Novo técnico, novo analista de desempenho, novo assistente, novo tudo! Só que, até agora, os mesmos jogadores. Sobre eles, após os primeiros treinos, Pepa nos surpreendeu: “A qualidade técnica é muito grande. Desde os zagueiros, dos laterais até os meias. Uma qualidade técnica acima da média.”
Meu Deus, estamos falando sobre a mesma coisa? Sucata vira peça de exportação da noite para o dia?
Óbvio, nem se trata de sucata, tampouco de produtos raros. Sim, peças de boa qualidade, mas que a meu ver não foram entendidas por quem mexe no tabuleiro. Nos últimos meses a gente sentia, com Pezzolano, que jogadores poderiam render mais se melhor posicionados. Ou pelo menos se treinassem e jogassem juntos o suficiente pra se conhecerem em campo. Mas isto não acontecia. A cada jogo um meio campo e um ataque diferentes. O resultado era uma dissintonia geral. Hoje, sabemos, uma das causas que pode ser até a principal: o treinador já estava demissionário desde dezembro. Um ar de “faz de conta” passou a dominar o time: você faz de conta que me treina e eu faço de conta que jogo. Descemos ladeira abaixo. Perdemos milhares de sócios-torcedores. Autoestima despencando tudo por causa de decisões administrativas equivocadas.
Em abrangente entrevista agendada com toda a imprensa esportiva, após os dois primeiros treinos, Pepa confirmou a surpreendente nota dada ao elenco quanto à qualificação técnica e manteve aceso o otimismo com o trabalho. Deixou boa impressão, revelando que já há meses ele e sua equipe acompanhavam, de além mar, as coisas do Cruzeiro pois que praticamente acertados. Toda a torcida, da maior nação esportiva mineira, pra que tudo dê certo.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Quarta-feira com duplo choque de realidade – Será em Bragança Paulista, depois de amanhã, o primeiro teste do treinador português enfrentando o Red Bull Bragantino. Às 14h, o sorteio dos jogos pela Copa do Brasil. Quanto ao time, não podemos esperar milagres. O tempo foi curtíssimo, mas poderemos ver – quem sabe? – algo positivo no posicionamento da defesa, na formação do ataque e, sobretudo, nas cobranças de escanteio, a favor e contra. Já será muito!
2. Augusto, tremendo nas bases ante a expectativa de Pepa acertar o tempero do Cruzeiro, abre contra nós a Caixa de Maus Augúrios. Pra ele, em pouco tempo Pepa vai morrer de raiva se perguntando:
“Em que pau podre fui amarrar minha égua! Bom, pelo menos o rapaz é corajoso e a partir de agora vai ter que desenvolver dupla profissão: treinador e mágico. Pra treinar o Cruzeiro, atualmente, só Jesus Cristo, mas parece que ele não está disponível no mercado.”
Meu caro Augusto, psicólogos chamam isto de ato falho. Tanto você se esforça pra disfarçar um temor que acaba o revelando…
Sim, Pepa é uma aposta. E se der certo?
3. Juliano Damien concorda com o blogueiro quanto a dificuldade que Pezzolano teve, nos últimos meses, de colocar peças certas nos lugares certos. Cita Wesley como o maior exemplo. Mas há outros, como Nikão e Bruno Rodrigues. Essa dificuldade, agora sabemos, deve-se em grande parte à absurda situação de mantermos um treinador demissionário desde dezembro último. Inacreditável!
4. Obrigado, Amigos – Foi difícil decidir pela censura neste QUINTAL. Jornalista político nos anos de chumbo iniciados em 1964, o blogueiro sentiu, corpo e alma, o viver sob regime de exceção. Tornou-se sagrada a liberdade de expressão. Tentei não dar a ela limites neste minifúndio. Mas, sem cerca, entram elementos indesejáveis: palavrões gratuitos, ofensas ridículas sem pé nem cabeça. Ficou insuportável. Na última coluna, alertado por Jorge e outros condôminos, curvei-me à necessidade da censura do mau gosto desenfreado, palavrões que machucam os sentidos.
Surpreendente a repercussão favorável desta iniciativa, já nas primeiras horas da coluna de quinta-feira. “O QUINTAL precisava mesmo de uma boa capina”, diz Rjota.
Cruzeirenses e atleticanos integrantes da Série A da Vida nocautearam o blogueiro com um míssil de solidariedade. Fui à lona da felicidade profissional. Na contagem dos 10 pontos, zonzo, imaginei um barzinho agradável, fim de tarde, cerveja boa, música de Vinicius, Chico e Caetano, pinga da Abadia, tira gosto de leitão à pururuca. Ao meu lado os amigos queridos do Bate Papo, misturando camisas. Dois historiadores, adversários de Clubes, trocando figurinha animados. Até um cara saído de Dores desiludido porque não nasceu em Bom Despacho, viria de Nova York. Se não é o paraíso, fica bem próximo!
5. Novo Raposão e Nota Oficial – Qual ficou pior? – A invasão paulista e carioca na cozinha cruzeirense, trazida pela SAF, tem de ter limites cravados pelo coração e pela alma. Não troquem nossas tradições como se fossem produtos de época. Isto não é pauta de urgência, onde pululam temas gravíssimos. Depois de subitamente apresentar o modelo “festinha de neném” do novo Raposão e ante a reação imediata da Nação Azul, os dirigentes da SAF conseguiram piorar o que era horrível elaborando uma confusa nota oficial em que não se consegue entender se assumiram ou não o homérico cochilo. Senhores paulistas e cariocas que agora mandam no meu Clube do coração: não mexam onde não é preciso mexer. Por favor!
6. Meu protesto já programado: Desde que instituída a categoria, sou Sócio Diamante. Todo mês, modesta e orgulhosamente, colaboro com uma gota d’água para o nosso oceano de dificuldades financeiras. Suportei o time horrível no campeonato mineiro; suportei a estranha saída do Mineirão; suportei a inacreditável decisão de mantermos desde dezembro um treinador demissionário. Mas esta de trocar o Raposão ou a bobagem absurda de nomear “comissão” pra estudar a mudança, não resistirei. Continuar colaborando seria como chancelar essa barbaridade.
Pra sentirem o absurdo que estão tentando fazer: imaginem uma comissão (sem noção) de assessores mineiros indo trabalhar no Flamengo e no Corinthians e, do nada, propondo “nova leitura” para os símbolos dos Clubes…
7. Bruno Araújo de Carvalho manda um recado que, certamente, é subscrito por 9 milhões de corações azuis:
“Quanta distância estamos vendo no momento atual da Diretoria do Cruzeiro com o seu maior patrimônio (o torcedor). Falta empatia e bom senso de quem comanda e mais uma atitude de mudança do mascote totalmente “impopular” afasta ainda mais o torcedor do clube. Já não basta o time fraco em campo e esse pessoal ainda consegue “caçar sarna prá se coçar”. Lamentável!”
Disse tudo, Bruno.
8. Ronaldo, não entorne o caldo! Repercute nas redes a saída de Ronaldo dos grupos sociais com os quais interagia, revoltado com a reação da massa sobre o Raposão. E não era pra ter reação? Quem você pensa que é, Ronaldo, pra não admitir que erra como qualquer mortal?
9. João de Deus Filho, corajoso, aposta contra o nosso novo treinador:
“Convenhamos, um técnico chamado Pepa é pra nos fazer encher a coluna de memes. Motivos não faltarão. Logo, eles vão pipocar por aqui.”
Meu caro João de Deus, pra um Guru da Racionalidade você está se arriscando muito. Pepa tem boas ideias, pés no chão. Cônscio das dificuldades, está confiante de que entregará um bom trabalho de reconstrução. Os “motivos que não faltarão” poderão ser vitórias. Duvida?
10. Teobaldo, um voluntário de luxo:
“Dalai, não se preocupe em ler antecipadamente as mensagens para “barrar” os inconvenientes. Basta ver as mensagens antigas e bloquear o IP da origem. Coloco-me à sua disposição caso a TI do Quintal dos Atleticanos não consiga resolver.”
Meu caro Teobaldo, até agora quando encerro a coluna de segunda (15h de domingo) já postados 86 comentários, felizmente nenhuma baixaria, nenhum texto de adulto mentalmente matriculado na quarta série primaria.
11. Olivia Vieira, atleticana,estreia no QUINTAL pra revelar ponto em comum com o blogueiro: somos fãs de carteirinha do cronista Fred Melo Paiva. Obrigado, Olivia. Conto com sua resiliência, suportando até o espinafre do Popeye. Volte sempre.
12. Arbitragem para Atlético x América revive histórias antigas e de sempre! Meus caros integrantes da Barraca Atleticana: Se no jogo contra o Athletic o juiz mineiro tivesse dado o pênalti contra o Atlético vocês acham que para a decisão com o América o Clube iria exigir juiz de fora? Claro que sim. É por isso que, com as barbas de molho, o América está exigindo. Será então feito um sorteio (?). Cuidado! Certa vez, numa decisão de título, Cruzeiro, Atlético e Federação resolveram fazer um sorteio com bolas de bilhar, numeradas de 1, 2 e 3. A secretária da Federação, de olhos vendados, tirou a bola 2, do Atlético. Que havia pernoitado no freezer.
13. Eduardo Silva, nosso historiador azul, fez inspirada crônica enaltecendo a descoberta do Atlético, por Ronaldinho Gaúcho, em 2013. Excelente!
GARIMPO
“A consciência é o melhor livro e o que menos se consulta”.
(Pascal)
De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…
Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…
Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…
Ver Comentários
"Eduardo Silva, nosso historiador azul, fez inspirada crônica enaltecendo a descoberta do Atlético, por Ronaldinho Gaúcho, em 2013. Excelente!"
Aí Duduzinho APARECIDO Silva, conseguiu ser notado pelo nosso prezado Dalai....!!!
Agora pode descansar e parar de falar asneiras.
Enquanto isso, sai peladão na Afonso Pena com uma melancia no pescoço e uma plaqueta CSA no peru que ninguém vai deixar de te notar.
E vê se arruma emprego porque a ociosidade faz a gente ficar dando pitaco nos comentários de todo mundo, colocando pra fora toda a nossa raivinha incontrolável por permanecer no fundo do poço tanto tempo.
Eu li, reli, tornei a ler e NÃO estou acreditando que vc escreveu isso acima!
Rapaz, quanta carência, inveja, um homi véio escrevendo uma bobagem dessa? Toma vergonha na cara!
"Conseguiu ser notado pelo NOSSO prezado Dalai??" kkk Nosso? quer dizer que só as FRANGAS que podem escrever aqui no blog do NOSSO Dalai???
"a ociosidade faz a gente ficar dando pitaco..." kkk olha a manota, quer dizer que vc se inclui nisso e está desempregado?
Inveja de homem velho tem cura? O blogueiro escreveu um monte de coisa e o carente só viu o meu nome em todo o texto e se preocupou em passar o recibo correndo?? kkkk
Que franga lesada! kkkkk
Bom dia Dalai. Obrigada pelas boas vindas, mas não sou estreante. Já tive a audácia de comentar anteriormente, e já admiti que considerava o Cruzeiro um rival a nossa altura. Confesso que ter o América como principal rival é meio estranho, não tinha vivido ainda essa experiência. Quem sabe daqui a alguns bons anos, e bota anos nisso, vocês possam retornar a essa condição, sinceramente não torço e nem acredito nisso.
Grato pela referência, Galai. Oxalá continuem os participantes com essa conduta... será?
Saiu o "jênio" Pessssssssolano (minha homenagem à imprensa da roça!) e chegou um outro para contar piada de português... mas convenhamos, o cara é muito engraçado: "A qualidade técnica é muito grande". Kkkkkk!!! Digna do melhor stand up!!!! Continuem no caminho certo!!
Num é?
Deixem as marias ouvirem mesmerizadas o canto da sereia.
Cada um que acredite no que quer ouvir.
Minha mãe - já octogenária - até hoje diz que sou uma criança maravilhosa, mesmo estando obeso, calvo e quase sexagenário.
Mas vamos lá, bora Barcelona Mineiro! Avante TETRANAB2024!
franga só pensa no Cruzeiro!
Não. Estamos pensando nos adversários da Libertadores. Ainda lembra o que é isso?
Se o elenco do micróbio azul, digo, CSA-MG, é acima da média e se essa média é o brasileirão série A, então, pela lógica, é superior a mais de 10 times, pois os elencos de Galo, palmeiras e flamerdinha estão mto acima dos demais. Ou ele desconhece o elenco dos demais times (o mais provável), e/ou ele está supervalorizando o elenco q ele está recebendo pra elevar o moral dos jogadores e fazer média com o gorducho (tbm o mais provável).
E pensar que o Pepa, conforme relato do nobre articulista, "já há meses ele e sua equipe acompanhavam, de além mar, as coisas do Cruzeiro pois que praticamente acertados" não se preocupou em ajudar, ou dar uma "mãozinha" ao seu conterrâneo Pezzolano, indicando como atuar com o "qualificado e excelente quadro de jogadores" que possuía!! Esses portugueses.... ao que parece-nos....são muito egoístas....
Conterrâneo? Um é uruguaio, ou outro é português.
É verdade! Falha grosseira! Obrigado pela correção.
"A qualidade técnica é muito grande"
Pepa.
Oras, oras, o correto seria ele chegar e dar uma entrevista falando que o elenco é fraco, que precisa contratar um monte de jogadores?
Tem uma coisa no futebol, que os juvenis, quem nunca assinou uma súmula, quem nunca chupou laranja no vestiário, quem nunca participou de um minuto de silêncio dentro de campo, NÃO SABE, que vou ensinar agora:
Se chama Gestão de Grupo! Gestão de vestiário!
Um líder, um gerente, um técnico recém contratado, a primeira coisa que deve fazer é trazer o grupo para seu lado. E como faz isso? Elementar meu caro, Watson! No futebol o técnico tem que colocar suas ideias de jogo e os jogadores tem que digamos "comprar essa ideia" e quando falta técnica, tática, qualidade, tem que sobrar vontade, "tem que correr pelo técnico"...
Então o Pepa está CORRETO! Tem que chegar e conquistar os caras, para o casamento ser duradouro e feliz! Tem coisas que fala INTERNAMENTE com o elenco, com a diretoria e tem coisas que ele NÃO FALA com a imprensa e torcedores.
Ou algum juvenil acha que algum técnico no mundo vai ser bem sucedido dando entrevistas falando que a qualidade do seu elenco é ruim, abaixo da média, não vão ganhar nada, que precisa de contratar mais jogadores?
Agora, SE o Pepa vai ser bem sucedido com esses jogadores ou não, veremos a partir do início do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, o resto é pura especulação de magoados de plantão.
Calma gente, as farmácias também vendem remédios para ejaculação precoce!
#FICAADICA
Dudinha, como sempre você não entendeu.
O grupo é muito BBBom, mas é para a série B!!
Exatamente.
Acrescentando que tem coisas que ele fala INTERNAMENTE apenas com a diretoria e nem com o elenco. Até para o psicológico de quem está no grupo, tem que haver valorização, para que cada um busque o máximo de si.
Chegar desmerecendo os jogadores é totalmente desmotivador.
"Ao meu lado, os amigos queridos do Bate Papo, misturando camisas. Dois historiadores, adversários de Clubes, trocando figurinhas, animados... Se não é o paraíso, fica bem próximo!"
Eu da minha parte sempre soube que Manuel Panhame é infantil e infantilizado. Mas, se não for isso em excesso, minha pessoa diria que nosso anfitrião está sim convidando a todos, este historiador e seu ilustre adversário entre os todos, para um retorno harmonioso ao Quintal de Todos Nós. Observando apenas que no final do ano, com a volta do cruzeirim ao seu lugar definitivo, o dito Quintal voltará a ser o que de fato sempre foi, ou seja, latifúndio de propriedade do povo que na prática o comanda, o povo tetraCAMpeão dessas Gerais de Paulinho, Otávio e Milton Nascimento, que Milton Nascimento mesmo sendo cruzeirudo possui Minas em sua totalidade. Eu disse que Manuel Panhame é infantilizado? Disse escrevendo. Qualquer coisa agrada um infantil, qualquer coisa desagrada um sujeito de mentalidade infantilizada. Dito isso, entremos na posse do detalhe que levou este historiador Atleticano a se deixar tomar de carinho por este espaço no qual ele, galista enfezado, entrou pela primeira vez com faca nos dentes, sapateando agressivo, o Dalai com aquela ladainha dos cinquenta anos tendo demoradamente irritado a todos nós que somos do Clube Atlético Mineiro e vibramos com alegria nas vitórias. Com o passar do tempo, no entanto, esse historiador foi percebendo o que todos enxergam e admiram: a rara capacidade de nosso anfitrião de bem conviver com contrários. Isso nunca foi fácil e sempre conquista consciências, Dalai em função dessa característica sem par se fazendo admirado e caro a quase todos os que frequentamos o terreiro. CAMpeões de tudo e segundinos de carta marcada, nós aqui nos sentimos como não é possível se sentir em nenhum outro blog esportivo. Gostamos do Quintal com força. Nós e eles... Mas existiram também os detalhes que desagradaram esse confesso infantilizado. Existiram. E, ele, o infantil, quando se deram os fatos desagradáveis suficientes por si para afastar o mais fanático dos participantes, correu para junto da mamãe, em formidável berreiro, fazendo caretas sobrepostas: "Mãe, eles mexeram comigo lá no Quintal! Não estou querendo voltar lá para brincar!" Mamãe, mulher proativa e temperamental, me proibiu terminantemente de retornar, mastigando duras palavras de repreensão ao Cruzeiro Sim, à Maria, ao JSCR e até mesmo ao Teobaldo, fogo amigo, que bateu palmas para uma ofensa proferida contra a pessoa de seu filhinho... Eu lhes disse que Manuel Panhame é infantil e infantilizado?
Infantil e infantilizado, mas macaco de auditório desse local de confraternização, onde se encontram para o pontual esculachamento, Torcedores e torcedores, a maioria __ exceção feita a Manuel Panhame que é contratado para ensinar história, filosofia e interpretação de texto __ não ganhando dinheiro, mas se divertindo a valer... A proibição de mamãe? Manuel Panhame sempre foi desobediente. Eis então que, desafio dado, desafio aceito, Eduardo Silva! Vamos então lá, escrever em nossos próprios nomes, sobre os nossos clubes as melhores falas, a respeito do outro as piores anedotas. Tenho a certeza que vossa pessoa, usando seu nome de batismo não correrá mais o risco de ser chamado Come Caca. Não sendo chamado Come Caca seu linguajar não será tão ofensivo nem despertará as mais encatarradas contra propostas. Se tudo correr como prevemos, voltarão à cena do Quintal os bons debates, a máfiadalamapreta no centro das chacotas. Combinado assim, Eduardo Silva? Da minha parte prometo não mais dizer que você é especializado em peidar na igreja.
Muito gratificante voltar a comentar em um ambiente mais sadio. A proporção de ofensas e palavrões de uma certa forma impedia os mais sérios de um debate interessante.
Ressalvas ainda aos comentários jocosos a respeito do Raposão. Passou, acabou. Perceberam o erro e vão fazer a correção com toda certeza.
A mudança de treinador renova as esperanças de melhora pois era nítido que Pezzolano havia perdido o entusiasmo. Mas isso só não basta. Parafraseando Nelson Rodrigues "e´óbvio ululante" que precisamos de pelo menos mais 3 reforços acima da média do que temos hoje.
Espero boas contendas com o sempre educado Teobaldo, a novata Olívia que no primeiro post deixou boa impressão, o sempre bem municiado Eduardo Silva, Rei, Melo, Jack, Bruno, o sumido Mecão das Gerais. Quanto ao Panhame não entendi a citação ao meu nome, talvez pela escrita infantil e meu entendimento ainda puril.
*Pueril
Bom dia a todos!
Blog desinfectado pelo Dalai. Boa notícia! Nos comentários da última coluna, antes desta, ainda havia um cheirinho ruim, mas já está melhorando bem. E para aquele povo que passou três anos no armário e agora acha que tá desfilando em passarela, é bom resgatar a história desse blog.
Sim, porque quando todos abandonaram o outrora vaidoso clube, até mesmo a Fé, o Dalai surgiu com galhardia para defender o espólio do que restava daquela instituição que se dizia possuidora de 'páginas heroicas e imortais', mas que, na verdade, havia sido tragada pela sua grandiloquente vaidade e presunção.
Por outro lado, havia um enorme contingente de atleticanos, desde a data 'heroica' e 'imortal' de 08/12/2019, buscando bbbruzeirenses com a lupa para exercer o seu legítimo direito de zoação, direito esse que é a própria essência do futebol, e que, sem ele, o esporte teria pouco valor. Zoação, diga-se de passagem, que, naturalmente, é uma via de mão dupla. Tinha chegado a vez do atleticano zoar o 'incaível'. Incaível!!!!! kkkkkkkkkkkkkk.
E eis que graças ao espírito liberal e esportivo do Dalai, juntou-se a fome com a vontade de comer e surgiu o 'Quintal dos Atleticanos' como bem cunhou o Teobaldo. Um blog de um bbbruzeirense corajoso enfrentando não só a piada pronta em que se tinha transformado seu clube do coração, como também a zoação implacável dos rivais que ele, com sua boa argumentação, valendo-se de doses cavalares de exagero e fantasia, conseguia, algumas vezes, quase equilibrar a disputa, que podia até ser considerada injusta, visto que no blog dos Atleticanos era rara a figura de bbbruzeirenses, exceto alguns simpatizantes desavisados que aqui apareciam, levavam a bordoada de praxe e desapareciam. O fato é que Dalai levou sozinho e na raça a empreitada desse seu blog no tempo da cabulosa vergonha.
Dessa forma, coordenando e alimentando o 'Quintal dos Atleticanos', o Dalai, carinhosamente apelidado pelo Teobaldo de 'Galai', foi por esses anos todos conduzindo o debate sempre com boa educação, espírito esportivo e muita galhardia.
Até que o bbbruzeiro, não tendo mais como colocar letras B no início de seu novo nome e esquecendo-se que era uma raposa, fazendo as vezes de um golfinho, resolveu sair das profundezas em que tinha mergulhado para voltar à superfície e fazer umas gracinhas. Há quem diga que já prepara um novo mergulho ainda mais profundo. Quem viver, verá.
Mas o fato é que nesse curto período da gracinha bbbruzeirense, saiu do armário o que de pior a natureza humana pode oferecer e esse povo desavisado veio emporcalhar o 'Quintal dos Atleticanos'. Não com zoações sadias e inteligentes, mas com tolices primárias de gente com dificuldade de amadurecer. Vale dizer, de se tornar GENTE de verdade.
O blog do Galai não merecia isso. O lugar onde mais se discute o Hulk na imprensa esportiva brasileira; o lugar onde aprendemos existir o 'VAR do bem' e o 'VAR do mal'; onde descobrimos que a pandemia fez estragos seletivos em clubes de futebol; onde descobrimos em primeira mão que o bbbruzeiro iria subir e, em SEGUNDA mão, que ainda não havia data certa para o evento; onde vimos grandes ídolos dos rivais deixarem de ser louvados como 'Mitair' para serem acusados injustamente, só porque, cheios de vaidade, quiseram construir um tal de 'barcelona das américas'; onde agora vemos o grande ídolo e salvador do clube sendo aclamado: 'Ronaldo gordão, devolve o raposão'.
Ora, esse blog, 'Quintal dos Atleticanos', deveria ser tombado como patrimônio público dos Atleticanos (atenção, bbbruzeirense, é para tombar e não CAIR!) porque ele é rico em histórias dessas atuais páginas hilárias e imorais desse ex-'grande clube da cidade, que é pura enganação, pois vive cheio de vaidade, mas não passa de um anão'.
Pois é. Na quinta a gente continua. Vamos falar da raposinha e do Pepa. Que fofura! E SEGUNDA? SEGUNDA logo, logo tem mais. Muito mais! Até.
Fred Paiva, é você? Se sim, ou não, seguem algumas observações (insignificantes, reconheço):
"...o Dalai surgiu com galhardia para defender o espólio do que restava daquela instituição..." - Aqui trocaria, eu, "espólio por RESCALDO"
Dizer que eu apelidei o nosso garboso anfitrião de "Galai" é uma injustiça muito grande, praticamente uma blasFÊMEA parecida com certA mascote (mascote é gênero feminino ou femininEs... bem, como essa não é minha especialidade, cada um leia como quisar), uma vez que ele, ao se referir ao GALÃO em mais de 90% de suas (dele) postagens, "se auto cunhou em si próprio" a expressão referida, não devendo ser imputada a esse modesto leitor (na verdade, sem falsa modéstia, um pretenso colaborador) nenhum mérito na questão! FATO!!!
No mais, decida-se: É Quintal do Dalai, Quintal dos Atleticanos ou Blog do Galai? Tá parecendo um certo futuro estádio de futebol (dizem que é multi-uso, mas eu acho que é só pra fazer inveja na antiga concorrência) que todo dia muda de nome... parece que nem nome tem mais!
Teobaldo,
Fred Melo Paiva é outro nível. O máximo que eu consigo eventualmente é (involuntária e inconscientemente) plagiá-lo. Eis que em sua coluna de sábado ele trazia o título "O Galo deveria ser tombado como patrimônio da humanidade". E eu, provavelmente, tocado pela importância e urgência de sua proposta, inconscientemente, sem perceber, afirmei aqui que o ‘Quintal dos Atleticanos’, deveria ser tombado como patrimônio público dos Atleticanos.
Só daí já dá para ver a dimensão de um e outro. O Fred, original, pensando em toda a humanidade, na força imanente desse Galo Doido, na arte transcendente desse clube maravilhoso. E euzinho aqui, mero plagiador, pensando apenas no nosso (inalienável) direito de zoar os bbruzeirenses. Coisa pequena. Igual ao ex-rival. Tá vendo só? O nível é muito menor. Isso aí é como querer comparar o Galo com os times menores da cidade. Não tem comparação!
Quanto ao "espólio" x "rescaldo", reconheço que, por amor à precisão, "o que restava" harmoniza melhor com rescaldo. Mas sem querer me justificar, e já me justificando, no momento da escrita entendi que, simbolicamente, os acontecimentos do fatídico (e maravilhoso) 08/12/2019 mais se assemelhavam a um obituário que a um incêndio. Agora, após sua observação, avaliei melhor e cheguei à conclusão de que o BBBruzeiro foi vítima de uma FOGUEIRA DE VAIDADES. Sim, rescaldo é melhor!
E de fato, chamava a atenção a insistência do Dalai em falar do Galo. Porém, se ele “se auto cunhou em si próprio” a referência ao Galo, faltava traduzir isso numa palavra simples, única. Faltava o 'empurrãozinho' final para se chegar à alcunha perfeita. E convenhamos, 'Galai' foi um achado sensacional. Não seja humilde!!!!
E com relação aos nomes do nosso quintal, essa minha escrita de improviso e com falta de precisão leva a esses lapsos. Porém, vejo que dois nomes são adequados e poderiam ser usados indistintamente: "Blog do Galai", pois expressa a propriedade; e ainda, "Quintal dos Atleticanos", pois expressa a posse 'mansa e pacífica'.
Quanto ao futuro ex-novo estádio do BBBruzeiro, já tem nome definido, sim. É que como falaram que eles se inspiraram na Arena da Baixada do Athletico-PR, a do BBBruzeiro foi batizada de "Arena Rebaixada de BBBetim". Tem tudo para dar serto. É ver para crer!
Não queira "me" enganar, Fredão!!! Abraços, querido!
há décadas a paixão atleticana domina os bastidores da FMF. Tadinho do América, a próxima vítima!
Mas já?
Quanto cobrou pra chorar em velório de time de futebol?
Kkkkkkkkkkkkk