Notícias

9 gols no Mineirão: Inesquecível!

3º. JOGO – 7 de março de 1976 – contra o Internacional.
Três meses antes, um gol do zagueiro Figueroa aproveitando escanteio, nos tirou o campeonato brasileiro. Parecia que foi ontem, a gente estava com o time gaúcho entalado na garganta.

Desta vez, ante 65.463 torcedores, no Mineirão, um Cruzeiro magoadíssimo lutava para passar à segunda fase da Copa Libertadores. Zezé Moreira era o nosso técnico. Rubens Minelli dirigia o Inter, que tinha Manga no gol, Figueroa na zaga, e um meio de campo com Falcão e Caçapava, jogando por música; Na frente, artilharia perigosa: Escurinho, Valdomiro e o endiabrado Lula!

Mas o Cruzeiro estava marcado para a vingança!

Entramos com Raul no gol, Nelinho na lateral direita, e a zaga com Moraes e Darci; Vanderlei na esquerda. Zé Carlos e Eduardo no meio; Na frente, “apenas” Roberto Batata, Jairzinho, Palhinha e Joãozinho!

Joãozinho em lance do 1º jogo da final da Libertadores de 1976, vencido pelo Cruzeiro por 4 a 1 (Foto: Arquivo Estado de Minas)

Timaço!

Aos 4 minutos, quase jogando o Mineirão ao chão, Palhinha fez o primeiro gol. O estádio ainda balançava quando, 6 minutos depois, ele mesmo fez o segundo!

Lula, aos 14, diminuiu para o Inter. Mas Joãozinho, aos 21, fez o terceiro. Valdomiro aos 39, fez o segundo do Inter e assim o primeiro tempo, a duras penas, terminou em 3 a 2 para nós.

Iniciada a etapa final, logo aos seis minutos Zé Carlos marcou contra e o Inter empatou. O jogo se transformava quase que numa batalha física.

Dois jogadores faziam o estádio prender a respiração quando pegavam a bola: Joãozinho e Lula. Dribles “impossíveis”, jogadas que hoje estaríamos revendo com frequência se tivéssemos em 1976 a tecnologia de hoje.

Cinco minutos depois do empate, Palhinha foi expulso, piorando o que já estava difícil. Com dez jogadores, passamos a sofrer uma obstinada pressão do Inter, comandada por Falcão e Caçapava, em busca do gol da vitória. Nossos jogadores se multiplicavam em campo, recuando para defender.

Num verdadeiro milagre aos 18, Joãozinho, entorta Figueroa, e faz 4 a 3. Mas aos 25, Ramon voltou a empatar para o Inter, 4 a 4.

O Mineirão tinha momentos de apavorante silêncio. Joãozinho fazia talvez a sua melhor partida pelo Cruzeiro. Infernizou tanto o lateral Claudio Duarte que aconteceu o que todo mundo esperava: cartão amarelo prá ele. Ruben Minelli compreendeu que bastava mais um ataque do Joãozinho para surgir o segundo amarelo e a expulsão. Tratou logo de tirar Claudio Duarte, colocando Valdir.

O nosso ponta inesquecível não tomou conhecimento da substituição de seu marcador e continuou o baile até que aos 40 minutos, entrando na área, sofreu falta cometida exatamente por Valdir. Pênalti.

Silêncio total no estádio.

Nelinho pega a bola. Faz questão de nem olhar para Manga, sabidamente pegador de pênalti. Sinaliza que vai soltar a bomba costumeira no canto direito. Manga pula. E a bola entra no esquerdo. Deu medo sentir o Mineirão trepidando.

BATE PAPO NO QUINTAL

Os meus três jogos fantásticos estão registrados: 6×2 contra o Santos; 3×3 contra o Atlético e este 5×4 o Inter.

E você? Mande para este QUINTAL a relação daquelas partidas que nunca mais saíram de sua memória. Veremos depois quais foram, entre tantos, os três jogos do Cabuloso que ficaram na história.

Dalai

Ver Comentários

  • Sem dúvida esta foi uma das melhores e mais emocionante partida que aconteceu no Gigante da Pampulha, eu estava lá, era a 2a vez que eu ia ao Mineirão, a 1a foi poucos dias antes, no clássico decisão de Mineiro do ano anterior se não me falha a memória e vencemos por 1x0, gol do Palhinha em jogada pela esquerda... claro, pelo então moleque e bailarino da toca, esse mesmo aí que brilhou como nunca neste Cruzeiro 5 x 4 Inter... foi assim que comecei a frequentar o Gigante da Pampulha e mais Cruzeirense ainda... outro jogo emocionante e que não sai da memória foi CRUZEIRO 2X1 SP, final da Libertadores e Cruzeiro 4x1 River, 1o jogo da final da Liberta de 1976. Más fica muito difícil escolher apenas 3 melhores jogos do Maior de MG e um dos maiores do mundo, teria que ser 10 melhores jogos

  • Tem quantos anos que o cruzeirinho rebaixadinho não ganha um título internacional ?

    • E tem quantos anos que as cocotas não ganham um bicampeonato? Perai, 112 anos! Sendo que 50 anos só de brasileirão kkkkkkkkkkkkk quer zoar titulos com cruzeirense cocota? acorda.

      • Esqueceu da Libertadores em 2013, recopa sulamericana; e Copa do Brasil de 2014 em cima de quem???
        Parabéns, as marias vão disputar à copa inconfidentes. Parabéns também para a Caldense.kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Sabe o que é inesquecível Dalai? O péssimo conselho gestor não ter pagado a divida do Denilson na FIFA e ainda querer continuar a frente do clube, são honestos mas incompetentes. Se não fosse o Sérgio o Cruzeiro estaria com -12 pontos e sem poder contratar por causa da divida do Sobis. Vcs se gabaram demais mas na hora do vamos ver nao pagaram nada, até salarios atrasados de 2 meses entregaram pro Sérgio que colocou tudo em dia. Esse conselho gestor foi uma piada.

Posts Recentes

PARTIU PARAGUAI!

De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…

21 de novembro de 2024

MANHÃ DE QUARTA: A HORA DA EMOÇÃO!

Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…

18 de novembro de 2024

QUARTA, 11 DA MANHÃ, TESTE FINAL!

Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível  time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…

13 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!