AJUSTANDO TURBINAS - Quintal do Dalai

AJUSTANDO TURBINAS

  • por em 26 de maio de 2025

Samuel Andrade/Cruzeiro/Flickr

Estimulado pela vitória do Flamengo, à tarde, o Cruzeiro entrou em campo à noite, em Fortaleza, disposto a não perder a vizinhança parede com parede com o Palmeiras.

Conseguiu impor um ritmo de ataque avassalante, mas que produziu apenas dois gols quando poderia fazer três vezes mais.  No segundo tempo, alterações no time cearense resultaram numa outra equipe, fortalecida no meio de campo e atacando com perigo. Soubemos resistir com destaque, outra vez, do goleiro Cassio em excelente atuação. Por fim, encerrada a partida, os quatro primeiros colocados do campeonato brasileiro são Palmeiras, líder, com 22 pontos ganhos; Flamengo, vice líder, com 21 pontos; Cruzeiro, terceiro, com 20 e Bragantino, em 4º., com 17 pontos. O Bragantino joga hoje à noite, contra o Juventude. Se vencer, iguala-se ao Cruzeiro, em pontos ganhos.

Domingo, dia primeiro, será a nossa vez de encarar o Palmeiras. Dependendo de combinação de resultados, qualquer dos quatro pode assumir liderança. 

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Atlético 0 x 0 Corinthians – Mistão paulista transformou a Arena MRV no Recreio dos Bandeirantes. De novo um sufoco e o gol só não saiu no primeiro tempo por erros primários de finalização. Placar justo: 4 x 2 para os paulistas que pouparam quase todos os titulares. No segundo, prevaleceu o equilíbrio.

2. Árbitro, uma vergonha à parte  – O gaúcho Rafael Rodrigo Klein foi a primeira vítima do novo esquema atleticano de pressionar a arbitragem: reclamar de tudo! Sob a liderança de Hulk, os jogadores passaram a não aceitar nenhuma marcação de falta. Rony e Scarpa eram os mais ativos. Gestual exagerado pra motivar negativamente a torcida. Até laterais foram questionados. Em razão da submissão de Rafael Klein (Hulk ironizava com aplausos ostensivos), não encontrou força pra cumprir seu dever expulsando Lyanco, com um segundo cartão amarelo ao segurar Hernandez, no meio de campo, impedindo que partisse livre para a área atleticana.  Ontem, a direção do Corinthians formalizou protesto junto à CBF. Vexame.

3. Aleluia! – Naquele amasso contra o Atlético, no Mineirão, foram 20 escanteios cobrados no modo “deixa pra lá que isto não vale nada”. Muita gente reclamou, inclusive o blogueiro e Marcos Mineiro. Finalmente, quinta-feira, em Goiás, contra o Vila Nova, após cinco cobranças  jogadas no lixo, com aquele esquema idiota de retornar a bola para o meio de campo, Matheus Pereira resolve cobrar escanteio como escanteio! Resultado, gol de cabeça de Jonathas Jesus.

Vamos guardar esta lição?

4. Meia hora de açougue – nos bons tempos das peladas com bola de meia, em qualquer terreno baldio com mais de 20 metros quadrados, chegava um momento aleatório que alguém gritava “Meia hora de açougue!” Aquele pedacinho de chão passava a ser terra sem lei. Valia tudo: agarrão, carrinho, tranco, pé alto, tudo. Menos mão na bola.

Neste minifúndio há momentos também de “terra sem lei”… valendo quase tudo.  Foi assim, após o surpreendente amasso do Cruzeiro, no Mineirão. Sem ter o que falar sobre o jogo, evidentíssimo linha-contra-defesa, os atleticanos apelaram para temas já batidos e outros recentes, como o Muschuc. Foi liberada “Meia hora de açougue”. O livre pensar. Os ataques sem freio. Felizmente, nenhum excesso, daqueles de corar crupiê de zona boêmia. E um saldo positivo: Peppeu, na pressa  de aumentar as gozações,  ressuscita um tema pouco recordado em nosso calvário. Exatamente aquele que deu origem à série:

“… Nunca fomos merecedores de matéria de um hora no horário nobre do Fantástico…”

Sim, uma denúncia anônima, covarde, absolutamente inoportuna, colocou a polícia, de surpresa, na nossa sala, dando inicio a uma esculhambação geral, sucedendo-se manchetes cada vez mais escandalosas, desmoralizando o nome do Cruzeiro, impedindo o que seria recomendável naquelas circunstâncias: uma auditoria séria, ao lado de investigações sigilosas da polícia especializada. O tsunami nasceu assim. Hoje há um consenso no Clube: quem fez esta denúncia escandalosa causou tanto mal ao Cruzeiro quanto a turma do Wagner/Itair.

5. Hugo Calderano – Em todos os tempos, as finais mundiais do tênis de mesa jamais tiveram representante do continente americano, sul, norte ou central. Era coisa exclusiva dos asiáticos e europeus. Isto dimensiona a importância da conquista do carioca Hugo Calderano um brasileiro de 28 anos, preparado pra ser diferente no esporte e na cultura; fala sete idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e mandarim. Assim, entende o que seus adversários falam durante os jogos. Um herói que se sagrou ontem vice-campeão do mundo.

6. Rafael vem aí – como sempre, a última coluna do mês, próxima quinta, 29, terá a assinatura de um jovem antenado no Cruzeiro. Um grande clube que, pouco a pouco, se reencontra com seu passado de “páginas heroicas, imortais.”

 GARIMPO

“Amar é equivocar-se”.

(Fernando Pessoa, 1888-1935)                                                                            

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Notícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Mineiro

Senhor Dalai, passando para cumprimentá-lo e exaltar dois jogadores do Cruzeiro, hoje; Gabigol, pela sua capacidade de compreender o momento do clube e do seu próprio lugar nessa engrenagem. Com calma, vem mostrando o quanto pode ser valioso, inclusive assumindo outra posição, e convenhamos, fazendo-o muito bem!!! O outro jogador é Lucas Silva. Vlor pessoal incontestável; cruzeirense de corpo e alma, vivendo os momentos bons e principalmente os ruins. Deixou o clube, retornou, sem jamais reclamar da condição de reserva – ficou no banco, virou a página e hoje é figura das mais importantes do elenco e, com certeza, estará para sempre entre os chamados “heróis”. Devo, contudo, dizer que todo o elenco e toda a diretoria, merecem os mais efusivos elogios pela forma como têm trabalhado – agora, no silêncio e na competência.

Alejandro

Dalai, já que gosta de secar o Galo, pelo menos preste atenção no jogo. Talvez pelo horário tarde o Senhor já devia estar com sono. A chance mais clara de gol (um desperdício, erro crasso), foi a entregada do Rony na cara do gol. Hugo Souza foi um dos melhores em campo.

Só vc quem viu essa supremacia Corinthiana, sai do fake Ronaldo Giovanelli kkkkkk

Augusto

BBBom dia, pessoal que entende bem de segunda

Toda a imprensa mundial exalta a performance do “dream time” azulino 9.2 Mushuc de Sousa. Até a imprensa chinesa, que não entende bem de bola, acha que esse anos será a redenção do CSA-MG 2019 9.2 Mushuc de Sousa, após um período de letargia absoluta de 6 anos. Todos são unanimes em exaltar Cássio, Kai o Jorge, Gabigol, além de comentar o crescimento dessa massa azulina 9.2 de 20 milhões de aficionados. Tirando o Rural e a Sulamericana, vai ganhar tudo o que disputar esse ano: Bentealtas, Futebol Feminino, Vôlei, Ping Pong, enfim, todas as modalidades denominadas “Me engana que eu Gosto”. Quem viver verá….e quem morrer perderá essa oportunidade única.

Pedro

Dessa vez eu acredito. O grande cientista chinês JiankuiMushuc, falou que dessa vez será o contrário, a pandemia que atingiu somente o cruzeiro em 2019, dessa vez irá atingir todos os times, menos o azul. “O cruzeiro irá passar como um tsunami pelos seus adversários”, comentou o jornalista Luso-chinês Wu Xin Souza.

ROBERTO CARDOSO DE SOUSA

Estou ficando preocupado. Tá na hora de o Pedrinho apresentar alguns reforços, convocar uma entrevista coletiva e divulgar algumas mensagens no zap como fez no ano passado…

JabutiDeArvore

Cadê o Mattos? Deixa o homem trabalhar!!!!

Augusto Andrade

Fiquei sabendo por fonte fidedigna, que o famoso “EU ACREDITO”, na realidade foi CRIADO, pelo time do ÍBIS.
Pra terminar com o longo jejum de vitórias, que o time enfrentava.
O Flávio Prado, comentarista de futebol, fez a seguinte pergunta pro colega q exaltava o eu acredito;
“DURANTE O PERÍODO DE 50 ANOS
SEM BRASILEIRO, ESTES TORCEDORES DO ATLÉTICO, NUNCA ACREDITARAM”?

Augusto

Na realidade, há um engano nessa história de “Eu acredito”. Esse grito vem desde o tempo do Palestra, hoje CSA MG 2019 Mushuc de Sousa, que foi criado em 1921 e só em 2003 foi ter o sabor de comemorar um título Brasileiro. Portanto foram 82 anos sem título. Se alguém falar do título de 1966, seremos obrigados a citar o nosso título de 1937. Ou seja dois títulos conquistados via Fax/Fake. Portanto a massa do Galo plagiou esse grito azulino que ficou preso na garganta durante 82 anos. E tomou pra si a autoria na Libertadores de 2013 e Copa do Brasil de 2014, que por sinal foi ganha após dois jogos disputados contra ninguém mais, ninguém menos que o CSA MG 2019 Mushuc de Sousa.

Só Verdades!

A rigor, o título da Copa do Brasil de 2014 foi vencido sobre um antigo clube denominado ‘caibuloso besta negra’ que foi extinto junto com os dinossauros por conta da queda de um meteoro denominado tsunami-pandemia, que foi um fenômeno natural e mundial, mas ocorrido apenas numa região denominada barro preto, onde era a sede do besta. O CSA MG Mushuc de Sousa foi criado sobre os escombros desse antigo caibuloso besta negra, tem apenas seis anos de idade e ainda se encontra ‘invicto’ e virgem de títulos, ou seja, encontra-se ‘zerado’. Que assim continue pelos próximos cinquenta anos! Eu acredito!

Só Verdades!

Alejandro

Muito bem lembrado meus amigos. Tinha um time aí de MG que a cada goleada que tomava pro Galo mudava de nome, as vezes mudava até de cor. O mascote tinha que ser camaleão e não raposa.

Conversei com uma vizinha minha que faz doutorado na UFMG, há uma pesquisa em andamento, ainda está sob sigilo. Parece que há indícios fortes que os primeiros focos de COVID-19 realmente começaram em Belo Horizonte, no Barro Preto. Parece que um funcionário de uma empresa de médio porte lá(que ela não quis dizer o nome), viajou para a China, achando que ia fazer um negócio da China e levou o vírus, que se espalhou lá, o resto todos nós já sabemos. Nesse ponto então até que o Dalai tem razão.

Agora só falta o Departamento de Geologia da UFMG resolver pesquisar, se nas piscinas do Clube do Barro Preto houveram abalos ou tremedeiras que ocasionaram tsunamis.

NUM VAI NÃO

Corinthians aciona Atlético-MG em órgão da CBF para cobrar dívida relativa a Fausto Vera

Jogador argentino deixou o Parque São Jorge por R$ 22 milhões no meio do ano passado; Timão foi à CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas)

Por José Edgar de Matos e Laura Rezende — São Paulo e Belo Horizonte

O Corinthians acionou o Atlético-MG na CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas) por uma dívida de parte da transferência que levou Fausto Vera do Parque São Jorge para a Cidade do Galo.
O caso de Fausto Vera não é o primeiro a levar o Atlético-MG recentemente para a câmara de disputas da CBF.

O Galo é cobrado pelo Athletico por parte da compra de Cuello e pelo Cuiabá pelo acordo que levou Deyverson a Belo Horizonte no ano passado. O centroavante, inclusive, já deixou o clube e atualmente defende o Fortaleza.

OBS: TORCIDA VAGABUNDA, DIRETORIA VAGABUNDA, CLUBE DE VAGABUNDOS!

E as bichinhas desocupadas estão preocupadas com o MAIOR DE MINAS,

Dizem que estão com salários atrasados, pendências de pagtos desde o RUALZÃO.

Cadê os “investidores” frangas fracassadas e caloteiras?

Saporra vai fechar as portas!

timinhooooo……timinhooooo…

Pedro

Olha só, o guerreiro dos teclados, o paladino da justiça e dos bons costumes, aquele que adora julgar os outros falando que estão cometendo crime, agora também sendo um criminoso? Homofobia também é crime cara pálida, se for chorar manda áudio