UNION 0 X 0 DESUNION - Quintal do Dalai

UNION 0 X 0 DESUNION

  • por em 25 de abril de 2024

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

Onde estava o time que jogou contra o Botafogo, o Fortaleza e entrou em campo nos 20 minutos finais contra o Atlético? Não viajou para o Chile.

Incrível, o apagão; inacreditável, os gols perdidos no primeiro tempo; vergonhoso, o sufoco tomado no final.

Fernando Seabra tem de aprender a trocar pneu com o carro em movimento. Chega de se esconder na falta de tempo pra treinos. Não espere o jogo quase acabar pra tirar peças que escancaradamente não funcionam. Oportunidades de gol são raras e não podem ser dispersadas por “ruindade explícita”.

Fernando, não invente mais sobre zaga. Olhe pra a base visando o ataque onde rigorosamente não temos ninguém. O Grêmio, jogando com 10, contra o Estudiantes, na Argentina, venceu por 1 x 0, com o gol marcado em troca de passes de dois jovens de 18 e 19 anos que acabavam de entrar.

Ronaldo, não maltrate tanto a torcida. Olhe para o mercado e nos traga rápido um centroavante com cheiro de gol. A bola está com você. E só com você.

Daqueles atacantes que “quase” marcam estamos cheios. Podemos dar e vender.

Agora a pergunta que não quer calar: neste caminhão de assessores, inclusive ex-craques, não há ninguém que ensine a bater escanteios e faltas?

Domingo, às 16h, no Mineirão, veremos que time entrará em campo pra enfrentar o Vitória, pela quarta rodada do Brasileiro. Aquele displicente, perdendo gols por “excesso de ruindade”, ou jogadores dispostos e capazes de honrar as “páginas heroicas, imortais”?

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Atlético 3 x 2 Peñarol – Não fosse a ajuda das traves e de um “Jemerson” uruguaio, a torcida sairia vaiando de novo. O time tem apagões homéricos. A diferença é que faz gols quando está acordado.

2. Fala Sério! Volta a estagiar neste terreiro disposto a ir mesmo para o Porta dos Fundos. Entorna criatividade ao brincar com as siglas de nossa Toca 4: MRV (Meu Rival Vacilão…. Meu Rival Varrido…) e vai por aí, sapateando naquele estranho jogo de sábado, quando só um time jogou até os 20 minutos finais. Festeja a “inauguração”, finalmente, do estádio Maltratar Raposa Vaidosa.

Foi um jogo atípico. O Cruzeiro não vinha jogando tão mal assim, e nem o Atlético era aquela brastemp. As próximas partidas de um e outro, como aconteceu terça-feira, vão clarear mais as coisas. Aguardemos.

Apenas um reparo técnico ao texto de Fala Sério: na comparação de público e renda de nosso clássico com o Palmeiras x Flamengo se esqueceu de mencionar que o Allianz Parque estava com sua capacidade reduzida em razão de palco e equipamentos de um show.

Continua válida nossa observação: é menos difícil defender a quadratura do círculo do que a Arena MRV.

3. Roberto Cardoso de Sousa lança uma isca: Fala Sério é codinome de Fred Melo Paiva

Não é. Estilos parecidos, excelentes, mas pessoas diferentes. Fala Sério é antigo frequentador deste latifúndio, com memoráveis tertúlias, usando o nome de batismo.

4. Se a vida te deu um limão… Se a vida te deu pontos cegos no seu estádio, faça uma piada. E os atleticanos soltaram uma boa:

“O CREA confirma ponto cego durante o jogo contra o Cruzeiro “que não viu a bola”.

5. Segurem a língua por favor – Dá azia ouvir certa crônica esportiva endeusando o Atlético após a vitória sobre o Cruzeiro. De repente, Scarpa que era banco passou a ser o melhor jogador brasileiro em atividade no país; o esquema adotado por Milito é “genial”, o time é uma “máquina mortífera”, joga por música…

Menos, pessoal. Uma semana antes este mesmo time saiu vaiado, após empate com o Criciúma.

Contra o Peñarol foi a mesma coisa. No primeiro tempo, narrador e comentaristas tinham de se conter pra não defender o ingresso imediato do Atlético na Premier League. No segundo, com a cara de pau mais deslavada do mundo, passaram a apontar defeitos enquanto cresciam o sufoco imposto pelos argentinos e a cera explícita dos atleticanos, facilitada pelo acréscimo de apenas 5 minutos, quase o tempo que o jogo ficou parado pela confusão na arquibancada, sustada com spray de pimenta.

6. Bernard de Assis, surpreendentemente, nega a existência de pontos cegos na Arena MRV. Para ele o estádio não tem problemas estruturais e funciona de forma perfeita para a alegria dos atleticanos e inveja dos cruzeirenses.

Meu caro Bernard, não tente negar fatos incontroversos. A sabedoria popular já adverte: O pior cego é o que não quer ver.

Leonardo aproveita a deixa e ré-esquenta uma boa piada lançada em depoimento de João de Deus:

Há mesmo pontos cegos. Assentou-se em vários lugares e de nenhum conseguiu ver o estádio do Cruzeiro…

7. Augusto, como fiel escudeiro, continua sua campanha-solo de tentar desidratar nosso passado (leia-se: Meio Século de Hegemonia). Particularmente, não suporta o êxito do Sada-Cruzeiro (um dos três melhores times de vôlei do mundo). Nesta temporada, por raríssima exceção, fora da disputa do título nacional.

Com imaginação, Augusto vai listando torneios fictícios que estariam sendo disputados pelo Cruzeiro, destaque pra “Truco, Boliche e Bodoques com Mamonas…”

No fim de semana tomou um tropicão daqueles: No campeonato brasileiro de futebol feminino, as garotas do Cruzeiro deram de 4 x 0 nas atleticanas…

Augusto, isto é real. E agora, José?

8. Wilson de Oliveira Garcia corrige o blogueiro:

“Primeiro, na Arena não tem alambrado, isso é coisa de estádio de time pobre, o que não é o caso do Atlético…”

Com razão, Wilson. A Arena MRV não tem alambrados. Tem é o quarteto sinistro de pontos: cego, surdo, mudo e escuro.

9. José Antônio também corrige o blogueiro: o Union La Calera disputou apenas uma Libertadores e, dos grandes brasileiros, só jogou contra o Flamengo.

Agora o blogueiro corrige José Antônio: O Union já disputou também a Copa Sul Americana, em 2022, enfrentando o Santos, sendo derrotado por 1 x 0.

Falando em cartel de adversários, qual é o do Criciúma?

10. VAR – Estou sendo criticado por Halisson Souza e Bruno, dentre outros, porque reclamei da não atuação do VAR em dois lances a meu ver polêmicos, no jogo contra o Atlético. Em jogadas menos graves o Cruzeiro já foi punido com pênaltis algumas vezes. Não estou afirmando que houve a falta. Acho que os lances reclamavam revisão explícita, pra confirmar um sentido ou outro.

11. Fim do mundo – O Financial Times anunciou que duas empresas se preparam pra lançar máquinas pensantes. Elas estão aptas a refletir, planejar ações e ter memória. São atividades essenciais que vão equiparar ou superar a capacidade humana. Terão paixão clubística?

Tomara que contra a I.A. surja logo uma IAIAIA como antídoto do bem, restabelecendo o bom senso, o natural.

12. Romulo, como pinto no lixo, deita e rola sobre o título do Atlético conquistado com o 3 x 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão. Faríamos o mesmo, como já fizemos tantas vezes. Com estilo e criatividade, foi bem até quase o final. Na última linha, escorrega na maionese. Encerra com Ronaldo e afirma:

“Pegou o clube de graça, pois os 400 mi vão ser gerados pelo próprio clube. Foi um negócio da China pro Ronaldo.”

Meu caro Romulo, a sabedoria popular recomenda aos que têm telhado de vidro nunca jogar pedra no telhado do vizinho. Ainda em Belo Horizonte, e com outro clube, um grupo de “torcedores apaixonados” fez negócio melhor ainda…

13. Rafa vem aí – Última coluna do mês, segunda, 29, trará um olhar diferente sobre o Cruzeiro. O jovem revisor-editor Rafael de Novaes Rocha, que não tem culpa de ser meu neto (apesar do acúmulo de frustrações recíprocas) vai contar como está enxergando essa luta interminável do Cruzeiro pra reencontrar seu caminho.

GARIMPO

“Uma ilusão a menos é uma verdade a mais”.

(Alexandre Dumas Filho)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
37 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
romulo

“Dá asia ouvir certa crônica esportiva endeusando o Atlético”. Dalai, eu sei q não é ásia; mas fiquei na dúvida se você quis escrever “azia” ou “ânsia”. Acredito q quis dizer azia mesmo…

Notícias de la bostia negra na sula. Fiquei impressionado em saber q o micróbio azul NUNCA, isso mesmo, NUNCA ganhou ao menos uma única partida fora em todos os anos q disputou sulamericana. Até eu assustei com a notícia pq os times desta competição, normalmente, são extremamente fracos e frágeis.
E por falar em times extremamente fracos e frágeis, o único time q não é o lanterna na competição nacional é o próprio csa-mg (calma q ainda dá tempo de igualar a posição com os demais pares de seu grupo na sula). Só time pereba, inacreditavelmente fracos e q são vice lanternas em seus respectivos campeonatos nacionais. O mais incrível ainda é q o minúsculo micróbio azul não conseguiu ganhar de ninguém. Pior, num grupo de times fraquíssimos, consegue ser, adivinha só, o vice lanterna. Consegue ser terceiro num grupo de 4.
Bom, voltar a disputar uma competição internacional pra passar essa vergonha, sinceramente, é algo altamente desnecessário. Como a smurfete Diogo Medeiros (gosto demais de ver os vídeos de desabafo dele) falou em alto e bom tom, o crüzeiro, pra o qual torcia, acabou, não existe mais. Agora é só uma empresa do grupo ronalveco q visa SOMENTE gerar lucro pro bolso dele. Ah, e ele disse tbm q as melhorias na toca da raposa 1 e 2 estão sendo custeadas pelo pedrinho. Pq se dependesse do ronalducho enfiar a mão no bolso pra contribuir com 1 real, estariam até hj sem fazer…

Bernard J de Assis

Este trecho mostra que sr. Dalai anda estranho. Usando temos com erros de grafia. Num mal humor incomum. Acho que ele está vendo que a coisa está desandando para os lados azuis.

José Antonio

Bom dia Sr. Dalai, desculpe corrigi-lo, mas o que eu disse foi que o Union La Calera não tinha enfrentado outros grandes clubes brasileiros além do Flamengo, PELA LIBERTADORES como o Sr. fez entender….
Pela Sul americana, sim, ele jogou contra o Santos, contra o Fluminense em 2020 e contra o Galo em 2019….
O porque citar o Criciúma??? Eu nunca disse que o Criciúma tinha disputado nada que não disputou!!!
sds

José Antonio

Será que o é o Sr. Dalai mesmo que está escrevendo essas crônicas??? Ele não costuma cometer tantos erros!!!! Na anterior o La Calera tinha disputado várias Libertadores e La Calera era próxima a Concepcion (610 km), agora o Peñarol é argentino!!!! “Contra o Peñarol foi a mesma coisa…. No segundo, com a cara de pau mais deslavada do mundo, passaram a apontar defeitos enquanto cresciam o sufoco imposto pelos argentinos….”… Ou será só fruto do desespero por o time dele afundando cada vez mais, sem nenhuma perspectiva de melhora?

Zezinho

Cantei a pedra na última coluna: Nota-se que o nobre Dalai não está conseguindo desempenhar o seu raciocínio, sempre aguçado, ao que aparenta; fruto das últimas sapecadas de 03, indigestas, que o cruel Galão da massa aplicou no CSA/MG, outrora zerim….
Parece, até, que o nobre articulista “pegou a mão do confrade João de Deus e foi passear no mundo encantado de Alice” (como o próprio diz!)kkkkkk……
Estimo melhoras ao nobre Dalai e que, a despeito de outros torcedores, consiga se despir da “ilusão Ronaldiana” e volte ao “mundo real” para encarar com sobriedade, força e, sobretudo, com sagacidade a situação do CSA/MG, como sempre o fez, desde 2019, depois da pandemia e do tsunami…..rsssss…..Sds…

Rei Melo

Dalai.. De presidente a psicólogo de perabas e fracassados.
como o seu blog é direcionado somente aos comentários de pré adolescentes de 60 anos, vou tentar te informar coisas da torcida do Cruzeiro.. a que vai aos jogos e enxerga outra coisa …
O time tem um Fantoche sem autonomia, de pseud. treinador SEABRA!
Voltou pq esta ganhando bem mais e se submete a ser capacho de uma diretoria hello kitty!
Ele jamais vai ter autonomia de escalar , mesmo que venha a ser um grande tecnico ????, no Cruzeiro veio com a missão de ser fantoche…..
Escala que os hello kitty mandam..
Esta ai a insistência com: Papagaio( de onde surgiu essa maritaca, esse cara é ruim demais, sem condições de ser profissional), Vital, Arthur Gomes, Gasolina, Palacios, Neris, sem falar no goleiro Falastrão que foi escorraçado pela torcida e saiu falando merda, além de fazer merda ele sabe falar tb! Deve ter aprendido com o papagaio !
Ou seja mesmo com frase emocionais , ex dirigentes botando pano, e algum ilusionista meia boca,que indica os perebas com vídeos, os Hello Kitty não vão abrir mão desse time que eles tem convicção que joga futebol!
Domingo tem mais.. com certeza o Fantoche vai manter os mesmos , sem dar a mínima chance ao pessoal que ele mesmo treinou e se ele se acha técnico, sabe que é bem melhor que esse time que ele é obrigado a escalar!
Ou seja esse fantoche dura mais 2 ou 3 jogos! quem será o próximo?
Apostas estão abertas.. Sugere alguém Dalai? kkk
Zé ricardo? Mozart , Zorro , Barbie ? Ou quem sabe eles efetivam o Pedro Martins e sua prancheta rosa com adesivo de hello kitty?

Wilson de Oliveira Garcia

Tem que manter isso aí, viu?

ROBERTO CARDOSO DE SOUSA

Wilson, para com wilso. Marvadão!!!!

Teobaldo

Galai, querido, bom dia! Tempos difíceis esses, não? Apesar de tudo, não posso dizer que eu esteja lamentando. Rssssss!!!

Hoje, com sua permissão, publico parte de um texto do poeta Manuel Alegre que homenageia a Revolução dos Cravos, movimento ocorrido a 50 anos e que trouxe de volta a democracia a Portugal. Acho que, de certa maneira, as palavras do artista refletem um pouco do seu sentimento.

“Foram dias, foram anos
A esperar por um só dia
Alegrias, desenganos
Foi o tempo que doía
Com seus riscos e seus danos
Foi a noite e foi o dia
Na esperança de um só dia”

Só espero que este dia nunca chegue! Kkkkkkkkk!

Abraços, querido!

Augusto

Bom dia,

Momento Religioso : “A arrogância e a soberba precedem a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18

Pensamento do Dia : “A verdade é que eu não sou tão forte como eu pensava, melhor dizendo : Eu sempre achei que era, mas nunca fui” De um pensador solitário sentado nas escadarias do Barro Preto.

Marcelo 13

É impressionante como tudo que acontece com o GALÃO te incomoda, Dalai!
Você deve ser bastante frustrado em ser um simpatizante!
Até entendo pois toda tudo que fala sobre seu timeco ou é ruim ou coisa do passado!!
Lamento mas dou muita risada. O GALO tá fazendo você até escrever muito errado, rsrsrsrs

Halisson Souza

Já que o Altético é o assunto principal da sua coluna, vamos lá:

Realmente a atuação do Galo contra o Penarol não foi brilhante 100% do tempo, mas jogamos de forma muito mais organizada que o adversário na maior parte do jogo, que acabou achando seus gols numa pressão aproveitando um momento ruim do Atletico. Oscilações acontecem e precisam ser ajustadas, mas a clara mudança de atitude e organização do time com o Milito é muito óbvia. Para o torcedor adversário, como é o seu caso, as vezes analisar com isenção e ver pontos positivos no seu rival é muito difícil mas qualquer jornalista sério consegue ver grande melhora na atuação do nosso Galo.

Gosto de ler sua coluna mais para entender até que ponto o torcedor cruzeirense gosta de se iludir e evita criticar uma SAF que até o momento deu errado do ponto de vista de resultados em campo.

Reconheça. O objetivo de vocês nesta temporada é brigar pra não voltar pra serie B novamente.

ROBERTO CARDOSO DE SOUSA

Em relação aos temas do Bate Papo no Quintal, seguem minhas considerações:

Item 5 – Concordamos literalmente, Galai. A falta de comprometimento profissional dessa turma é risível, um desrespeito ao torcedor. A ilusão triplicará a decepção (espero que não).

item 7 – Que o Sada é campeoníssimo não há dúvidas, mas a partir daí produzir campeonatos mundiais de betim em profusão é condenável. Futebol feminino??? Fala sério, Galai (com a licença poética do nosso participante que vem de longe)

Item 11 – Com todo o respeito, Galai, se a tal máquina de IAIAIA aparecer o CSA-MG estará em maus lençóis: ele só conhece a máquina de IBIBIB.

Augusto Andrade

O ASA MINEIRO, também conhecido como atlético S/A, querer crescer com o time do CABULOSO, é pra morrer de rir.
No Rio de Janeiro tem o Flamengo e outros grandes como Vasco, Fluminense, Botafogo, q disputa entre eles, A QUANTIDADE DE TÍTULOS.
Em São Paulo, tem o Palmeiras, Santos, São Paulo, Corinthians, que disputam tbm, entre si.
No Rio Grande do Sul, tem Grêmio e Inter.
Em MINAS TEMOS O CABULOSO, com 103 anos, INÚMEROS TÍTULOS.
QUANTOS TÍTULOS, os outros times de Minas tinha, COM 103 ANOS?
SÓ VALE TÍTULOS DE 1a DIVISÃO.

Marcelo 13

Certinho, é assim mesmo!
Viver de passado que nem museu!!!

Augusto

Concordo em gênero, número e grau.
Favor divulgar que as inscrições para a modalidade olimpica Bente-Altas estarão abertas no Barro Preto a partir de segunda-feira. Os interessados deverão comparecer com um taco, tipo daquele usado em basebol e uma bola de borracha. Serão formadas várias duplas para avaliação do perfil de cada uma para defender essa camisa caBBBulosa.

joão de deus filho

Meu caro Augusto. Ninguém discute o que o CSA já foi um dia. Mas, acabou. Vcs estão há 5 anos sem ganhar um título. Passaram 3 na segunda divisão. Faz o seguinte: monta um museu, expõe as taças antigas e vão viver do passado. É o que resta prá vcs. Hoje tem um time horroroso. Sua briga vai ser prá não cair prá B de novo. E vai chorar na cama que é mais quentinho.

Marcelo 13

Dalai, aqui no seu espaço você solta a língua desenfreadamente!
Os comentaristas não podem???
Tá um desespero só, que dó!!!
Kkkkkk

Bernard J de Assis

Grande Dalai. Continuo achando o senhor mal humorado na coluna. Será porque? Quero comentar este trecho:
“surpreendentemente, nega a existência de pontos cegos na Arena MRV. Para ele o estádio não tem problemas estruturais e funciona de forma perfeita…”
Nunca disse que o estádio é perfeito. Mas não há graves problemas estruturais ou alguma coisa desagradável o suficiente que impeça a torcida de criar uma empatia. O próprio clube reconheceu falhas e busca soluções para alguns. Os tais pontos cegos são excessões e não a regra.
Senhor tá parecendo o sujeito que mora num casebre, visita uma mansão e critica o fato desta mansão ter uma piscina pequena e feia.

joão de deus filho

Meu caro Bernard. A sorte do sr. Dalai e de toda a torcida do CSA é que inveja não mata. Se fosse fatal, não existiria mais nenhum torceddor azul no mundo. Fui no jogo quarta feira e cada vez que vou acho o estádio mais bonito. Que felicidade a nossa por estarmos vivendo esse momento.

joão de deus filho

O sr. Dalai não vai escrever a próxima coluna.
É bom descansar a cabeça um pouco.
O seu time tá acabando com o sr. e toda a torcida azul.
Mas, como tudo passa, eu digo que basta ter um pouco de paciência.
Daqui a uns 85 anos vcs voltam a ganhar um título de meia expressão.
Mas, vamos ao que interessa.
Um youtuber conhecido (Diogo Medeiros) se rendeu à realidade e disse o que todo torcedor azul se recusava a falar, mesmo sabendo que é uma verdade: O CSA-MG está acabando.
Engraçado.
Eu venho falando isso com o sr. Dalai há uns 2 anos.
Claro que ele ria, respondia com sua costumeira classe, não aceitava o que eu falava.
Eu até entendo. Não é fácil aceitar o declínio daquilo que se gosta.
Mas, acho que agora, não tem como mascarar.
E sinto que até mesmo aqueles bestas que apareciam aqui prá falar um monte de abobrinhas sumiram.
Quando eu comparei a SAF do Ronaldo com a do Menin, os azuizinhos daqui riram.
O próprio Diogo, lá no canal dele, já foi praticamente obrigado a reconhecer a diferença entre uma SAF de um torcedor do clube, que quer ver o time ganhar títulos e investe nesse clube, da SAF de um cara que não é torcedor, pegou o clube porque saiu de graça e não tem interesse em ver o time ganhar títulos. Prá ele o importante é encher os bolsos.
Ou seja, a realidade taí, prá quem quiser ver.
O torcedor atleticano sofreu muito com seu time. Eu viví tempos onde o time era obrigado a pedir campos da periferia emprestado prá poder treinar.
Hoje, meu time tem o melhor CT da América do Sul, tem um estádio novíssimo e maravilhoso, tem grandes jogadores, é respeitado fora do estado por todos que gostam de futebol e entra em toda competição como um dos favoritos.
Ah…. e hoje o Menin publicou que o clube reduziu sua dívida (junto com o estádio) de 2,1 bilhões para 1,3 bilhões. Lembrando que o que está sendo reduzido prioritariamente é a dívida com bancos e agentes, ou seja, as que geravam juros altos e apertavam a corda no pescoço do clube.
A situação financeira do clube vai ficar muito mais leve e a intenção, explica o próprio Menin é zerar toda a dívida até 2027. Deus te ouça.
E morro de rir, quando o sr. Dalai, ou qualquer outro azul, critica o estádio, o time, ou o que quer que seja do Galo.
Clube que, nos 11 últimos anos ganhou: 1 Libertadores, 1 Recopa, 1 Brasileirão (ou 2 com a confirmação do título de 1937), 1 Supercopa do Brasil, 2 Copas do Brasil e 8 Mineiros. Foram 14 (ou 15) títulos em 11 anos. Tá ruim?????
Então, continuem a falar.
Existe um ditado que diz: quem desdenha quer comprar.
É a cara do torcedor azul.
E volto a afirmar, a torcida azul terá uma baixa considerável nos próximos anos.
Afinal, qual menino de 5, 8, 10 anos quer torcer pro CSA?
Qual menino prefere gritar Gasolina ao invés de sair imitando e soltando grito de HULK HULK HULK ????
Qual menino não se encanta ao ver as imagens do nosso imponente estádio pulsando durante os jogos do Galo????
Essa é uma conversa que vou lembrar daqui a uns 10 anos. Isso se sobrar algum torcedor azul.
O Galo continua firme na Libertadores. Único time com 100% de aproveitamento.
Estamos firmes representando Minas também na Copa do Brasil, onde o Sousa despachou alguns de menor expressão.
E vamos firmes em busca do Brasileirão.
Eu acredito que podemos conquistar pelo menos um desses 3 campeonatos.
Ou quem sabe 2 ???
Enquanto isso, tem gente que vai passar o ano sofrendo e rezando prá não cair.
Essa é a nova realidade no estado de Minas Gerais.
Aceitem, que dói menos.
Aqui é Galooooo.

Bernard J de Assis

Grande Dalai e colegas participantes azuis e alvinegros deste quintal. Vejam esta entrevista:
https://www.youtube.com/live/29W-GYOZmjY?si=9hfIoatPJviN9LSD

Senhor Dalai, excelente entrevista de uma pessoa insuspeita: seu filho Fernando Rocha.
Ouça o trecho onde ele lamenta não ter no conselho da raposa membros em condições de fazer o mesmo que os investidores fizeram no Galo. Fala que Medioli até tinha esta intenção, mas ele teve medo de enfiar grana num buraco sem fundo (palavras dele). Inclusive reclama que o time azul foi entregue a preço de banana ao Fenômeno.
Conclusão minha: ao contrário do senhor, ele não desqualifica os investidores do Galo, como o sr. faz ao sugerir que eles adquiriram o Galo de forma indevida ao chamá-los ironicamente “torcedores apaixonados”.
Saudações alvinegras!

Bernard J de Assis

PS: Fernando Rocha é divertidíssimo. Suas danças e piadas incompreensíveis entraram para o folclore da TV.

Fala Sério!

Pessoal, boa noite!

Voltei de Marte agora e estou meio por fora do futebol jogado aqui nessas Minas Gerais. Para me atualizar, li a coluna do Dalai. Pelo que entendi, o Galo levou um passeio do Peñarol, que agora está sediado na Argentina, em plena Arena MRV e ganhou na sorte, graças à trave que, segundo me disseram, só havia de um lado do campo.

Fiquei também sabendo que o cruzeiro não vem tão mal assim como comentaristas e torcedores cornetas estão falando. Parece que o Rei Melo é muito exagerado. Ouvi dizer que o cruzeiro vem mantendo uma enorme invencibilidade na Sulamericana! Não perde de ninguém! É, esse é mesmo o caibuloso! Deixa o seu povo cheio de vaidade!

Engraçado que não vi foi qual vai ser o adversário que o cruzeiro vai pegar na Copa do Brasil. Alguém sabem me dizer qual é? Esquisito, o Dalai não falou nada sobre isso!

Fiquei sabendo também que a Arena MRV é um fracasso. Tá cheio de ponto cego: tem gente que não vê o estádio do cruzeiro, tem time que não vê a cor da bola. Um horror! A propósito de ‘estádio do cruzeiro’, alguém sabe me dizer se já ficou pronta a Arena Rebaixada de BBBetim?

E pelo que entendi, o Galo está parecendo time do eixo RJ-SP. Tá todo mundo falando bem, sem nenhum motivo ou critério. Menos o Dalai e, segundo me disseram, um tal de Jaeci que entende muito de futebol, mas não sei quem é. Falaram que foi ele que indicou o Hulk para o Galo, mas não sei se é verdade. Foi ele também que disse que o Scarpa é ruim de bola, que o Arana está meia boca e o Zaracho é mais ou menos. Como me disseram que ele entende muito de futebol, não vou teimar, até porque o Dalai, outro que entende muito e é sempre imparcial, está concordando com ele e confirmando que esse povo do Galo todo é meia boca, não é nenhuma brastemp.

É… desse jeito, Minas Gerais vai ter que contar mesmo é com o cruzeiro. Até porque, pelo que entendi lendo o Dalai, o Ronaldo é o Cara!, dirigente apaixonado com o clube em que começou a sua carreira enquanto o Rubens Menin do Galo é só um especulador oportunista que quer ganhar dinheiro com o clube.

Ouvi dizer também por aí que o Ronaldo iria para as Arábias comprar um jogador tão bão, mas tão bão que custava mais que o próprio clube!!!! Geeenteee! O Neymar vem aí? O Cristiano Ronaldo? Ninguém fala quem é, mas ouvi falar de MP. Fiquei sem saber se era Ministério Público ou Medida Provisória. Mas é assim mesmo, quando o investimento é grande até o governo entra no negócio.

Concluindo, pelo que entendi lendo o Dalai, o cruzeiro tá virando uma potência! Sorte que eles têm o Ronaldo que ama o clube. A gente vai ter que “se virar” com o Menin, mesmo. Oh, sorte! Oh, vida!

Pois é, a gente passa uma temporada em Marte e fica meio desinformado do que anda rolando. Ainda bem que tem gente que vive mais perto, no mundo da lua, e vai deixando tudo explicadinho para a gente.

Agora volto para Marte. Mas de lá ou daqui, uma coisa é certa: Vejo vocês na SEGUNDA! Ah, mais vejo mesmo! Um abraço e até lá!

Luiz Barcelos

Senhor Dalay,

Me parece que a grande maioria dos comentaristas aqui no seu espaço não tiveram educação de berço e nenhum tipo de educação.
Zoar é legal, é necessário, mas sempre deve haver respeito o que eu não vi em nenhum dos comentários postados pelos simpatizantes do 6a1o!
São pessoas frustradas, onde a mágoa vem de geração para geração porque sempre foram humilhados no futebol.
Quando tiveram um time que eles dizem fantástico (J.Leite, Luizinho, Cerezzo, Reinaldo e Éder Aleixo) na década de 1980 só ganharam campeonatos estaduais! Nenhum título nacional, nenhum título internacional.
Frustração e mágoa são as palavras para definir as emoções da turma do 6a1o.
Parabéns pelo seu espaço democrático porque as colunas dos atleticanos não permitem comentários. Talvez seja mais um motivo das frustrações dessa turma.

Augusto

Concordo em gênero, número e grau.
Aproveitando a oportunidade, favor divulgar para a imensa nação azulina 9.2 que as inscrições para a modalidade olimpica Bente-Altas estarão abertas no Barro Preto a partir de segunda-feira. Os interessados deverão comparecer com um taco, tipo daquele usado em basebol e uma bola de borracha. Serão formadas várias duplas para avaliação do perfil de cada uma para defender essa camisa caBBBulosa. Só se exige uma coisa : não pode tocar assunto de futebol.

Zezinho

kkkkk….o “sujeito” já inicia o texto errando o nome do nobre e democrático DALAI!!
E ainda afirma que “não viu respeito em nenhum dos comentários postados pelos simpatizantes do Galo”! Além de não saber escrever o nome do articulista corretamente, parece que não consegue “interpretar a diferença entre zoeira e desrespeito”! Sei não, mas pelas digitais, parece até ser mais um fake do famigerado BCO!! Este sim, através de sua contumaz covardia em usurpar nicks e nomes, transborda desrespeito, amargura e inveja `a pessoa do afável escriba!!

Fala Sério!

Achei muito desrespeito chamar o nobre e democrático Dalai de “Dalay”.
Será que ele não teve educação de berço ou nenhum tipo de educação?

Zezinho

Pela interpretação que ele “empresta” aos comentários vislumbro os dois casos…
Sds.

Fala Sério!

A maior falta de educação aqui vem de um sujeito que o próprio Dalai nomeou de Bobo da Corte Oficial (BCO) e, ao que me consta, ele é cruzeirense. Mas isso o comentarista não comenta, porém, afirma que não viu respeito em nenhum comentário de nenhum atleticano…

Aí depois ele fala de mágoa… de frustração… É incrível como as pessoas falam do que trazem dentro de si, mesmo que por linhas tortas… Porque quando o atleticano zomba o bbbruzeirense, é falta de respeito, mas quando ele escreve Ga1o, aí é zoação. Çei.

E eu, que até entendo a frustração dos simpatizantes, pergunto: para que tanta mágoa no seu coração, bbbruzeirense? Futebol é isso mesmo. Como diz o Dalai, a roda gira. Fica tite, não.

Mário filho

E o balanço 2023 das frangas hein , mais de 2 bilhões de dívidas , cada dia mais ” impagável ” .

ROBERTO CARDOSO DE SOUSA

Mário, meu filho, quem sofre por causa de dividas são os credores. Liga pra isso não, amigão! Na hora do sufoco sempre surge uma lei pra auxiliar quem não precisa. Vide a Lei da SAF, aquela que legalizou o calote.

Marcelo 13

Ai credo, o GALÃO ganhou mais uma vez!!!

Bernard J de Assis

Fenômeno caiu fora da SAF. Comprou por 400 milhões, tirou 50 milhões do bolso e quer vender por 700 milhões? Sério isto? Senhor Dalai: como será agora que o time de toca terá um torcedor apaixonado como dono feito o Galo? O senhor que sempre sugeriu em seus textos ser Menin um aproveitador que levou o Galo numa ação suspeita.

julianø damien

Bom dia, Dalai!!!
Bem, há alguns dias já que quereria ter escrito aqui no Quintal opinando algumas coisas. Com o passar do tempo, algumas coisas se acumulam – assim como os fiascos do Cruzeiro.

*Fiascos
Sabemos que ‘jogar com o regulamento debaixo do braço’ é risco que não vale a pena ser corrido. Motivo este que, pra mim, grande razão, não somente da precoce eliminação da Copa do Brasil, como também da perda do Mineiro.

*Gramado
Reclamar de gramado é mais comum que se imagina, mas pense comigo: se se joga em péssimos gramados até na 1ª divisão nacional, imagina em estaduais e Copa do Brasil?
Começar a exigir “gramados de qualidade”, tornaria TODOS os campeonatos do Brasil literalmente inviáveis, até porque, isso é algo que exige constante manutenção, logo, não fica barato. Que times têm condição disso?
Há de se lembrar que a maioria dos clubes do país não funcionam mais que 3 ou 4 meses no ano.
No caso de alguns que disputam a Copa do Brasil, tal fato se torna o “evento mais importante do ano”, por ser a chance de torcedores locais verem seus times jogarem contra “time grande” e também, claro, terem a oportunidade de verem “grandes jogadores” jogarem.

*Treinador
Há de admitir que o Atlético é consideravelmente superior em termos técnicos, contudo, treinador “inventar” em final é o fim da picada. Não tomou histórica goleada na primeira partida da final por salto alto do adversário.
Não bastasse “inventar fora de hora”, jogar “com medo”. Isso não é coisa que faz parte da identidade do Cruzeiro. Pediu pra perder, fato!
Outra a ser considerada é que, Nico Larcamon, para o momento, não é treinador para o Cruzeiro – veio como FALTA de opção, não como opção.

*Planejamento
É o bem direciona e igualmente determina (BONS) trabalhos – e é o que parece não existir no Cruzeiro.
Uma das grandes provas que temos disso é até mesmo o caso de Gabriel Milito que recusou propostas e outras do Cruzeiro (assim como outros treinadores – e jogadores) e, num estalar de dedos, fechou com o Atlético.
É absurdo o amadorismo do departamento de futebol celeste.
Outro ponto: em época, jogadores vinham para o Cruzeiro “por causa do Ronaldo”; hoje FOGEM do Cruzeiro porque não tem nenhum ‘projeto de futebol’.

*SAF
Em termos de administração de recursos e similares, pode parecer “coisa de outro mundo”, contudo, fora isso…
Tornou o futebol frio, calculista, cheio de estatísticas e mais nada. O clube está cada vez mais longe do torcedor, pois, além de não existir o mínimo diálogo, também não há consideração e igualmente não há respeito algum.
Torcedor virou mero “cliente”, um consumidor qualquer do “Sócio 5 Estrelas”, ingressos e produtos licenciados. São tratados como se “se você não compra, outro compra”, ou seja, como se torcedor não fizesse a mínima diferença.
O descaso com aquele que deveria ser o patrimônio maior do clube é inadmissível – mais ainda como tão desrespeitosamente são tratados (se lembram da declaração do Ronaldo ano passado, em momento que o time mais precisava de apoio da torcida? Que torcida vai apoiar quando não tem retorno e vê clube e torcedores serem tratados com descaso?).

*Seabra
Pra mim, é um cara que poderá ter um futuro brilhante à frente do futebol. Todavia, tudo tem a sua hora – e esta não é a hora e nem o momento dele.
Se chegar até o fim do Brasileirão sob o comando do Cruzeiro, creio que mais mesmo por “mea culpa” do departamento de futebol que pelos resultados conseguidos, até porque, vejo nele ótimo profissional, muito dedicado e afins, mas não tem rodagem, não tem malícia – não tem o “diferencial” que o Cruzeiro precisa por agora.
Foi facilmente colocado “na roda” pelo Milito por isso mesmo: enquanto o treinador atleticano entrou com um meio campista na defesa pra “grudar” no Mateus Pereira o jogo todo (e conseguiu, meia do Cruzeiro foi literalmente inoperante), não vejo (AINDA) no treinador do Cruzeiro repertório de estratégia específica ou ter “cartas na manga” pra tirar em momentos de necessidade.
Treinar um time não é só eleger os 11 principais e escalá-los partida após partida – com pequenas variações por motivos justificáveis.
Tenho receio é de que, esta chance dada ao Seabra, de forma meio forçada, inclusive, poderia vir a queimar mais um bom nome da chamada ‘nova geração’ de treinadores brasileiros – muitos “queimados” por escolhas e decisões erradas, como citaria Jair Ventura, Jorginho, Thiago Carpini, etc.

*Zubeldía
Vi com muitos bons olhos quando Luis Zubeldía foi especulado para assumir o time do Cruzeiro.
Além da rodagem e experiência internacional, tendo já dirigido times de mais de uma liga diferente e ter sido já campeão internacional, soma grandes pontos no currículo dele.
Soma mais pontos ainda por ser um “discípulo” de José Pekerman, que, confesso, é um dos treinadores que mais gosto.
Observemos o trabalho dele no São Paulo. Primeira impressão que se tem é que, chegou e em pouco tempo, mudou bastante o time e já colhe resultados (positivos) disso.

*Pedrinho
Notícia recente ventilada acerca da aquisição da SAF por Pedrinho. Creio que seria uma ótima: time gerido por quem gosta do time – e não somente por quem quer “fechar o caixa no azul” e mais nada.

*Ídolos
É escancarada a insatisfação de ídolos e mais ídolos do Cruzeiro com relação à gestão celeste.
Gostaria que estivessem todos errados e a SAF certa. Entretanto, analisemos: entre quem VIVEU o clima das quatro linhas e bastidores e quem não geriu nem jogo de purrinha, quem você levaria a sério?
Gestão Ronaldo, quando adquiriu a SAF do Cruzeiro, já era marcada por fracassos, fiascos, decisões contestadas e questionadas, nada mais que isso na Espanha.
“Ah, mas e 2022”? Sejamos sensatos: Pezzolano foi uma das poucas apostas de sucesso da SAF do Cruzeiro. Fora isso, tivemos, em 2022, um time tecnicamente fraquíssimo e muito limitado que literalmente tirou leite de pedra.

*Rafael Cabral
Que goleiro gostaria de herdar a posição de Fábio?
Um dos maiores ídolos da História do clube, maior número de jogos e mais uma série de marcas.
Sejamos sensatos: impossível trocar um Fábio por outro.
Por mim, Cabral até mesmo se superou com a camisa celeste.
Acabou, por fim, a pagar um preço que não era dele.
Penso que a torcida deveria olhar com melhores olhos para este goleiro que cumpriu muito bem seu papel na meta celeste.
Com relação às falhas, quem não falha? Infelizmente, erros de goleiros tendem a ganhar proporção muito maiores, até porque, não vi torcida pegar no pé de quem vacilou em lances que ocasionaram gols adversários e nem de jogador que desperdiçou oportunidade “com o gol aberto” – e isso aconteceu demais!

Teobaldo

Embora não concorde com alguns posicionamentos, é sempre prazeroso ler comentários ponderados, permeados pelo equilíbrio e educação. Abraços!

julianø damien

Agradeço o retorno, Teobaldo, e, grande abraço!!

Deixa aproveitar o gancho e incluir um ponto que não deveria ter (me) esquecido:

*Negociações
Casos de Vitor Roque e Messinho… precisa nem citar novamente (tem mais, mas estes, os de maior destaque). Não bastasse de poucos dias pra cá, tem sido ventilado o interesse do Flamengo em Mateus Pereira, que busca um “reserva à altura para Arrascaeta”.
Poder de compra eles têm e bala na agulha também.
Fontes afirmam que o rubro-negro já estaria, inclusive, negociando com o clube árabe – que não teria fechado com o clube carioca por um único motivo: a prioridade do Cruzeiro, assegurada por cláusula contratual.
Em síntese: Cruzeiro “dormir no ponto” novamente, perderá um dos principais jogadores do elenco.