(Por Fernando Rocha)
Claro que se o Cruzeiro estivesse na final eu trocaria de assunto, mas não mudaria de opinião. Tomo a liberdade como interino e filho do Dr Dalai, dono desse QUINTAL, pra tocar nessa questão e colocar aqui minha opinião: Eu sou radicalmente contra esse formato de campeonato estadual.
Sou jornalista desde o século passado e trabalhei na cobertura de dezenas de campeonatos estaduais. Mineiros, cariocas, pernambucanos e paulistas.
Sempre me chamou a atenção o fato de um time como o América ser conhecido em Minas como Decacampeão. A frase está lá escrita no estádio mas a façanha esta muito longe no calendário. Essa coleção de 10 títulos começou em 1916 (foi na época da primeira guerra mundial). Cabe aqui uma perguntinha básica, já que estamos no século 21, quantos títulos estaduais teria então essa destemida equipe do América tanto tempo depois? 16 ( 10+ 6)
No Recife acontece algo parecido. A torcida do Náutico tem um orgulho imenso em dizer que “Hexa é luxo” por causa de uma sequência inédita de 6 conquistas na década de60, quando apenas oito times disputavam a competição. Porém, nesse atribulado século 21 o placar mudou: O alvirrubro pernambucano é o terceiro no estado em conquista de títulos. O primeiro é nosso irmão nordestino: Sport Clube do Recife.
No Rio de Janeiro o campeonato estadual resume a própria euforia carioca. Em duas ou três rodadas já tem uma constrangedora volta olímpica e, sendo assim, é difícil falar campeonato carioca sem falar dessa chatice de Taça Rio e Taça Guanabara. Mas a titulo de informação, o Flamengo é o maior campeão do estado e o Vasco é o maior campeão da Taça Rio.
Sinceramente… mais uma vez cabe a pergunta. Isso faz alguma diferença?
Aqui em São Paulo eu continuo o questionamento. O Corinthians é o maior campeão estadual, depois vem o Palmeiras e depois vem o Santos. O time do São Paulo, que é o maior vencedor brasileiro de competições internacionais fica em quarto lugar no estado.
Ter menos títulos de campeonatos regionais altera a grandiosidade do tricolor do Morumbi?
Todo mundo sabe a resposta.
Vamos pro sul…
O Internacional é o maior campeão Gaúcho. Tem 45 títulos e o Grêmio tem 38.
Sinceramente esse é o tipo de informação completamente irrelevante pra comparar esses dois gigantes de Porto Alegre. Eles são muito maiores que essas desavenças domésticas.
Por coincidência essa diferença numérica entre os rivais do sul é parecida com a disputa mineira. Mas com toda isenção possível não acho que faça diferença para a história do futebol no mundo o Cruzeiro ter menos títulos estaduais do que seu rival.
Como também não faz diferença saber que o maior campeão do Espirito Santo é o Rio Branco Atlético Clube, ou que o maior campeão estadual de todos os tempos é o ABC de Natal, no Rio Grande do Norte, com 56 títulos.
Na minha modesta opinião precisamos virar a página dos campeonatos estaduais. A raiz dessa estrutura corrompida vem de um modelo autoritário da ditadura militar e até hoje as federações estaduais seguem essa cartilha.
Foi assim que a antiga CBD, hoje CBF, conseguiu o domínio político completo do futebol brasileiro.
“Onde a ARENA vai mal, mais um time no nacional.”
A ditadura tomou conta do futebol e das federações nos anos 70. E até hoje os fantasmas existem. O pior deles segue na forma de campeonatos Estaduais.
Por falar nisso, teve jogo ontem e tive o prazer de não ver. Continuei na minha torcida pra que os dois perdessem.
BATE PAPO NO QUINTAL
Joao de Deus Filho – Um dos condôminos mais legais e elegantes deste QUINTAL não tem a sorte de mais um adjetivo: ele não é cruzeirense. Mas é sensato e educado. Concordo que estamos em um buraco sem fundo. Ok. Mas seu time não esta nesse nirvana que você sonha, meu caro. Acorda pra vida porque não existe nem almoço e muito menos estádio de graça.
Eduardo galão da massa – Obrigado pelas palavras de incentivo, minha responsabilidade aqui não é fácil não, meu caro! Mas quanto aos foguetes na derrota pro América eu te pergunto; se por acaso o time do Lisca for campeão você acha que toda a festa vai ser americana? Vai faltar kombi em BH!
Saulo Antonio Melo Siqueira – Reclama da escolha familiar e queria que meu irmão atleticano assumisse o QUINTAL interinamente. Meu caro, sabe que eu acho uma ótima ideia? Ele iria conviver com tanta gente legal que faria bem pra ele. Um atleticano sempre precisa de bons ares cruzeirenses (e vice versa).
JCSR me deseja boa sorte no QUINTAL e cobra as urgentes contratações que a torcida enxerga de um jeito diferente da direção do clube. Que pena.
Enquanto isso, o querido sem paciência segue zoando geral e na maioria das vezes ele tem razão! (me desculpa, papys)
Um salve muito especial pra querida Beth Makennel Makennel que lembrou até mesmo da capa do celular com escudo cruzeirense quando apresentava o programa Bem Estar na Globo. Valeu Beth. E quanto ao nosso time, é claro que voltaremos (eu só não disse quando, né).
Um salve também ao querido Jamicel um paladino da nossa pluralidade nesse QUINTAL.
Luis Antônio Lopes barcelos é cruzeirense raiz de ver treino do estádio JK e conviver com o genial Felicio Brandi. Que falta faz um presidente nesse time não é mesmo?
Rei melo dá as boas vindas e comemora uma possível saída de Pottker. Particularmente acho que foi uma questão de azar nosso e sorte do Inter. Na época da troca quando ele veio e o Mauricio foi, meu querido Fabricio Carpinejar, o torcedor colorado mais apaixonado que eu conheço, me garantiu que estávamos fazendo um ótimo negocio. O tempo mostrou que o Carpinejar estava errado, né?
Vamos juntos e sempre a vida é todo dia.
De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…
Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…
Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…
Ver Comentários
Com vocêe disse já deveríamos ter acabado com campeonato estadual, só serve pra time que viveu 42 anos ganhando isto e um outro com 109 anos que só ganhou isto, quem são este times memo?
Vamos falar da arrogância de jornalista falando que ia subir?
“Tranquilo! Vai subir com um pé nas costas!“. – Evérton Guimarães, 98fm. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vamos falar de SEGUNDONA???? Vamos falar de disputar a SEGUNDONA pelo segundo ano consecutivo?? Vamos falar de COMEMORAR o CENTENÁRIO na SEGUNDONA??? Deixa o campeonato estadual para os times que estão disputando o título, afinal, quem terminou em QUARTO lugar não tem muito o que falar....
VAmos falar de títulos, 12x3?
Sim. Vamos e poderia dar umas dicas como foi lá! Vamos falar de apenas disputar campeonatos nacionais e internacionais e há décadas não ganhar nada?! À exceção de um com a intervenção para fazer uma apagão quando levava um vareio em casa! Aqui é Lá Bestia!
Com certeza não temos muito o que falar, nesse momento! Mas podemos lembrá-los do nosso presente pro Centenário do Patético Mineiro: MÃO CHEIA!!! Aquela que vocês queriam por que queriam e até cravavam que devolveriam, com apostas mirabolantes de toda "sorte", mas que não veio, e só aumentou a frustração, que tentam curar passando o dia inteiro aqui nos lembrando que existem! É! Segue o jogo!
Bom dia nobre Fernando!
Sua narrativa, hoje, consiste em desmerecer o campeonato mineiro, mais uma vez? Sério?
Se lá na final, vcs estivessem, a conversa seria outra. Iriam enaltecer mais essa conquista. Provavelmente falariam em recuperação, em voltar agora trilhos para novas conquistas, enfim.
Por um olhar nas entrelinhas, percebi uma breve comparação entre Rio Branco Atlético Clube e os outros campeões estaduais? Não faça isso amigo.
Fato eh, realmente quem manda dentro de casa eh o Galo... E continuando no campo das idéias, podemos pensar que vendemos administrações mais que temerosas, administrações que minaram vários títulos, como de 81, por exemplo.
Já vcs, ate ganharam alguma coisa, mas a que custo? E em quais condições? Acho que as respostas estão vindo ai agora, certo?
Será que todo esse dinheiro foi desviado pro bolso dos ditos envolvidos? Ou será que teríamos outros bolsos envolvidos?
Afinal, estamos no Brasil. No escândalo envolvendo a arbitragem em tempos não tão distantes, tivemos somente um membro de arbitragem envolvido? As acusações a outros nomes do cenário nacional ficaram pouquíssimo tempo na boca da imprensa. Menos tempo que o pó no helicóptero de um tal senador, que sumiu tão rápido quanto um soprar de suas hélices. Bom, continuamos no campo da imaginação, porque obviamente, isso tudo eh ficção científica.
Assim como falar que o campeonato Brasileiro de 2012 não foi direcionado para o Fluminense... Que está quebrado também.
Bom, finalizando, acho que vai faltar Kombi em BH... Muitos americanos surgindo...
Saudações.
Já que o tema da coluna dessa *segundona* é interessante, vou comentar sem clubismo.
A graça do estadual é matar a saudade do seu time depois de quase dois meses sem jogo, ver quem são as caras novas, reforços ou meninos da base. A graça da primeira fase é essa. Mas com a pandemia, e apenas dez dias entre o fim do Brasileirão e o início do Mineiro, ficou escancarado esse ano que a primeira fase não tem graça nenhuma.
Guilherme, bom dia !!!
Apesar do charme e da oportunidade da integração de cidades do interior ao futebol, creio que as ligas como a Sul-Minas seriam mais rentáveis e interessantes tecnicamente, em substituição aos campeonatos locais.
Ah, para variar, o Cruzeiro é o maior campeão da Sul-Minas!
#CruzeiroSempre
Bom dia a todos e uma boa segunda aos cruzeirenses!!!
Uma boa recuperação ao senhor Dalai. Que ele volte enxergando ainda melhor, exceto no futebol, porque corre o risco de virar atleticano e nessa altura do campeonato, melhor ficar onde está mesmo...
E agora vamos falar de campeonato estadual. Ou do campeonato rural. Porque depende do ano e das circunstâncias. Porque já foi parar até numa tríplice coroa fake quando ganha. Mas quando perde, vira campeonato rural. Conhece aquela estória das uvas verdes? Pois é, e por acaso estrelado por uma raposa, bicho que se acha muito esperto.
A verdade é que é fácil falar contra o campeonato estadual quando se é grande e tem que disputar torneios internacionais no primeiro semestre. O Galo, por exemplo, chegou todo modificado para as finais do mineiro porque não é fácil disputar a Libertadores e o mineiro ao mesmo tempo. Mas e os times pequenos? Vão viver de quê? Alguns ainda recebem convites da CBF para disputarem a Copa do Brasil cuja classificação não conseguiram dentro de campo. Mas e os demais? Vão fazer o quê da vida? Então tem gente que precisa pensar quando fala contra os estaduais. Porque é campeonato para salvar o semestre dos times pequenos, fora das competições internacionais, até chegarem as diversas séries do campeonato brasileiro. Cada um na sua, obviamente.
E em homenagem ao interino da coluna (seja bem vindo!) vamos falar de jornalismo sério e isento. Abaixo duas reportagens que não são fake, viu?
"CRUZEIRO DEIXA O CAMPEONATO MINEIRO PARA SE DEDICAR À PRÉ-TEMPORADA PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO
O cruzeiro saiu do campeonato mineiro nas semifinais, feito comemorado pela diretoria do clube.
"Disputar o campeonato rural é muito desgastante e precisamos focar na pré-temporada do Brasileirão série A-2. Porque série B e para os outros", disse o Presidente do Gel.
"Vamos ver o que o professor vai falar, mas essa pré-temporada vai ser muito boa para a gente. Tenho certeza que vai servir para dar Confiança na nossa estreia", afirmou um jogador, de costas para o repórter."
"CRUZEIRO PROTESTA CONTRA OS DESMANDOS DA CONMEBOL
O cruzeiro foi o primeiro time sul-americano a protestar oficialmente contra os lamentáveis fatos ocorridos durante as partidas realizadas na Colômbia.
"Foi um absurdo aquilo lá. Em repúdio aos desmandos da Conmebol, já notificamos aquela entidade que estaremos de fora de todos os torneios por ela realizados durante esse ano e, quase com certeza, nos próximos anos também. Precisamos dar um basta nesses despropósitos! E nem adianta mandar convite, como fez a CBF para a Copa do Brasil, porque não iremos. Além do mais, estamos organizando as finanças do clube e nem temos dinheiro para viagens internacionais", declarou o Presidente do Gel." Um torcedor do time azulado apoiou a ideia: "se for para dar vexame, que seja só em Minas e no Brasil; melhor ficar de fora mesmo", concordou.
Novas notícias no próximo bloco ou a qualquer momento se algo de relevante acontecer.
Até a próxima!
Muito bom! KKKKKKKKK
Fernando.. concordo co vc esse campeonato é como olimpíadas colegial.. Vale nada.. Alias serve sim para mostrar os erros que estão cometendo no clube. Se vc analisar a enquete feito por esse jornal, 99% dos torcedores ja escolheram quem deve ficar e os outros saírem.. Não sei se será possível , devido a proteção vinda de dentro do clube ficar livre destes encostos mas se seguirmos a enquete ja vai melhorar o time 200 % . Todos que estão nos dispensáveis . são mesmo muito dispensáveis e o pior estando no grupo atrapalham o restante. ocupam espaço.
Vamos aguardar.. como falei com seu pai .. Se esse técnico no proximO jogo oficial escalar os mesmo reservas ISSO RESERVAS PQ JA TA DIFICL TER TITULAR...voltar a insistir com JADSON, CLAUDINHO, MARCINHO , E APARECER COM LEO , CABRAL E HENRUQIE.. PODE DISPENSAR ELE NO MESMO DIA OU A LUTA SERA PELA SERIE b... MANTER-SE NA B PQ COM ESSE PESSOAL NAO DA NEM ESPERANÇA. O TECNICO FILHÂO... TESTE O SOBIS DE CAMISA 10 NO MEIO ARMANDO O JOGO.. DE CHANCE AO MARCO ANTONIO...STENIO...
Será que o Fernando está desdenhado de um dos títulos que compõem a tríplice coroa? Era importante e agora não é mais? Não dá para levar a sério hoje em dia o que os crizeirenses escrevem. Não beira ao ridículo, é mais que ridículo.
O Felipão oficial, que chegou para tirar o time da lama e conseguir o acesso a Elite Brasileira, depois de alguns meses declarou que o objetivo era evitar o rebaixamento para a TERCEIRONA. Este ano vem o Felipe genérico, e diz que o objetivo de seu trabalho, também não era ganhar o campeonato mineiro. Agora vem o Fernando Rocha com essa conversa de Miguér a respeito dos estaduais.
Antes de consolidarem a presença na segundona pelo terceiro ano consecutivo, algum crizeirense poderia nos dizer qual é o objetivo na disputa da série B?
O substituto neste Quintal perdeu uma grande oportunidade de se manter calado.
O campeonato mineiro tem mais de 100 anos mas a culpa é da ditadura?