De São Paulo, onde ontem enfrentou o Corinthians, o Cruzeiro voou ao Paraguai e já está em Assunção, se preparando para a grande final da Sulamericana, sábado, contra o argentino Racing.
Levou todo mundo, inclusive os que não podem jogar, pra turbinarem a motivação.
Por tudo que tem acontecido nas últimas semanas, a Nação Azul redobra a carga de esperanças. Temos um princípio de liga e isto é bom sinal. Jogadores que ainda não tinham se adaptado aos novos companheiros e ao esquema Diniz mostram progressos. Ajustam-se à engrenagem e descortinam um novo time, mais vibrante, mais positivo.
Mas temos um pedido: alonguem os passes dentro de nossa área, por favor.
Não se brinca impunemente com o perigo.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Corinthians 2 x 1 Cruzeiro – Não se esqueça que no primeiro turno vencemos por 3 x 0.
É preciso ter estômago pra acompanhar pré-jogo de Corinthians ou Flamengo pela TV. Caspa, troca de band-aid, corte de cabelo de qualquer jogador deles tem prevalência sobre todos os demais e eventuais temas. Memphis Depay, de fato um craque, tomou conta de 80% do noticiário. Só falta fazer milagres. Sofremos dois gols logo no inicio e isto compromete o psicológico. Conseguimos reagir ainda no primeiro tempo e chegamos a mostrar traços de equipe estruturada. Melhoramos na etapa final, houve oportunidade pra empate, como também de gol do adversário. A entrada de Matheus Henrique foi um lembrete do que é um time titular, que vamos rever sábado no Paraguai. A torcida, no Itaquerão, aplaudiu o time, no final. E foi aplaudida pelos jogadores e o técnico Fernando Diniz. Bons augúrios.
2. Rei Melo se assusta com a ousadia de atleticanos que potencializam a bomba do ano: O Atlético, disputando a Libertadores, está incluído na selecionadíssima lista de onde sairá o Melhor Time do Mundo! Alguns aproveitam a emoção, pegam na mão de Alice e entram sonhando no País das Maravilhas: Já dono da Arena mais tecnológica; Primeiro e Único Campeão do Gelo, como é atestado no seu hino, além de Campeão dos Campeões, o Atlético se prepara agora pra receber o galardão máximo: ¨O Melhor Time do Mundo”… Enquanto bobagem não pagar imposto, além deste QUINTAL temos de aguentar muito mais.
Mas, atenção atleticanos, que os trâmites regulamentares se façam com rapidez porque o time corre risco de rebaixamento.
3. Roberto Oliveira abre o Bate Papo da coluna de segunda com texto que seria assinado pelo pessoal do Porta dos Fundos:
Globo Repórter: “Cruzeiro o maior clube brasileiro fora do eixo Rio São Paulo”.
Onde nasceram os que inventaram essa fantasia? De que se alimentam? Como se reproduzem? Com que frequência vão ao psiquiatra?”
Meu caro Roberto, criatividade 10. Realidade zero. Vou responder ao “De que se alimentam?”. As fontes dos que sabem que o Cruzeiro é o maior clube brasileiro fora do eixo são as pesquisas abrangentes, com um mínimo de meio século enfocado. Nada de fatiar só o melhor pedaço. Uma destas sazonais, em que você tanto se agarra, apareceu aqui neste QUINTAL colocando o Atlético em terceiro e o Botafogo em 16º. Tem base?
4. José Antônio reproduz e comenta o relato do fotógrafo Nuremberg José Maria, de 67 anos, atingido por bombas no gramado da Arena MRV, quando cobria a final da Copa do Brasil. Parece a transcrição de um filme de terror. O próprio socorro imediato, feito por três militares bombeiras, foi uma tragédia à parte, ele com três dedos do pé e o tornozelo estraçalhados, sangrando, tendo de atravessar, praticamente carregado, a área de tumulto pra alcançar a enfermaria do estádio. Chovendo bombas. Cenas de guerra, cujas filmagens correm o mundo colocando Belo Horizonte como aldeia tribal.
Diretores da SAF que cuidaram da logística da final contra o Flamengo deveriam ser banidos do futebol.
Com alguns desfalques, devem ser os mesmos que prepararam a Arena pra receber a torcida cruzeirense, no primeiro clássico.
Também os mesmos que, para o simples lançamento de uma camisa, aprovaram um vídeo com torcedores invadindo casa, presumivelmente de cruzeirense, quebrando móveis e pulando, de sapatos, em camas. Totalmente despropositado.
5. José Monteiro acende uma vela ao bom senso:
“ Dalai, não sou a favor da censura, mas tenho notado que o nível dos comentários tem caído e o nível de agressividade tem aumentado. Isso espantará muitos leitores como eu. Pense a respeito, por obséquio.”
Meu caro José Monteiro, você tem razão. O nível baixa e a pancadaria chula sobe, constrangendo os leitores. O que me anima é o número reduzido desses xiitas de coluna: apenas 3 (identificados com CPF e endereço), num universo de cerca de 100 mil leitores. A dificuldade é que se multiplicam em vários fakes sempre usurpando nomes de integrantes habituais deste Bate Papo. Ainda bem que na primeira linha são desmascarados pela indigência intelectual.
6, Campeonato Mineiro Feminino – Deu Cruzeiro, outra vez. 3 x 0 sobre o America. Campeãs invictas. No Mineirão, o gestor Pedro Lourenço entregou a taça e uma promessa: Centro de Treinamento exclusivo para as atletas.
GARIMPO
“ É difícil dizer o que traz felicidade. A pobreza e a riqueza, por exemplo, já fracassaram.”
(Kim Hubbard)
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.