Notícias

TAMANCADA!

Não foi de quatro, por pouco. Grêmio 3 x 0 Cruzeiro é jogo pra marcar revolução interna, mudando tudo. Têm sido constantes os resultados “injustos”, quando jogamos melhor que os adversários e perdemos ou empatamos por absoluta incompetência em fazer gols. Fala-se que está nos faltando sorte, mas não é verdade. Sorte é a reunião de capacidade com oportunidade. Se falta um desses dois fatores, não se concretiza o resultado. No nosso caso, sobram oportunidades. A carência é de técnica pra executar. A sucessão de erros no terço final do campo vai compondo a situação sintetizada pela máxima: “quem não faz, leva”.

Lamentavelmente, mesmo com uma semana livre para treinamentos, Pepa não conseguiu formar um ataque positivo. Há sete jogos estamos assistindo mais do mesmo.

De toque em toque, a bola chega na área adversária e ali não temos competência pra finalizar. Isto vem acontecendo sempre, desafiando a Comissão Técnica. Treinamentos se sucedem. Mas nos jogos o time não muda e os erros se repetem. Após a partida, um revoltado Pepa confessou que em 25 jogos oficiais esta foi a nossa pior exibição e prometeu mudanças radicais.

Quem sabe esta revolução deve começar com você mesmo, Pepa? Uma nova concepção de time, rearmando o meio campo em razão das perdas sofridas e, principalmente, compondo um ataque digno deste nome.

Nos treinamentos, ajustar os chutes a meia distância, os escanteios e as faltas. Estes itens constroem vitórias. Custa insistir neles, nos treinos?

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Atlético 2 x 0 Santos – Inaugurada a Arena MRV, cujos Camarotes e iluminação são realmente nota 10. Coube a Paulinho, com assistências de Hulk, marcar os dois gols que vão ficar na história do estádio. O adversário ajudou, perdendo três gols incríveis. O Santos sem Soteldo fica o mesmo time que caiu para a zona de rebaixamento. Pontos negativos, além daqueles já famosos “cegos”, são as dificuldades de trânsito na saída e, paradoxalmente, o gramado. Acostumamo-nos com o enunciado indesmentível: excesso de jogos prejudica o gramado. Então, no caso de inauguração, primeiro jogo, o tapete verde deveria estar obrigatoriamente impecável. Mas foi uma vergonha administrativa. Fosse coisa pública, daria CPI.

2. Jamicel, escrevendo seu comentário na manhã de quinta-feira, dia 24:

“Estádio, até o glorioso Bangu possui! No entanto, história não se compra! Agora quem dá bola é o Santos…”

Bem lembrado, Jamicel. A Portuguesa paulista também tem estádio. Guarani, idem. Flamengo não tem. Mas, convenhamos, o Santos sem Soteldo vira caixa de pancadas.

3. Marcelo não perde a deixa e nos responde com a clássica fábula da Raposa e as Uvas. Nunca ninguém sintetizou assim tão bem a dor de cotovelo, como La Fontaine. É verdade. Mas também é verdade que o estádio tem sido uma caixinha negativa de surpresas, além dos pontos cegos. É sintomático, por exemplo, o fato de não poder ser inaugurado com a sua capacidade máxima.

Outra, indesmentível: bons times de ontem, desapareceram com seus estádios. Outros, gigantes, não têm estádio.

4. Zezinho contesta a afirmação do blogueiro de que o Cruzeiro é o melhor clube fora do eixo Rio-São Paulo. Obviamente, esse enfoque é histórico. Nos últimos três anos, além de cair para a B, o Cruzeiro luta pra se reencontrar. E sem dúvida, o Atlético, se não for o melhor está entre os melhores fora do eixo privilegiado.

No panorama geral, Zezinho começa construindo uma sólida base de raciocínio, mas, de repente, não percebe que seu anjo da guarda foi conferir a temperatura em Urupema, e troca cimento por farelo de pão, pedras por sacos de jornais velhos. Meu caro Zezinho, em primeiro lugar, jamais confunda “piada” com fatos. Aquela história de compra de juiz em jogo amistoso, que o Benecy contou, foi uma brincadeirinha própria de momentos descontraídos. E já nasce com um rótulo de “Aviso: É mentira!” pois se trata de jogo amistoso. Quem compra juiz em jogo amistoso? E se acaso alguém não percebesse o tom jocoso da narrativa, Benecy reforçou escalando personagens que jamais atuaram juntos, como o goleiro Vitor e o técnico Ênio Andrade.

Em suma, Zezinho você perdeu ponto batendo lateral.

Mas a segunda distração foi pior e comprometeu toda a obra. Comparar caída de Atlético e Cruzeiro para a Série B? Contextos radicalmente diferentes. Histórias opostas!

O Atlético caiu e a torcida, chorando, cantava o seu hino nas arquibancadas porque sentiu o esforço de todos, diretoria e jogadores, pra fugir do rebaixamento.

O Cruzeiro caiu e a torcida quebrou o estádio revoltada com os desmandos da diretoria, amplamente divulgados meses antes.

Viu a diferença? Mas tem muito mais. Com o Atlético na B construiu-se um eficiente plano de recuperação. Como um fenômeno de causa e efeito, no ano seguinte o Clube retornava à elite.

Com o Cruzeiro, todo o planejamento, unindo Comissão Técnica, Financeiro, Marketing e Torcida, esboçado em poucas semanas, ruiu como um castelo de cartas em razão da Covid 19 que prendeu o mundo em casa.

Mas a Covid pegou os outros times também, perguntam os Pedro Bó da vida. Óbvio. Mas nenhum estava no chão, como o Cruzeiro, em razão do tsunami interno.

Como reagir, se nem podíamos sair de casa? Mas os boletos saiam e venciam…

Meu caro Zezinho, Cruzeiro e Atlético, na Série B, tem tanta coisa em comum quanto borboleta e baleia jubarte.

5. Hoje qual a maior torcida? – A Folha de São Paulo publicou sábado, em ¾ de página, ampla pesquisa dividida por regiões. Mais uma vez impressiona a força absurda de nossas “páginas heroicas imortais.” Mesmo sofrendo o tsunami de corrupção interna, amargando três anos seguidos na B, o Cruzeiro ainda é o clube de maior torcida no Sudeste, fora do eixo-Rio São Paulo:

1. Corinthians

2. Flamengo

3. São Paulo

4. Cruzeiro

5. Palmeiras

No geral, o Flamengo conservou sua liderança nacional.

A Folha em seguida fatiou por idade a população brasileira, dos 16 a 60 anos ou mais. Outra vez o Cruzeiro assombra, vindo logo após Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Incrível a força do passado azul, superando Vasco, Grêmio e Santos.

Em resumo:

1. Flamengo – 21%

2. Corinthians – 15%

3. São Paulo e Palmeiras – 7%

4. Cruzeiro, Vasco e Grêmio – 5%

5. Santos – 3%

6. Atlético-MG, Internacional, Bahia e Botafogo – 2%

7. Fluminense, Sport, Vitória e Fortaleza – 1%

6. De doer! A precipitada adesão do Cruzeiro ao programa “Doe Gols” foi a “piada pronta” mais difundida na semana.

7. AtléticoCampeão Brasileiro de 1937 – Não se sabe o que a atual presidência da CBF (homenageada nababescamente na inauguração da Arena MRV) descobriu de diferente no torneio do sudeste (Minas, Rio, São Paulo, Espírito Santo e, como convidados, o time da Marinha Brasileira e o Aliança, do Rio de Janeiro) não percebido há 86 anos. Mas o fato é que os poderosos 4 Rs do Atlético conseguiram convencer o presidente Ednaldo Rodrigues, da CBF, que aquele torneio valia, sim, como título nacional embora sem participação dos clubes do sul, do norte, do nordeste e do oeste brasileiros. Ficaram de fora Payssandu (fundado em 1914), Remo (fundado em 1905), Bahia (fundado em 1931), Sport (fundado em 1905), Ceará (fundado em 1914), além de Grêmio, Internacional e Atlético paranaense.

O torneio “nacional” (?), agora reconhecido, teve apenas seis jogos, sendo que quando enfrentou o Fluminense carioca, o Atlético perdeu por 6 x 0. Descontou depois com 4 x 1.

Marcando a suas estranhas origens, este “título”, quando mencionado, deveria sempre ser acompanhado de um asterisco *. Sinal de que tem gato na tuba.

8. Bruno Luiz de Alencar Arruda sintetiza o que ouço sempre de vários grupos:

“Só achei que você falou demais sobre o Atlético nos 3 primeiros pontos do Bate Papo. Primeiro nós, depois eles.”

Com razão, Bruno Luiz, às vezes vejo a cerca fraca e avanço demais.

9. Rafael de Novaes Rocha vem aí – A próxima coluna, última do mês, como sempre será escrita pelo meu neto-revisor-editor. Garantia de visão arejada, arguta, sobre temas que o blogueiro tenta decifrar e geralmente não consegue.

GARIMPO

“Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos muito bem”

(Millor Fernandes).

Dalai

Ver Comentários

  • Esse pessoal do outro lado da lagoa precisam voltar para o mobral e aprender matemática. É questão de somar, 4 + 6 + 2 + 2. Querem uma ajudinha do professor Raimundo?

  • Não há outra solução, qanhar dentro e beliscar fora. Todos merecem voltar de ônibus para BH e sem ar condicionado......

  • Sr. Dalai, boa noite!

    Alguns comentários sobre os jogos de hoje:

    Time dos Menins 2 x 0 Santinho

    Que joguinho horroroso esse na inauguração da Arena ZEBRA CEGA. Dois timinhos que jogaram pedra, mas a culpa foi do pasto, quero dizer, do gramado da arena mais moderna do mundo.

    Foi tudo muito bacana, muito bonito no estádio, só o campo que estava soltando a grama...kkk E Paulinho fez os dois gols iniciais...Paulinho, Paulinho, o Átomo Mineiro é cheio desses inho, Paulinho, Pedrinho, jogadores meia-boca, nada de craques que daqui a pouco vão embora e fica só esse registro.

    O tal do Pedrinho foi contratado no meio do ano passado e não fez nenhum gol melhor elenco do mundo.

    Mas vamos ver até onde vai esse timaço!

    SQN.

    Ameriquinha 2 x 1 São Paulo

    E até que enfim ganharam uma partida! Será que agora vai? O América tem estádio PRÓPRIO e está indo pra segundona?? QUE ABSURDO!!

    Grêmio 3 x 0 Cruzerão INcabulado

    QUE FAAAASEEE!! O primeiro gol dos gremistas foi uma infantilidade danada, rolaram a bola na defesa e deram de graça ao adversário e só rolou por dentuço do Suarez, fácil demais! parece ponto de jogo de tênis, vai pra conta dos erros não forçados...

    O Arthur Gomes em outro momento, só ele e o goleiro chuta a bola na lua portalegrense, o Palacios perdeu outro, então eu fico pensando que técnico no MUNDO vai fazer esses caras acertarem o gol do adversário??

    A torcida lógico pede a cabeça do careca do Pepa, mas eu fico pensando e pergunto aos mesmos, vai contratar quem no lugar que vai resolver essa deficiência técnica de muitos jogadores? FALTA QUALIDADE!

    É o Ronaldão que tem que qualificar o elenco, porque com esses pés de chumbo vai acabar ali no meio de tabela mesmo, porque tem muitos times piores ai. O Botafogo trouxe o Diego Costa e de cara o jogador fez dois gols hoje, quem sabe, sabe.

    Mas vamos ver se há um choque agora que tomou essa traulitada desse timinho do Grêmio que tbém é a baba do boi cansado.

    E vamos esperar as frangas ficarem aqui enchendo o saco, só cacarejando, carentes de atenção de cruzeirense e procurando sabugo...

    pruuuuu tiiii tiiiii

    • Que domingo duplamente terrível pra você, profeta Dudu Silva. Estreia da Arena MRV em jogos oficiais com vitória do Galão da Massa e derrota de seu time. Só pra te lembrar, seu clube joga lá no Califórnia neste segunda turno. Terrível, terrível...
      Saudações!

      • Vou repetir: jogo horroroso de dois timinhos horrorosos na Arena Zebra Cega! Ao contrário, estou feliz agora o Mineirão ou TOCA 3 é só do CRUZERÃO, estádio padrão FIFA para 62 mil pagantes, não é campinho para 30 mil pagantes, o ASA vai se apequenar mais ainda!

        E no jogo de volta será que vão tremer de novo igual lá em 7Lagoas?

        O que v6oc1e acha?

    • Sr. Eduardo Silva Verdadeiro, por favor leia a postagem de ontem do JULIANO DAMIEN. Ele aborda questões muito mais profundas que o simples "terço final". Questiona, por exemplo, o sistema diretivo do clube. E não adianta passar pano. Ou atacamos o que realmente está acontecendo, ou podemos desistir de vez. E esquecer a periferia. Não vale à pena. Não agora.

      • Sr. Marcos Mineiro, quanto preconceito, o que você tem contra a Periferia? Realmente deve fazer parte da turminha do Eduardo Silva, outro que dissemina preconceitos, chama seus desafetos de Favelados.
        Vocês devem fazer parte da ELITE??

        Você inclusive havia dito que não frequentária mais este espaço?

        Desistiu, ou veio apenas reforçar o que realmente você é. UM IDIOTA PRECONCEITUOSO.

        • É simples essa resposta, porque você é um fake favelado vagabundo que fica aqui como um animalzinho carente, não fala nada de futebol, só enchendo o saco do Dalai e de todo mundo, só um moleque sem educação. Isso sim é PERIFERIA, aquele que fica a margem, na soleira, no esgoto, só trazendo a tona dejetos!

          Você que é um verdadeiro moleque e idiota!

          PODE LATIR A VONTADE SEU CADELINHA DO BLOG DOS CRUZEIRENSES!

          VC É UM ZÉ NINGUÉM CARENTE!

          • Este come bosta é tão covarde, que usa o nome do Sr. Dalai para responder os outors. Você recebeu uma procuração para responder em nome dele? Deve ter apamnhado muito na infancia, Típico de menino birrento. Voce é preconceituoso sim, igual ao seu MITO, acredito que tenha ido busca-lo no aeroporto. Vagabundo de blog, o dia inteiro dando pitaco nos posts dos outros, achando que é o dono da verdade, mas na verdade é um bosta bunda mole. De bosta este vagabundo entende.

        • Não tenho nenhum preconceito. Eu, apenas, tenho um pouco mais de caráter e não me presto a discussões com gente que usa a internet para denegrir e debochar. Não frequento espaços dedicados a outros clubes que não ao Cruzeiro. Demais disso, o termo periferia nada tem de preconceituoso: significa apenas que não faz parte do meu círculo de amizade . Talvez eu seja idiota sim, por prestar-me a aceitar conversa com alguém como v.sa. E mais, qualquer satisfação devo apenas ao titular do blog. Nunca ao senhor. Fiquemos cada um no seu lugar. Não avance onde não foi chamado.

          • Descobri um novo conceito para periferia, é para rir???? Além de preconceituoso substima a inteligência das pessoas.

            Quanto ao amigo mal educado boca suja, que deve ser do seu círculo de amizade, não vou perder tempo nem o desprazer de responder.

      • Sr. Marcos Mineiro, bom dia!

        Primeiro agradeço ao senhor a deferência do comentário. Eu gosto do BOM DEBATE! Vamos lá...

        Uma preocupação que eu tinha quando começou a série A é se o time do Cruzeiro ia jogar bem ou dar vexame contra os times que eram apontados como favoritos ao campeonato como Palmeiras, Flamengo, Fluminense.

        Eu sempre penso que perder faz parte do jogo, mas perder sem ver a cor da bola, sem competir, jogando recuado e tomando goleada, sendo colocado na roda pelo outro time ai é vergonhoso e isso NÃO ACONTECEU em jogo algum, o time competiu!

        Ontem mesmo o comentarista Sergio Xavier da Globo falou A MESMA coisa que eu sempre pensei, palavras dele: "O Cruzeiro jogou bem contra o Botafogo, contra o Palmeiras, contra o Alt Paranaense, pelo volume de jogo poderia ter vencido e está faltando qualidade ao elenco".

        Então, CONCORDO com todos vcs que falam que faltam jogadas ensaiadas, as substituições não dão resultados, mas para mim muito mais por uma INcapacidade dos jogadores em fazerem os movimentos corretos. Ontem mesmo, os caras ao invés de aprofundar a bola, fazer uma diagonal com o colega, RECUA a bola para trás, matando o contra ataque, não há velocidade.

        E eu fico muito preocupado com essa de rifar a cabeça do técnico por um simples fato : colocar quem no lugar? A diretoria do clube tem acertado mais do que errado. Agora como tem um orçamento LIMITADO então TODA contratação tem que dar resultado.

        E quem contrata no clube? É o Paulo André, junto com Elias, Gabriel Lima o CEO do clube, o Ronaldo, o D'alessandro tbém deve participar, o pessoal conversa nas reuniões analisando jogadores que interessam ou são oferecidos. Agora mesmo o Diego Costa foi pro Botafogo e já chegou metendo 2 gols, não era um cara que poderia ter sido contratado?

        Então tem que contratar, não tem jeito! TEM VÁRIAS PARTIDAS que os caras chegam na frente do gol e erra e isso numa partida com poucas oportunidades é fatal, o famoso quem não faz, leva.

        Eu só penso diferente, mas não quer dizer que outros estejam certos ou errados em pedir a demissão do Pepa, só um ponto de vista meu que essa não é a solução NESSE momento.

        Espero que o senhor permaneça sempre aqui, me ajudando a colocar as cocotas soberbas em seu devido lugar histórico em suas histriônicas insignificâncias.

        Grande abraço!

        • Desculpe. Acho que está faltando um pouco mais. Mais contratos, avaliações feitas em gabinetes que não produzem nenhum efeito prático, são o resultado de administração falha. Na minha pequena cidade, ouve-se muito que "o dono do boi é que pega no chifre". Terceirizar decisões finais nunca foi de boa gestão. De novo, leia o post do Damien, escrito ontem.

        • E a escola? “TEM VÁRIAS PARTIDAS que os cara chegam na cara do gol e ERRA….???????
          Onde foi parar a concordância????
          Toma Maria distraída. Adora debbbochar …….

    • E o pessoal do Grêmio está perguntando se “conseguiram ver”?
      O que seria Dudinha dadeira?
      Responda pra nós, por favor…..

  • Eh, Dalai! Domingo terrível, terrível! Sucesso do Galo na inauguração da Arena e derrota deste seu time azul. A estreia oficial da Arena MRV decepcionou... os cruzeirenses!

  • Nem comento e confesso nem passei tanta raiva nesse jogo hoje.... parece o fundo do buraco e agora é levantar.

    Digo levantar, porque, creio agora vamos mudar o técnico e a mentalidade de jogo. Nosso time é fraco, mas nem tanto assim.

    O time não treina, não tem jogadas ensaiadas, inadmissível não aproveitar um único escanteio desde os últimos 100 batidos. CEM. É um time reativo que não sabe atacar sem esperar a defesa adversária se organizar.

    Método de jogo enterrado, é o que sinto. Por isso confesso um certo alívio. Ou pirei de vez... Vcs decidem kkkkk

  • Dalai e Amigos, em tempo...

    Notem que os erros no terço final do campo, para mim, o principal fator é o que tenho falado a tempos. A lentidão em subir para o ataque e deixar a defesa adversária se organizar, falta uma ofensiva mais vertical pelo campo. Quando essas acontecem, boas chances são criadas e vimos lampejos disso contra Athletico, Botafogo e Palmeiras.... Mas de resto, a troca de passes laterais deixa a defesa adversária se armar e aí a dificuldade é dobrada..... complicado.

    • O principal erro, Paulo Augusto, não está no campo. Está na beira do campo e nas salas refrigeradas da Toca. Ou ainda nos aviões de carreira. Quem são as personagens responsáveis pelo funcionamento do clube? Qual o nível de liberdade que têm esses diretores para avaliar e cobrar a atuação do Pepa, da comissão técnica e dos jogadores?

  • Dr. Dalai, bom dia. Eu havia prometido não aparecer mais, entretanto, depois de ontem, é preciso. Que pena que o Sr. parece que não leu a postagem do JULIANO DAMIEN. Talvez por ter sido escrita já no apagar das luzes. Vale ler e comentar. Ele aborda questões mais importantes e mais profundas que somente o terço final do campo. Questões que envolvem o sistema diretivo do clube. Ele questiona, por exemplo, onde estão e quem são os diretores invisíveis encarregados da análise e cobrança da atuação do técnico, da comissão e dos jogadores. Questiona, também, a atuação do Ronaldo: só aparece de vez em quando, dá um recadinho insosso e se manda. Será que vai esperar acontecer o mesmo que aconteceu com o Valladoli? No Cruzeiro, existem treinos? Enfim, concordo com ele: ou muda tudo, ou desiste de vez.

  • Parece que os integrantes do quintal estão caindo na realidade. Venho falando da “ruindade” dos jogadores exemplificadas pelo Gilberto e Nikao, aliada a incapacidade do Pepa em treinar jogadas de ataque. Pepa , com todo respeito ao seu trabalho e seriedade, não passa de um treinador retranqueiro de time pequeno.
    Sr. CEO da Saf respeite o Cruzeiro, trazer jogadores em baciada e encostados no seu outro clube prova sua total indiferença com o time que te revelou.

Posts Recentes

PARTIU PARAGUAI!

De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…

21 de novembro de 2024

MANHÃ DE QUARTA: A HORA DA EMOÇÃO!

Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…

18 de novembro de 2024

QUARTA, 11 DA MANHÃ, TESTE FINAL!

Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível  time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…

13 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!