Cruzeiro não pode agora vender imóveis - Quintal do Dalai

Cruzeiro não pode agora vender imóveis

  • por em 13 de julho de 2020

A sabedoria popular ensina que “casa onde não há pão, todos gritam e ninguém tem razão.”

Toca da Raposa

A sabedoria popular ensina que “casa onde não há pão, todos gritam e ninguém tem razão.”

É o caso do Cruzeiro.

Aqui foi duplo o pão que faltou: tragédia administrativa e queda para a série B. Enquanto outros clubes “caíram em pé”, facilitando a reabilitação, nós fomos nocauteados. Antes de pensar nas novas lutas, tivemos de acordar e, com detergentes, herbicidas e raticidas, desinfetar a casa. Sem essa assepsia seria impossível reagir. Coragem não faltou para tomar as decisões que, nas circunstâncias, nos pareceram mais indicadas. Hoje, passadas as tormentas mais graves, vicejam campos férteis para uma praga tão insistente quanto incômoda e que atende por dois codinomes: profeta de guerra acabada ou engenheiro de obra feita. Deveria ter feito isto; não deveria ter feito aquilo… e tome-se crítica de quem fala de longe do vulcão ativo.

Fica fácil, criticar depois, principalmente pela impossibilidade de se comprovar que a nova ideia daria certo naqueles dias tenebrosos.

Não há dia que não recebo críticas desses profetas e engenheiros, principalmente por três questões: FIFA, Conselheiros remunerados e imóveis. Cometi a temeridade de dizer que nossas primeiras tentativas de acordo no caso FIFA se deram por telefone, em janeiro/fevereiro. E provoquei o ataque do profeta: 7 gestores ligando todo dia para Ucrânia, Emirados Árabes e Equador levaram 60 dias para descobrir que não daria certo… como se não houvessem outras fogueiras até mais graves nos desafiando todo dia. No caso dos conselheiros remunerados, quem devia ter assinado a exclusão não era o presidente do Clube e sim o presidente do Conselho Deliberativo… no caso o profeta se esquece que a situação do Cruzeiro era tão anômala, tão inacreditável, que a contragosto passei a exercer, absolutamente sozinho, as duas presidências.

Mas é quanto aos imóveis do Cruzeiro que as barbaridades estão cada vez mais frequentes e mais ofensivas. Onde estava “este juiz de direito aposentado ” que não pôde vender sequer um imóvel para nos livrar do rebaixamento? Porque não começou um shopping no Barro Preto, aproveitando aquele terrenão?

Tudo que o Cruzeiro precisa hoje é de paz interna para continuar a reconstrução. Como este assunto dos imóveis continua dominando e às vezes dividindo grupos que devem se manter unidos, como forças positivas, achei que será útil, até mesmo para evitar discussões estéreis, recordar o que diz o Estatuto e informar a situação de cada imóvel.

Primeiro, o Estatuto.

Segundo o art. 20, item sexto, o Conselho Deliberativo pode autorizar a alienação de bem imóvel do Cruzeiro:

“excluídas as unidades que compõem o Parque Esportivo do Barro Preto, o Centro Administrativo, as Sedes Campestres, a Toca da Raposa I e a II, imóveis somente alienáveis em situação altamente vantajosa para o Cruzeiro, mediante proposta aprovada por 9/10 (nove décimos) dos Conselheiros”;

Ou seja, para vender esses imóveis duas são as rigorosas exigências: a proposta tem de ser “altamente vantajosa” e ser aprovada por 9/10 não dos presentes, mas de todos os Conselheiros. Com o quadro atual de 480 (entre efetivos, natos e beneméritos) seria obrigatória a presença física de pelo menos 432 conselheiros e que todos eles, sem uma exceção, aprovassem a venda.

Praticamente impossível, hoje, conseguir uma aprovação nestas condições.
Mas os obstáculos não param aí. Em razão das muitas execuções sofridas pelo Cruzeiro, a tentativa de alienação poderia ser vista como fraude aos credores (débitos ainda não ajuizados) ou fraude à execução (ações em andamento) e o resultado imediato seria a sustação do negócio pretendido.

Não fora tudo isto, outro empecilho trava a alienação: imóveis não regularizados. Nada que assuste ou comprometa o nosso patrimônio. Somos donos de tudo que temos, mesmo que em alguns casos falte escritura registrada. E somos donos porque temos, também, a posse, mais que vintenária, mansa e tranquila de todos eles. Mas em caso de venda, teríamos, como é óbvio, de concluir a regularização imobiliária. Por exemplo: na construção da Toca – 2 foi “engolida” uma rua pública. O caso está em processo de regularização da planta na Prefeitura. Quanto à sede social do Barro Preto, recebemos em doação clausulada do então Governador Juscelino Kubistchek. Esse tipo de doação obriga o donatário (Cruzeiro) a manter sempre o objetivo visado, ou seja, proíbe a alienação. Mas há sempre uma forma legal de vencer esse óbice, provando-se por exemplo que o negócio seria vantajoso para o Clube. América e Atlético também receberam doações para seus estádios e conseguiram vender. O Atlético, inclusive, conseguiu a façanha de vender e, receber duas vezes, o seu terreno em Lourdes. Mas isto será motivo de uma conversa especial neste QUINTAL.

O importante é que a gente não perca tempo em clamar por alienação de imóvel como se fosse uma solução que viesse com a rapidez que os problemas exigem.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabricio Tadeu

A questão dos imóveis só idiota não entendeu até hoje que não é nada simples vender e pagar contas. Isso já foi falado um milhão de vezes, além da regularização precisaria passar por aprovação de 90% do conselho imundo. Mas essa questão da FIFA não tem perdão, se o Cruzeiro não subir por 1, 2, 3, 4 , 5 ou 6 ptos a culpa será do Conselho Gestor SIM! Que assumiu a bucha e não deu conta de resolver, tiveram 6 meses pra arrumar a grana e acharam que teria negociação com clubes esperando pagamento da divida por 6, 7 anos? Sério que foram tão ingênuos? Não tinha outra saída meu caro, era pagar ou pagar! E os 7 empresários que la estavam não quiseram colocar a mão no bolso e até o prazo perderam, um despreparo ridículo. Por fim quiseram jogar a bomba pro Pedro que saiu brigado com os caras por interferirem no trabalho dele no início do ano.

Luis

Falou tudo Fabricio, nessa questao fifa prejudicaram demais o cruzeiro, eles ajudaram nas questoes mais simples, mas na hora que o bicho pegou, pularam fora do barco

Davi (MERDA FALIDA SÉRIE B)

Dalai da LAMA e suas histórias. Então a MERDA FALIDA tem imóveis que não tem nem escritura…todos irregulares, que AMADORISMO.
Quero ver ele explicar: Demitiram mais de 100 funcionários, vários jogadores saíram. Não pagaram ninguém, e ficaram falando que reduziram a folha salarial de 16 para 3 mi. Então como a divida cresceu mais 140 MILHÕES de Janeiro a Maio? hoje esta em 943 MILHÕES
PORQUE ESTA MERDA AINDA EXISTE?

Beth Makennel Makennel

Ei Davi Franga, vai caçar seu galinheiro franga. Aqui a conversa e de clube grande e não cluceco mediano como o seu que tem falcatruas e mais falcatruas na doação dupla do shopping. Babaca!

peppeu

Beth boquete, corrimão de mendiga. Mulher tem que lavar louça, não comentar sobre futebol masculino.

Anton Chigurh

Franga assanhada, e o bi campeonato ? Já está correndo atrás?

Lembre se franga, até o Bahia tem bi campeonato, e vocês nada. Continuam nessa vida esportivamente miserável. Comendo muxiba e arrotando caviar a mais de 1 século.

E só pra lembrar, corre atrás porque vai ficar feio se chegar a 50 anos sem o título do brasileiro.

Cria vergonha , franga!!!

Ícaro Leão

Quão triste deve ser a vida do sujeito que precisa torcer pelo fim do rival, uma vez que seu clube é incapáz de superá-lo esportivamente.

peppeu

Fodazzzz: quero antes a humilhaçoa, depois a extinção das marietes. Superar esportivamente, jogando sujo e cheio de mutretas? Grato, mas não.

CR Lucio

Ainda bem que o Fred já saiu, senão como ia fazer?!

Hudson

Digitei série B e processo de falência. Vim parar aqui.

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Hudson, digitei CORNO e vim parar no seu nome!

Ivan Junior

Veio parar n lama das marias.

Bruno Voltei kkkkkk

JUMP TO CONCLUSION KKKKKKKKKKKKK GAME OVER KKKKKKKKKKK GAME OVER KKKKKKKKKKKKKK GAME OVER KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Jose Antonio

Ahahahahahahahahahahahhahaha tá dando pena do desespero dessas falidas!!!! Essa mariada invés de se preocupar com o time delas que esta mendigando, pedindo esmola, rastejando, pra podre conseguir pagar os calotes que deram e que foram parar na FIFA, não se esquecem do Galo… Coitadas!!!!! Deve estar incomodando mesmo o Galo estar se organizando, se estruturando, construindo estádio, com investidores fortes, e por outro lado o time delas afundando cada vez mais!!!!!!!

Ícaro Leão

Muito coerente a franga vir numa página pra cruzeirenses fazer um comentário desses…

Jose Antonio

Maria leoa, fia brava não fia!!!! página de time de SÉRIE B só serve pra zoação de torcedor de time de SÉRIE A…. Aliás a maria sabe que o Cuguloso vai comemorar 100 anos jogando contra o Cuiabá no dia 02/01/2021 pela SEGUNDONA?????

Luiz Antonio Lopes Barcelos

José Antônio, cuidado com o efeito “Orloff”, eu sou você amanhã!
Quanto à ser Maria, sim , nós Cruzeirenses somos feitos por Marias, Joanas, Sandras, etc. E tem muitos Luiz, João, etc. A nossa torcida é a MAIOR DE MINAS, somos 9 milhões de apaixonados pelo MAIOR DE MINAS. Diferente das FRANGAS, que tem uma sala de troféus vazia. Fica com inveja, eu aceito, o melhor sempre provoca inveja nos medíocres.
Ah, são 50 anos do TRI e 50 anos SEM BI!!!!

Jose Antonio

Time grande não quebra, aprende maria!!!!! Vocês não “são feitos”, vocês SÃO marias…. Mas na torcida das MARIAS tá cheio de “Bi” né não, maria caloteira de SÉRIE B ou C?????

peppeu

Maior de minas? Então salva o Bruzeiro do abismo. Basta cada um doar apenas $ 1,00… hihihihi

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Peppeu, seu c… é meu!
Fica Fria Franga!

peppeu

Boa Lulu, vai mesmo fazendo piadinha enquanto seu time naufraga.