Notícias

CRUZEIRO NO G-4

E de sábado à tarde até domingo, estava lá cravada no topo da tabela a liderança azul nesta quarta rodada do campeonato brasileiro. Como faltam ainda mais de 30, pode não valer nada. Pode valer tudo!

Impossível, porém não reconhecer o gritante simbolismo da reconstrução de um time que há dois anos lutava – sem conseguir – pra alcançar a primeira página de classificação da Série B. Vítima de dois pavorosos desastres sequenciais, um particular, gerado em sua própria casa, outro mundial, o Cruzeiro consumiu dois anos juntando os cacos que lhe sobraram e, finalmente, em seu terceiro ano de tentativa venceu com sobras a batalha de retorno à Série A.

Temos assim mil razões pra passar o fim de semana, como passamos, com prints e olhares apaixonados na tabela de classificação antes que ocorressem os jogos de domingo. Há três anos não reencontrávamos aquela imagem tão comum nos últimos decênios. Ali, nos primeiros lugares, sempre ficava o território estrelado. O comum era isto. A exceção foram esses amargos últimos anos. A Nação Azul tem consciência de que ainda falta muito pra dominarmos de fato aquele pedaço privilegiado. Estamos chegando lá, mirando estrelas, mas com os pés no chão. Ciente de nossas limitações e mais que convencidos de que onde falta inspiração há de sobrar transpiração. Foi assim contra o Santos.  E esperamos que seja contra o Fluminense, na quarta-feira.

BATE PAPO NO QUINTAL 

1. Tom Gomes abre arquivo sobre o antigo Mineirão e mexe com muita gente. Era diferente (e melhor) do que é hoje. Além da capacidade superior a 120 mil torcedores, o charme começava no entorno interno, com as barracas de alimentação. Alguns reservavam bancos e cadeiras para fregueses habituais. A gente chegava, iniciava um dedo de prosa e não precisava pedir nada: o nosso assado preferido já entrava em produção. Enquanto isto, se o jogo era com torcida amiga, como a do Flamengo, São Paulo ou Athletico Paranaense, muitas pausas para fotos com torcedores adversários, o que ocorria também nas arquibancadas. Um ambiente gostoso propiciando o que Tom, aos 15 anos, sentia em companhia do pai, um tio, irmão e dois primos. Momentos que ficam. 

2. Dupla pisada de bola – Na noite da última quarta-feira o blogueiro dividiu-se entre sala e escritório. Na primeira, secador ligado, acompanhava Atlético x Alianza Lima (aquele time que achou que era proibido sair do seu próprio meio campo); no escritório entregava-se aos últimos arremates na coluna que seria enviada ao editor. Em má hora resolveu dar uma arrumada na parte final do trecho abordando os “mala sem alça” e acabou escorregando na maionese por duas vezes. Escreveu “azia” com “s” e atribuiu a frase do canteiro de boldo a Eduardo Silva quando na verdade deveria ser JCSR, o primeiro a transplantá-la para este QUINTAL. Naquele momento da quarta falharam feio o blogueiro e o secador. Mil desculpas a JCSR.

3. Teobaldo – uma das unanimidades desse minifúndio, co-lider da Barraca Atleticana, não percebeu que seu anjo da guarda foi a Londres conferir a ornamentação da Abadia de Westminter e cometeu lamentável ato falho: pra dizer que Grêmio e Cruzeiro vêm da Série B usou de expressão pesadíssima e que só chega aqui porque transportada em carreta de três eixos:

“…São duas equipes que até o ano passado chafurdavam na Série B”.

Ensinam os dicionários: “chafurdar – revolver-se na lama ou imundície”.

Psicólogo de plantão no QUINTAL pegou o texto, convocou junta de emergência, e deu seu parecer: o autor tem mágoa oculta, inveja mal curada assim como “feridas” que não cicatrizam…

Meu caro Teobaldo relembre a lição de São Francisco que pedia a Deus coragem pra transformar as coisas que podem ser transformadas, aceitação para suportar as que não podem ser mudadas e sabedoria pra distinguir umas das outras. O passado de glórias, as páginas heroicas e imortais do Cruzeiro não podem ser alterados. A hegemonia azul de meio século no país e nas Américas, com pequenos lapsos, é cláusula pétrea. Assim como os títulos conquistados. Aceite, por favor.

Quanto aos três anos na B, não se esqueça: pra nos colocar lá foi necessária a coincidência exclusiva de dois fenômenos terríveis: tsunami e pandemia.

4. Romulo – nota na última edição, sobre Nizan Guanaes provocou comparações com Felício. “Talvez melhor que o Nizan tenha sido Felício Brandi,” pontua Rômulo recordando os grandes feitos do ex-presidente.

Dois incomparáveis personagens, sem dúvida, mas em campos diferentes. Felício, um gênio em administração esportiva. Nizan, mago do marketing. O primeiro, com sua visão, transformou o terceiro Clube de Minas no melhor do Brasil fora do privilegiado eixo Rio-São Paulo. Nizan vende picolé no Polo Norte. Por exemplo: é capaz de, com recursos e tempo suficientes, transformar Fedegundes Coruja Gorotilde no nome mais conhecido, admirado e copiado do país.

5. Eduardo Silva, em uma das costumeiras estocadas na barraca alvinegra:

“Atleticano é uma cartomante com Alzheimer, sabe tudo sobre os próximos anos do Cruzeiro, mas não lembra nada dos últimos cem anos do seu clube.”

6. Manuel Panhame, peçanhense ilustre, inova com um garimpo do Garimpo! A partir da citação de uma frase de Henry Youngman sobre sua sogra, o historiador mergulha na vida do violinista inglês e colore mais uma vez este QUINTAL.

7. Peppeu, uma vez mais, pergunta como estamos acompanhando a Libertadores: pela Tv, jornais, pelo rádio, no sofá da sala?

Meu caro Peppeu, durante décadas e décadas, quem fazia esta pergunta era cruzeirense pra atleticano. Você poderia, pelo menos, colocar entre aspas essas perguntas.  Pra facilitar a compreensão das coisas, vamos repetir o mantra: o Cruzeiro é o maior de Minas; o Atlético está o maior de Minas.

8. Antônio Tonidandel – respeitado juiz de direito hoje aposentado e grande cruzeirense, escrevendo na manhã de sábado, horas antes do jogo contra o Santos:

“Nikão, Gilberto e Wesley fora do time, pelo amor de Deus.”

Meu caro Tonidandel, ainda bem que Peppa não ouviu nem você nem eu.

9. Manuel Panhame/2, volta enigmático, descreve fábula de tartaruga vista em “elevado galho de frondosa árvore” concluindo que

“… de alguma forma, logo, logo, ela seria prontamente derrubada dali, espatifando-se no solo abaixo, seu lugar natural de origem.”

Mais não revelou nem lhe foi perguntado. Na verdade, fez como os tropeiros do Vale do Rio Doce, bate na cangalha pra burro entender.

Considerando-se, porém, que esta intervenção do historiador atleticano se deu sábado à noite, após o Cruzeiro assumir provisoriamente a liderança do Brasileiro, é evidente que o cotovelo ficou meio avariado. Sem dúvida, com a tartaruga na árvore ele mira a transitoriedade de nossa posição na tabela.

Meu caro Panhame, a Nação Azul sabe disto. Não fizemos passeata na Savassi. (E olha que domingo à noite a gente estava entornando de razões pra comemorar!) Temos consciência de nossas limitações, mas é impossível não vibrar com os progressos alcançados. Cada vez estamos mais perto de formarmos pelo menos um razoável time de futebol. Que pode não nos levar, ainda, a grandes conquistas, mas não nos fará passar constrangimentos.

Faço, porém, um pedido a esse ilustre filho de Peçanha: não delete a fábula, em seu computador ou celular. O mundo dá muitas voltas e, por incrível que pareça, tartarugas se reencarnam também em outras impensáveis configurações. Nesse caso, Arenas e Grupos de Mecenas são mais que rimas…

Mantenha a fábula. Poderemos precisar dela mais à frente.

10. Paulo Augusto, considerando o fato que Cruzeiro e Grêmio são os maiores detentores de títulos da Copa do Brasil faz inquietante vaticínio:

“Todas as vezes em que ambos duelaram pela Copa do Brasil o vencedor foi campeão.”

Deus te ouça, Paulo Augusto.

GARIMPO

“É uma pena que os rinocerontes não sejam comestíveis. Eles não são mais duros do que carne de sogra na noite de folga da cozinheira”.

(W.C. Fields)

Dalai

Ver Comentários

    • PROVA DE ENGENHARIA

      Valendo 10 pontos !

      Um pedreiro carregava 4 galões:
      01 de água, 01 de areia, um de brita e 01 de massa.
      Um dos galões não aguentou!

      Qual foi o galão que não aguentou?

      A ( )- O galão da água
      B ( )- O galão da areia
      C ( )- O galão da brita
      D ( )- O galão da massa

  • Kkkkkkkkkkkk... Bate na cangalha pro burro entender... Como bem diriam os tropeiros do Vale do Rio Doce... kkkkk kkkkk... Vossa pessoa, meu apreciado Dalai, anfitrião de nossa alma, é de fato multifacetada, ao mesmo tempo a estampa de um aristocrata conselheiro presidente do Cruzeiro Esporte Clube e um revelado homem simples, conhecedor do interior mais autenticamente mineiro deste Estado de todos nós... Amigo Dalai, Manuel Panhame nao costuma falar pelos outros, mas vai realizar a excecao da regra neste momento: todos nós, os tetracampeoes do Quintal, lhe desejamos tudo de ruim no terreno esportivo. Tenha a certeza disso. E nos demais espaços da vida, vossa pessoa já imagina, o melhor é ainda pouco para vossa pessoa especial. Um espaco diferenciado este Quintal. Obra de um diferenciado. Aceite um abraço forte, de peçanhudo para cruzerudo...

  • Bom dia a todos,
    Provérbios bíblicos do dia :
    "Irmãos, não vos regozijais com a atual fase, pois tudo na vida é efêmero : Num minuto estais na liderança, no outro no segundo lugar, no outro terceiro lugar e por aí vai.
    Lembrai-vos sempre do atoleiro que frequentastes durante três longos anos.
    Lembrai-vos também da data do naufrágio : 08/12/2019.
    Cuida-vos sempre do Rural, que não vale nada desde 2019, para tentares glórias mais duradouras.
    ESTUDIANTES suas palavras para não dar com os burros n´água.

    Colaboração do Grupo Cristão PRUUUUTITITI Aqui é Galo

    • Este aqui se apega a data de rebaixamento do Cruzeiro, e conveniemente se esquece de 2005. Todo aquele drama no galinheiro.

      Claramente incomodado pq o Cabuloso está na frente da dupla Pompom-Cota. Pois bem, cuida deste teu cotovelo doendo e continue nos dando audiencia. Adoramos 'morar na tua cabeça sem pagar aluguel'. kkkk

  • Bom dia,Sr. Dalai. Fábulas... há muitas, e algumas bem interessantes. Uma delas, que embora cite nominalmente outro animal, mas ainda assim também emplumado, deve ser lida por todos: "Le corbeau e le renard": "Le corbeau, sur un arbre perché, tenait en son bec un fromage.... "
    NO mais, uma boa semana, esperando que, na quarta-feira, possamos apresentar um bom jogo, com um bom resultado.

    • O Corvo e a Raposa

      Senhor Corvo, na árvore empoleirado,
      Trazia no seu bico um queijo.
      Dona Raposa, com faro aguçado,
      Logo começou o seu cortejo:Bom dia, Corvo meu senhor,
      Que sorte a minha admirar todo seu esplendor!
      Com a voz tira igual vantagem
      Como faz com sua plumagem?
      Com certeza, você é o rei dessa mata!
      Ouvindo as palavras, o Corvo não se basta
      E ao mostrar a fala nata
      Ele grasna, deixando cair a ceia vasta.
      A Raposa a recolhe bem veloz:
      Senhor,Saiba que o adulador
      Forja o que lhe é mais conveniente.
      Essa lição vale um queijo, seguramente.
      O Corvo, muito confuso,
      Tarde demais, aprende a não ouvir um intruso.

      La Fontaine

  • Meu caro Dalai.
    Permita-me fazer uma correção na sua resposta ao Pepeu.
    Onde vc diz que o Galo está o maior de Minas e que o Cruzeiro é o maior de Minas, eu colocaria que o Cruzeiro um dia foi o maior de Minas. Isso eu não contesto e sua afirmação teria um tom de verdadeira. Sejamos honestos, né????
    Lembro ao amigo cronista que um dia os dinossauros foram os maiores seres que habitaram esse mundo. Porém, eles sumiram, estão extintos. O que não quer dizer que seu time será extinto. Até acho que não.
    No mais, esse começo de Brasileirão não está sendo do jeito que nós gostaríamos.
    Mas, lembro a todos que ainda tem muita água prá passar por baixo da ponte e muita coisa pode acontecer.
    A única coisa que temos total certeza e convicção é que o nosso estádio está quase pronto. Temos sonhado com jogos na nossa casa, a melhor de todos os times no país.
    E temos sonhado também com a SAF.
    Que está chegando e vai ser a mudança de patamar do clube. Totalmente diferente da SAF do seu clube, que foi doado ao Ronaldo.
    Lembro ao cronista e a todos que visitam esse espaço, que, a SAF do Galo sendo concretizada, iremos pagar TODAS as nossas dívidas e o Ronaldo ficará com a maior dívida do futebol brasileiro.
    A diferença é que, desde o início, eu sempre afirmei que o Galo tem como pagar sua dívida. Lembro também que, com a SAF, o clube (junto com os 4 Rs) continuarão com 49% do valor do clube.
    Então, aguardemos pelo final da venda.
    Outra coisa: a menção sobre o antigo Mineirão dói nas nossas almas.
    Como era bom o domingo alí, no entorno do estádio.
    Estacionamento no entorno, sem medos, a fila prá comprar ingresso ali nas bilheterias e depois as barraquinhas com o verdadeiro tropeiro que era delicioso. Hoje, até o tropeiro é fake. Depois, dentro do estádio, a festa que as torcidas faziam era coisa de cinema.
    Muitas saudades de uma época onde nós éramos felizes e não sabíamos.
    Mas, esses malditos políticos nos tiraram até isso.
    No mais, grande abraço a todos

    • Você acredita mesmo em tudo que escreveu ??? Tenho um bilhete premiado da Loteria Federal de 500 mil reais . Vendo por 10 mil reais. Vamos negociar ???

      • Amigo.
        Em primeiro lugar, não me lembro de ter escrito nada endereçado a vc.
        Em segundo lugar, não tenho nenhuma preocupação se vc acredita ou duvida do que eu escrevi.
        Lembro que, em 2020, uma torcedora azul, estudante de arquitetura e urbanismo, publicou que, tinha certeza que o nosso estádio não poderia ser construído alí naquele local. Ela devia estar fazendo algum cursinho por correspondencia.
        O próprio sr. Dalai ( a quem me dirigi) já me disse que não acreditava em almoço grátis, referindo-se às ajudas financeiras dos nossos 4 Rs.
        Pois bem, depois de quase 300 milhões injetados por eles no clube, estão prestes a se tornar dono de 15% da nossa SAF.
        E o aconselho a pesquisar o que é uma SAF de verdade. Não aquela em que um cara recebe um clube doado e que a dívida continua enorme.
        Volto a repetir, vai se tornar a maior dívida do futebol brasileiro, assim que a nossa SAF (onde serão investidos 1,8 BILHÕES), quitar TODA a nossa dívida.
        Acredite ou não, isso não faz diferença nenhuma, não vou deixar de dormir por isso.

        • Quem posta aqui está sujeito a comentário de qualquer participante do blog. Como percebo que continua acreditando em tudo, vendo o bilhete por 5.000 reais.

        • Quem posta aqui está sujeito a comentário de qualquer participante do blog. Portanto não há como selecionar ninguém prá debater contigo. Imagini que acreditou no AcquA Park, no fim das dívidas com a venda do Shoping, na vitória sobre o Raja. Continue crendo em tudo. Faço o bilhete por 5 mil reais.

          • Eu não devia perder meu tempo te dando respostas, pois sei que algumas cabeças não funcionam de verdade.
            Querem apenas imaginar uma realidade, mesmo que ela seja impossível de acontecer.
            Prá começar, qual atleticano um dia sequer imaginou que iríamos liquidar dívidas com venda do Shopping.
            Talvez vc ainda não tenha a capacidade de entender que os valores de ambos (dívida e Shopping) não permitem essa equaçao. Sobre AcQua Park, vc anda bebendo muito o tal chá de "Santo Daime".
            A dívida vai ser liquidada sim, com a SAF que está acertada, faltando detalhes. Aguarde, por favor.
            Ou seja, eu falo sobre fatos. Vc anda dando asas a sua imaginação e escorregando na maionese.
            Acho que vc devia conversar é com o tal Eduardo Silva. Outro que fala só abobrinhas.
            Vcs dois juntos deve render um bom e fictício papo. Sem pé nem cabeça.

          • olha Jão, vc fica citando meu nome ai em seus devaneios, isso não é bom pra vc.

            não mexe comigo, por que depois vc não aguenta e vai chorar.

            Tô avisando!

        • Jão Dragão, Jão Dragão, mas que falta de educação foi essa?

          O ano nem começou direito e vc já está apelando? Mas agora eu fiquei na dúvida foram os dragões ou os dinossauros que foram extintos? O que vc acha?

          Hoje vou te dar só um cartão amarelo, mas da próxima vai ser vermelho direto e com uma suspensão de uma semana do blog, tô avisando!

          Pede desculpa!

      • O meu comentário nunca vai virar filme. Porém uma nossa conquista virou e foi sucesso. Coisa que nem Flamengo e nem Corinthians conseguiram. Muito menos times de torcida modinha, que depredam estádio quando o time cai e acaba passando 3 anos na divisão inferior do futebol brasileiro. E o nosso estádio tá 98% pronto.

  • Bom dia, Dalai!

    Vamos botar fogo nesta manhã de segunda-feira e parafrasear o grande Lulu Santos:

    Nada do que foi será
    De novo do jeito que já foi um dia
    Tudo passa, tudo sempre passará

    A vida vem em ondas
    Como um mar
    Num indo e vindo infinito
    Tudo que se vê não é
    Igual ao que a gente viu há um segundo
    Tudo muda o tempo todo no mundo...

    Grande abraço!

  • Bom dia a todos!

    E um bom dia especial a quem acredita que a SEGUNDA já ficou para trás. Ficou, não. Ela não ficou, não. Olha ela aí olhando para você! Não tá vendo? Vai ver!!!!

    E hoje, não sei porque, estou meio sem inspiração... Mas não posso deixar de registrar um fato importantíssimo. Porque ficamos sabendo na QUINTA, através daquele que são muitos, que o BBBruzeiro ganhou mais um troféu na temporada.

    Sim. É que depois de vencer em Bragança Paulista, a capital da linguiça, o primeiro torneio do ano e logo a seguir o troféu Uvas Verdes, disputado durante as finais do campeonato mineiro, aquele que não vale nada desde 2019, o BBBruzeiro, esse compulsivo levantador de taças, conquistou mais uma: o troféu "O Galvão falou meu nome". Não é formidável? Ô carência! Ô povo sofrido!!!! Vai que é sua BBBruzeiro!!!!

    Mas agora é tempo de carnaval. E, como disse o Galai, de tirar prints de tela do computador. Para mostrar aos netos no futuro. Eles não iriam acreditar sem uma prova material.

    E aqui se diz que a SEGUNDA vai chegar. Porém, diante dos resultados 'adversos', muitos questionam essa previsão. Portanto, para não me complicar, vou sair pela tangente: "Eu disse que vai chegar, só não disse quando...". Entendedores, entenderão! Terrível, terrível, terrível!!!!

    Mas já foi explicado aqui também: o Galo passa por uma turbulência. O caso do BBBruzeiro é de decadência.

    E o Pepa já mandou avisar a esse povo vaidoso: "Nada de salto alto". E eu complementaria: "e nem de maquiagem, de batom e de cilos postiços". Ouviu bem, rapose?

    Mas agora eu vou porque tem um povo aqui bravo comigo. Fica tiste não. Aproveita o efêmero momento de glória que logo, logo, ela vai passar. E vejo vocês na SEGUNDA de novo. Combinado? Abraços fraternos, sobretudo aos mais nervosinhos.

    • Tanta enfase na segunda, estamos realmente "vivendo na cabeça do Jorge sem pagar aluguel". Bi Bi!! O cabuloso agradece sua audiência.

      Como voce fala tanto em SEGUNDA (trauma de 2005?) estou curioso se você é o autor da famosa frase que eternizou certas preferências da torcida emplumada: "Melhor um homem na SEGUNDA que uma bicha na primeira"? kkkkkk

      Pobre Jorge, tanto amor não correspondido e toda esta carência, necessidade de atenção. E com ênfase em linguiça? Freud explica. hahaha

      É chacota? É cocota!!

  • D novo a velha estória da vaca em cima da árvore: ninguém sabe como ela subiu, mas todo mundo tem certeza de q ela vai cair; simples assim. Podem printar e cobrar no final do campeonato.

  • Impressionante como o Cruzeiro incomoda o Brasil inteiro.. Programas de esporte dos entendidos de Sp e Rj não entendem.. acham absurdo.. pois o receio destes e de outros da De MG o seguinte... se eles voltarem a figurar entre os de cima? o Mineirão lotado?..... o que vamos fazer .. pq o cabuloso ..é cabuloso...
    Vamos aguardar..
    e o galo ganhou de novo? sim uma tarrakada ...

Posts Recentes

PARTIU PARAGUAI!

De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…

21 de novembro de 2024

MANHÃ DE QUARTA: A HORA DA EMOÇÃO!

Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…

18 de novembro de 2024

QUARTA, 11 DA MANHÃ, TESTE FINAL!

Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível  time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…

13 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!