Categories: Notícias

BOM TESTE… MAS E O TIME TITULAR?

Tombense 0 x 3 Cruzeiro. Dos 16 jogadores utilizados na partida, 8 atuaram na Copa São Paulo. Dois deles, a meu ver, foram os melhores em campo: o goleiro Denivys e o volante Daniel Junior. A renovação é uma excelente e necessária política mas precisamos com urgência de um time titular porque a disputa pela Copa do Brasil está aí, na porta. Somos os únicos hexacampeões e temos um passado a zelar nessa competição. O conjunto de uma equipe surge nos jogos. Agora, com o Uberlândia e o Vila Nova teremos duas oportunidades para testar e confirmar um time. 11 jogadores titulares que formarão a base do Cruzeiro, ainda que com duas ou três posições sujeitas a outras experiências. Mas o núcleo estará se consolidando rodada a rodada.

A torcida oferece animador respaldo à campanha de reconstrução como mostram os números crescentes de novos sócios torcedores. É a Nação Azul respondendo presente.

Agora Pezzolano, por dois ou três jogos seguidos, tem de nos apresentar um time “basicamente titular”. Acabou a pré-temporada.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Chororô – há quanto tempo não víamos coisas assim: Cruzeiro ganhando, vitórias no último minuto da prorrogação, em dois jogos seguidos. Antes, esses gols eram contra. 

Temendo a virada da sorte, atleticanos zoaram forte – se o Cruzeiro não marcasse, o jogo continuaria a noite inteira…

Felizmente, o maqueiro que atuou na partida contra o Democrata confessou nunca ter trabalhado tanto. De cinco em cinco minutos, tinha de levar um jogador pra fora das 4 linhas.  E o juiz deu apenas 8 minutos de prorrogação.

Vamos torcer pra que o time continue apresentando progresso, ainda que lentamente e, às vezes, esperdiçando um tempo inteiro. É o difícil renascer.  Nota 10 quem continua merecendo é a torcida.  Quarta-feira, debaixo de um toró, 12 mil heróis azuis davam força a esse time em formação. Um espetáculo emocionante.

2. Janete de Azevedo está pedindo pra sair. Não concordamos. O art. 53 do EQ – Estatuto do Quintal – exige aviso prévio de 30 dias. Com apresentação de atestado de vida às segundas e quintas feiras.

3. Bernardo dá outra sugestão de filme para aquele comunicador aloprado que defendeu a legalização do Partido Nazista: O Menino do Pijama Listrado. Excelente indicação. Um dos mais impactantes que já assisti sobre o genocídio liderado por Hitler. É uma visita à cozinha de um campo de concentração.

3. Jorge, como um arguto drone, atento, observador, faz sobrevoo sobre os temas em discussão no Cruzeiro (Rodriguinho, transparências, Ninão, “bala de prata”, Ronaldo, arbitragens…) questões sobre as quais venho reiteradamente marcando posição. Menos uma, e ele procura deixar o blogueiro de saia justa:

“PS. Fiquei esperando o Dalai declarar seu voto no Conselho sobre a expulsão do Wagnão da Massa, mas ele, nesse assunto, “entrou mudo e saiu calado. ” Afinal, Dalai, como você votou na expulsão do Wagnão da Massa? ”

Não compareci à Assembleia. Voluntariamente, nunca participei de ataque a boi de piranha.

4. Teobaldo, inspiradíssimo, comenta o gol do Cruzeiro no último minuto:

“Respeitosamente, discordo da expressão “com gol no apagar das luzes”, afinal de contas, quando o gol saiu já estava amanhecendo. De fato, foi um gol no “acender das luzes”. 

Como piada, muito boa, sem dúvida, mas aborda um fenômeno que, na realidade, era exclusivo do Atlético no campeonato mineiro desde sempre. Se estava perdendo ou empatando, e com chances de marcar, o jogo ia sendo prorrogado escandalosamente. Isto é muito Atlético. Nos dois jogos do Cruzeiro o consenso geral é que o tempo prorrogado deveria ser o dobro, pela absurda cera promovida.

5. Bruno Araújo de Carvalho faz comentário que tem de ser lido por Pezzolano:  mesmo com o time ainda em formação, temos de encontrar opções para furar a natural retranca armada por equipes do interior. Não podemos continuar dependendo do acaso, após esperdiçar um tempo inteiro sem finalização objetiva. E arremata com toda razão:

“…estamos vindo de campanhas pífias em jogos em casa e temos que nos impor neste quesito (ataque) senão o time não sobe. ”

Ano passado, mesmo, perdemos as duas para o Tombense.

6. Rei Melo, após o esculacho habitual no blogueiro, traz notícia boa:

“… vou renovar meu sócio torcedor. ”

Parabéns, Rei Melo, esta é a atitude prática do verdadeiro cruzeirense: colaborar. E tem sido mais que animadora a adesão dos torcedores. A esta altura do campeonato, são inócuas discussões se Ronaldo deveria ou não assumir a SAF. Não há volta vantajosa para o Clube.  A imagem que sempre recordo para ilustrar nossa situação é a do Boeing, a 10 mil metros de altura e a 700 km por hora. Estamos lá, com o cinto de segurança apertado.  Se não gostamos do piloto vamos torcer para o avião cair?

7. Luiz Gonzaga de Barros apoia a campanha para nos fixarmos – o máximo possível – num time base. Só assim ficarão definidas – sem dúvidas nem acasos – as deficiências do conjunto. Temos de começar a saber de cor um time, mesmo que duas ou três peças ainda estejam na fase de testes. Logo vão começar outros torneios. Estaremos prontos?

8. Antônio concorda com Luiz Gonzaga e disseca Wagninho:

“… se escondeu do jogo, sem coragem ou perna pra tentar o drible, só tocava de lado, abandonou a ponta, fez papel inútil como meia-esquerda. Decepcionou. ”

Antônio, depois do vexame que protagonizou no jogo contra o América Wagninho pediu desculpas à torcida, mas até agora parece que não se reencontrou. Merece uma nova chance.

9. Lucio Carlos aborda a “sorte” do Cruzeiro com aquele gol no último minuto:

 “… lançamento do Brock, cabeceio do Edu, a bola bater na trave, nas costas do goleiro e entrar… isto antes não aconteceria. ”

Como sabemos, “sorte” é a coincidência de oportunidade com competência. Após a partida, surpreendi-me com as declarações de Edu (Estado de Minas, dia 10):

“Antes da bola chegar ao Brock, havia pedido a ele que cruzasse direto, sem tabelar com o Bidu. É uma jogada que treinamos. Maicon fez bloqueio fantástico no zagueiro e eu pude cabecear para o gol. Em casa, o professor Pezzolano deve ter quase enfartado. ”

Incrédulo, li esse texto umas três vezes. Isto é treinamento!  Daí surgiu a nossa “sorte”.  Aleluia! Habemus técnico!

10. Sem Paciência, não encontrando muita motivação em casa, fica espiando a nossa à cata de eventuais vacilos. Acha que encontrou um, que teria ocorrido após o jogo de 1927, declarações de Ninão.  Parecendo-lhe pouco, parte pra alterar uma conhecida joia do anedotário esportivo pela qual “compramos” um juiz em jogo amistoso inexistente. Hábil e maldosamente,

Sem Paciência procura introduzir fato novo: teria havido confusão quanto ao “lugar do roubo”. Com isto espera anular o argumento indesmontável:  no jogo, Enio Andrade era o técnico. Vitor, o goleiro. Sendo que ambos nunca atuaram juntos no Cruzeiro.  Ademais, com qual propósito se “compra” juiz em jogo amistoso?

Meu caro Sem Paciência, calma! O Atlético vai melhorar. Esta crise é passageira. Deixe em paz a memória do grande Ninão porque passados quase cem anos, é impossível aferirmos o exato sentido de suas declarações e vivenciarmos o contexto em que surgiram.

Quanto à “compra” de jogo amistoso, este tema não te merece.

11. Lucio Carlos, realista

 “Precisamos saber se temos um time titular porque esperar a Série B para contratar reforço não é uma boa, pois quando o jogador entrosar, mais da metade o campeonato terá ido embora. ”

Lucio, você tem razão. Ronaldo acaba de elogiar o trabalho de Pezzolano, observando que ele ainda está conhecendo melhor os jogadores. Tá certo, mas que tal dar uma apressadazinha?

12. Manuel Panhame, nosso historiador, quem diria, já contratando buffet e alugando salões pra festa do tricampeonato do Mineiro… Isto costuma dar um azar…

Mas traz excelente colaboração para o GARIMPO:  O clássico Cinema Paradiso, marco dos cineastas italianos e “Le Prènom”. Este eu não conhecia, mas quero ver rápido, principalmente ao encontrar este comentário sobre o filme: 

“Um verdadeiro representante da sétima arte –filme que nos dá prazer por estar sendo visto, respeita nossa inteligência e nos mostra o quanto somos hipócritas, egoístas, infelizes, mas isto com a maior classe e muito humor. ”

13. Mecão das Gerais retorna ao jogo do América 2 x Cruzeiro 0 para reiterar que a arbitragem prejudicou também o seu time ao não punir com expulsão a falta sofrida pelo atacante Felipe Azevedo. É possível, Mecão, mas concorde comigo:  depois daqueles erros monstros do Juiz, do bandeira e 4º árbitro, nos primeiros 15 minutos, prejudicando o Cruzeiro, os restantes 75 minutos ficaram irremediavelmente comprometidos.

14. Atleticano vai direto ao ponto:

 “Dalai, qual sua pretensão ao dizer que seu time não está jogando com o time titular? Por acaso os jogadores que estavam no banco são melhores assim do que os que começaram? ”

Não são melhores, nem piores. Muito a propósito, Ronaldo acaba de observar que Pezzolano está ainda conhecendo os jogadores.  Pode ser que esteja demorando além das expectativas, mas – em verdade – há muitas caras novas e algumas ainda nem chegaram. No jogo contra o Tombense, Fernando Canesin, por exemplo, estreou nos 15 minutos finais e teve bom desempenho. Óbvio que estamos longe da qualidade técnica e o entrosamento mínimo necessário.  Mas há progressos, o que não víamos nos últimos dois anos. Um rabisco de time titular seria o que atuou no segundo tempo nos últimos dois jogos em BH, com 2 ou 3 “novatos. ” 

Atleticano aborda ainda dois temas hoje recorrentes: a atuação de Ronaldo, quanto a transparência, e a arbitragem.  Em ambos, a meu ver, ele troca convicção íntima por lenha gratuita na fogueira. Claro que ele sabe: a confidencialidade é requisito da maioria dos grandes negócios, crescendo de importância se envolve – como no caso do Cruzeiro – a transferência de ponderável passivo. Quem assume a dívida pretende estabelecer com os credores negociações mais vantajosas possíveis. A revelação de alguns dados reforça a parte contrária.

Quanto a arbitragem, Atleticano também sabe que a recomendação da FIFA hoje é de repor integralmente o tempo de jogo perdido com simulações de contusão. No jogo contra o Democrata, talvez 15 minutos fossem pouco.

15. Filipe Braga é mais um que acende sinal de alerta quanto ao emocional de nosso time. Já temos tantas deficiências técnicas, estamos demorando a encontrar um esboço de conjunto e, neste quadro de tamanhas dificuldades, pioramos tudo com o descontrole nervoso de alguns atletas. Absurdo essas expulsões seguidas, enquanto times que serão nossos concorrentes passam rodadas sem, sequer, um cartão amarelo.  Isto se chama controle emocional e não se compra em drogaria. Vem com assistência psicológica, acompanhamento e punição no bolso, se a loucura persistir. Aprende-se pelo amor ou pela dor.

Filipe, com razão, defende a volta dos vetos a árbitros que pisaram na bola conosco. Cita vários exemplos de “mão grande”.  E lembra que nos tornando vigilantes nesse aspecto as chances de título se triplicam. Em outras palavras: atrapalhamos o esquema FMF/Atlético.

16. Augusto discorda e cita dois ou três casos em que o Atlético foi prejudicado pela arbitragem. Existem sim esses raríssimos casos, Augusto. Devem dar uns 3%.

17. “Google” surgiu de repente no BATE PAPO anterior com duas mensagens em inglês. É golpe.

Como tudo na vida tem um lado bom (exceção pra CD de sertanejo universitário) a investida criminosa confirma a surpreendente aceitação deste ecumênico QUINTAL hoje perto de inimagináveis 90 mil leitores. Graças ao brilho exponencial de comentaristas que, se quiserem, vão pra Academia Brasileira de Letras. Um mercado crescente que atrai o bem e o mal. Antecipadamente, concordo com o gabinete particular do ódio: é muita batata para o caminhãozinho do blogueiro!

 GARIMPO

“Levamos um minuto pra avaliar a vida dos outros e uma vida inteira sem entender a nossa”.  (Anônimo).

Dalai

Ver Comentários

  • Adorei o garimpo citado pelo blogueiro. Ele deve ter publicado a frase anônima para refletir sobre si mesmo. Há tempos não via uma pessoa publicar algo que se encaixa em sua própria vida de forma tão nítida e perfeita. Parabéns Dalai,. Reflita bem sobre a frase e a utilize em sua vida. Quem sabe assim poderá dizer coisas mais coerentes e fazer um check-up completo em seus comentários e julgamentos. Boa sorte.

    • Ótimo momento também para auto-análise da torcida do CAM !
      Que penaltizinho mequetrefe!!! (De novo... pela zilhonézima vez!)
      E a reportagem lá do GE nos trás mais um neologismo (que pro CAM sempre vem na forma de eufemismo...)
      MODO EMERGÊNCIA... que nas línguas da FIFA fica assim:
      emergency mode
      mode d'urgence
      Notfallmodus

      ...e passa a ser o mais novo sinônimo de ...MATCHFIXING

      Nos provem o contrário, porque o Brasil inteiro aguarda explicações, como ficou evidente ontem no Troca de Passes, na Sportv !

      (Sugestão para o jogo da Supercopa no domingo: Trio de arbitragem da UEFA)

  • Em tempo: o que será do Ronalducho e do tri-campeão de estadia na série B se a ação do Fábio (se verdade for) prosperar na justiça? Se isto acontecer foi dado o xeque mate no CSA e no Ronalducho. Ah! O Ronalducho ainda não fechou o ´´negócio da compra do falidão não. Ainda se encontra em due diligence, que na verdade nada mais é que one diligence, pois tanto a diretoria quanto a torcida do falidão sonham 24 horas por dia em entregar a bomba atômica para o comprador de pechincas Ronalducho.

  • Bom dia!!! Passando logo cedo pra lembrar que time grande costuma cair, mas time pequeno dificilmente sobe... E que o dia 08.12.19... Ah, o dia 08.12.19... Que dia lindo! Kkkkkkkkkkk

    • Dalai so sabe puxar farinha para o próprio saco kkkk.
      O cara não consegue ser imparcial e ver a verdade que esta esfregada na cara dela kkk.
      Se for para o Cruzeiro ela fala mil maravilhas, agora, se for contra minha nossa senhora, quem são os IFFHS né???
      Pois é, um blogueiro que só vê o que lhe convem...
      Fala tanto das coisas ruins, que não teve coragem de votar contra o seu amiguinho Wágner... preferiu ser covarde e nem ir lá votar.
      Mais fácil né Dalai....

  • Bom dia Sr. Dalai,
    "A torcida oferece animador respaldo à campanha de reconstrução como mostram os números crescentes de novos sócios torcedores. É a Nação Azul respondendo presente."... Deve ser por isso que o novo dono do time resolveu transferir os jogos do time dele para o Independência, os lucros no Salão de Festas do Galo estão muito grandes!!!!
    Quanto ao número do sócio reconstrouxão, cresce a uma média de 150 novos sócios por mês... Uma grande média pra um time de SEGUNDA DIVISÃO!!!! 33.972 hoje!!!!
    Enquanto isso as ações na justiça do trabalho continuam a todo vapor!!!!
    Nem uma palavra sobre a ação do Fábio????

    • Correto, José Antônio, mas o que você não pode negar é o comovente esforço do site que hospeda o Quintal dos Atleticanos e do Jornal "O Tempo" que, dia após dia, publicam que "a torcida está quase batendo a meta dos 50.000 sócios estabelecida pelo Ronaldo".... Só que essa meta era para ser atingida no início do campeonato rural e até agora...

  • Apenas alguns pitacos, prezado Dalai: (1) A Janete se foi, mas a JaBETH continua firme em nossos corações; (2) É curiosa essa moral seletiva de que "favorece o Atlético", mas se "favorecer o CSA-MG, todos os crimes estão perdoados; (3) o jogo contra o Democrata deveria ter pelo menos 15 minutos de acréscimo, mas o árbitro o encerrou depois de 8 minutos, coincidentemente LOGO APÓS o CSA-MG marcar o gol que lhe deu a vantagem... quanto a esse fato, nenhuma palavra; interessante!!!!

  • Fala, Dalai!
    Bom dia, Cara!

    Sejam todos muito bem-vindos ao Maravilhoso Mundo do Dalai!

    Depois de tudo que já se apurou (E com certeza há muito mais!) e de apelidar o Wagão da Massa de Tsunami, o Dalai nem foi votar pela exclusão dele...

    I N A C R E D I T Á V E L ! ! !

    Não é porque estivesse doente, viajando ou muito ocupado, mas porque não ataca "boi de piranha"...

    O Wagão era inocente e caiu ali por acaso??? Ou como o adEvogado do LulaDRÃO disse: depois que o crime aconteceu, por quê punir???

    Dalai, Dalai, está me saindo um grande defensor criminalista de reús CONFESSOS como Bennecy e Ninão... Eles confessaram ESPONTANEAMENTE para a IMPRENSA e não vale NADA???

    É por essas e outras que seu time MERECE MUITO se lascar! KKK

    Finalmente dizer que há apenas 113 (E 13 é GALO! KKK) conselheiros sérios e ciosos de suas OBRIGAÇÕES que garantiram um pé na bunda do Presida Raiz. São por volta de 25%...

    Acho que isso explica os desvios, falcatruas e fraudes.

    Espero que continuem assim! KKK

  • O blogueirinho continua sua saga contra a transparência. Agora, vejam vcs, a transparência virou um dragão na luta Quixotesca contra os débitos dos clubes. Acredita nisso o bobo ou o mal intencionado.

    Vamos voltar ao princípio: Um grupo representado por Ronaldo (onde não se sabe quem são os demais "CPF's" por trás) compra o cruzeiro sem nenhuma informação além de "serão pagos 400 mi em 6 anos". Segundo o blogueirinho, esse grupo tem o direito de fazer as negociações de forma escusa, pois a dívida bilionária será repassada para o grupo do Ronaldo. Mas tem um erro primordial, aí: não tendo nenhuma informação sobre a venda do clube, não dá pra afirmar que a dívida será assumida pelo grupo de investidores. Por lei, a SAF tem obrigação de pagar essa dívida em 10 anos ou herda os débitos da associação, por tanto, é bem plausível que "assumir a dívida" pelo grupo investidor pode ser pelo CNPJ da SAF. Essa pequena diferença é fundamental: se o grupo de investidores cascar fora, a dívida continua com a SAF, sem responsabilização dos CPF's anônimos, aqui.

    Ao não dar transparência as negociações dos passivos cruzeirense, sob a marquise de "melhorar as condições de negociação", o grupo de investidores representados por Ronaldo ganha algumas vantagens. A primeira é um monte de bobo defendendo a falta de transparência. Assim, não precisa dar explicações para a torcida e economiza tempo. Segundo, ganha em imagem. E é aí que mora o perigo. Todos sabemos que os investidores entraram no futebol querendo dinheiro. E no futebol, o jeito de conseguir é comprar na baixa e vender depois de uma valorização. E é aí que entra o Ronaldo: a imagem de um clube bem gerido vale mais que a boa gestão em si do clube. Essa valorização sem, de fato, ter feito nada, é um ganho no valor time que será vendido futuramente.

    É por isso que a torcida do cruzeiro não pode fechar os olhos e acreditar nesse papo de "melhores condições de negociação". A dívida ficará para o clube, logo, o torcedor tem direito sim de saber as condições, poder auditar a vida financeira e saber se, de fato, existe uma boa gestão. Cabe ao torcedor cobrar e fiscalizar o clube. Lembremos que o cruzeiro chegou nessa situação pq ninguém cobrou ou fiscalizou o que ocorria nas gestões, principalmente os responsáveis por isso, capitaneados pelo blogueirinho que nos hospeda.

    Existem vários riscos na SAF. Sem transparência, esses riscos ficam bem piores. Um exemplo: um ricaço comprou o Burnley, da inglaterra, com um plano de investimentos agressivo no clube. O que não foi divulgado é que os investimentos feitos não tinham origem na fortuna do comprador e sim de empréstimos que ele fez usando o próprio time. Sem transparência, não tem como saber a origem dos investimentos feitos. Quem pode garantir que os aportes para compra do time não vão ser feitas pela própria SAF? Por mais absurdo que possa parecer, essa situação acontece no futebol. Um investidor entra, não coloca dinheiro, valoriza o produto na base da imagem, vende o clube, ganha dinheiro e deixa a bomba pra outro. No caso do brasil, é ainda melhor, pq se quebrar, não tem nenhuma responsabilização pós bancarrota. Morre o CNPJ e os CPF's responsáveis, saem limpos.

    E vamos ser sinceros: quem que negociaria dívidas milionárias sem saber a condição do devedor de honrar com os compromissos? Se eu negocio com alguém, vou querer saber de sua situação financeira para poder definir as condições e riscos do negócio, saber com outros credores os acordos estabelecidos, etc. Ou seja, quem está negociando com o cruzeiro sabe muito bem as condições do clube. Quem não sabe é a torcida. Esse papo de não dar transparência para ter melhores condições de negociação é falácia pura.

    A pergunta que deixo para o blogueirinho é: pq diabos repetir que nem papagaio de pirata essa falácia? Depois de tudo que vc deixou acontecer no cruzeiro, qual a vantagem para o clube que essa falta de transparência gera? Não deveria ter aprendido?

    https://www.theguardian.com/football/2021/feb/02/burnley-us-takeover-has-left-club-90m-worse-off-and-loaded-with-debt

    • Parabéns. Perfeita análise das consequências jurídicas e financeiras desta SAF oculta da qual ninguém tem os detalhes da negociação feita ou a caminho de ser concretizada (será de fato?). Perfeita também a análise sobre o blogueiro que nos ´´hospeda.

  • Boa SEGUNDA
    E viva 08/12/2019!!!!!
    E de quebra 27/11/2027!!!
    Não interessa se foi jogo amistoso ou oficial, se meu avô já tinha morrido, se a bola era quadrada, se o CSA entregou o jogo, se,se,se,se e mais se.
    Interessa é que foi 9 a 2 pra nós.
    E que o CSA educadamente, diga-se de passagem, mandou uma mensagem nos cumprimentando pela vitória.
    E por último viva o Campeonato Rural Ressuscita Defunto!!

  • Grande Dalai!

    A coluna evoluiu, apesar de algumas opiniões que dizem mais do perpetrador do que do alvo.

    Estamos esperançosos com nosso time, em decorrência da luta e de um treinador que busca, calmamente, soluções e variações de jogo neste campeonato que, além de tudo, é um bom teste.

    Grande abraço!

Posts Recentes

SOB NOVA DIREÇÃO

Como entrou, Ronaldo saiu. De surpresa, envolto na confidencialidade própria das grandes transações. Salvador da…

1 de maio de 2024

EU QUERO A SORTE DE UM MÊS TRANQUILO!

(Por Rafael de Novaes Rocha) Finalmente uma boa notícia para o cruzeirense: o mês de…

29 de abril de 2024

UNION 0 X 0 DESUNION

Onde estava o time que jogou contra o Botafogo, o Fortaleza e entrou em campo…

25 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!