Cruzeiro e Náutico fizeram ontem um jogo síntese do nosso campeonato: muito esforço mas sem esquema, lançamentos perdidos e a sucessão de faltas desnecessárias travando os poucos ataques. Desta vez, a expulsão de Fabio, aos 6 minutos do primeiro tempo, dificultou o que já não era fácil.
O último jogo em BH neste findante campeonato foi mais do mesmo. Tivemos 23% de posse de bola. Aqui perdemos mais pontos do que fora. Em grande parte dos jogos, abdicamos de atacar. Em muitos, marcando primeiro, recuamos à espera do empate ou da virada. Sexta-feira será o encerramento, contra o Paraná, em Curitiba.
Acabará uma temporada horrível, sem deixar saudade. Em gravíssima situação financeira, o Cruzeiro precisa motivar a formação de uma ampla força de emergência, acima das correntes partidárias. Acima da arrogância e do egocentrismo.
Acordar e reagir enquanto há tempo.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Alex Souza faz uma ponderada, objetiva, mas dolorosamente realista análise da situação do Cruzeiro. “O tempo tem sido perdido com foco equivocado”, observa ele, condenando as discussões infindáveis e estéreis sobre temas secundários. Após enumerar esses debates que não trazem qualquer benefício, adverte: “O tempo está passando e o clube continua se afundando´. Recorda as altas cifras de rendimentos nos últimos anos e conclui: “Quando havia muito menos dinheiro, a geração passada de mandatários trabalhou e conseguiu manter a casa em ordem. ”
Meu caro Alex, obrigado pela sua excelente contribuição. Triste, mas verdadeira. Às vezes penso que estava escrito na nossa trajetória, para compensar tantas páginas heroicas e imortais, passarmos por este purgatório. Porque muitos avisos foram dados nos últimos 10 anos. Muitos sinais, detectados. Não foram suficientes.
2. Galo Doido New York aceite que não houve distorções. Recebemos um título mais que honroso e significativo de entidade isenta, internacional, sediada em Bonn e reconhecida pela FIFA. Desculpe-me, mas o atleticano que vibra tanto com o título de Campeão do Gelo que lhe foi presenteado pelo autor do seu hino, o que faria com o de Melhor Clube Brasileiro do Século 20? Sei que aplicados outros pesos para outros títulos, talvez o resultado alterasse. Mas sei também, e isto nos basta, como bastaria pra vocês, que segundo os critérios do IFFHS, o Cruzeiro é o melhor do século no Brasil.
3. João de Deus Filho, descrevendo o Cruzeiro em estado terminal, me lembra que vacinas não curam. Apenas previnem. É verdade. Mas permitem que a equipe de frente, imunizada, atue mais próxima do paciente. A relação de dívidas acumuladas e de processos de cobrança é de fato assustadora. Contratos com cláusulas absurdas, inimagináveis e salários, aumentados criminosamente em 50, 60 e até 100 %, estão em cobrança judicial. Em duas colunas intituladas CRUZEIRO INJUSTIÇADO
defendi a tese de que pela coincidência de tragédias que nos atingiram – Corona-Wagner e Coronavirus – tínhamos de receber dos órgãos públicos pelo menos uma moratória.A situação continua gravíssima. Deveria haver um apelo honesto, depurado, de formação de uma frente ampla de socorro. Sem bandidos infiltrados.
João, atleticano, encerra a sua sempre bem-vinda contribuição a este QUINTAL com um devaneio: o Atlético tentará contratar Cavani ou Hulk para a inauguração do estádio. Cuidado, João. Já houve uma Selegalo que não deu certo. E os problemas do Corinthians aumentaram depois do novo estádio. Você dirá que o esquema aqui é diferente. E eu volto a lembrar que não existe almoço de graça.
4. Teobaldo critica o blogueiro por cravar que 9 milhões de olhos vigiam a administração. A arrogância está diminuindo ou cada cruzeirense possui apenas um olho? Meu caro Teobaldo, sob certo ângulo, você tem razão. Mas me dê, também, um pouco, entendendo que a frase não implícita seria “9 milhões de par de olhos” …
5. Icaro Leão e Rei Melo perdendo as esperanças com o Cruzeiro. Enumeram as frustrações de 2019 e 2020, absurdas e até tragicômicas. Uma sucessão de atos dúbios minando a confiança. O tempo vai passando e a situação piorando. Têm razão. Mas não desistam do Cruzeiro. Ele é grande demais prá cair assim, sem luta.
6. Como já foi lembrado aqui: o Cruzeiro pode nos decepcionar; o Atlético, nunca.
7. No jogo de ontem, contra o Náutico, a entrada de Patrick Brey no final do segundo tempo mostra que precisamos de jogadores no campo e no banco.
8. As teias do destino tecem enigmas: a última vitória do Internacional sobre o Grêmio foi em 9 de setembro de 2018, com gol de Edenilson. Desde então, só derrotas e, no máximo, empates. Até ontem, quando Edenilson fez, de novo, o gol da vitória.
De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…
Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…
Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…
Ver Comentários
DALAI DA LAMA não consegue fazer uma coluna sem citar o GALO. Não é só ele..o GALO INCOMODA DEMAIS A MARIADA. Porque será?
Olhem nos dias de jogos nesta pagina. A MARIADA QUASE NÃO APARECE MAIS NAS MATÉRIAS DO POBRE TIMECO FALIDO BI REBAIXADO. Mas basta um resultado que não seja uma vitória do GALO que elas INVADEM A PAGINA DO GALO. Como o GALO incomoda a MARIADA a ponto de torcerem mais contra o GALO do que a favor do próprio TIMECO. NORMAL DE UMA TORCIDA DE SIMPATIZANTES.
DALAI DA LAMA, não compare a situação do estádio do GALO com a do Curinthia, que construiu seu estádio as custas de financiamentos do Governo, hoje deve mais de um bilhão, assim como outros times devem. Não é o caso do GALO que esta construindo seu estádio com recursos próprios, quando pronto o GALO não vai estar devendo nem um centavo do estádio. Entendo a INVEJA da MARIADA. NUNCA vão ter um estádio próprio, vão ficar jogando de favor e devendo aluguel o resto da vida. FATO
Muitos avisos foram dados nos últimos 10 anos?
E o caro Conselheiro, fazia o que lá? Ah tá, via tudo acontecer e ficava calado. Você é tão culpado qto Itair, Serginho, Wagner, Pedrosa, Benecy, Deivid e outros.
Caríssimo Dalai, vejo muito o senhor falando da necessidade de se formar uma frente ampla de emergência para ajudar financeiramente o clube, mas ao que parece, a diretoria atual, por egocentrismo, não solicita tal ajuda ou de qualquer outro tipo. Por que, então, a formação dessa frente não é formada de fora para dentro? O senhor, com a influência que tem junto aos conselheiros, poderia nos ajudar e dar o pontapé inicial com a reunião de quem possa e queira contribuir mais com o clube. Após formulação da proposta de participação dessa frente e contribuição, isso poderia ser apresentado à torcida e tenho certeza, que o torcedor comum, compraria a ideia e pressionaria a atual diretoria a aceitar a tão sonhada ajuda de fora, mencionada pelo próprio treinador da equipe na última coletiva pós jogo.
Vejo as participações neste espaço com muito interesse. É curioso como buscam por 1.000 maneiras distorcer e negar a realidade. Um juiz imparcial senteciaria: "o clube está em estado TERMINAL". Mas, há aqueles que, teimosamente negam a verdade dos fatos: o total atual das dívidas é de mais de UM BILHÃO DE REAIS; ela continua aumentando a cada dia; os responsáveis pelo clube se preocupam mais com os próprios interesses, servem-se do clube e não estão dispostos a "largar do osso", até porque, seria uma admissão de culpa; a torcida acordou e não vai mais dar dinheiro pra vagabundos que derrubaram o time na segunda divisão (por enquanto) ainda mais na grave crise econômica em que nos encontramos. Este é o resumo da ópera!
Dalai, quanto à sua afirmação: "E os problemas do Corinthians aumentaram depois do novo estádio. Você dirá que o esquema aqui é diferente. E eu volto a lembrar que não existe almoço de graça.". Não é almoço de graça! E aqui não há esquema! Trata-se de bem planejada engenharia financeira que custou metade do Diamond Mall. Nós, atleticanos, estamos pagando! Esse almoço é bem caro. Mas, vale a pena...
Esse Blogueiro realmente quer iludir essas smurfetes..
O fim desse micróbio azul está mais próximo do que elas acham..
É questão de tempo..
1 bilhão em dívidas..
Sem técnico e sem time..
Credores batendo na porta..
Acões na FIFA..
E algum técnico em sã consciência vai querer assumir "isso"?
Tic.. tac.. tic..tac..
Meu amigo, a única coisa que impede uma retomada do Cruzeiro hoje é a questão política do clube.
Não falo só do Cruzeiro, NENHUMA instituição com tal tradição e milhões de torcedores acaba da forma como vc torce para acontecer.
Quanto a valor de dívida é muito subjetivo, seu time já beira um Bi (talvez será o primeiro que vão conquistar) de dívidas, o que tem de ser feito é equacioná-la.
Não digo que é fácil ou rápido, mas é perfeitamente possível sim.
Ah! É só a questão política??? Então, está fácil! KKKK
Ou não? Quando tentaram vender o estacionamento da sede campestre, teve um conselheiro que se opôs. Por quê? Pelo relevante motivo dele estar preocupado por não ter onde parar o carro dele. KKK Preocupação com a situação do clube? Zero!!! Isso é apenas um exemplo. A questão política é a mais grave e nenhum dos conselheiros que se acham "donos do clube" admite sair para retomar um mínimo de credibilidade. E, sem eles saírem, a torcida não põe dinheiro, cansada que está de enriquecer vagabundos. A propósito, achei muito pertinente a manifestação de um leitor deste Blog: A torcida (o torcedor comum, aquele que realmente ama o clube e paga por ingressos, camisas etc.) só é chamada para pagar as contas; para a tomada de decisões está algemada e amordaçada. PERFEITO! ! !
UM BILHÃO DE DÍVIDAS não tem nada de subjetivo! KKKK É muito dinheiro em qualquer lugar do mundo, talvez menos nas suas ilusões... De janeiro a setembro, segundo balancete do próprio clube, o total aumentou em mais 343 MILHÕES! ! ! Ainda antes de acabar o ano... O patrimônio total já é menor que as dívidas, o que caracteriza o clube com insolvente. Nenhuma instituição financeira pode emprestar dinheiro nessas condições.
Mas, se vc acha que é perfeitamente possível, lanço aqui o desafio: doe TODO seu patrimônio para o clube, não espere pelos outros (quem pede, nunca doa; está sempre esperando a torcida, leia-se, os bobos).
Dê VC, Ícaro Leão, o exemplo!
Já sei a sua resposta...
Não há naada de subjetvo em números. O passivo de 1,3Bi é confessado pelo proprio Cruzeiro em ações judiciais, no topico onde pede para não pagar as custas judiciais.
O blogueiro sabe bem que o marketing eh uma parte muito importante em qualquer atividade, afinal de contas a propaganda eh a alma de todo negocio. Com o futebol nao eh diferente. Os clubes tentam aumentar a receita tirando proveito de todas oportunidades, mesmo que isso implique em publicar meias verdades...Neste quintal nao eh diferente ja que o DONO sempre puxa a sardinha pro seu lado...
Atualmente com o avanco da internet e o acesso facil e abrangente a um determinado publico alvo, marketeiros se utilizam de tudo que eh possivel para faturar o maximo, mesmo nao sendo totalmente honestos.
Tanto o blogueiro quanto os marketeiros do Cruzeiro sabem que a ESTORIA da TRIPLICE COROA e MELHOR TIME DO SECULO, sao campanhas para faturar com a venda de produtos para os torcedores, mesmo que isso implique em faltar ou distorcer a verdade.
A TRIPLICE COROA foi criada por clubes europeus que ganharam as COPAS NACIONAIS, os CAMPEONATOS NACIONAIS em seus paises e a CHAMPIONS LEAGUE...Na America do Sul especificamente referente ao Brasil, um time teria que ganhar no mesmo ano a COPA DO BRASIL, o BRASILEIRAO e a LIBERTADORES, feito este nao alcancado por nenhum time.
Com o MELHOR TIME BRASILEIRO DO SECULO, nao eh diferente, o blogueiro insiste em dizer que a FIFA reconhece o IFFHS mas se nega a dizer que a mesma FIFA e o IFFHS nunca outorgaram tal titulo ao CRUZEIRO...Tal honraria foi outorgada pelo departamento de marketing do proprio CRUZEIRO.
Justica seja feita...As duas conquistas tem selo de qualidade!!!!!
https://uploads.disquscdn.com/images/75d2c9bc02c173b0e3b99ba3b22d7572e07e4ef85abd6487365baa4ded3cfef2.png
Desistir do Cruzeiro não é uma opção!
Há que se ter esperança, mas sem deixar de enxergar a realidade do clube.
Há muita coisa pra ser feita, muito que se expurgar.
Os bandidos ainda estão dentro do clube.
Esse presidente que aí está já demonstrou que é muito bom de papo, mas péssimo nas ações.
Espero que tenhamos uma intervenção judicial e para isso a participação dos conselheiros honestos e que amam o Cruzeiro será fundamental.
"Em duas colunas intituladas CRUZEIRO INJUSTIÇADO defendi a tese de que pela coincidência de tragédias que nos atingiram – Corona-Wagner e Coronavirus – tínhamos de receber dos órgãos públicos pelo menos uma moratória."
É mesmo? Seria então mais uma farra com o dinheiro público? Usar, por exemplo, a pandemia como desculpa para perdoar as mazelas cruzeirenses? É sério???
O dinheiro dos órgãos públicos vem dos impostos de todos nós, cidadãos brasileiros, portanto conceder moratória a uma entidade privada como é um clube de futebol, seria pegar o meu, o seu, o nosso dinheiro, o dinheiro de todos nós contribuintes para simplesmente perdoar uma entidade privada, extremamente mal gerida que não honrava seus compromissos financeiros assumidos! Eu não concordo que usem meu dinheiro para perdoar as mazelas do Cruzeiro assim como também não concordaria caso fosse o meu América!
Em relação aos contratos com cláusulas absurdas, paciência, os legitimamente eleitos e portanto legalmente responsáveis pelo clube na época, assinaram! Situação difícil de escapar...
Dalai, com todo o respeito, que o seu Cruzeiro arque com as consequências!
Boa tarde Dalai, Felipão acaba de abandonar o barco. A menos que eu esteja enganado, é mais um indicativo de que o presidente não consegue apresentar um projeto de recuperação sequer a médio prazo. Concordo com algumas opiniões aqui de que deveria vir da parte bem intencionada do conselho um movimento de resgate do clube. Ao meu ver você teria condições e credibilidade para essa articulação. Abraço.
No final das contas, a única pessoa q se deu bem foi o dalai. O micróbio azul ficou a mto mais do q 6 pontos do g4, não ficando peso algum sobre o ombro do blogueiro em virtude da punição da fifa... rsrs