UM PASSO A MAIS - Quintal do Dalai

UM PASSO A MAIS

  • por em 11 de julho de 2024

Cruzeiro / Flickr / Gustavo Aleixo

A vitória de dois a zero sobre o Grêmio tem muitos significados.

Foi o último jogo do Cruzeiro antes dos reforços já contratados e a turma de casa está elevando em muito o sarrafo. O goleiro Anderson, que poderá ceder o posto a Cassio, foi eleito por muitos cronistas como o melhor em campo, por ter defendido uma bola “impossível” aos 7 minutos de jogo. Se o Grêmio marca ali, ficaria tudo mais difícil.

O resultado também representa o reencontro do Cruzeiro-visitante com a vitória, o que já demorava. Chegamos ao 6º. lugar, com 26 pontos na décima rodada e um jogo a menos. Ano passado, no turno inteiro, conseguimos 24 pontos. A melhora do conjunto é evidente pela produção mostrada em campo. O time não sabia chutar a meia distância e, ontem, Arthur Gomes marcou um golaço de fora da área.

Estamos no caminho certo. Para sábado, no Independência, contra o Bragantino, prudência, pés no chão e sabedoria ao mexer no time.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Manoel Panhame – finalmente – interrompe suas férias sabáticas. Antes, fez ouvidos moucos até aos apelos diretos de “Procura-se”. Imaginava-se estivesse em alguma paradisíaca ilha do sul do Pacífico exercitando-se como atleta de alcova, uma de suas conhecidas especialidades.

O efeito “acorda Panhame” veio de onde menos se esperava: uma coluna antológica de Fred Melo Paiva fazendo atleticano cair na real. Pelo cronista a Arena poderia chamar-se Malogro Retrocesso e Vacilo.

Há quem discorde, como Panhame, alegando que Fred Melo Paiva apenas reverbera a raiva de Kalil contra os atuais gestores do Clube. J. Silvestre aplaude Panhame. Mas as falhas arquitetônicas da Arena são gritantes (embora não ouvidas lá dentro). Há extremistas atleticanos que defendem até a demolição, pra se erguer um novo estádio. Não se tampa sol com peneira.

2. Chico Maia, um dos mais prestigiados porta-vozes do Atlético destaca em seu site declarações do ator Daniel de Oliveira sobre a Arena MRV. Fala Chico:

“Assim como quase todo torcedor que já esteve na Arena, Daniel está absolutamente incomodado com a acústica de lá, e o prometido “caldeirão” que até agora não se concretizou. Não mete medo em nenhum adversário, como o Independência dos tempos do “caiu no Horto tá morto”, nem do Mineirão, onde o Atlético foi, simplesmente, campeão da Libertadores.”

Daniel  resume: “Infelizmente, nosso ESTÁDIO é um ÓTIMO ESTÚDIO”.

3. Augusto Andrade corrige o título da coluna de Fred. Não é a torcida MAIS DOIDA. E, sim, a MAIS DOÍDA.

4. Augusto, sem dúvida, o ser vivente mais perigoso da Barraca Atleticana neste QUINTAL. Síntese de cascavel, camaleão, Rasputin, Goebbels e Maquiavel ele dissemina veneno em seus textos, com extrema habilidade. Disfarçando a cicuta.

Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler, notabilizou-se com a frase que orientou o nazismo: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade.”

Augusto não tem feito outra coisa. Quando a situação tá pesada demais (como os títulos do Cruzeiro e o sucesso em outras modalidades esportivas contrapondo-se ao fracasso geral atleticano) ele parte pra política de desidratação e inventa campeonatos de bolinha de gude, finca, resta-um, cuspe à distância, etc.

No meio dos textos, bem redigidos, numa frase aparentemente inocente, destila o veneno.

Exemplo:

“… Quem viu o jogo (Botafogo x Atlético) jura que só não aconteceu uma goleada de 6 a 1 ou 9 a 2, porque o Fogão tirou o pé…”

Na primeira leitura, desarmada, você passa sobre mina enterrada e nem percebe o perigo. Mas releia, com calma. Lá estão as goleadas de 6 a 1 e 9 a 2 colocadas no mesmo plano, no mesmo nível, como se fossem coisas iguais… Aí está a maldita conium maculatum. Essas goleadas são completamente diferentes uma da outra. 9 a 2 aconteceu há séculos, no campeonato mineiro de 1927, quando Cruzeiro e Atlético se uniram pra derrubar o América, então decacampeão. Jogo de compadres, sendo importante o saldo de gols para o campeão, Atlético. Tudo como previsto, com direito a telegrama de felicitações do presidente do Cruzeiro ao seu colega atleticano.

6 a 1 foi jogo da vida do Cruzeiro, pelo campeonato brasileiro de 2011, em Sete Lagoas (Mineirão em reforma). Se perdesse ou empatasse estaria na Série B. O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, no pós jogo, disse que era o dia mais triste da vida dele.

Augusto, maquiavelicamente, olhar de paisagem, tenta igualar os jogos, pela frequente citação de ambos num único contexto. Já repetiu 26 vezes. Faltam 974.

5. Fundamentalista Cruzeirense dá duas sugestões para as próximas colunas:

1. “O garoto Estevão, uma joia que a péssima gestão de SerGel deixou escapar. Porque a imprensa não fala nada? Aliás, por onde anda o senhor Sérgio Rodrigues, que em tempos de eleição estava sempre nas manchetes? Provavelmente não vai se candidatar a deputado. Esse não se elege nem mesmo como síndico do prédio.

2. Ainda sobre as joias que deixamos, a INGRATIDÃO do goleiro Rafael sempre me incomoda. O jogador hoje na seleção brasileira saiu de graça e foi ainda para o rival. Ainda bem que temos o Cássio!”

Vamos por partes, como diria Jack:

O garoto Estevão chegou com sete anos ao Cruzeiro, conhecido como “Messinho” e ficou até os 14. Chamava atenção por uma característica: mesma habilidade com os dois pés, o que desorienta seus marcadores. Ainda vai dar filme, basicamente por duas razões: a genialidade do menino e a negligência patológica com que foi “resguardado” dos perigos da floresta. Parece história da Carochinha. Tenho ilustrado aqui, neste QUINTAL, o absurdo acontecido, materializando-o em cena ridícula: uma piedosa irmã carmelita, acendendo velas, mantendo a guarda enquanto aves de rapina, coordenadas por um crupiê de cassino, levam tranquilamente o garoto para o Palmeiras. Como se tirassem picolé de criança. Vexame dos vexames.

Hoje, com 17 anos, fisicamente desenvolvido, já vendido por R$358 milhões ao Chelsea, Estevão, a meu ver, deveria ter sido a grande tacada de Dorival Junior na seleção brasileira, acabando com aquela mesmice improdutiva e irritante na Copa América.

Terça-feira vimos a seleção da Espanha classificar-se para a final da Eurocopa vencendo a França por 2 x 1. O primeiro gol espanhol foi de um menino-gênio da bola, Lamine Yamal (completa 17 anos neste sábado) do Barcelona que acaba de recusar, por ele, proposta do PSG de um bilhão e meio de reais.

2. O caso Rafael – Altere, por favor, o seu veredito. Ele é outra vítima daquele Cruzeiro esfacelado, assaltado, sem comando. Durante anos guardou digna reserva do goleiro Fábio. Nunca reclamou nem com insinuações explícitas ou veladas. Excelente pessoa, bom caráter. Aí, em plena bagunça interna, um dos “gênios” componentes do aloprado bando dirigente cisma de não renovar o contrato de Fabio, divulgando internamente a sua saída do Cruzeiro ao mesmo tempo em que comunicava a Rafael a assunção da titularidade. Uma “bomba”. Quando já havia assimilado as novas perspectivas abertas e prometidas pelo Clube, tiram-lhe o tapete sem qualquer consideração. “Resolvemos renovar com o Fabio”. Molecagem.

6. Massageando o ego – Nos últimos 4 anos o Departamento de Matemática da UFMG era o Inferno do cruzeirense. Os cálculos de probabilidades de rebaixamento iam pra cama conosco, espantando sono. Única esperança: certeza de que, sim, a roda gira.

E gira mesmo. Quarta feira o Departamento lançou sua mais recente pesquisa.

Chances de título no Brasileiro:

Cruzeiro: 5,4%

Atlético: 0,52%

Chances de rebaixamento:

Cruzeiro: 1,6%

Atlético: 12,5%.

7. André Rizek – Circula na Internet um vídeo do apresentador de programas esportivos da Globo comentando posturas de jogadores brasileiros antes e depois da eliminação diante do Uruguai. É de envergonhar. Com este comando da CBF e esta seleção, infelizmente, seremos eliminados, pela primeira vez, da disputa de um Mundial.

GARIMPO

“A mãe perfeita nunca eleva a sua voz, mantém a sua paciência inabalável, nunca erra e, principalmente, não tem filhos”.

(Dr. Marcone Oliveira)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rei Melo

Dalai.. o pessoal sumiu….onde estão seus abobados e seus textos com piadinhas e palavrões de crianças de 10 anos?
com certeza a culpa do super time estar ruim é da CBF ou da CIA ou do papai noel….
Sem falar no buraco que fizeram onde todo mundo reclama..
Ate atorzinho meia boca ja esta metendo pau kkk
alem de não enxergar , tb não escuta nada.. kkkkk
Para nao render mais Dali…
Deixa chorar.. se olhar a cara daquele bundudo chorão dando pity, vc entende o que é ser patetico! E vamos lá ,,
A culpa é da CBf bua bua bua.. me da um penalty bua bua.. a CBF rouba da gente bua bua bua me da um penalty bua bua
Sorteio fraudado para casal de namorados ganharem do papito sem vergonha sem índole um par de chuteira…. kkkk
me da um penalty bua bua bua..
kkkkkkkkkkkk agora vão jogar no chão a zebra cega e surda? kkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
chora cachorrada!!!!

José Antonio

O difícil é parar de rir dessas pequenas aves que quiseram ser grandes. Kkkk E no início do ano os cronistas INTINDIDOS falando que o FALIDÃO DA MASSA ia brigar por títulos…. Chola frangas fracassadas e mentirosas!

MarcelinhoMineiro

Muito bem José Antonio Eduardo Silva!!!

MarcelinhoMineiro

Maria está eufórica ou usou algo proibido?

Augusto Andrade

O problema do Atlético, não é o estádio, o problema é que estão no esporte errado.
SÓ MUDAR PRO TÊNIS, ONDE A PLATÉIA NÃO PODE SE MANIFESTAR.
Problema resolvido.

MarcelinhoMineiro

Se apoderando de piada alheia? Que feio mariinha!!

Ja-1000-ton

Dalai com a caneta na mão é sempre cirúrgico assim como um cirurgião. Se referindo ao nobre caro Augusto sobre essa de querer igualar o eterno – com vídeos para provar – os 6 x 1 da lenda urbana, que ainda a capital era rural lá para as bandas de 1927, dos 9 x 2. fiquei rindo sozinho e tive que ir ao meu amigo Google para pesquisa a palavra em latim conium maculatum.

Rei Melo

kd os galináceos.. estão na outra pagina ? kkk ou la no xiita chorão e suas toerias da conspiração… e ja reclamando do juiz? kkkk coitado todo mundo contra o super time da construtora kkkk BOA COSNTRUTORA .. ERA PARA SER ESTADIO..VIROU CEMITERIO .. SEM SOM KKKKK MAS CHORORÓ VC ESCUTA BUA BUA BUA
FOI A CBF ,,,,,, O TRUMP … O ZORRO… KKK

Augusto

Bom dia a todos,

Como sempre sob os auspícios dos Supermercados B20B21B22H, aquele que te tira do atoleiro, mesmo que você estiver submerso durante três anos, vamos as notícias esportivas principalmente, claro, do CSA de Sousa.

1 – Na noite de quarta-feira, todo o Brasil e mundo assistiram boquiabertos mais um show desse esquadrão, hoje considerado o maior time do mundo, que deu um verdadeiro chocolate no Grêmio, mostrando que a soberba nunca morreu. Estava somente em estado letárgico.
O Grêmio perdeu 3 gols durante a peleja, mas o CSA deixou de fazer mais doze, portanto o placar moral seria 14 a 3, que convenhamos só aconteceu num clássico em 1921, entre CSA de Souza e Galo, conforme registros arqueológicos recentemente encontrados na Biblioteca Pública de BBBH.

2 – Já de malas prontas para BH, Dudu Anelka acompanhou também o prélio e informou que os entraves burocráticos já foram superados, faltando apenas a apresentação do atestado de batismo do seu tataravô para que ele desembarque no aeroporto de Carlos Prates nos braços da massa azulina 9.2, a que mais cresce no Brasil.

3 – Ontem, numa zebra que ocorre de cem em cem anos, o Galo derrotou o São Paulo. Na Bolsa de Apostas de Nova York a coisa estava de 1 para 1000 e quem apostou no Galo se deu bem.

Paulo

Com dois gols roubados. Não vão reclamar da CBF, arbitragem não? Kkkk

MarcelinhoMineiro

Eufórica, kkkkkkkk

Paulo Andrade Costa

Curioso como os comentários aqui ficam raros quando a nossa fase é boa. Isso explica muito o caráter das pessoas que se vestem de preto e branco. Não vão comentar sobre a ARENA CAIXA DE SOM?
QUE VERGONHA QUE VERGONHA QUE VERGONHA
CHACOTAS!!!

Paulino Colcosta

E a vergonha do VAR? O choro vale a pena. Hulk tanto fez que ganhou três pontos ontem na arena cego surdo e mudo. Será que eu posso falar isso ou serei cancelado? Ontem o Abel falou “time de índio” e a globo já veio tentar cancelar o português. Que coisa mais chata virou o mundo hoje em dia. Comente sobre isso Dalai.
Tem que falar o que? Time de povos originários?
Poupem me .
Lembrem se sempre
A sociedade que cancela todo mundo , no fundo não cancela NINGUÉM!!!!!

FUNDAMENTALISTA CRUZEIRENSE

Sinto falta do Presidente exaltar o trabalho do Seabra. Está a passos largos de ser o grande treinador da nova geração.

MarcelinhoMineiro

Kkkkkkkkkk, como Maria se ilude facilmente…….

Roberto

O velho chiita é esquizofrenia pura. E pra completar ele fala fino. De GALO ele Ñ tem nada. Tá mais pra galinha. Kkk. É só criticar e menosprezar tudo q ñ é franga. COITADO. .. juizinho. Timinho. Vereador Zinho. Selecinha. Flamerda. Ehhhh

MarcelinhoMineiro

E o Veron? Vocês Veron esse ano ainda, kkkkkk