Categories: Notícias

ALEA JACTA EST!

Os romanos usavam esta expressão para coroar decisão importante, encerrando dúvidas e que poderia significar vida ou morte: A SORTE ESTÁ LANÇADA!

É mais ou menos o que está acontecendo com o Cruzeiro. Isolado num casulo paulista, o presidente SR vem tratando a transformação em S.A. como liturgia grega medieval, com privilegiadíssimos iniciados. Entrega raras informações, mas, paradoxalmente, vai precisar nos próximos dias, de aprovação da Assembleia Geral Extraordinária, do Conselho Deliberativo. Não parece preocupado com isto. Desde que o Conselho caiu nas mãos da Família União as assembleias chegam a ser até monótonas, sem embargo da gravidade dos temas votados. O presidente do conselho abre a reunião, passa a palavra ao presidente do Cruzeiro, que discorre por duas horas sobre contatos feitos na Europa, com clubes e grupos empresariais, pincelando um mundo que a gente tinha vontade de conhecer.  Conclui agradecendo a presença de todos. A palavra volta ao presidente do Conselho, que anuncia o resultado da votação e o encerramento da assembleia. Deixando rapidamente o auditório, ambos, de costas, nem chegam a ver dezenas de braços levantados pedindo a palavra ou uma explicação do que aconteceu.

Estas cenas certamente vão se repetir. Apesar de tudo, temos de torcer para que mesmo assim, por linhas tão tortuosas quanto absurdas, o interesse maior do Cruzeiro prevaleça e sejam criadas condições para a gradual reconstrução do Clube. Não suportaremos mais um ano de nau sem rumo. 

Já está registrado, na Sociedade Anônima Cruzeiro, o capital social de R$ 22.920.000,00 representando a soma dos direitos econômicos e federativos de atletas das categorias de base. Observa-se que o patrimônio imobiliário ficou de fora. Constituiu-se também o Conselho de Administração, com três integrantes: o presidente Sérgio Rodrigues, o ex-presidente Alvimar de Oliveira Costa e Paulo Henrique Pentagna Guimarães, empresário do setor financeiro. A proximidade do Natal nos impõe o questionamento: os três Reis Magos visitaram a manjedoura levando incenso, ouro e mirra. O que nos trará esse Conselho de Administração?

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Cruzeiro tetra mundial de vôlei – Maior clube da história do vôlei masculino brasileiro, em todos os tempos, o Sada Cruzeiro colocou, sábado, o quarto mundial em sua galeria. Lá já estão sete Sul-Americanos, seis Superligas, seis Copas Brasil, quatro Supercopas e 12 Campeonatos mineiros. Uma emocionada torcida lotou o Ginásio Divino Braga, em Betim, reproduzindo cânticos de guerra que anos atrás dominavam os principais estádios brasileiros. O presidente SR não compareceu. Falta de agenda ou de coragem?

2. Atlético bicampeão brasileiro – Falaram tanto que nem se importavam com o bi, descartando até uma segunda estrela na camisa…  Mas logo no primeiro jogo depois do título, contra o Grêmio, colocaram um “bicampeão” de todo tamanho, nas costas da camisa utilizada.  Eu, pelo menos, nunca tinha visto isto, antes. Pelos aeroportos do Brasil espalharam mensagens a neon, enaltecendo a façanha. Uma festa. Quem nunca comeu melado…

3. Jamicel abre momento ternura no QUINTAL: De férias e com um compromisso no Prado, esticou até o Barro Preto, com suas filhas, contando a elas “um pouco da história de luta do nosso Clube, forjada nas dificuldades, mas sempre vitoriosa! ”

E termina sua mensagem entornando esperanças na reconstrução:

 “Como bônus, foto com o Raposão, na nossa loja. Ah, ser Cruzeiro é bom demais! ”

Obrigado, Jamicel Em breve o gigante passa a respirar sem instrumentos!

4. Bernardo encara o blogueiro:

 “Dalai novamente fantasiando sobre 15 pontos entregues pelo Flamengo… Novamente, o desafio à especificar quais foram os 5 jogos/15 pontos que o time do Renato Gaúcho entregou? ”.

De cara, mato 1/3: Só para o rebaixado Grêmio, o Flamengo jogou cinco pontos no lixo, derrota de 1×0 e empate de 2×2. Jogos tenebroso em que empatou atirando fora 2 pontos em cada um: Chapecoense, Sport Recife, Cuiabá e Bragantino.

5. Jorge, inspiradíssimo, mudou até a letra de nosso hino, musicando a gozeira. Vai firme, Jorge. Como já comentado aqui, vocês sofreram meio século de bullying (com raríssimas pausas) e têm o direito ao revide nesses dois anos de tsunami, Coronavirus e cepa que estamos suportando. Mas vai passar mais cedo do que pensam. E os reis atleticanos, até quando está garantida a harmonia no baralho, digo, na Corte?

6. Atleticano inconformado, denuncía:

 “Como eu disse, vou repetir, digno de pena a tentativa de desmerecer o título incontestável do Galo, o melhor time na temporada…”

Meu caro Atleticano, vamos por partes, como diria o esquartejador: que o Atlético é o melhor time da temporada, ninguém pode duvidar. Mas que ele teve decisiva ajuda do Flamengo e do VAR, também é indubitável.

Quanto à sala de troféus do Cruzeiro, não entre!  A sua luta, com o apoio de Jorge e outros cardeais atleticanos, de tentar desqualificar nossos títulos lembra as batalhas de Dom Quixote contra os moinhos de vento… Chega a ser masoquismo.

7. Marcilio Vaz disfarça, mas, em verdade, ainda não digeriu a “Cinquenta” que acabou tendo duplo significado para os atleticanos. Dói, a lembrança de 50 anos de seca, no deserto…

Depois, sem perceber que seu anjo da guarda foi apurar se seria ou não exigido o passaporte da vacina, Marcilio faz questionamento que não é digno de seu currículo neste QUINTAL:

  “… se a taça é comemorativa de 50 anos ninguém pode ter sido campeão brasileiro em 67, é impossível isso. ”

Meu caro Marcilio, aconteceu – digamos – uma justa revisão histórica promovida pela CBF. Conquistas memoráveis de alguns clubes, equivalentes a campeonatos nacionais, mas sem essa denominação, foram reconsideradas e renomeadas. O Cruzeiro venceu a Copa do Brasil em 1966, disputada contra o Santos, de Pelé, considerado então o Melhor Time do Mundo! 6×2 no Mineirão e 2×3 no Pacaembu.

Incontestável, rebatizar aquela Copa do Brasil.

8. Augusto, como outros condôminos atleticanos, não nos deixam esquecer do dia em que caímos para a Série B:

“Eita dia danado de bom esse 08/12/2019”

Vamos continuar no calendário, com datas significativas para o Cruzeiro:

Após a queda, a pressão contra a administração Wagner-Hermínio-Itair, liderada pela gloriosa torcida azul, assumiu proporções incontornáveis e a renúncia coletiva era questão de horas. Este blogueiro, de decorativo vice do Conselho Deliberativo, assumiu a presidência, com a renúncia de Zezé Perrella. Coube-me conduzir a pressão das ruas ao gabinete de Wagner e ele entregou os pontos no dia 20 de dezembro. A direção do Cruzeiro caiu nas mãos do blogueiro que mal podia andar de tanto plano na cabeça, contando já com a presença efetiva de um selecionado Conselho Gestor. Tinham arrombado os cofres. Tinham feito contratos que de tão leoninos contra o Clube, a gente lia três ou mais vezes, pra conferir se era verdade mesmo. 

Ainda assim, nossos planos entornavam pelas janelas. Iriamos disputar a Série B como nenhum outro time grande havia disputado, com destaque para uma bem bolada política de assistência social em todas as regiões de jogos.

Tudo azeitado. Tudo combinado com todo mundo, menos com o Imponderável F.C.

E surgiu a Pandemia trancando o mundo em casa.

Depois daquele 8 de dezembro, caímos mais duas vezes para a B. 

As gozações triplicam.

Mas, meu caro Augusto, vou te tirar o sono agora, com duas proposições:

  1. Imagine, se não houvesse a Pandemia;
  2. Imagine, se tudo que aconteceu com o Cruzeiro, acontecesse apenas com o Atlético.

Boa noite.

9. Murilo Andrade Marçal não põe fé nas últimas contratações anunciadas; “nenhum vale nada”

Meu caro Murilo, dê um crédito de confiança. Edu, por exemplo, foi o artilheiro da Série B. Marcava gol por telefone. É o que estamos precisando. O meia João Paulo teve ótimas temporadas na Ponte e, por último, no Atlético Goianiense. Pedro Castro, volante, será bom companheiro de meio campo com Adriano.  Vamos confiar.

10. Cruzeiro sim! pinça três pontos “desconfortáveis demais”.

  • O presidente do Cruzeiro pede desculpas pelo time ficar dois anos parado no tempo e no espaço. Entenderia um pedido de desculpas por um ano. Dois anos torna incompreensível um pedido de desculpas. Soou como gozação;
  • O Cruzeiro torna-se SAF e começa contratações sem freio. Qual a razão do frenesi?
  • Presidente promete ingressos “mais acessíveis em preço” para o ano que vem. Ele pode ou deve prometer isto?

Vamos por partes:

  1. Nesse estranho pedido de desculpas (“me perdoe por eu ter te agredido anteontem, ontem e hoje…”) o presidente volta a falar nos seis pontos que a FIFA nos retirou… (e quantos nesses dois anos de B ele nos retirou?). Em 2020, começamos, sim, com menos seis, mas as três vitórias seguintes, conseguidas pelo time comandado por Enderson Moreira (contratado por mim e pelo Conselho Gestor), pagaram a dívida e nos deixou com três pontos positivos. Seria questão de tempo alcançarmos as primeiras colocações. Aí, chegou um “assessor de minha confiança pessoal”. E Deivison assumiu a sua funesta função de X-9, conduzindo a vaca definitivamente para o brejo. Se o presidente pedisse desculpas pelo Deivison e por ter recusado o apoio do Conselho Gestor e de tantos cruzeirenses de raiz que só queriam ajudar, ficaria mais palatável.
  1. Essas contratações são necessárias, porque deixar como estava seria suicídio.
  2. Promessa de ingressos mais baratos, no próximo ano. Jogando pra arquibancada, como gosta de fazer, quando não está olhando para o espelho.
  3. Marco Aurélio também estranha as contratações anunciadas e pontua que são desmerecimento da turma de 2021.

Marco, por favor, com algumas poucas exceções, a “turma de 2021”, gente honesta, de caráter, mas pouco futebol, nos matou de raiva!

11. Geraldo, cruel, destrincha o Conselho Deliberativo do Cruzeiro:

 “… é só pagar um churrasco. Não precisa gastar muito, eles aceitam carne de segunda, frango, linguiça barata e cerveja baixa-renda. ”

Geraldo, até parece que você já esteve com a gente!

12. Bernard José de Assis quer trucar o blogueiro:

“Dalai, uma das palavras suas que mais me chamam atenção é vc dizer que o Flamengo “entregou” 15 pontos em derrotas inexplicáveis. Se usar o mesmo raciocínio, dado que o Galo iniciou o campeonato de forma inconsistente, podemos dizer que pelo menos 10 pontos o Galo também teria dado ao Flamengo, a saber: dois empates com o lanterna Chapecoense e as derrotas para o xará Goianiense fora e Fortaleza em casa.”.

Meu caro Bernard, situações distintas reclamam conclusões diferentes. O Atlético perdeu esses pontos no início ou no meio do campeonato. Na reta final, quando a diferença entre os dois Clubes era o destaque nos noticiários esportivos e o Flamengo tinha dois ou três jogos a menos, dependendo apenas dele próprio pra ser campeão, teve início o “efeito-Renato Gaúcho”, encerrado com a demissão do treinador. 

13. Luiz Antônio Lopes Barcelos joga as cartas na mesa, sem reservas, focando a exaltação atleticana:

“Isto é normal, afinal foram 50 anos sendo a chacota nacional. A mágoa e a revolta são grandes e o pior de tudo, a inveja é ainda maior. ”

Com outras palavras, Luiz Antônio repete o que sempre falo: os atleticanos, vivendo um momento mágico, seriam mais felizes se apenas curtissem… mas não conseguem. A mágoa é tanta que têm de revisitar o passado pensando que assim poderiam atenuar o bullyng. Não podem.

Isto só alivia se vocês deixarem quietinho o que passou.

 Se servir de consolo, volto a confessar: hoje, sabendo o quanto dói, me arrependo do que fiz com vocês por meio século!

14. Rei Melo retorna, pegando pesado com blogueiro:

“… se ccontinuasse a seguir as ideias do Dalai, com mais um ou dois anos o clube estaria jogando o torneio corujão…”

Ou não!

 O técnico que indicamos e com o qual passamos o comando do Cruzeiro ao presidente eleito foi Enderson Moreira. Ganhou as três primeiras rodadas, pagando os seis pontos da FIFA… Entrou Deivid, “da minha confiança pessoal”, Enderson foi expulso, rodou um pouco e depois pegou o Botafogo lá embaixo, levando-o ao título da Série B.

Dalai

Ver Comentários

  • Caro Dalai,

    Como foi que o "Estado de Minas" não te achou antes?
    Me informo, me divirto e me educo, com textos tão bem elaborados. Bem diferentes dos "testos" que a gente anda lendo por aí...
    Permita-me discordar: Que tal citar, além dos pontos que Enderson pagou à FIFA, os resultados seguintes e os porquês que o levaram a ser demitido?

    Abraço,

    Cláudio

    • Parece que o Dalai já falou sobre isso. O Enderson começou bem, mas o Boi Lambeu, especialista em ensinar gestão para portugueses, colocou lá, para a felicidade geral de todos, um X9 para minar o trabalho da comissão técnica.

      O Enderson é sim um treinador retranqueiro e da prateleira de baixo do futebol brasileiro. Mas o que quer um clube da prateleira de baixo do futebol brasileiro com um time horroroso desses?

      O Enderson tinha o tamanho certo para o BBBruzeiro, como tinha também o tamanho certo do Botafogo. A diferença é que um vivia cheio de vaidade e queria ser o que não era. O outro, caiu na sua realidade, se organizou e foi campeão da série B. Eu acho que o BBBruzeiro está sertinho. É continuar nesse caminho que vai chegar longe!

  • A sorte está lançada e mais um golpe preparado: vão obrigar que a votação para vender a alma ao diabo (só 90% da alma para ser justo) seja aberta! KKKKKKK esse CSA/MG e os asseclas que o comandam são muito rasteiros! olha só quem vai integrar o "Conselho de Administração" da SAFadeza!!! Essa turma vem mesmo para moralizar!!! É aquela história: vamos mudar tudo para continuar tudo como está! E pra não dizer que não falei das flores, apesar de o nosso blogueiro não ter se manifestado: penaltizinho mandraque aquele contra o Atlético Paragauiense, heim?!!! Isso deve ter dado uma raiva danada aos torcedores do CSA/MG.

  • O jogo está difícil, não consegue fazer gol???? Marca um pênalti que resolve tudo! No Brasileirão as frangas em 38 rodadas, foram beneficiados com VINTE E DOIS PÊNALTIS!!!!! E na Copa do Brasil, jogo 0x0 e …. Tan, tan,tan: pênalti peas Frangas. Aí, passou um boi passa uma boiada. Será que os mecenas compraram esses pênaltis???????

    • É isso mesmo, Luiz! O Atlético aprendeu a jogar o jogo sujo dos torneios patrocinados pela CBF e está colocando em prática, pra desespero dos torcedores do CSA/MG. É muito melhor do que ficar de mimimi, chororô. Some não!

    • Entendo sua dor simpatizante do CSA-MG, enquanto o GALO em tudo para estar na elite do futebol brasileiro e sul-americano, vocês simpatizantes do CSA - MG, estarão por longos anos lutando pela permanência na série B, fazendo promoção de ingressos a R$1,99 para tentar colocar simpatizantes no estádio.

    • Manchete: Galo é campeão Brasileiro com 92 marcações de pênalti a seu favor.
      Cruzeiro promete recorrer para que disputa seja mais leal e todos tenham mesmas condições para conquistar o título da serie A... não pera.

    • Acho que vc esta sofrendo de dupla visão na por ter bebido whisky paragaio. Por isto falou o dobro do número real.

    • São 20 no ano inteiro, sendo que 3 foram numa disputa com o Boca Juniors e outro na Copa do Brasil. Sua estatística está errada.

      Tem sites que refazem a pontuação do campeonato retirando os pontos "roubados" dos clubes. Confere e veja quem seria o campeão.

  • Caro Dalai Lama, hodiernamente tenho dado conversa a cruzeirense por uma questão de consideração, pq está sem base discutir. Mas suas catilinarias precisam de alguns fatos para desmascarar inverdades. 1 - Dos festejados títulos com os quais se jacta, NENHUM foi levantado com a contribuição direta ou indireta do Galo, pq se dependesse da gente se lascavam. 2- No confronto direto vira piada a comparação, o Cruzeiro precisaria ganhar todos os próximos confrontos durante os próximos 20 anos para ultrapassar o Galão da Massa, coisa que nem o senhor nem eu veremos nessa encarnação.3 Em disputa de mata mata, em 100 anos de disputa o Cruzeiro só conseguiu desclassicar o Galo em uma, recentemente. De modo que não entendo esse bullying que vossa senhoria apregoa. Não invejamos vossas conquistas e queremos distância de vossas humilhações. No quintal de Minas o Galo é soberano. O resto é conversa fiada.

  • Dalai, você que gosta tanto do Juca Kfouri, o que achou do que ele escreveu ontem?
    “Porque existe um grade clube na cidade e se chama Atlético Mineiro.”

  • As coisas no nosso Cruzeiro ocorrem de forma completamente estranhas. Terminou o campeonato houve, parece-me, uma demissão em massa no plantel. Praticamente todos que vieram na era Luxa foram embora. Passaram algumas poucas semanas e a imprensa noticia a contratação de 7 outros atletas. Sem querer desmerecer os novos contratados verifica-se que são completamente desconhecidos. Um deles jogou 1 ano ., sem nenhum brilho e está desde então inativo. Tem alguma razão? O Luxa tá prometendo um "TIMÃO"para este ano.

    • Que isso cara... vc está equivocado... os novos contratados Pé de Pano, Peido-Ralo, Trombose, Lindomar, Carimbaço, Mestre dos Magos e Tião dos Churros são excelentes atletas

      • Já que o CSA-MG está buscando artilheiros de série B para "reforçar" o time, vou deixar também a minha sugestão: O artilheiro da segunda divisão do campeonato mineiro: Gabriel Porquinho, do Varginha.

        Junto com o Tião dos Churros e o Mestre dos Magos formarão um trio para entrar para a história do CSA-MG. Será mais uma página paranoica e funeral do caibuloso insubível!

    • Correção: 9 novos super atletas.
      Faço questão de esclarecer que se tratam de jogadores renomados e com carreiras de sucesso em grandes clubes, só precisam acreditar um pouco no imponderável que o patrimônio metafísico garantirá as conquistas com os pés nas costas, o incaível já é o campeão da B 2022, nem deus tira esse título do cabuloso.

      Abaixo a origem de cada craque contratado (a barca):
      Jailson - 42 anos (dispensado do palmeiras, onde era reserva)
      Pará - 35 anos (sem contrato com o Santos)
      Maicon - 33 anos (sem clube desde que foi dispensado pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita)
      Sidnei - 32 anos (sem clube desde que foi dispensado pelo Betis)
      Fernando Neto - 28 anos (ex vitória rebaixado a C, impossível encontrar mais informações)
      Machado - 25 anos (sem clube desde quando foi dispensado por deficiência técnica pelo cabuloso)
      João Paulo - 31 anos (ex-Atlético-GO, onde era reserva)
      Pedro Castro - 28 anos (sem contrato com o Botinha, onde era reserva)
      Edu - 28 anos (ex-Brusque, artilheiro da fortíssima série B)

      O pofexo avisou sobre o poxeto; Montar um time de série A para disputar a série B. Promessa cumprida.

  • Bom dia, prezado Dalai
    Boa SEGUNDA
    Sabemos que das coisas menos importantes da vida, o futebol talvez seja o mais importante.
    Mas vamos aqui a uma nova versão do hino Cabuloso :

    Existe um time na cidade
    que joga na segunda divisão
    Ficou cheio de vaidade
    mas agora não que pagar as contas não

    Nos cartórios de Minas Gerais
    temos títulos protestados pra pagar
    Mudamos até de nome
    Agora somos CSA

    Um abraço

  • Bom dia, Dalai!

    Manutenção do técnico, contratação de um diretor de futebol de verdade, aporte financeiro do Pedrinho e perspectiva de SAF: 2022 começa com nova esperança!

    Faremos um Mineiro digno, caminharemos na Copa do Brasil e subiremos!

    A sinergia entre torcida e time, no estádio, será prova da fidelidade do cruzeirense e da grandeza do nosso clube!

    Ao nosso presidente, cabe, COMO OBRIGAÇÃO, a manutenção de preços acessíveis para a presença de público já no jogo contra a URT, na estreia do Mineiro!

    Um abraço!

    Cruzeiro, mais que nunca, sempre!

    • Contra a URT pode colocar R$ 5 que o "espetáculo" vale... quer dizer, acho que vale. Difícil mesmo é querer comprar a R$ 200 para ver um show campeão e não conseguir ingresso. Vida fácil a dos torcedores do CSA/MG...

      • R$5 se o jogo for no final de semana, caso seja em dia de semana, pode manter os atuais cobrados contra o Naútico R$1,99.

  • Senhor Dalai...vc é um cara gente boa, mas ao mesmo tempo, passa raiva na turma do Galo que frequenta o seu "quintal" como é o meu caso viu!!! Sempre se desdobrando para desmerecer o título do Atlético né meu caro??? O Bernard José de Assis te colocou na parede dizendo que se o Flamengo entregou 15 pontos pro Galo, o Galo também entregou pontos valiosos ao Flamengo. Tentando desesperadamente sair desta sinuca de bico, vc vem e me fala que foram "entregas" diferentes rsrsrs...pois o Atlético entregou no meio da competição e o Flamengo na hora decisiva da disputa, quando o rubro-negro só dependia dele para ser campeão. Ora, ora, ora...mas se o Galo não tivesse perdido os pontos para o Fortaleza, Chapecoense e para o xará de Goiânia, o Flamengo não iria chegar em uma situação de depender apenas dele para ser CAMpeão. Concorda ou sem corda senhor Dalai?!? Forte abraço meu amigo!!!

    • Como eu ja disse. É de dar pena essa tentativa de desmerecer o título do Galo, mas entendo, é o que resta a eles.

    • Dalai tem meu respeito, pois é inteligente, escreve bem e é divertido e elegante ao mesmo tempo, mas as vezes força... Rerere!

Posts Recentes

SOB NOVA DIREÇÃO

Como entrou, Ronaldo saiu. De surpresa, envolto na confidencialidade própria das grandes transações. Salvador da…

1 de maio de 2024

EU QUERO A SORTE DE UM MÊS TRANQUILO!

(Por Rafael de Novaes Rocha) Finalmente uma boa notícia para o cruzeirense: o mês de…

29 de abril de 2024

UNION 0 X 0 DESUNION

Onde estava o time que jogou contra o Botafogo, o Fortaleza e entrou em campo…

25 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!