Será nestas alturas, em Quito, contra a Universidad Católica, pela Copa Sul-Americana, o reencontro de “La Bestia” com as disputas internacionais suspensas desde 2019 quando o tsunami interno arrasou o Clube.
Pra chegar ao Equador, viajamos terça-feira, em voo fretado, 4.300 quilômetros, cumprindo logística especial, reduzindo desgastes porque domingo tem o clássico decisivo do campeonato mineiro. O consolo é que o adversário na final não estará descansando: viajou também na terça e joga hoje contra o Caracas, na Venezuela, às 19h, pela Libertadores da América.
Ponto negativo: a FMF não soube equacionar uma solução no Mineiro evitando tamanho desgaste para os disputantes do título.
Quis o Imponderável F.C. fixar nesta semana, para o Cruzeiro, a retomada de uma caminhada tão vitoriosa no passado, mas interrompida há cinco anos por uma série de graves fatores extracampo. Em consequência, amargou três anos seguidos na Série B e se viu alijado de todas as demais competições, enquanto Polícia e Ministério Público eram visitas frequentes às gavetas do Clube prospectando escândalos. Iniciava-se, com aqueles lamentáveis acontecimentos, agravados pela pandemia mundial, uma longa noite de horrores. É dela que estamos procurando sair nesta semana.
Que tenhamos sorte. Sempre sabendo que ela, a sorte, é a reunião de oportunidade com capacidade.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Fake da maldade – Grupos atleticanos, orquestrados, tentaram dar fôlego a uma mentira. Propagaram que os jogadores do Cruzeiro, após o jogo de sábado na Arena MRV, entoaram no vestiário gritos de “É campeão!” Isto não aconteceu. Pelo contrário, os entrevistados sempre ressaltaram que nada está decidido e que a vantagem do empate, em clássico, é insignificante. Felizmente, em seus programas esportivos a Rádio Itatiaia reprisou o testemunho de Thiago Reis, presente no vestiário azul até a saída dos jogadores, desmentindo a comemoração inventada.
2. Romulo – malabarista da palavra – confessa na última edição, em resposta a Paulo Augusto, que “quando faltam argumentos aí é hora de partir pra zoação… Em assuntos que não tenho como discutir faço assim também…kkk”
Nesta toada, na segunda feira, após o jogão emocionante de sábado na Arena MRV, começando a decidir o campeonato mineiro, o que faz Rômulo? Discute a população de Minas Gerais pra discordar que haja 13 milhões de cruzeirenses. Reduz para 20 milhões os mineiros, que em junho de 2021 eram 21.411.923 segundo o IBGE. Daqueles 20, com base no IRP (Instituto Romulo de Pesquisas) subtrai 1/3 “que não gosta de futebol” e conclui que, tirando os 13 milhões de cruzeirenses, não sobra um torcedor sequer pra ser atleticano…
Meu caro Rômulo, quer dizer que se você fosse editor de esportes de jornal mineiro, a sua manchete após Atlético 2 x 2 Cruzeiro, começando a decisão do campeonato, seria o debate sobre tamanho de torcidas em nosso Estado?
Calma… de cotovelo inchado a gente entende. Numa hora destas é lembrar que tirando motorista e trocador, tudo é passageiro…
Voltando à pesquisa: desculpe-me ser repetitivo, mas o fenômeno de crescimento da torcida azul nos anos 60, com Felício Brandi (permaneceu 20 anos na presidência do Cruzeiro) é até hoje exceção na sociologia esportiva. No gramado tínhamos um time dos sonhos – Tostão, Dirceu Lopes, Piazza e cia. – no Marketing a ideia miraculosa de abastecer todos os estudantes primários do estado com material escolar divulgando o clube: lápis azuis com escudo, borrachas idem, cadernos com fotos dos craques, etc. Ano após ano, após ano… muitas vezes com a presença dos próprios craques na entrega do material…
Sementes germinam, viram árvores e frutos.
Admitidas variantes no Sul de Minas e Zona da Mata, 70% do interior mineiro são cruzeirenses.
3. Lucas Silva – Não quero puxar brasa pra minha sardinha, mas sempre defendi um meio de campo azul com os dois Lucas e Cifuentes. Passamos um primeiro tempo horrível, na Arena MRV. No segundo, voltamos a ser um time. Tivemos a habitual colaboração da zaga atleticana para o inicio da reação e passamos a ganhar as divididas. Faltava alguma coisa. Lucas Silva entrou aos 27. Melhoramos mais ainda. Nos minutos finais, pegou uma bola na intermediária adversária, prospectou o ambiente, poderia dar uma enfiada vertical, a esmo, mas viu na sua direita o zagueiro João Marcelo livre e não apenas lhe deu o passe, apontou para área atleticana sugerindo cruzamento. Craque é craque.
4. Paulo Augusto mexe fundo no baú azul e se recorda “de um cara que nem era tão técnico e levou tempo pra maturar. Depois arrebentou, destruía defesas e fazia belos gols. Boiadeiro! O cara só não podia ver avião…”
Embora tenha jogado também no Vasco, Flamengo e Corinthians, entre outros times, Marco Antônio Ribeiro escreveu suas páginas mais gloriosas vestindo a camisa mais bonita do Brasil. Seria mais ou menos um “Lucas Romero” mais adiantado e que marcava muitos gols.
Boiadeiro, próspero empresário, vive na região de São José do Rio Preto (SP). É um olheiro voluntário, gratuito, do Cruzeiro nas divisões de base de sua vizinhança.
5. Thiago Rodrigues lança inquietante tese sobre a Arena MRV: a preocupação com o isolamento acústico para proteger a vizinhança do bairro Califórnia acabou resultando num projeto de velório. No interior do estádio, o som é abafado, não se propaga. Daí os “pontos surdos” que a gente não vê, mas sente. Ao contrário dos “pontos cegos” que a gente vê e sente. Com a palavra os entendidos.
6. Teobaldo retorna, como ele próprio diz, “depois de longo e tenebroso inverno, no qual pude romper um período de luto extremo…”
Meu caro, antes de mais nada, receba a solidariedade de um irmão, PhD nesse campo de luto extremo.
No mais, aberto os trabalhos, parabéns pela coragem de lançar uma nitroglicerina pura com esse potencial: “Excelente resultado do Cruzeiro contra o sub-40 do Atlético”.
É isto mesmo que você quis dizer? Está preparando uma delação premiada?
7. Augusto continua um prato cheio para psicólogos. Não suportando o bom desempenho do Cruzeiro no Futebol Feminino e, especialmente, no vôlei masculino, passa a imaginar outras competições (Salto à Distância, Purrinha, Finca…) achando que assim desidrata as disputas reais. Meu caro Augusto, há leitores deste QUINTAL, profissionais, que lhe oferecem consulta gratuita. Se você aceitar, use uma senha pra dizer “sim”: inclua Bolinha de Gude nas próximas competições. Você será procurado em casa.
8. Gelvane de Melo Cardoso direto ao ponto:
“Agora é a vez do gigante da Pampulha. Bora trabalhar e fazer a nossa parte.”
Sim…bora, que é pra frente que se anda!
9. João de Deus Filho cai na real quanto ao futebol:
“Devido à raiva que o Atlético me fez, hoje não vou comentar muito sobre o jogo.”
Mas pega na mão de Alice ao abordar a renda do clássico:
“No total, o lucro livre do clube foi de 2,4 milhões.”
Meu caro João, cuidado em falar de “lucro livre” no seu Clube. Quando as colunas de crédito e débito, além da prestação de contas, se confundem na mesma pessoa (credor/devedor; pagador/recebedor) os números passam a dançar conforme a música do momento. Vá com calma.
10. Romário – Grupos sociais elegem o atacante cruzeirense que mais se assemelha ao “baixinho” em posicionamento instintivo na área, aquilo de estar no lugar certo na hora certa: Jemerson.
11. Da série “Non Sense” – Neymar prestigiou o primeiro jogo da final do campeonato paulista, na Vila Belmiro, Santos 1 x 0 Palmeiras. Desta vez chamou a atenção não pelos cabelos, mas pelo punho esquerdo onde brilhava um relógio Richard Mille RM-68-01, pintado à mão pelo artista francês Cyril Kongo. São apenas 30 peças no mundo. Se o 01 referir-se à numeração, Neymar terá sido o primeiro cliente. Valor: 12 milhões e meio de reais.
12. Hulk e os árbitros – A barraca atleticana neste minifúndio acha que o blogueiro implica sem razão contra atitudes de Hulk em campo. Desculpem-me, mas razões é o que não falta. Após o jogo contra o América, em novembro passado, a Associação de Árbitros de Futebol do Brasil soltou nota oficial repudiando o comportamento do craque. Hulk não se emendou e continuou achando que o papel do capitão é “assessorar o juiz” minuto a minuto, emitindo parecer sobre suas marcações. Sábado, na primeira partida da decisão do mineiro, fartou-se de admoestar o árbitro, até com gestos e, encerrado o jogo deu entrevista chamando-o de boçal. Recebeu outra nota de repúdio, desta vez do Sindicato dos Árbitros de Minas Gerais, onde se destaca:
“A arbitragem não pode mais ser usada para transferir responsabilidades e nem justificar o baixo rendimento do clube após os jogos, nem tampouco ser palanque para jogadores, técnicos e dirigentes descarregarem suas frustrações.”
GARIMPO
“Há malas que vêm de trem”.
(Diogro, filósofo popular, curitibano)
De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…
Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…
Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…
Ver Comentários
Continuo rindo dessa alucinação coletiva smurfetiana. Em 2019, com campanha pífia, bradavam a plenos pulmões q eram 8 milhões. Aí fazem campanhas ainda piores na série B, ficando na zona de rebaixamento pra série C e conseguem voltar depois de 3 anos pra série A e a torcida aumenta pra 13 milhões??? Ah, agora conta a do papagaio pra eu rir mais um pouco... kkkkkk
Nesta lógica, sendo sincero, se vcs ficassem mais uns 4 anos na série B iriam passar a torcida do cúrintias e empatar em torcedores com o flamerdinha. Parafraseando um colega aqui do blog: Fala sério...
Correção inflacionária em saldo de torcida é novidade, meu amigo.
BBBruzeiro sempre inovando em sua contabilidade criativa.
Como dizem, se é para mentir que mintam com força: digam logo que o CSA/MG tem 257 milhões de torcedores e ficamos assim.
"Tudo isso!!"
Papaco, o maior pistoleiro brasileiro, assustado com a quantidade de simpatizantes que o CSA/MG, fundado em Abril/2022 tem
"Aprenderam a mentir comigo"
Satanás mentor mor das propagandas enganosas do CSA/MG
Grato pela solidariedade, Galai. Sua manifestação apenas reforça o meu entendimento de sua galhardia e educação esmerada. Mais uma vez, o meu agradecimento. Em relação ao que eu disse (ou melhor, digitei), vale o que está escrito. No meu sentimento o Atlético perdeu, a partir do final do primeiro turno do Brasileirão-23, uma ótima oportunidade de renovar o elenco. Seriam 20 partidas do segundo turno do Brasileirão-23 mais as partidas do campeonato da roça (que não vale nada, não é mesmo?), para avaliar o potencial dos jogadores jovens. Vejamos alguns exemplos para sustentar a minha tese: Éverson (33); Mariano (37, brrrrr!!!!); Edenilson (34); Hulk, o seu carrasco (37); Patrick (31); Vargas (34); Jemerson (31, além de estar na posição errada; deveria ser centro-avante); Alan Kardec (35, um cara de outro mundo, mas que não faz nem gol espírita) e Bataglia (32). E para piorar o que já está ruim, o jogo do próximo domingo terá início às 15:30h, debaixo dessa lua que estamos enfrentando. Oxalá o "Impoderável FC" entre em campo. Abraços, querido!
Não mexeria em éverson, hulk e bataglia. No brasil, qtos jogadores podem bater no peito pra falar q ganharia disputa de posição com hulk, mandando ele pro banco? O hulk é goleador (faz gol de tudo qto é jeito), é um ótimo garçom e ainda ajuda taticamente dentro de campo. Foi, indubitavelmente, uma das melhores contratações do Galo nos últimos anos. Vai ser como o zé roberto, q foi um trator em campo até os 43 qdo decidiu aposentar.
Boa tarde aos caros frequentadores desse espaço gentilmente cedido pelo Dalai.
Em preparação para as provas do Enem 2025, não custa sugerir uma questão médico/esportiva/geográfica/folclórica/infantil para avaliação do elaboradores do concurso :
Questão sugerida
Das afirmações abaixo informe se :
I - Todas são verdadeiras
II - Todas são falsas
1 - O CSA-MG reina em Minas há cinquenta anos;
2 - Cloroquina cura Covid
3 - A terra é quadrada
4 - Papai Noel existe
5 - Saci Pererê fez implante de perna
Só tolices!
Nobre Dalai, boa tarde!
Devo concordar (e muitos outros atleticanos, tenho certeza!) que esta falação do Hulk, mais parecida com "embargos auriculares", tá enchendo a paciência!! O cara é craque, mas, sinceramente, tá ficando péssimo ver jogo do Galo com o Everson fazendo sua contumaz cera e o Hulk, mais reclamando que jogando!!
Sds...
Primeiro joguinho internacional do micróbio azul nos últimos 5 anos. Jogo ataque contra defesa. Tomou calor do time equatoriano, q por ser mto limitado, não conseguiu fazer nem um golzinho. Achei q era o famoso universidad católica do chile, mas não, era uma versão genérica do paraguai, quer dizer, do equador. BH a 1000 m de altitude (onde moro é até mais alto q isso), uma diferença só de 1850 m, e as ronaldetes já estavam sem pulmões no início do segundo tempo.
Já o Galo, começou a jornada com goleada de 1x4, mostrando q será um visitante sem educação. É o único time brasileiro q ganhou, apesar dos outros 6 (talvez exceção pros bambis) tbm jogarem contra times fracos.
Se continuar nessa evolução acelerada com o milito, domingo vai ser clima de velório da torcida smurfetiana no salão de festas do Galo...
Sem contar que o time equatoriano tinha um atacante mais pesado que o Gornaldo,
Bom dia,
Placares de ontem pelo mundo futebolístico :
"MAIOR DE MINAS HÁ CINQUENTA ANOS" 0 x 0 Universidade Católica do Chile e Equador. Típico jogo de ataque contra defesa onde o CSA-MG mostrou seu poderio, mesmo atuando com a equipe reserva.
O foco é a final do Mundial Rural, título que não valia nada desde 2020, mas agora tem o peso de uma Champions League.
"menor de minas há cinquenta anos" 4 X 1 Caracas, time que mais parece uma vaca atolada há tres anos na serie B, melhor dizendo, time que merece disputar a Copa Itatiaia.
Quem assistiu a peleja jura que o placar poderia ser 9 a 2, o que, convenhamos, é placar de basquete.
E por falar em basquete, continuam abertas na sede do Barro Preto as inscrições para aqueles que desejem representar o CSA-MG em torneios de bola de gude, por sugestão do prezado Dalai. O perfil dos candidatos : Pesarem no máximo 60 kg, estarem em dia com os exames laboratoriais e cardíacos, saberem fabricar um "papão" que é um buraco onde serão direcionada as bolas de gude.
Na prática, a modalidade "bola de gude" é uma disputa que exige habilidade e precisão no jogo com pequenas esferas de vidro coloridas. Todo o jogo se faz dentro de uma roda riscada no chão de terra batida, tendo ao centro um pequeno buraco ou boca, conhecido como "papão", donde se iniciam as jogadas.
Boiadeiro, olheiro “gratuito “ para o CSA/ MG!!!
Se cobrasse receberia???? Kkkkkkkkkkk
Será que já pagaram os salários atrasados do fundador Ronaldim?
Ronaldim Pudim de pinga?
V6oc1e sabe?
Como é mesmo aquela frase? Entra jogador e sai cobrador?
É isso?
Li hoje no EM que a última vitória internacional do CSA/MG foi sobre um time que nem existe mais! É sério isso?
Kkkkkk
Do site Olé do Brasil de hoje:
ESTREIAS DOS BRASILEIROS NA COPA LIBERTADORES 2024:
,FLAMENGO EMPATOU
.BOTAFOGO PERDEU
.GRÊMIO PERDEU
.PALMEIRAS EMPATOU
.FLUMINENSE EMPATOU
.SÃO PAULO PERDEU
.ALT MINEIRO GANHOU
Ou seja, nenhum time grande do Brasil ganhou na estreia.
OBS: Até quando as pequenas aves ganham é motivo de chacotas...kkkk
pruuuuuu tiiiii tiiiiii
e no blog do Chico Maia, um pateticano sincero:
SILVIO TORRES
5 de abril de 2024 às 07:08
Vitória ótima, com goleada que garantiu a liderança geral da primeira rodada da Libertadores. Mas, impossível desconsiderar alguns pontos. Até o Caracas sabia que basta cruzar bola na área do Atlético para chegar lá. Fuchs é muito bom como zagueiro-zagueiro, na definição de Luxemburgo. Não pode driblar, dar chapéu nem tentar passe de efeito. E ele e Jémerson não podem nunca avançar além da intermediária. Em caso de contra ataque, não ganham de ninguém na velocidade.
Ficou claro que, os que se julgam fodões, estão boicotando o Alisson. Foram vários momentos em que o garoto estava sozinho e bem colocado para receber o passe final e foi ignorado, trocado por jogadas toscas e inúteis, daquelas que fazem explodir de raiva o mais calmo dos torcedores. Por fim, o que está acontecendo com o Hulk?!! Errou TUDO que tentou! Passes, dribles, arrancadas e chutes. Perdeu todos os confrontos corpo a corpo. Bastava encostar que ele caía. Esteve ontem no mesmo nível Vargas/Pedrinho/Edenilson. Quando recebeu uma assistência espetacular de calcanhar do Alisson, deu um peteleco ridículo e perdeu gol feito. Milito vai ter muito, muito trabalho pra ajeitar minimamente esse bando deixado pela dupla Caetano-Felipão.
Alternei o jogo do Galo com Rosário e Peñarol. O pau quebrou em Buenos Aires. O jeito ursinho panda atual do Atlético de jogar não tem a menor chance contra a raça e a vontade que argentinos e uruguaios mostraram no sangrento confronto desta quarta-feira.
OBS: rachei de rir com "o jeito ursinho panda atual do Atlético jogar..." kkkkk a chacota vem de todo lado.