2023 COMEÇA AMANHÃ PARA O CRUZEIRO - Quintal do Dalai

2023 COMEÇA AMANHÃ PARA O CRUZEIRO

  • por em 25 de dezembro de 2022

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

Após o recesso de Natal, jogadores do Cruzeiro retomam amanhã os treinamentos para as batalhas do próximo ano, enquanto continua vivo o mercado de compras. Já é o clube de Série A que mais contratou (8), seguido pelo Grêmio (7), situação previsível já que os dois veem da Série B, necessitando assim de turbinar o elenco. O primeiro teste é paroquial: campeonato mineiro. Pra nós um “mundial” pelo tanto de expectativa com o novo time. Um monte de caras novas vestindo a camisa mais bonita do mundo e nas arquibancadas a Nação Azul potencializando emoções. Pós jogo, a saudação viking que a Islândia trouxe para o futebol e o Cruzeiro espalhou para o mundo. Show. Vamos aguardar.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Cruzeiro&Garimpo – O pensamento que ilustra o Garimpo de hoje tem muito a ver com o tsunami que arrasou o Clube, um ano antes da pandemia mundial.  É da característica do líder corrupto cercar-se de vacas de presépio. A corte só move a cabeça pra dizer “sim” ou dar risadas programadas ante as piadas do chefe, ainda que cansativamente repetidas. Nesse ambiente fechado, irrigado com ótimos salários, não há cobrança por produção, a não ser de aplausos. Como lembra o economista Paul Krugman, ninguém ali ousa dizer ao chefe que ele está se comportando mal. Forma-se o caldo de cultura ideal onde grassa a desgraça.

O anedotário popular cunhou situação ilustrativa. Em seu gabinete, o chefe acabara de contar, pela décima vez, sua preferida e todos quase rolaram no chão de tanto gargalhar. Menos um, que permanecia em pé, sério, imóvel, provocando revolta geral: “Você não ouviu a piada, rapaz”?

– “Ouvi sim… Só vim entregar uma mensagem. Não trabalho aqui.”

2. João de Deus Filho, nosso Guru da Racionalidade, às vezes exagera no Chá de Santo Daime, solta o pensamento e entra rápido no quadro que seus sonhos vão pincelando. Lugar comum tem sido um agradável barzinho da nova Arena MRV, encarando uma geladíssima, com bolinhos de feijão made in Lagoa Santa… pega a mão de Alice e logo entra no País das Maravilhas…  Um milagre dos 4Rs transforma débito em crédito, no Atlético. E, claro, o inverso no Cruzeiro. “Quando a gente tá atoa, o pensamento voa…” lembra o cancioneiro popular e o nosso caro Guru, liberando ainda mais os seus sonhos seletivos, nem se lembra que no momento o clube está sob os rigores do Transferban, às voltas com uma briga de foice, interna, causada pela síndrome do CEFC – Crescimento de Ego Fora de Controle, além de ideias até de venda da Arena para amortização de dívidas…

E prossegue o tour pelo País das Maravilhas…

Continuo buscando formula mágica que permita ver nosso Guru sempre se dando bem e o Atlético sempre se dando mal.

Em um ponto, porém, João de Deus está correto: os cruzeirenses vão assistir, da poltrona, a Libertadores. Chato demais. Nosso consolo é imaginar como deve estar desmanchando a poltrona em que os atleticanos, por dezenas de anos, assistiram nossas Copas.

3. Augusto, festejando progresso na campanha pra localizar a faixa “Desde 1921 na Primeira Divisão”, revela o constrangedor nome do proctologista – “Dr. Qdedo”. Coisa pra mudar de médico, na hora.

Mas, como adverte a sabedoria popular, “passarinho alegre é papá de gato” … Entusiasmado com suas incursões intestinas, Augusto não percebe que seu anjo da guarda foi conferir se Tite recebeu convite pra treinar algum time. Sem proteção, enfia a mão em buraco de tatu:

“Última pergunta sobre matemática: 9 x 2 é mais ou menos que 6 x 1?”

Que vacilo, meu caro Augusto! Tantas águas já rolaram neste QUINTAL sobre o tema, você não tem mais direito de escorregar assim…  Um jogo e suas consequências são infinitamente diferentes do outro.  Pra começar, um era do campeonato mineiro de 1927 e outro do Brasileiro de 2011. No 9 x 2 você dá a escalação dos dois times, vendo-se que Ninão integrou a equipe celeste. Este mesmo Ninão, anos depois, em entrevista a jornais, comentando o jogo afirma que o presidente do Cruzeiro enviou telegrama de congratulações ao Atlético.  A meta azul era acabar com a hegemonia do América em Minas (época do decacampeonato mineiro). O jogo foi uma festa.  Contrariamente, amigo, no histórico e imorredouro 6 x 1, em Sete Lagoas, não se sabe como os jogadores, auxiliares e torcedores atleticanos encontraram o caminho de volta após aquela tamancada. Já disse “n” vezes, mas repito: o então presidente Alexandre Kalil confessou que foi o dia mais triste da vida dele.

Augusto, despista, finja que vai ver se está chovendo lá fora e não volte mais pra sala.

4. Teobaldo continua radical no combate estrutural das SAFs e resume

“os quatro pilares nos quais se sustenta a Lei:

1. Isenção Fiscal

2. Institucionalização do Calote

3) Estelionato Esportivo

4) Patrimônio das Associações com Garantia do Investidor.”

A lei é nova, complexa, alcança situações díspares. Dos quatro “pilares” elencados por Teobaldo, não há nenhum deles em que esteja inteiramente errado ou inteiramente certo. Em seu alicerce, a lei não traz inovação porque é semelhante à engenharia de recuperação das empresas, impedindo a falência. Surge como única opção viável, positiva, já que a outra é o encerramento das atividades, com prejuízo geral, irrecuperável. O tempo vai aperfeiçoa-la.

5. Estevão “Messinho”prejuízo precificado.  Sabe aquele garoto fora de série que com 8/9 anos estava no Cruzeiro, guardado como uma joia? A nossa incompetência em perceber o perigo, confundindo cafetina com madre superiora, permitiu que “Messinho” fosse tirado da Toca e levado para o Palmeiras, com a facilidade de quem toma pirulito da mão de recém-nascido. Na época, neste QUINTAL, comentei que SSR já poderia pedir música no Fantástico, somadas as duas façanhas anteriores (jovens sub-20 despedidos porque tiveram encontros com garotas de programa, e o já famoso Vitor Roque que foi para o Athletico do Paraná).  Com o menino Estevão chega agora a proposta do PSG, não aceita pelo Palmeiras: 40 milhões de euros, também conhecidos como 200 milhões de reais.

6. Inveja – Antes das urnas eletrônicas, a apuração de votos era manual, em salões enormes, dezenas de mesas espalhadas, cada uma com quatro escrutinadores, sendo que um cantava os votos e os demais anotavam. Fiscais de cada partido cercavam as mesas. Era impossível conter o burburinho, que aumentava de volume aos poucos até forçar os escrutinadores a anunciarem os votos cada vez mais alto. Como juiz eleitoral, pegava o microfone e pedia um minuto de silêncio. Todos atendiam e era um contraste incrível aquela ausência do barulho. “Este quadro deve ser o normal, dizia eu. Vamos evitar nos afastar porque podemos perder a noção dele.  E aí é o falatório em voz alta que parecerá o normal”.

Guardadas as imensas diferenças, lembrei-me dessa situação, nas comemorações do Natal, recebendo meus sobrinhos Ana Raquel e Guilherme que há mais de 10 anos vivem na Austrália, em Brisbane. Estavam tristes porque há alguns meses um australiano, recebendo intimação levada por dois policiais reagiu atirando contra os dois, que morreram. Fugiu em seguida e está sendo caçado em todo o país. Foi decretado luto oficial de três dias e no sepultamento compareceram o presidente da República, todos os governadores de estados e uma multidão incalculável.

Fiquei pensando em quanto já perdemos, no Brasil, a noção do que é normal neste campo.

GARIMPO 

“Os privilegiados normalmente estão cercados por pessoas que nunca ousariam dizer a eles que estão se comportando mal. É por isso que não estou chocado com o espetáculo de autoimolação da reputação de Elon Musk”.

(Paul Krugman, Nobel de Economia em 2008)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
28 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Teobaldo

Em resposta a Paul Krugman, ouso deixar uma máxima que aprendi, na prática e à duras penas, no mundo corporativo: “Quem não puxa saco, puxa carroça”.

ps.: (1) ninguém nunca ousou desmistificar os 4 pilares de sustentação da Lei da SAF que sempre defendi aqui e em outras searas; (2) as imperfeições das leis só se voltam contra os mais fracos e quando elas são aperfeiçoadas… bem, o resultado nós já conhecemos na prática.

Rafael Monteiro

É, mas tem que levar em conta que a SAF salvou o time do Dalai, então sabemos porque ele não critica a lei.

Pepe Legal

A alternativa de optar por manter as velhas estruturas e não encarar a transparencia própria das SAF pode ser perigosa:

“O clube italiano vai validar algumas contas com déficit pelo quinto ano consecutivo e, pela segunda vez, ultrapassando os 200 milhões de euros em prejuízos: 239,3 milhões na temporada 2021/22, após 226,8 milhões no ano anterior.
Três dias depois, o Ministério Público de Turim solicitou seu julgamento e o de outros 11 ex-dirigentes por supostas violações das finanças do clube.
A instituição é suspeita de ter manipulado o mercado ao divulgar informações financeiras tendenciosas e de ter produzido faturas de transferências inexistentes no período entre 2018 e 2021.
O futuro presidente, por sua vez, será escolhido no dia 18 de janeiro por meio de uma assembleia geral de acionistas e deverá assumir a difícil tarefa de reformular o clube.”

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/esportes/2022/12/5061563-renuncia-de-presidente-da-juventus-marca-o-fim-da-era-agnelli-no-clube.html

…Se a Juve não fosse clube empresa esses problemas seriam varridos para baixo do tapete… e assim os torcedores só descobririam o tamanho do buraco se a justiça não for conivente com a diretoria… o que felismente parece ser o caso de Turim.

Uns times alvinegros tem mais sorte que outros… remédio amargo hoje evita dor fatal no futuro!

Teobaldo

“…transparência própria das SAF”.

Sou obrigado a reconhecer, Pepe: Além de legal, você é engraçado!

Abraços!

Augusto

Prezado Dalai,
Já diziam os antigos : “O pior cego é aquele que não quer ver e desculpa de amarelo é comer barro”
“Pra começar, um era do campeonato mineiro de 1927 e outro do Brasileiro de 2011. No 9 x 2 você dá a escalação dos dois times, vendo-se que Ninão integrou a equipe celeste. Este mesmo Ninão, anos depois, em entrevista a jornais, comentando o jogo afirma que o presidente do Cruzeiro enviou telegrama de congratulações ao Atlético. A meta azul era acabar com a hegemonia do América em Minas (época do decacampeonato mineiro)”
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk x 1.000.000 vezes.
Vocês querendo ou não perder, entregando ou não o jogo, o ferro entrou feio e foi de 9 a 2.
Vocês, ao menos por economia, deveriam ter tomado de menos, mas já que o estupro era inevitável acharam melhor relaxar e gozar, é ou não é?
Já que o negócio é dar desculpa, nós também facilitamos pra vocês em 2011, porque o patrocinador era o mesmo e ele alegou que pegava mal um dos dois cair para a segundona.
Então, nós tambem “deixamos” vocês ganharem.
Mas como Deus escreve certo em linhas tortas, oito anos depois, tivemos a alegria e satisfação de não só vê-los afundar para a série B, como a maior alegria ainda de testemunhar a troca de nome (mais uma vez) para CSA-MG e permanecer na série B por três anos (gostaram, né?).
Saudações alvinegras, nós que nunca mudamos de nome.

JCSR

Parece que não entendeu o convite !?!?!?!

JCSR

BH já mudou de nome 3 vezes salvo engano. A persistência em focar neste assunto deveria fazer este cidadão mudar de BH, quem sabe para Vespasiano ?

Eduardo Silva

Comentário no mínimo preconceituoso com o município de Vespasiano. Leia a História da cidade depois volte e corrija seu post.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vespasiano_(Minas_Gerais)#:~:text=O%20povoado%20cresceu%20de%20forma,de%20Ferro%20Central%20do%20Brasil.

JCSR

Zero preconceito. Citei Vespasiano por ser a maior referência para o galinho.

Eduardo Silva

Esse é o fake galinha que escreveu com meu nome… tá com a cloaca coçando…

Eduardo Silva

E eu com o Boga pegando fogo, Heeellllllppppp.

Marcelo

Arranjando desculpas? Kkkkkkkkkk
Percebo que sentiu, aceita e relaxa!!
Você é Maria, simples!!

JCSR

Fica tranquila franguinha! Não me incomoda nem um pouco ter passado de Palestra para Cruzeiro. Circunstâncias da época levaram a isso.
E você é franga, mas isso não é simples!

Marcelo

Simples é ser Maria, correto?
Yale, Ipiranga, CSA também foram “circunstâncias da época “?
Acorda mariinha!!!!!

JCSR

Aí Lurdinha, responda com sinceridade, se é que isso possível. Você disse CSA, se o galinho virar SAF vais ser ASA Vespasiano. Aí vai considerar mudança de nome ?

Marcelo

Mariinha continua fugindo da verdade! Mudou quantas vezes de nome essa BBBosta? Quantas foram circunstâncias da época?
Acorda Mariinha!
Seja sincera!!!!

JCSR

Não respondeu minha pergunta franguinha.. Interessante é que essa BBBosta tem quase o triplo de títulos do galinho Menin. Que coisa né ?

Augusto

Meu avô Evaristo contava uma história engraçada de um sujeito chamado João, que se vangloriava de pegar a mulherada do bairro Carlos Prates. Rapaz boa pinta, bem apessoado, o que lhe dava uma vantagem sobre o resto da rapaziada, que ficava chupando dedo, enquanto o tal João se divertia com as moçoilas da época.
Mas como nem tudo na vida são flores, eis que a paróquia promoveu uma quermesse, e lá estava a rapaziada, mais uma vez chupando dedo e o João dando as cartas, se divertindo com o sexo frágil e sem dar muita bola para os amigos. Devia pensar mais ou menos assim : “eu sou o melhor fora do eixo Rio-São Paulo e fim de papo”. Não se sabe por que, mas o tal resolveu comer uma das guloseimas que vendiam nas barracas, denominada “angu à baiana”. E o estomago e o intestino do João não aprovaram a mistura de várias cervejas e cachaças, com o prato típico dos baianos e resolveram reclamar de imediato. Não adiantou o João correr para o sanitário (era mesmo um só sanitário masculino e um feminino para varias pessoas, o que ocasionava a formação de filas imensas).
Não deu tempo e o pobre do rapaz encheu as calças ali mesmo no meio da multidão.
Nesse momento, não se via mais nenhuma das beldades dispostas a ficar ao lado do belo, porque o cheiro estava insuportável. Restou a ele caminhar alguns quilômetros até o bairro Calafate, onde morava, para se livrar do monte de merda.
Dois colegas da época tinham carro, mas não se dispuseram a acompanhá-lo alegando “soberba”. Passados alguns dias, o moço voltou a frequentar a roda, um pouco mais humilde,e sem o assédio do mulheril, mas de vez em quando, como se esquecesse do ocorrido ,dizia aos colegas em alto e bom tom os pensamentos que levava consigo :”eu sou o melhor fora do eixo Rio-São Paulo e fim de papo”.
Ao que pessoal respondia : Sim, mas encheu as calças e perdeu a mulherada!
Sorte ou azar dele, que nunca pôde mudar de nome, porque esse vexame se equivale a permanecer durante três anos na série B.

Fábio Sousa

Conta-se também em BH a hist8 de um timeco que sempre se achou grande, mas nunca passou de um time pequeno.
Esse timeco, que mesmo fundado ou “afundado” no início dos anos 1900, ganhou 1, apenas 1 título, em mais de 100 anos. Até que apareceu um dentuço famoso e mostrou esse time para o mundo, com muita sorte, apagando refletores, pegando muitas babas, ganhou 1 título relevante em sua triste história.
Depois disso achou que era time grande mesmo, mas a verdade é que nunca foi e jamais será grande, é apenas um timinho que sonha um dia chegar perto do MELHOR TIME DO SÉCULO XX.
Saudaçoes Celestes !

Augusto

Tá com raivinha? Fica não…..troca de nome outra vez.
Como diria o Barroso : “perdeu, Mané”!

JCSR

“Augusto, despista, finja que vai ver se está chovendo lá fora e não volte mais pra sala”. Alguém aí entendeu esse recado ?

Augusto

Nossa!!Tá com raivinha também?
Troca de nome que passa….

Marcelo

Essa Augusta Franga não desconfia da vergonha que fica aqui regurgitando bobagens. Até o blogueiro já mostrou a sua inconveniência e a franga continua repetindo as mesmas idiotices?

Franga sonsa!

Eduardo Silva

Isto mesmo, o único que pode ficar regurgitando o que come sou eu, Eduardo Silva. Aproveitando, continuo com meu orifício pegando fogo.

Eduardo Silva

Devia ter vergonha de ser passar por mim e escrever essas coisas, além do mais é preconceituoso demais! Tenho um probleminha de oxiuríase, isso causa uma coceira tremenda nas partes baixas, não desejo isso nem para as frangas!

Augusto

Só vou parar de frequentar esse espaço quando o CSA ganhar do galo com 7 gols de diferença. Aí eu tomo vergonha na cara e mudo até de nome, que é a forma mais fácil de fugir dos vexames da vida.

Marcelo

A Mariinha sentiu?
Kkkkkkkkkkkkkkkk