Notícias

TEMPOS DE FEIRA

O nervoso mercado aberto para contratações de jogadores e técnicos, com ofertas absurdas, sonhos irreais, gatos pintados de lebre, lembra-me as antigas feiras livres, nos bairros. Meu melhor amigo do time infantil, Lutito, era filho de antigo feirante, seu Lucio, pai de outros quatro filhos. Gostava de frequentar aquela casa simples como a minha, mas cheia aos olhos de um filho único, como eu. Cada dia a feira era em um bairro, carecendo de preparação própria. Zona sul tinha escolha rigorosa de laranjas, bananas, mexericas, mamões. E tabuletas de preços inflacionadas. Segundo o seu Lucio, era também a chance de desencalhar laranjas de boa aparência e baixa qualidade. Misturadas, nem eram percebidas. Madame nem olha preço. Tá bonita, compra! Vejo hoje que eram puras lições de sociologia de mercado.

Basicamente, há diferença com jogadores no lugar de frutas? Claro que não. A maquiagem hoje é feita por vídeos e fakes em grupos sociais. Com o lamentável esquema de manipulação via Internet, criam-se deuses ou criminosos em 48 horas. Com mais facilidade e charme, no mercado afoito transformam-se pernas de pau em craques, do dia para a noite.

Daí o cuidado que se exige para a travessia deste pântano. A torcida ansiosa pra comparecer ao aeroporto e aplaudir um salvador da pátria, mas nestes tempos, a pressa nunca foi tão inimiga da perfeição. Marolas viram tornados. E vice-versa.

Calma, amigos cruzeirenses. Felizmente, hoje, no comando destas negociações, não há principiantes, nem curiosos, nem prestigitadores, nem narcisos.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Fabio faz acordo – Não tive acesso a detalhes, mas só a confirmação de que houve entendimento entre as partes pra encerrar as demandas judiciais, é uma grande notícia. Não tinha sentido, um atleta com o perfil de Fabio e sua rica trajetória no Cruzeiro manter disputa judicial com o Clube. Fabio é Cruzeiro. O Cruzeiro é Fabio.

2. CUCA – deixa o Atlético. Excluindo-se o negativo aproveitamento técnico, ou até por causa dele, sai maior do que entrou. Alcançou a maturidade psicológica que diferencia comandantes. Impressionantes o domínio em situações de pânico, o tom suave de voz substituindo a aspereza habitualmente liberada em situações análogas.

Nesta sua última vinda ao Atlético, este QUINTAL tentou avisa-lo recordando milenar lição dos sábios: nunca volte ao lugar onde você foi muito feliz. Jamais será igual. Acontece que Cuca havia rompido esta regra uma vez, e foi mais feliz ainda. Seria uma temeridade maior, voltar a terceira vez, alertamos. O risco ficou dobrado.

No futebol, não deu certo. Mas o homem Cuca cresceu. Com domínio emocional, quando a maioria chuta o pau da barraca, soube administrar a fogueira das vaidades, baixando o fogo de Hulk, Nacho, Vargas e outros ex “intocáveis”. Deixa lições muito além do esporte.

3. Gustavo Bianchetti aponta incrível paradoxo – “O blog é cruzeirense… mas o assunto é o Atlético!” e lança um desafio:

“Tente explicar isso para o Dalai. Tente convencê-lo a escrever uma mísera coluna sem citar o Atlético! Venho aqui desde 2019, confesso. Mas nossas visitas aqui eram mais por se tratar de uma coluna de comedia…”

Meu caro Gustavo, você tem razão. Falamos muito do Atlético neste QUINTAL porque a extrema rivalidade regional atrela umbilicalmente um ao outro. A derrota do adversário traz alegria quase equivalente à vitória nossa. A sorte de um time interessa ao outro, para o bem ou para o mal. Com maior intensidade estamos fazendo nesses últimos três anos o que vocês fizeram, com poucas interrupções, durante meio século.  Desculpe-me, mas vocês não tinham vida própria e por isso a torcida, a vibração era toda direcionada para o eventual adversário do Cruzeiro:  no Brasil, Flamengo, Grêmio, Corinthians, Inter, Santos, lembra?  Nas Américas, o River Plate, Estudiantes, Independiente, Boca Juniors.  Na Europa, Borussia, Bayern. Muitos desses com direito a bandeiras nas arquibancadas, nos clássicos entre Cruzeiro x Atlético. E atleticanos não se envergonhando de usar a camisa deles!

4. Cerveja em Catar – Consolo pra quem não pôde ir à Copa: calor infernal mas cerveja liberada só em raríssimos lugares. Quando você encontra, o preço abafa a vontade: 73 reais, o copo de 500ml. As uvas estão verdes?

5. Eduardo Silva enfoca a tradicional dança das cadeiras, nesta época, com clubes a procura de treinadores e vice-versa. Lembra que além do Atlético, também Corinthians, Botafogo e Santos estão sem treinadores o que derrama adrenalina no mercado. Os prudentes reforçam a porta do bom senso, pra loucura não entrar. Por exemplo, Gallardo teria pedido 5 milhões pra assumir o Atlético…

6. João de Deus Filho reaparece com um sábio lembrete:

“Lembrando que não somos inimigos, apenas adversários.”

Mas depois, ele sim, viaja na maionese, e arrisca um vaticínio sem perceber que seu anjo da guarda foi ver se estava chovendo lá fora:

“… acho que o torcedor azul nunca mais irá comemorar um título de real expressão no futebol.”

Fala sério, João, isto é coisa de Guru da Racionalidade?

7. Jorge – quer abandonar este QUINTAL. Sua mensagem obriga a reflexão. De fato, a graça sem graça, fácil, tôsca e primaria de escrever sob pseudônimo, ou usurpando nomes de terceiros, com palavrões e termos chulos, agride tanto o bom senso quanto o bom gosto. Até o nosso historiador Panhame está assustado. Lamentável a ausência de desconfiômetro em alguns.

EXPECTATIVAS E REALIDADES ATLETICANAS

6. Expectativa – “Vamos passar de fase na Copa do Brasil!

Realidade – Eliminados pelo Afogados da Ingazeira.

GARIMPO

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”

(Martin Luther King)

Dalai

Ver Comentários

    • Tem gente recordando fatos mais remotos no tempo que esse acima, lembrado por você:

      Posicionamento de Cláudio Utsch

      "A propósito do teor de uma nota de esclarecimento publicizada nesta data pelo presidente responsável pelo maior vexame da gloriosa história do Clube Atlético Mineiro, a queda para a segunda divisão do campeonato brasileiro, a respondo na parte que me toca:

      1 - Integrei o Conselho de Ética e Disciplina do Clube Atlético Mineiro entre outubro de 2013 e outubro de 2022;

      2- Desde outubro de 2013 o aludido Conselho foi presidido (e bem presidido, diga-se de passagem!) pelo ilustre causídico Dr. José Murilo Procopio de Carvalho;

      3- Em dezembro de 2020 Dr. José Murilo afastou-se do Conselho de Ética, e por consequência, de sua presidência, em virtude de sua candidatura ao cargo de vice-presidente do Clube Atlético Mineiro;

      4- A partir do afastamento definitivo para fins eleitorais do então presidente, assumiu o comando do Conselho supramencionado o seu vice, o signatário, permanecendo no cargo até outubro do corrente ano;

      5- no transcorrer de 1 ano e 10 meses sob a presidência do subscritante, inúmeros trabalhos de real importância para o momento de transformações pelo qual passa o Campeao dos Campeões foram ultimados, e.g., o projeto de complaince e governança; o código de ética do clube; e a complexa aprovação de 65 nomes objetivando preenchimento de vagas para cargos de Conselheiros Beneméritos e Grande Benemérito (cargos vitalícios);

      6- Os mandatos dos integrantes do Conselho de Ética e Disciplina findaram em outubro passado, sendo imediatamente empossados seus substitutos eleitos, embora, a meu juízo, ilegalmente, junto do presidente da mancha negra da nossa história.

      Posto isto, urge esclarecer que o Conselho de Ética e Disciplina do Clube, nas formas estatutária e regimental é um órgão colegiado reativo, não proativo como sugere equivocadamente o presidente campeão da série B/2006.

      Ele trabalha reativamente, somente após algum pedido de providências formulado, o que não ocorreu enquanto o signatário esteve à frente de sua presidência.

      As denúncias de sócios da Vila Olimpica e Labareda acerca de crimes perpetrados pelo presidente do calvário atleticano (artigo 171, c/c297, e ainda 288, todos do CP vigente), só chegaram a este conselheiro subscritante há cerca de 10 dias, portanto após deixar o Conselho de Ética e Disciplina e o consequente exercício de sua presidência.

      Destarte, caberá a seu sucessor, quando eleito legalmente, na forma estatutária, adotar as medidas cabíveis "interna corporis".

      Quanto a eventuais medidas na esfera criminal, petição já foi formalizada para ser encaminhada nas próximas horas ao GAECO do MP e à PF, respeitável órgão onde este protagonista de filme de horrores contra velhinhos aposentados já é sobejamente conhecido, desde os idos de 2003.

      Atenciosamente,
      Cláudio Freitas Utsch Moreira" 17/11/2022

      Fonte: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2022/11/17/noticia_atletico_mg,3979996/claudio-utsch-comenta-nota-oficial-do-atletico-sobre-conselho-leia.shtml

  • Poderia dizer que também o Vasco da Gama está sem treinador e procurando um no mercado da bola. Juan Pablo Vojvoda não aceitou a oferta do time. O Atlético também tem interesse no técnico argentino que possivelmente irá permanecer no Fortaleza, já que o time se classificou para a pré-libertadores de 2023.

    • Talvez eles estejam um pouco assustados com isso:

      Posicionamento de Rodolfo Gropen

      "Surpreendeu-me a nota do Conselho Deliberativo do Atlético. Não pela sua emissão, prática exagerada que levou o Atlético a ser vítima de memes em nível nacional, mas pelo seu conteúdo.

      Em primeiro, a nota não foi assinada. O Conselho não deliberou a respeito dela, mas presumimos que tenha sido escrita pelo Presidente Ricardo Guimarães, e possivelmente tenha faltado coragem para colocar o seu nome.

      Em segundo, impressiona a confissão da irregularidade na formação da chapa.

      Em terceiro, talvez o Presidente Ricardo Guimarães não saiba, cabe ao Diretor- Presidente do Atlético apresentar a chapa, não o Presidente do Conselho, de forma que afirmar que aconteceu esta prática na gestão do Conselho 2016/2019 só confirma a falta de conhecimento do atual Presidente do Conselho do nosso Estatuto.

      Não me recordo do exato momento em que me tornei sócio da Vila Olímpica, mas se houve erro, que se corrija.

      O que não se pode é, a pretexto de fugir do pedido de uma investigação solicitada pelo Conselheiro Benemérito Cláudio Utsch, escapar dela sob o pretexto de que houve este tipo de erro no passado. Se de fato houve erros que se corrijam, não se acobertem.

      O palavreado usado na nota "blá-blá-blá" não realça a inteligência do autor da mesma, nem respeita a história deste atleticano que serviu ao Atlético remunerado apenas pela paixão (e não também auferindo juros bancários) e fez parte da diretoria campeã da Libertadores da América, sem apoio, sublinhe-se, de "mecenas".

      A fixação do Ricardo Guimarães com o Presidente Alexandre Kalil parece remeter ao nível de resultado de seus mandatos. Um Presidente campeão da Libertadores, maior título da história do Atlético, e outro Presidente da maior mancha do Atlético, o rebaixamento à segunda divisão.

      Por fim, mas não menos importante, nosso Conselho está às vésperas de uma votação muito importante para a história do Clube Atlético Mineiro, a mudança de Estatuto para formar a SAF, bem como a venda da própria SAF, de sorte que não podemos ter, entre Conselheiros, membros que não tenham a mínima história no Clube, ou não sejam atleticanos, como já se suspeita.

      Rodolfo Gropen
      Conselheiro grande benemérito" 17/11/2022

      Fonte: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2022/11/17/noticia_atletico_mg,3979997/rodolfo-gropen-analisa-nota-oficial-do-atletico-sobre-conselho-leia.shtml

  • "A derrota do adversário traz alegria quase equivalente à vitória nossa".

    Incrédulo, voltei ao texto e frase acima estava lá, clara e límpida... sou obrigado a concordar: a roda gira!

    Reforçando a indignação do Galai, deixo uma pretensa colaboração ao GARIMPO:

    "A internet deu voz aos imbecis". (Umberto Eco)

  • Bom dia, GALAI, depois de suas palavras que fique claro que este espaço é um espaço democrático onde de forma respeitosa podemos entrar e zoar os TriBBB, diferentemente como pregam alguns covardes e imbecis que se escondem atras da internet ou usurpando nome de terceiros e respondendo de forma desrespeitosa até as poucas mulheres que frequentam este espaço. Sei que serei achincalhado por este comentário, mas não perderei meu tempo em respondê-los.
    "Aos tolos, vis, hipócritas e toda sorte de gente estúpida e desprezível, minha indiferença e meu silêncio" .Augusto Branco

  • e a série não para...

    EXPECTATIVA: Dormimos sonhando com os argentinos Gallardo, Voivóda para treinar o Mineiro de Vespasiano.

    REALIDADE: Givanildo Oliveira já está de sobreaviso porque se até a décima opção não aceitar, ele será o novo técnico do ASA-MG.

  • Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! Rárrárrárrárrárrá
    Leio agora sobre Kalil e Ricardo Guimarães. Guimarães cobrou demissão do filho do Kalil. Ele ganhava 75 mil reais por mês!!!!! Nuuuuuuu!!!!! Por isso não, o Gustavo recebia mais que isso! Nuuuuuuuuuuu. Filhos, parentes, amigos, presidentes e conselheiros!!!!!!!
    Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! Rárrárrárrárrárrá.
    Amamos o Clube! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá
    Amamos o torcedor! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá
    Salomé! Amamos o Clube! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá
    Viva o Clube! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá
    Que hino lindo! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá
    Que blog democrático! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá
    Garimpo! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá
    Filho meu, mulher minha! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá

  • Continuando.
    Recorde de torcedores! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá filhos e amigos.
    Copa do Brasil! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá filhos e amigos.
    Libertadores! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá filhos e amigos.
    Subimos!! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá filhos e amigos.
    Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá filhos e amigos.
    É nós!!!! Rárrárrárrárrárrá!!! Dinheiro!!! DINHEIRO! Rárrárrárrárrárrá filhos e amigos.

  • Boa tarde,
    Essa bandeira "1921" me remete a lembranças felizes de quando o antigo BBBruzeiro, hoje CSA-MG, jogava na Elite, até que o Titanic afundou.
    E ficamos na expectativa de encontrar aquela faixa que sumiu de repente e nunca mais apareceu. Onde está ela ? "Desde 1921 na Primeira Divisão" desapereceu, escafedeu-se e ninguèm sabe onde a enfiaram.
    Eu desconfio.....mas não vou arriscar porque o proctologista do dono dela pediu sigilo.

    • Oras, oras....

      De novo a mesma perguntinha fraca? Já foi respondida várias vezes em posts do mês passado e desse mês...

      Essa faixa está junto ao troféu de Campeão do Gelo das frangas, v6c1e procurou lá no freezer da Cidade do Gaylo em Vespasiano?

      E a barca do ASA tá naufragando, mais um que come angu e arrota peru...

  • Prezado Dalai.
    Dessa vez, acho que vc viajou na maionese, ao contestar minha afirmação que “acho que o torcedor azul nunca mais irá comemorar um título de expressão”.
    É claro que vc não irá afirmar que concorda com a colocação.
    Senão a fúria azul cairá em cima de vc.
    Porém, a realidade está aí.
    A própria direção tá colocando que o objetivo é ficar alí, por volta do 12º ou 13º lugar ano que vem.
    Eu acho que será impossível.
    Penso que a briga será prá ficar no 16º lugar da tabela, o que seria um título.
    Lembrando que os times mais fortes economicamente ficarão todos à frente do CSA-MG.
    E então, eu pergunto:
    Qual time, entre os 20 da série A de 2023, está economicamente mais fraco que os azuis????
    Lembrando que times que antes não tinham maiores pretensões, como Botafogo, Vasco, Bahia, América, Bragantino, Fortaleza e outros estarão entrando na SAF, ou seja, vão entrar fortalecidos, pois as SAFs desse times não serão experimentais, como o time azul e não serão feitas através de verdadeiras esmolas. Ou seja, entrarão muito melhor aparelhadas na competição.
    O próprio Ronaldo já afirmou que não pretende gastar muito. Afinal, a partir de 2023 o CSA-MG tem a obrigação de começar a efetuar os pagamentos de sua milionária dívida. Agora, não tem mais como fugir. É pagar ou pagar.
    E já começam a surgir nomes de prováveis ‘reforços”. Um deles atende por Bilú.
    Sem querer desmerecer o jogador, belo reforço.
    Outros virão, talvez não da mesma qualidade desse, mas virão.
    Eu ouso dizer: a briga azul em 2023 será para não voltar prá segundona.
    Porém, as chances de voltar são enormes.
    Eu sinto que o torcedor azul, logo que o ano esportivo começar, vai sentir saudades de 2022.
    E quando eu falo isso, claro que estou dando uma cutucadinha, mas todos sabem que é uma possibilidade real.
    Então, é bom levar a sério o comentário.
    Fica chato fingir que não está enxergando o que vem por aí.
    Afinal, o cronista não é cego.
    Mas, se depender de futebol prá dormir, as noites devem andar péssimas.
    Um grande abraço a todos.

    • João, João...

      Com essa habilidade toda em fazer previsões, v6oce deve estar podre de rico jogando em loterias, jogo do bicho e outros jogos de adivinhação.

      Vc está relacionando desempenho esportivo com custo de folha de pagamento? Sério isso? SE essa sua teoria fosse real o time da MRV terminaria entre os 3 primeiros colocados e não sofrendo para assegurar um SÉTIMO lugar e uma vaga na PRÉ-Libertadores do ano que vem, na ÚLTIMA rodada, um sufoco!

      Outro, de inúmeros exemplos, que poderia citar aqui é a folha do Grêmio mais de 10 milhões e a do Cruzeiro foi de 2 milhões e o Cruzerão SOBROU na segundona esse ano.

      Se replicar em 2023 o planejamento, o trabalho profissional que foi feito pela Comissão Técnica e Diretoria do MAIOR DE MINAS em 2022, é LÓGICO que vai ser bem sucedido de novo, novamente.

      O Brasileirão coloca 8 clubes na Libertadores, quase 50% e na sulamericana mais 6 clubes, ou seja, de 20 clubes, 14 podem ir para uma competição com times fora do país, seja Libertadores ou Sulamericana, ou 70% dos times, 4 são rebaixados e 2 não disputam esses torneios.

      Então, a diretoria do Palestra de Minas é lógico que não vai criar expectativa em ninguém, vai falar mesmo que vai só permanecer na série A, mas internamente o papo é outro, vão brigar muito para chegar lá na frente porque o nível foi baixo esse ano.

      O ASA não tem técnico, até agora só recebeu toco, cheio de medalhão em fim de carreira ganhando salário mínimo de 1 milhão por mês como bem disse o Dalai e o Véio da Lancha saindo fora e vendendo a Massa Falida, briga entre conselheiros, dívidas pipocando, transfeban na porta, o barco tá afundando e vc preocupado com o Cabuloso?

      Ano que vem o ASA vai ganhar o que mesmo?

      Toma cuidado que esse feitiço vai voltar contra o feiticeiro!

      • Amigo, se vc acha que o poder financeiro não interfere no sucesso de um clube, rezo prá que seu time siga na mesma linha. Será muito fácil voltar prá série B em 2024.
        E só um recado: depois de ganhar pela 3ª vez seguida o Mineiro em cima de vcs tornando-se Tri Campeãs (Vingadoras) fico triste em ver as 2 torcidas brigando depois do jogo. Futebol é algo sadio, trás alegria. Porém, essa turma de bandidos, dos dois lados, só nos enchem de vergonha. Eu sou pelo fim de torcidas organizadas. São verdadeiras máfias.

        • Prezado João de Deus Filho, boa noite,

          Como prezo pelo "debate de ideias" e vc respondeu de forma educada, vamos lá a minha réplica...

          Como lhe falei NÃO há uma relação direta apenas no valor monetário das contratações que cada clube faz com as conquistas de títulos. Pode-se gastar fortunas e não ganhar nada ou também pode acontecer de um investimento menor e o time ser campeão, exemplos tem aos montes.

          Tem muitos outros fatores como o domínio do vestiário pela comissão técnica, gestão do grupo, a escolha balanceada dos jogadores, a diretoria pagando salários/direitos em dias e bons profissionais em todas as áreas de apoio.

          Lembra da Selegalo? Em 1994 contrataram só medalhões e falaram que iam ganhar tudo. Neto, Éder Aleixo, Adilson Batista, Darci, Gaúcho, Luiz Carlos Wink e Renato Gaúcho, tomaram de 3a1 do Cruzerão de um tal de Ronaldo e dai em diante foi só fracasso até o desmanche final.

          O crack Neto quando fala dessa sua passagem pelo CAM só lembra que gostava de ir nas "Casas das Meninas" de BH e fica rindo de como enganaram os atleticanos.

          Um exemplo de time bem sucedido e com protagonistas desconhecidos foi o Cruzeiro campeão brasileiro de 2013 e 2014 com Evérton Ribeiro e Ricardo Goulart.

          Quem em toda Minas Gerais já havia falado ou visto alguma atuação do Pezollano como jogador ou como técnico? Esse elenco que foi campeão da segundona, muitos jogadores podem sair na rua que ninguém conhece e foram bem sucedidos sendo campeões da segundona.

          Agora é outro time, outro planejamento e o CAM acaba de anunciar o técnico Eduardo Coudet para o ano que vem e se não mandar uns dez jogadores embora desse atual elenco, vai ser difícil ganhar algum título importante, isso é fato!

          Então, SE o Maior de Minas ou o ASA de Minas vão ser bem ou mal sucedidos ano que vem é um exercício de futurologia que no meu modo de vista é só replicar o desempenho desse ano de cada um para 2023...

          Tá fácil de saber!

Posts Recentes

HOJE 9 DA NOITE NO HORTO: CRUZEIRO X UNIÓN LA CALERA

Quinta rodada. Sul-Americana. Os dois times chegam parelhos: duas vitórias, uma derrota e um empate.…

16 de maio de 2024

UFA!

Um a zero em Goiânia, contra o Atlético local, no sufoco. Mas precisava? Jogadas bem…

12 de maio de 2024

NA COLÔMBIA FUNCIONOU: CRUZEIRO 3 X 0!

O pavor de outra virada de mesa nos rondou até os minutos finais. Cachorro mordido…

9 de maio de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!