Ontem aconteceu o marco inicial da maratona do Cruzeiro em busca do reencontro consigo mesmo. Felipe Conceição recebeu na Toca 2 um grupo mesclado de veteranos que não querem mais do mesmo e novatos sonhando colocar seu nome na placa da reconstrução. Sua tarefa é testar e ajustar peças para o primeiro combate, que começa logo, sob o codinome de campeonato mineiro. Sábado haverá jogo treino contra o Bolívar e por isto os jogadores já estão concentrados. Lamentavelmente, uma dificuldade extra é que para os treinamentos o técnico ainda não tem à sua disposição um gramado tranquilo, ladeado de vegetação florida e pássaros gorjeando. Pelo contrário. O campo é minado. Bombas de salário atrasado, fofocas e aspones podem explodir se não forem desarmadas ou evitadas. A Nação Azul espera que este novo Felipe seja estrategista também para escapar de fogo amigo e balas perdidas. Ele sabe que a expectativa geral quanto ao seu trabalho é a melhor possível. Não podemos errar mais.
Temos um pedido simples a fazer: que durante os jogos, nos escanteios (a favor e contra), nas faltas e em algumas jogadas de meio de campo, o time mostre que treinou. Ou seja, mostre que é um time.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Galo Doido New York sentiu a estocada freudiana. Pelo conhecido e inconsciente fenômeno da “transferência” aponta no Cruzeiro males que, por meio século, sufocaram o Atlético. Meu caro Galo Doido, a fórmula de pacificação é simples e atende plenamente as duas partes: O Atlético está o Maior de Minas. O Cruzeiro é o Maior de Minas.
2. Juliano Damien desenvolve análise oportuna e objetiva de nossa situação. Aplaude esse bom início do Mazzuco, é otimista quanto ao planejamento, mas nos faz pedido impossível de ser atendido – “Dalai, esqueça o outro lado da lagoa. ” É carma. Como diz meu amigo Fernando Diniz, todo cruzeirense torce pra dois times…
3. João de Deus Filho recebendo o chamado “choque de realidade”: “Domingo. Carnaval. O atleticano está triste com o time que perdeu o campeonato mais fácil da história…” Em seguida, pede licença à Alice e entra no País das Maravilhas, sonhando com as novas contratações, o estádio pronto, dinheiro brotando nos cofres atleticanos como capim no pasto. No contraponto, a desdita azul. O ruim ficando horrível.
Cuidado, João. Dinheiro não é tudo. Lembra da Selegalo? Você acabou de ver time de 200 milhões de reais, que só disputava o Brasileiro ao contrário de seus concorrentes,entregando pontos e o campeonato para Botafogo, Goiás, Vasco e Bahia. Não tem jeito: a praga de cavalo paraguaio veio quando vocês pintaram de preto o manto azul de Nossa Senhora.
4. William, obrigado por reconhecer o trabalho do Conselho Gestor. Um grupo de empresários que por cinco meses deixou suas atividades para se dedicar às emergências do Cruzeiro. Incontáveis incêndios foram apagados, sem alarde. Em nenhum momento qualquer dos gestoresvisou benefício próprio ou a famigerada autopromoção. Meu caro William
, os seis pontos seriam clareados pelo farol de popa, momentaneamente desligado. Aceso está o farol de proa, iluminando rotas a serem cursadas. Nestas, como você oportunamente sugere, está o projeto de clube empresa, tema de uma de nossas próximas colunas.5. Profeta de tragédias. Após a vitória do Atlético sobre o Ceará por 2 a 0, no dia 16 de agosto passado, o comentarista Milton Neves cravou em seu blog, no portal UOL: só uma tragédia tira a taça do Galo. Uma semana antes, após a vitória do Atlético sobre o Flamengo, proclamou que o alvinegro era o melhor time do país. Por fim,animado com aquela campanha do “segue o líder! ” “viu” Marrony na seleção brasileira nas próximas convocações.
Milton Neves, por favor, fale agora sobre Hulck, Nova Selegalo e o Estádio.
6. Teobaldo detona temas circulantes neste QUINTAL pela insignificância deles. Com razão, sem dúvida, em grande parte.Mas e a chamada “voz das ruas” revigorando debates antigos? Pelo DNA democrático deste espaço, entendo que devam ter espaço. O que você acha?
7. Marco Antônio Brandão e Fabrício, sem dó nem piedade, cortam na carne dos atleticanos ao comparar o incomparável, que é o passado dos dois Clubes. O pessoal do lado de lá fica bravo, mas sem razão. Contra fatos não há argumentos, lembra o próprio Galo Doido New York.
8. Minerin mostra que acompanha o futebol, embora com visão bem parcial. Talvez por causa disto toma tanta condução errada. Distraído, ao superestimar os recursos à disposição do Atlético, faz uma afirmação que é bomba atômica com efeito retardado: “O luxo de poder gastar meros 200 milhões num início de projeto é apenas o começo do que está por vir…”
Minerin, realmente pensa assim? Você acredita mesmo em almoço grátis?
De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está…
Queremos, precisamos e esperamos novidades produtivas, depois de amanhã, contra o Corinthians, no Itaquerão. Transpiram…
Não poderia ser mais apropriado: enfrentar o imprevisível time do Corinthians, no Itaquerão, dias antes…
Ver Comentários
Em primeiro lugar é preciso esclarecer que eu não detono tema nenhum; apenas acho que existem temas melhores para debatermos. Até mesmo as gozações entre os adversários que, mantidas as relações de respeito e educação, levam-nos a boas risadas. Por fim, convenhamos, tivesse a "voz da ruas" tanta sabedoria, a ponto de impor-nos quaisquer pautas, talvez estivéssemos navegando em outros mares... Concorda?
Bom dia Dalai e a todos os cruzeirenses de sangue azul!
Dalai confesso que sempre leio a sua coluna com a esperança de ler algo sobre o nosso time do coração que possa nos dar alento neste lamaçal que nos encontramos (provisoriamente, creio eu), mas está ficando chato você sempre falar do outro time menor de Minas. Esqueça a grama do vizinho, vamos olhar somente para nossa e cuidar dela, ela sempre foi verde e nos deu e nos dará muitas alegrias. Não leio e nem comento notícias do outro lado, só me interessa notícias do meu time, portanto esqueça o outro lado da lagoa. No mais, começamos ontem uma nova jornada, que seja de muita luta, pois não vai ser fácil. Que Deus abençoe os nossos guerreiros e que nós como torcedores possamos apoiar.
Maria Dalva , futebol é assunto masculino. Poupe-nos. Grato .
DALAI DA LAMA já descobriu que se quiser audiência tem que falar do GALO. Porque a torcida do seu TIMECO AZUL é de simpatizantes. Isso todo mundo ja sabia. Por isso fala do GALO todo dia.
"Bombas de salário atrasado, fofocas e aspones podem explodir" Podem? Ja estouraram faz tempo. e vai continuar assim por muito tempo. Mas o bom é que ja estão acostumados. Vão ser anos nas DIVISÕES INFERIORES DO FUTEBOL BRASILEIRO
Hoje achei o texto do Dalai tão curtinho que tive a curiosidade de copiar, colar e deixar o WORD contar pra mim... rs Míseras 200 palavras... A economia do outro lado da Lagoa chegou às produções literárias! KKK
Na verdade, o quê está acontecendo é uma pirotecnia (meia boca, diga-se de passagem rs) para tirar a atenção dos graves problemas estruturais do clube: os Sevandijas vão continuar impunes, como pagar as dívidas já na casa dos 10 dígitos etc. Como atleticano, espero que continuem assim! rs Prevejo muitos bons anos olhando os 2 lados da Lagoa! rs
Três coisas me chamaram a atenção no Bate Papo: 1) que o crIzeireiro torce para 2 times; o Atleticano só torce pelo Galo! 2) a questão do manto da Santa; depois desse triste equívoco, ganhamos a Libertadores e uma Copa do Brasil (vcs lembram dessa, né? KKK). Pior foi o crIzeireiro que disse que seu time era maior que Deus e incaível... antes de cair... KKK 3) Vc leva a sério o quê o Milton Neves diz? Alguém leva? KKKKKK Deixa ele falar! KKKKKK O André Rizek disse que seu time não cairia e que podiam cobrar dele! KKK Talvez vc devesse ir lá cobrar... KKK
Prezado Dalai,
Dizem por aí que o Galo só volta a ganhar um título brasileiro, quando o ex CaBuloso voltar para a série A.
Acho que vamos esperar um bom tempo ainda pra ganhar outro brasileiro.........
Prof. Dalai, como sempre foi, cresceremos com nossas próprias receitas, sem uso (direto ou indireto) de recursos públicos. Além dos grandes títulos, este é outro motivo pro cruzeirense estufar o peito e se encher de orgulho! Nosso rival, cara-de-pau, deveria usar a sua dinheirama em obras/serviços pro povo de BH, pedindo perdão pela vergonhosa história da "desapropriação" de seu campo.
Bom dia Dalai. As expectativas realmente são as melhores para o trabalho de Conceição e também pela montagem do grupo, que confesso, até me surpreendeu. Ao que parece, houve mais uma vez uma aparada de arestas entre diretoria e mecenas, porém, mais do que isso, o novo diretor também parece mostrar ter um olhar mais clínico para a função. O cruzeiro está fazendo o que deve fazer, preocupar-se com a sua situação e atuar conforme suas possibilidades porque,como já defendi aqui, e você concordou, suporte metafísico não faltará para o reerguimento do clube pelo tempo que precisar, desde que seja feito o que for necessário.
Confesso que, por mais contraditório que possa parecer, sinto agora um estranho sentimento de tranquilidade com o futuro do clube. A crise, se for bem compreendida, possibilita que se mude de postura de fato para não mais sofrer com aquilo. Como no nosso caso, não temos esse invejável dom profético com o tão estável e seguro mercado financeiro como tem nossos rivais, é melhor que sigamos com nossos pezinhos bem presinhos no chão. Dizem que está sendo formada uma nova bolha vindo da terra do tio san. E já que não temos a imunidade dos bancos e construtoras para as crises financeiras (será?), fiquemos de orelha em pé. Há, e sobre isso, muito oportuno que seja tomado como o tema a transformação em clube empresa, que avisando aos desinformados, será uma tendência não só do cruzeiro, mas de todos os clubes mais cedo ou mais tarde.
Esperar agora para ver os primeiros passos do novo time no laboratório estadual que se aproxima. Grande Abraço.
Boa tarde Dalai! Existe uma forma de conversar com você além deste espaço. Gostaria de discutir sugestões que considero pertinentes e sequer foram avaliadas pelo marqueting do CEC.
Primeiro, "Marketing" é com "K", igual a Carol do BBB! KKK Segundo, o Dali não é mais responsável pelas decisões do comando crIzeireiro. Terceiro, nem bem quisto ele é, entre vários conselheiros, porque teve coragem de expulsar parte da quadrilha infiltrada. Vc está rezando pro santo errado... KKK
Quarto, eu sei que é com K, só que tenho o costume de "abrasileirar" as palavras pois acho idiota o uso de termos que não são da língua mãe. Quinto, usar BBB como referência mostra muito da sua cultura e preferências. Sexto, santo errado você reza desde que foi obrigado a torçer pelo monotítulo pelo seu pai. Sétimo, gaste seu tempo com fatos mais importantes que corrigir um possível erro de grafia.
Oitavo, se sabe que está errado, como vc mesmo reconhece no ponto quatro, porque escreve assim? Pra chamar a atenção? "Deu ruim"! KKK "Marketing" é com "K" (dei o exemplo do BBB porque é atual e parece que ao alcance do seu nível intelectual). "Marqueting" não existe! E qualquer um da área sabe disso! Quem erra até isso... Nono, abrasileirar tudo, isso sim é idiotice! O certo é chamar as coisas pelo nome delas. Seu nome na Itália, viraria Julius, ou qualquer outra coisa? Lógico que não! Então, o certo é "Marketing"! Décimo, meu pai é crIzeieiro e um democrata. Deixou cada um dos filhos escolher o time que quisesse. Errou essa também! KKKK Mas, o quê esperar de quem escreve "Marqueting"??? KKKK Décimo-primeiro, defender o uso correto da Língua Portuguesa, nunca será perda de tempo. Perda de tempo é escrever um texto para justificar um erro claro ao invés de ter a humildade de reconhecê-lo simplesmente. Pense nisso!
Meu caro "Sem paciência ", não neguei o erro apenas disse que tenho o costume de usar sempre a língua mãe. Agora sua afirmação sobre meu nome em italiano é patética (existem outros patéticos por aí não é mesmo ?). Nome próprio não se traduz e Julius tem origem no latim. A tradução italiana existe para Julho ( Luglio ). Quanto a seu pai ser cruzeirense acho pouco provável pois uma pessoa de bom senso não escolheria torcer pelo monotítulo por livre e espontânea vontade ( a não ser que seja masoquista ). Quanto ao BBB, você citou porque usa como referência, não se faça de bobo. Em relação a nível intelectual sou formado em Medicina ( em universidade federal) há 30 anos com algumas especializações. Se quiser conferir procure no site do CRM-MG o nº 24307. Seria possível você externar suas qualificações ou vai ficar escondido atrás de um pseudônimo ???
Se vc sabe que é errado e faz é pior ainda, né??? KKK Por exemplo, médico que fuma! KKK NUNCA falei que seu nome em italiano era Julius! Apenas disse que SE alguém te chamasse assim, por exemplo, estaria errado! Analfabetismo funcional = entender o quê quer entender e, não, o quê está escrito. NOMES PRÓPRIOS NÂO TEM TRADUÇÂO! Se vc não sabe nem ler e interpretar o quê está escrito, vai saber do meu pai... Felizmente, ele é o único desgarrado (azul) da família. KKK O pai dele e todos meus tio do mesmo lado são Atleticanos. Como temos espírito democrático, encaramos isso com naturalidade. E quando ele nasceu, seu time não tinha nenhum título, Brasileiro, da Copa do Brasil, Libertadores... Essa sua fixação por títulos é da geração posterior. KKK Quanto à referência do BBB, é do cotidiano. Tenho vida social intensa e converso com várias pessoas sobre vários assuntos. Não assisto, mas fico sabendo. Não discrimino pessoas por causa da formação, gosto ou assunto que falamos. Quanto a ser médico formado há muitos anos, há poucos dias alguns colegas seus foram julgados por matarem uma criança para retirarem os órgãos e vendê-los... Gente boa e ruim têm em todas as carreiras. Quanto a minhas qualificações, por quê vc quer saber? Sou muito bem casado e não tenho nenhum interesse em vc! KKKK Pseudônimo é uma benção usada desde os poetas arcadistas para poder externar o que vai n'alma... As verdades que ninguém quer ouvir... Mas, são verdades. Ás vezes, ser só mais um na multidão, sem olhares te acompanhando o tempo todo, é necessário. Além do mais, o mais importante vc já sabe: tenho um aparelho cognitivo bem melhor desenvolvido que o seu, em especial, no estágio das operações formais, e o meu estilo de escrita é bem melhor. KKKK
Patético! Patético! Cheio de KKK e diz escrever bem. Dê uma olhadinha nas vírgulas pois as usa extremamente mal. Os dois últimos parágrafos então, diversos erros. Torcedor de futebol quer mesmo título. Peninha que seu time é monotítulo. Agora, se considerar superior intelectual e cognitivamente a alguém que não conhece é muita pretensão. Quanto a interesse, tenha dó cara, sou muito bem casado e tenho 2 filhos e 1 neto. Impressionante como todo atleticano sempre leva a discussão para o campo da sexualidade. Mal resolvido cara? Encerro aqui esse papo. Não como discutir com tão grande gênio!
Patética é sua postura! Sempre querendo encaixar o "Sabe com quem vc está falando?" Se vc é médico, engenheiro ou lavador de carro e daí??? Suas ideias são péssimas! Se vc é casado, tá interessado na minha vida por quê? Cuida da sua! KKK Aponte objetivamente os erros no meu texto! Que conversinha furada! KKK Vc não sabe nem escrever "Marketing" e vai dar ideias no assunto! KKKK (Olha outro KKK = estou rindo de VC!). Quer dizer que Einstein e Hawking se acharem gênios (como de fato eram!) é muita pretensão? O que é, é! KKKK "Não como discutir com tão grande gênio!"??? O quê quer dizer isso??? KKK Não sabe sequer escrever uma frase curta que faça sentido! KKKK Melhor ficar calado mesmo...
Oi Priscila! Valeu pela dica. Saudações celestes e um grande abraço!
É sempre bom saber pra rir da desgraça alheia, quando é azul-calcinha! KKK
Tão nova e tão esquecida! E a Copa do Brasil de2.014 que foi logo ali... KKK Libertadores... Recopa sul-americana...
PERDAO AOS CRIZEIRENSES
Perdao por ter dito varias vezes que o Crizeiro esta falido, quebrado, afinal de contas, quem tem patrimonio negativo de acordo com as novas diretrizes da contabilidade moderna significa que esta nadando em dinheiro.
Perdao por zoar os crizeirenses e o time do Crizeiro por estarem juntos na disputa da melhor e mais concorrida SERIE B da historia desta competicao. Com numero maior de jogos sendo transmitidos pela TV aberta (afirmacao do blogueiro) e maior audiencia, novos classicos nacionais como CRIZEIRO/CSA, CRIZEIRO/CRB, CRIZEIRO/OESTE superaram com grande disparidade os tradicionais classicos da SERIE A... A detentora dos direitos de transmissao, em carater irrevogavel, acaba de comunicar que com a chegada de novos gigantes do futebol nacional como BOTAFOGO, CORITIBA juntando-se ao CRIZEIRO, o valor pago aos participantes da SERIE B sera o TRIPLO do que eh pago aos participantes da SERIE A.
Perdao por chamar o CRIZEIRO de MENOR de MINAS, por nao conseguir disputar a final do RURALITO MINEIRO de 2020 e jogar a SEGUNDONA dois anos consecutivo. Isto eh motivo de muito orgulho, prestigio. So nao ve quem nao quer.
Perdao por ter acreditado nos veiculos de comunicacao quando publicaram o valor da marca ATLETICO valendo TRES VEZEZ MAIS que a marca CRIZEIRO. 3 e menor que 1.
Perdao ao dono deste quintal por declaracoes do atual presidente culpando Gilvan por ter feito dividas para ganhar titulos e deixado a conta para ele pagar. Pratica essa negada veementemente pelo dono deste quintal, jamais admitiu doping financeiro para ganhar titulos.
Por fim, perdao ao BLOGUEIRO e a todos os CRIZEIRENSES por continuar afirmando que o CRIZEIRO esta falido, que o time e ruim, que nao serao nem coadjuvantes em nenhuma competicao e que sao o MENOR DE MINAS.
Os comentarios acima eh uma obra de ficcao, qualquer relacao com a realidade de quem quer que seja eh mera coincidencia.
Prezado Dr. Dalai. Sua educação, gentileza e um humor que faria inveja ao mais representativo cidadão inglês, são admiráveis. Referindo-me à sua não resposta ao meu questionamento, que de resto é de todos os cruzeirenses, ou quase, e sugerindo que olhemos para o futuro, tenho a certeza de que o senhor sabe que não existe uma corrente forte se nela existir um elo fraco. Pois é, Dr. Dalai, o elo fraco de todo o trabalho do Conselho Gestor, sob seu comando, foram os SEIS PONTOS. Enquanto não houver uma explicação razoável para esse tema, sou levado a pensar que os empresários do lado de lá são mais fiéis do que os do lado de cá. Abraços