A tragédia que poderia ter sido evitada - Quintal do Dalai

A tragédia que poderia ter sido evitada

  • por em 28 de junho de 2020
José Dalai Rocha, atual presidente do Cruzeiro

Vinnícius Silva/Cruzeiro

Na véspera do Natal passado, quando a diretoria renunciou e tivemos de assumir o Cruzeiro, foi apavorante ir tomando conhecimento dos estragos. Mais ou menos como entrar em casa incendiada e em cada cômodo ter surpresa mais desagradável. Contas e mais contas a pagar “ontem” e o caixa sem condição de garantir o cafezinho. Com o passar das primeiras semanas, o exame dos contratos absurdos firmados com jogadores, assessores e fornecedores, bem como a política salarial (você, que ganha 7 passa para 20 mil; você que ganha 30 passa para 50 mil…) foi pincelando na minha cabeça a imagem do Cruzeiro como um caminhão de carga tombado na rodovia, sem qualquer vigilância, entregue a saqueadores. Acabou meu Rivotril. Era uma pancada nas costas, todo dia. Alivio e esperanças vinham sob o codinome de Conselho Gestor.

Sem aqueles empresários, pescados por Gustavo Gatti, e que arregaçaram as mangas pra salvar o que podia ser salvo, o barco literalmente teria afundado.


Mas, houve um dia em que recebi pancada na alma. E foi o mais triste destes cinco meses à frente do Cruzeiro. Descobrimos que desde o início de 2019 a BDO do Brasil, empresa de auditoria que integra o seleto grupo mundial das Big 5, vinha atuando no Cruzeiro e resolvemos então convidar os seus dirigentes para, em reunião conosco, apresentarem o que haviam apurado até então. Era difícil conter a ansiedade, enquanto os diretores da BDO, o Conselho Gestor e nossos assessores praticamente lotaram o salão de 30 lugares, contíguo à sala do presidente. Tela para o power point preparada, o líder dos auditores nos informa que vinham trabalhando desde o início de 2019 e, ante os gravíssimos resultados que alcançavam, pediram à presidência do Cruzeiro uma reunião de emergência, então agendada para maio.
Esse mês tornou-se simbólico! Conquistamos o campeonato mineiro, contra o Atlético, em pleno Independência. No cenário nacional, tínhamos o melhor ataque e a melhor defesa! Timaço!
Óbvio, em maio não sabíamos o que iria nos acontecer no fim do ano. Mas
quanto mais sabemos e sentimos o quanto foi doloroso passar o que passamos, mais é de se lamentar que tudo poderia ter sido diferente, se fosse outro o resultado daquele encontro com a realidade, promovido pela BDO.
Naquela mesma sala de reuniões, nos mostraram o que havia sido mostrado
para a diretoria do Cruzeiro: resultados calamitosos, sintetizados em gráficos de eloquência ensurdecedora. Os custos do futebol profissional eram, por exemplo, 10, enquanto que Flamengo, Inter, Grêmio, Palmeiras, Corinthians ficavam abaixo de 5; O mesmo quanto às divisões de base; O mesmo quanto ao custo da administração. Absurdo dos absurdos. Passando aos lucros obtidos, a proporção se invertia. Os principais concorrentes nossos, investindo muito menos lucravam muito mais.
Segundo o expositor da BDO, ao ser descarnada assim, com crueza, a
gravíssima situação de qualquer Clube, o que invariavelmente acontece é uma comoção geral e indagações ansiosas, dessas de coração saindo pela boca, sobre sugestões de medidas drásticas, urgentíssimas a serem tomadas “pra ontem”!

Desculpe, meu paciente leitor, a insistência da lembrança. Mas estávamos em maio de 2019. No campo, tínhamos um timaço! A gravíssima situação
administrativa, tipo barco afundando, poderia ser contornada com medidas
drásticas cortando custos, expulsando imediatamente corruptos notórios e
sanguessugas, uma economia de guerra, a convocação – por exemplo – de um “Conselho Gestor de Crises”!
Fernando Pessoa já nos lembrava que “ tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
Tínhamos tudo, em maio de 2019, pra evitar a tragédia então explicitada
naqueles gráficos pavorosos! Bastava para aquela diretoria, um décimo do
sangue e da alma do torcedor que viaja debaixo de chuva e em condições
precaríssimas, pra aplaudir o time em qualquer biboca de campo deste Brasil afora…
Mas esta garra, este amor, esta coisa que ainda precisa ter um nome certo, que sentimos pelo Cruzeiro, não estava na diretoria.
Gráficos pavorosos na tela. Silêncio na sala.
Itair se levanta, pega o presidente Wagner pelo braço. Os dois saem para o
gabinete. E fecham a porta. Compreendi claramente que ali, maio de 2019, estava selado o destino do Cruzeiro. Viver o mundo do faz de conta, o máximo possível. Foi o dia mais triste.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
34 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogerio

e o que vc fez ? Assistiu e ficou calado ?

Frank Russo

O que poderia ser feito? eles eram os mandatarios. Por fim, sairam, depois que o barco afundou.

Maurilo Moura

Uai, então qual era o seu papel/ responsabilidade para estar nesta apresentação de alta importância?. Só de ouvinte? No mínimo foi vc passivo e Conivente!! Era preferível vc guardar este artigo só para si e ficar com esta vergonha só para vc. Qual é o seu conceito de honestidade?

Daniel Gualter

Ele não estava nessa reunião d maio de 2019. Eles tomaram conhecimento quando o conselho gestor fez a reunião com a BDO.

Maurilo Moura

Pelo q entendido texto, da a entender q estava sim!!

Martin Teixeira

Caraca parceiro, tu teve ALGUMA aula de interpretação de texto na vida???? os relatos da BDO foram feitos ao CONSELHO GESTOR, quando o mesmo ASSUMIU, APÓS a saída daquela diretoria. Abraço

Maurilo Moura

Não merece resposta, boçal!!

Martin Teixeira

Ain, “palavras machucam”. Vai se fazer de vítima em outro canto cara

Sniper!

Pqp, sério msm que vc leu ou veio direto aqui para os comentários falar merda?

Sniper!

Sério que vc leu? ou veio aqui direto falar merda?

Luis

Tambem pensei a mesma coisa. Por que nao falou nada naquela epoca? Deixaram os caras acabarem com o clube e so agora vem falar nisso.

Eduardo Tameirão

Kd esse bandido, safado, manipulador, ladrão do Itair???? Itair se levanta, pega o presidente Wagner pelo braço. Os dois saem para o
gabinete. E fecham a porta.

Rodrigo Costa

#VoltaItair #VoltaThiagoNeves #VoltaWagner

Speech Zezé, good morning guy

Chora, não vou ligar, não vou ligar, chegou a hora, vais me pagar, pode chorar, pode chorar…… Preparem o lombo, a multa do Cone tá chegando. Torcedores da Portuguesa de BH, lugar de chorar é na cama.

Fabricio Tadeu

Vamos lá, o que o Conselho Gestor realmente fez? Demitiu em massa (coisa que obviamente qualquer um teria de fazer), jogou algumas contas pra 2021, manteve o pessimo Adilson Batista e trouxe o PÉSSIMO Ocimar Bolicenho, voltou o clube para o Profut (Grande Vitória e unica ao meu ver) e NÃO conseguiu Captar 5 milhões de reais para pagamento da dívida do Denilson, um absurdo onde ate os.prazos vcs nao sabiam quais eram, amadorismo puro e todos os 7 empresários nao quiseram emprestar dinheiro. Se o Cruzeiro nao subir por esses 6 pts grande culpa é desse Conselho que ja que assumiu o problema, que resolvesse.

Yuri Orlovsk

Redução da folha administrativa (que qualquer um podia ter, mas ninguém fez), redução da folha salarial do time pra 1/5 do que se praticava no clube, volta ao Profut, auditoria da Krol, tendo passado os resultados junto com varios outros arquivos do clube ao MP e PC de Minas gerais, manteve folha salarial quase em dia ate o fim do mandato, expulsou mais de 30 conselheiros envolvidos em casos de corrupção com a antiga diretoria, expos a real situação do clube q vinha sendo omitida a anos, compra do Orejuela, socio-reconstrução, demissão de funcionários com super-salários. Enfim o CG acertou e errou, mas a meu ver, mais acertou (com as possibilidades que tinham em mão). Ah e se não tivesse conseguido jogar essas contas pra 2021, com receita de Serie B, o clube ia acabar, e isso é um fato.

Fabricio Tadeu

Detalhe: Os 30 conselheiros foram expulsos de forma EQUIVOCADA pelo Dalai, tanto que retornaram e todos ainda mantiveram o cargo, deveria ter expulsado via conselho, ele vacilou nessa, infelizmente. Redução da folha e demissão em massa, era o básico do básico a se fazer cara. Como eu disse a volta do PROFUT essa sim foi vitoria. Compra do Orejuela foi o Pedro, socio reconstrução do qual faço parte não foi um sucesso e o péssimo TI dificultou e muito novas adesões. Entregaram o clube com 2 meses de salarios atrasados e FORAM SIM incompetetes em nao arrumar os 5 milhoes. Tiveram 6 meses para isso e no fim quiseram jogar a bomba no colo do Pedro que meses antes saiu pelo fato de todo mundo dentro do conselho interferir no trabalho dele.Certamente o Pedro pensou: Se eles são os bão que interferiam em tudo que agora se virem com essa e deu no que deu. E ainda queriam ficar ate o fim do ano, ai estariamos ferrados pq nao iam captar recursos e nem colocariam o deles na reta. Erro gravíssimo o nao pagamento dessa divida,e ra prioridade 1, meso que atrasassem salarios.

Rogerio

concordo plenamente Fabricio.

Sniper!

Era melhor ter continuado o Wagner né?

Fabricio Tadeu

Ah deixa de ser idiota cara. Wagner é bandido, mas ficar lambendo as bolas desse Conselho Gestor é brincadeira! Ainda bem que agora o Sérgio entrou porque senão nem essa divida do William seria paga e ficaríamos com – 12 pts.

Luis

E isso mesmo conselho gestor fez algumas coisas boas mas os 6 pontos que perdemos foi um grande vacilo, que vai custar muito caro inclusive o acesso. Poderiam ter pedido a torcida como o sergio esta fazendo, nao tem desculpa esse erro, se o clube nao subir por causa de 1 ponto quero ver a cara desse conselho pois a culpa sera deles

Fabricio Tadeu

Sem duvidas e tem gente que defende esses caras ainda. Tão de sacanagem.

Leandro Moreira

Time de futebol e muito fácil de recuperar, torcedor fanático e tudo burro, os caras passam fome mais doam dinheiro para os times roubarem, esses torcedores dão até a bunda por amor ao futebol.

Martin Teixeira

Mas não estão enchendo o saco de NINGUÉM igual você. Abraço

Mauro Sérgio Morais

Este Zé buceta, que estava presente tinha que ter denunciado, ter explicitado o drama do Cruzeiro aos torcedores. Se em maio 2019, tivesse informado à torcida, iria ter uma enorme pressão, com as desgraças saindo, o Cruzeiro certamente escaparia da segunda divisão.

Martin Teixeira

Presente AONDE CARA?????????? Tu não consegue ler?

Sniper!

Tá doidão ou não sabe ler?

RENATO BR

E VOCES NAO FIZERAM NADA… VAGABUNDOSSSSSS!!!!

Sniper!

Pqp, não sabe interpretar texto não? É cada um que aparece

Pereira Faria

APROVEITA A DESCULPA DO CORONAVIRUS E FECHA ISSO….POVO JA TA POBRE MESMO…NINGUEM FOI PRA CADEIA…QUEM VAI CONFIAR EM DIRIGENTE HJ EM DIA ?

Walter Chagas Jr

O que a torcida quer saber é se estes vagabundos ladrões que deixaram o clube na miséria vão ser responsabilizados e punidos pelo que fizerem ou se vão ficar de boa e ainda por cima tentar um possível novo mandato no futuro!

Everaldo Ribeiro Cassimiro

kill all

MARIA 9 A2

DAI LOS A LAMA.

Anônimo