POSSO TE MANDAR UM PALAVRÃO?

  • por em 18 de julho de 2020

Então vá pra hermenêutica!

Esta questão do quórum na pretendida autorização para venda de imóvel no Cruzeiro está hoje claramente dividida em três partes: a maioria, felizmente, sabe o óbvio, ou seja, que o quórum é de 90% dos Conselheiros. Uma parte, pequena, é composta do pior cego, aquele que não quer ver e se limita a distribuir pedradas como contra-argumentos. Integram a última aqueles, bem-intencionados, isentos, que não se conformam no papel de vaca-de-presépio e que ainda estão em dúvida. É para eles esta última coluna abordando tema tão indigesto. Não se trata de ser ou não cruzeirense. De ser a favor ou contra a venda. Ninguém mais do que eu sabe o quanto precisamos de recursos. Mas a questão é outra: cumprir o Estatuto.

Qualquer que seja a sua profissão ou seu conhecimento de Direito, hoje você será um hermeneuta, aquele que interpreta o sentido da lei, o que ela quer dizer quando diz o que diz.

É hora, como proclama o Faustão, de alongamento do cérebro. Pensar não dói e é de graça.

Você está com aquele avental branco, diante da mesa de autópsia e deitado nela está o coitado do artigo 20, item VI do nosso Estatuto. Como fazemos com um frango, você vai destrincha-lo, arrancando os pedaços pra comer melhor.

De corpo inteiro, ali estendido na mesa, ele é assim:

“20. Compete ao Conselho Deliberativo:

VI – autorizar a alienação de bem imóvel do Cruzeiro, excluídas as unidades que compõem o Parque Esportivo do Barro Preto, o Centro Administrativo, as Sedes Campestres, a Toca da Raposa I e II, imóveis somente alienáveis em situação altamente vantajosa para o Cruzeiro, mediante proposta aprovada por 9/10 (nove décimos) dos Conselheiros; ”

Você pega o bisturi e arranca logo a cabeça: ‘Compete ao Conselho Deliberativo: ”

Ah! Então aqui se trata de colocar todo o poder do Conselho para decidir as coisas que não cabem ao Presidente do Clube e sim aos conselheiros. Fazer as eleições, aprovar contas, criar comissões, etc, etc.

Vamos arrancar mais um pedaço:

“autorizar a alienação de bem imóvel do Cruzeiro”

Olha, então o Conselho pode autorizar a venda de imóveis!

Um grande poder concedido aos conselheiros. E não sendo explicado como é esta autorização, segue-se que seria a usual, comum. Convoca-se a Assembleia e a maioria decide. Sem problemas.

Siga em frente, arranque outro pedaço:

“excluídas as unidades que compõem o Parque Esportivo do Barro Preto, o Centro Administrativo, as Sedes Campestres, a Toca da Raposa I e a II, ”

Ôpa! Então o Conselho está autorizado a vender imóveis, mas não estes seis?

Para saber porquê o Estatuto o procurou tratar de modo especial estes seis imóveis, motivo de orgulho para a China Azul, você tem que destrinchar mais um pedaço:

“imóveis somente alienáveis em situação altamente vantajosa para o Cruzeiro, mediante proposta aprovada por 9/10 (nove décimos) dos Conselheiros: ”

Viu a diferença?

Se fosse quórum comum, porque iriam ser separados?

É por esta barreira difícil de ser vencida que o patrimônio do Cruzeiro está preservado há cem anos, escapando de dilapidadores de toda espécie. Vamos transpô-la, sim, mas da forma legal, porque precisamos de dinheiro para atenuar nossa terrível situação financeira. Quem compra quer garantia de que faz um negócio que não seria facilmente anulado em juízo.

Parabéns, você trabalhou como hermeneuta, nesta nossa última abordagem de tema tão chato.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Notícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Racional

Infelizmente parece ser isso mesmo, apesar de gostar muito ouvir a interpretação do Presidente. No entanto, é muita demagogia algum conselheiro levar a finco uma formalidade do estatuto, quando durante anos fizeram vista grossa e aprovaram contas para ACABAR COM CLUBE. Graças inicialmente ao Conselho Gestor, à atual Diretoria, e principalmente, pela grandeza do Cruzeiro e da torcida, não conseguiram dar fim ao clube. Pelo amor de Deus, que seja feita essa votação, que seja aprovada com 9 décimos dos presentes e vamos ver no que dá. Bom que saberemos quem são os JUDAS que estão lá dentro. Ia ser ótimo ver uma ação com nomes dos autores e ser divulgado de vez quem está fazendo política dentro numa situação dessas. Mais uma vez digo que não creio que esteja errada a interpretação acima, mas entre tantas, mas tantas, mas tantas coisas erradas que esse CONSELHO DE CARNICEIROS (não estou generalizando) fez contra o clube, que façam algo errado agora em benefício do clube.

Jose Antonio

O problema vai ser achar compradores que como disse o Dalai, não terão segurança jurídica que garanta que o negócio não será questionado na justiça podendo se arrastar por muito tempo…. Basta pensar que alguém compra o terreno depois algum conselheiro questiona na justiça que o estatuto não foi seguido ai tudo volta à estaca zero… Se querem vender que façam a coisa da maneira certa para não ter problemas depois…

Fabricio Tadeu

Não importa como seja agora, esse estatuto é uma PIADA! Falar em “seguir o estatuto” é uma hipocrisia ridícula pois o clube se fudeu justamente por causa desse estatuto que permite inúmeras falcatruas com conivência do Conselho Deliberativo, inclusive do Dalai que nunca falou nada até a bomba explodir e quando a merda tava feita pagou de salvador. Tem que aprovar a venda desse lote abandonado pra ontem!

Jose Antonio

Se o estatuto não serve então tem que ser alterado/trocado, mas dentro das leis que regem o clube… Depois de mudar o estatuto ai sim a aprovação da venda pode ser feita dessa forma, antes não… Mesmo ruim é esse estatuto que está valendo e se for desrespeitado cabe ação na justiça. É pra isso que o Dalai está alertando….

Luis

Mas ao inves de apontar essas dificuldades, pq o senhor dalai nao se junta ao presidente e corre atras dos outros conselheiros para tentar convence los a votar a favor?

Rodrigues Souza

Você não é a pessoa mais recomendada para analisar o estatuto do cruzeiro. Na expulsão dos conselheiros remunerados o grande erro de interpretação foi seu. Tanto que todos que procuraram a justiça voltaram e votaram num conselheiro da família União para presidente do conselho. Quer um conselho: vai cuidar dos netos pare de escrever comentários que só prejudicam o cruzeiro.

Fabricio Tadeu

Sem falar que esse Dalai chegou falar que iam pagar a dívida na FIFA do Denílson e nem o prazo ele e os 6 patetas do PESSIMO Conselho Gestor sabiam qual era, fazendo o clube tomar 6 pts. Ficaram 6 meses lá e não conseguiram.levantar nenhum recurso ZERO! Tanto que entregaram o clube com quase 3 meses de salários atrasados, – 6 pts e se esperasse mais seria -12 pq o Saulo Froes que parece o Golias falou que nao iam ter como pagar.

Luis

Pois é, se tivessem corrido atras de pagar a divida do denilson, talvez hoje nao teria que correr tanto pra arrumar mais esse recurso e essa tal venda poderia ser mais a frente, o conselho gestor fez um deserviço imenso. E agora fica essa situacao, o prorio gatti falou que tem que correr em campo.

Fabricio Tadeu

Exatamente. Mas tem muito torcedor que comprou a ideia que os caras foram os salvadores da patria o que não é verdade. Erraram muito trazendo ocimar e mantendo adilson no futebol. Na parte admistrativa fizeram o óbvio mandando muita gente embora e acabando com cabide de emprego o que é o basico do básico em uma empresa passando crise ( demissão). Quando o clube precisou deles de arrumar algum parceiro ou ate eles mesmos emprestarem dinheiro ao clube, viraram as costas e deixaram o clube se fuder perdendo pts. O Gatti chegou falar que nao iria colocar dinheiro dele no clube mesmo tendo condições e eram 6! Donos de empresas e etc. E o mais hilario é que queriam continuar ate o fim do ano, bizarro!

peppeu

Respeite o Dalai Lama!

jonas ferreira

Dalai, numa boa, o senhor está perdendo tempo em tentar convencer a torcida do Cruzeiro a seguir o caminho da correção. Criticam o ex presidente e seu vice bandido, mas, não enxergam que as coisas precisam acontecer e da forma correta. Só sabem criticar e quase não apoiam. A baixíssima adesão e arrecadação para cobrir custos FIFA mostram que a torcida preferiria a continuidade dos péssimos Gilvan e Wagner Pires. Apostaria que os críticos abaixo não estão na lista dos que fizeram depósito na conta CRUZEIRO/FIFA.

Rodrigues Souza

Critico o Dalai e aderi ao depósito como fiz 4 sócios torcedor. Esse senhor Só atrapalhou a vida do cruzeiro quando esteve lá e continua atrapalhando agora com esses comentários.

jonas ferreira

Rodrigues, ótimo saber que vc está fazendo sua parte, mas, o Dalai tem total razão neste aviso aos conselheiros. E, é fácil ver que não se pode permitir a venda de um imóvel pela simples presença de 90% dos presentes na assembleia. Veja, se 10 conselheiros comparecerem na assembleia, bastaria 9 pessoas votando a favor da venda de um bem (imóvel) do clube? É claro que não pode ser assim. Dalai, assim como eu, não somos contra a venda de um bem do clube para quitar dívidas, mas, somos contra o fazerem da forma errada que é o que a atual diretoria está fazendo.

Fabricio Tadeu

Esse Dalai só fez cagada junto com o Conselho Gestor. Hoje o Clube deve 6 pts por culpa deles e se continuassem seria menos 12!!! Entregaram o clube com quase 3 meses de salarios atrasados! O que eles fizeram alem de mandar uma renca embora e jogar contas pra 2021? NADA! Nenhum recurso, nenhum patrocinio…NADA!!!! Não é pq o Wagner e Vagabundo do Itari sao bandidos que o CG trabalhou bem, graças a Deus o Sergio entrou. Ah e estou esperando a divida do Denilson ser paga ainda pelo Dalai já que ele disse que ia pagar, cade?

peppeu

Quê isso, Fabrício Tadando! Respeite esta turma que deu a vida pelo Bruzeiro! Fizeram este time líder isolado da série C com 6 pontos na frente!

jonas ferreira

Fabrício, o Dalai tem total razão neste aviso aos conselheiros. E, é fácil ver que não se pode permitir a venda de um imóvel pela simples presença de 90% dos presentes na assembleia. Veja, se 10 conselheiros comparecerem na assembleia, bastaria 9 pessoas votando a favor da venda de um bem (imóvel) do clube? É claro que não pode ser assim. Dalai, assim como eu, não somos contra a venda de um bem do clube para quitar dívidas, mas, somos contra o fazerem da forma errada que é o que a atual diretoria está propondo fazer. Chega de fazerem coisas erradas com o nosso Cruzeiro.

peppeu

Passando para dar as minhas risadas matinais com as marias brabinhas, hihihihi

Rodrigues Souza

Peppeu, se a zona não existisse você não teria nascido!

peppeu

Falou o Rodrigues Souza De Jesus, de pai desconhecido no documento de identidade. Se tivesse alguma referência paterna (e atuante) em sua vida, certamente torceria para outro time. Mas não, como a vovó que mimava e a mamãe que passava mais tempo no “sobe e desce” do que em casa sempre diziam para ser livre, está aí o resultado.
Mas vou te falar, há um ponto positivo de vc não saber quem seu pai é: pelo menos ele não morrerá de desgosto por sua causa.

Rodrigues Souza

A Franga filha de uma rameira passou recibo. KKKk

peppeu

E vc me passou um cheque… daí eu nao quis mais e vc fica aqui se assanhando. Maria, Maria…