DEPOIS DE AMANHÃ, 21h: VASCO NO MINEIRÃO LOTADO - Quintal do Dalai

DEPOIS DE AMANHÃ, 21h: VASCO NO MINEIRÃO LOTADO

  • por em 19 de setembro de 2022

Staff Images / Cruzeiro / Flickr / Reprodução

Praticamente, todos os ingressos vendidos. Com qualquer resultado, será uma festa do futebol e devemos fazer um compromisso de respeito. De humanidade, em todos os nossos atos. Vamos ser empolgação, solução e colaboração. Não, problema. Se tudo sair como esperamos, estará garantida “matematicamente” a nossa volta à Série A. Uma grande conquista e só nós sabemos, no corpo e na alma, o quanto custou. Vamos ser dignos dela.

Na batalha de sábado à noite, em Maceió, o placar de 2 x 0 sobre o CRB não pode esconder o sufoco durante arrastados 30 minutos do segundo tempo. Por quatro vezes ficamos nas mãos de “São Rafael”. A alegria de ver Stênio sendo Stênio, finalmente. O prazer de aplaudir o golaço de Bruno Rodrigues. Estes dois momentos mágicos coloriram de azul a noite de sábado, mas não podem apagar os nossos “apagões” do primeiro tempo. No item escanteio, desaprendemos.  Além da inutilidade de colocar de novo dois jogadores perto da bola, pretensamente é pra confundir a defesa, mas tira um atacante da área. Tem valido a pena? Exceção da bola que Luvannor mandou na trave, de cabeça, desperdiçamos bisonhamente todas as cobranças. E tivemos uma semana de treinos. 

O sofrimento no final nos fez lamentar ainda mais o volume de jogadas perdidas no primeiro tempo. Por quatro vezes “vimos” o empate acontecendo e isto seria um castigo pelo que apresentamos na parte inicial: 90% de transpiração e 10% de inspiração. No mesmo nível, o pênalti cometido por Filipe Machado. Imprudência pura. Óbvio, a comissão técnica fará a cobrança interna. Quarta-feira contra o Vasco temos de jogar 90 minutos como jogamos no final, contra o CRB E chegou a hora de conhecermos os 11 titulares de Pezzolano.

 BATE PAPO NO QUINTAL

1. Avaí 1 x 0 Atlético – Jogo dos recordes. O Avaí não vencia há 9 partidas (e até então no returno). No seu campo, em 7 jogos em que vencia por 1 x 0, tomou a virada em seis.

2. Torcidas – O tema é recorrente, apaixonante: quem tem torcida maior? Nosso Guru da Racionalidade, João de Deus Filho, reabre a discussão. No início do século 20, primeiras décadas (1910/20/30) a hegemonia no futebol mineiro passou do América para o Atlético, com a ajuda do Cruzeiro, naquele amigável 9×2. Éramos a terceira força e, com altos e baixos, isto perdurou até a década de 60 quando teve início a revolução azul arquitetada por Felício Brandi. Trabalho de formiguinha, persistente, escola por escola, semeadura em todas as regiões mineiras, ao mesmo tempo que se formava no Barro Preto o “Dream Team” do futebol brasileiro, adubo emocional que desenvolveu milagrosamente as sementes lançadas. Daí pra frente, tudo azul. Céu de brigadeiro. Campeonatos se acumulando, sala de troféus transbordando, recordes de torcidas e de renda. Duas vezes vice-campeão do mundo, tetra campeão brasileiro, hexa campeão da Copa do Brasil e muito mais, tornando-se o melhor e maior clube brasileiro fora do privilegiado eixo Rio-São Paulo. Destruído pelo tsunami interno que culminou com a saída forçada do trio Wagner-Hermínio-Itair em dezembro de 2019, o Cruzeiro – mesmo combalido, com os cofres raspados e contratos criminosos em curso – catava os cacos pra tentar se reerguer quando veio a avalanche da pandemia trancando o mundo em casa. Rebaixado, e sem poder contar com a força de sua torcida, por dois anos seguidos nem por uma vez esteve entre os 10 primeiros colocados, enquanto o Atlético, com a benção de 4 Reis Magos, formou time de Champions League e ganhou tudo. Obvio que sua torcida aumentou. Foram dois anos de vacas gordas, sem concorrência. Neste QUINTAL nunca negamos que o Atlético “estava” o Melhor de Minas.

Porém, como ensina a sabedoria popular, “não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”. A Grande Roda gira. Pouco a pouco o Cruzeiro se reestrutura, dentro e fora do campo. Nas arquibancadas, bate recordes de público superando todos da Série A, exceção de Flamengo e Palmeiras. A campanha de sócio torcedor deve alcançar, nos próximos dias, inacreditáveis 70 mil torcedores, cifra ainda não conhecida por muitos dos grandes clubes brasileiros.

Qual a maior torcida? Alguém ainda tem dúvida?

3. Banzo epidêmico na Barraca Atleticana – O mar não está pra peixe, do outro lado da lagoa. Em alguns dos 60 grupos sociais azuis, que recebem a coluna, a comparação do Baile da Ilha Fiscal com a situação alvinegra causou rebuliço. Com destaque pra dicotomia sonho&realidade. Na Barraca, entretanto, a belicosa liderança ignorou a estocada. Recolhimento total. Todo mundo fazendo olhar de paisagem. Coincidência, Fred Melo Paiva escreveu sábado, no Estado de Minas.

“O atleticano, tendo certamente cometido toda sorte de barbaridades em vidas passadas, está sempre a comer o tropeiro que o diabo amassou. ”

Premonição. 

4. Cuca – resultados desastrosos em campo refletem-se em perguntas embaraçosas dos repórteres nas entrevistas pós-jogo. Boa parte dos técnicos perde a linha. Cuca é uma das admiráveis exceções. Nesta fase de tormenta, entre cem perguntas, duas ou três foram respondidas de forma contraditória, como a que sugeriu ser vantagem ter um ou dois jogadores expulsos. Na quase totalidade revelou domínio do emocional, voz serena, admissão plena da realidade difícil, sem transferir responsabilidades. Isto se chama evolução.

5. Caravanas – Reproduziu-se, sexta-feira em Itabira, o sucesso que aconteceu em Montes Claros. Extraordinário, emocionante. O poder de uma grande ideia, em terreno fértil, é invencível.

 GARIMPO

“A arte de agradar é a arte de enganar”.

(Luc de Clapiers)

Colaboração de José Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Antonio

Bom Sr. Dalai,
depois de TRÊS ANOS CONSECUTIVOS na SEGUNDONA (isso sim é um recorde!!!!) é natural a empolgação das modinhas simpatizantes, afinal porque sabem que, tão cedo, terão alguma alegria no futebol….
Penso que, como eu, qualquer torcedor de qualquer time prefere ser 7º colocado da PRIMEIRA DIVISÃO do que líder da SEGUNDONA!!! Sempre é bom lembrar as sábias palavras do Zezé Pórrela “líder da SEGUNDA DIVISÃO é o 21º colocado da PRIMEIRA DIVISÃO”…
Para alertar para a realidade vamos relembrar no garimpo as palavras do técnico Paulo Pezzolano a um mês atrás em entrevista ao Esporte Espetacular:

GARIMPO:
“Esse mesmo time, colocado na Série A? Lutaríamos para não cair. Sinceramente, sim. “

Jamilton

Agradeça ao Turco Mohamed meu caro José Antônio. Foi condenado pelo desempenho do Galo, mas é o que vai garantir o Galão da Massa na primeira divisão do ano de 2023. Se dependesse do Cuca, era série B pela segunda vez, sem medo de ser feliz.

Jorge

Bom dia a todos! Principalmente a esse povo sofrido, em trabalho de parto, para tentar, após três anos, dar à luz o filhote do Ronaldo e, finalmente, sair da SEGUNDONA!!!! E a criança já nasce até com nome escolhido: CSA-MG.

Terrível, terrível, terrível!!!!

E em 2022 será o primeiro acesso do CSA-MG ao grupo de elite do futebol brasileiro. Parabéns!!! Torço que seja apenas o primeiro de muitos. Afinal, o CSA-MG merece!!!!

E o Galai, na coluna passada, resolveu contar uma estorinha de um baile em ilha fiscal. Comecei a ler com atenção, afinal, imaginei, o Galai iria fazer, finalmente, o ‘mea culpa’. Iria narrar para nós o baile que foi a gestão do falido e falecido BBBruzeiro por parte de administradores e conselheiros quando se projetou o “Grande BBBruzeiro” e o time começou a acreditar que era mesmo o Barcelona das Américas. Pelo menos em contratações e (promessas de ) pagamento aos jogadores e demais credores. Ninguém competia com o BBBruzeirão da Massa na hora que eles se determinavam a contratar um jogador. O Galo dispensou o Fred Cone para economizar e ele já estava dentro do avião para ir às Arábias quando o BBBruzeirão foi lá e o tirou prometendo que pagava o dobro. E para esnobar o Galo, falou que a multa rescisória era pequena, irrisória mesmo para o Barcel… ops, para o BBBruzeirão da Massa. Era irrisória, era pequena, mas não pagou até hoje…

E tudo isso acontecia nas barbas dos conselheiros que ou aprovavam ou se omitiam. Enquanto isso a orquestra tocava no bailão, o churrascão e os caldinhos corriam soltos, numa verdadeira esbórnia financeira e moral, que depois foi chamada também de ‘tsunami’. Achei que o Galai iria nos contar os detalhes desse bailão da massa, mas olha só! Resolveu falar que o tal ‘baile’ estaria acontecendo é do lado de cá, no lado certo da lagoa. No melhor estilo “acuse seu adversário de ser o que você é”. Fiquei frustrado. Acredito que tem muita gente querendo saber com detalhes o que fizeram administradores e conselheiros do BBBruzeiro na tentativa vaidosa de transformar um time comum em uma “potência sul-americana e mundial” (kkkkkk, pausa para rir. Kkkkk). Os gestores do tal tsunami poderiam nos dar detalhes. Achei que o Galai o faria, juntamente com um ‘mea culpa’, ‘mea maxima culpa’. Mas que nada. Não viram nada, não sabiam de nada. Iam no clube só para tomar caldinho e fazer churrasco. Sei…

E em mais um clássico da série B nesse final de semana, tivemos CRB 0x2 CSA-MG. Parabéns!!! Enquanto isso, o Galo em seu pior momento em anos, está em sétimo na série A. Como o CSA-MG em breve estará também na mesma série, poderíamos dizer que ele é o 21º colocado da série A? Vai precisar pedalar bastante para ficar ao menos em 16º. Porque na elite, não tem CRB, Brusque, Operário, Sampaio Correa…

Terrível, terrível, terrível!!!!

Agora eu vou ir embora porque para quem fica apenas 24 horas por semana na segunda, tem que trabalhar muito. Mas quem fica por três anos, pode ‘aproveitar’ melhor essa SEGUNDONA brava. Então é isso. Aproveitem porque a molezinha vai acabar no ano que vem!!! Continuo vendo vocês na próxima SEGUNDA. Até lá.

CidinhoBolaNossa

Cabuloso está voltando, a dor da inveja está insuportavel pra Cocotas. A grande conquista emplumada em 100 anos vai perdendo o brilho. kkkkk

A roda está girando, imaginem quando jogarem Asa de Arapiraca x ASA-MG, no Puleirão. Jogaço de bola, do tamanho do ASA-MG. Pra vc que tAVAI pensando em jogos com o Cabuloso, será um choque. E as cocotas vindo aqui fazer barulho pra ver se alguém se importa com o timeco, procurando relevância. huahuahua

Lurdinhas, vossa empáfia não muda. Só não perde pros trambique e a história eivada de manobras suspeitas/práticas anti-desportivas. Mas vcs não tem vergonha. Estão quebrados, vivendo da carteira alheia e não descem do salto. kkkkkkk

É chacota? É cocota!

Jorge

kkkkkkkkkkkkkkk. As meninas já esqueceram a vergonha e humilhação passadas e já estão cheias de vaidade… kkkkkkkkkkkkk Bom sinal! E uma boa SEGUNDA em 2024!!!!!

Sebá

esse kkkkkkk aí, as batidas de asa acompanham?

CidinhoBolaNossa

Piada pronta: Cocota falando de vergonha e humilhação. Pelo visto esqueceu pra que time torce. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

JCSR

Caro Jorge, memória fraca está a sua. Já esqueceu os 50 anos. 2021 do “meu penalty, minha vida” acabou. A realidade agora é outra. Cruzeiro mostrando evolução, retorno à série A, administração eficiente, recordes de público com consequente aumento de rendas, sócio torcedor com 69.000 adimplentes e por aí vai. Já o galão vem rolando ladeira abaixo. Vamos aguardar os próximos capítulos,

Eduardo Silva

Mas que textão gigante esse? Calma Jorge o Cruzerão ainda não tá série A , não vamos machucar v6c1e1s esse ano. Quer dizer que o clube deve uma multa para um time que colocou em um contrato uma cláusula para que o jogador NÃO jogasse apenas nesse clube? Que meda! Kkk É muito medo e mágoa entranhada no Puleiro do Átomo de Minas. Engraçado que estão criando o ASA de Vespasiano e o juvenil se fingindo de bobo? Os Menin, que de bobos não tem nada já anunciaram “a saida” do clube, sem antes tirarem o deles, se é que me entendem… Mas, tem inocente útil pra todo nesse mundo. Desabafa que faz bem, sofredor!

TrinaB

Não li essa reportagem que fiz que os 4Rs estão saindo do Galo, pelo contrário ligue que tem mais investimento ano que vem, mas se você está falando, deve saber muito sobre o Galo, vou confiar em sua informação.
Com relação ao BBBruzeiro machucar o galo o ano que vem, será que posso confiar nesta informação também, hum, acho que a sua vaidade deu uma estravazada aí, e não deixou você analisar direito as coisas, pensa bem, o camisa 10 que o BBBruzeiro procurou foi o Terans, sim aquele mesmo que passou pelo Galo e só joga bola no Uruguai, e o BBruzeiro ainda sim assustou com a pedida de 26 milhões mais salários de 350 mil por mês. Será que esse time aí da série B vai dar conta da série A, será que vai dar conta de machucar muito time na série A? Temos que esperar para ver né!
Abraços TrinaB!

CidinhoBolaNossa

Cocota mudou o tom. tAVAI escondida, ao menos apareceu.

Dinheiro ajuda mas não define um time, basta lembrar das famosas “selegalos”. kkkk

Lurdinhas caladas recentemente, apenas 17 comentários. Sumiram os textos grandes e grandiosos.

Empafia emplumada, eu gostummmm!!! kkkk

Marcos Mineiro

Eu só queria saber: quem proibiu que os atacantes do Cruzeiro entrem na área adversária? O time parece ficar satisfeito e sofrendo com 1 x 0!

peppeu

Mas foi contra o potente e triunfante CRB, ora bolas!! Máquina de moer campeões mundiais.

CidinhoBolaNossa

Caraca. RaJei os bicos agora, tAVAI de bobeira e este emplumado me fez gargalhar. Desce do salto rosinha, teu time não anda lá estas coisas. kkkk

CidinhoBolaNossa

Depois de ver o o jogo do Cabuloso com o CRB fiquei pensando como seria bom se eu tAVAI pra ver o jogo contra o Vasco.

Pelos comentários emplumados a dor-de-cotovelo vai ser imensa, e o famoso gosto de cabo de guarda-chuva na boca intolerável. Pois na verdade pras Lurdinhas a maior conquista delas foi o rebaixamento do Cabuloso e o fato de não subirmos imediatamente. ahahaha

CUCA fresca pessoal, as coisas vão melhorar pra vcs. Até o cometa Haley aparece a cada 76 anos! Kkkkkkk

Empáfia de Cocota? Eu gostummmmmm.

Pois bem, o Cabuloso esta de volta. Consolem-se umas as outras, vcs são bem ‘entendidas’ no assunto. Relembrem as quase conquistas, cantem Beth Carvalho. Ainda que a dor da inveja jamais passe, garante nossas gargalhadas.

É chacota? É cocota!

peppeu

Salve Cidinho que agrada de bolas!
O ano não está bom mesmo não, mas convenhamos que 7º lugar na série A não é assiiimmmm tambéééém um TRINAB, né?

CidinhoBolaNossa

Peppeu, mais e que gosta de levar ‘Trinab’. Gosto é gosto, seu corpo suas regras. Vcs gostam de homem na 1a, né? kkkkk

Celebre a grande conquista do Fraca6a10 (7º lugar na série A), que vc e a torcida emplumada acreditam ser um Real Madrid.

Empafia emplumada, eu gostummmm!!! kkkk

Maria.

Dalai, boa tarde. Hora do almoço. Sagrada. Há comida na mesa. Graças a Deus.
Aquele jogo contra o Hawaii ou grande Hawai’i marca o quanto foi mais interessante enfrentar o CRB.
Estamos voltando. Ah! Dalai, vejo com respeito sua abordagem de assuntos serios. Bacana!

Info

Excelente Dalai! Vou publicar em nosso site com referência, parabéns.

Jose Neto
https://infoesporte.com.br/