Cruzeiro está caminhando a passos largos para virar um Vasco da Gama, uma Portguesa.”

Eu apenas me lembrei desta declaração do Zezé Perrella e acho que o temor dele se concretizou! O Cruzeiro já virou um Vasco, dizem aliás que a dívida cruzeirense é maior que a Vascaína… Desde a primeira queda do Vasco para a série B, o Vasco nunca mais se recuperou, já estão na quarta queda. E o motivo disto é o fato de não conseguirem pagar o que devem, mesmo faturando alto nas vezes em que retornaram à série A. E o Cruzeiro também dificilmente conseguirá pagar a curto ou médio prazo, suas enormes dívidas, mesmo que venha a ser administrado com austeridade! Vittorio Medioli te auxiliou quando o senhor assumiu a presidência do Cruzeiro e o mesmo, naquela época deu algumas entrevistas espantado com o tamanho do rombo financeiro que provocaram no clube e dando a entender que o Cruzeiro estava praticamente insolvente. Ou seja, se o clube fosse uma empresa teria corrido o risco de ter tido a falência decretada.

Quanto a ganharem do Mecão, pode ocorrer, não nego! Mas que na atual situação será uma zebra, ah, será sim!

Dalai, só resta aos atleticanos se unirem para tentar defender, o indefensável! O problema do atleticano é que ele enxerga o clube dele muito maior do que clube é de fato!

peppeu

Opa, amigo.
Sou obrigado a respeitar e ouvir com atenção suas colocações, pois de time caidinho e pequeno acredito que seja bem versado.
Quanto ao tamanho do Glorioso, por ora basta ser maior (e muito) que o vindouro time Mariquinha (joint venture das Maria + Melequinha).

Mecão das Gerais

Ôpa! Eu entendo de time caidinho? Então eu devo entender bem daquele time que caiu em 2005, seria isso?

Quanto ao tamanho do “Glorioso” não se magoe apenas porque disse que os atleticanos veem o galinho depenado maior do que ele realmente é. Eu apenas estou constatando um fato!

É mais fácil que no futuro ocorra a união da duplinha rapo/galo! Afinal, um praticamente já faliu, o outro caminha a passos largos para cruzeirização!

peppeu

Não seria isto! O time de 2005 subiu no ano seguinte como campeão, tal como … a Chape neste ano, hahaha.
A mequito, não vou brigar com café com leite não.

Mecão das Gerais

“O time de 2005 subiu no ano seguinte como campeão,…”

Só está se esquecendo de um pequeno detalhe… Naquela época, os clubes integrantes do agora extinto “Clube do 13” que eram rebaixados mantinham na série B a mesma verba a que tinha direito na série A. Duvido que o galim subiria em 2006 se já estivesse valendo naquela época, a divisão de cota que está atualmente em vigor que determina que todos os 20 clubes da B tenham a mesma divisão de cota, a não ser que o clube opte pelo PPV.

Deixe a Chape ficar com o título, é um clube simpático! O América voltou ao seu lugar que é a série A e isto é o que importa!

Café com leite? Café com leite não seria o galinho da massa falida que pode até receber 200 milhões dos mecenas, mas continua somente participando, não fede e nem cheira? Ah, galito, não dê uma de Jorginho não, vc já está brigando, aliás vc é quem primeiro me dirigiu a palavra aqui.

peppeu

Vc se refere à “Lei Vasco”… Certo.
A seguir esta lógica, é de se presumir que o Meuqinha, digo, Mecão Máquina de Guerra, subiu de primeira e como campeão em todas as vezes em que foi rebaixado da A para a B, correto??
Ahhhhhhhh danado, pra cima do Tio Peppeu não!!

Sem Paciência

Peppeu, vc sabe que time é recordista em quedas para a série B? Verdadeiro time elevador. KKK Dica: caiu 6 vezes, em 1.993, 1.998, 2,001, 2.011, 2.016 e 2.018.

Jorge

Gente, o coelhinho pompom subiu de novo para poder melhor cair esse ano e eles, como sempre, acreditam que “agora vai” e que o vexame vai passar. Se bem que para uma torcida que cabe numa kombi, o vexame de cair e subir para cair de novo em seguida é pequeno. Mas o fato é que ele está desesperado querendo participar da conversa de todo jeito, como se fosse gente grande. Clama por atenção e por luzes que torne mais fácil enxergar algo tão minúsculo. Melhor deixá-lo falando sozinho só de sacanagem, kkkkkk. Se bem que ignorar algo tão insignificante não é sacanagem, é bom senso.

Teobaldo

Pela ordem excelência: O Cruzeiro não tem DNA, mas, sim, DNB. Aliás, tem DNBB.

MITAIR É INOCENTE

Pedido acatado.
O Dr. Dalai tem 24h para retificar sua coluna, sob risco de multa e rebaixamento para DNC.

Galo Doido New York

Caro Blogueiro,

Vejo que a historia nao lhe ensinou nada. Vossa Excelencia continua com suas estorias. Titulos sao importantes e devem ser comemorados. A re-celebracao e a re-comemoracao diaria que os crizeirenses fazem atualmente de conquistas outrora celebradas no pirulito da Praca 7, eh a certidao positiva adquirida no cartorio do primeiro oficio de extincao.

Mestres e Doutores em LINGUISTICA com ajuda de especialistas no IDIOMA Portugues, ja se encontram em estagio final para adicionarem a palavra CRUZEIRAR no dicionario da Lingua Portuguesa.

Significado de CRUZEIRAR = FALIR, QUEBRAR, ARREBENTAR, ARRUINAR, FRAGMENTAR, INSOLVENCIA, BANCARROTA, INADIMPLENCIA.

O ultima conquista de valor continental do CRIZEIRO foi no SECULO PASSADO, fara bodas de prata ano que vem.

A ultima conquista domestica foi da decada passada. Ultima participacao na ELITE BRASILEIRA de FUTEBOL tambem foi na DECADA PASSADA.

O CRIZEIRO reduzido a sua insignificancia, rebaixado e conduzido a sua prole de segundo escalao,
por duas DECADAS seguidas estara na disputa de torneio sem prestigio, disputando partidas em campo de varzea contra adversarios sem expressao e ainda assim, sem nenhuma perspectiva de sucesso.

CRUZEIRAR EH A PALAVRA DA MODA, POREM EH REFUGADA POR TODOS

NINGUEM QUER CRUZEIRAR – POR QUE SERA???

João De Deus Filho

Meu caro Dalai.
O fato de ter gasto 200 milhões (na verdade, não chegou a esse valor, basta fazer as contas), não garante a ninguém a conquista de títulos. Claro que vc se torna um concorrente mais forte. Mas, procure saber quanto vale o plantel do Flamengo, do Palmeiras, do Gremio, do São Paulo, do Corinthians, do Internacional e vc verá que tem muitos outros times com mais ‘obrigação’ de ser campeão, do que nós. Então, o 3º lugar tá de bom tamanho. Porém, nós queremos muito mais que isso e não podemos nos basear apenas no primeiro ano de um projeto.
Lembrando que, se o time de ano passado conseguiu esse 3º lugar, o time de 2021 pode conseguir ir mais longe, pois está mais reforçado.
E o jogador que nos faltava, que é fundamental num time de futebol, que é o cérebro da equipe, chegou, prá alegria da nação atleticana.
Finalmente temos um 10. E ainda temos um 7, que também vai tornar muito mais robusto essa equipe. Se ela estava boa, agora vai ficar ótima.
E não comparo esse time com SeleGalo nenhum. É outra história e os resultados também serão outros. Só não queira nos obrigar a ter resultados no início de um trabalho. Não é assim que funciona e vc sabe disso.
Aproveite prá ir duvidando, enquanto pode, porque assim que o time começar a ganhar, e isso vai acontecer, vai ser difícil vc ter argumentos prá discutir não só com atleticanos, mas até mesmo com americanos.
Quanto ao gigante atordoado, eu tenho minhas dúvidas.
Acredito que seja um gigante moribundo e terminal, Vai se iludindo acreditando que a situação vai melhorar. Vai se enganando. Talvez isso amenize as dores.
Lembra que as contas ainda não venceram e tem que ser pagas. E elas estão muito fora das condições financeiras desse gigante.
Se já foi difícil pagar 1,5 milhão ao PSTC, tente me convencer como vão pagar as centenas de milhões das dívidas que estão batendo à porta.
Ou vc acha que vão conseguir continuar a dar calotes nos credores???
O buraco agora é mais embaixo.
É aquela história que todo mundo conhece: o doente que tá no CTI costuma reagir e dar uma melhorada, animando a família. Aí, do nada ele morre.
rsrsrsrs… acho que essa história vai se repetir.
O jeito vai ser chorar.
Não a torcida do Galo. Pode ter certeza.

Edu PT

Dalai, está sabendo? A lavanderia 4r já se antecipou e comprou a marca 51 (aquela da boa ideia). Vai ser a patrocinadora master da camisa do time lavado e passado ano que vem. Ah, e a RF manda lembranças aos beneméritos.

Sem Paciência

Essa preocupação com dinheiro alheio… KKK Tinha que ser do PT! KKKKKKKKKKK
A PF manda um abraço pro Luladrão! KKKKKKKKKKKKK

Eduardo galão da massa

Prezado Dalai.

É complicado ver o quanto este jovem senhor que escreve dessa coluna não consegue observar o óbvio.

O senhor só fala e só se preocupa com o único de Minas na elite, opa, me desculpe, agora tem o mequinha tbm… Só lê os comentários dos atleticanos, tenho dó… Mas velho aqui na sua coluna rir um pouco, com tamanha arrogância, de quem se acha grande ainda. Humildade é a chave do sucesso, ainda não aprenderam?

Quanto ao momento, demorou né, a conta chegou. E me pergunto a que custo ganharam alguns títulos.

Importante ressaltar, juiz tá ajudando demais vcs, porque no penúltimo jogo, foram 12 minutos de acréscimo no segundo tempo hein, 12… Nem na elite do futebol nacional, com várias paralisações do VAR eu vi isso e seu time não conseguiu o que o árbitro queria, ou…. Que foi combinado né.

A fase é tão ruim, que este colunista tão incoerente só consegue completar uma coluna pinçando frases soltas, de atleticanos, em meio as narrativas. Fala mais do galo que do próprio time. Mas temos que entender, pois o galo tem notícias né, já as Marias…

#quefase.

Finalizando, o Sr. Precisa entender melhor das coisas antes de falar coisas sem sentido.
O galo não gastou 200 milhões indiscriminadamente. Na verdade são investimentos de terceiros, coisa comum no futebol. Certo? Estamos num bom caminho e os anos vindouros serão prósperos.

Pode ficar tranquilo, não vamos Cruzeirar, não gastamos milhões com jogadores medianos, que ganharam sabe-se lá em que circunstâncias, mas a que custo já estamos vendo… não eh mesmo?

#acontachegou
#vascomineiro
#portuguesademinas
#biserieb