(Por Rafael de Novaes Rocha)
A estreia de Leonardo Jardim no comando do Cruzeiro foi péssima.
Uma noite para ser esquecida. Lembrou os piores momentos do time de Diniz. Uma equipe sonolenta, sem repertório e vulnerável. O português terá muito trabalho pela frente. Ontem, em Sete Lagoas, ele teve noção do tamanho do desafio. Não será fácil implementar suas boas ideias. Mas, com paciência e confiança no processo, será possível.
A esperança é que o time de Jardim (já apelidado por aí de ‘a Jardineta’) seja mais parecido com o Cruzeiro dos quinze primeiros minutos do jogo, do que com o dos setenta e cinco restantes.
Com facilidade, abrimos o placar com Bolasie em boa jogada. E, em seguida, quase ampliamos. Mas a partir daí foi ladeira abaixo. Era nítida a falta de criatividade do time. Cruzamentos displicentes eram repetidos à exaustão e facilmente afastados pela defesa adversária. E, então, a bola puniu. Num erro bisonho de Léo Aragão, o Democrata acha o empate ainda no primeiro tempo e o jogo praticamente acaba.
Horrível.
As substituições não arrumaram o time e o estado do gramado também não ajudou. Um marasmo absoluto de boas jogadas. No fim do jogo, de novo, a bola puniu: num cochilo coletivo, os valadarenses viraram a partida.
O Cruzeiro já havia se classificado no último domingo, mesmo com a derrota para o Atlético. Sorte. Ontem, fechamos a fase de grupos com gosto amargo para coroar o desempenho abaixo da crítica no ano até aqui.
O português terá muito (mas muito!!!!) trabalho pela frente.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Titular no DM – O Departamento de Saúde do QUINTAL informa que o blogueiro titular teve de se ausentar das colunas desta semana por questões médicas. O quadro não inspira maiores cuidados, mas o afastou por alguns dias deste espaço democrático. Em breve estará de volta. Nesta coluna, o blogueiro titular contribuiu apenas com os itens 6 em diante do BATE PAPO (pelos quais não me responsabilizo), além da curadoria no GARIMPO.
A questão é quem voltará primeiro: Dalai ou Kaio Jorge? A ver.
2. Cruzeiro e América na semifinal – Com a derrota para o Democrata, o Cruzeiro amargou a sexta posição da classificação geral do Campeonato Mineiro. Não se classificaria no formato de anos anteriores. E ainda teve a mesma pontuação do próprio Democrata, que não conseguiu se classificar.
Ou seja, demos a sorte de integrar um grupo menos competitivo. Se não, o futebol patético cruzeirense até aqui nos levaria novamente à disputa da Taça Inconfidência. Terrível! Nosso adversário nas semis será o América, com vantagem deles. O custo de uma péssima campanha na primeira fase.
3. Tostão acerta, como de costume – Tostão repercute o clássico em sua coluna na Folha de São Paulo e mostra porque é um craque, também, da escrita:
“A grande magia do futebol é unir arte e ciência, o planejamento e a imprevisibilidade, a certeza e a incerteza. Se o árbitro tivesse expulsado o zagueiro Lyanco após pisar no braço de Dudu, no clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, a história da partida tinha tudo para ser diferente por causa da grande vantagem de ter um jogador a mais. A maioria das pessoas opinou a favor da expulsão de Lyanco, no que concordo.”
4. Carlos Lima levanta questão pertinente sobre a paciência excessiva da torcida:
“Eu gostaria que o Alexandre Mattos viesse a público explicar porque o Cruzeiro, que investiu mais de R$ 400 milhões em “reforços” desde julho/2023, está no 6º lugar geral em um campeonato rural com 12 disputantes (na verdade só 2). Estamos atrás de Atlético, América, Athletic, Betim e Tombense e o cara vem e dá uma declaração ridícula como aquela? Colocar culpa no árbitro, no VAR, na FMF só mesmo pra enganar torcedor otário que acha que o Cruzeiro vive de se comparar com as Frangas. Pra cima de mim não, violão! E eu não vejo nenhuma crítica a esse cara? Isso é uma piada!”
Concordo, Carlos.
Me impressiona a falta de senso crítico da torcida cruzeirense com Mattos. Inclusive, foi vexatória a cena dele tentando intimidar a equipe de arbitragem na sala do VAR. É muito longe da postura que um dirigente sério deve ter. Bravatas que não levam a lugar algum.
5. Ainda sobre o clássico – A FMF acatou o pedido do Cruzeiro e liberará os áudios do VAR no clássico. Com as seguintes condições: a Federação reproduzirá os áudios a representantes do clube em reunião fechada, sem a intenção de tornar público o conteúdo da conversa entre árbitros.
Afinal, a quem interessa a falta de transparência da arbitragem mineira?
6. Fala Sério, escrevendo segunda-feira, nos brindava com texto antológico. Amargo pra cruzeirenses. Analisava e criticava a atuação de nossos ídolos maiores: Cassio, Matheus Pereira e Gabigol. Expunha verdades duras, irrefutáveis. Não foi muito longe. No meio da caminhada deixou cair a máscara e apresentou suas digitais: classificou como “acidental” o pisão de Lyanco em Dudu.
Acidental, meu caro Fala Sério? Assim você fica longe de falar realmente sério. Lyanco não havia participado do lance, mas se aproxima de Dudu caído. Poderia ir pra direita ou pra esquerda. Opta, porém, por passar por cima do corpo do adversário… Se isto não é má intenção, não entendo mais nada de Direito.
7. Manguinhas de fora – A vitória atleticana, mesmo na Mão Grande, tirou da moita os ressabiados, orelhas murchas, que temiam a desclassificação antecipada do time. Um foguetório no centro sul da cidade, buzinaço em passeata na Savassi.
Calma, meus amigos. Foi um jogo atípico. Até a justa expulsão de Gabigol havia equilíbrio com ligeira ascendência azul.
8. Lyanco – O zagueiro atleticano promete fortes emoções nos próximos jogos. Se nascesse no Velho Oeste seria um aprendiz desajeitado de Django. Após o indecente, imoral e proposital pisão no braço de Dudu passou a responder com gestos homofóbicos às provocações da torcida. Findo o jogo, entrevistado, confirmou tudo.
Está parecendo que vem aí um Xerife-Trapalhão. Até pra bater lateral mostra que não leva desaforo pra casa.
A conferir.
9. A velha FMF – Daria uma obra de vários volumes o histórico dos títulos de campeão mineiro conseguidos pelo Atlético na Mão Grande. Algumas finais com times do interior deveriam ser casos de polícia. Assalto à mão armada, ao meio dia. Como a presidência da FMF é um feudo familiar, a saga continua e os episódios de favorecimento vão se sucedendo como vimos domingo, no lance envolvendo Lyanco e Dudu.
No início da semana, a divulgação de novas filmagens em ângulos diferentes mostrou ação de Hulk deslocando Fabricio Bruno, na jogada do segundo gol. Pode ter sido falta, ou não. O VAR-AMIGO-CURITIBANO impediu o exame. Alguém duvida que se o lance fosse em jogada resultando em gol do Cruzeiro o VAR manteria silêncio?
10. Flávio Nogueira embarca na versão de que Dudu, estranha e loucamente, enfiou o braço debaixo da chuteira de Lyanco:
“… simultaneamente ao momento em que Lyanco vai tocar o pé no chão o cruzeirense aproxima o braço do corpo e ocorre a pisada, ou seja, houve AÇÃO DOS DOIS para que acontecesse o fato.”
Meu caro Flávio, bem-vindo ao Bate Papo. Esta tese, encampada também por Leonardo Gaciba, não se sustenta pelas seguintes razões:
I. Dudu foi ao chão em jogada com Natanael. Só os dois no lance;
II. Lyanco se aproximou enquanto Dudu, pra se levantar, trazia pra frente o braço direito, em apoio natural. Parece nem ter visto o zagueiro;
III. Lyanco, com o corpo do jogador à sua frente, poderia desviar pela direita ou pela esquerda, como seria o procedimento normal, mas preferiu passar por cima;
IV. Nesse movimento e sentindo que atingia o braço do adversário poderia interromper o passo, como se faz quando não se quer pisar em algo;
V. Lyanco, entretanto, mostrou sua intenção induvidosa: manteve o pé direito amassando o braço de Dudu, aprumou o corpo e sustentou elevado o pé esquerdo, jogando assim todo o peso de seu corpo no pisão. Sem pressa.
11. Rafael Sobis é mais um que acusa Lyanco:
“Pelo movimento corporal é possível inferir que a atitude foi tomada de maneira proposital. Os jogadores jogam com as pernas. Se existe uma coisa que o jogador controla é a perna. Ele consegue tirar, se quiser. Nesse lance, ele pisou sim. O corpo mostra.”
GARIMPO
“Nada mais Z do que um público classe A.”
(Caetano Veloso)
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Pra quem fala em mão grande da FMF favorecendo o Galo, gentileza conferir o link abaixo:
https://www.threads.net/@luizinhogalo13/post/DF-yX5Lq3Na?xmt=AQGz9sVd1gO-Rd8YkmmC4zxef55Y2iacttcwtflB5FdG9w
BBBom dia, meu prezado. Não precisa falar mais nada. Os videos por si só já dizem tudo. Mas como a vida sempre pune a soberba, a prepotência, a arrogância e o roubo, estamos vendo agora, mais do que nunca, jogos de vôlei, porque pelo visto, o futebol acabou desde 08/12/2019. Graças a Deus !
Agradeço a deferência, Rafael, mas continuo sem ver, ler ou ouvir qualquer tipo de crítica ao Matos ou ao Pedro Lourenço (o dono do dinheiro e do time). Postura ridícula da imprensa (inclusive a Rádio Itatigalo, que por ser do Menin todos acham que defende SOMENTE o Atlético – acordem torcedores do Cruzeiro!!!), dos torcedores (sim, nosso também), dos blogueiros (toma, Dalai – Rsssss) e demais artífices. Em relação ao nosso anfitrião desejo a ele uma plena recuperação e um breve regresso. Ele faz mais falta que o Kaio Jorge, o filho da… mamãe.
dia.
E continua a choradeira azul.
Eu nunca ví tanta lágrima nos meus 66 anos de vida.
Talvez, se a torcida do CSA-MG entendesse que ao invés de ficar procurando desculpas prá uma derrota mais do que normal, afinal tem mais de 5 anos que eles só perdem pro Galo, e entendessem que o clube gastou 400 milhões prá formar um time de renegados em outros clubes e que esse time conseguiu ficar em 6º lugar no campeonato mineiro, entre 12 participantes, ficando atrás de Athletic, Tombense, Betim, América e Galo.
Falar nisso, que gol foi aquele que o goleiro aceitou no jogo de ontem????
Eu rí demais.
Com certeza vai ser matéria de muitos programas esportivos no país.
Sai Rafael Cabral, entra Cássio, sai Cássio entra um goleiro prá fazer aquilo.
Precisa benzer o gol do CSA-MG.
Eu sugiro ao Pedrinho gastar mais uns 400 milhões.
Talvez no próximo campeonato mineiro vcs consigam uma classificação melhor.
E cuidado, o Coelho vem aí. Grande abraço.
GENTE, antes era o HULK que atormentava a cabeça dos CSAzenses, agora o LYANCO também. Haja psicólogo, terapeuta, psiquiatra., mãe de santo, pastor, padre, coroinha sei lá mais o que, par ajudar a Mariada.
Rei Melo, onde estás ? Estamos sentindo falta de seus comentários/críticas……Vai abandonar o quintal, como fez Manuel Panhame e outros ?
Senhor Dalai, vendo os últimos jogos do Cruzeiro, lembrei-me de uma história que, certamente poderia e deveria ser repetida para esse elenco: Castor de Andrade era o presidente, benemérito, enfim, era o dono do Bangu, lá da década de 60. No time, jogavam Paulo Borges, Aladim, acho que Zózimo, etc., na verdade um grande time. Viagem a Goiânia, para enfrentar o Goiás. Derrota, jogando exatamente como o Cruzeiro joga hoje. Terminado o jogo, estando programado um jantar no hotel, antes da viagem de avião para o Rio. Para supresa dos jogadores, à saída do estádio Pedro Ludovico, um ônibus esperava o time. Embarcados, o ônibus tomou logo o caminho para o Rio de Janeiro. Reclamações sobre o jantar, e a resposta de Castor: quem joga a bola que vocês jogaram não tem direito a jantar. No próximo posto, vocês comam sanduiches ou o que quiserem. E mais, a viagem será de ônibus e quem não estiver satisfeito, que passe no Departamento de Pessoal e peça as contas. Resultado: no próximo jogo, contra o grande Flamengo, deu Bangu, de lavada. É preciso ter coragem para agir com esses mimados. Com fortunas de salários, brincam de jogar. Sem responsabilidade, está na hora de juntar todos e perguntar quem está disposto a continuar, ou cair fora.
Boa lembrança.
Mas se fizer isto, os sindicalistas do “Bom Senso Futebol Clube” (dentre eles o Sóbis, citado, acima) ameaçariam greve, tirariam a calcinha pela cabeça e se sentiriam ultrajadíssimos por serem cobrado para… jogar bola de forma séria, honesta e compatível com os valores recebidos.
BBBom dia a todos!
Eu venho refletindo sobre umas coisas aqui e hoje a coluna do Rafael/Dalai só confirmam minhas conclusões.
É típico do malandro cometer atitudes reprováveis e, para se safar, acusar os outros daquilo que ele faz. Porque enquanto o inocente se preocupa em provar sua inocência, o malandro escapa ileso. O exemplo clássico disso é o malandro que bate a carteira numa rua movimentada e sai gritando ‘pega ladrão’. Todo mundo fica procurando o fictício ladrão enquanto o verdadeiro já vai longe…
Essa historinha de bbbruzeirenses sobre a relação da FMF com o Galo é a malandragem personificada. Eles vivem batendo a carteira na Federação e depois saem gritando “pega ladrão”. No domingo das lamentações, após o jogo, o Mattos indignado, deixou suas digitais dessa malandragem. Confessou que queria mudar a data de um jogo do BBBruzeiro, que a FMF não queria deixar de forma nenhuma, que eles tiveram que pressionar muito (sabe-se lá como…) para conseguir o intento. E depois de terem estuprado a tabela do campeonato com alteração de data de jogo a favor do BBBruzeiro, no mais legítimo “pega ladrão”, o sujeito afirma que o Galo mudou um jogo que o favoreceu na disputa, sem nem precisar fazer muito esforço… “Pega ladrão!”
O que ele pretendia era criticar a postura minimamente ética da federação que, uma vez concedida, ainda que forçada e a contra gosto, a benesse a um clube, estendeu a outros a mesma benesse. Mas quem viu a indignação do malandro, ops… do dirigente, ficou com a impressão de que o Galo é que foi o beneficiado na Federação. “Pega ladrão!”
São inúmeros os casos em que uma mão materna ajuda o BBBruzeiro nos campeonatos mineiros, talvez até para tentar equilibrar a balança, francamente favorável ao Galo. O vídeo postado ali em cima traz uma pequena mostra dessa pilantragem. Ah, mas a FMF é amiga do Galo. Sim. Amiga do Galo e MÃE do BBBruzeiro.
Vejamos a confecção das tabelas do campeonato de 2025. O Galo ficou no grupo A, o mais forte. Até aí tudo bem. Precisaria ser assim mesmo. O maior e mais forte de Minas ficar no Grupo A e os demais no B e no C. Mas o BBBruzeiro, até pela sua larga experiência na BBB, deveria ter ficado no grupo B. E o América, no grupo C, o mais fraquinho. No entanto, a FMF, mãe do BBBruzeiro, inverteu as ordens das coisas e colocou o BBBruzeiro num grupo de onde sairiam os dois rebaixados do campeonato (se fossem três rebaixados, os três estariam nesse grupo). “Pega ladrão!”
Dessa forma, tivemos a esdrúxula situação em que, na penúltima rodada do campeonato, apenas um time já estava classificado para as semifinais. Justamente aquele que ocupava o sexto lugar geral no campeonato que classificariam quatro para as semifinais… Quem era esse? Aquele que tem uma relação filial com a FMF… De um lado, a Mãe FMF, de outro, o filhinho amado BBBruzeiro. Vergonha!!!! Vergonha!!!! “Pega ladrão!”
Mas, apesar de tudo isso, de arrumarem um regulamento ‘sob medida’ para o filhinho amado, dando calote no mérito de Betim e Athletic, mais bem colocados, o filhinho chorão não para de reclamar, como estratégia de comover a mamãe para ‘uma ajudinha’ nos jogos decisivos. Vergonha!!! Vergonha!!! “Pega ladrão!”
A coisa virou tanta chacota que o Fael Lima, na rede social, descreveu bem a situação. Vale à pena replicar:
“O ex-rival no Mineiro: 8 jogos; 7 disputados na grande BH + 1 em Brasília; sexto colocado geral (ao lado do Democrata); atrás de Atlético, Tombense, Betim, América e Athletic. A culpa é de quem?
( ) Gabigol
( ) Cássio
( ) Pedrinho/Mattos
( ) Matheus pereira
( x ) VAR
Pronto!!!! Agora é só sair gritando “pega ladrão”!!!
Fala Sério, hein?
P.S.: após todos as justificativas se exaurirem para forçar a barra de tornar doloso um acidente de percurso, agora a ‘prova’ de que o Lyanco pisou de propósito o Dudu foi porque ele passou por cima dele deitado, uma vez que poderia ter ido para a direita ou para a esquerda. Faltou explicar como ele “combinou com os russos” para o movimento do braço acontecer bem na hora em que ele abaixava seu pé. Essa turma aí nunca pisou num cocô de cachorro na rua que, quando viu o que ia fazer, já não dava mais tempo de evitar porque o movimento é automático. Hipocrisia e malandragem. A gente vê por aqui! “Pega ladrão!”
Fala Sério, hein?!!!!!
Por nada não! Mas por favor, recolha-se a sua desonestidade intelectual!
Vou abrir uma exceção para você.
De desonestidade, bbbruzeirense entende. Não é à toa que seu mascote seja uma raposa, bicho retratado em todas as fábulas como desonesto.
Mas desonestidade é isso. Acusar sem apresentar argumentos.
Dito isso, favor não me incomodar mais enquanto eu o estiver ignorando.
Fala Sério!
Na verdade o time azul encheu-se de refugos que não tinham vagas nos seus times de origem CÁSSIO FABRICIO GABI FAGNER são ex-jogadores em atividade
Igual o GALIM que trouxe Deyvim encostado no Real Madrid, NÃO…..Refugo do Cuiabá. E ainda não pagaram uma parcela de 500 mil reais, vc sabe se já pagaram, frangas caloteiras e safadas?
ONTEM, anunciaram a contratação do Rony, ENCOSTADO e refugo do Palmeiras que falou que preferia ir pro Vasco, SE está vindo vem SEM sua vontade.
A tia Leila bateu o martelo ou ele vem a força pro GALIM ou vai continuar ENCOSTADO lá no clube até o fim do contrato.
DOIS REFUGOS que a CARNIÇA DE MINAS contrata e o fake vem encher a boca pra falar do Cruzeiro?
CACAREJA mais que tá pouco franga magoada e mentirosa!
Zangou BCO?
BBBoa tarde torcida azulina 9.2
E agora, uma notícia SENSACIONAL para alegrar esses corações dilacerados pelo futebol, mas felizes com o vôlei :
Alexandre Mattos acaba de informar que a FMF reconheceu que prejudicou o CSA-MG 2019 9.2 de Sousa no clássico de domingo e tudo indica que o jogo será anulado.
Segundo o Mattos a FMF concordou ainda que na próxima peleja o Hulk não jogue, para evitar possíveis transtornos.
O Cruzeiro NUNCA deve aceitar arbitragem mineira no clássico. A FMF e seus árbitros sempre atuam pró Atlético, desde sempre!
Recentemente, América e Caldense também foram vítimas da Mão Grande!
Calma BCO
CSA/MG e PCC, tudo a ver!!!!
Nossa, que escândalo!!!
Gestão do também inesquecível Sergio Santos Rodrigues!!!
Pessoal ‘onesto’ esses aí!!!
Fala Sério!
Isso é uma bomba….lavando dinheiro…e o helicóptero?
Gente… é verdade que o Fábio levou mais um gol de costa ontem? kkkkkkkkkkkkkkk
Fala Sério, hein????
kkkkkk, fui conferir e o gol de costas que estão falando aí aconteceu em 2024. Sinal que em 2025 ainda tem muita coisa para acontecer… kkkkkk
Fala Sério!
https://noataque.com.br/futebol/time/cruzeiro/noticia/2025/02/13/revista-publica-que-cruzeiro-lavou-r-3-milhoes-do-pcc/
Falar o que????
CSA MG é sinônimo de falcatruas. Já visto Dirigente comprador de Arbitro.
Essa Polícia Federal é muito mentirosa, não é mesmo? Um bando de fofoqueiros que deve estar em conluio com a FMFFRANGA pra prejudicar o CSA-MG e dar o título do Campeonato Rural ao Atlético Franga.
NOTÍCIA DO DIA:
“Hoje pela manhã, nós também aceitamos a proposta do Atlético e fechamos a negociação. De repente, de forma surpreendente, ficamos sabendo pela imprensa que o Rony estaria acertado com o Vasco. Isso não tem cabimento. O Palmeiras é um clube sério, que cumpre com os seus compromissos”, reclamou Leila, Presidente do Palmeiras.
OBS: Quer dizer que o jogador Rony ACEITOU a proposta do PSG DE VESPASIANO e depois resolveu ir para o Vasco, dar uma banana para as codornas e depois foi OBRIGADO pela leila Pereira a HONRAR sua palavra e vim para Vespasiano? kkkk
Vamos aguardar a sua entrevista: “Vim para um grande clube e com uma grande torcida, vou dar o melhor de si, vim pelo “pojeto” que me apresentaram…
MENTIRAMMMM
SÓ TEM MENTIROSO NESSA ESTÓRIA, o jogador que não queria vim e foi obrigado e a CODORNA DE MINAS que deve ter prometido mundos e fundos para o encostado do palmeiras.
SÓ VERGONHA ESSAS FRANGAS MENTIROSAS!
Nada como a hipocrisia: o infeliz fala “time de Vespasiano” como se o Galo fosse time de fora, se esquecendo que o clube dele é de imigrantes italianos.
Exatamente, típico de babacas. Uma atitude que pode ser chamado de discriminação geográfica ou preconceito territorial. Este tem o intuito de diminuir o clube em função da localização de seu centro de treinamento ser em Vespasiano. Qual o problema de ser em Vespasiano, Santa Luzia, Betim ou em qualquer outro lugar. Também vendo o comentário de quem o fez, é fácil identificar a personalidade, típico de preconceituoso e autoritário, deve ser devoto do Minto.
Calma BCO
O que houve com o dono do quintal? esperamos que tudo esteja bem com nosso mestre! Abraço azul pra ele !!!
Sofrendo de Hulktite aguda
Será que os torcedores não acordaram que agora o time tem um DONO? Ele quem manda, faz o que quiser e que se exploda o que pensam ou deixam de pensar? Torcedor é chato demais, só atrapalha, até ontem estavam arrotando que era “a seleção” e que Pedrinho e Mattos eram “os caras”, agora, estão aí como se não tivessem apoiado tudo isso… Todo ano mesma coisa.
É Dalai, o Hulk vai acabbbar te matando, rsrsrsr
Já está dodói, hoje já deve está no soro, kkkkkkk
Dalai, melhoras pra ti!!
Como vc é vidrado no hulk, quero ver se vc vai comentar do pênalti q o hulk bateu, na bochecha da rede, ou sobre o golzinho de falta, do meio do campo, q qualquer jogador do csa-mg tbm deve conseguir fazer… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caramba, estava vendo as últimas 10 partidas entre coelhinho e micróbio azul pelo campeonato mineiro. Em 2020 empatou 1. De 2021 a 2024 teve 8 partidas com 8 vitórias do américa. Isso mesmo, não leu errado não. Não conseguiu nem empatar um joguinho sequer; perdeu todas. E em 2025 empatou 1. Tem 6 anos de freguesia, mas daquelas q confecciona até carteirinha… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
No jogo dos micróbios, verde x azul, deu empate, com Gol do Gabi gol só de penal, e adivinha como foi o gol??? Dirigentes do micróbio azul gostaram do arbitro Darônco bombadão, e vão pedir para federação escala-lo para o próximo. O micróbio mantém se invicto perante o micróbio verde, são 11 partidas sem vitorias, kk??