Quinta rodada. Sul-Americana. Os dois times chegam parelhos: duas vitórias, uma derrota e um empate. Unión é um clube de La Calera, pequena cidade do centro do Chile, região de Valparaiso. Tal como o Cruzeiro, procura se firmar no torneio. No campeonato chileno vem de derrota de virada, em seu campo, contra o Universidade do Chile: 1 x 3.
Quanto a nós, continuamos na montanha-russa: lá em cima, lá embaixo. Momentos de time grande, com organização na defesa, no meio e força no ataque, emocionando a Nação Azul, como no jogo contra o Botafogo. Mas também apagões, passes errados, chutões sem controle, rebaixando o nível. Precisamos achar o equilíbrio. Um padrão. A alma de um time.
Bom começo seria uso maior de peças vindas da base e treinamentos específicos de escanteios, contra e a favor, além de cobrança de faltas. Não adianta assessoria informar que há esses treinos se durante as partidas não se vê uma jogada comprovando. Com as graves deficiências de ataque isto poderia garantir bons resultados. Tudo é válido pra se conseguir gols, quando a carência de atacantes grita durante 90 minutos.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Tamancada uruguaia – Peñarol 2 x 0 Atlético. Conseguindo manter apenas 25% de posse de bola, os platinos permitiram que o Atlético trocasse passes no meio de campo, mas proibiram chutes a gol. Só houve dois, a média distância, durante o jogo todo. É verdade que o Atlético jogou com 10, pois Paulinho só foi visto entrando em campo. Depois se escondeu.
Desacostumado a perder e não conseguindo a habitual assessoria aos árbitros, Hulk trocou ofensas e ameaças com alguns adversários. Um deles, o goleiro Washington Aguerre apontava orgulhoso para o patch em sua camisa indicando 5 Copas Libertadores enquanto Hulk virando as costas tentava mostrar algo por dentro de sua camisa, na altura do pescoço. Esclareceu-se depois: era o símbolo da conquista do “brasileiro” de 1937, outorgado pelo presidente Ednaldo da CBF. De tanta vergonha, o patch teria sido colocado no avesso da camisa.
2. São Milito teve suspenso o processo de canonização. O treinador atleticano, endeusado em todos os noticiários de futebol, despencou no Ibope. Jogo morno, zero a zero, o time mineiro com 75% de posse de bola… vamos então reforçar o ataque. Aos 58′, gesto de estrategista corajoso, tira um zagueiro (Jemerson) e coloca um atacante (Alisson). 12 minutos depois, gol de Lucas Hernandez; Mais 6 minutos, gol de Silvera.
3. Fala Sério – no calor de um debate, prestando mais atenção nos cruzados do adversário do que na escolha de palavras, o nosso amigo escorrega feio na maionese: sem mais nem menos, assim do nada, fala duas palavrinhas compostas que estavam esquecidas. Proibidas em terreiro atleticano por causar mais alergia que urticária.
Desatento, Fala Sério abre a caixa de pandora e solta a danada:
CAVALO PARAGUAIO (!!!)
Meu Deus, como pudemos esquecer?
Durante anos o Atlético desempenhou o papel deste folclórico quadrúpede platino. Na maioria dos episódios, nos favorecendo. Certa vez foi tão incrível que fez surgir um terceiro personagem, materializado na flanelinha, símbolo do guardador de carro ou de vaga. Tenho a minha até hoje. Durante várias rodadas, no Brasileiro ou disputas sul-americanas, o Atlético, bem na frente, permanecia honrosamente no lugar, esperando a nossa progressiva subida. Troca de guarda saudada com foguetório varando madrugada.
Nos botecos da cidade, na emoção azul, a canção que fazia rir e fazia chorar:
“Não ganha nada, time sofredor…”
Durou pouco. Só meio século. Com rapidíssimas interrupções.
No fim de 2019, a dupla Tsunami & Pandemia nos deixou no chão por três anos. Estamos ainda nos erguendo. E suportando, com folga, o natural revide atleticano. 50 x 3.
4. Roberto Cardoso de Sousa não percebeu que seu anjo da guarda conferia cartão de vacina. Entrou apavorado num pátio de cascas de banana:
“Vale lembrar que em 2023, dos primeiros 12 pontos o Cruzeiro ganhou 10, mas só não caiu no final do campeonato devido a piedade do Atlético. ”
Roberto, meu caro, você está perdendo ponto batendo lateral!
Os três pontos que o Cruzeiro tirou no Atlético, na Arena Meu Rival Venceu, tiraram o título do Atlético. Vai ter piedade assim lá em Vespasiano…
4 de dezembro de 2011, em Sete Lagoas, vocês também tiveram “piedade” do Cruzeiro, que cairia para a Série B, se perdesse… mas precisava tomar de seis?
5. Rio Grande do Sul – Continua o drama gaúcho e aumenta a solidariedade no resto do país. Toda a renda do jogo de hoje, Cruzeiro x La Calera, será revertida para as vítimas das inundações. Antes, o Atlético inovava, em expressiva colaboração, lotando a Arena MRV num treino, com cobrança de ingressos, arrecadando cerca de 600 mil reais. Há muitas formas de ajudar.
Uma delas, vale repetir, é o Ministério Life, de Porto Alegre, PIX 35546455000191. Minha família contribui através dele.
6. Bernard J de Assis reclama posicionamento do blogueiro sobre a pretendida contratação do goleiro Cassio.
Não é fácil opinar. Trata-se de excelente profissional, bem-vindo em qualquer grande clube. A minha dúvida é quanto ao planejamento. O valor a ser empregado é expressivo. E goleiro não é nossa prioridade A. Se o ponto alto do investimento se resumir em Cassio, sou contra. Não adianta contarmos com o melhor goleiro do mundo num time que não tem ataque. Nossos gols saem de lampejos geniais, raros. A quase totalidade de jogadas ofensivas tropeça na deficiência técnica. Com isto, não há defesa nem meio de campo que resista.
GARIMPO
“Há gente que brilha, mas o melhor é gente que ilumina. ”
(ouvido no programa Mais Você, de Ana Maria Braga, Globo,14/05)
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Hj o Dalai está todo serelepe! Ganhou de um time semi profissional (Alianza genérico, da colômbia; não é o famoso, do peru) e depois do fraquíssimo atlético-GO e já está todo eufórico… kkkkk
Se ganhar então do junta junta, chamado “unión de la galera”, vai ficar insuportável… kkkkkkkkkk
Mas tá bão demais; é bom mesmo curtir essa fase de enfrentar times fraquíssimos, pois é o tem pra hj. Pq qdo pegar times de nível de série B pra cima, provavelmente a cobra vai fumar… kkkkkkkkkkkkk
Boa tarde a todos!
Enquanto ficamos esperando a SEGUNDA que não tarda, vamos conversando por aqui.
Antigamente a galera se unia para assistir aos jogos de futebol. Rolava uma cervejinha, um churrasco e muita resenha. Agora, parece que a união da galera não será mais para assistir ao jogo, mas será para jogar! Sim! A “Unión de La Galera” se juntará essa noite para jogar contra o BBBruzeiro. Bom, para quem já encarou um Operário de Ponta Grossa na série B à noitinha depois deles terem batido laje o dia inteiro, o que é essa “galera unida” perante o BBBruzeiro, não é mesmo? Prevejo um jogo disputadíssimo, com o Dalai contando vantagem lá na SEGUNDA. Como diria o filósofo, vamos aguardar!
E a questão agora é sobre Cavalo Paraguaio. O Dalai lembra de um campeonato brasileiro em que o nosso time conseguiu ser ainda pior que o atual escrete do BBBruzeiro. Mesmo assim, na “raça e no amor” fizemos uma campanha brilhante. Mas faltou fôlego na reta final. “Paraguaiamos” sim no final do campeonato, mas indo além do que nossas forças poderiam.
Agora sempre que penso num “Cavalo Paraguaio” o que me vem a lembrança são passagens da tremedeira que sempre dava no BBBruzeiro quando ele tinha que encarar o Galo em alguma decisão de mata-mata nacional. Lembro também de quando o “La Bestia Quadrada” virou o “Barcelona das Américas” e foi atropelado por uma espécie de “Girona dos Trópicos” numa oitavas-de-final da Libertadores dentro de casa. Ou quando um River Plate ou um San Lourenço vinham passear aqui em BH e colocava o BBBruzeiro na roda em pleno Mineirão. Teve também uma vez que o BBBruzeiro foi à Argentina, numa final de Libertadores, e arrancou um empate e, com ele, trouxe também ‘no embornal’ um título da Libertadores “praticamente ganho, faltando só sacramentar no Mineirão”. Os jornais de BH anunciavam o ‘título’ antecipado do BBBruzeiro. As carreatas na Savassi, diárias durante uma semana. O jogo de volta foi numa noite de Verón. Acho que nem precisa lembrar os detalhes “paraguaísticos” daquela peleja… E ainda tem a famosa “quarta-feira do Goulart” onde a trëmëdëira habitual prevaleceu ‘paraguaiando’ o BBBruzeiro contra o Galo. Olha, são tantas as “paraguaices” do BBBruzeiro que a gente até cansa de listar…
E é claro que o Dalai não deixaria de falar em sua coluna daquele que virou pensamento fixo dele: o Super-Heroi Hulk. E para não ficar parecendo implicância, falou também do Paulinho. A dupla de ataque responsável pelas noites de insônia do Dalai…
Com relação ao jogo contra o Peñarol, duas considerações. É muito difícil manter a pegada quando se está classificado com duas rodadas de antecedência e o Peñarol é um adversário complicado. Não é a mesma coisa que jogar contra uma galera unida. Mas também, né? Jogo de Libertadores. Difícil mesmo. Quer molezinha? Vá jogar a Sulamericana!
E que venha o Cássio. Deixa o Pedrinho gastar toda a verba com goleiro. Sairia mais barato ficar com o Fábio, mas aí, como o coitado iria ganhar uma Libertadores, não é mesmo?
E agora eu vou. Ansioso para ver vocês de novo na SEGUNDA.
Podem esperar!
Abraços! Fala Sério!
Fala sério, FALA SÉRIO!!! Você descreveu as “paraguaises” do Cruzeiro em 6 ou 7 parágrafos. Fosse eu descrever as do galo daria um livro. Não tenho tempo nem competência para tal missão.
Nem repertório, né? kkkk
Fica tranquilo. As do BBBruzeiro dariam uma enciclopédia. Só na série BBB já dariam uns vinte volumes… Terrível, terrível, terrível!
Fala Sério!
Boa tarde,
50 x 3 kkkkkk ótima!
Já dizia o ministro Goebels, de Hitler : “Uma mentira repetida mil vezes passa a ser verdade”
O Dalai vai alcançar essa façanha, pois já repetiu “maior de Minas há cinquenta anos” 768 vezes nesse espaço.
Aproveitando, pedimos à torcida azulina pra preparar os botões (no bom sentido), para iniciarem os treinamentos para o “Primeiro Campeonato Mundial de Jogos de Botões” que será realizado na Toca 2.
Fomos.
Até agora só 3 comentários e de atleticanos q sempre são mto bem recebidos nesse quintal pelo nobre Dalai. Provavelmente ele deve estar bloqueando todos os comentários q usam palavras de baixo calão…
E o cássio, inegável jogador de peso, está vindo pra minas. Com seu salário de 1,2 milhão, será o segundo jogador mais bem pago de minas; só perderá pro 1,5 milhão do hulk. O csa-mg já passou por essa fase de pagar altos salários no período de 2014/2019 e todos sabemos onde foi parar. Será q vai repetir a mesma estória? É um salário mto alto pra função de goleiro. No cúrintias até fazia sentido pq ele era o maior ídolo de lá. E se tá pagando isso pra goleiro, imagino q vá pagar mto mais pra funções onde os jogadores costumam ganhar bem mais como meias e atacantes. Aliás, das pouquíssimas vezes q vi o micróbio azul jogando esse ano, acho q precisa mto mais de gente do meio pra frente do q de goleiro, já q acabou de pegar um cara do grêmio q parece q é bom.
Apesar desta estória estar se repetindo, vou fazer questão de assistir todos os capítulos, mesmo já sabendo como será o final… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vamos lá corrigir a galinha magoada, carente de atenção:
1) 3 comentários de pateticanos e NENHUM de cruzeirense porque é blog dos fracassados, magoados e MENTIROSOS igual a vc que fica aqui cacarejando lorota o dia inteiro. NENHUM Cruzeirense gosta desse blog.
2) O Cassio primeiro que é maior que o ASA de Vespasiano, mas tbém quem não é maior que essa carniça? E até agora não entendo essa preocupação se ele vem ou não para o Cruzerão, isso é medo e cagaço antes da hora? CALMA, FRANGA!
3) Apesar dessa ESTÓRIA? Estória com E ou HISTÓRIA com H? Realmente ESTÓRIA são mentiras que as frangas contam aqui o dia inteiro.
VAI ESTUDAR, IGNORANTE!
Já q a smurfette gosta de corrigir, q tal colocar acento em cássio? Pior ainda tentando consertar estória. Ou não entendeu pq escrevi com “e” ou simplesmente é por ignorância msm. Se for um ou outro, pra mim, sinceramente, tanto faz…
Mas q é engraçado um inculto tentando se passar por erudito, ah isso é… kkkkkkk
Fala Dalai!
Pesquisa medíocre essa da Itatiaia sobre torcidas. Pergunta pra qualquer atleticano quem ele prefere ver sendo campeão de um título importante, como a Libertadores ou Campeonato Brasileiro. Se o Flamengo ou Cruzeiro, ou qualquer outro clube. Aí você descobre rápido quem o atleticano mais tem rivalidade (ou medo de ver campeão) .
Outra coisa, no site da Itatiaia só sai notícia negativa sobre o Cruzeiro no que diz respeito a tal pesquisa. Estranho isso em. Será mera coincidência???
Acho que já estão morrendo de medo de ver o Cruzeiro se reerguer cada vez mais. Como você sempre diz Dalai, o.mundo gira.
Vamo Cruzeiro…
FRASE DO DIA:
ATÉ O QUEIXO DO CÁSSIO É MAIOR QUE O ALT MINEIRO.
Arana Chorona