Hora de tomar vergonha na cara.
O Cruzeiro não merece esta sucessão de vexames.
Chega!
Quarta-feira, contra o Lanús, na Argentina, vamos mostrar o que até agora estava escondido: dignidade, caráter, honra a esta camisa estrelada, mais bonita do mundo. Ela tem um passado que hoje grita contra o presente.
Com ela foram escritas as “páginas heróicas, imortais” que colocaram Minas na prateleira de cima do futebol de todos os continentes. Raul, Dida, Piazza, Dirceu Lopes, Tostão, Alex foram alguns imortais que vestiram esse manto e se transformam, hoje, em rica inspiração.
Por isso esperamos, para quarta-feira, não menos que coração na ponta da chuteira. Disputa de cada bola como se fosse a última do jogo. Vetados, sob pena de chibatadas, passes curtos dentro da área, sob pressão do adversário.
Pés no chão. Vontade de vencer. Por em prática o que sabemos fazer e tínhamos esquecido.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Haja Lexotan – Athletico 3 x 0 Cruzeiro. Jogo pra “case” mundial. Com 3 segundos de bola rolando, uma estranha expulsão resultante de trombada de Rafa Silva com o zagueiro. O atacante vai para o lance com o braço dobrado, preparado para o choque. Mais estranho ainda a passividade com que Rafael recebeu o cartão vermelho, enquanto companheiros seus cercavam o árbitro, reclamando. Isto alimentou a teoria da conspiração e logo surgiu notícia de uma aposta de 50 mil reais, “Odd 110”, cravando expulsão no primeiro minuto. CBF investiga. Duvido apenas por causa da enorme visibilidade que o caso alcançaria na mídia, fazendo chover suspeitas. Seria a repetição da “esperteza” idiota do caso Paquetá.
Em Curitiba, o árbitro pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima resolveu entrar pra História e optou pela fulminante expulsão, sem consulta ao VAR.
O Cruzeiro sumiu em campo e o adversário partiu pra cima.
Ajudamos, anulando praticamente o ataque. Acabamos tomando 3 gols com a nossa franca colaboração. No primeiro, um cruzamento sobre a área encontrou a defesa estática assistindo o centroavante Pablo subir livre e cabecear. No seguinte, numa daquelas “saídas suicidas”, aos 10 segundos da etapa final, entregamos a bola e o atacante entrou sozinho. No terceiro, aconteceu a lei do ex. Nikão, que não fazia nada vestindo a camisa do Cruzeiro, partiu pela direita, sem ser incomodado, escoltado por três “marcadores”, e acertou chute no canto esquerdo de Anderson.
2. Diniz – Fim do jogo no sábado terrível, jornais do dia ainda espalhados por sofás exibiam foto e declaração de nosso técnico, repercutindo o empate com o Lanús e analisando perspectivas para o jogo em Curitiba:
“Não tem desculpa, precisamos reconhecer. Ficamos devendo para o nosso torcedor. Precisamos absorver (as críticas) e entregar coisas melhores para a torcida.”
E agora, pós Curitiba, de que precisamos?
3. Bernardo, com o apoio de Paulo Rocha, discorda da reprodução, feita pelo blogueiro, de frase do Fernando Diniz, no pós jogo contra o Lanús: “Quem jogou muito bem hoje foi o nosso torcedor”;
“Tem certeza disso? Você não acha que foi um tiro no pé acender sinalizadores interrompendo a partida após o gol do Cruzeiro?”
Caros Bernardo e Paulo Rocha, vocês acham que foi “a torcida” que fez aquela bobagem? Estavam em campo mais de 57 mil torcedores. 0,01% acendeu sinalizadores. Esta minúscula parcela, presente em qualquer grande torcida, é aquela que sempre envergonha e causa penalidades. Deveriam ser apontados pela própria torcida já que, identificados e punidos, não haveria sanções para o Clube.
4. Arena MRV, último capítulo – Até meu revisor ameaça cortar qualquer reminiscência daquela pantomina. Primeiro clássico na arena que, ao final do jogo, passou a se chamar Meu Rival Venceu. A tarde fatídica em que nossos torcedores foram recebidos como párias, confinados num setor onde banheiros não tinham nem porta, nem água, nem papel higiênico. Bares fechados. Painéis opacos limitando a visão do gramado. Horror dos horrores.
O que fariam as torcidas do Atlético, Corinthians, Flamengo, Vasco no lugar dos cruzeirenses?
Alguns sugeriram que a melhor solução seria o estoicismo: como monges franciscanos, aceitar pacificamente, filmar e reclamar na mídia; outros recomendaram queixar-se à polícia… Brincadeiras de mau gosto.
Meus caros integrantes da Barraca Atleticana neste minifúndio: se, imotivadamente, vândalos existentes em todas as maiores torcidas já cometem barbaridades no campo do adversário, o que esperar que façam quando “recepcionados” da forma absurda, arquitetada pela direção do Atlético, numa irresponsabilidade absoluta?
O assassinato e as várias tentativas de homicídio cometidas pela torcida do Palmeiras, emboscando a Máfia Azul em Mairiporã, retornando de Curitiba, são mais uma prova de que providências drásticas tem de ser adotadas.
No caso da Arena, o que venho tentando dizer, sem conseguir, é que consciente e premeditadamente o Atlético colocou gasolina ao lado da pólvora. Por isso a sua culpa foi maior. Sim, há uma gradação de culpas. Entre dois procedimentos absolutamente condenáveis um, pela premeditação, pode se tornar ainda mais censurável que o outro.
Não voltarei mais ao tema.
5. Aí, que saudade! No mar dessa euforia momentânea que inundou a Barraca Atleticana, antes do jogo contra o Inter, destaque para João de Deus Filho:
“Pessoal, será que já tá na hora de iniciar a campanha “Fica Diniz”?
A roda gira mesmo, a história se repete, às vezes trocando de cores. Abrimos agora o baú. Durante meio século fizemos campanhas semelhantes: Fica, Celso Roth! Fica, Tite! Fica Levy Culpi! Fica, Luxemburgo! Fica, Cuca!
E muito mais!
Vocês se lembram? O Cruzeiro sendo aplaudido pelo mundo e o Atlético comendo o pão que nem o diabo amassou! Décadas e décadas. Nas arquibancadas, o hino que tirava o resto de sono dos atleticanos: “Não ganha nada, time sofredor…”
Nas rodas sociais, uma piada recorrente:
– “Joãozinho, qual é a profissão de seu pai?”
– “Garoto de programa, professora”
Espanto geral. Depois da aula, a professora chama o aluno. “Você não tem vergonha de dizer isto?”
– “Professora, tenho mais vergonha do que ele é, mesmo: jogador do Atlético”.
Perdemos a conta de viver na plenitude tantos carnavais, como este que vocês aguardam. Não se esqueçam de que, por enquanto, é só o “esquenta”. E vale também o lembrete de antiga sabedoria: “Passarinho alegre é papá de gato”.
6. João de Deus Filho/2 – Estranha e corajosamente, no fim da noite de sábado, após nossa derrota em Curitiba, abre gozeira antecipando até recorde mundial pela expulsão em 3 segundos de jogo.
Meu caro João, e na Arena Meu Rival Venceu, houve jogo?
7. Giovani José Pinto quer dar xeque-mate no blogueiro:
“Então quer dizer que o Cruzeiro é maior que o Inter e Grêmio que são campeões mundiais? Em que mundo o senhor Dalai vive?”
Meu caro Giovani, sou seu vizinho de mundo. Coabitamos o planeta Terra que às vezes nos inunda de orgulho pela lição de um de seus filhos, outras vezes nos mata de vergonha e indignação pela maldade extrema de outros.
Quanto ao futebol nacional, permita-me devolver-lhe a pergunta: em que mundo você estava, que não assistiu ou ouviu dizer dos anos 60 quando o Cruzeiro se tornou um dos maiores times do planeta? Desde então, e sem qualquer contestação válida, somos O MELHOR CLUBE BRASILEIRO FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO.
Somos a QUINTA MAIOR TORCIDA BRASILEIRA. Perdemos para Flamengo, Corinthians, São Paulo e Vasco da Gama.
Em algumas pesquisas estamos em empate técnico com o Vasco (diferença de 0,1%).
Nas divisões de base, temos 20 títulos internacionais. Nos especializados nem é bom entrar.
Alguma dúvida sobre o Maior de Minas e um dos cinco maiores do Brasil?
8. Rei Melo (antes do jogo em Curitiba) solta os cachorros! Motivos realmente não faltam. O “sistema Fernando Diniz” até agora só tem nos matado de angustia durante os jogos. Em cada saída de bola engolimos um tranquilizante. Mas valeria a pena trocar agora?
9. Rei Melo/2 – Após o jogo de Curitiba, Rei Melo volta com munição reforçada. E faz um apelo final:
“Alguém explique para o Fernando Diniz que time, pra ganhar jogo, tem de ir pra frente. E não tocar bola pra trás, na pequena área, matando torcedor do coração.”
10. O lado bom – Verdade inquestionável: Tirando disco de Funk e Sertanejo Universitário, tudo, por pior que seja, tem um lado bom. Tirando a lambada sofrida sábado, a atual fase do Atlético está revolucionando a Barraca adversária neste QUINTAL. Uma festa. Estão em transe. A última bolachinha da sacola. Metralhadoras aleatórias disparando pra todo lado. Não sei onde iriamos parar se, no dia seguinte aos 3 x 0 sobre o River Plate (que não deu um chute a gol), o Botafogo não sapecasse 5 x 0 no Peñarol…
Aí, houve um choque de realidade. A fervura baixou depressa. Sábado à noite baixou mais um pouco.
11. J. Silvestre não percebe que seu anjo da guarda trocava de turno e escorrega na maionese:
“Se contra o Lanús o empate foi uma derrapada azul, a derrota de 3 x 0 foi uma batida de frente com um Fenemê…”
Foi, sim, meu caro J. Silvestre. Mas confira os Boletins de Ocorrências. Teve batida feia, também na Arena Meu Rival Venceu!
12. Barbárie – Torcida do Cruzeiro voltando de Curitiba na madrugada de domingo foi emboscada por palmeirenses na cidade paulista de Mairiporã e brutalmente espancada. Ônibus da Máfia Azul incendiado. Um torcedor morto e vários internados em estado grave. Confessadamente uma revanche do ataque sofrido pelos palmeirenses em setembro de 2022, na rodovia Fernão Dias, altura de Carmópolis. Enquanto não houver punição rigorosa pra estes criminosos, assistiremos cenas assim praticadas por degenerados que, infelizmente, se escondem em todas as grandes torcidas. Os hooligans, na Inglaterra, de origens medievais, eram piores, atuavam até internacionalmente, e foram extirpados.
13. BCO (Eduardo Silva) – Este blog, pelas bençãos de Deus, tem dezenas de milhares de leitores. Faça um favor a eles: saia daqui você e suas ridículas máscaras cibernéticas, ou procure um psiquiatra.
14. Rafa vem aí – A próxima coluna, quinta, dia 31, última do mês, será assinada pelo nosso editor-revisor-censor Rafael Novaes Rocha. Jovem advogado, cinéfilo que, vivendo em São Paulo, mantém visão atenta, equidistante das coisas do Cruzeiro. Antenado dia e noite, paixão sob controle.
GARIMPO
“Não convides para tua casa, nas horas de glória, aqueles que te evitaram nas horas de dor.”
(provérbio chinês)
De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…
Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…
Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…
Ver Comentários
GARIMPO DO DIA:
NÃO AGUENTA PRESSÃO, PEDE PRA SAIR.
Capitão Nascimento.
Dalai... você acha que a arrogância deste técnico vai o fazer mudar de ideia?
Nunca e tb pq ele não tem outra ideia! Ele é limitado a este jogo suicida de ficar la atrás 90 min tocando bola sem nenhuma objetividade!
O cara sabe que vários não IRÃO FICAR E QUE OUTROS MUITOS NÃO ENTENDEM ESTE JOGO DE NUNCA TENTAR ATACAR, estão incomodados ! PUTZ SEMPRE TOMAR GOLS IDIOTAS DE PELADA E SEREM PROIBIDOS DE ATACAR? E PARA PIORAR ELE ESCALA OS QUE JA ESTÃO DE SAIDA E QUE NUNCA JOGARAM NADA EM 3 ANOS DE CLUBE? E INSISTE COM ELES.. OS MESMOs QUE AFUNDARAM O PAU MANDADO DO sEABRA, QUE É 1000 VEZES MELHOR QUE ESSE DINIZ!
PELO MENOS O OUTRO ERA TECNICO .. FOI MANDADO EMBORA POR NÃO TER NOME DA TAl GRIFE DE TECNICOS FRACASSADOS E DESEMPREGADOS
Mas ao final do jogo la vem desculpas...
O certo é que esse técnico não é técnico e sim um falastrão fadado ao fracasso precoce!
Se o time ja tinha la seus defeitos, com a chegado dos péssimos... vale lembra péssimos reforços QUE foram obrigados a serem escalados!
Rachou o grupo é nítido.. o time que vinha muito bem e o técnico ainda juvenil teve que arcar com estes pesos mortos vindo da italia e para piora sabe-se la pq começou a usar outros que ja deveriam ter ido embora.. Vital .. Gasolina... Ramiro... ai por arrogância e a tal grife o demitiram e contrataram um que vai conseguir o feito de ficar sem vencer durante jogos. Talvez nem consiga fazer mais que 3 pontos no restante no campeonato .. se tomar gol não faz .. pq não tenta nem fazer..
sinceramente dalai pode esperar quarta um sufoco .. e se tomarmos um gol , o risco de ser goleado é gigante.. visto que ataque com verom e o tal de kaio jorge é mesma coisa que sem ataque.. os dois são inúteis.. não correm, não marcam está as 2 coisas la ara fazer numero! E claro agradar a mamãe de um deste que ninguém sabe como mas escala o filho e da pitaco e é agraciada ... mas atacar é severamente proibido com este técnico fracassado!
Olha Dalai assim como eu tem milhares de cruzeirenses que vão ao jogo ......ir ao jogo é diferente de ver pela tV e ficar escutando comentarista que nunca chutou uma bola!
Eu não to com a mínima esperança em vitória la na argentina...
O tal Diniz .. péssimo Diniz . medroso e sem opção tática, e sem recurso para tal, vai colocar o time todo la atrás os 90 min.. vai passar a responsabilidade para o Cassio!
Assim que os covardes fazem... se omitem se escondem e caso de certo, se vangloriam em cima de atitudes de outros. No caso do clube vai jogar a responsa para o cassio pegar os 5 penaltys, pq se depender de algum do cruzeiro acertar.....com Diniz de técnico? é capaz dele pedir para rolar a bola para o goleiro!
Mas é isso ai Dalai, mais uma péssima escolha do tal super diretor!
O cara diz que ser campeão mas... contrata um cara com 170 kg , um atacante que nunca ataca e so joga pq a mãe fala demais, e um tal técnico fadado a fracassar em menos de um mês, limitado, teimoso e que tem grandes chances de fazer o time perder 7 a 8 jogos seguidos devido a sua teimosia , burrice e arrogância!
Espero que eu esteja errado! gostaria muito de estar errado, vou torcer para estar errado!
Mas olha ... se fosse alguém for usar a tal Paquebets ou rafabets, eu jamais apostaria em Diniz ..
Com a possível derrota horrorosa quarta e a certa derrota para os reservas do flamengo a rafabets ou paquebets vai pg bem!
Deixe o homem trabalhar!
BBBom dia e bbboa segunda pra quem entende de segunda
O CSA de Sousa não merece esta sucessão de vexames... Merece sim, meu caro blogueiro!
Enquanto vocês insistirem em afirmar bobagens tais como "Nós somos os melhores fora do eixo Rio-SP", vocês continuarão a ser castigados, porque quem fala asneira merece tapa no bumbum. Não fiquem se enganando e vistam logo a camisa da humildade, porque se não ela pode encolher e não servir mais em vocês. Ainda dá tempo de abandonar a soberba, a arrogância e a prepotência. Sejam o que realmente sempre foram : um time comum, com grandes conquistas que já ficaram no passado.
Mas é verdade, somos mesmo os maiores fora do eixo rio-sp, alguma dúvida? Aliás, inclusive maior que muitos do próprio eixo. Faz as contas.......kkkkKKK
O prezado falou mesmo em fazer as contas? Então faça você mesmo: Grêmio tem 3 Libertadores e 1 Mundial.
O próprio Inter, com 2 Libertadores e 1 Mundial, está na frente em termos de grandeza fora do eixo Rio-SP.
Quem te disse que o CSA/MG não merece esse monte de vexames?
Estás muito enganado, merece muito mais!! Arrogância e soberba combinam muito bem com isso
Jogadores descompromissados com o csa-mg e com o treineiro. Por sorte, falta só 1 ponto pra chegar em 45. Mas, não podemos deixar o pedrinho mandar o diniz embora!!!! Essa troca do seabra pelo diniz foi excelente! O pedrinho dando pitacos na parte do futebol é perfeito! Torço pra q o pedrinho continue com seus pitacos e q o diniz tenha vida longa como técnico do micróbio azul!!!
E a sapatada q tomou do genérico de 3×0; um time q não ganhava de ninguém há mais de 10 jogos (só pra não restar a possível dubiedade, estou falando do aflético)… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E, agora falando sério, até onde vai essa escalada de violência. A máfia azul fez emboscada pro líder da mancha verde em 2022 e agora deram o troco, resultando na morte de um torcedor do csa-mg. Ambos deveriam ser punidos exemplarmente. Futebol é diversão, e só. Machucar ou matar alguém, por causa de futebol, deveria ser enquadrado como crime hediondo e a motivação deveria ser enquadrada como torpe.
Comentário do na Galai relacionado a quebradeira da Arena está parecendo a lei de Talião, olho por olho dente por dente. Pensando por este lado foi justo a emboscada feita a torcida azulina em SP? A torcidinha azul calcinha bateu aqui, e apanhou lá! Não sou a favor de bandidos de firma alguma.
E o novo o recorde de expulsão mais rápida do mundo e do Bbbruzeiro, e o vice tmb não é a primeira vez que fazem isso.
Perfeito!
Dalai: "Quanto ao futebol nacional, permita-me devolver-lhe a pergunta: em que mundo você estava, que não assistiu ou ouviu dizer dos anos 60 quando o Cruzeiro se tornou um dos maiores times do planeta? Desde então, e sem qualquer contestação válida, somos O MELHOR CLUBE BRASILEIRO FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO."
Sem qualquer contestação VÁLIDA? Desde quando títulos mundiais dos gaúchos - que os mineiros não têm - não são válidos? Eu, hein?! Melhor Ler Um Absurdo Que Ser Cego...
Dalai vive se gabando da quantidade de seguidores do seu clube: 'Somos a QUINTA MAIOR TORCIDA BRASILEIRA. Perdemos para Flamengo, Corinthians, São Paulo e Vasco da Gama."
Essa torcida que você se tanto se vangloria é a mesma que os próprios narradores cruzeirenses de rádio e TV se queixaram do silêncio como no 1° jogo contra o Lanús? Além da burrada de terem acendido sinalizadores e esfriado seu time?
Quando o redator escreve estes absurdos, chancela o que a torcida Mancha do Palmeiras fez com a Torcida Máfia Azul.
Por mais que a dose seja diferente, a essência permite a analogia.
Triste quando o clubismo cega a razão.
Já postei aqui por mais de 1000 vezes a frase abaixo, autoria de Mário Quintana, mas como ela é sempre exemplar, não custa nada postar pela 1001ª vez.
"O homem, eternamente escravo de suas paixões pessoais, é absolutamente incapaz da imparcialidade".
Por falar em mais de 1000 vezes, não custa repetir mais uma vez uma mentira, porque segundo o ministro de propaganda de Hitler, Goebbels "uma mentira repetida mil vezes passa a ser verdade" :
CSA DE SOUSA É O MAIOR DE MINAS!!!!
Perfeito, Rômulo. E é exatamente isso que o Sr Dalai não consegue ver, a essência, a violência contemporizada como resposta a uma provocação. Mas isso porque foi a torcida do clube dele. Fosse a torcida atleticana ele criticaria 100%, sem qualquer passação de pano.
Se o csa-mg é o maior clube fora do eixo, qtos mundiais e libertadores o micróbio azul tem a mais q grêmio e inter?
Ansioso pra escutar a sua resposta...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ele vai falar que tem mais Copa do Brasil, que tem 2 Libertadores e blá blá blá. Mas da mesma forma que o ranking numa olimpíada é medido pelo n° de medalhas de ouro, seguido pelo n° de medalhas de prata e então de bronze, 1 Mundial (fazendo analogia com medalha de ouro) já deixa o clube à frente de quem não tem essa conquista. Da mesma forma que um país com 1 medalha de ouro está à frente na classificação de outro que tem 500 de prata e 1000 de bronze, mas tem 0 de ouro.