MEDO E DELÍRIO NA TOCA DA RAPOSA - Quintal do Dalai

MEDO E DELÍRIO NA TOCA DA RAPOSA

  • por em 28 de abril de 2025

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

(Por Rafael de Novaes Rocha)

O Cruzeiro venceu.

Enfim uma boa notícia. Momentâneos panos quentes na crise que insiste em ficar. Por aqui, o céu parece estar sempre carregado de nuvens escuras que prenunciam a tempestade. Na última semana, não bastasse mais um vexame na Sul-Americana, tivemos de conviver com as declarações malcriadas do atacante Dudu, que dizia não entender por que estava no banco. A novela evoluiu para o seu afastamento antes da partida de domingo e culminou na situação alucinante de Pedro Lourenço “confirmando” a um torcedor aleatório a saída do jogador.

O noticiário cruzeirense ganhou tons surreais. O bizarro virou cotidiano; nem o delírio, nem o amadorismo impressionam mais. Uma coleção de anedotas que chegam a ser constrangedoras de tão absurdas. Nosso dono não tem qualquer traquejo de dono de clube. A cada declaração pública, a apreensão de todos do que sairá de sua boca a seguir. Uma espontaneidade perigosa, com capacidade reais (e já comprovadas) de iniciar crises a qualquer momento.

É nítido que Pedrinho precisa de um “homem-forte” para o futebol do Cruzeiro. Alguém que possa, para além das qualidades esperadas de um executivo futebolístico, assumir as decisões difíceis e blindar o clube. Características que ele próprio está longe de dominar. E considerando a falta de força e de competência do incumbente, uma substituição não seria uma má ideia.

Pelo menos, Pedrinho parece acertar em um aspecto: confiança total e irrestrita em Leonardo Jardim. Exemplo público disso é o afastamento de Dudu, após ter entrado em rota de colisão com o treinador. Demonstrou ter confiança no trabalho e respaldar consideravelmente o português. Ponto essencial para o sucesso de qualquer trabalho. 

O problema é a imprevisibilidade de Pedro. O tempo pode fechar de uma hora para outra. Uma entrevista é capaz de encher o céu de nuvens carregadas e desmobilizar o projeto, com uma rapidez extraordinária. Ficar à mercê das intempéries bilionárias de um presidente “espontâneo” é desgastante. 

Mas vamos aproveitar os raios de sol que começam a aparecer. Ainda são tímidos, mas já se apresentam no céu.

O Cruzeiro venceu e está no G4 do campeonato.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Cruzeiro 1 x 0 Vasco – A vitória de ontem certamente não encheu os olhos do torcedor, mas serviu para mostrar que algumas coisas estão evoluindo. Não à toa: o Cruzeiro é o único mandante com 100% de aproveitamento e encerra a sexta rodada no G4. Enquanto isso, outras equipes encerraram a rodada no Z4. Muita diferença.

2. Cassio, milagres e desabafos – Cassio foi aos prantos após excelente partida que, sem exageros, garantiu a vitória cruzeirense. Na entrevista pós-jogo, ele desabafou sobre as críticas desmedidas da mídia e da imprensa. Um forte desabafo que talvez não fosse necessário se fizesse mais partidas como as de hoje.

3. Ainda sobre o jogo – O resultado positivo em Uberlândia mostrou que os jogadores têm confiança no projeto. Todos visivelmente felizes e aliviados na comemoração após a partida. O caso Dudu parece não ter afetado a coesão do grupo em torno de Jardim. Bons sinais.

4. Até mais – Encerro a minha participação neste democrático minifúndio. A partir dos próximos tópicos, a coluna fica a cargo do blogueiro titular. Por isso, reforço que não me responsabilizo pelas opiniões omitidas a seguir. Até a próxima!

5. Balanço contábil do Cruzeiro – Persistem dívidas altas, equacionáveis, sob controle certamente, porque nosso gestor é um empresário vitorioso por seus próprios méritos. Aprendeu com a vida a arrancar minhoca do asfalto.  Mas o maior destaque do balanço veio de onde não se esperava: os atleticanos, liderados por Peppeu e João de Deus Filho, entraram em transe, comemorando como se fosse um título a constatação de que devemos muito, quase igual a eles…

Meus caros, atentem para uma diferença abissal: No Cruzeiro, há comprador e vendedor, entidades autônomas, com CPF e CNPJ próprios. Reúnem-se, debatem os problemas.

No Atlético é diferente. Quando Menin, vendedor e comprador, quer se reunir ao vivo, precisa de um espelho. É com ele mesmo.

6. Marcos Mineiro, escrevendo sua mensagem sexta-feira,  perde a paciência com os rumos do Cruzeiro: 

“… creio ser o momento de endurecer o coração e mostrar, ou mais que isso, desvendar o que está por trás desse desastre que continua corroendo o clube. Sabemos eu a SAF tem um dono que tem colocado muito dinheiro lá. Arriscando seus próprios recursos e que a responsabilidade primeira é dele. Mas isso não nos impede de cobrar. Afinal, há mais de um século a torcida faz sua parte. Sempre presente, colaborando financeiramente também na justa medida de suas possibilidades. Chegou, portanto, a hora de pessoas como o senhor, de colocar a boca no trombone e mostrar os erros e os desacertos. Chega de passar pano!”

Meu caro Marcos Mineiro, vamos esperar que agora, após a vitória sobre o Vasco, o time engrene.

7. Show no vôlei outra vez –  O Sada-Cruzeiro está em sua 11ª. decisão da Superliga Masculina. Sábado, derrotou o Praia Clube, em Uberlândia, por 3 x 1.  Agora decidirá o título com o Vôlei Renata, de Campinas. A partida será domingo, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

GARIMPO

“A felicidade não reside nem nos bens materiais nem no outro, a sensação de felicidade mora na alma.”

(Demócrito – Filósofo grego do sec. V a.C.)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Notícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Lima

Em relação ao dono do clube, finalmente apareceu alguém para colocar os pingos nos is (e nos jotas também – Rsss). Mas, ao que parece, o tal Pedrinho, mais uma vez, faz uma lambança desmedida. Triste! Em relação ao Dudu, sinceramente, não vi nas declarações dele nada que justificasse tamanha tempestade. Já “no caso Cassio”, causa-me espanto um profissional experiente como ele não admitir ser criticado quando vinha falhando reiteradamente. Prezado goleiro, você mereceu todas as críticas que foram direcionadas a ti. No jogo de ontem, você mereceu todos os elogios. É assim mesmo: quando falhar receberá críticas; quando se destacar receberá elogios, como qualquer profissional em qualquer profissão.

Augusto

BBBom dia, e BBBoa segunda a quem mais entende de segunda.

Parece que já vi esse filme nos campeonatos rurais :

“A vitória de ontem certamente não encheu os olhos do torcedor, mas serviu para mostrar que algumas coisas estão evoluindo. Não à toa: o Cruzeiro é o único mandante com 100% de aproveitamento e encerra a sexta rodada no G4. Enquanto isso, outras equipes encerraram a rodada no Z4. Muita diferença.”

E se possível, alguém me informe os resultados do sub-20,feminino, e vôlei, atuais carros-chefes do CSA MG 2019 9.2 Mushuc de Sousa.

Agora vai!

Olha a vaidade aí! Os caras comemoram G4 na sexta rodada do campeonato! Ainda bem que faltam só 32! Agora vai! kkkkkkk

Hudson

A inveja dos atreticanos é uma coisa de outro mundo, veja seu time onde está sofredor!

Agora vai!

kkkkkkkkkkkkk
Está a quatro pontos do seu, com trinta e duas rodadas faltantes… E a gente sabe que ‘quando tá valendo, tá valendo’. E ‘eu sei que você treme’. O resto é apenas vaidade…. kkkkkkkkk

Roberto

Kkkk. Entonce aquele jogo da final com o MENGÃO na arena cu de zebra tava valendo Ñ ? ? É contra o BOTA com 10 tbm ñ tava valendo tbm. Estes COROCOCO São mesmo uma piada pronta. Falou campeão sobre escrete dá marinha. Ehhh.

Agora vai!

Cara, aí você está falando de times grandes. Entre Galo, flamengo, palmeiras, botafogo, etc tudo pode acontecer. Agora quando a gente pega os pequeninos, dá para ver a tremedeira. Você estava tremendo no mineirão no jogo que ia tirar a classificação do Galo no campeonato mineiro? Entendeu naquele dia o ‘quando tá valendo, tá valendo’? Seis anos já deu para aprender, não?

Roberto

Entonce só a Vitória sobre o escrete dá marinha é q valeu. Kkkk. ESQUECI….. a final do gelo tbm tava valendo. Estas frangas são umas fanfarronas. Ehhh .

Só Verdades

Vitória sobre Marinha e sobre Maria.
Essas são fáceis. Chega na hora elas tremem.
Só Verdades!

Roberto

Ces já pagaram o fundador das frangas q usou o termo tá valendo ? ? Kkkk. Tá na justiça ainda?

Augusto Andrade

Pateticanos são tão surreais, que mesmo com o timinho deles na Z4, querem falar mal do CABULOSO que está na ZONA DE CLASSIFICAÇÃO PRA LIBERTADORES.
V06 DECIDEM: SÃO PORTEIROS OU FREQUENTADORES DA ZONA.
Acho q estão gostando de onde estão.
Não saem “nem a poder de reza brava”, como já dizia minha avó.

Agora vai!

A vaidade é efêmera. Dura pouco. Aproveita enquanto dura… Sugestão: tira um print da tabela atual para mostrar para os netos no futuro…

Vera

Vcs estão apertados, saíram atrás contra o Mirassol, de quem, inclusive, o Cabuloso ganhou. Vão ficar só c o título do Mineiro, doado pela fmf. E quiçá irão lutar contra o rebaixamento no final novamente. Então, coloque suas barbas ou cristas de molho, e olhe p seu próprio terreiro.

ROBERTO CARDOSO DE SOUSA

E vocês, vão ficar com qual título?

Ah, sim, títuloS protestadoS em cartório não valeM!

peppeu

Estamos na sexta rodada, né coração? Hold your horses,pls!

Augusto

BBBoa tarde,

Saindo agora do forno das reflexões da vida :

“A soberba e a arrogância são conceitos que, em diferentes contextos, podem ser associados a uma visão excessiva de si mesmo, a uma falta de humildade e a um desprezo por outros, mesmo atolados por três anos a serie B. São males que nunca se acabam, embora “mushuquem” o coração de quem se acha, mas nunca foi.

R. de Sousa, filósofo contemporâneo

Só Verdades

Mushuca eles não, Augusto.
kkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Pinto

É tão claro quem são os soberbos aqui, que vão demorar ainda um século para alcançar nossas façanhas, isso se passarmos o mesmo tempo na B, né? Mas o futuroB os espera. Aguardem!!!

romulo

Pinto falando mal do Galo; é tão feio qto bater em mãe… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

romulo

O dalai é mto engraçado. Quando ele vê uma beirada pra ganhar a discussão, ele vai esticando o assunto. Qdo vê que a derrota é líquida e certa, esquece do assunto.
Criticou o título de fax de 1937, mas não critica os títulos de fax de 1959 a 1970. Pq realmente são devidos? Não. Só pq o time dele foi beneficiado com um. Se fosse corintiano ou flamerdista iria falar mal de todos os títulos de fax. Como não pode falar mal de um presente ganho, fala q o dele é diferente do outro.
E realmente é. O do que falou mal era campeonato de pontos corridos e o dele era mata-mata, formato de copa.
Então, restou-lhe o argumento q o de 1937 tinha times de poucos estados, mas esqueceu que o atual campeonato brasileiro de 2025 só tem a participação de 7 estados. Como ficou sem argumento, faz de conta que nem houve a conversa… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk