SÁBADO, 11h, SERÁ O BRUSQUE EM SANTA CATARINA - Quintal do Dalai

SÁBADO, 11h, SERÁ O BRUSQUE EM SANTA CATARINA

  • por em 28 de julho de 2022

Cruzeiro/Flickr/Reprodução

Pezzolano, finalmente, tem uma semana inteira pra treinar o time, procurando a melhor adaptação de 4 ou 5 novas peças. Adriano e Vitor Leque, dentre outros, emprestados, já deixaram o elenco. Espera-se que, para sábado, no Vale do Itajaí, um novo Cruzeiro esteja em campo, seja pela renovação de peças, seja pelo reposicionamento de outras, sobretudo no meio de campo. Vamos melhorar o que já está bom como atestam a nossa privilegiada posição na tabela e os recordes de desempenho. Edu, com 16 gols em 33 partidas, está em jejum há 9 jogos. Ano passado, integrando o time do Brusque, foi o artilheiro da Série B. Legalistas que somos, torcemos para que sábado funcionem todas as leis, inclusive a do ex. No Atlético x Corinthians, domingo, no Mineirão, ela foi plenamente exercida…

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Chay – Dentre os reforços anunciados pelo Cruzeiro, Chay é o mais polêmico porque após grandes atuações no Botafogo ano passado, colaborando para o título da Série B e o retorno do Clube à elite, caiu de produção perdendo até o banco de reservas. A meu ver, as críticas são apressadas. Em primeiro lugar: o companheiro de Chay no meio de campo do Botafogo, Pedro Castro, já está no Cruzeiro e a dupla poderá dar caldo de novo. Em segundo, várias circunstâncias como ambiente em campo e fora dele, companheiros, vida pessoal e talvez até o mapa zodiacal (?) enterram ou ressuscitam craques. Exemplos rápidos: Marinho não jogou nada no Cruzeiro e brilhou no Santos. Rony, idem, no Palmeiras. No Cruzeiro de 2013, brilharam Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. O primeiro havia sido dispensado pelo Corinthians e Goulart não foi aproveitado pelo Inter. Quando trouxemos um jogador do Botafogo, a peso de ouro, Bruno Silva, foi um fracasso. Mais atrás, Alex veio em baixa e fez a diferença. Rivaldo chegou com pompas e foi um foguete queimado.

Sobre Chay, quem se arrisca a fazer freelancer de Mãe Dinah?

2. Tinga e Filipe Machado – Os dois deram excelente entrevista à Radio Itatiaia. O primeiro aplaudiu o Cruzeiro: “time rápido e simples. Não é fácil fazer coisas simples. Dá gosto ver o trabalho de Pezzolano…” O polivalente Machado confirmou o bom ambiente no time e que gosta de se arriscar nos chutes a gol. O nosso ídolo Alberto Rodrigues, compondo a mesa de entrevistadores, fez a pergunta de um milhão de dólares: “você treina chutes a gol? ” R. “Não há tempo por causa da apertada programação”. Recordou-se, na mesa, que notáveis chutadores, como Nelinho, Eder, Marcelinho Carioca e outros, encerrados os treinos, permaneciam em campo treinando arremessos. Explicou-se que hoje isto não é possível porque o setor de fisiologia programa o descanso dos jogadores tão logo terminam os treinos. É uma pena. Está faltando treinamento mínimo para os nossos azuis que gostam de arriscar chutes a gol. No programa, o próprio Tinga pontuou: “Não é só chutar. Tem de ter direção. É preciso afinar a pontaria. ”

O tema é um dos pontos fracos de nosso time. Jogadas armadas na intermediária do adversário, com todo o meio campo avançando, oferecendo-se para receber a bola, são desperdiçadas por chutes inúteis: ora sem direção alguma, ora nas mãos do goleiro, como se fossem recuos.

3. Manuel Panhame, o historiador, em tantas tentativas, não havia conseguido derrubar o blogueiro na luta campal de arquibancada (os fatos não deixam atleticanos vencer cruzeirenses). Ardiloso, valeu-se do 23 de julho com cerca fraca e conseguiu surpreender o sistema cardiológico adversário. O VAR está examinando a jogada.

4. José Antônio, como sempre, corta na carne viva:

“… o seu time continua ganhando na “bacia das almas”, mais na base da transpiração do que da inspiração, normal, não se pode esperar muita coisa de um time formado por refugos e perebas dispensados e/ou encostados…”

Meu caro José Antônio, transpiração todos os outros concorrentes também podem ter, mas estamos liderando com folga, e batendo recordes de pontuação, de renda e de público. Quanto ao último, incluindo a Série A, estamos em segundo lugar, só perdendo para o Flamengo. Não é pouco. Após o tsunami interno e a subsequente pandemia mundial que nos mantiveram por 3 anos na B (como certamente aconteceria com qualquer outro Clube) estamos finalmente reagindo, consciente de nossas limitações. Reforços pontuais continuam em nossa mira. Ao mesmo tempo, vivenciamos esta pioneira experiência de Clube-Empresa. Tudo são novidades, riscos, expectativas, confianças e desconfianças. Desafios requerem coragem. Atrás de nós um passado heroico, renovando forças para a luta. Queiram ou não queiram os atleticanos, o gigante está acordando. Daqui a pouco, tudo voltará a seu devido lugar. Entenderam?

5. Pepe Legal antecipou resposta a José Antônio:

“O time já está sendo ajustado com novas peças…agregando perfil apropriado para 2023, sem sustos nem loucuras…”

É isto aí. Devagar. Pés no chão. Aprendemos com a dor. Estatísticas confirmam o acerto da fórmula.

6. Jorge zoa o blogueiro que trocou Ademir por Hulk no episódio do pênalti reclamado pelos atleticanos, contra o Botafogo. Já venciam. No finalzinho, o controvertido lance. Em nada iria alterar os três pontos garantidos. Por isso a reação me pareceu desproporcional. Muita lenha pra pouca farofa. E se acontecesse com o Atlético o que ocorreu com o Cruzeiro, aquela mal traçada linha do VAR anulando nosso legitimo gol da vitória? Certamente, o mundo seria incendiado.

No baú das recordações, Jorge sentiu na alma o “Fica Celso Roth” e o “Fica Tite”. Dolorosas lembranças. Tem outras, do mesmo calibre e seria útil que um Manuel Panhame cruzeirense fizesse um resumo histórico. Atordoado, sem munição efetiva, Jorge usa balas de festim: “Fica Adilson… fica Mozart… Thiago Neves… Dedé…”. Nada a ver. Confunde Carolina de Sá Leitão com Caçarola de Assar Leitão. Quanto ao niver, gratíssimo pelos votos. Um dia, na Arena MRV, com você e João de Deus Filho, tomando uma bem geladinha, com um fígado acebolado, espero ouvir atento e falsamente comovido, o chororô pós derrota do Atlético. Desculpe-me mas, em outras palavras: serei ‘um bom ouvinte”, na linha do Garimpo de hoje.

7. Jamicel mexe com a memória remota de milhões de corações azuis: a sensação de subir as escadas que dão acesso à arquibancada…de repente, em plano aberto, diante de nossos olhos, a grandeza monumental do estádio. Era o jogo contra o Bahia, 50 mil pessoas, emoção no ar, na mão de Jamicel a mãozinha tênue de sua filha de 4 anos. Os olhos de Jamicel conectados nos olhos da menina, captando emoções que, certamente, permanecerão pelo resto da longa vida…

Quantos de nós já participamos deste filme maravilhoso? No Mineirão antigo vivi episódio diferente. Um anel externo, completo, dava entradas para as áreas das torcidas. Cheguei com meus filhos para um Cruzeiro e Atlético, Mineirão lotado. Todos vestindo a camisa mais bonita do Brasil, passamos a percorrer o anel à procura de uma brecha pra subir e alcançar a arquibancada. Achamos uma menos cheia e fomos nos embrenhando. Quando finalmente conseguimos aparecer, fomos alvejados por um monte de copos, bolinhos de papel e pauzinhos de picolé. Era o cercadinho da Galoucura.

8. O TIME DO POVO MINEIRO – Jamicel pede o link pra comprar o livro lançado sábado no Rio e que já começa a ser comentado no mundo azul:

https://leiacorner.com.br/produto/o -time-do-povo-mineiro/

Falando em time do povo mineiro, deve-se registrar uma feliz coincidência. O livro foi lançado dia 23, antes da divulgação de abrangente pesquisa de torcidas, tema da próxima coluna. A Nação Azul deu show.

9. Toinho, entusiasmadíssimo com a chegada de Cuca, só falta pedir que antecipem logo a entrega das taças de campeão brasileiro e da Libertadores ao Atlético. Cuidado, Toinho, esta canoa já apresenta rachaduras no casco.

10. Rei Melo incomodado com o interminável lamento atleticano pelo pênalti não marcado, no fim do jogo contra o Botafogo. O lance é discutível e o Atlético já vencia. Não satisfeito com as Notas Oficiais expedidas, o presidente atleticano esteve em Brasília, na sede da CBF, e reclamou pessoalmente. Já perguntei, repito: e se acontecesse com o Atlético o erro no traçado da linha do VAR como ocorreu com o Cruzeiro? Greve geral? Passeatas?

 GARIMPO  

“Em geral, o que chamamos de “bom ouvinte” é alguém com uma indiferença habilmente refinada. ”

(Nassim Nicholas Taleb, em seu livro “A Cama de Procusto”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pepe Legal

Bom dia, Dr. Dalai e amigos do Quintal! Bora vencer mais esse desafio contra o Brusque! Pensamento positivo e muito trabalho!
Agora, pesso licença para manifestar o descontentamento da torcida 5 estrelas com o ranço clubista que a Globo Minas, por intermédio do GE, vem demonstrando!
Essa semana eles devem ter tomado uma bronca da matriz porque apresentaram uma manchete bombástica só com METADE da história sobre o encerramento do Regime Centralizado de Execuções e início efetivo da Recuperação Judicial. Tiveram de fazer uma segunda reportagem com a sequência dos fatos… e o que fazem no dia seguinte? Uma reportagem que mostra pura BIRRA com a 7ª maior torcida do Brasil (Amaior de MG):

https://ge.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2022/07/28/perto-do-acesso-cruzeiro-supera-r-98-milhoes-em-debitos-com-protagonistas-de-insucessos-na-serie-b-veja-valores.ghtml

Notem que eles estão pegando trechos do processo de pagamento da dívida TODA VEZ que bate essa raivinha gratuita! Obsrvem que eles fizeram essa reportagem falando especificamente dos jogadores que permaneceram em 2020 E QUE JOGARAM 2019… omitiram que muitos deles foram campeões antes e o mais grave:

ESCOLHERAM UMA FOTO COM MARCELO MORENO, QUE NÃO JOGOU 2019!!! E PORQUÊ ESCOLHERAM???

SÓ PORQUÊ ELE FAZIA UM NÚMERO 3 COM AS MÃOS! MUITO ANTES DE 2022! ISSO É DISTORÇÃO PPROPOSITAL DE SEMIÓTICA DA REDAÇÃO DO GE!!!

EXIGIMOS UMA RETRATAÇÃO DA GLOBO MINAS E DO GE COM A TORCIDA DO CRUZEIRO!!!

….alternativamente, podemos nos contentar com uma pesquisa da PF sobre as seguintes palavras chave:

PTRBZ
BAHAMAS
PANDORA PAPERS
CRISE DO APITO 2021

Pepe Legal

Paraíso fiscal BOMBANDO: https://pt.flightaware.com/live/flight/PTRBZ
(o mesmo usdado pelo falecido Nicolas Leoz e outros cartolas da Conmebol… quanta coincidência, né?)
Tem muitos “ERROS ATÍPICOS” de arbitragem da série B 2020 e 2021 que ainda precisam ser investigados e deveriam ser citados em toda reportagem que fala de insucesso nesses dois anos.
Tenho fé que ainda verei uma entrevista conjunta do SOBIS e do MORENO especificamente sobre isso!!!

Marcelo

PEPPA você é correspondente de jornais? Ou é burrinha mesmo e não sabe nada? A única coisa que sabe fazer é retransmitir notícias jornalísticas. Acha que alguém perde tempo de clicar nesses links?
Vira homem…..

peppeu

Deixa o meu xará fake sonhar, confrade.

Pepe Legal

Essa preocupação com masculinidade é bem sintomática…
Freud explica!
Enquanto isso, vá pensando se a dívida do seu time é só R$1,4 BILHÃO como ele jura…
Porque a preocupação com a imagem ética do CAM?
Agora tem até um programa institucional, chamado ETICO… ou o correto seria A_ETICO ??
Fica a pergunta.

Maria.

Não é? Aplaudo sua observação. E a “feminilização” dos nomes??? São machinhos escrotos. Pe que nos apadrinhados neste Quintal.

Marcelo

Boneca PEPPA, estou cagando e andando para dívida do GALÃO! Não sou credor, sou ATLETICANO!! Tá bom assim?

Demosthenes

Tio Dalai, de quem sou “afilhado” e “sobrinho”, pois figuro entre os adotados amorosamente pelo velho radialista, o papai de Fernando Rocha, do Gustavo, da Maria, avô do Pedro, puro sucesso em expansão, e também do Braulinho, de saudosissima memória, exemplo de filho e criança, ainda vivo nos corações de tia Sara, mãe amada e esposa eterna, e dessa sua linda família, da qual eu tive a oportunidade de fruir da amizade, construída em dias sofridos de 1978. Tio Dalai, o “Dá” da tia Sarinha, fervoroso exemplo de azul retinto, carrega e acena seu velho e monstruoso otimismo, do qual nunca apeou. Alegria e “vista alta” com o nosso trem azul, nunca lhe faltaram. E é nessa toada que ele nos traduz e troca em miúdos, o que anda acontecendo entre as tocas I, II e III, reconhecendo em Pezzolano, aquele maestro que não desperdiça a sua batuta. Parabéns, homem grande, de macro visão e que segue dando seus ombros para ajudar a alavancar o ressurgimento do nosso amado Cruzeiro Esporte Clube, que muitos tentaram transformar em pó estelar…. Avante, China Azul. A nossa geração tem muitos braços que amparam e apoiam o nosso 11 rumo ao futuro. Informe-se, leia, participe, porque a manifestação finlandesa é apenas a ponta do gigantesco iceberg que desponta no horizonte do porvir. Meus filhos amados Renzo e Handel são jovens que embarcaram de forma plena, na Arca Azul Celeste que certamente retomará os seus dias de glória. Parabéns, tio Dalai: as palavras dizem pouco, as reticências certamente dizem mais. Estamos literalmente juntos.

Toinho

Bom dia Sr. Dalai!! Como sempre, sua “visão míope”, a mesma que insiste no tal “tsunami”, enxerga entusiasmo exagerado (entrega de taças!rsss) da minha parte na chegada do Cuca! Só constatei um fato; que com a chegada do aludido técnico, o Galão volta ao páreo em 02 competições! Ressaltei, ainda, os 02 títulos conquistados este ano, coisa que o ilustre articulista absteve-se em comentar!
De toda forma, só pra esclarecer o óbvio (as vezes é necessário explicitá-lo, como disse Clarice Lispector) fiquei satisfeito com a “recontratação do Cuca”, mas muito mais satisfeito pela saída do inoperante Mohamed…rsss.
Sds.

Rei Melo

Quanto a esse MACHADO.. O CARA ALEM DE SER PESSIMO JOGADOR .. ATRAPALHA TODO O TIME..
não ACERTA UM CHUTE.. ALIAS NÃO SABE CHUTAR…NUNCA SOUBE..
Solução para isso… Treino.. dia e noite,, ou sai do clube…
è esse cara pegar na bola onde tiver ….que quer chutar p gol e claro isolar a bola…
Péssimo… pior é o técnico que deixa ele fazer isso…. esse é um encosto que trouxeram anos atrás e votou para atrapalhar e isolar bola…
Além do que é burro.. sabe que não vai acertar.. sempre erra
Quanto a choro… bua… sempre foi assim desde 1500 ..Cabral desceu e ja tinha gente chorando pedindo penalty em Camões kkkk agora arrumaram um paspalhão na construtora para ficar fazendo papel de lenço de choro kkk
Lembrando que tb temos um paspalho engomado que acha que é presidente ,mas mal manda nele mesmo

peppeu

Enquanto o Pepe Legal enaltece o BBBruzeiro, há novidades no saldo devedor (cível apenas):

junho:
* hotel de atibaia pede 200k de hospedagem paga com vento;
* gráfica pede 100k de impressão de cartão de sócio torcedor… caloteados;
* consultoria pede 30k por serviços prestados e nao pagos;
* Sassá pede 1,5M de direito de imagem
julho:
* Pastrana entra com ação cobrando 150k da rescisão;
*Felipe Augusto pede os seus 45k de calote recebido em direito de imagem;
*Unimed busca 600k também pendurados.

apenas nestes 2 meses, portanto, de divida nova já são aí mais 2,5M para aumentar o bolo BBBruzeirense. Em 1 ano isto aí já bateu facilmente a casa dos 3M.

Nada mudou. Nada mudará. Novamente observamos aí a rolagem de dívidas para pagamento no dia de São Nunca, em 31/02/20xpto.

Pepe Legal

Por definição, o universo não é um lugar estático.
Prepare-se para as oscilações do mundo da bola!
Cruzeiro SAF é um ativo com viés de alta e valorização!

peppeu

Ouvir discurso de mobilidade e oscilações de um torcedor de um time que está atolado há 3 anos na série B me deixa sem palavras…
Sobre a valorização… bem, melhor do que ninguém, vcs podem dizer aí o resultado de resultados positivos com muita alavancagem. Lembrem-se de que o Wagão da Massa e o Mitair foram os heróis do bi … antes de caírem em profunda desgraça.

A-cor-da Pe-dri-nho-ho…

Maria.

É preciso que se aplauda o Presidente do Cruzeiro neste momento. Parabenizo o Sr Sergio. Mostrou que o Cruzeiro educa e forma homens. Decidiu e arcou com o ônus de demitir jovens que se comportaram como patifes. Se nao, talvez hoje, desgraçadamente, estariam voltando de carro de manhã e trombando e matando motociclistas na contra mão. Asqueirosos que não fariam o teste do bafômetro (por “conselho” do advogado).

Teobaldo

Você é um cara legal…

peppeu

carE legalE, por favorzinho. Respeite MariE.

José Antonio

Boa tarde Sr. Dalai,
sinceramente essa “conversa pra boi dormir” de “tsunami e pandemia” já deu!!!! Essa tentativa (hercúlea) de convencer que não tivera culpa na tragédia que se abateu (e que ainda está se abatendo) sobre o time que teve que ser “doado” às pressas pro primeiro (e ínico) especulador que apareceu não convence ninguém, muito menos os torcedores mais conscientes do time…
Mas vou dar aqui uma sugestão pro novo dono (se é que ele se preocupa em ler blogs de torcedores do time dele): quando chegar a dívida do Rodriguinho na FIFA (6 milhões de dólares, sem juros, custas e multas) mande o Sr. Dalai a Zurique, Suíça pra tentar convencer a FIFA com essa ladainha que aqui não convence ninguém!!!!!
Ainda aguardo uma resposta sobre um questionamento que fiz em um dos post anteriores que o Sr., convenientemente, não respondeu: Como e por qual valor são lançados no borderô das partidas os ingressos dos sócios que tem direito a ingresso grátis…

José Antonio

GARIMPO:

“É possível enganar algumas pessoas todo o tempo; é também possível enganar todas as pessoas por algum tempo; o que não é possível é enganar todas as pessoas todo o tempo” (Abraham Lincoln).

Marcinha Guedes

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk … O aniversário do menininho foi revelador, confirmados daquilo que todo mundo já sabe, bem sabido: todo mundo é atleticano… Mas, calma, Mariada, ces esse ano vão lavar a alminha… kkkkkkkkk … Quebrar tabus! Kkkkkkkkkkk… Última rodada, Mineirão lotado, ces de volta a Primeirona, curtindo com a cara do rival CSA, mandando eles ficar quietinhos na Segunda. Vai ser lindo. Alma lavada, muita festa. CSA MG mandando o CSA AL tomar suco de caju… kkkkkkkkkk