Qual doeu mais, da ADIDAS ou do RAPOSÃO? Ambas, como mísseis, atingiram a profunda, sensível e perigosa área emocional do torcedor onde dormem instintos primitivos. Entrar naquele santuário exige cuidado: assepsia corporal, luvas de pelica, sapatos de veludo, gestos tênues, a susceptibilidade aflorada na pele.
O pessoal da ADIDAS e a equipe do RAPOSÃO entraram de trator de esteira. Lamentável amadorismo. Milhões de inocentes feridos no seu puro amor ao Clube. Profanação.
Mas vamos na Fé! O Universo mais uma vez conspirou a favor da Nação Azul ministrando aos nossos gestores, como amostra, uma gota do veneno embutido naquela figura horrorosa que visava violentar o Raposão Raiz.
Assessores da ADIDAS, diplomados na mesma faculdade daqueles que integram o marketing de Ronaldo – a hoje famosa “Se podemos esculachar, pra que vacilar?” – resolveram, do nada, cutucar caixa de marimbondo, com vara curta, proclamando que o Atlético “é o maior de Minas”. Quanta besteira gratuita, sem propósito. O despautério durou minutos. Mas fez estragos difíceis de serem reparados exatamente porque atingiram aquele patrimônio metafísico que o torcedor guarda na sua memória afetiva, sagrada.
O CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima, indignado com a ADIDAS disse que o fato “mostra desrespeito e desconhecimento da marca alemã com a nação azul”.
Triste e indefensável pisada de bola.
Meu caro CEO agora responda: e aquela figura grotesca, infantilizada, que também do nada foi apresentada como “novo Raposão”? Ela por acaso mostra “respeito e conhecimento com a Nação Azul”?
O que você acha que está nos ferindo mais: ADIDAS ou “Raposão”?
Quanto a mim, sem dúvida é o “Raposão genérico”. A bala perdida da ADIDAS veio de fora. A do “Raposão” veio de nossa cozinha, com chef paulista e salgadeiras cariocas.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Deus escreve certo por noites tortas – Polissonografia marcada há semanas pra iniciar as 19h de quarta-feira, justo na hora do Bragantino x Cruzeiro. O blogueiro apelou ao neto Rafael Rocha, editor deste minifúndio pra concluir a coluna a ser publicada quinta. Bate Papo pronto, cabia-lhe falar sobre o jogo amistoso.
A santa rebeldia dos jovens não cumpriu o script. Surpreendeu-nos com um texto arejado, forte até no título – “EU TAMBÉM VOU RECLAMAR” – pincelando as frustrações celestes com os últimos atos do gestor Ronaldo: manutenção do demissionário Pazzolano desde dezembro, contratações discutíveis, má hora pra brigar com a Minas Arena, tirando-nos o Mineirão, com absurda perda de sócio torcedor, e a bobagem inqualificável com o Raposão. Choveu aplausos. Inclusive os meus. Acho que precisamos aqui da visão corajosa dos jovens sobre esta complexidade intrigante em que se tornou o nosso Cruzeiro. Atendendo sugestões, a partir de agora, a última coluna de cada mês será assinada por Rafael de Novaes Rocha, conferindo a nossa bússola. Assim, será dele a coluna de quinta-feira, dia 27.
2. João de Deus Filho, quase caindo na real:
“… Eu venho dizendo há tempos que o negócio anda feio dos dois lados, mas o lado de cá é muito menos feio tem condições, em último caso, de pagar uma cirurgia plástica e ficar bonito. Lindo, na verdade. Fato que, com certeza, não acontecerá do lado de lá. Lado azul. Que anda vendendo almoço pra pagar janta…”
Meu caro Guru da Racionalidade, de fato situações aflitivas na economia dos dois Clubes. Mas com uma diferença: o lado azul chegou ao fundo do poço e organiza uma difícil e pesada reconstrução. O Atlético ainda não estancou vazamentos que fazem subir, dia a dia, a dívida que já é a maior do Brasil. É inacreditável, mas o que o Clube está pagando de juros mensais sustenta a maioria da Série A.
Meu caro João de Deus, pela sua excelente folha corrida neste QUINTAL e pela necessária preservação cardiológica, aceite uma correção: dispense a cirurgia plástica e contrate junta médica especializada em transplante simultâneo de órgãos: coração, pulmão e fígado.
3. ADIDAS/2 – Prato cheio pra psicólogos! Como lembrou o Rafael de Novaes Rocha na última coluna, as redes sociais, com a interação instantânea, nos “obrigam” a opinar sobre tudo, a todo momento; desde “um buraco na rua da Padaria até a alta da taxa Selic”, pontua ele. Que dirá quando a ADIDAS, marca mundial de produtos esportivos, com larga tradição servindo os clubes mineiros, lança do nada a declaração de que “o Atlético é o maior de Minas” … Quando me contaram, pensei logo no estagiário que fez essa bobagem. Será o mesmo que inventou o novo Raposão e perdeu o emprego?
Durou minutos a palhaçada. Mas, como tudo na vida tem um lado bom, exceção de CD de Sertanejo Universitário, o fato desperta um necessário estudo sociopsicológico a partir de duas premissas: Qual a razão da imediata e geral reação? Se o Atlético “não é o maior de Minas”, quem será?
4. ADIDAS/3 – Vamos colocar os pingos nos iis. Nem os atleticanos racionais dizem que o Atlético é o maior de Minas. O Atlético está o maior de Minas. Há três anos. Durante meio século, não foi. O alentador pra massa azul é que as placas tectônicas estão se mexendo.
5. Atlético 3 x 2 América – E pensar que Cavichioli foi eleito o melhor em campo, nos dois jogos contra o Cruzeiro!
GARIMPO
“Você é o que faz, não o que fará”.
(C. Jung)
Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…
Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…
Ver Comentários
E o HULK Dalai?
Dalai, até quando o Eduardo Silva vai continuar te desmoralizando. Este indivíduo não é capaz de viver em sociedade. Fica usurpando nomes para agredir os outros. O caso deste cidadão, se podemos classifica-lo como tal é de tratamento psiquiátrico e de polícia.
Cheguei a conclusão que a única maneira de nos livrarmos desse bobão é ignorá-lo. Eu não o respondo mais!
E o tsunami interno?
Mas bom apontamento: vamos incluir a pedra "Hulk", juntamente com o "VAR amigo", nas cartelas do Bingo do Galai!
Também vou reclamar!!!!!!!!!!!!
O time da camisa azul mais horrorosa do mundo foi doado para um dentuço gorducho, moço meio confuso. Já não tenho mais time pra chamar de meu, só tem um monte de perebas.
O meu mascote, Deus me livre, sem comentário.
O meu patrocinador disse que o verdadeiro maior de Minas tem a camisa mais bonita do PLANETA, e o pior, não e azul.
O cronista disse que os que roubaram o meu time, seriam julgados e condenados, mas a Polícia disse que eles não fizeram nada de errado.
Meu maior adversário deu show de bola no time que eliminou o meu e nem posso comemorar.
Vai começar a Libertadores e o meu secador quebrou.
Todas as zoreiras e gozações que eu faziam com meus amigos, viraram as deles contra mim e agora são eles que me zoam, muito, mas muito messssssssmooooo.
Por favor senhor bbblogueiro, ajuda ai!!! Até o Rei Melo virou Guru da Racionalidade, ele é o único que manda a real pra nós. Sabe que o goleiro é piruzeiro, que o dentuço gorducho, moço meio confuso, contratou uma baciada de perebas e que no final do ano vamos voltar para o lugar que nos pertence, de onde nunca deveríamos ter saido.
Não consigo mais torcer pra time PEQUENO.
Agora chega de reclamar, vou ver meu PORCO beber Água Santa.
bonita é a camisa código de barras, lembra a dívida de 1,5 BILHÕES da pequena ave de Vespasiano!
E Dudinha continua falando em dinheiro….
É obsessão?
Falta de assunto?
O dinheiro é seu?
Se vc usar o leitor de código barras do seu smartphone pra ler a camisa do Galo, que pelo jeito vc amou de tanto que fala nela, aparecerá ATLÉTICO MINEIRO, MAIOR DE MINAS! Saudações alvinegras!
JORNALISTA DA GLOBO CRITICA A NOVA CAMISA CÓDIGO DE BARRAS DO CAM
Narrador Luiz Carlos Júnior da Globo fala que antes o amarelo era horrível e agora o vermelho é a mesma coisa, se referindo aos números nas costas da camisa.
https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/esporte-na-tv/2023/04/03/noticia_esporte_na_tv,3991957/narrador-critica-nova-camisa-do-atletico-posso-dar-uma-cornetada.shtml
Do jogo contra o Bragantino, dá pra tirarmos algumas conclusões: algumas falhas graves a ainda serem corrigidas - com relação ao sistema defensivo, pra se posicionar melhor e o combate, que tem de começar antes do adversário chegar à área do Cruzeiro; jogadores mal posicionados (Nikão não é jogador de armação, de fato: é muito mais conduzir pra finalizar que receber e passar), para se encontrar em que setor do campo rendem mais e acertar a armação de jogadas, para que a bola chegue "redonda" aos avantes.
A diferença crucial parece em termos de motivação: Pezzolano, desde princípio do mineiro, em momento algum iludiu e parecia bastante desmotivado.
Deveras... se queria ter saído em dezembro... realmente não é fácil o tempo que se dedica ao futebol e, mais ainda no Brasil, onde não somente se trabalha, mas se vive futebol, se respira futebol.
Frustração maior ainda porque, time, quando subiu, Ronaldo prometeu e hora de contratar, vem uma barca de questionável qualidade - isso desanima qualquer um.
Que Pepa consiga colocar as peças no lugar e dirigentes contratem jogadores que se encaixem no que se é pretendido e, principalmente, a ocupar posições carentes do time - não só no time titular, como também nas reposições.
Triste pelo rebaixamento da Caldense, tradicional Veterana de Poços de Caldas, mas satisfeito pela Patrocinense - histórica rival da minha URT - se manter na elite.
Que o Trovão Azul monte bom time no Módulo II e volte à primeira divisão do estadual do próximo ano!
Prezado Dalai, bom dia
Não querendo ser repetitivo, mas o que a Adidas afirmou é o óbvio.
Pior cego é aquele que não quer ver.
Senão vejamos : Maior número de vitórias no confronto direto, maior número de campeonatos rurais, que não vale nada desde 2019; vencedor do único título nacional disputado entre as duas equipes.
É por aí que se mede o maior de um estado.
Nos 50 anos que você prega a hegemonia do CSA, aconteceram vários rurais, vários confrontos diretos e a maioria deu Galo.
Concordo com você, se me disser que o MAIOR VEXAME de Minas, aconteceu em 08/12/2019 e durou até 2022. TrinaB.
No mais é "si me divertir" com as ofensas raivosas dos azulinos : otário, babaca, vai dar o toba , etc,etc,etc.
Perfeitamente compreensível.
Se o camarada já não tem educação e somado a isso,tá vivendo uma fase futebolística pra lá de difícil, resta a ele usar a qualidade que ele tem de melhor : xingar todo mundo, pra ver se desabafa.
Mas não adianta, porque na realidade........ PERDEU, MANÉ !
Bom dia a todos!
Eu iria escrever algumas coisas na quinta, mas depois refleti e achei que o melhor dia para escrever sobre o BBBruzeiro é mesmo a SEGUNDA. Escolha providencial do Galai, o dia nobre da sua coluna!
Primeira constatação: o Dalai está querendo dar uma limpeza no seu Quintal, mas como é mais fácil sujar do que limpar, está cheio de gente que continua emporcalhando o nosso blog, o blog dos Atleticanos. Força Galai, arranca de vez essa erva daninha do Quintal!
Segunda constatação: o neto escreve muito bem! Parece ser até um fake do avô! Mas como diria o Galai, o anjo da guarda do Rafael deu uma saidinha para ver se anteciparam o primeiro de abril ou se era verdade que o BBBruzeiro tinha virado sobre o Bragantino, e ele, sem querer, acabou por confirmar minha fala: "Óbvio, assim, haver “estragos seletivos”." Valeu, Rafael! Obrigado pela confirmação. A pandemia causou estragos seletivos nos times de futebol. A tese do Galai estava certa! Coitado do BBBruzeiro!
E hoje o Galai propõe uma falsa questão: O que você acha que está nos ferindo mais: ADIDAS ou “Raposão”? A resposta certa seria: "A realidade". Porque o raposão morreu agoniado em 08/12/2019. Em seu lugar, escondido no armário, a raposete, como vou explicar abaixo, dentro da nova realidade do BBBruzeiro. Quanto a adidas, só falou verdades. Difíceis de engolir, sobretudo para quem vive cheio de vaidade. Mas é isso. É a dura e cruel realidade que está ferindo o pobre bbbruzeirense.
Mas eu queria mesmo era falar sobre o novo técnico do time do Ronaldo. Eu acho que com o Pepa, o Ronaldo pretende iniciar um processo de 'palmerização' do BBBruzeiro. Calma! Nada de trocadilho infame. Estou falando que tudo começa com um técnico português... Agora vai!!!
Mas por falar em Palmeiras, a verdade é que, tirando uns e outros por aí, não tem mais time bobo no futebol! Água Santa! A última vez que ouvi falar disso foi com o Ceni matando a sede do Ronaldinho...
Mas o Pepa está certinho quando disse que o elenco do BBBruzeiro é acima da média. Teve gente sonhadora dizendo que ele é 'bom de vestiário' e estava dando uma força para os pereb... ops, para os jogadores. Pode ser. Mas o fato é que o português falou a verdade. O elenco do BBBruzeiro é mesmo acima da média.
O problema é que, enquanto o brasileiro não se preocupa muito com a precisão das palavras, o português tem um pensamento lógico e literal excelente. Qual foi a reflexão do Pepa? O BBBruzeiro é um time que está há três anos na série B. Tirando jogos de outros campeonatos em que enfrentou times da série A (e perdeu todos!), o habitat natural do BBBruzeiro atualmente é a série B. Esse ano é que vai tentar a sorte entre os times da elite. Dessa forma, o Pepa ao fazer a média do elenco, comparou, evidentemente, com seus adversários do triênio passado. E só falou a verdade! O elenco do BBBruzeiro está acima da média. Foi o melhor da série B do ano passado. Fato! E agora em 2023, mesmo dando uma 'desmelhorada', ainda poderia chegar perfeitamente entre o quinto e o nono lugar, caso jogasse a série B. Acima da média, portanto.
E eu acho que o BBBruzeiro deveria persistir com o Pepa durante toda a temporada. Não seriam seis ou sete derrotas consecutivas no começo do brasileiro que deveriam derrubar o treinador. Precisa acreditar no seu trabalho. Eu acredito!!! Deixa o homem trabalhar! Até o fim!
Mais e o raposão, hein? Esse aí nunca me enganou!!!! Aproveitou a janela de oportunidade da desorganização geral do clube e em 18/12/2019 resolveu fazer uma 'repaginação' para melhor representar sua natureza, seu DNA. Demorou para criar coragem de sair do armário, mas quando veio, chegou todo esfuziante! Alegria pura! E, verdade seja dita, ficou até bonitinho com aquelas sombrancelhas e unhas arrumadinhas. Que fofinho!
E que preconceito desse povo que 'caiu matando' e fez o raposete voltar pro armário para trazer aquele raposão fingido (huuuummmm) e mal-humorado. Deve ser muito dificil representar o que não é. Por isso aquela cara de mal-humorado. Gente! Deixa o raposete ser feliz! Deixa ele dar à vontade essa sua alegria para a galera!
Mas eu entendi o Ronaldo. De fato é um sujeito à frente do seu tempo. Quando ninguém queria colocar um tostão no BBBruzeiro, nem o mecenas Pedrinho, ele viu ali a chance de ganhar muito dinheiro. E sem gastar um tostão, pegou o time para ele. E como estava todo mundo feliz com isso, ainda exigiu as tocas para poder levar a massa falida. Só não levou mais nada porque não tinha mais nada para ser levado!
Pois bem, o raposete está inserido na estratégia do Ronaldo de ganhar dinheiro com o BBBruzeiro. Como o time faliu e ele não é doido de colocar dinheiro para recuperá-lo, para ter sucesso e ganhar dinheiro, vai precisar reposicionar a marca. Sai o time que, com o fiofó para lua, ganhava um ou outro título e entra outro que nunca mais vai ganhar nada. Como então ser bem sucedido na empreitada? Tornando o BBBruzeiro um time simpático. E por que não, num 'campeão' da simpatia? Sabe aquele time que ninguém torce, mas todo mundo deseja que vá bem, tadinho? Pois é. Algo como o ameriquinha de anos atrás. Agora, ele assumindo novamente o seu posto de segundo time de Minas é preciso cuidado para 'não criar cobra'. Então vamos todos torcer para o BBBruzeiro, tadinho. Além do mais, o rapozete é tão fofinho!!! O Ronaldo é um gênio!
E estão tirando tudo do BBBruzeiro. Até a muleta de dizer que o seu fracasso era culpa da Federação que 'ajudava' o Galo. Dias depois de um jogo em que os próprios jogadores e treinador do adversário interpretaram o lance do mimimi como normal, a FMF entra em cena, a la raposete, para reinterpretar um lance interpretativo que não houve consenso entre analistas do futebol. Erro é algo objetivo. Jamais interpretativo. Pode-se falar de boa e má interpretação, jamais de 'erro'. Qual a motivação da FMF? O que querem? Tirar do árbitro o direito (e o dever) de ARBITRAR? Ora, se 50% acham uma coisa; outros 50% acham outra coisa, o que vale? A interpretação do árbitro? Ou do burocrata da Federação?
Chamar lance interpretativo de 'erro' é uma mais uma violência que praticam contra a arbitragem. Com apoio de 'comissão de arbitragem'!!!! Num gesto autofágico de uma categoria canibal. Não se admira que ninguém respeite um árbitro no campo de futebol. A sua pouca autoridade é minada por gestos inacreditáveis como esse da FMF.
A propósito, aguardemos agora o que o tal do ouvidor tem a dizer sobre o lance de pênalti no jogo de sábado em que houve invasão da área do jogador do américa antes da batida pelo jogador do Galo.
No primeiro caso, um lance subjetivo, de interpretação. No segundo caso, um lance objetivo, factual, que não cabe interpretação. No primeiro caso, o VAR pode chamar o árbitro para reinterpretar sua decisão de campo. Absurdo! No segundo caso, diante de um erro de fato, está impedido de acionar o árbitro para corrigir um erro indiscutível. Absurdo 2! Fica então a pergunta: para que serve o VAR? Parece que só para criar confusão. E alimentar o mimimi do povo do sofá. Aí que dó desse povo sofrido! E haja secador!
E vou agora porque quinta-feira tem mais! Tem mais pela Libertadores! Eita essa agenda apertada de time grande!
Então, até a SEGUNDA! Que logo, logo, chega! Pode esperar!
Última constatação: E o Hulk, hein, Galai?
1) Mascote é gênero feminino, portanto é "A raposete";
2) Concordo com a indignação dos sofredores... quer dizer, torcedores do CSA-MG: A Adidas errou! O Atlético não é "o Maior de Minas". O Atlético é o Maior! E só!
3) Fiquei assustado quando li "Quando ninguém queria colocar um tostão no BBBruzeiro...." Eu achei que o o complemento seria:" Ele foi lá no América e buscou o Tostão..." Brrrrrr!!!!!
4) VAR, independente do jogo: Vamos Ajudar a Raposa (podemos trocar Raposa por Raposete, mas o "A" continua lá! Fato!)
5) O Galai faz de tudo pra esquecer o Hulk e você vem aqui sacaneá-lo? Responda sem ler: quantas vezes o nosso anfitrião escreveu "Hulk" na postagem de hoje?
Tiririca, é vc?
como mascote é gênero feminino então o Galo é:
1) A GALA
2) A GALINHA
3) A FRANGA
4) A CODORNA
5) TODAS AS ANTERIORES
Boa tarde, Sr. Jorge!
Aqui é da Editora Chicken Little , gostamos muito desse seu textão aqui hoje e gostaríamos de publicar um livro.
Só falta escrever mais uma linha desse novo testamento e completando 200 páginas está tudo perfeito e seus argumentos de como ser um torcedor ressentido e magoado combinam com o título que sugerimos para essa obra histórica: MANUAL DO TORCEDOR MAGOADO E INVEJOSO!
Favor entrar em contato com nosso departamento editorial com nosso representante:
Anselmo Ramon
Tel: 31 6161 6161
Cidade: Sete Lagoas-MG
Agradecemos sua atenção!
Corrigindo...
Fone 31 6161 6161
Ramal 92
Correção:
31 6161 6161 ramal 92
Perdão, o telefone correto é
31 6161 6161 ramal 92
Sobre o Raposão, sem comentários. Vamos aguardar ele dar outra saida do armário azul e mostrar seu verdadeiro EU.
Sobre a Adidas, não tem como contestar a empresa. Ela tem os números. Afinal é ela que faz as duas camisas e vende.
Tava na hora de divulgar.
ADIDAS TEM OS NÚMEROS.
Quanto ao tema Adidas, o GALÃO está assim como o antigo crucru esteve. Correto?
Contra fatos não há argumentos, Dalai!
Aceita, é melhor, rsrsrs
Milagres existem!!! O dalai não falou no hulk e não falou q o pênalti a favor do Galo foi mandrake, pra beneficiar o "queridinho da fmf". Acho q não falou de ambos pq o cavichioli defendeu... rsrs
E principalmente porque teve invasão do jogador do coelho e o juiz não mandou voltar, como diz a regra.
A interpretação da regra fala que SE o jogador que invadiu não interferiu e nem pegou o rebote no lance, não houve vantagem alguma.
SEGUE O JOGO!
Deixa a Bunduda Chorona chorar mais que tá pouco!
Dalai, bom dia!
Se há oportunidade para outros escreverem, que tal um seguidor fiel da coluna ter a oportunidade de enviar um texto para que você o selecione, entre três melhores, e publique como valorização do público?!
A periodicidade você define!
Grande abraço!
A ideia é boa, Jamicel; o problema é o aparício de hábitos alimentares um pouco exóticos (embora sustentáveis ambientalmente) querem dominar o espaço, como , aliá, já o faz com a useira e vezeira usurpação de nicknames dos demais missivistas.
Em breve ele surgirá aqui, com a classe que lhe é peculiar.
Exatamente!!!! Contudo, acho que não mais utilizará sua classe e educação nas suas verborragias, pois já foi censurado pelo Galai em vários post Fakes. A casa caiu pro Eduardo Silva, agora vai ter que se contentar em postar suas baboseiras sem ofensas rsrsrsr.
Os romanos costumavam se expressar num dito nesta forma traduzido do latim: "Longe de nós o conviva que de tudo se lembra ". O que exatamente levou Manuel Panhame a se lembrar de máxima tão longínqua? Por certo o caminho pavimentado que está nos conduzindo ao TetraCAMpeonato, o Coelhinho Pompom, em momentos de maior azedume nomeado Micróbio Verde, sofrendo o severo aperto de nossa forte mão, do jeito exato que têm de ser, será e foi, em 1926 por exemplo, ocasião em que o Galo das Gerais efetuou um sapecamento de dez gols no lombo da mesma agremiação clorofilada que no atual estágio nos confronta, dez gols que foram aplicados em duas prestações suaves, 4x2 e 6x3, caprichosamente correspondentes à série do Decacampeonato que era então interrompida, Said, Jairo e Mário de Castro um Trio que apreciava impor de vez em quando e quase sempre as goleadas educativas, o dito Coelhinho por sua vez não demorando para ser pontualmente superado pelo Time dos Italianos, que na temporada seguinte, 1927, ano de inauguração de nossa primeira casa, foi impiedosamente escangalhado num estrondoso 9x2...
E o Dalai repetindo para ouvidos moucos que aquele jogo foi uma combinação arquitetada na tentativa de se derrubar o América Decacampeao... Cúmulo dos Absurdos: o Glorioso firmando conchavos com o mafienta clube da lama empretecida... A queda dos que ja se encontravam caídos... Deus nos livre do conviva que de tudo se lembra, não é, Dalai?
Manuel Panhame, para compensar esse desconcertante detalhe, se esforça em ser um amigo fiel, camarada e inventivo, ele buscando e encontrando jeito de introduzir o cruzeirim na conversa, essa final mineira entre os dois maiorais do momento no Estado muito machucando o ego do vaidoso torcedor da máfia azulada, seu espandongado CSA MG só aparecendo no noticiário através das previsões sombrias e cobranças em cartório. Felizmente, companheiros desenxabidos, existe um método infalível capaz de num passe de mágica tornar o Cruzeiro grandioso e de novo vivo, esse método supimpa sendo as aulas de história ministradas no Quintal. Vamos então a elas, hoje a gente propondo uma questão deveras estimulante, a reflexão nossa sobre quem foi ou é o maior futebolista do Estado que funciona como sede administrativa do Clube Atlético Mineiro. Impossível não pensar logo em dois geniais, Eduardo Gonçalves e José de Lima. Dr Tostão é portador de um currículo mais avantajado: campeão da Taça Brasil, Tri do Mundo, cinco vezes de Minas, artilheiro em mais de uma temporada, excelente cobrador de faltas. Estranha e artisticamente, ambos encerraram de modo prematuro suas brilhantes carreiras, Tostão derrotado pelo Destino Incognoscivel, o Rei Naldo vitimado entre outras particularidades pelos Zagueiros Conhecidos. Cabeças pensantes, curiosamente, ps dois nunca se destacaram como grandes cabeceadores... O Rei dos Pretos e dos brancos, que não cobrava faltas como Tostão, por sua vez não teve atuação destacada na selecinha nacional, em 1978 perdendo posição para Roberto Dinamite, grande artilheiro mas bastante inferior tecnicamente, em 1982 não convocado por opção do técnico, preterido em favor de um camisa nove que atendia pelo cognome Chulapa. Campeão em Minas por sete vezes, artilheiro regional e nacional, não venceu todavia o Brasileiro pelo Clube do seu coração, tendo estado ausente na semifinal de 1975 e na final de 1977, presente mas apenas meia bomba na final em 1980 e ainda assim assinalando dois tentos, precisando porém sair antes da pixotada espetacular de um zagueiro do Mingau, cujo nome nao quero citar um seminário sobre gênios. Sua presença no lance inquestionavelmente decretaria o 3x3, placar suficiente para contra tudo, todos e mais alguém o Galo de Minas calar a Capital do Crime, como tinha de ser e infelizmente não foi. Entre esses dois geniais genialissimos, quem foi o maioral absoluto, inquestionavelmente? Tostão com seu currículo superior ou o Rei que reinou com sofrimento, dor e ranger de dentes? Ao lado da questão sobre a Quadratura do Círculo, esta, envolvendo Reinaldo e Tostão, é também irrespondivel, impossível de vir equacionada. Não há como dizer quem foi o maior absoluto, objetivamente falando,vc e modo definitivo, insofismável. Podemos e devemos opinar, mas decretar jamais. Ninguém consegue.
O que Manuel Panhame consegue é dizer a todos no Quintal que, não importando quem foi o exato melhor entre os dois, não são exatamente Tostão é Reinaldo os definitivos maiorais. Isso mesmo que acabaram de ouvir lendo. Não são eles. Minas é maior que o Brasil. E quando pensamos sobre esse imenso celeiro de craques precisamos ter em mente dois nomes simplesmente espantosos, assombrosos, mais que espetaculares, acima do fora-do-normal. Precisamos. Um, cruzeirudo, Leonizio Fantoni, cidadão do mundo, dupla nacionalidade, filho de italianos nascido em 1912 na Cidade do Galo, falecido ali mesmo em 1975; o outro, um Atleticano, Mário de Castro, natural de Formiga, onde nasceu em 1905, tendo falecido também ali no ano de 1998... Fantoni III para os italianos fascistas e Novinho para nós outros, capiaus das Alterosas, Leonizio foi considerado pelos entendidos de plantão simplesmente uma mescla de Tostão e Dirceu Lopes... Isso mesmo que leram os alfabetizados que frequentam o Quintal. Copiaram? Conseguem assimilar? Tostão e Dirceu Lopes, essa forte mistura diluída na pessoa de um único jogador. Suficiente para provocar tontura em cabecas pensantes. Imaginemos um instante só a seguinte possibilidade, apenas para exercício de simetria: se fosse uma mistura de Tostão e William Pottker, já seria um fenômeno a ser estudado, concordam? Sim, porque matematicamente a fórmula Tostão mais Pottker é igual a algo superior a Tostão... Certo. Só que não era exatamente Tostão mais Pottker, amigos segundinos escangalhados. A soma era de Tostão e Dirceu Lopes agrupados os dois num único vivente. São capazes de imaginar vocês que hoje em dia fazem contas de somar contando com fatores Brunos, os Josés e os Rodrigues? Mas, pasmem os que são batizados em igreja, Manuel Panhame discorda dessa equação fabulosa, acrescentando por sua própria conta um terceiro item: aos olhos de Manuel Panhame, testemunha ocular do fenômeno, Niginho foi uma mistura de Tostão, Dirceu Lopes... e Hulk. Adianto q estou falando sério, escrevo com honestidade e explicarei com clareza. Simples assim: nem Tostão nem Dirceu Lopes possuíram a força descomunal que Niginho demonstrava arrastando zagueiros e volantes, suportando trombada, fuzilando,valeu cognome entre torcedores e jornalistas sendo Menino Metralha, ele passando, avançando e chutando a gol, deixando pelo caminho os tombados sem recurso. Uma força incompreensível da natureza aliada a uma técnica pesadíssima, eis Niginho. Entenderam a proposta da formatação tripla?
Recordemos agora um fenômeno ainda mais surrealista, absurdamente incomum. As reportagens e matérias sobre Mário de Castro nos parecem lendas. Ser a que foi mesmo assim, o tempo todo. Eyewitness, Manuel Panhame no entanto não acompanhou Mário de Castro em ação mais de quatro vezes... Teria sido assim como registram o tempo todo?
Elequemos as façanhas transcendentes... Primeiro item: Mário de Castro nunca chutava uma bola para fora(!)... Ou era gol ou a bola batia na trave ou o goleiro defendia. Nuna para fora. Notarmos o óbvio: Pelé, Reinaldo, Tostão é Niginho __ ficando apenas nestes __ claro, se cansaram de chutar bolas para fora. Mário de Castro não. Segundo item: Mário de Castro inventou e se aprimora a numa técnica inimaginável de efetuar lançamentos... para si mesmo(!!). Como era isso?! Difícil visualização, mas ele atirava a bola, dizem, que viajava e terminava retornando aos seus pés... Terceiro item: mesmo considerando a excentricidade dos dois anteriores, esse terceiro a mim parece o mais extraordinário. Mário de Castro dribla a escrevendo o próprio nome nos gramados. Iniciava, seguia ao mais longe possível, acontecendo vez ou outra ele concluir com perfeição. E as vezes fazendo gol. O absurdo dos Absurdos em forma de gente. Credo quia absurdum est.
Retornemos, antes de terminar, ao mundo ordinário. Mário de Castro era formado em medicina e também encerrou prematuramente sua magnífica carreira. Mas fez isto por vontade própria. Ao final do campeonato de 1931, a rivalidade entre Atlético e Villa Nova crescia sem parar, chegando ao ponto de acontecer uma morte. Aquilo assustou Mário de Castro. Num jogo decisivo disputado em Nova Lima, ele tendo marcado os gols da virada espetacular que levaram o Galo ao título. Em meio às comemorações no vestiário, inconformados torcedores alvirrubros invadiram o local e um diretor do Atlético atirou contra um deles... Aquele acontecimento trágico desgosto demais o fenomenal jogador. Tentou não obstante prosseguir na carreira, mas não conseguiu. Terminou retornando à sua cidade e se entregou à profissão de médico. Mário de Castro entrou em campo exatas cem vezes vestindo a camisa do Clube Atlético Mineiro e assinalou 195 gols. Uma espantosa média de quase dois gols por partida.
O Atlético sempre foi o Maior de Minas. Não vou repetir que o MAIOR CAMPEAO DO ESTADO, O CLUBE QUE TEM MAIS VITORIAS E DE QUEBRA MAIOR NUMERO DE GOLS MARCADOS CONTRA OS DEMAIS é o Clube do nosso coração e dos vossos pesadelos... Qdo o Maior Cruzeiro de Todos os Tempos fez alguma graça no Estado, ganhando dois títulos, um nacional o outro continental em dez anos de atuação, ele ESTEVE, enqto impedia a inauguração do Mineirão, o Maior.
Discutir com números, com a matemática só o pessoal ridículo que gritou Galo em 98 e distribuiu folhetos dizendo que têm 2 libertas em julho de 2013. Se tiverem ouvidos, o que nao é certo, estão ouvindo.
Gaaaaaaaaaaaaaaaaloooooooooooo!!!
Errata: não é mais possível tentar corrigir as inversões que são efetuadas nos escritos. Teríamos que escrever outro texto e por certo mais erros surgiriam, desanimando quem escreve. Mas uma pixotada maior do senhor doutor computador precisa ser esclarecida depressa: Manuel Panhame não escreveria, nem se quisesse, que 'Tostão e Reinaldo encerraram "artisticamente" suas carreiras'. Seria demais. O que escrevi foi "Estranha e fatidicamente, ambos encerraram de modo prematuro suas brilhantes carreiras..." É chegado o tempo das máquinas pensantes. Aaaaaafffff!
E veja vc, caro Manél, a coincidência: o tetra do Maior de Minas de forma quase que simultânea ao vindouro TETRANAB do Menor de Minas.
Kkkkkkkkkkkkk... Ê tetra aqui, tetra lã. Tetra, penta, hexa, hepta... Como eu penso, confrade Peppeu, que a gte nós vamo desta vez chegar no hepta, seria louvável da parte deles, lá embaixo na B eles seguir o Líder...
Kkkkkkkkkkkkkk... Gaaaaaaloooooo!!