PROVÉRBIO CHINÊS MOSTRA O CAMINHO

  • por em 1 de novembro de 2021

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

Incríveis as lições da vida. Tropeçamos em exemplos, não prestamos atenção, e continuamos levando pancadas. Há poucos dias, em outro contexto, lembramos a sabedoria chinesa que adverte:

“Se o cavalo vence a primeira vez, é sorte; se vence a segunda, é coincidência; mas se ganha pela terceira vez, aposte nele”.

A sequência de três é cabalística. Situa-se em um estágio acima da reincidência. E torna-se eloquente no seu significado de entendimento, aceitação.

Virando a chave para a Toca 2 e a dança de treinadores, nestes terríveis 24 meses: desde a primeira hora este QUINTAL   bateu firme no absurdo de se plantar no Departamento de Futebol um X-9 declaradamente “de minha confiança pessoal”.  Tentamos mostrar como esse esquema enfraquece a moral dos técnicos e funde a cabeça dos jogadores. Ninguém sabia como tratar Deivid. Mero assessor ou o agente que, à noite, tomará um whisky reservadíssimo com o presidente, pra resenha do dia? 

O resultado dessa lamentável patinada administrativa foram comandos técnicos tíbios, fracos, com escalações suspeitíssimas, desmoralizando treinadores como Enderson Moreira, Felipe Conceição e Mozart. 

Será que eles eram tão ruins, assim?

O primeiro foi para o Botafogo. Pegou o time no Z-4 e agora disputa a liderança. Felipe Conceição aportou no Remo, nos derrotou no primeiro turno, lá, e quinta-feira nos fez passar vexame no Independência.  Mozart, quem diria, acolhido pelo CSA de Alagoas, livrou o time do rebaixamento e está entre os 10 primeiros. Veio recentemente a BH e nos impôs humilhante derrota no Independência.

Os três times são iguais ou piores do que o Cruzeiro; lutam com atraso de pagamentos; a folha salarial é de 1/5 a 1/3 da nossa. As condições de treinamento nem de longe se comparam com a Toca-2.

O sucesso deles se justifica basicamente pela autonomia técnica. Sem trairagem oficial. Sem agentes “ de minha confiança pessoal”.

3 casos iguais, deixam dúvidas? O provérbio chinês ensina que não é nem sorte, nem coincidência. 

Obviamente, a contratação de Deivid não foi a causa única dos nossos fracassos na Série B. Mas certamente foi decisiva na desidratação dos técnicos.

BATE PAPO NO QUINTAL 

1. HOJE, Cruzeiro x Vila Nova-GO, 19h no Independência. Assim como no jogo anterior, contra o Remo, não sabemos que time entrará em campo. Se aquele amontoado de jogadores, com muita transpiração e nenhuma inspiração, chutando tudo pra todos os lados, matando bola na canela, ou se haverá um mínimo que seja de conjunto, de organização. Teremos defesa? Teremos meio de campo? Teremos ataque, digno desse nome? Saberemos aproveitar escanteios?  Há toda uma cartilha pra principiantes em futebol a ser aprendida pela maioria de nossos atletas como por exemplo não fazer cruzamentos a esmo para a área adversário, nem aqueles arremessos ridículos que mais parecem treinamento amigo, sem riscos, de goleiros. Podemos esperar para a noite de hoje pelo menos o mínimo de futebol?

2. Castilho Juarez Dias Barbosa, curto e grosso:

“No Cruzeiro, atualmente e infelizmente, restou a estrutura de uma ORCRIM. Sim. É uma estrutura, atitudes, registros contáveis, atos administrativos e balanços financeiros de uma Organização criminosa. Está caminhando para o desaparecimento. ”

Castilho, muitos “fariseus”, que vestem a camisa estrelada mais bonita do mundo só como disfarce, querem, sim, completar a obra destruidora. São muitos, mas não são todos. A maioria encontra DNA de esperanças nos escombros e quer lutar pela reconstrução. Aquelas “páginas heroicas, imortais” têm um poder imenso pra restaurar forças. Vamos dar a volta por cima.

3. Jamicel, muito a propósito, logo após comentário de Castilho, proclama: 

 “A Matemática, linguagem da natureza, não mente, vejamos: Caso o Cruzeiro termine hoje, baseado na média de conquistas a cada ano e com referência no tempo de existência do Maior de Minas e do Vespasiano, seriamos igualados em 2.375, ou seja, logo ali. ”

Parabéns, Jamicel. Em poucas linhas, sem adjetivos, sem ofensas, de modo frio e objetivo, você conseguiu jogar sol de meio dia sobre a grandeza do Cruzeiro e do Atlético.

Já pensou um monumento no centro de BH contendo uma urna com essas previsões, pra ser aberta no Século XXIV? O título poderia ser mais ou menos assim: “Atleticano tenha fé! No Ano de 2375 seu Clube será tão grande quanto o Cruzeiro! ”

4. Manuel Panhame, como historiador, obriga-se à rigorosa observância dos fatos, em respeito à verdade. Pressupõe juramento solene, inafastável, de narrar. Jamais fantasiar.

Porém, em sua última visita a este QUINTAL, Panhame decidiu surpreender seus milhares de leitores, exibindo outra faceta de seu acervo cultural: a poesia:

“Oh, mariposa! Oh, mariposa!

Tou com saudade da presença da raposa! ”

Críticos literários vão enaltecer a sensibilidade do autor, o rigor da métrica, a inspirada e inusitada rima rica de duas silabas gêmeas.

Poucos perceberão que Panhame quis ir além. Muito além. No novo gênero literário passa a dispor, sob o selo de licença poética, de autorização pra ver o mundo como quiser ver.  O compromisso é só com a sua própria imaginação, sem limites, atemporal, infensa até à lógica de fatos conhecidos.

E Panhame não perdeu tempo. Já colocou a Europa inteira, naquele início dos anos 50, ajoelhada – em êxtase – ante a façanha do Atlético – Campeão do Gelo. A Taça, “barrigudinha”, tornou-se modelo dos eventos subsequentes, patrocinados pela FIFA. Sua entrega aconteceu em memorável partida no velho Estádio de Wimbledon, em Londres, com o Atlético enfrentando a Seleção do Resto do Mundo, 3 x 1 para o Galão da Massa!  O poeta está “bombando” nos grupos sociais, de onde pinçamos, dentre dezenas de mensagens, esta enviada por “Celinho da Tânia”: 

“Sem visar fama ou ganhame

Com carinho e muito zêlo

O valoroso bardo Panhame

Restaura agora o Campeão do Gelo!

Tudo explicadinho, uma vitória

Pra todo mundo ficar freguês:

Você põe mais fé nesta história 

Ou numa nota de três? ”

5. Augusto deita e rola com a situação do Cruzeiro. Pinto no lixo é pouco! Até a luzinha que a gente espera ver no fim do túnel ele manda esquecer.  A Cemig cortou a energia. 

Augusto, aceitamos o revide. Até porque, não temos ainda alternativa. Mas a roda gira, meu amigo.

6. Claudio Fernando Mourão Elias assume empreitada difícil: quer reduzir apenas aos anos 60 o bullying de meio século que infringimos aos atleticanos. Claudio, se você não viu, não sentiu ou não quer reconhecer aquele período histórico, tudo bem. Mas dá uma olhada no comentário do Jamicel, linhas acima.

7. Teobaldo, colaborando para o debate franco e aberto sobre a Lei da Sociedade de Futebol indica leitura da entrevista de Thiago Scuro ao portal Superesportes. Vale a pena.

8. João de Deus Filho, pés no chão, anota:

“ O importante para o torcedor do Galo é saber que nós temos possibilidade de ganhar títulos daqui pra frente. Só nesses 2 últimos meses do ano, vamos firmes e fortes pra disputa de 2 deles. Se vamos ganhar, eu não sei. Mas estamos na luta. ”

Muito bem, João. Só os inconsequentes cantam vitória antes da hora.  Por esta e outras, você é o nosso Guru da Racionalidade. E é bom lembrar: de três disputas, o Atlético já perdeu uma. Curiosamente para o adversário, hoje, mais fraco.

10. Jorge não deveria escrever sob estado de grau máximo de euforia, geralmente pós vitória significativa do Atlético. O raciocínio oblitera e ele acaba cometendo barbaridades impensáveis, como por exemplo ter a coragem de negar seja o Atlético protegidíssimo da FMF ao longo das décadas.  Até os postes da rua sabem disso. Se pudesse ser feita uma revisão histórica, rigorosa, em todos os campeonatos mineiros, desde o primeiro, o Atlético perderia no mínimo 30% dos títulos conquistados, sem qualquer dúvida. Concordo que o jogo do Serra Dourada, contra o Flamengo, assim como o jogo do Cruzeiro contra o Vasco, no Maracanã foram exemplos clássicos de Mão Grande contra times mineiros.  Mas em casa, o apito tradicionalmente é atleticano. Os casos dariam uma ótima Série da Netflix.

Meu caro Jorge, posso sugerir uma plaquinha pra você colocar no seu escritório?

“ Se beber não dirija;

Se o Atlético vencer, não redija. ”

11. Teobaldo/2 retorna ao QUINTAL pra apresentar, imagine só, a lista dos 15 interessados em “comprar” o Cruzeiro. Começa com Papai Noel, passa pela Mula Sem Cabeça, sinaliza perigo quando chega no Curupira porque tem os pés ao contrário, ao invés de ir pra frente vai pra trás, e termina com a Fada Madrinha. Acho que em outro contexto, a 30 ou 40 anos, fizemos mais ou menos isto com o Atlético. Nihil novi sub sole.

Mas temos de reconhecer:  a lista é criativa. E provocou até pesquisa de sobre qual seria o comprador mais vantajoso para o Cruzeiro. Até o final da edição estava ganhando a Mula Sem Cabeça, que entraria na jogada sem “ver” a situação do Clube. E tome-se gozação sem freio, nos demais comentários. O tema realmente é um “achado”, considerando-se a situação em que nos encontramos. Deitem e rolem, amigos. Vocês têm o sagrado direito ao revide. Só há um detalhezinho a nosso favor: No quase meio século de bullyng azul, era time contra time. Nenhum corona nos ajudou a gozar vocês!

12. Atleticano, a exemplo de tantos outros, ainda não digeriu o reconhecimento do Cruzeiro como o Melhor Clube Brasileiro do Século XX, pelo IFFHS, instituto de pesquisa e estatística sobre futebol. A entidade é alemã, reconhecida pela FIFA, e o anuncio do resultado de suas pesquisas é sempre precedido da divulgação dos parâmetros utilizados. Você pode até discordar dos critérios, mas nunca pôr em dúvida a conclusão.  As variadas pesquisas, de acordo com o tema, são mensais, semestrais, anuais e até de século em século, como foi o caso do Cruzeiro. Surgiu, nesse contexto, a indicação do atacante Gabigol para a disputa de Melhor do Mundo. Lendo o comentário de Atleticano a gente pensa que o Mundo desabou. E o IFFHS deve ser varrido de todos os registros sobre futebol.

Calma, amigo. É apenas uma pesquisa. Não vamos tropeçar em grão de areia.

13. Rei Melo declara guerra:

“Desde 2019, quando você entrou no lugar dos marginais, o time só fez merda, o grupo de jogadores piorou 200%, o nível técnico é abaixo da péssima média da Série B. (…) 

Boa sorte Dalai na sua loucura, nas suas apostas, e ainda bem que o sr. não precisa de trabalhar como dirigente, porque senão o clube com suas apostas já teria desaparecido da terra a tempos. ”  

Talvez você tenha razão, Rei Melo. Gostaria apenas de congelar o tempo no momento que você registra: “Desde 2019 quando você assumiu no lugar dos marginais…”

Quando assumi, duas semanas antes do Natal de 2019, mesmo sob o sufoco de apagar incêndios mais agressivos, minha sala ficou pequena para os sonhos. Era emocionante o debate diário de detalhes do arrojado planejamento para disputarmos a Série B como nenhum time grande havia disputado até então. 

Veio o Covid, trancou o mundo em casa, e estamos mesmo, quem diria, disputando a Série B, “como nenhum time grande havia disputado…”  Sonhos se concretizando ao inverso!

Nunca imaginei que passaria um sábado, como o passado, torcendo pra empate entre Confiança e Londrina.

14. Alberto Rodrigues e Pequetito –  tenho a honra de ser amigo dos dois. Eles têm a chave da emoção e a senha pra entrar, sem pedir licença, em 9 milhões de corações azuis.

Obrigado por existirem. Obrigado por serem cruzeirenses.

15. Marcilio Vaz, com meia-razão, e para desqualificar a pesquisa das torcidas, aponta o erro homérico das previsões para presidência da República, nas últimas eleições.  Sim, aconteceu. Cientistas políticos classificam o fato como atípico, pelo surgimento de polarização extrema. O voto contra superou o a favor.

Marcilio, você há de concordar que na imensa maioria das previsões, o acerto predomina.  Com o auxílio de outras ciências, em especial as tecnológicas para se definirem perfis, as pesquisas sociais alcançam hoje níveis de excelência inimagináveis 20 anos atrás.

Quanto às torcidas mineiras, evite lutar contra fatos ou tampar sol com peneira. O seu time está numa fase tão boa!  Evite sofrer por detalhes.

16. Flamengo 1 x 0 Atlético – Dois detalhes me chamaram a atenção na noite de sábado:  um comovente silêncio na cidade e o acalorado e demorado debate pós jogo, na imprensa mineira, sobre os sete minutos de prorrogação. Uns recomendavam 9, outros, 10 minutos no mínimo, quem sabe 15?  A partida em si, o duelo tático, a importância do resultado, tudo isto nem foi lembrado. A ordem era malhar o juiz Daronco que não coibiu, com o rigor devido a cera do goleiro flamenguista Diego Alves. Faltou marcar passeata de protesto.

17. Fred Melo Paiva – um dos maiores colunistas brasileiros – escreveu no seu quintal de sábado, no Estado de Minas, esta:

              “Carta aberta aos jogadores do Galo:

             Venho por meio desta dizer a vocês que este é o jogo de nossas vidas. Tivemos e teremos muitos outros entre derrotas sinistras e vitórias para lavar a alma e deixa-la pendurada no varal enquanto curamos as nossas ressacas. Este, no entanto, é o jogo de uma vida inteira. Jogai por nós, pelo amor de Deus. ”

Não deu certo. E anote-se que o destino conspirou o que pôde a favor do Atlético deixando o Flamengo sem seis titulares.  Sexta feira de manhã viu agravada a contusão de seu lateral-esquerdo Filipe Luis, e momentos antes da partida, seu melhor zagueiro, Rodrigo Caio, sentiu que não teria condições físicas de jogo, também em razão de recente contusão. Despersonalizado, com a torcida exigindo a saída de Renato Gaúcho após humilhante derrota de 3 x 0 para o Athletico Paranaense, saindo da Copa do Brasil, o Flamengo seria presa tão fácil que, pela primeira vez, toda a cúpula dirigente e financeira do Atlético estava presente no Maracanã, com jantar de gala reservado para a madrugada. Seria a antecipação do sonhado bicampeonato brasileiro. Em Belo Horizonte, foguetório desde o fim da tarde. Um comentarista mineiro chegou a dizer:

“Vamos fazer assim: Renato manda seu time para o campo, Cuca pega os 11 titulares, põe no ônibus, leva para o aeroporto de volta a BH pra descansar. Em seguida escala 11 do banco e vai para o jogo. Não só vencer. Humilhar e pagar desaforos sofridos. ”

Era este o clima, até que o Imponderável FC entrou em campo e fez atacante de l,60, cercado na pequena área por três gigantes de 2 metros, assinar a vitória do Flamengo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
99 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Antonio

E continua a “caça à bruxas” pra saber o responsável pelo fracasso do falido… Já foram as diretorias anteriores, o VAR, a pandemia, a atual diretoria, a contante troca de técnico e vai continuar até entenderem que o time nunca foi grande sempre foi um time médio que tentou acompanhar time grande e deu no que deu… Provérbio chinês: Se um time disputa a SEGUNDONA uma vez pode ser grande, se disputa DUAS VEZES SEGUIDAS, olho nele, se disputa TRÊS VEZES SEGUIDAS com certeza é pequeno….

Teobaldo

HI, HI, HI plofeta cinês é muito sábio, né!?!? Cluzêlo, semple tlambiqueilo vai disputá tecelona em 2022
só plá mostlarr pala Zuzé Antônio que ele non é time pequeno que zoga a segundo a tleis vezes seguida, né?!?! HI, HI, HI!!!

Marcio

Prezado, uma dúvida, você é o mesmo que disse no “quintal” do blogueiro do Clube Atlético Mineiro que afirmou que seu assunto é só galo? Curiosidade apenas.

Teobaldo

Lá, sim, mas também venho aqui quando não há nada mais importante pra fazer. Grato pela leitura; lá e aqui! Em tempo: se eu soubesse que tinha um leitor tão qualificado teria caprichado um pouco mais. Abraços!

José Antonio

Não!!!! Lá tem muita maria infiltrada!!!! Não comento lá!!!!

Marcio

Prezado, cuidado, pode soar xenofóbico. Li você lá. Polido. Bacana. Lerei novamente. Mas, ainda tenho consideração: se lá você afirma ser só galo, seja.

Domingos Sávio de Oliveira

Em relação ao item 13: não tinha como o projeto dar certo, “projeto para disputar a série B como nenhum time grande antes tinha feito”, ou seja, nem na B, onde vocês ficarão por longo tempo (sem ajuda do Queiroz, não dá), vocês não perdem a arrogância…

Sem Paciência

Tomaram que o time mariano ainda fique muitos anos na divisão de acesso, mas se faltar dinheiro é só pedir pro LuLADRÃo. Ele tem muito! Pra vc ver, ele está ajudando até o MST a voltar a invadir e destruir lavouras. Propina na casa dos BILHÕES (Barack Obama).

julianø damien

Pois é, Dalai… erros que sucedem erros, e, quando se continua a persistir no erro, como encontrar culpado(s) que não seja a si próprio? Não dá pra esconder que arbitragem, federação, VAR e afins, critério é claro: um contra o Cruzeiro e outro a favor.
Cruzeiro, desde 2019 tem ido só ‘ladeira abaixo’ – e com notáveis e graves oscilações desde o último ano do comando Perrella (o que é maquiado e pouco percebido pelos títulos conquistados neste intervalo de tempo).
Situação se agrava porque, salvo breves lapsos, nada de certo tem feito.
A inflexibilidade de SSR vai em sentido contrário a tudo aquilo que é (e/ou possa ser) virtuoso. Cai-se, assim, num infindável ciclo de vícios, por completo improdutivos e que não abrem chance alguma de qualquer sucesso que seja.
2021 já foi pro beleléu, e, continuar a insistir ‘em quem não vai ficar’ pro ano que vem e está em contrato no final, 2021 poderá ser ano de C, não mais de B.
Que fazer?
Desde já – pra ontem e sem esperar nenhum ‘amanhã’ (a) mais – renovar contrato do Luxemburgo (que deu claros sinais de que quer ficar e continuar o trabalho, inclusive com a chance de iniciar um projeto, o que facilitaria o planejamento do ano (o que faz longos anos não existe no Cruzeiro), liberar jogadores em final de contrato e que não ficarão (se possível, no máximo, relacionar e ficar no banco – isto, claro, por falta de opção de outros jogadores no elenco -, não os colocar pra jogar), dar moral e sequência pra quem quer e tem condições de ficar, e, o mais importante de tudo: treinar fundamento. Não existe em nenhum outro lugar do mundo em que time termina jogo com 15, 20, 25 finalizações e sem fazer nenhum gol. Cruzeiro virou o sonho de todo goleiro adversário: todos saem como heróis, e, a incompetência de finalizar, leva adversários a jogar ‘por uma finalização’, pois, tendo sucesso, ganharão a partida: fácil partir do pressuposto, quase uma certeza, de que não terão sua meta vazada.

Atleticano

3 casos iguais, deixam dúvidas? O provérbio chinês ensina que não é nem sorte, nem coincidência.
Exatamente, três anos na série B não deixam dúvidas, não é falta de sorte, nem coincidência, o cruzeiro se tornou time pequeno, de série B.

Segundou!

Marcio

Perdoe-me, você debate os assuntos do Clube Atlético Mineiro no “quintal” do Clube Atlético Mineiro? Não vi este nome lá. Só estou perguntando.

Atleticano

Está perdoado.
Aqui é meu momento de diversão, onde nós atleticanos visitamos com a garantia de alegria.
Se sente mal por isso? Pode visitar as páginas atleticanas também, fique a vontade, só não lhe garanto que você terá a mesma satisfação que tenho aqui.
No mais, o espaço aqui sempre teve mais atleticanos do que cruzeirenses, aliás, todos os espaços, nas ruas só se vê camisas do Galo, enfim, é a tendência, cada dia mais raro achar cruzeirenses. Aceite.

Teobaldo

Como diria o filósofo Samuel Rosa: Tudo mundo é Atleticano!!

José Antonio

Essa maria, a Márcia, vive no blog do Galo, ela vê todo mundo lá, ahahahhahahahhahah

Sem Paciência

Eu ia falar a mesma coisa! KKKKKK
Ela fica caçando macho lá! KKKKKK

Marcio

Maduro, adulto e respeitoso você.

Marcio

Maduro e adulto você.

Luiz Gonzaga de Barros

Bom dia.
Sempre me gabei de duas premissas : Ser Cruzeirense , mas não ser cego. A cegueira faz do inteligente um idiota, vale na política e também no futebol. Gente, nas duas últimas partidas do nosso ex- glorioso Celeste, ficou muito nítida a falta de pernas na segunda etapa. Um primeiro tempo massacrando o adversário, mas sem competência para concluir em gol e um segundo tempo, correndo atrás dos jogadores adversários e nós , os não cegos, sabendo que a derrota chegará a qualquer minuto. Daí, a preocupação é imensa, sem futebol de qualidade, mas com vontade e pernas pode chegar aos 45 pontos, ou seja passar o ponto de corte. Mas, sem pernas, sem pulmão, é de dar medo. Nota-se, que houve pagamentos, que a semana mostrou grande foco de luz no fim do túnel, com a possível transformação em EMPRESA, salienta-se que sempre tem sido dito que manter-se na segundona, neste momento, é fundamental e mesmo assim parece que o brio anda distante , dentro e fora de campo.
Segundo meu filho Rafael, cruzeirense dos bons e como inteligente que é também não é cego, dirá : Pai , hoje à noite, tem mais sofrimento.
Meu Deus, Aplaudindo a colocação do dirigente deste Blog , Sr. DALAI, isentar os Técnicos passados é questão de justiça.
Enquanto isso , lá do outro lado, deve ter gente perdendo o sono, com medo de perder o cavalo arreado.
Boa semana a todos, um baita novembro a todos. Lembrem-se Câncer de Próstata mata, mas se descoberto no início, a cura chega a 100%. Se submeta ao toque, a grandeza de um homem está muito acima dos preconceitos.

Marcio

Genial você. Parabéns. Viva o SUS. Bacana. Obrigado.

Sem Paciência

De muita sensatez quase todo seu texto.
Mas, não é porque vc fez o Toque e gostou que precisa fazer propaganda e, nem mesmo, fazer o exame com vários médicos todos os dias! Não existe grandeza alguma em levar a “dedada”! Também não homossexualiza ninguém. É tão-somente um procedimento médico preventivo que deve ser realizado quando prescrito por médico da SUA confiança. É SÓ ISSO!

Augusto

Prezado Dalai,
Concordo com você em gênero, número e grau.
Time que disputa uma vez a série B, é azar, duas vezes, coincidência,
três vezes, desiste, que é ruindade mesmo.
Boa SEGUNDA.
Vamos manter isso daí, que o negócio tá danado de bom.
Viva 08/12/2019!

Bruno da Silva

Prezado comediante DALAI, com todo respeito kkkk Se o Falidão das Falcatruas não vencer hoje, e caixão e vela preta, é SERIE C kkkkkk Para manter-se na honrasa parte de baixo da tabela da segundona tem que chegar aos 45 pontos, e terá pela frente: Londrina (F), Brusque (C), Vitoria (F), Sampaio (F) e Nautico (C). Sendo otimista o Timeco rumo serie C, vai fazer 4 pontinhos no máximo kkkkk (39, ou 40 + 4 não chega nos 45 pontos) kkkkkkk Vamos aguardar kkkkkkk

Bruno da Silva

Esqueci de dizer que tem denuncia ai kkkkk quem sabe não perde mais 3 pontinhos kkkkkkk

Marcio

Perdoe-me, você debate os assuntos do Clube Atlético Mineiro no “quintal” do Clube Atlético Mineiro? Não vi este nome lá. Só estou perguntando.

Bruno da Silva

Algum problema em vir aqui e dar uma zoada na MARIADA? São poucas mesmo. Acho que voce é mais uma, kkkkk ta aumentando o IBOPE kkkkk

Manuel Panhame

A apresentação final do Atlético em gramados europeus não aconteceu diante da Rainha em Wembley nem contra nenhuma selecinha mesmo a gente gostando de ser carrasco delas, pelo simples motivo de nós não termos ido à Inglaterra, cujo time representativo acabava de dar vexame no Brasil, especialmente em BH. Em função disso o Galo, testemunha ocular do vergonhoso evento, tendo recusado convite dos britânicos para lá se deixar ver, britânicos que aliás, diga-se logo, com a cara dos quais a gente não ia desde 1948, por motivo já publicado aqui, mais tarde os Beatles e os Rolling Stones se encarregando de reativar nossa amizade com aquele povo conterrâneo de Shakespeare e Carlyle…
Com técnico uruguaio campeão do mundo na delegação o Galo das Alterosas chegou e estreou. Mas pela Europa, em sua grande imensidão territorial imperava o desapontamento: dadas as aperturas do calendário, após anteriores engalfinhadas reuniões entre diplomatas que representavam seus respectivos povos, todos ávidos de gritar “Galo!”, para desapontamento quase geral fomos compelidos a limitar nossas apresentações à Áustria, à Alemanha, à Bélgica, a Luxemburgo e à França, pátria do intelectualismo e da cultura, país que a partir de então adotou o Galo como seu mascote oficial, isto para gáudio dos gauleses e inveja de seus vizinhos e adversários…
Com técnico uruguaio agora duplamente campeão do mundo encerramos aquela apoteótica excursão na Cidade Luz… Epa! Estou detectando perigo de embaraço aqui… (Cruzeirense, pode confiar em mim, não vou deixar ainda mais confundida sua já confusa cabecinha, você, na hipótese de não contar com meu socorro, induzido a partir de agora a sair dizendo por aí que o Galo encerrou a Campanha do Gelo em cidade do sul de Minas. Não. Você não leu Cidade de Luz, sim Cidade Luz, ou seja, Paris…) … Afff! Dá trabalho demais! PQP!… Retomando o fio da meada de nossa histórica conversa, o jogo derradeiro daquele grande acontecimento esportivo se deu no Parc des Princes contra o Stade Français, vencido por 2×1 pelo aclamado CAMPEÃO DO GELO, gols de Nívio e Lucas, Drouet descontando para os donos da casa. Encerrada a partida foi entregue ao ovacionado visitante e erguido para delírio coletivo um como que brinde pela indescritível alegria proporcionada, debaixo de alarido a “Barrigudinha” sendo então exibida, troféu ofertado como singela demonstração de carinho e rendição, representativo de toda a Europa visitada, e que a população francesa em particular saudou, em francês naturalmente ( foi dali que nós adquirimos o nosso deliciado costume de em algumas ocasiões gritar Galô ou invés de simplesmente Galo, como tem de ser aqui entre nós, capiaus… Um exemplo para não deixar margrns a dúvida? “Paulo Roberto, você falô, Cruzeiro treme quando joga com o Galô!”… Mas não apenas nós nos deixamos influenciar a partir daquela marcante excursão: entre algumas influências exercidas pelo Galo nos costumes e cultura franceses se encontra a cunhagem do termo “Galicismo”, que eu aqui grafei em maiúscula por reverência própria…
O Atlético saiu daqui em meio à campanha do BI-Campeonato, eu não tendo me referido a aperturas do calendário em vão… Deixou o Time B (opa, desculpe-me, cruzeirense, a contingência que me levou a lembrar você de evento tão triste enquanto tratamos de outro tão elevado… Desculpe-me, sinceramente lhe rogo) incumbido dos jogos menos complicados… A Federação Mineira, como disse Dalai, eterna aliada do Clube Atlético Mineiro que sem as suas pontuais intervenções ficaria privado de trinta por cento dos títulos confirmativos de sua supremacia estadual __ nosso anfitrião tendo calculado tudo com muita atenção e evidente imparcialidade __, nos fez o favor de excluir os jogos mais complicados daquele período… Assim tendo sido, nas vésperas da partida pegamos o Cruzeirim pelo colarim e lhe aplicamos 2×1 em ritmo de treino preparativo antes da viagem… Na volta, logo após a passeata das oitenta mil pessoas, Belo Horizonte em êxtase conhecendo a precursora da “orelhuda”, tivemos que enfrentar nosso valioso coirmão América, que amigavelmente tinha nos cedido dois jogadores, Vaguinho e Murilinho, durante o período da Excursão: 6×2 retumbante. Esses dois jogos, reafirmo, foram oficiais, valendo dois pontos. O Atlético não iria convidar nenhum dos dois para sua festa de retorno.
Este evento magnífico se deu nas vésperas do Natal, nove mil pessoas reunidas num espaço que cabia cinco mil, o Estádio Antônio Carlos explodindo de contentamento e euforia, o Atlético sendo saudado por sua gente em sua própria casa. Os dois Atléticos se enfrentaram, aquele que vinha CAMPEÃO DO MUNDO e aquele que tinha ficado HONRANDO O NOME DE MINAS, 3×3 ao final…
Só me resta despedir e lembrar a todos que hoje tem série B. TrinaB ou voltar a ser Cruzeiro? Uma nova Tríplice Coroa ou deixar de ser Bruzeiro e voltar a ser Cruzeiro? Me lembrei da Beyoncee… B ou C? O assunto é de vocês. Me abstenho da dar palpite. Vou apenas me exercitar um pouco na tão injustamente louvada e apregoada aptidão minha para a métrica, todos sabendo ao fim das contas que os autênticos poetas estão na Galoucura não nos teclados do meu computador… Mas eu gostei da louvação. Teve até poema endereçado a mim, do punho de uma graciosa Tânia que, se não muito me engano estaria disposta até mesmo a me remeter um ‘celinho’… Piteuzinho Tânia, cuidado com Manuel Panhame: ele apaixona violentamente num piscar de olhos… Mas vamos a outro poema:
“O Cruzeiro tem cinco estrelas, cinco estrelas ele tem
Mas falta uma série C… Quem sabe no ano que vem?”

Marcio

Perdoe-me, você debate os assuntos do Clube Atlético Mineiro no “quintal” do Clube Atlético Mineiro? Não vi este nome lá. Só estou perguntando.

Manuel Panhame

Não estou debatendo, Márcio. Estou informando. Demonstrando para o cruzeirense como ele foi e é coadjuvante, até mesmo qdo vence. Não preciso contar aos Atleticanos o que eles já sabem. Todo Atleticano conhece a sua história. Vc esteve
“lá”?!… Não prestou att no título do blog? Não é quintal… Tá escrito lá AQUI É só GALO… Foi fazer o quê lá?
Não me responda que o mesmo que eu aqui. Repito, porque estou com tempo sobrando: venho aqui ensinar a vcs o q vcs já deviam saber há muito tempo. Vc tem algo a ensinar ao Atleticano? Kkkkkkkkk
Um abraço, Márcio.

Marcilio Vaz

Ha ha ha ha, que bom que uma parte você já aceitou caro Dalai, pesquisas erram, essa pesquisa de torcida feito pela data folha/ jornal o Tempo já nasceu errada, para uma pesquisa errar menos o importante é ter uma amostra maior, bem maior. Então com 3% de erro é no mínimo empate, simples assim, mas falando sério, para mim não importa ser a maior torcida de Minas, agora a mais apaixonada, a mais engajada não tenho dúvida qual é, você tem?
Em 1995 a torcida do Galo comprou muitas camisas na campanha fica Ronaldo, tudo isso para comprar o zagueiro do Guaraní, essa é só uma história do engajamento da torcida do Galo, mas deixo essa parte para o nosso historiador Manuel Panhame contar. Sabe porque o Galo nunca chegou na situação que o BBCruzeiro está? Porque tem torcida! Afinal como diria o Samuel Rosa todo mundo é Galooo!

Jorge

Boa tarde!

Estamos hoje todos numa SEGUNDONA brava. Amanhã, só o Bbruzeiro e os bbruzeirenses estarão, e ainda, sozinhos, por enquanto! Terrível, terrivel, terrível!!!

E por falar em segunda, parabéns ao Tombense que conseguiu o acesso ontem. Minas Gerais agora tem garantida a participação nas séries A e B. Pena que ficará sem representante na C. Ou não. Nunca se sabe…

Porque, estrategicamente, pode ser bom para o Bbruzeiro ir parar na C. Vai ser menos dificil as partidas (será?), representará Minas Gerais, com exclusividade, numa série importante do campeonato brasileiro, evitará o confronto TOM x TOM (Tombense x Tombado) e, principalmente, evitará o TRInaB, também conhecida como a tríplice coroa da vergonha.

Além disso, ainda evita completar o trio e ser vítima da sabedoria chinesa, ao inverso, afinal:“Se  um time que se achava grande e incaível disputa a série B uma primeira vez, é falta de sorte (que pode acontecer com qualquer grande time de verdade); se disputa a SEGUNDA, uma segunda vez, é coincidência; mas se se classifica para disputar a SEGUNDONA pela terceira vez, aposte nele como ‘insubível’ porque esse não sobe nunca mais!”.

E apesar desse Quintal ser, originalmente, um espaço para debater as mazelas e vexames bbruzeirenses, o próprio Dalai, para expandir o seu alcance (e também por um desejo secreto de gritar GAAAALLLOOOOO, situação que acomete nove de cada dez bbruzeirenses), dedicou boa parte da coluna de hoje para resenhar sobre o jogo do Galo contra o framengo.

Sobre isso, é preciso dizer algumas coisas. Em primeiro lugar, na série A, é normal o framengo ganhar do Galo no Maracanã, assim como é normal o Galo ganhar do framengo no Mineirão. É um clássico muito disputado mesmo. O que não foi normal foi ver o framengo acuado, jogando por uma bola e praticando o cai-cai como time pequeno jogando assustado contra time grande. Mas o resultado é do futebol, pois nem sempre quem domina o jogo sai vitorioso.

Para exemplificar: é normal, na série B, o CSA, ou CRB, ou Remo, ou qualquer um outro, ganhar jogos do Bbruzeiro. Afinal, ‘clássico é clássico e vice-versa’. Mas o que não tem sido normal é esse tal do ‘vice-versa’. Porque clássicos se perdem, mas também se ganham! Como o Galo que ganhou do framengo no Mineirão. Eu sei que está sendo complicado para o Bbruzeiro se encaixar em sua nova realidade e que tem sido difícil para ele encarar os clássicos contra CSA, CRB, Operário, Remo, Vila Nova, etc… Mas, pô!, ao menos ganha algum né? Senão os próximos clássicos serão contra Paysandu, Figueirense, Mirassol, Jacupiense (iiiiihhhh… tu de novo?). Terrível, terrível, terrível!

E dependendo do resultado hoje do Bbruzeiro, o Finados de amanhã será antecipado e já começa hoje mesmo para o ele.

E eu vou ficando por aqui, porque enfrentar uma SEGUNDA, tirando o Bbruzeiro, ninguém merece!

Amanhã é TERÇA. Então, até a TERCEIRA? Nunca se sabe! Só para constar, o Bbruzeiro ainda tem 0,001% de chances de subir e 7,6% de cair. Ou seja, 7.600 vezes mais chances de cair do que de subir.

Terrível, terrível, terrível!

Marcio

Prezado Prof Dalai, boa tarde.
Tomei a liberdade de visitar hoje (sem comentar) o “quintal” de um blogueiro do Clube Atlético Mineiro. Sujeito admirável. Erudito. Educado. Preocupado com o próprio time.
Qual não foi minha surpresa ao ler os comentários: POLIDOS e EDUCADOS. Que bacana! E, pasme, não li comentários de cruzeirenses lá (li o blogueiro se queixando de torcedores que o culpam e são grosseiros e são porqueiras com ele como se ele fosse culpado).
Todos lá são torcedores do próprio time (até onde vi). Não vi lá Panhames, Kings New York, Jorges, … vi, claro, torcedores descontentes, conversando como equilibrados. Vi um tal Theobaldo lá, que não deve ser o mesmo que frequenta este Quintal ´pois ele diz “meu assunto é só galo”, portanto, não pode ser o mesmo deste seu Quintal.
Daí, cabe uma pergunta, o que estes caras (do Clube Atlético Mineiro) que insultam, dizem palavrão, agridem, violentam (se dizendo os melhores torcedores do mundo) não comentam lá, no quintal do blogueiro deles? Serão covardes? Psicopatas? Enrustidos? Rsrsrsrsrs

Marcilio Vaz

Nos gostamos de piada, e aqui tem muita piada pronta!

Jorge

Prezado, se esse Quintal vivesse só de bbruzeirenses, seria um matagal só. Afinal, 95% dos frequentadores são Atleticanos.
E, ao contrário do que você disse tirando um ou outro sem noção que aparece de vez em quando e são ignorados por todos, ninguém aqui insulta, agride ou diz palavrões. Se você se sentiu violentado aqui, foi só uma sensação sua. Talvez sua vaidade tenha sim, sido violentada. Sua arrogância ressentida tenha sido ultrajada e violentada. Sinto muito, nesse caso, estamos aqui para isso mesmo. Mas não é por mal, não. Só fazemos isso por zoação mesmo. A gente gosta de rir do esperneio de quem não tem mais nada, tá na fila da sopa da misericórdia, mas gosta de arrotar um caviar que não é para o seu bico. Um abraço.

Atleticano

Márcio, entendo sua preocupação, deve estar sendo temeroso pra você ver todos os espaços de futebol sendo ocupados por Atleticanos, e isso realmente é verdade, é a nova realidade e tende a piorar para vocês, ninguém em sã consciência incentivará o filho a torcer para um time sem nenhuma perspectiva, que tem mais chances de continuar nas séries inferiores até acabar do que voltar a disputar títulos algum dia.
Quanto aos blogs, vou lhe explicar a diferença, no canto do Galo, como o próprio Eduardo D’Avila diz sempre, é SÓ GALO, não se trata de outro time por lá, ele exclui os comentários de não atleticanos, enquanto aqui, no quintal do Dalai, se fala muito do Galo, o que volto a dizer, é normal pelas circunstâncias e tende a ficar pior para vocês, o Dalai não consegue nos esquecer, leia novamente a coluna, tem mais parágrafos falando do Galo do que do seu time. Então, se acostume com a nova realidade do futebol mineiro, o Galo protagonista e os outros se estapeando para ver quem assume o segundo posto, hoje está ocupado pelo América.
Aqui a alegria do Atleticano é garantida, lá debatemos futebol de primeira.

Teobaldo

Não é Theobaldo; é Teobaldo! Preste atenção na grafia, Mhárcio! Em tempo: tanto lá como cá, os comentários dos Atleticanos são sempre respeitosos e educados. Aqueles que aqui postam (Atleticanos ou cruzeirenses) com grosserias e palavrões são solenemente ignorados. E se você procurar com cuidado, identificará propostas de debates que extrapolam nossas paixões clubísticas. Abraços e volte sempre!

Marcio

Ou, continuo, não recebem um mínimo de atenção lá porque são mínimos? Insignificantes. Aí, encontram espaço aqui. Recebem atenção aqui. Têm suas carências resolvidas no se Quintal? Se for isso, despeço-me. Vou torcer pelo Cruzeiro com o gigantismo que ele conquistou e merece.

Marcilio Vaz

Não se vá, fique aqui com sua arrogância pós gostamos de rir dela!

Jorge

Já vai? Num guentou também não? Que pena! Parodiando o cara do pó, eu pergunto: se todos os bbruzeirenses fugirem, a gente vai rir de quem?

Atleticano

Mais um desertor?
Dalai, só vamos sobrar nós atleticanos e o senhor?
Já se foram tantos… Martha, Jack, Rei Melo…

Teobaldo

Só pra esclarecer: a Martha e a Beth são a mesma pessoa. Assim não vale!

Bruno da Silva

Não vai não, fica tite não. Se voce for não vai ficar mais nenhuma Maria para alegrar o Quintal kkkkkk

Rodrigo Valú

Tão gigante, que se atrofiou.

Augusto

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Gigantismo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e encerrando
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu caro Márcio, faltava alguém como você nesse espaço.
Ótimo contador de piadas.
Seja bem vindo e boa SEGUNDA

Manuel Panhame

Tá vendo, Márcio? Vc foi falar em gigantismo do bbbruzeiro e deu nisso: todo mundo agora rindo de vc… É aí que entra minha utilidade aqui no blog em favor do bbbruzeirense: eu venho lhes falar de insignificância secular, eu que sou historiador e filósofo escolástico. Tivesse vc prestado mais atenção ao que eu sempre preguei aqui, tivesse vc bebido meus ensinamentos com reverência e prudência… Tá copiando agora? A gente podemos inclusive ser amigo, se vc quiser. Eu enquanto Panhame só ruim pessoa não. Se vc me confidenciar seu sofrimento na segundona sou capaz de chorar com vc. Agora, quando meu lado Atleticano prevalece aí eu fico sem coração. Uma ruindade sem fim. Não tenho dó de ninguém. Atleticano é assim mesmo, ninguém presta. Um povo que canta ‘vou celebrar o seu sofrer, o seu penar’ pode ser gente que presta? Cuidado com nós aqui. Fica amigo de Manuel Panhame, bebe os conhecimentos dele a respeito da História de Minas Gerais, local onde seu time de italianos entendeu de fazer sede. Vc vai aprender muito. Tou aqui pra isso. Abraço, Amigo. Qualquer dificuldade com os outros, me chama. É nós.

Marcio

Ahahahahaha. Bouuuuuas! Repetitivas, o de sempre, mais do mesmo mas, bouuuuuuuas.

romulo

Coitado do dalai ao citar o “provérbio chinês”; achou q iria tirar a bola da área e acabou levantando a bola pra nós, atleticanos, cabecearmos pro gol com o fábio já abatido… kkkkk Como diria o ajudante robin: santa inocência, batman!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas ano q vem terá novo reordenamento nacional das forças mineiras. A maior força mineira é o Galo, a segunda maior força é o mequinha (q tem chance até de beliscar uma liberta esse ano), a terceira força é o tombense (q foi vice campeão mineiro esse ano e vai disputar G4 da segundona ano q vem, e a, por enquanto, quarta força é o micróbio azul (q provavelmente vai, outra vez, estar disputando o Z4; isso se já não cair pra terceirona esse ano).

Mas o tombense deve estar torcendo pro zerim continuar na B, afinal, ninguém gosta de perder 6 pontos garantidos (quer dizer, tem uns q até pagam pra perder; ou seria, não pagam…)… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jamicel

Boa tarde, Dalai !!!

Imaginemos o mundo em 2375, em que a tecnologia será, creio eu, muito mais avançada, e qual a visão terá quem lá viver acerca de um clube que insistia em desafiar a lógica matemática e se proclamar maior que aquele possuidor de mais conquistas em números absolutos e em importância!

Seria como nós, hoje, ao observarmos aqueles que insistiam em ridicularizar Galileu, durante os estudos astronômicos !!!

Um grande abraço!

Teobaldo

Em 2375 a tecnologia será mais avançada… É sério isso? E você descobriu isso sozinho? Vamos mudar seu nome de Jamicel para Jêniomicel.

Jorge

Ou Jêniomicocel…

Teobaldo

Retificado e referendado! CUMPRA-SE!!!

Sem Paciência

Esse cara não dá uma dentro e não tem o menor medo de vir aqui passar vergonha! KKKKKKKKK
Para Béns! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Flavio

Dalai,
Anos atípicos. Com tanta dificuldade ocasionada pela Covid19, e ainda, após uma desastrada administração, estamos caminhando. E digo que, mesmo sem a SAF, sairíamos. Acontece que sem o nosso aditivo, a nossa torcida, tudo fica difícil. Veja, 9 milhões de torcedores. Agora, o sentimento destes corações é que a verdade não foi e não será dita. Veja, em 2018 fui a Buenos Aires ver CruxBoca. Eu e 2 amigos. Um teve naquela muvuca que foi entrar no Bombonera, o seu ingresso roubado. Subi numa mureta e comecei a gritar, se alguém tinha um ingresso para vender. Acabei comprando de um jovem. E nele escrito “cortesia”. Como assim? É essa mamata que os ditos “conselheiros” não querem largar. Digo generalizando porque não vi nenhum dirigente trazendo à tona este assunto. Ingressos, custeios, cargos a parentes, e aí? É, o buraco é mais embaixo. Aumentar soberbamente salários, contratar jogadores caríssimos de pouca capacidade técnica, alongar contratos com jogadores tipo Dedé, o corpo mole de outros ( foi pedido a quebra do sigilo bancário dos jogadores que nos levaram à segunda divisão?), offshore de diretores, alguma notícia?.
Muitos questionamentos. Nenhuma resposta…

Jorge

Povo Atleticano, precisamos refletir um pouco sobre nossa atuação aqui no Quintal. Graças à hospitalidade e espírito democrático do Dalai, nós aqui chegamos nesse acolhedor Quintal, sentamos, colocamos o pé na mesa, comemos do seu churrasco, bebemos da sua pinga.

Tudo muito bom, tudo muito bem. O Dalai é gente boa, ‘osso duro’ numa resenha e as ‘diferenças’ correm numa boa. A gente gosta de ouvir as fake news do Dalai! kkkkkkkk

Mas não é sempre assim. Tem gente aqui que não aguenta. Vejam o caso da Beth. Chegou toda pomposa, vaidosa e guerreira. O Panhame apaixonou na hora! Mas ela num guentou. Tá certo que o time também não ajudava em nada, mas ela devia saber que seria assim.

Veio a Martha, que alguns dizem ser a Beth, pelas mesmas características e até pelo mesmo estilo de redação. Essa guentou menos ainda. O Rei Melo que, em geral, não causava muita divergência com a gente, pois era lúcido e nos dispensava de falar sobre a ruindade do time, parece que também foi embora.

Quando a gente achou que estava tudo perdido, apareceu o Jack para nos alegrar. E ainda o Márcio de coadjuvante. Ficou bom de novo. Mas aí bastou uma ressacada numa sexta que eles não conseguiram mais remar contra a corrente. O Jack desapareceu e ninguem sabe se ele já se recuperou daquel ressacada. Terrível, terrível, terrível!

Hoje o Márcio, numa patética tentativa de estabelecer censura nesse Quintal democrático, veio tentar enquadrar os Atleticanos. kkkkkkkkkkkkk. Depois de levar uma enquadrada do prof. Panhame, ‘despediu-se’ saindo à francesa.

Geeeenteee, tô começando a achar que nós estamos passando da conta na crueldade. Desse jeito nem bbruzeirense merece. Já tô ficando com dó! kkkkkkkkkk. Mentirinha! Merece, sim! Tô com dó, não!

Mas o grande problema é: se todo mundo for embora, nós vamos zoar quem? Então tá difícil porque depois de dois anos sendo zoados, os caras estão fugindo todos. Num tão aguentando! Não sei o que a gente pode fazer para manter os cara aqui e zoá-los ao mesmo tempo. Alguém tem uma ideia?

Manuel Panhame

Se acontecer a queda pra C fica mais fácil, Jorge, porque automaticamente nós vamos abandonar essa provocante nomenclatura de BBBruzeiro, o Cruzeiro entao voltando por mérito próprio a ser Cruzeiro. Essa mudanca de comportamento de nossa parte vai acalmar e manter eles por aqui, disponiveis para bullying nosso… Agora, se for confirmada a nova tríplice coroa vai ser difícil conter nossa curiosidade, vamos querer o tempo todo saber se teremos mais enfeites no escudo. Aí eles não vão aguentar e a gente corre o risco de ficar sozinhos aqui com o Dalai… Precisamos pensar mais e melhor.

romulo

Pior, agora q o superesportes bloqueou totalmente o acesso aos comentários nas páginas do Galo, micróbio azul e mequinha, restou-nos tão-somente aqui pra zoar…

Teobaldo

Vai ser difícil atender seu pedido, afinal de contas o sadismo está no nosso DNA (não temos DNB, certo?). O que esperar de um povo que, ao ver a penúria do rival (ex-rival, bem entendido) cantar “Vou festejar o seu sofrer, o seu penar”? Crueldade explícita!!!

Marcio

Ops! Equivocado. Como sempre. O ato falho de tratar-me por Patetico está perdoado. E, por favor, distorce demais nao. Por outro lado, Panhame é um historiador que tem o grave defeito de ser parcial. Historiadores, dos quais fui aluno, nao “torcia” pelos romanos. Historiava.

Jorge

Márcio, por favor, não vá embora. Não se vá!!! Você é o nosso último fio de esperança. Já estamos parecendo com o bbruzeirense esperando pelo acesso. Quase sem esperança. Se você também for embora, nós vamos zoar de quem?

Marcio

Bacana vc, Jorge. Gozador ou zoador educado, polido e inteligente. Obrigado. Vou embora nada. Cruzeirão invictão embaladão é GIGANTE ADORMECIDO. Zelo pelo seu sono de descanso. Dai, cuidado, qual FÊNIX …………..

Marcio

Epa! Errata: “torciam” antes que o humilde, gentil e magnanimo Teobaldo que, prestimoso e atento, corrigiu-me pelo digitar idefensavel do “h” no seu (codi) nome.
Nossa, estes humildes, gentis, magnanimos torcedores do Clube Atletico Mineiro sao muito prestimosos e atentos.

Jorge

Márcio, disponha. Estamos aqui para ajudar mesmo. A propósito, é “indefensável”. Obrigado. De nada.

Marcio

Putz! O acento! Huashuashuas. Tem razão. Oh nao (ops! La vou de novo), não soberbo, não arrogante, não autolaudatorio, Teobaldo. Ops! Jorge. Perdão.

Jorge

É verdade. Faltou o acento TAMBÉM. Nem tinha visto. Desculpa não ter alertado sobre isso. Falha nossa. Mas pode contar conosco. Estamos aqui somente no intuito de ajudar. Obrigado. De nada.

romulo

O micróbio azul consegue empatar e impede o Vila Nova de sair com vitória do indepa. O zerim, como disse o luxa, está tranquilo e não precisa se preocupar com a terceirona pois ainda tem 5 pontos de vantagem (q pode cair pra 2 dependendo dos resultados). Então ainda tem mta gordura de vantagem; é só descansar e levar de boa os jogos!!!

Teobaldo

É bom destacar que só conseguiu o empate porque utilizou o estratagema ardiloso, anti-desportivo e totalmente condenável de apagar as luzes do estádio quando o adversário vera infinitamente superior. E nem assim conseguiram vencer! Eita gente incompetente; não sabe nem apagar a luz!!!

Jorge

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Não Teobaldo, na próxima coluna o Dalai vai nos contar de quem é a responsabilidade da luz ter apagado. Só tenho uma certeza: não foi culpa do Bbruzeiro, esse inocente que nunca tem culpa de nada. Se bobear foi culpa do tal do coronga…

Teobaldo

Que apagou a luz foi a CEMIG… por falta de pagamento, naturalmente!

Sem Paciência

Fala, Dalai!
Bom dia, Cara!

Tenho andado muito sem tempo com a reabertura da Vida e do reaquecimento da Economia. E, principalmente, com a sequência de jogos do Galão Querido: meios e finais de todas as semanas.

Porém, agora que foram ZERADAS as chances de acesso à ELITE do futebol nacional, não poderia me furtar de passar para felicitar pelo desprendimento de permitir que times menores como Chapecoense, Cuiabá, Juventude, Mequinha e tantos outros participem da Série A, Série A (Lisca Doido).

E não acredite nas más línguas! Não é porque seu time acabou ou porque é comandado por incompetentes e maus-caracteres e fiscalizado por um conselho formado na maioria por vagabundos e sanguessugas ou, ainda, porque TIME PEQUENO NÃO SOBE! Nada disso! É um ato de desprendimento associado a anûs sabáticos que levaram a essa situação!

Assim, desejo um feliz BBB22 ou TRInaB, como queira. Ou, ainda, se o desprendimento for maior ainda, um VemC em 2.022!

São os meus sinceros votos para o final do ano que se aproxima e o novo ano que se findará com a inauguração da Mansão do Galo! E tinha gente que achava que a construção era Fake News… Tsc, tsc…

Bernardo

Tudo tranquilo.
Afinal de contas o Luxemburgo afirmou ontem que o time conseguirá se manter na primeira divisão! (Alguém precisa avisar a ele que o objetivo do jogo é ficar entre os 4 primeiros…)

Jorge

“O torcedor tem que entender que manter o time na segunda divisão é obrigação nossa e pensar para o ano que vem” (Luxemburgo)

Quem diria ouvir isso do lado de lá, não? Depois falam que o Atleticano é que zoa os bbruzeirenses. A piada já vem pronta de lá!

A gente torce, Luxemburgo, para que você tenha sucesso nessa sua sublime missão de manter o time na segunda divisão. Nesse anos e nos próximos anos e décadas também. Conte com a nossa torcida e solidariedade!

Teobaldo

Como assim “a gente torce para o Luxa ter sucesso em manter o Bbruzeiro na segunda divisão”? Deixa de ser pessimista, Jorge. A TERCEIRONA está logo ali. Seja otimista, companheiro. A coisa pode piorar…. quer dizer, melhorar

Jorge

Verdade. Agora por exemplo o Bbruzeiro vai disputar um triangular com os fortes times do Londrina e Brusque pela última vaga do Z4. Vai ser o verdadeiro triângulo das bermudas. Pelo menos um deles vai desaparecer da série B por lá.

Mas é muito difícil. Porque nem vai precisar arrumar uma premiação para ganhar do Londrina e do Brusque. Tá louco! Se eles não ganharem do Londrina e do Brusque, pelo amor de Deus! Fala, Zezé!

É verdade que em 2019 eles conseguiram perder as cinco últimas partidas. Foi zero ponto ganho. Nihil. Nada! E por que um raio não pode cair duas vezes no mesmo lugar? Então, de fato, não há motivo para ser pessimista. Ultimamente o Bbruzeiro tem feito cada coisa! Apesar de haver apenas 7,1% de chance de dar certo, se o Bbruzeiro se esforçar ele consegue. Vamos torcer! Estamos aqui para isso!

Manuel Panhame

Manuel Panhame, historiador que é, perambula quase sempre pelo passado, se sentindo à vontade por lá. Se o convidarem para passeios pelo futuro, ele não vai aceitar. Não fala a língua do futuro, não saberá interpretar os fatos… E exatamente por limitações como estas das quais sua Atleticana pessoa tem consciência, que ele, Manuel Panhame admira sobremodo os visionários… Dito isso, amigos do blog, Atleticanos dominantes e bbbruzeireiros ressabiados que se encontram no momento de longe, lendo apenas, prepara agora todos vcs, a começar do próprio Dalai, a experimentar a ira de Manuel Panhame no caso de voltar aqui neste Quintal a ser pronunciado pejorativamente o soberbo nome Wagner Pires de Sá. Explico. Sou autoritário, mas não destituído dos motivos: acabo de ver demonstrada no YouTube uma soberba fala dele, Wagner, de óculos escuros e num bar, o que não é usual, sendo profético… Palavras dele: “Estou sendo futurista. Enxergo para breve um tri.”
Copiaram, condôminos? Se não quiserem conflito com Manuel Panhame, guardem se de comentários contra a pessoa deste fantástico homem que se locomove pelo futuro com a desenvoltura que um historiador explora o passado. Tenho dito.

Marcio

GIGANTE ADORMECIDO. Descanse. Zelamos por vc (exceto os “porquêras” que, abjeta e falsamente, buscam iludir ou ludibriar a imensa, gigantesca china azul com suas pifias e miseráveis desculpas esfarrapadas)

Jorge

Minhas condolências.
02/01/1921 – 18/12/2019
98 anos vividos cheio de vaidade.
Agora, descanse! Descanse em paz!
Que a terra lhe seja leve!

Teobaldo

Só espero que não esteja incluindo Vagão da Massa, Mitair e Serginho Bolacha nessa trupe. Eles são ídolos aos quais devemos nossos eternos agradecimentos!

romulo

O londrina está no Z4 e tem 38 pontos e o micróbio azul tem 40. O próximo jogo pode tirar o londrina do Z4, pois iria a 41, voltando com o zerim pro local de onde nunca deveria ter saído; o Z4 é a Toca 4!!! Até rimou!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Manuel Panhame

Wagner Pires me enganou, Rômulo. Fiquei tão entusiasmado vendo ele num vídeo do YouTube fazendo uma previsão de tri que de pronto me esqueci da série C e do Sobrenatural de Almeida. Wagner Pires é ídolo nosso exatamente por não acertar uma. O cruzeirense tá no Mato sem cachorro. Desesperado, torcendo pro TrinaB. Coitado. Nas garras do Sobrenatural. Tudo dá errado. Wagner Pires é charlatão: não haverá tri. Um tão sonhado tri a estas alturas. Como bem diz o Jorge: terrível, terrível, terrível!

Jorge

Acho que estamos nos precipitando. O Wagnão da Massa estava certo. Primeiro o TRInaC e depois o TRInaB.

Teobaldo

Que história é essa de “Wagner Pires é nosso ídolo por não acerta uma”? Na minha opinião ele ACERTOU TODAS! Deveria estar comandando aquela bagunça até hoje… quer dizer, até sempre! WAGÃO DA MASSA, ÍDOLO ETERNO!!!

Marcilio Vaz

A dois passos do paraíso!

Bernard José De Assis

Dalai, vc fez uma grande narrativa da derrota do Galo Doido para o Urubu. Sobre o (C)ruzeiro, soube que a rede de TV norte americana BBC está interessada em comprar o time.

Marcilio Vaz

“A arrogância eleva o homem até o momento que começa a cair… a partir daí é só queda.” Disse o sábio chinês para a china azul!

Rei Melo

Dalai eu realmente vou deixar de escrever aqui pq o assunto seu e do pessoal aqui é ou ranking ou papinho de aposentado de boteco ou pré adolescente. Sua função de passar o pano ou jogar fumaça do emocional nos seus comentários chega a ser impressionante.
Mais uma vez protegendo 3 dos piores técnicos se é que estes caras são técnicos de alguma coisa… chega a ser irritante.
O Sr insiste em por a culpa em tudo , agora o alvo é o vagabundo do Daivid. Mas nunca aceita que foram apostas péssimas e ridículas. Sua desculpa: olha os times deles onde estão..bla bla bla bla.. Ederson o melhor ,mozart um deus das táticas e papo de cachaceiro sem logica. Mais uma vez vem por a culpa nos outros.
Esquece que estes técnicos apostas de vocês, encheram o clube de perebas, o que nos clubes que eles estão não tiveram a chance de fazer.
Ai entra o David e logico os tais conselheiros picaretas que lucram com tudo. Encheram o clube de Felipe augusto, Norberto, josephs, que se juntaram aos outros montes de perebas que estão la como Tiago , Nonoca( péssimo), bruno Jose e os super craques eleitos pelo Dalai como os novos deuses do futebol. Marcinho e Claudinho, e a zaga maravilhosa de Ramom e Brock. Consequência disso:
Pelo que você acha…. Se não fosse pelo emocional o clube estaria em primeiro ate mesmo da premier league, pq o time pelos olhos do Sr. Dalai e do bando de gente la de dentro do cube é ótimo. Camisa joga sozinha .. temos taça .. bla bla bla;
Mas a realidade é a seguinte:
– A serie B é o nível péssimo, times sobem e descem sem se manter, pq o nível é de ruim para pior. Com isso os péssimos técnicos ou sei la o que conseguiram algo em seus novos clubes, mas não passam disso, São treinadores aliados com empresários, ficam vivendo de favor e de troca de clubes, pq nenhum deles tem capacidade de serem técnico de um clube de primeira divisão; Mas para Dalai e outros o problema é o Var ou mula sem cabeça .
Mas no Cruzeiro onde so tem gente burra serviram para piorar o que ja era ruim. e sempre protegidos por Dalai e Seus aliados.
Alias o Dalai vive em outra dimensão. depois que operou enxerga coisas.. kkk
O que 99% da torcida real enxerga é:
Um clube sem time. tem um monte de perebas que nunca representam ou terão chances de representar bem, pq são péssimos, ganham bem pq foram contratados por safados que lucram com eles, por isto estão lá condições técnicas não tem nenhuma.
A possível queda para a terceira divisão vai escancarar o que eu ja falo a tempos, que os bons comentaristas falam a tempos , mas…….
Pelos comentários de Dalai da para perceber o que acham os tais comandantes do clube.
A arrogância , a teimosia e a falta de capacidade destes que tem alguma acesso dentro do clube chega a ser de impressionar.
Os caras aplaudem um tal presidente , que eles escolheram, que esconde bandidos e pior pagam para eles, contrataram membros de facções criminosas e os botam para mexer com o financeiro. tem pessoas na mídia que fazem textos exaltando o time , que por 3 anos seguidos vem dando vexames atrás de vexames, e são exaltados como craques por blogueiros e aliados dos incompetentes e que para esconder suas merdas se esbaldam falando de emocional , ranking , var, Talibã, chuva, sol, índio,, tudo menos que o time montado por técnicos e empresários fajutos de terceira linha e apoiado pelos malditos conselheiros do clube é uma merda de nível bem abaixo da segunda divisão , e que manter esse grupo la a tendência é desaparecer.
Mas…… temos taças o ranking de 1598 mostra que tinham os time , que tem taça e bla bla bla mas temos tb:
Um conselho do clube formado por vigaristas , gente sem escrúpulos, safados, e burros .
Mas muito…. muito burros.. e cegos , movidos por uma arrogância sem limite, que acreditam em mula sem cabeça, Saci peperê , Marcinho, Ederson, Mozart, Pastrana, Daivid dentre outros o mestre de abafar coisa ruim Sr Dalai.
Este enxerga o que não existe, acredita em Técnicos que não são nem gandulas e protege sem vergonha desviando assunto .
Dalai esse time que vocês montaram é o pior de todos os tempos da historia do clube que você tanto exalta… fala ai agora.. da historia atual… da merda que vocês fizeram , e seguem firme piorando o que ja esta uma bosta., apoiando sem vergonha e protegendo conselheiros sem vergonha e jogador de terceira linha.
Quem sabe sexta o Sr acorde para realidade após o seu time.. (pq isso ai não me representa nunca) entra na zona de rebaixamento após mais um vexame..
De quem será a culpa? do Var? da chuva? do Sol? , da neve? do talibã? do trump?
De alguma coisa o Sr vai dar desculpa mas nunca assumir o fracassado time que vocês juntos mostraram ao pais e ao mundo..
Ou sejo o time é a cara do quem o montou, quem o administra e de quem se esconde e aplaude ,apoiando esse tipo de gente que debaixo de saia de diretor de futebol fica olhando ressabiado e vai dar palestra de futebol para português escutar…
Se não fosse tão ridículo daria para ter crise de riso..
Piada pronta para paraguaio..
Presidente com seu amigo intimo vai dar curso de administração de futebol em Portugal.
Se isso não for piada é o que?

Teobaldo

Prezado Rei Melo, você está sendo injusto ao criticar a Mula sem Cabeça e o Saci Pererê, afinal de contas eles estão na lista dos 15 futuros investidores do clube. Também está sendo injusto com Enderson Moreira (futuro integrante de Série A de 2022 com o Botafogo) e Mozart (atual 5º Colocado na Série B com chances reais de também integrar a Séria A em 2022 com o poderoso CSA). De resto, concordo com você! Abraços!

Manuel Panhame

Kkkkkkkkkkkk… Rei Melo é engraçado demais ou eu, Panhame, bobo alegre estou achando graça em tudo? Meu Deus! Eu que passei o ano inteiro mentalizando “TrinaB” e agora, chegada a hora o cruzeirense torcendo pra dar certo: Deus nos sirva com um TrinaB! Kkkkkkkkkkkkkkk

Teobaldo

Ficamos o ano inteiro mentalizando “TrinaB” e o Bbruzeiro, só por vaidade e pra nos contrariar, fica ameaçando ir pra Série C. Terrível, terrível, terrível!!!!

Manuel Panhame

Kkkkkkkkkkk
“Dalai, se a gte cair pra C eu culpo em primeiro lugar vc, que ao invés de ir ‘lá’ tomar parte na luta fica aqui dando espaço pra esses paraguaios aposentados e pre adolescentes!”
“Calma, Rei Melo. Mas se a gte cair pra C tá bom tbm. Assim esse povo do Galo pára de nos chamar BBBruzeirenses…”
Kkkkkkkkkkkk
Tou com dor na boca.

Jorge

Cara, eu entendo o Rei Melo. Ele é um monarca muito ocupado com as coisas do seu reino e não pode ficar aqui perdendo tempo com “pré-adolescentes e aposentados” que estão aqui só querendo zoar o time dele. Imagina se uma pessoa ocupada, com tantos afazeres administrativos, teria tempo para assuntos banais como os que a gente zoa (ops… discute) aqui!

Eu já sugeri lá atrás que o Rei Melo virasse presidente do Bbruzeiro para fazer a limpa e trazer os modernos métodos de administração que ele, com certeza, utiliza no seu reino para o Bbruzeiro. Depois, achei pouco a minha sugestão de “presidente” e sugeri que ele se transformasse no “Monarca do Bbruzeiro”.

Não quiseram me ouvir, tá vendo? A coisa tá indo de mal a pior. Se tivessem aceitado a minha proposta, uma hora dessas depois de o Rei Melo ter contratado o melhor treinador da América Latina e ter montado um time para assustar o Galo, framengo e Palmeiras ao mesmo tempo, uma hora dessas estaria disputando a série A nas cabeças e, quiçá, esperando para decidir a Libertadores no final do mês.

Ainda bem que o Rei Melo só fica aqui mostrando os caminhos para quem não queria segui-lo. Era um perigo dar certo! Já imaginou se há um levante na torcida e aclamam o cara como o Rei do Bruzeiro!? Estaríamos perdidos! Ninguém iria segurar esse time! Ainda bem que ele vai parar de escrever. Eu tinha receio de que o Rei Melo iria acabar assumindo o Bbruzeiro e o transformando numa Besta Negra. Ufa!!!!!!!

Jorge

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu não tinha visto por esse lado.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A gente o ano inteiro torcendo por um TRInaB e na hora “H” eles torcendo mais que a gente por essa tríplice coroa da vergonha. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Só falta agora irem para a “C” só para contrariar… Pelo menos eles vão poder contar vantagem: “Tá vendo? TRInaB é o C…” (ops…..).

Murilo Andrade Marçal

A culpa é do conselho deliberativo com maioria de bandidos, que elegeram Gilvan, cachaça e este lixo atual, vai cair pra C e “CER” extinto

Marcio

Professor Dalai, por gentileza, “anote”: o Cruzeiro nao se tornará SAF neste ano oj no ano que vem. Daí, o Cruzeiro não será comprado. Basta ver o comportamento do mercado. Sendo assim, encaminhe proposta de revisão, previsao e Plano B (sem trocadilho mas com altruismo e respeito).

Teobaldo

Na hora de brincar, brincar; na hora de debater, debater.

Venho acompanhando essa história de SAF principalmente através de um jornalista chamado Rodrigo Monteiro de Castro (carioca, eu acho) que se mostra muito entendido do assunto sendo, inclusive um dos entusiastas do tema e o aponta como o único caminho para salvar os clubes da insolvência. Fiz alguns questionamentos a ele e fiquei sem respostas. As minhas conclusões (obviamente não sou um especialista):

1) O modelo de SAF aprovado só se sustenta com isenção de impostos (grande sacanagem, principalmente com empresas sérias que geram empregos e recolhem pesada carga tributária);

2) A instituição da SAF servirá para acobertar os desonestos que roubaram e quebraram os clubes;em tese, pagam-se as dívidas, os crimes (e os criminosos) desaparecem;

3) O patrimônio dos clubes será utilizado, primeiramente, como garantia dos investidores e não como garantia do pagamento dos credores (salários, encargos, impostos, etc.), logo, se der errado, ficará institucionalizado o calote. Aqui, em tese, será assassinada a Lei da Falência e Concordata;

4) A SAF servirá à institucionalização do estelionato esportivo, uma vez que novos clubes com novos CNPJ’s ( é isso que se propõe, certo?) deveriam começar suas atividades na Série D o que, de fato, não ocorrerá (porque será que ninguém da imprensa fala disso?);

5) Por fim, lembre-se: se o projeto (pocheto, como diria o Luxa) der errado o investidor vai embora (óbvio, afinal de contas ele estará aqui principalmente para lucrar) e o clube quebra, fecha e deixa de existir! Ou então o clube (ou ações na bolsa, sei lá) é vendido (já pensou o Menin comprando o Cruzeiro e, só por sacanagem, fechando as portas?)

6) Será que a transformação dos clubes em empresas será positivo num país onde o futebol está arraigado na cultura popular e extrapola a questão “lucro” ?

Devemos ter cuidado com o pensamento imediatista de acharmos que a tal SAF seja o único caminho para os clubes porque, certamente, não existem apenas benefícios nesse caminho.

Abraços!

Atleticano

Sugiro logo propor um plano C.

Teobaldo

O certo, o honesto, MESMO, é o que foi proposto pelo Medioli lá no começo de 2020, quando ele viu o tamanho da encrenca, ao assumir como CEO: decretar falência e começar do zero. Mas a vaidade (olha ela aí travêis!!!) dos dirigentes cruzeirenses, capitaneada pelo ex-presidente Gilvan Pires de Sá falou mais alto. Taí o resultado!

Atleticano

Querem chegar à série D por outros meios, pelo visto.

GERALDO

FIQUEM CALMOS, O BURACO E BEM MAIS EMBAIXO, ESSE ELEVDOR AINDA NAO CHEGOU NO POÇO. E AINDA TEM PESSOAS QUE SE ILUDEM COM CLUBE EMPRESA, QUEM COMPRA AÇOES DE UMA EMPRESA PRE FALIDA. SE DEIXAR ILUDIR E CONTRIBUIR COM A RUINA DO CLUBE. PORQUE ESSES DITOS EMPRESARIOS CRUZEIRENSES, NAO ATUAM PARA LIMPAR O CLUBE??? PEDRO BH, CHUTA ESSA PORRA DESSE BALDE, SEU DINHEIRO JA ESTA PERDIDO, E BOM QUE VOCE SEGURE ESSA SEDE, ANTES QUE OS LADROES PONHAM A VENDA, AS TORCIDAS ORGANIZADAS ESTAO VENDIDAS, SO SOBRA VOCE, COM FORÇA PARA VIRAR ESSE JOGO, E NAO ESTOU FALANDO DE VOCE BOTAR MAIS DINHEIRO. CORAGEM OU VAMOS DEIXAR TUDO SE ACABAR??? ASSUME ESSA PORRA, INCLUSIVE ESSE BLOG, PORQUE O TITULAR ESTA COM POBREMA, DEIXA ELE SO PESQUISANDO.

Marcilio Vaz

Concordo, Pedrinho BH tem q assumir, pq o Fred acabou de ajuizar uma ação para cobrar 24 milhões que tem q pagar o Galo, o Pedrinho assume e paga logo a dívida do cone, depois pode quebrar sem problema!

trackback

Google

Wonderful story, reckoned we could combine a number of unrelated information, nonetheless seriously really worth taking a appear, whoa did 1 discover about Mid East has got a lot more problerms at the same time.